1 Samuel 17
Argumento
Davi é o homem a quem Deus agora se agrada em honrar, pois é um homem segundo o coração dele. No capítulo anterior, lemos que, depois de ser ungido, a Providência o tornou conhecido na corte. Neste capítulo, vemos que ela o tornou muito mais conhecido no acampamento. Por ambas as coisas, não só o destacou como grande homem, mas também o preparou para o trono a que estava destinado.
Na corte, ele era apenas o médico de Saul; no acampamento, porém, era o campeão de Israel: ali lutou em combate justo e derrotou Golias de Gate.
Na história, observe: I. A figura imponente de Golias e o desafio ousado que lançou aos exércitos de Israel (vv. 1-11). II. A figura modesta de Davi, quando a Providência o levou ao exército (vv. 12-30). III. A bravura sem igual com que Davi se ofereceu para enfrentar aquele filisteu (vv. 31-39).
IV. A resolução piedosa com que o atacou (vv. 40-47). V. A gloriosa vitória que obteve sobre ele com uma funda e uma pedra e a vantagem que os israelitas conquistaram sobre os filisteus (vv. 48-54). VI. A grande atenção que, em consequência disso, Davi recebeu na corte (vv. 55-58).
Versículos 1 a 10
O Desafio de Golias a Israel. (a.C. 1060.)
Não fazia muito tempo que os filisteus haviam sido duramente derrotados e postos em fuga diante de Israel; teriam sido completamente desbaratados se a precipitação de Saul não os tivesse impedido. Agora, porém, voltam a se reunir. Repare:
I. Como desafiaram Israel com seus exércitos (v. 1). Invadiram o território israelita e, ao que parece, ocuparam parte dele, pois acamparam num lugar que pertencia a Judá. O território de Israel nunca teria servido de base para os exércitos filisteus se Israel tivesse sido fiel a seu Deus.
É provável que os filisteus soubessem que Samuel rompera com Saul e o abandonara, deixando de ajudá-lo e aconselhá-lo, e que Saul se tornara melancólico e incapaz de governar. Essa notícia os encorajou a tentar recuperar o prestígio que haviam perdido pouco antes.
Os inimigos da igreja estão atentos para aproveitar toda oportunidade; e as oportunidades nunca são maiores do que quando os protetores dela provocam o Espírito e os profetas de Deus a deixá-los.
Saul reuniu suas tropas e enfrentou os filisteus (v. 2, 3). Aqui devemos observar:
- Por algum tempo, o espírito maligno havia deixado Saul (1 Samuel 16:23). A harpa de Davi lhe dera algum alívio e, talvez, os alarmes e as tarefas da guerra tenham impedido que o mal voltasse. O trabalho é um bom antídoto contra a melancolia. Se a mente tiver algo externo a que se apegar e com que se ocupar, correrá menos risco de consumir a si mesma.
Por misericórdia para com Israel, Deus suspendeu o juízo por algum tempo; pois quão confusos teriam ficado os assuntos públicos se, naquela ocasião, o rei tivesse perdido o juízo!
- Por algum tempo, Davi havia voltado a Belém e deixado a corte (v. 15). Quando Saul já não precisou dele para aliviar seu mal, Davi foi para casa e voltou a cuidar das ovelhas do pai.
Embora tivesse sido ungido, tinha uma boa razão particular para ficar na corte; e, como recebera o posto de escudeiro de Saul, poderia ter apresentado uma justificativa muito plausível para continuar servindo ali. Mesmo assim, voltou para casa. Foi um raro exemplo, num jovem com tantas perspectivas de ascensão, de humildade e afeição pelos pais.
Davi sabia melhor do que a maioria como descer depois de começar a subir e, de modo extraordinário, preferia o retiro da vida pastoril aos prazeres e à ostentação da corte. Ninguém era mais digno de honra nem a merecia tanto; contudo, ninguém estava mais desprendido dela.
II. Como os filisteus desafiaram Israel por meio de seu campeão, Golias, de quem tinham quase tanto orgulho quanto ele mesmo, esperando recuperar por seu intermédio a reputação e o domínio.
Talvez o exército israelita fosse superior em número e força ao filisteu; por isso, os filisteus evitavam a batalha aberta e mantinham posição diante deles, preferindo decidir a guerra num combate singular. Com um campeão como aquele, esperavam vencer. Observemos, então, o que se conta a respeito dele.
- Seu tamanho prodigioso. Golias era descendente dos anaquins, que mantiveram seu território em Gate no tempo de Josué (Josué 11:22) e ali conservaram uma linhagem de gigantes; Golias era um deles e, provavelmente, um dos maiores. Tinha seis côvados e um palmo de altura (v. 4).
O erudito bispo Cumberland demonstrou que o côvado das Escrituras media mais de 21 polegadas — mais de três polegadas além da metade de uma jarda — e que o palmo correspondia à metade de um côvado.
