1 Samuel 14
Argumento
No fim do capítulo anterior, deixamos o exército de Israel em situação muito desfavorável; não vimos nele sabedoria, força ou bondade que nos dessem motivo para esperar outra coisa senão que os filisteus o exterminassem.
Aqui, porém, vemos o poder infinito que age sem meios e a bondade infinita que concede sem mérito serem glorificados numa feliz mudança dos acontecimentos, para que se cumpram as palavras de Samuel: “O Senhor não desamparará o seu povo, por causa do seu grande nome” (1 Samuel 12:22). Neste capítulo temos: I.
O exército dos filisteus pisoteado e vencido triunfalmente pela fé e coragem de Jônatas, que, sem o conhecimento do pai (vv. 1-3), atacou bravamente o inimigo acompanhado apenas de seu escudeiro, encorajando-se no Senhor, seu Deus (vv. 4-7).
Jônatas os desafiou (vv. 8-12) e, quando aceitaram o desafio, investiu contra eles com tanta fúria — ou melhor, com tanta fé — que os pôs em fuga e os fez lutar uns contra os outros (vv. 13-15).
Isso deu oportunidade a Saul e a suas tropas, junto com os demais israelitas, de prosseguir no ataque e obter a vitória (vv. 16-23).
II. O exército de Israel perturbado e perplexo pela precipitação e insensatez de Saul, que obrigou o povo sob juramento a não comer nada até a noite. 1. Isso pôs Jônatas sob ameaça de punição (vv. 24-30). 2. Quando o jejum terminou, levou o povo à tentação de comer carne com sangue (vv. 31-35).
O erro de Jônatas, cometido por ignorância, quase lhe custou a vida; mas o povo o resgatou (vv. 36-46). III. No fim, temos um relato geral dos feitos de Saul (v. 47, 48) e de sua família (vv. 49-52).
Versículos 1 a 15
Jônatas Golpeia os Filisteus. (a.C. 1067.)
Devemos notar aqui:
I. A bondade de Deus ao conter os filisteus, que tinham em campo um enorme exército de homens valentes, impedindo-os de atacar aquele pequeno grupo de gente amedrontada e trêmula que Saul tinha consigo, e que eles teriam facilmente engolido de uma só vez.
É um poder invisível que põe limites à maldade dos inimigos da igreja e não lhes permite fazer o que, a nosso ver, nada os impediria de fazer.
II. A fraqueza de Saul, que parece estar completamente perdido e incapaz de ajudar a si mesmo:
- Armou sua tenda debaixo de uma árvore e tinha consigo apenas seiscentos homens (v. 2). Onde estavam os três mil homens que escolhera e nos quais depositara tanta confiança (1 Samuel 13:2)? Aqueles em quem confiava demais falharam quando ele mais precisou deles.
Não ousou ficar em Gibeá e foi para um lugar escondido, na extremidade da cidade, debaixo de uma romãzeira, sob Rimom — é o sentido da palavra, Ha-Rimom, aquele Rimom próximo de Gibeá, nas cavernas do qual se esconderam os seiscentos benjamitas que escaparam (Juízes 20:47). Alguns pensam que Saul se refugiou ali.
Seu espírito estava tão abatido e humilhado que, agora que caíra sob o desagrado de Deus, esperava a cada hora que os filisteus o atacassem e assim se cumprisse a ameaça de Samuel (1 Samuel 13:14). Quem se vê fora da proteção de Deus nunca pode considerar-se seguro.
- Dessa vez, mandou buscar um sacerdote e a arca: um sacerdote em Siló e a arca em Quiriate-Jearim (v. 3, 18). Saul já havia pecado ao oferecer sacrifício por conta própria (1 Samuel 13:9).
Agora, decidido a nunca repetir aquele erro, mandou buscar um sacerdote e esperava acertar as coisas com o Todo-Poderoso por meio de uma reforma pontual, como fazem muitos cujo coração continua sem humildade e sem mudança.
Samuel, o profeta do Senhor, o abandonara; Saul, porém, achava que podia compensar essa perda mandando Aías, o sacerdote do Senhor, servi-lo. Aías não o faria esperar nem o repreenderia, como Samuel fizera: obedeceria a tudo que Saul mandasse (v. 18, 19).
Muitos gostam de ministros que sejam como eles querem e lhes anunciem coisas agradáveis. Esperam que tratá-los com deferência por serem sacerdotes compense a hostilidade que têm contra os ministros que lidam com eles com fidelidade e franqueza.
