1 Samuel 15
Argumento
Neste capítulo vemos a rejeição definitiva de Saul como rei, por ter desobedecido à ordem de Deus de destruir completamente os amalequitas. Por meio de suas guerras e vitórias, ele esperava engrandecer e perpetuar o próprio nome e a própria honra; mas, por conduzi-las mal, arruinou-se e lançou sua honra ao pó.
Temos aqui:
I. A ordem que Deus lhe deu de destruir os amalequitas, com a determinação de fazê-lo por completo (vv. 1-3).
II. A preparação de Saul para essa expedição (vv. 4-6).
III. Seu êxito e a execução parcial da ordem (vv. 7-9).
IV. Seu interrogatório diante de Samuel e a sentença pronunciada contra ele, apesar das muitas desculpas frívolas que apresentou (vv. 10-31).
V. A morte de Agague (v. 32, 33).
VI. A despedida final de Samuel a Saul (v. 34, 35).
Versículos 1 a 9
Os Amalequitas São Destruídos. (a.C. 1065.)
I. Em nome de Deus, Samuel exige solenemente que Saul obedeça à ordem divina e deixa claro que agora o poria à prova, num caso específico, para ver se obedeceria ou não (v. 1). O fato de a situação ser apresentada tão explicitamente como prova de sua obediência tornou sua desobediência ainda mais grave.
- Samuel o lembra do que Deus fizera por ele: “O Senhor me enviou para ungir você como rei. Deus lhe deu poder e, portanto, espera que você use seu poder em favor dele. Ele honrou você; agora você deve procurar honrá-lo”.
“Ele fez de você rei sobre Israel; agora você deve defender a causa de Israel e vingar suas contendas. Você foi elevado para comandar Israel, mas saiba que é súdito do Deus de Israel e deve receber ordens dele”.
A promoção dos homens, em vez de liberá-los da obediência a Deus, os obriga ainda mais a obedecer-lhe.
O próprio Samuel fora incumbido de ungir Saul e, por isso, era a pessoa mais indicada para lhe transmitir essas ordens.
- Em termos gerais, Samuel lhe diz que, por causa disso, Saul era obrigado a fazer tudo o que Deus lhe ordenasse: “Agora, pois, ouça a voz do Senhor”. As dádivas de Deus nos impõem fortes obrigações de obedecer-lhe. É isso que devemos retribuir (Salmos 116:12).
II. Samuel lhe atribui uma tarefa específica, na qual Saul deveria demonstrar mais obediência a Deus do que em qualquer outra coisa que já fizera. Antes de dar a ordem, Samuel afirma a autoridade de Deus: “Assim diz o Senhor dos Exércitos”, o Senhor de todos os exércitos, inclusive os de Israel.
Também lhe dá o motivo da ordem, para que a severidade necessária não parecesse injusta: “Lembro-me do que Amaleque fez a Israel” (v. 2). Deus tinha uma antiga contenda com os amalequitas por causa das injustiças que cometeram contra seu povo Israel quando o tirou do Egito.
O relato está em Êxodo 17:8 em diante, e o crime é agravado em Deuteronômio 25:18: Amaleque atacou covardemente os últimos da fila e não temeu a Deus.
Naquela ocasião, Deus jurou que guerrearia contra Amaleque de geração em geração e que, com o tempo, apagaria por completo sua memória. Essa é a tarefa que agora confia a Saul (v. 3): “Vá e ataque Amaleque. Israel agora é forte, e a medida da iniquidade de Amaleque está cheia. Vá, pois, e elimine por completo aquela nação condenada”.
Saul recebe a ordem expressa de matar e abater todos os que estivessem diante dele, sem poupar ninguém por compaixão: homens e mulheres, crianças e bebês de colo; também bois, ovelhas, camelos e jumentos, sem poupá-los por cobiça. Repare:
As injustiças cometidas contra o Israel de Deus certamente serão cobradas, cedo ou tarde, sobretudo a oposição que lhe fizeram quando saía do Egito.
Deus muitas vezes demora a julgar aqueles que estão destinados à ruína. A sentença não é executada imediatamente.
Embora tolere por muito tempo, não tolerará para sempre. Por fim chegará o ano da retribuição pela contenda contra Israel. A justiça divina golpeia devagar, mas com certeza.