Segundo esse cálculo, faltavam apenas oito polegadas para Golias atingir quatro jardas, isto é, onze pés e quatro polegadas: uma estatura monstruosa, que o tornava temível, sobretudo se sua força e seu ânimo fossem proporcionais.
- Sua armadura. A arte, assim como a natureza, o tornava temível. Tinha excelente armadura defensiva (v. 5, 6): “um capacete de bronze na cabeça e uma couraça de malha”. Esta era feita de placas de bronze sobrepostas como escamas de peixe; e, como as pernas ficariam mais ao alcance de um homem comum, ele usava botas de bronze e trazia uma grande proteção de bronze para o pescoço e o peito.
Diz-se que a couraça pesava cinco mil siclos; como um siclo pesava meia onça avoirdupois, era um peso enorme para um homem carregar, e as outras peças da armadura eram proporcionais. Alguns, porém, pensam que o texto deveria ser entendido não como o peso da couraça, mas como o seu preço: custara cinco mil siclos.
Suas armas ofensivas eram extraordinárias; o texto descreve apenas a lança (v. 7). Era como a trave de um tear. Seu braço manejava algo que um homem comum mal conseguiria erguer. Seu escudeiro levava à frente apenas o escudo, o mais leve de todos os seus equipamentos, provavelmente por ostentação, pois um homem revestido de bronze pouco precisava de escudo.
- Seu desafio. Os filisteus o escolheram como campeão para evitar o risco de uma batalha, e ele lançou o desafio aos exércitos de Israel (vv. 8-10). Desceu ao vale entre os acampamentos e, provavelmente com uma voz tão mais potente quanto seu braço era mais forte, gritou para que todos o ouvissem: “Dai-me um homem, para que lutemos juntos”.
Admirava a si mesmo por ser muito mais alto e forte do que todos ao seu redor; seu coração, diz o bispo Hall, não passava de um bloco de carne orgulhosa. Desprezava Israel porque não havia entre os israelitas ninguém com um corpo monstruoso como o dele e os desafiava a encontrar um homem que ousasse enfrentá-lo.
(1.) Censurava-os pela insensatez de reunir um exército: “Por que viestes formar as fileiras de batalha? Como ousais enfrentar os poderosos filisteus?” Ou: “Por que os dois exércitos se enfrentariam, se a questão poderia ser decidida mais depressa, com o custo de uma vida e o risco de outra?”
(2.) Propunha que a guerra inteira fosse decidida pelo resultado do duelo: “Se o vosso campeão me matar, seremos vossos servos; se eu o matar, sereis nossos servos.”
Segundo o bispo Patrick, era apenas bravata, pois nenhuma nação aceitaria arriscar tudo dessa maneira pelo resultado de um combate entre dois homens, e a proposta nem era justa. Apesar do acordo que Golias propôs, quando foi morto os filisteus não cumpriram sua palavra nem se submeteram como servos de Israel.
Ao se gabar: “Sou filisteu, e vós sois servos de Saul”, Golias queria que vissem como grande condescendência de sua parte, como um dos principais governantes, enfrentar um israelita; ele via os israelitas como nada melhores do que escravos.
A paráfrase caldaica o faz gabar-se de que fora ele quem matara Hofni e Fineias e capturara a arca, mas que, apesar desses serviços, os filisteus nunca lhe haviam dado nem mesmo o comando de um regimento; Saul, por sua vez, fora feito rei por seus serviços: “Que ele, portanto, aceite o desafio.”
- O terror que isso causou em Israel. Saul e seu exército ficaram muito amedrontados (v. 11). O povo não teria ficado tão desanimado se não tivesse percebido que a coragem de Saul falhara. Não se pode esperar que os seguidores sejam valentes quando o líder é covarde.
Antes, quando o Espírito do Senhor veio sobre Saul (1 Samuel 11:6), ninguém fora mais ousado nem mais pronto para responder ao desafio de Naás, o amonita; agora, porém, que o Espírito do Senhor se afastara dele, até a aparência imponente e as palavras arrogantes de um único filisteu o fizeram empalidecer.
Mas onde estava Jônatas durante todo esse tempo? Por que não aceitou o desafio, ele que, na guerra anterior, enfrentara tão bravamente todo um exército filisteu? Sem dúvida, naquele momento não sentiu o impulso de Deus como sentira antes. Até os melhores e mais corajosos homens são apenas aquilo que Deus faz deles.
Jônatas precisava agora ficar quieto, porque a honra de enfrentar Golias estava reservada para Davi. Nas grandes e boas ações, o vento do Espírito sopra quando e onde quer. Agora, os israelitas piedosos lamentavam o rompimento de seu rei com Samuel.
Versículos 12 a 30
Davi Vai ao Acampamento de Israel. (a.C. 1060.)