Saul também quis que trouxessem a arca, talvez para censurar Samuel, que, ao que tudo indica, não a usara publicamente durante seu governo; ou na esperança de que ela compensasse a falta de soldados.
Seria de esperar que jamais voltassem a levar a arca para o acampamento, pois da última vez ela não só deixou de salvá-los, como também caiu nas mãos dos filisteus. Mas é comum os que perderam a essência da religião se afeiçoarem mais às suas sombras; aqui, um príncipe abandonado corteja um sacerdote abandonado.
III. A bravura e a piedade de Jônatas, filho de Saul, muito mais digno que o pai de usar a coroa — nas palavras do bispo Hall, “um broto doce de uma macieira brava”:
- Resolveu entrar incógnito no acampamento dos filisteus, sem que ninguém soubesse. Não contou seu plano ao pai, pois sabia que ele o proibiria, nem ao povo, pois sabia que todos o desanimariam. Como resolveu não dar ouvidos às objeções, resolveu não escutá-las nem pedir conselho (v. 1, 3).
Tampouco tinha tão alta opinião do sacerdote que o levasse a consultá-lo. Consciente de que um impulso divino o movia a agir, lançou-se na boca do perigo, na esperança de servir à sua pátria.
O caminho de acesso ao acampamento inimigo é descrito como especialmente difícil, e suas defesas naturais, inexpugnáveis (v. 4, 5); isso, porém, não o desanimou. A força e a aspereza das rochas apenas endureceram e aguçaram sua resolução. Almas grandes e generosas se animam diante da oposição e sentem prazer em vencê-la.
- Animou o escudeiro, um jovem que o acompanhava, a unir-se a ele nessa ousada empreitada (v. 6): “Venha, vamos pôr nossas vidas nas mãos e atravessar até o posto avançado do inimigo; vamos ver se conseguimos lançá-los em confusão”. Veja de onde tirou seu ânimo.
(1.) “Eles são incircuncisos e não trazem na carne o selo da aliança, como nós.”
“Não tema: vamos dar conta deles, pois não estão sob a proteção da aliança de Deus como nós, nem podem chamá-lo de seu, como podemos, pelo sinal da circuncisão.” Se os que são nossos inimigos também são estranhos a Deus, não precisamos temê-los.
(2.) “Deus pode dar a vitória a nós dois sobre regimentos incontáveis.”
“Não há impedimento para o Senhor nem limitação para o Santo de Israel; para ele, tanto faz salvar por muitos ou por poucos.” É uma verdade fácil de admitir em termos gerais: para a Onipotência, tanto faz quais sejam os instrumentos de que se serve; mas não é tão fácil aplicar isso a um caso particular.
Quando somos poucos e fracos, crer que Deus não só pode nos salvar, mas também salvar por nosso intermédio, é um exemplo de fé que, onde quer que se encontre, merece ser elogiado. Que isso fortaleça os fracos e encoraje os tímidos.
Apresentemos essa verdade a Deus para reforçar nossas petições e a nós mesmos para silenciar nossos temores: Para Deus, nada custa ajudar, seja com muitos, seja com os que não têm poder (2 Crônicas 14:11).
(3.) “Quem sabe se aquele que pode nos usar para a sua glória não o fará? Talvez o Senhor aja em nosso favor, trabalhe conosco e faça um sinal ou milagre por nós.” É o que diz a versão caldaica. Podemos nos animar com a esperança de que Deus se manifestará em nosso favor, ainda que não tenhamos base para uma certeza.
A fé ativa se arrisca muito pela causa de Deus, amparada num “talvez”. O escudeiro de Jônatas — ou pajem, como quem aprendera a carregar não só as armas, mas também o coração de seu senhor — prometeu acompanhá-lo e segui-lo aonde quer que fosse (v. 7).
Temos razão para pensar que Jônatas sentiu um impulso e uma impressão divinos que o levaram a essa ousada aventura; a concordância de seu servo o encorajou. Caso contrário, o perigo a que se expunha era tão grande que teria tentado a Deus, em vez de confiar nele.
Talvez também tivesse em mente estas palavras de Josué: “Um só de vós perseguirá mil” (Josué 23:10), tomadas de Moisés (Deuteronômio 32:30).