Quanto mais o juízo demora, muitas vezes mais severo ele se torna quando chega.
Deus escolhe os instrumentos mais adequados para realizar sua obra. Essa era uma tarefa sangrenta; por isso, deveria ser cumprida por Saul, homem rude e severo.
III. Então Saul reúne suas tropas e invade o território de Amaleque. Era um exército imenso o que levou à batalha (v. 4): duzentos mil soldados de infantaria. Quando foi enfrentar os filisteus, numa situação em que o resultado era incerto, tinha apenas seiscentos homens com ele (1 Samuel 13:15).
Mas agora, ao atacar os amalequitas por ordem expressa do céu, com a vitória garantida, milhares estavam à sua disposição.
Seja qual fosse a situação em outras ocasiões, dessa vez não foi motivo de honra para Judá que suas tropas fossem contadas à parte, pois seu contingente era vergonhosamente pequeno, qualquer que fosse a razão: apenas um vigésimo do total. Judá forneceu dez mil homens, enquanto as outras dez tribos — excluída Levi — levaram duzentos mil à batalha.
O dia da honra de Judá se aproximava, mas ainda não chegara.
Saul os contou em Telaim, que significa “cordeiros”. Ele os contou como cordeiros, segundo a Vulgata, ou contou-os por cordeiros pascais, segundo o Targum, atribuindo dez pessoas a cada cordeiro, um método de contagem usado pelos judeus em épocas posteriores. Saul conduziu todas as suas tropas até a cidade de Amaleque, sua capital (v. 5), para provocá-los a sair para a batalha.
IV. Enquanto a execução ocorria, Saul deu um conselho amigável aos queneus para que se separassem dos amalequitas entre os quais viviam (v. 6). Agiu com prudência e piedade, provavelmente seguindo as instruções de Samuel. Os queneus eram parentes da família de Jetro, sogro de Moisés, um povo que vivia em tendas e, por isso, podia mudar-se facilmente para outras terras ainda não ocupadas.
Muitos deles viviam então entre os amalequitas. Embora habitassem tendas, estavam protegidos pela natureza, pois faziam seu ninho numa rocha; eram um povo resistente, capaz de viver em qualquer lugar, e gostavam de lugares fortificados (Números 24:21). Balaão predissera que seriam devastados (Números 24:22). Ainda assim, Saul não deveria destruí-los.
- Saul reconhece a bondade que seus antepassados demonstraram a Israel quando este saiu do Egito. Jetro e sua família haviam sido de grande ajuda e serviço durante a travessia do deserto, servindo-lhes como olhos; muitos séculos depois, isso ainda era lembrado em favor de seus descendentes.
Assim, um homem bom deixa aos filhos e netos a bênção divina como herança; os que vêm depois de nós podem colher os benefícios de nossas boas obras quando já estivermos na sepultura.
Deus não é injusto para se esquecer das bondades demonstradas a seu povo; elas serão lembradas em outro dia, no mais tardar no grande dia, e recompensadas na ressurreição dos justos: “Tive fome, e destes-me de comer”.
O fato de Deus lembrar a bondade dos antepassados dos queneus em favor deles, ao mesmo tempo que punia as injustiças dos antepassados dos amalequitas, ajuda a mostrar a justiça dessa decisão. Se Deus transmite favores de geração em geração, por que não poderia transmitir também seu desagrado?
Ele defende a causa de seu povo, abençoando os que o abençoam e, portanto, amaldiçoando os que o amaldiçoam (Números 24:9; Gênesis 12:3). Os próprios israelitas não podiam retribuir as bondades nem vingar as injustiças que lhes fizeram, mas Deus faria as duas coisas.
- Saul pede aos queneus que tirem suas tendas do meio dos amalequitas: “Ide, parti, saí do meio deles”. Quando juízos destrutivos se aproximam, Deus cuida para separar o precioso do vil e esconder os humildes da terra no dia de sua ira.
É perigoso estar na companhia dos inimigos de Deus; nosso dever e nosso interesse é sair do meio deles, para não participar de seus pecados e de suas pragas (Apocalipse 18:4). Os judeus têm um provérbio: “Ai do ímpio, e ai do seu vizinho”.