Durante quarenta dias, os dois exércitos ficaram acampados um diante do outro, cada qual numa posição vantajosa, mas nenhum disposto a atacar. Ou negociavam um acordo, ou esperavam reforços; talvez também travassem escaramuças frequentes entre pequenos grupos separados.
Durante todo esse tempo, duas vezes por dia, de manhã e à tarde, o campeão arrogante aparecia em campo e repetia seu desafio. A cada dia, seu coração se enchia mais de orgulho por ninguém lhe responder, e o povo de Israel ficava mais temeroso. Deus, porém, preparava assim Golias para a destruição e tornaria ainda mais glorioso o livramento de Israel.
Enquanto isso, Davi cuidava das ovelhas de seu pai. Ao fim dos quarenta dias, a Providência o levou ao campo para conquistar e receber a coroa de louros que nenhum outro israelita ousava buscar. Temos aqui:
I. A situação da família de Davi. Seu pai era idoso (v. 12): “era tido entre os homens por velho”; era reconhecido por sua grande idade, superior ao que era comum naquela época. Por isso, foi dispensado do serviço público e não foi pessoalmente à guerra; enviou os filhos. Recebia as honras devidas à sua idade, e seus cabelos brancos eram uma coroa de glória.
Os três irmãos mais velhos de Davi, talvez com inveja de seu lugar na corte, conseguiram que o pai o mandasse de volta para casa e os deixasse ir ao acampamento. Esperavam destacar-se e eclipsá-lo (v. 13, 14).
Davi, porém, estava tão longe de se orgulhar dos serviços prestados ao rei ou de ambicionar mais promoção que, além de deixar a corte e voltar à obscuridade da casa do pai, assumiu o cuidado, o trabalho e — como se viu (v. 34) — o perigo de pastorear as ovelhas dele.
Foi um mérito de sua humildade ter vindo depois de sua honra como cortesão; e a recompensa dessa humildade foi vir antes da honra de vencer o inimigo. Antes da honra vem a humildade. Agora Davi tinha a oportunidade de meditar, orar e praticar outros exercícios devocionais, que o prepararam para seu destino mais do que todos os exercícios militares daquele acampamento inativo poderiam fazer.
II. As instruções que o pai deu a Davi para visitar os irmãos no acampamento. Davi não pediu licença para ir, a fim de satisfazer a curiosidade, adquirir experiência ou fazer observações. Seu pai o enviou numa tarefa simples e doméstica, que qualquer servo poderia cumprir.
Devia levar pão e queijo aos irmãos: dez pães e um pouco de grão tostado para eles (v. 17), além de dez queijos — que, ao que parece, o pai considerava bons demais para os filhos — como presente ao comandante deles (v. 18).
Davi continuava sendo o faz-tudo da família, embora viesse a ser seu maior ornamento. Não tinha sequer um jumento à disposição para carregar a carga; precisava levá-la nas costas e ainda correr ao acampamento.
Pensávamos que Jessé soubesse da unção de Davi; mesmo assim, manteve-o cuidadosamente numa posição humilde e obscura, provavelmente para escondê-lo dos olhares da suspeita e da inveja, pois sabia que a coroa lhe estava reservada para o futuro.
Davi também devia verificar como os irmãos estavam, se a longa permanência no acampamento os deixara com pouca comida, para que, se necessário, pudesse enviar-lhes mais mantimentos. Deveria ainda resgatar o penhor deles — isto é, qualquer coisa que tivessem dado como garantia — e observar com quem andavam, que companhia mantinham e que tipo de vida levavam.
Talvez Davi, como José antes dele, tivesse levado ao pai um relato desfavorável dos irmãos; agora Jessé o mandava investigar a conduta deles.
Veja o cuidado dos pais piedosos com os filhos quando estão longe de casa, sobretudo em lugares de tentação. Eles se preocupam com o comportamento dos filhos e, em especial, com as companhias que mantêm. Filhos, pensem nisso e comportem-se de acordo; quando estão longe dos olhos dos pais, continuam sob os olhos de Deus.
III. A obediência respeitosa de Davi à ordem do pai. Sua prudência e seu cuidado fizeram com que se levantasse cedo (v. 20), mas sem deixar as ovelhas sem alguém que cuidasse delas. Era fiel nas coisas pequenas e, por isso, mais apto a governar muitas; aprendera bem a obedecer antes de pretender comandar.
A Providência o levou ao acampamento no momento exato, quando os dois lados já haviam formado suas fileiras e, ao que parece, estavam mais perto de entrar em combate do que estiveram durante os quarenta dias anteriores (v. 21). Ambos se preparavam para lutar.
Jessé mal imaginava que enviava o filho ao exército justamente naquele momento decisivo; o Deus sábio, porém, ordena o tempo e todas as circunstâncias dos acontecimentos para proteger os interesses de Israel e promover os homens segundo o seu coração. Agora, observe aqui:
- A vivacidade e a prontidão de Davi (v. 22). Cuidou honestamente dos artigos que trouxera e os deixou com os encarregados da bagagem. Mas, embora tivesse feito uma longa viagem carregando um peso grande, correu para o exército, para ver o que acontecia e cumprimentar os irmãos.