- Por mais ousada que fosse sua resolução, Jônatas decidiu seguir a Providência ao executá-la. Cria que ela o guiaria com os olhos (Salmos 32:8), e por isso prestaria atenção cuidadosa, buscando nela indicações de direção. Veja como se entregou à Providência e decidiu deixar-se conduzir por ela.
“Venha”, disse ele ao seu confidente, “vamos nos mostrar aos filisteus, como quem não teme olhá-los no rosto” (v. 8). “Se forem cautelosos a ponto de mandar que paremos, não avançaremos mais.”
“Tomaremos isso como indicação da Providência de que Deus quer que ajamos na defensiva e nos prepararemos, da melhor maneira possível, para recebê-los com vigor (v. 9).”
“Mas, se forem tão presunçosos que nos desafiem, e o primeiro sentinela que encontrarmos mandar que avancemos, prosseguiremos e atacaremos com ímpeto, concluindo com certeza que essa é a vontade de Deus para nós: agir na ofensiva. Então não duvidaremos de que ele estará conosco” (v. 10).
Jônatas baseou-se nessa prova, crendo firmemente — como todos devemos crer — em duas coisas:
(1.) Deus governa o coração e a língua de todos, até dos que não o conhecem nem se importam com ele, e realiza por meio deles os seus próprios propósitos, mesmo quando não é essa a intenção nem o pensamento deles.
Jônatas sabia que Deus poderia revelar-lhe sua vontade, se assim quisesse, e que o faria porque ele dependia de Deus; isso poderia acontecer pela boca de um filisteu, tanto quanto pela boca de um sacerdote.
(2.) Deus, de um modo ou de outro, dirige os passos dos que o reconhecem em todos os seus caminhos e o buscam de todo o coração, decididos a seguir sua direção. Às vezes encontramos mais consolo naquilo que menos fizemos por conta própria e para o qual fomos conduzidos por mudanças inesperadas, mas bem observadas, da Providência.
- A Providência lhe deu o sinal que esperava, e ele respondeu a esse sinal. Jônatas e seu escudeiro não surpreenderam os filisteus enquanto dormiam; mostraram-se a eles à luz do dia (v. 11). Os guardas filisteus:
(1.) Desdenharam deles, censurando-os pela covardia de muitos de seu povo e considerando-os parte do grupo dos covardes que se escondiam: “Vejam, os hebreus estão saindo dos buracos onde se esconderam”. Se alguns soldados de Cristo agem como covardes, outros, que se portam com coragem, talvez sejam censurados por causa deles.
(2.) Desafiaram-nos (v. 12): “Venham, vamos mostrar-lhes uma coisa”, como se eles tivessem vindo ali para olhar como crianças; queriam dizer, porém, como Golias (1 Samuel 17:44), que os dariam como alimento às aves do céu. Zombavam deles, certos de que os tornariam presa. Isso deu grande ânimo a Jônatas.
Ele encorajou o escudeiro com o desafio. Antes falara com incerteza (v. 6): “Talvez o Senhor aja em nosso favor”; agora fala com confiança (v. 12): “O Senhor os entregou”, não em suas mãos — Jônatas não buscava a própria glória —, mas nas mãos de Israel, pois seu único objetivo era o bem do povo.
Fortalecido assim na fé, não via dificuldade que pudesse detê-lo. Subiu a rocha de quatro (v. 13), sem cobertura alguma, tendo apenas o próprio servo para ajudá-lo e nenhuma probabilidade humana de escapar da morte.
- O êxito maravilhoso dessa ousada empreitada. Em vez de atacar Jônatas para matá-lo ou capturá-lo, os filisteus caíram diante dele (v. 13), de modo inexplicável, logo aos primeiros golpes.
(1.) Muitos foram mortos por Jônatas e seu escudeiro (v. 14): vinte filisteus caíram de imediato.
Não foi tanto o nome de Jônatas que os fez ceder tão mansamente — embora alguns pensem que ele se tornara temível desde que atacara um posto avançado dos filisteus (1 Samuel 13:3) —, mas a mão direita e o braço de Deus lhe deram a vitória.
(2.) Os demais fugiram e atacaram uns aos outros (v. 15): “Houve tremor no acampamento”. Não havia motivo visível para o medo: eram numerosos, ousados e estavam bem posicionados; os israelitas haviam fugido, ninguém os enfrentava, a não ser um cavalheiro e seu servo. Mesmo assim, tremiam como uma folha de álamo.