V. Saul venceu os amalequitas; foi mais uma execução de criminosos condenados do que uma guerra contra inimigos em combate. Não podia haver dúvida sobre o resultado quando a causa era justa e a convocação tão clara: Saul os feriu (v. 7) e os destruiu por completo (v. 8). Agora pagavam caro pelo pecado de seus antepassados. Às vezes Deus guarda a iniquidade para os filhos.
Eles eram idólatras e culpados de muitos outros pecados que mereciam a ira de Deus; no entanto, quando Deus os julgou, tomou como fundamento de sua contenda o pecado de seus antepassados, que maltrataram Israel. Senhor, quão insondáveis são os teus juízos e quão incontestável é a tua justiça!
VI. Apesar disso, Saul fez seu trabalho pela metade (v. 9). 1. Poupou Agague por ser rei como ele e, talvez, na esperança de receber por ele um grande resgate.
- Poupou o melhor do gado e destruiu apenas o que não prestava, o que tinha pouco valor. Podemos supor que muitos do povo escaparam e levaram seus bens para outros países; por isso, voltamos a encontrar amalequitas mais tarde. Isso, porém, não podia ser evitado. A culpa de Saul foi não destruir os que chegaram às suas mãos e estavam sob seu poder.
O que foi destruído foi, na prática, oferecido em sacrifício à justiça de Deus, a quem pertence a vingança. Saul considerar que os animais feridos e doentes, coxos e magros, eram bons o bastante para isso, enquanto reservava para seus próprios campos e sua própria mesa os primogênitos e os animais gordos, era realmente honrar a si mesmo mais do que a Deus.
Versículos 10 a 23
Samuel Repreende Saul; Deus Rejeita Saul. (a.C. 1065.)
Samuel agora chama Saul a prestar contas da execução da ordem que recebera contra os amalequitas. Aqui temos exemplos notáveis do rigor da justiça de Deus e da traição e falsidade do coração humano. Aqui nos é dito:
I. O que se passou em segredo entre Deus e Samuel nessa ocasião (v. 10, 11):
- Deus decide rejeitar Saul e comunica isso a Samuel: “Arrependo-me de ter posto Saul como rei”. O arrependimento de Deus não é, como o nosso, uma mudança de intenção, mas uma mudança de método ou de dispensação. Ele não muda sua vontade; quer uma mudança.
A mudança estava em Saul: “Ele deixou de me seguir”. Deus interpretou assim a parcialidade de sua obediência e o predomínio de sua cobiça. Com isso, Saul fez de Deus seu próprio inimigo.
Deus se arrependeu de ter dado a Saul o reino, a honra e o poder que o acompanhavam; mas nunca se arrependeu de ter dado sabedoria e graça a alguém, nem de lhe ter dado temor e amor por ele. Essas dádivas e esse chamado de Deus são irrevogáveis.
- Samuel lamenta e tenta afastar essa decisão. Samuel se entristeceu porque Saul perdera o favor de Deus e porque Deus decidira rejeitá-lo. Clamou ao Senhor a noite inteira, passando-a em intercessão por Saul, para que esse decreto não fosse proferido contra ele. Enquanto outros dormiam em suas camas, Samuel permanecia de joelhos, orando e lutando com Deus.
Não tentou afastar assim a própria exclusão do governo. Tampouco ficou secretamente satisfeito — como muitos ficariam — por ver Saul, que o sucedera, tão cedo afastado. Pelo contrário, orou fervorosamente para que Saul fosse confirmado no reino, longe de desejar aquele dia terrível. A rejeição dos pecadores entristece as pessoas boas; Deus não se alegra com a morte deles, e nós também não devemos.
II. O que se passou publicamente entre Samuel e Saul. Enviado por Deus para levar-lhe essa notícia dolorosa, Samuel foi ao encontro de Saul com amargura de alma, como Ezequiel.
Talvez tivessem combinado encontrar-se quando Saul partisse para a expedição: Saul havia chegado a Gilgal (v. 12), lugar onde fora feito rei (1 Samuel 11:15), e onde agora teria sido confirmado, caso tivesse se mostrado fiel na prova de obediência.
Mas Samuel foi informado de que Saul havia erguido no Carmelo, cidade nas montanhas de Judá, um arco triunfal ou algum monumento à vitória. Assim, buscava mais sua própria honra do que a de Deus: ergueu para si esse monumento, ou “mão”, como é literalmente a palavra. Ele deveria estar arrependido de seu pecado e em paz com Deus, em vez de se vangloriar da vitória.