Quem vê um homem tão diligente em seu trabalho sabe que ele está no caminho da promoção e que comparecerá diante de reis.
A ousadia do filisteu (v. 23). Quando os exércitos formaram a linha de batalha, ele apareceu primeiro e renovou o desafio, imaginando em vão que corria atrás da glória e do triunfo; na realidade, cortejava a própria destruição.
O medo e o desânimo dos israelitas. Embora estivessem acostumados havia quarenta dias à aparência altiva e às ameaças de Golias e, sem vê-lo fazer nada, pudessem ter aprendido a desprezar tanto uma quanto as outras, ainda assim fugiram quando ele se aproximou e ficaram muito amedrontados (v. 24).
Um filisteu jamais teria perseguido mil israelitas e posto dez mil em fuga, se a sua Rocha, traída e abandonada por eles, não os tivesse, com justiça, vendido e encerrado em poder do inimigo (Deuteronômio 32:30).
- A alta oferta de Saul por um campeão. Embora fosse o mais alto dos israelitas e, mesmo que não fosse, pudesse ter aceitado o desafio com segurança enquanto se mantivesse perto de Deus, ainda assim, como o Espírito do Senhor se afastara dele, Saul não ousou enfrentar Golias nem pressionar Jônatas a fazê-lo. Quem aceitasse o desafio obteria o melhor cargo que Saul podia dar (v. 25).
Se a esperança de riqueza e honra levasse alguém a arriscar-se tanto, anunciava-se que o aventureiro, caso saísse vitorioso, se casaria com a filha do rei e receberia um bom dote. Além disso, ao que parece, vencesse ou não, a família do pai ficaria livre de todos os impostos, tributos, taxas e serviços devidos à coroa, ou seria enobrecida e elevada à nobreza.
- O zelo de Davi em defender a honra de Deus e de Israel contra os desafios insolentes do campeão. Davi perguntou qual recompensa receberia quem matasse o filisteu (v. 26). Já sabia a resposta; não era ambição de honra, mas queria que notassem e relatassem a Saul quanto o indignava a afronta feita a Israel e ao Deus de Israel.
Poderia ter se valido de sua influência na corte para ir a Saul e oferecer seus serviços, mas a modéstia o impediu. Uma de suas máximas — antes de se tornar provérbio de seu filho — era: “Não te ponhas em evidência na presença do rei, nem te coloques no lugar dos grandes” (Provérbios 25:6). Mesmo assim, o zelo o levou a agir de um modo que esperava o conduzisse à grande missão.
Duas coisas, ao que parece, inflamaram Davi de santa indignação:
(1.) O desafiante era incircunciso, estranho a Deus e alheio à aliança com ele.
(2.) Os desafiados eram os exércitos do Deus vivo, consagrados a ele, empregados por ele e a seu serviço. Assim, as afrontas contra eles se voltavam contra o próprio Deus vivo, e Davi não podia suportá-las.
Quando alguns lhe contaram qual recompensa fora prometida a quem matasse o filisteu (v. 27), Davi perguntou a outros (v. 30) com a mesma indignação, esperando que a notícia finalmente chegasse aos ouvidos de Saul.
- Davi foi intimidado e desanimado por Eliabe, seu irmão mais velho, que, ao notar sua prontidão, ficou furioso e o insultou (v. 28). Considere isso:
(1.) Como fruto do ciúme de Eliabe. Ele era o irmão mais velho e Davi, o mais novo; talvez fosse costume dele — como é o de muitos irmãos mais velhos — pisar em Davi e repreendê-lo por qualquer coisa. Mas os que se exaltam acima dos mais novos podem ser rebaixados pela Providência, enquanto os maltratados são exaltados. Pode chegar o tempo em que o mais velho servirá ao mais novo.
Eliabe estava irritado porque o irmão mais novo dissera com ousadia contra o filisteu aquilo que ele próprio não ousava dizer. Sabia que Davi já recebera honra na corte; se agora também a recebesse no acampamento — do qual Eliabe julgava ter conseguido afastá-lo (v. 15) —, a glória dos irmãos mais velhos seria eclipsada e manchada.
Por isso, movido pelo ciúme, preferiria que Golias triunfasse sobre Israel a que Davi fosse quem triunfasse sobre ele. A cólera é cruel e a ira é impetuosa; mas quem pode resistir à inveja, sobretudo à de um irmão, cuja intensidade Jacó, José e Davi conheceram? Veja Provérbios 18:19.
As palavras de Eliabe eram muito ofensivas: não só injustas e desprovidas de bondade, mas, naquela ocasião, profundamente ingratas. Davi fora enviado pelo pai, como José pelo seu, para visitar bondosamente os irmãos.