O pânico foi geral: todos tremiam; até os saqueadores, os mais ousados e avançados, foram tomados pelo medo comum. As juntas de seus lombos se afrouxaram e seus joelhos bateram um contra o outro, embora nenhum deles soubesse por quê.
A expressão original significa “tremor de Deus”: não só um tremor muito grande, como traduzimos, que eles não conseguiam resistir nem afastar pela razão, mas algo sobrenatural, vindo diretamente da mão de Deus. Aquele que fez o coração sabe como fazê-lo tremer.
Para completar a confusão, a terra também tremeu, fazendo-os temer que ela se abrisse debaixo deles. Aos que não temem o Deus eterno, ele pode fazer temer até uma sombra. Veja Provérbios 21:1; Isaías 33:14.
Versículos 16 a 23
Os Filisteus São Derrotados. (a.C. 1067.)
Vemos aqui o prosseguimento e o aproveitamento das grandes vantagens que Jônatas e seu escudeiro obtiveram sobre os filisteus.
I. Pelo poder de Deus, os filisteus foram postos uns contra os outros. Dissiparam-se como neve diante do sol e continuaram a derrubar uns aos outros (v. 16), pois (v. 20) “a espada de cada um se voltou contra o seu companheiro”.
Quando fugiram apavorados, em vez de voltar-se contra os que os perseguiam, consideraram inimigos somente aqueles que estavam em seu caminho e os trataram como tais. Os filisteus se sentiam muito seguros porque todas as espadas e lanças estavam em suas mãos. Israel não tinha nenhuma, exceto as de Saul e Jônatas.
Deus lhes mostrou agora a insensatez dessa confiança, fazendo de suas próprias espadas e lanças instrumentos de sua destruição, mais fatais em suas mãos do que seriam nas mãos de Israel. Veja algo semelhante em Juízes 7:22; 2 Crônicas 20:23.
II. Por isso, os israelitas foram animados a enfrentá-los.
- Os sentinelas de Saul, que vigiavam em Gibeá, logo perceberam o que acontecia (v. 16). Viram que o exército inimigo estava muito confuso e que muitos eram mortos; mas, ao fazerem a contagem, não encontraram ninguém de suas próprias tropas ausente, a não ser Jônatas e seu servo (v. 17).
Isso sem dúvida os animou muito e lhes confirmou que aquilo só podia ser obra do Senhor, já que não houvera outra ação humana além da daqueles dois diante de um grande exército.
- Saul começou a consultar a Deus, mas logo desistiu. Seu espírito ainda não se humilhara o bastante para consultar Samuel, embora seja provável que ele estivesse perto; lemos que Samuel havia chegado a Gibeá de Benjamim (1 Samuel 13:15).
Saul mandou trazer a arca (v. 18), querendo saber se seria seguro atacar os filisteus naquele estado de desordem. Muitos consultam a Deus sobre sua segurança, mas jamais sobre seu dever.
Ao perceber pelos batedores que o tumulto no acampamento inimigo aumentava, Saul ordenou abruptamente ao sacerdote que estava oficiando: “Retira a tua mão” (v. 19), isto é, não consulte mais nem espere resposta.
Seria muito insensato se, como alguns pensam, ele o proibisse de erguer as mãos em oração; quando Josué combatia os amalequitas, Moisés continuava com as mãos erguidas. É mais provável que Saul tenha proibido a consulta ao Senhor por um destes motivos:
(1.) Achou que já não precisava de resposta, pois o caso estava claro. Mesmo assim, quanto mais evidente era que Deus fizera tudo, mais razão Saul tinha para perguntar se Deus lhe permitia fazer alguma coisa.
(2.) Não quis esperar. Estava tão apressado para atacar um inimigo em debandada que não esperaria terminar suas devoções nem ouvir a resposta de Deus. Uma ninharia desvia a mente vaidosa e carnal dos exercícios religiosos.
Aquele que crê não se apressa assim, nem considera tão urgente nenhum negócio que não lhe permita levar Deus consigo.
- Saul e todas as poucas tropas que tinha atacaram vigorosamente o inimigo, e todo o povo foi convocado — esse é o sentido da palavra (v. 20) —, pois não dispunham das trombetas de prata com que Deus ordenara que dessem o alarme no dia da batalha (Números 10:9).
Convocaram-nos aos gritos, e eram poucos o bastante para que todos se reunissem logo. Agora parecem ousados e valentes, quando o trabalho já está feito para eles.