Também foi informado de que Saul marchara com grande pompa até Gilgal, como parece indicar a expressão: “deu a volta, passou adiante e desceu”. Ali Samuel o encontrou.
- Saul se gaba diante de Samuel de sua obediência, pois essa era a qualidade que agora deveria demonstrar (v. 13): “Bendito sejas tu pelo Senhor, pois me enviaste numa boa missão, que foi muito bem-sucedida, e cumpri a ordem do Senhor”. É provável que, se sua consciência o acusasse de desobediência, Saul não se apressasse tanto em proclamar que obedecera.
Esperava, assim, evitar a repreensão de Samuel. Os pecadores pensam que podem escapar do juízo do Senhor justificando a si mesmos; o único caminho é julgarmos a nós mesmos. Podemos suspeitar de parcialidade e hipocrisia na religião dos que mais se vangloriam dela.
- Samuel o convence da desobediência com uma prova evidente: “Cumpriste a ordem do Senhor? Que significa, então, o balido das ovelhas?” (v. 14). Saul queria que se pensasse que o Deus Todo-Poderoso lhe devia muito pelo bom serviço que prestara. Samuel, porém, mostra que Deus não lhe devia nada; pelo contrário, tinha motivos para processá-lo.
Como prova, apresenta o balido das ovelhas e o mugido dos bois, que talvez Saul tivesse mandado colocar na retaguarda de seu cortejo triunfal. Para Samuel, eles são testemunhas contra Saul.
Não era preciso ir longe para desmentir as afirmações de Saul. O ruído dos animais, como a ferrugem da prata (Tiago 5:3), seria testemunha contra ele. Não é novidade que as alegações e declarações plausíveis dos hipócritas sejam contraditas e desmentidas por provas claras e inegáveis.
Muitos se vangloriam de obedecer às ordens de Deus; mas o que dizem diante de sua indulgência com a carne, seu amor ao mundo, sua ira e falta de caridade, e sua negligência dos deveres santos, que testemunham contra eles?
- Saul insiste em sua própria justificação diante da acusação (v. 15). Não pode negar o fato: as ovelhas e os bois foram trazidos de Amaleque. Mas:
(1.) Não foi culpa dele, pois o povo os poupou, como se tivesse ousado fazê-lo sem as ordens expressas de Saul, mesmo sabendo que contrariava as ordens expressas de Samuel. Os que estão dispostos a justificar a si mesmos costumam condenar os outros e atribuir a culpa a qualquer pessoa, menos a si próprios. O pecado é um filho que ninguém quer ver deixado à sua porta.
É o infeliz subterfúgio de um coração impenitente, que não quer confessar sua culpa, jogar a responsabilidade sobre os que o tentaram, participaram dela ou apenas o seguiram.
(2.) Foi feito com boa intenção: “Foi para oferecer sacrifícios ao Senhor, teu Deus. Ele é o teu Deus, e tu não serás contra nada que seja feito, como isso, para honrá-lo”. Era uma desculpa falsa, pois tanto Saul como o povo pretendiam obter proveito próprio ao poupar o gado. Mesmo que fosse verdadeira, seria inútil, pois Deus abomina o roubo oferecido em holocausto.
Deus determinou que aqueles animais fossem sacrificados a ele no campo; por isso, não agradecerá aos que os levam para serem oferecidos no altar. Ele deve ser servido à sua própria maneira e segundo a regra que prescreveu. Uma boa intenção não justifica uma ação má.
- Samuel rejeita — ou, antes, ignora — a desculpa e, em nome de Deus, pronuncia a sentença contra Saul. Primeiro declara sua autoridade: o que estava prestes a dizer era o que o Senhor lhe comunicara (v. 16); caso contrário, Samuel jamais teria proferido uma condenação tão severa.
Os que se queixam de que seus ministros são duros demais devem lembrar que, quando se atêm à palavra de Deus, são apenas mensageiros e precisam dizer o que lhes foi ordenado. Portanto, como o próprio Saul fez, devem permitir que falem.
Samuel transmite sua mensagem fielmente:
(1.) Lembra Saul da honra que Deus lhe concedera ao fazê-lo rei (v. 17), quando ele era pequeno aos próprios olhos. Deus levou em conta sua condição humilde e recompensou a humildade de seu espírito.