Eliabe pretendia não só entristecer e desanimar Davi, apagando o nobre fogo que via arder em seu peito, mas também apresentá-lo aos que estavam ali como um rapaz ocioso e orgulhoso, que não merecia atenção.
Deu a entender que o trabalho de Davi era apenas cuidar de ovelhas e insinuou falsamente que ele era um pastor descuidado e infiel.
Embora tivesse deixado seu rebanho em boas mãos (v. 20), Eliabe o provocou: “Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas?” Embora soubesse que Davi fora ao acampamento por obediência ao pai e por bondade para com os irmãos, transformou sua chegada numa censura: “Desceste não para prestar serviço, mas para satisfazer a tua curiosidade e apenas olhar ao redor.”
Daí concluiu que Davi era orgulhoso e tinha o coração perverso; fingia conhecê-lo tão bem quanto se estivesse dentro de seu peito.
Davi podia apelar a Deus quanto à sua humildade e sinceridade (Salmos 17:3; 131:1). Naquele momento deu provas de ambas e, mesmo assim, não escapou dessa dura acusação de seu próprio irmão.
Veja a tolice, a incoerência e a maldade do orgulho e da inveja: suas suspeitas não têm fundamento, seus julgamentos são injustos, suas descrições são distorcidas, suas invectivas são amargas e suas palavras, indecentes. Que Deus, por sua graça, nos livre de um espírito assim!
(2.) Como prova da mansidão, paciência e firmeza de Davi. Foi uma prova breve, e ele se saiu muito bem.
[1.] Suportou a provocação com admirável equilíbrio (v. 29): “O que fiz agora? Que falta cometi para ser repreendido assim? Não tenho motivo para vir ao acampamento, já que meu pai me mandou?”
“Não tenho motivo para me indignar com a afronta que os desafios de Golias fazem à honra de Israel?” Davi tinha razão e sabia disso; por isso, não retribuiu insulto com insulto, mas desviou a ira do irmão com uma resposta branda.
Em alguns aspectos, dominar a própria ira foi mais honroso do que vencer Golias. Quem governa o próprio espírito é melhor do que o poderoso. Não era hora de Davi brigar com o irmão quando os filisteus estavam diante deles. Quanto mais ameaçadores forem os inimigos da igreja, mais tolerantes seus amigos devem ser uns com os outros.
[2.] Superou o desânimo com admirável resolução. A má vontade do irmão não o desviaria da intenção de enfrentar o filisteu.
Os que se dedicam a grandes serviços públicos não devem estranhar quando são desestimulados e contrariados por aqueles de quem esperavam apoio e ajuda; devem prosseguir humildemente em seu trabalho, enfrentando não só as ameaças dos inimigos, mas também o desprezo e as suspeitas dos amigos.
Versículos 31 a 39
Davi Encontra Golias. (a.C. 1060.)
Por fim, Davi é apresentado a Saul como seu campeão (v. 31) e corajosamente se oferece para lutar contra o filisteu (v. 32): “Que o coração de ninguém desfaleça por causa dele.” Teria sido demasiado prejudicial à reputação da valentia de seu príncipe se ele dissesse: “Que o teu coração não desfaleça”; por isso fala de modo geral: “Que o coração de ninguém desfaleça.”
Um pequeno pastor, que só naquela manhã viera de cuidar das ovelhas, tinha mais coragem que todos os valentes de Israel e os encoraja.
Assim Deus muitas vezes envia boas palavras a Israel e faz grandes coisas por ele por meio das coisas fracas e loucas do mundo. Davi apenas pede a Saul autorização para ir lutar contra o filisteu, mas nada lhe diz acerca da recompensa que este havia prometido, pois não era isso que ambicionava; desejava somente a honra de servir a Deus e à sua pátria.
Tampouco queria parecer duvidar da generosidade de Saul. Davi tinha duas coisas a tratar com Saul:
I. Livrar-se da objeção que Saul fez contra sua iniciativa. “Ah!”, diz Saul, “tens boa vontade, mas de modo algum és páreo para este filisteu. Enfrentá-lo é desperdiçar uma vida que poderia ser reservada para serviços mais agradáveis.
És apenas um jovem, precipitado e irrefletido, fraco e sem experiência em armas; ele é um homem com cabeça e mãos de homem, guerreiro, treinado e acostumado à guerra desde a juventude (v. 33); como podes esperar que ele não seja forte demais para ti?”
Davi, assim como respondera com mansidão à ira de seu irmão, respondeu com fé ao temor de Saul e lhe deu a razão da esperança que tinha de vencer o filisteu, para satisfazê-lo.
Temos motivo para temer que Saul não conhecesse bem a palavra de Deus nem lhe desse grande valor; por isso, ao argumentar com ele, Davi não buscou ali seus argumentos e encorajamentos, embora em seu íntimo tivesse os olhos nela. Em vez disso, argumentou com base na experiência.