Nosso Senhor Jesus venceu nossos inimigos espirituais, derrotando-os e dispersando-os; seríamos covardes de fato se não tomássemos nossas armas quando nos resta apenas prosseguir na vitória e repartir o despojo.
- Todo hebreu, até mesmo aqueles de quem menos se esperaria, agora voltou a mão contra os filisteus.
(1.) Os que haviam desertado e passado para o lado do inimigo, estando entre eles, agora lutaram contra eles (v. 21). Alguns pensam que eram prisioneiros e agora se tornaram aguilhões no flanco dos filisteus.
Parece mais provável que tivessem se juntado voluntariamente a eles; ao vê-los cair, porém, recuperaram o coração israelita e lutaram bravamente por sua pátria.
(2.) Os que haviam abandonado seus postos e se escondido nas montanhas voltaram e se juntaram aos perseguidores (v. 22), esperando compensar a covardia anterior com grande zelo e solicitude excessiva, agora que o perigo passara e a vitória era certa.
Não foi muito digno deles aparecerem só então; teria sido ainda mais vergonhoso se não tivessem aparecido. São de fato negligentes e covardes os que não agem pela causa de Deus quando a veem triunfante, assim como quando a veem justa.
Assim, todos os israelitas se empenharam contra os filisteus e cada um matou quantos pôde, sem espada nem lança. Mesmo assim, está escrito (v. 23) que foi o Senhor quem salvou Israel naquele dia. Deus agiu por meio deles, pois sem ele nada poderiam fazer. A salvação vem do Senhor.
Versículos 24 a 35
O Juramento Precipitado de Saul. (a.C. 1067.)
Temos aqui um relato da aflição dos filhos de Israel até mesmo no dia de seus triunfos. Toda alegria presente está sujeita a esse tipo de mistura. Muitas causas boas também enfrentam obstáculos, mesmo quando parecem prosperar, por causa da má condução de seus instrumentos.
I. Saul proibiu o povo, sob pena de maldição, de provar qualquer alimento naquele dia (v. 24). Podemos supor:
Que, como rei, tinha poder para impor essa proibição a seus soldados e confirmá-la com uma maldição. Por isso eles se submeteram; e Deus reconheceu a ordem a ponto de revelar por sorteio que Jônatas, embora sem saber, havia tocado na coisa amaldiçoada. Por esse motivo, naquele momento Deus não quis ser consultado pelo povo.
Que Saul agiu com boa intenção: temia que o povo, talvez mantido por algum tempo com pouca comida, encontrasse muitos mantimentos no acampamento abandonado dos filisteus e se lançasse avidamente sobre eles, perdendo tempo na perseguição; alguns talvez comessem tanto que ficassem incapazes de prestar mais serviço naquele dia.
Para evitar isso, proibiu-os de provar qualquer alimento e, provavelmente, também se sujeitou à mesma restrição. Mesmo assim, essa ordem severa foi:
(1.) Imprudente e muito insensata: se economizava tempo, tirava as forças necessárias para a perseguição.
(2.) Autoritária e ofensiva para o povo, pior do que amordaçar o boi quando debulha o grão. Proibi-los de festejar teria sido louvável; proibi-los até de provar comida, por maior que fosse a fome, foi bárbaro.
(3.) Ímpia, pois impôs a proibição com maldição e juramento. Saul não tinha nenhuma pena menos severa que um anátema para manter a disciplina militar? A morte por essa transgressão seria excessiva, ainda mais acompanhada de maldição. Superiores podem repreender e corrigir seus subordinados, mas não amaldiçoá-los.
Nossa regra é: “Abençoai e não amaldiçoeis”. Quando Davi fala de um inimigo que gostava de amaldiçoar, talvez se referisse a Saul (Salmos 109:17, 18).
II. O povo obedeceu à ordem, mas ela trouxe muitos inconvenientes:
- Os soldados foram tentados e atormentados. Durante a perseguição, atravessaram um bosque tão cheio de mel silvestre que ele escorria das árvores até o chão. Talvez, ao fugir, os filisteus tenham rompido os favos para se alimentar e deixado o mel escorrendo. Canaã manava mel; aqui vemos um exemplo disso.
Chupavam mel da rocha, da rocha pedregosa (Deuteronômio 32:13); apesar disso, por medo da maldição, os soldados nem sequer provaram o mel (v. 25, 26).