Quem é elevado a posições de honra e riqueza deve lembrar com frequência de suas origens humildes, para nunca ter alta opinião de si mesmo e sempre procurar fazer grandes coisas por Deus, que o elevou.
(2.) Expõe a clareza da ordem que Saul deveria executar (v. 18): “O Senhor te enviou numa jornada”. O serviço era tão fácil e o êxito tão certo que podia ser chamado de jornada, não de guerra. Era uma tarefa honrosa: destruir os inimigos jurados de Deus e de Israel.
Se Saul tivesse renunciado a si mesmo e deixado de lado o próprio interesse a ponto de destruir tudo o que pertencia a Amaleque, por fim não teria perdido nada nem precisaria custear essa guerra às próprias expensas. Sem dúvida, Deus o teria recompensado, de modo que não precisasse de despojos.
(3.) Mostra como Saul não tinha desculpa por tentar lucrar com a expedição e enriquecer à custa dela (v. 19): “Por que, então, te lançaste sobre os despojos e tomaste para ti o que deveria ter sido destruído para a honra de Deus?” Veja que mal o amor ao dinheiro causa; veja também o que torna o pecado tão maligno aos olhos do Senhor: a desobediência. “Não obedeceste à voz do Senhor”.
- Saul repete sua defesa, decidido a mantê-la apesar de ter sido convencido (v. 20, 21). Nega a acusação (v. 20): “Sim, obedeci; fiz tudo o que devia fazer”. Na verdade, fizera tudo o que julgava necessário, como se fosse muito mais sábio aos próprios olhos do que o próprio Deus.
Deus ordenara que matasse todos, mas Saul inclui entre seus exemplos de obediência o fato de ter trazido Agague vivo, como se isso equivalesse a matá-lo.
Assim, corações carnais e enganosos pensam que podem se eximir das ordens de Deus oferecendo seus próprios equivalentes. Saul insiste que destruiu completamente os próprios amalequitas, que era o principal objetivo. Quanto aos despojos, admite que deveriam ter sido destruídos; portanto, sabia qual era a vontade de seu Senhor e não tinha entendido mal a ordem.
Mas Saul pensou que isso seria um desperdício deliberado. Na época de Moisés, o gado dos midianitas foi tomado como despojo (Números 31:32 em diante); por que não o dos amalequitas agora? Seria melhor que os israelitas o levassem do que deixá-lo às aves do céu e aos animais selvagens. Por isso, Saul fez vista grossa enquanto o povo o levava.
Mas, segundo ele, a culpa era do povo, não dele; além disso, o gado seria oferecido em sacrifício ao Senhor ali em Gilgal, para onde o levavam. Como é difícil convencer os filhos da desobediência de seu pecado e arrancar deles as folhas de figueira!
- Samuel dá uma resposta completa à desculpa, já que Saul insistiu nela (v. 22, 23). Apela à consciência de Saul: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em obedecer à sua voz?” Embora Saul não fosse muito versado em religião, não podia deixar de saber:
(1.) Nada agrada tanto a Deus quanto a obediência; nem sacrifício, nem oferta, nem a gordura dos carneiros. Veja o que devemos buscar e almejar em todos os exercícios da religião: ser aceitos por Deus, para que ele se agrade do que fazemos. Se Deus se agradar de nós e de nosso serviço, seremos felizes e teremos alcançado nosso objetivo; se não, para que serve tudo isso? (Isaías 1:11).
Aqui nos é dito claramente que uma obediência humilde, sincera e conscienciosa à vontade de Deus lhe agrada mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. A observância cuidadosa dos preceitos morais nos recomenda a Deus mais do que todas as cerimônias (Miquéias 6:6-8; Oseias 6:6). A obediência é exigida pela lei eterna da natureza; o sacrifício, apenas por uma lei positiva.
A obediência era a lei da inocência; o sacrifício pressupõe que o pecado entrou no mundo e é apenas uma tentativa débil de remover aquilo que a obediência teria impedido. Deus é mais glorificado e o eu mais negado pela obediência do que pelo sacrifício.
É muito mais fácil levar um touro ou um cordeiro para ser queimado no altar do que submeter todo pensamento elevado a Deus e sujeitar nossa vontade à dele. A obediência é a glória dos anjos (Salmos 103:20) e também será a nossa.