Embora ainda fosse jovem e nunca tivesse ido à guerra, talvez já tivesse feito tanto quanto seria necessário para matar Golias: com o auxílio divino, tivera coragem para enfrentar e força para vencer um leão em certa ocasião e, em outra, um urso que lhe roubara cordeiros (vv. 34-36).
Compara a esses animais o filisteu incircunciso, considera-o tão feroz quanto qualquer um deles e, portanto, não duvida de que dará conta dele com a mesma facilidade. Assim, faz Saul entender que não era tão inexperiente em combates perigosos quanto este supunha.
- Conta sua história como homem de coragem. Não se envergonha de reconhecer que cuidava das ovelhas de seu pai, motivo pelo qual seu irmão acabara de censurá-lo. Longe de esconder isso, tira de seu trabalho de pastor a experiência que agora o anima. Mas deixa claro aos que estão ao redor que não era um pastor qualquer.
Qualquer que seja nossa profissão ou ocupação, por mais humilde que seja, devemos nos esforçar para nos destacar nela e realizar o trabalho da melhor maneira. Quando Davi cuidava das ovelhas: (1.) Mostrou-se muito cuidadoso e afetuoso com seu rebanho, embora não fosse seu, mas de seu pai. Não podia ver um cordeiro em perigo sem arriscar a própria vida para salvá-lo.
Esse temperamento o tornou apto para ser rei, pois a vida dos súditos deve ser preciosa para ele, e o sangue deles, valioso (Salmos 72:14); também o tornou apto para ser tipo de Cristo, o bom Pastor, que ajunta os cordeiros nos braços e os carrega junto ao peito (Isaías 40:11), e que não apenas arriscou a vida, mas a entregou por suas ovelhas.
Assim também Davi era apto para ser exemplo aos ministros, que devem vigiar pelas almas com todo o cuidado e diligência, para que não sejam presa do leão que ruge. (2.) Mostrou-se muito corajoso e valente na defesa do rebanho.
Era justamente isso que agora precisava provar, e não se podia exigir demonstração melhor do que esta: “Teu servo não somente resgatou os cordeiros, mas, para vingar o dano, abateu tanto o leão como o urso.”
- Aplica sua história como homem de fé.
Reconhece (v. 37) que foi o Senhor quem o livrou do leão e do urso; atribui-lhe o mérito e conclui: “Ele me livrará das mãos deste filisteu.” “O leão e o urso eram inimigos apenas meus e de minhas ovelhas, e foi para defender meu próprio interesse que os ataquei; mas este filisteu é inimigo de Deus e de Israel, desafia os exércitos do Deus vivo, e é pela honra deles que o ataco.”
Observemos: (1.) Devemos aproveitar nossas experiências como incentivo para confiar em Deus e nos arriscar no caminho do dever.
Aquele que livrou, livra e livrará. (2.) O cuidado que a Providência comum tem das criaturas inferiores e a proteção sob a qual elas vivem nos encorajam a depender da Providência especial que cerca o Israel de Deus. Aquele que impõe limites às ondas do mar e à fúria dos animais selvagens pode e há de refrear a ira dos homens perversos.
Paulo parece aludir a este episódio de Davi (2 Timóteo 4:17, 18): fui livrado da boca do leão e, por isso, confio que o Senhor me livrará. Talvez Davi tenha pensado aqui na história de Sansão e se encorajado com ela, pois abater um leão foi um feliz presságio de suas muitas vitórias ilustres sobre os filisteus em combate individual.
Assim Davi afastou a objeção de Saul à sua iniciativa e obteve autorização para lutar contra o filisteu. Saul lhe desejou de coração boa sorte; já que não se arriscaria, orou por aquele que o faria: “Vai, e o Senhor seja contigo.” É uma boa palavra, se não foi dita por hábito e de modo formal, como tantas vezes acontece. Davi, porém, também tinha algo a resolver:
II. Livrar-se da armadura com que Saul insistia em vesti-lo para essa grande empreitada (v. 38): “Saul vestiu Davi com sua armadura.” Não se tratava da armadura que Saul usava, pois a diferença de estatura não permitiria, mas de alguma que guardava em seu arsenal.
Mal imaginava que aquele em cuja cabeça punha o capacete e sobre quem colocava a couraça em breve herdaria sua coroa e seu manto. Como Davi ainda não havia decidido de que modo atacaria o inimigo, cingiu a espada, sem saber se teria de usá-la.
Mas percebeu que a armadura só o atrapalharia, sendo mais um peso do que uma defesa, e por isso pediu licença a Saul para tirá-la: “Não posso andar com estes, pois não os experimentei.” Isto é: “Nunca me acostumei a equipamentos assim.” Podemos supor que a armadura de Saul era muito bela e resistente; mas de que serviria a Davi se não lhe servisse bem ou se ele não soubesse manejá-la?