São dignos do nome de israelitas os que sabem negar a si mesmos e aos próprios apetites, mesmo quando estes são mais insistentes e os prazeres dos sentidos mais tentadores, por medo da culpa e da maldição e de que a mesa se torne uma armadilha. Nunca nos alimentemos, muito menos nos banqueteemos, sem temor.
- Sem saber, Jônatas ficou sob a maldição. Ele não ouvira a ordem do pai; depois de romper bravamente as linhas inimigas, continuava perseguindo o inimigo. Por isso, poderia com razão ser considerado isento da ordem, e não incluído nela.
Mesmo assim, parece que todos deram por certo — e ele próprio não protestou depois — que a proibição também se aplicava a ele, embora estivesse ausente por um motivo tão justo.
Sem saber que havia perigo, Jônatas pegou com a ponta do cajado um pedaço de favo de mel e o chupou (v. 27).
Sentiu-se revigorado: seus olhos se iluminaram, pois começavam a escurecer de fome e fraqueza; seu rosto ficou agradável e alegre, de modo que um observador podia perceber (v. 29): “Vejam como meus olhos se iluminaram”.
Ele não pensou que estivesse fazendo algo errado nem temeu perigo, até que alguém do povo lhe contou a ordem. Então percebeu que estava preso numa armadilha. Muitos bons filhos foram enredados e afligidos de várias maneiras pela imprudência de um pai irrefletido.
Por causa da insensatez do pai, Jônatas perdeu a coroa que herdaria; talvez isso fosse um mau presságio.
- Os soldados desfaleceram e perderam as forças enquanto perseguiam os filisteus. Jônatas previu esse efeito: o ânimo deles cairia e as forças acabariam por falta de alimento. Nosso corpo é assim: logo fica incapaz de servir se não receber novo sustento.
O trabalho de cada dia não pode ser feito sem o pão de cada dia, que nosso Pai celestial nos dá com bondade. O pão fortalece o coração do homem.
Por isso Jônatas argumentou muito bem: se o povo tivesse comido à vontade, a matança teria sido muito maior (v. 30); mas, como não comeu, estava exausto, fatigado demais — segundo a versão caldeia — e começou a pensar mais na comida do que no trabalho.
- O pior efeito de todos foi que, à tarde, quando a proibição terminou e o povo voltou a comer, a fome e a avidez eram tantas que comeram a carne com o sangue, contrariando expressamente a lei de Deus (v. 32). Dizemos que duas refeições passadas com fome fazem da terceira uma glutonaria; foi o que aconteceu.
Não esperaram que os animais fossem abatidos da maneira correta — pois mataram os animais no chão, em vez de pendurá-los como de costume para que todo o sangue escorresse — nem preparada como devia; comeram-na avidamente antes que estivesse cozida ou assada pela metade (v. 32).
Quando Saul foi informado, repreendeu-os pelo pecado (v. 33): “Vós transgredistes”. Mas não refletiu, como deveria, que também fora cúmplice e levara o povo do Senhor a transgredir.
Para pôr fim à desordem, mandou que rolassem uma grande pedra até ele e que todos os que tivessem animais para abater e consumir naquele momento os trouxessem e os matassem sobre a pedra, sob seus olhos (v. 33). O povo obedeceu (v. 34). Foi fácil contê-lo e corrigi-lo quando o príncipe cuidou de cumprir seu dever.
Se os magistrados usassem o poder como poderiam, as pessoas se tornariam melhores com mais facilidade do que se imagina.
III. Nessa ocasião Saul construiu um altar (v. 35), para oferecer sacrifícios, talvez em agradecimento pela vitória ou como expiação pelo pecado cometido. Esse foi o primeiro altar que construiu.
Talvez o fato de terem rolado a grande pedra para abater os animais lhe tenha dado a ideia de transformá-la em altar; de outro modo, não teria pensado nisso. Saul estava se afastando de Deus e, mesmo assim, começava a construir altares, sendo muito zeloso — como muitos — pela forma da piedade, embora negasse seu poder.
Veja Oseias 8:14: “Israel se esqueceu do seu Criador e edifica templos”. Alguns traduzem: “Começou a construir aquele altar”: lançou a primeira pedra, mas, tão apressado para perseguir o inimigo, não pôde parar para terminá-lo.
Versículos 36 a 46
Jônatas Condenado à Morte e Resgatado. (a.C. 1067.)