(2.) Nada provoca tanto a Deus quanto a desobediência, que põe nossa vontade em competição com a dele. Aqui ela é chamada de rebelião e obstinação, e se diz que é tão má quanto a feitiçaria e a idolatria (v. 23). É tão mau instituir outros deuses quanto viver em desobediência ao Deus verdadeiro.
Os que se deixam governar por inclinações corruptas, em oposição à ordem de Deus, na prática consultam os terafins — termo usado aqui para idolatria — ou os adivinhos.
A desobediência fez de todos nós pecadores (Romanos 5:19). A malignidade do pecado é esta: ele transgride a lei e, consequentemente, é inimizade contra Deus (Romanos 8:7). Saul era rei, mas, ao desobedecer à ordem de Deus, sua dignidade e seu poder reais não o livrariam da culpa de rebelião e obstinação.
O texto não fala da rebelião do povo contra seu príncipe, mas da rebelião de um príncipe contra Deus.
- Samuel anuncia a sentença de Saul, em resumo: “Como você rejeitou a palavra do Senhor, desprezou-a — assim diz o Targum —, tratou-a como nada — assim diz a Septuaginta — e lançou fora seu governo, ele o rejeitou, desprezou e tratou como nada, afastando-o do trono. Aquele que o fez rei decidiu destituí-lo”. São incapazes e indignos de governar os homens os que não querem que Deus os governe.
Versículos 24 a 31
A Deposição de Saul é Anunciada. (a.C. 1065.)
Por fim, Saul assume a aparência de arrependido; mas é evidente demais que apenas representa o papel de penitente, sem sê-lo de fato. Observe:
I. Como ele expressou mal o arrependimento. Só com grande dificuldade foi levado a reconhecer sua falta, e isso apenas depois de ser ameaçado de deposição. Essa ameaça atingiu um ponto sensível. Só então começou a ceder. Quando Samuel lhe disse que Deus o rejeitara como rei, Saul confessou: “Pequei” (v. 24). Sua confissão não foi espontânea nem sincera; foi arrancada sob tormento e forçada.
Vemos vários sinais ruins da hipocrisia desse arrependimento, que ficou aquém até mesmo do de Acabe.
- Saul apelou somente a Samuel e pareceu muito preocupado em conservar sua boa opinião e conquistar seu favor. Faz dele um pequeno deus, apenas para preservar sua reputação diante do povo, pois todos sabiam que Samuel era profeta e fora instrumento de sua promoção.
Pensando que isso agradaria a Samuel e seria uma espécie de suborno, Saul incluiu na confissão: “Transgredi a ordem do Senhor e a tua palavra”, como se Samuel ocupasse o lugar de Deus (v. 24).
Davi, embora convencido pelo ministério de Natã, dirige sua confissão somente a Deus, não a Natã: “Contra ti, contra ti somente pequei” (Salmos 51:4). Saul, porém, em sua ignorância, confessa o pecado como transgressão da palavra de Samuel, quando a palavra dele não era outra senão uma declaração da ordem do Senhor.
Saul também pede perdão a Samuel (v. 25): “Peço-te que perdoes meu pecado”, como se alguém além de Deus pudesse perdoar pecados. Enganam-se terrivelmente os que, depois de cometerem um pecado escandaloso, pensam que basta fazer as pazes com a igreja e seus ministros por meio de uma demonstração e de uma profissão plausível de arrependimento, sem cuidar de fazer as pazes com Deus com sinceridade.
A interpretação mais generosa que podemos dar a Saul é supor que considerava Samuel uma espécie de mediador entre ele e Deus e que, ao apelar a Samuel, pretendia dirigir-se a Deus. Ainda assim, sua atitude foi muito fraca.
- Saul desculpou a própria falta até mesmo ao confessá-la, o que nunca é próprio de um verdadeiro penitente (v. 24): “Fiz isso porque tive medo do povo e obedeci à voz dele”. Temos boas razões para pensar que a iniciativa foi exclusivamente dele, não do povo. Ainda que o povo estivesse disposto a fazê-lo, o que já lemos mostra que Saul sabia manter sua autoridade e não tinha medo deles.