Os que aspiram ao que está acima de sua formação e experiência e cobiçam as vestes e armas dos príncipes esquecem que o melhor para nós é aquilo a que estamos aptos e acostumados. Se conseguíssemos o que desejamos, logo quereríamos voltar à nossa própria roupa e diríamos: “Não posso andar com isto.” Melhor seria, portanto, seguir sem ela.
Versículos 40 a 47
Davi Mata Golias. (a.C. 1060.)
Aproximamo-nos agora desse combate famoso; nestes versículos temos os preparativos e as advertências feitos de ambos os lados.
I. Os preparativos feitos de ambos os lados para o confronto. O filisteu já estava pronto, como estivera todos os dias nos últimos quarenta dias. Tinha boas razões para usar sua armadura, pois já a havia provado suficientemente.
Apenas nos é dito (v. 41) que ele avançou e se aproximou — provavelmente foi dado um sinal de que seu desafio havia sido aceito — e, como se desconfiasse de seu capacete e de sua couraça, um homem ia à sua frente levando o escudo, pois suas mãos estavam ocupadas com a espada e a lança (v. 45). Mas com que armas e munição Davi foi equipado?
Na verdade, com nada além do que trouxera como pastor: nenhum peitoral nem corselete, mas sua simples veste de pastor; nenhuma lança, mas seu cajado; nenhuma espada nem arco, mas sua funda; nenhuma aljava, mas seu alforje; e, em vez de flechas, cinco pedras lisas escolhidas no riacho (v. 40).
Isso mostrou que sua confiança repousava unicamente no poder de Deus, e não em qualquer capacidade própria; e aquele que, por fim, pusera em seu coração a disposição de lutar contra o filisteu também lhe indicara com que armas fazê-lo.
II. A conversa que precede o confronto. Observemos:
- Como Golias era muito orgulhoso. (1.) Com que desprezo olhou para o adversário (v. 42). Olhava ao redor, esperando encontrar algum homem alto e forte; mas, ao ver a figura insignificante daquele com quem teria de lutar, desprezou-o e julgou indigno de enfrentá-lo. Temia que o desprezo pelo campeão que combateria diminuísse a glória da vitória.
Reparou em sua aparência: era apenas um jovem, ainda sem atingir a plena força, ruivo e de belo semblante, mais apto a acompanhar as virgens de Israel em suas danças — se é que naquela época havia dança mista — do que a conduzir os homens de Israel nas batalhas. Também observou sua roupa com grande indignação (v. 43): “Sou eu algum cão, para vires a mim com paus?”
“Pensas que podes me bater com a mesma facilidade com que bates no teu cão pastor?” (2.) Com quanta confiança presumiu que venceria. Amaldiçoou Davi por seus deuses, invocando contra ele a vingança impotente de seus ídolos e pensando que aquelas bolas de fogo lançadas ao redor o ajudariam a vencer.
Confiando nisso, fez caretas ameaçadoras, como se palavras ameaçadoras pudessem matar (v. 44): “Vem a mim, e darei tua carne às aves do céu; será para elas um banquete tenro e delicioso.” Assim a segurança e a presunção dos tolos os destroem.
- Como Davi era muito piedoso. Sua fala não tem nada de ostentação; nela, Deus é tudo em todos (vv. 45-47).
(1.) Ele deriva de Deus sua autoridade: “Venho com mandato do céu, em nome do Senhor, que me chamou e ungiu para isso.”
“Pela providência universal, ele é Senhor dos exércitos, de todos os exércitos, e pode fazer o que quer; pela graça especial de sua aliança, é Deus dos exércitos de Israel e se comprometeu a usar seu poder para defendê-los de ti, que os desafiaste impiamente.” Davi confiava no nome de Deus; Golias, na espada e na lança.
Veja Salmos 20:7; 118:10, 11. (2.) Ele confia em Deus para alcançar a vitória (v. 46). Davi fala com tanta certeza quanto Golias, mas com fundamento melhor.
Sua fé lhe diz: “Hoje o Senhor te entregará nas minhas mãos; e não somente o teu cadáver, mas também os cadáveres do exército dos filisteus serão entregues às aves e aos animais de rapina.” (3.) Ele dedica a Deus todo o louvor e toda a glória.
Ao contrário de Golias, não busca sua própria honra, mas a de Deus. Não duvida de que essa vitória fará [1.] o mundo todo saber que há um Deus, o único Deus vivo e verdadeiro de Israel, e que todas as outras divindades são vaidade e mentira.
[2.] Todo Israel saberá que “o Senhor não salva com espada nem lança” (v. 47), mas pode, quando lhe apraz, salvar sem elas e contra elas (Salmos 46:9). Davi chama Israel não de exército, mas de assembleia ou igreja, pois então acompanhava reverentemente os passos de seu Deus e Rei, como costumava fazer no santuário.