Temos aqui: I. A bravata de Saul contra os filisteus. Assim que os soldados jantassem, Saul propôs persegui-los a noite toda, sem deixar nenhum deles escapar (v. 36). Demonstrou muito zelo, mas pouca prudência: seu exército estava tão cansado que precisava tanto de uma noite de sono quanto de uma refeição.
É comum os homens precipitados e insensatos só pensarem em si mesmos e, para satisfazer seus caprichos, não se importarem com as dificuldades que impõem a seus subordinados.
O povo, porém, era tão submisso ao rei que não se opôs à proposta; decidiu fazer o melhor possível e segui-lo, caso ele prosseguisse: “Faze tudo o que te parecer bom”.
Só o sacerdote julgou conveniente continuar as devoções que haviam sido interrompidas abruptamente (v. 19) e consultar o oráculo: “Aproximemo-nos aqui de Deus”. Príncipes e grandes homens precisam de pessoas assim ao seu redor, que lhes recordem, onde quer que estejam, de levar Deus consigo.
Quando o sacerdote propôs isso, Saul não pôde rejeitar a proposta sem vergonha; então consultou a Deus (v. 37), perguntando se desceria atrás dos filisteus e se teria êxito.
II. Saul voltou-se contra seu filho Jônatas; o restante desta seção trata inteiramente dele. Enquanto Jônatas era processado, os filisteus escapavam. Não sabemos que dano pode resultar de uma resolução precipitada.
- Deus deu a Saul um sinal de desagrado e o levou a procurar uma coisa amaldiçoada. Quando consultou o oráculo por meio do sacerdote, Deus não lhe respondeu (v. 37). Quando Deus não atende às nossas orações, devemos perguntar que pecado o provocou a agir assim. Vamos descobrir onde está o pecado (v. 38).
O ouvido de Deus não está surdo; é o pecado que nos separa dele. Se Deus rejeita nossa oração, temos motivo para suspeitar que há alguma iniquidade em nosso coração. Precisamos descobri-la para abandoná-la, mortificá-la e fazê-la morrer.
Saul jurou pelo Criador que quem quer que fosse o Acã que perturbara o acampamento ao comer o fruto proibido certamente morreria, mesmo que fosse o próprio Jônatas — por mais querido que fosse a Saul e ao povo.
Saul não imaginava que Jônatas fosse o culpado (v. 39): o culpado certamente morreria, e a maldição seria executada. Mas ninguém do povo respondeu; isto é, ninguém que soubesse que Jônatas havia quebrado a ordem o denunciou.
- Por sorteio, descobriram que Jônatas era o transgressor. Saul quis que se lançassem sortes entre ele e Jônatas, de um lado, e o povo, do outro, talvez porque estivesse tão certo da inocência de Jônatas nessa questão quanto da sua própria (v. 40).
O povo, vendo-o irritado, não ousou contestar nenhuma de suas propostas e concordou: “Faze o que te parecer bom”. Antes de lançar as sortes, Saul orou para que Deus revelasse a sorte perfeita (v. 41), isto é, que esclarecesse completamente o caso ou, como diz a nota marginal, que mostrasse quem era inocente.
Isso dava a impressão de justiça imparcial. Os juízes devem querer que a verdade venha à luz, seja quem for prejudicado por ela. Deve-se lançar sortes com oração, pois isso é um apelo solene à Providência, pelo qual pedimos que Deus nos dirija e decida por nós (Atos 1:24).
Por esse motivo, alguns condenaram jogos que dependem inteiramente de sorte ou acaso, por tratarem com excessiva leviandade algo sagrado. Por fim, a sorte caiu sobre Jônatas (v. 42).
A Providência quis assim apoiar uma autoridade legítima e honrar a administração da justiça pública em geral, reservando outro meio de livrar quem nada fizera digno de morte.
- Jônatas confessou o que fizera com franqueza, e Saul, com uma maldição irada, o condenou. Jônatas não negou a verdade nem tentou escondê-la; apenas achou duro ter de morrer por isso (v. 43).
Poderia muito bem ter alegado sua ignorância invencível da ordem ou insistido em seus méritos, mas submeteu-se à necessidade com espírito nobre e generoso: “Seja feita a vontade de Deus e de meu pai”. Demonstrou tanta coragem ao receber ele próprio os mensageiros da morte quanto ao enviá-los entre os filisteus. Em certos casos, ceder exige tanta bravura quanto, em outros, lutar.