Portanto, sua desculpa era falsa e frívola; qualquer que fosse sua alegação, ele realmente não temia o povo.
Ao desculpar seus erros, é comum que pecadores aleguem os pensamentos e movimentos de sua própria mente, pois ninguém pode refutar essas alegações, por infundadas que sejam. Esquecem-se, porém, de que Deus sonda o coração.
- Saul só se preocupava em salvar sua reputação e preservar o apoio do povo, para que não se rebelasse contra ele ou, pelo menos, não o desprezasse. Por isso insiste tanto para que Samuel volte com ele (v. 25) e o ajude numa cerimônia pública de agradecimento pela vitória.
Foi muito insistente, chegando a agarrar a ponta do manto de Samuel para detê-lo (v. 27). Não era por se importar com Samuel; temia que, se Samuel o abandonasse, o povo fizesse o mesmo.
Muitos parecem demonstrar zelo por bons ministros e boas pessoas apenas por interesse próprio e para proteger a reputação, embora os odeiem no coração. A fala de Saul foi grosseira quando disse (v. 30): “Pequei; contudo, peço-te que me honres diante do meu povo”. Isso é linguagem de penitente? Não.
É o contrário: “Pequei; portanto, envergonhe-me agora, pois a vergonha me pertence, e ninguém pode me detestar tanto quanto eu mesmo me detesto”. Contudo, quantas vezes encontramos imitações dessa hipocrisia de Saul! É muito comum que os que são convencidos do pecado se preocupem muito em ser honrados diante do povo.
Mas quem perdeu a honra de inocente não pode reivindicar outra senão a de penitente, e a honra do penitente é assumir a própria vergonha.
II. O pouco que Saul conseguiu com essas aparências frágeis de arrependimento. Que vantagem obteve?
- Samuel repetiu a sentença pronunciada contra ele, sem lhe dar qualquer esperança de revogação (v. 26), a mesma do v. 23. “Quem encobre as suas transgressões jamais prosperará” (Provérbios 28:13). Samuel se recusou a voltar com Saul e se virou para ir embora (v. 27).
À primeira vista, Samuel julgou totalmente impróprio demonstrar apoio a alguém que Deus rejeitara, juntando-se a ele para agradecer a Deus por uma vitória que servira mais à cobiça de Saul do que à glória divina.
Mais tarde, porém, voltou com ele (v. 31), após refletir melhor e, provavelmente, por orientação divina: talvez para evitar um motim entre o povo, talvez não para honrar Saul — pois, embora Saul adorasse o Senhor (v. 31), não se diz que Samuel tenha presidido o culto —, mas para fazer justiça contra Agague (v. 32).
- Samuel ilustrou a sentença com um sinal que o próprio Saul, por sua rudeza, provocou. Quando Samuel se afastava, Saul rasgou o manto dele para detê-lo (v. 27), tão relutante estava em separar-se do profeta.
Samuel, porém, interpretou esse acontecimento de uma maneira que só um profeta poderia fazê-lo: viu nele o sinal de que o reino seria arrancado de Saul (v. 28), e que ele mesmo dera causa a isso.
“Ele o arrancou de ti e o deu a um próximo melhor do que tu”: a Davi, que mais tarde, numa ocasião, cortou a ponta do manto de Saul (1 Samuel 24:4). Então Saul disse: “Agora sei que você certamente será rei” (1 Samuel 24:20), talvez lembrando-se desse sinal, o rasgar da ponta do manto de Samuel.
- Samuel confirmou a sentença com uma declaração solene de que era irrevogável (v. 29): “Aquele que é a Força de Israel não mentirá”. Alguns traduzem: “a Eternidade” ou “a Vitória de Israel”; a versão árabe traz “o Santo”; a siríaca, “o mais nobre”; e o bispo Patrick, “o Rei triunfante de Israel”. “Deus decidiu depô-lo e não mudará de propósito. Ele não é homem para que se arrependa”.
Os homens são inconstantes e mudam de opinião; são fracos e não conseguem realizar seus propósitos. Acontece algo que não podiam prever, e seus planos são frustrados. Com Deus, porém, não é assim. Às vezes, Deus se arrependeu do mal que pensava fazer; mas o arrependimento estava oculto de Saul e, portanto, oculto dos olhos de Deus.
Versículos 32 a 35
Agague é Morto. (a.C. 1065.)