Davi se prepara para esse combate mais como sacerdote que vai oferecer um sacrifício à justiça de Deus do que como soldado que vai enfrentar um inimigo de sua pátria.
Versículos 48 a 58
Aqui está: 1. O confronto entre os dois campeões (v. 48). O filisteu avançou para o combate com grande aparato e solenidade; se tinha de enfrentar um pigmeu, faria isso com a magnificência de um gigante e de um nobre. Isso fica sugerido pelo modo de falar: levantou-se, veio e se aproximou, como uma montanha que avança, revestida de bronze e ferro, para enfrentar Davi.
Davi avançou com igual energia e alegria, como quem estava mais empenhado em causar dano ao inimigo do que em fazer figura: ligeiramente vestido, apressou-se e correu para enfrentar o filisteu. Podemos imaginar com que ternura e compaixão os israelitas viam um jovem tão agradável lançar-se à destruição; mas ele sabia em quem havia crido e por quem agia.
- A queda de Golias nesse confronto. Ele não tinha pressa, pois não sentia medo; estava confiante de que, com um só golpe, logo abriria a cabeça de seu adversário. Mas, enquanto se preparava para fazê-lo com solenidade, Davi resolveu a questão com eficácia e sem alarde: arremessou uma pedra que o atingiu na testa e, num piscar de olhos, o derrubou (v. 49).
Golias sabia que havia fundeiros famosos em Israel (Juízes 20:16), mas, esquecido ou presunçoso, saiu com a viseira do capacete aberta; e foi justamente para a única parte que permanecia exposta que a pedra foi dirigida, não tanto pela habilidade de Davi quanto pela providência de Deus.
Ela atingiu com tanta força que penetrou em sua cabeça, apesar da insolência que lhe tornara a testa de bronze. Vejam como a vida é frágil e incerta, mesmo quando se julga mais bem protegida; e com que rapidez, facilidade e por coisa tão pequena o caminho pode ser aberto para a vida sair e a morte entrar.
O próprio Golias não tem poder sobre o espírito para retê-lo (Eclesiastes 8:8). Que o homem forte não se glorie de sua força, nem o homem armado de sua armadura. Veja como Deus resiste aos orgulhosos e derrama desprezo sobre os que desafiam a ele e a seu povo. Ninguém jamais endureceu o coração contra Deus e prosperou.
Um dos rabinos pensa que, quando Golias disse a Davi: “Vem a mim, e darei tua carne às aves do céu”, ergueu a cabeça tão depressa que o capacete caiu, deixando a testa larga como alvo perfeito para Davi.
Para concluir a execução, Davi puxou a própria espada de Golias — uma arma de duas mãos para Davi — e com ela lhe cortou a cabeça (v. 51). Por que Davi precisaria levar uma espada própria? Quando precisou de uma, a espada do inimigo cumpriu seu propósito.
Deus é grandemente glorificado quando seus inimigos orgulhosos são eliminados pela própria espada e quando faz a própria língua deles cair sobre eles (Salmos 64:8).
A vitória de Davi sobre Golias prefigurava os triunfos do Filho de Davi sobre Satanás e todos os poderes das trevas, a quem despojou e expôs publicamente (Colossenses 2:15); por meio dele, somos mais que vencedores.
- A derrota do exército filisteu em consequência disso. Os filisteus confiavam inteiramente na força de seu campeão; por isso, quando o viram morto, não depuseram as armas nem se renderam como servos de Israel, como Golias havia proposto (v. 9); fugiram, desanimados por completo e pensando ser inútil resistir àquele diante de quem caíra um homem tão poderoso: fugiram (v. 51).
Isso deu ânimo aos israelitas, que gritaram e os perseguiram — provavelmente Davi os conduziu na perseguição — até os portões de suas próprias cidades (v. 52). Ao voltarem da perseguição, tomaram toda a bagagem, saquearam as tendas (v. 53) e enriqueceram com os despojos.
O destino que Davi deu a seus troféus (v. 54). Levou a cabeça do filisteu a Jerusalém, para aterrorizar os jebuseus, que ocupavam a fortaleza de Sião; é provável que a tenha levado em triunfo a outras cidades. Guardou a armadura em sua tenda; somente a espada foi conservada atrás do éfode no tabernáculo, consagrada a Deus como memorial da vitória para sua honra (1 Samuel 21:9).
A atenção que Davi recebeu. Embora já tivesse estado na corte, Saul o esquecera, pois Davi estivera ausente por algum tempo (v. 15); Saul era melancólico e distraído, e mal imaginava que seu músico tivesse coragem suficiente para ser seu campeão. Por isso, como se nunca o tivesse visto antes, perguntou de quem era filho.
Abner não o conhecia, mas o levou a Saul (v. 57), e Davi deu uma resposta modesta a respeito de si mesmo (v. 58). Assim, foi introduzido na corte com vantagens muito maiores que antes, e reconheceu que a mão de Deus fazia todas as coisas por ele.