Como profeta, Samuel é posto acima dos reis (Jeremias 1:10).
I. Ele mata o rei Agague, sem dúvida por uma orientação especial do céu, que ninguém hoje pode alegar receber. Samuel o cortou em pedaços. Alguns pensam que apenas ordenou que isso fosse feito; talvez o tenha feito com as próprias mãos, como sacrifício à justiça ofendida de Deus (v. 33), pois os sacrifícios costumavam ser cortados em pedaços. Observe:
- Como foram frustradas as vãs esperanças de Agague. Ele veio com delicadeza, de maneira majestosa, para mostrar que era rei e, por isso, merecia ser tratado com respeito; ou de maneira suave e efeminada, como alguém não acostumado a dificuldades, que, por sua ternura e delicadeza, não suportava pôr a sola do pé no chão (Deuteronômio 28:56), a fim de despertar compaixão.
E disse: “Certamente, agora que passou o calor da batalha, passou também a amargura da morte” (v. 32). Depois de escapar da espada de Saul, homem de guerra, pensava não correr perigo diante de Samuel, profeta idoso e homem de paz.
Observe:
(1.) A morte tem amargura; é terrível para a natureza humana. “Certamente a morte é amarga”, como algumas versões traduzem as palavras de Agague; a Septuaginta traduz a frase anterior como: “Ele veio tremendo”. A morte apavora até o coração mais valente.
(2.) Muitos pensam que a amargura da morte já passou quando ela ainda não passou; afastam de si aquele dia mau que está muito próximo. Pela graça, os verdadeiros crentes podem dizer isso com bons motivos, embora a morte ainda não tenha passado: a amargura dela já passou. “Ó morte, onde está o teu aguilhão?”
- Como foram punidas as antigas práticas perversas de Agague. Samuel o chama a prestar contas não só pelos pecados de seus antepassados, mas também pelos seus: “Tua espada deixou mulheres sem filhos” (v. 33). Agague seguiu os passos da crueldade de seus antepassados; provavelmente, os que estavam sob seu comando fizeram o mesmo.
Por isso, com justiça se exige desta geração todo o sangue inocente derramado por Amaleque (Mateus 23:36).
Agague, que era delicado e dado ao luxo, foi cruel e bárbaro com os outros. Isso é comum: os que são indulgentes com os próprios apetites não são menos indulgentes com as próprias paixões.
Mas o sangue será cobrado; até os reis terão de prestar contas ao Rei dos reis pelo sangue inocente que derramaram ou mandaram derramar. Foi esse o crime do rei Manassés que o Senhor não quis perdoar (2 Reis 24:4). Veja também Apocalipse 13:10.
II. Samuel se afasta do rei Saul e se despede dele (v. 34); nunca mais foi visitá-lo (v. 35) para aconselhá-lo ou ajudá-lo em seus assuntos, porque Saul não desejava sua companhia nem aceitava seus conselhos. Samuel considerava Saul rejeitado por Deus e, por isso, o abandonou. Embora pudesse encontrá-lo por acaso (1 Samuel 19:24), nunca mais foi visitá-lo por afeto ou respeito.
Ainda assim, Samuel chorou por Saul, pois considerava lamentável que um homem com tão boas perspectivas de realizar grandes coisas se arruinasse de maneira tão insensata. Chorou pelo mau estado em que ficaria o país, pois Saul poderia ter sido para ele uma grande bênção, mas agora seria uma maldição e uma praga. Chorou pelo destino eterno de Saul, sem esperança de levá-lo ao arrependimento.
Quando chorou por Saul, provavelmente intercedeu por ele; mas o Senhor se arrependera de ter feito Saul rei e decidira desfazer essa obra, de modo que as orações de Samuel não prevaleceram em favor dele. Observe: devemos chorar pela rejeição dos pecadores:
Mesmo quando nos afastamos deles e não ousamos conviver intimamente com eles. Assim, o profeta decide deixar seu povo e afastar-se dele, mas chora por ele dia e noite (Jeremias 9:1, 2).
Mesmo quando eles não choram por si mesmos. Saul parece indiferente aos sinais do desagrado de Deus que pesavam sobre ele; ainda assim, Samuel chora por ele dia e noite. Jerusalém estava segura de si quando Cristo chorou por ela.