Saul não se comoveu com a submissão filial de Jônatas nem com a dureza do caso. Afetando firmeza na palavra — e, mais ainda, no juramento —, mesmo quando este lhe custava caro, pronunciou uma nova imprecação e condenou Jônatas (v. 44): Que Deus lhe fizesse isso e ainda mais se ele não executasse a lei contra Jônatas, pois Jônatas certamente morreria.
(1.) Pronunciou a sentença depressa demais, sem consultar o oráculo. Jônatas tinha uma excelente defesa para contestá-la. O que fizera não era malum in se — mau em si mesmo; e, quanto à proibição, ele a ignorava, de modo que não podia ser acusado de rebelião ou desobediência.
(2.) Agiu com fúria. Mesmo que Jônatas merecesse morrer, cabia a um juiz — e muito mais a um pai — pronunciar a sentença com ternura e compaixão, não com um ar triunfante, como alguém completamente desprovido de humanidade e afeição natural. A justiça se degrada quando é administrada com ira e amargura.
(3.) Reforçou a sentença com uma maldição contra si mesmo, caso não a executasse; e essa maldição voltou à sua cabeça. Jônatas escapou, mas Deus fez isso a Saul e ainda mais: rejeitou-o e o tornou anátema.
Que ninguém se atreva a fazer imprecações desse tipo, seja qual for a ocasião, para que Deus não diga “amém” a elas e faça a língua de quem as pronunciou voltar-se contra essa pessoa (Salmos 64:8). A pedra volta sobre quem a rola.
Mesmo assim, temos razão para pensar que o coração de Saul se enterneceu por Jônatas e que ele de fato se puniu, com toda justiça, ao parecer tão severo com o filho. Deus o fez sentir a dor de seu próprio decreto precipitado, o que talvez o tenha levado a temer repetir o mesmo erro.
Por todos esses incidentes aflitivos, Deus também o corrigiu por sua presunção ao oferecer sacrifício sem Samuel. Uma expedição tão mal começada não poderia terminar sem repreensões.
- O povo resgatou Jônatas das mãos do pai (v. 45). Até então, haviam se mostrado muito obedientes a Saul e concordado com tudo que lhe parecia melhor (v. 36, 40).
Mas, quando Jônatas ficou em perigo, a palavra de Saul deixou de ser lei para eles, e com o maior zelo se opuseram à execução da sentença: “Jônatas deve morrer? Ele, a bênção e o querido de sua pátria?”
“Essa vida, tão corajosamente exposta a serviço do povo e à qual devemos nossa vida e nossos triunfos, será sacrificada por uma minúcia de lei e honra? Não, nunca ficaremos parados vendo que tratem assim aquele a quem Deus se agrada em honrar”. É bom ver os israelitas zelosos em proteger aqueles que Deus tornou instrumentos do bem público.
Saul jurara que Jônatas morreria, mas eles opuseram ao juramento de Saul o próprio juramento e juraram que ele não morreria: “Tão certo como vive o Senhor, não cairá ao chão nem a cabeça dele, nem sequer um fio de cabelo da cabeça dele”. Não o resgataram à força, mas com argumentos e determinação.
Josefo diz que oraram a Deus para que Jônatas fosse liberto da maldição. Argumentaram que ele havia agido com Deus naquele dia, ou seja: “Ele defendeu a causa de Deus, Deus aprovou seus esforços; sua vida é preciosa demais para ser desperdiçada por uma formalidade”.
Podemos supor que Saul não havia esquecido completamente que era pai de Jônatas e estava disposto a vê-lo resgatado; ficou satisfeito por terem feito o que ele próprio não faria. Quem conhece o coração de um pai não saberá culpá-lo.
- O plano contra os filisteus foi abandonado por causa desse incidente (v. 46): Saul deixou de persegui-los, e perdeu-se a oportunidade de completar a vitória. Quando os escudos de Israel se chocam uns contra os outros, a segurança e o serviço públicos sofrem.
Versículos 47 a 52
Os Amalequitas São Derrotados. (a.C. 1067.)
Aqui temos um relato geral da corte e do acampamento de Saul: 1. Da corte e de sua família: os nomes de seus filhos e filhas (v. 49), de sua mulher e de seu primo-irmão, o general de seu exército (v. 50). Há menção a outra mulher de Saul (2 Samuel 21:8), Rispa, uma esposa secundária, e aos filhos que teve com ela.
- Do acampamento e das ações militares de Saul.
(1.) Como recrutava seu exército: quando via um homem forte e valente, especialmente apto para o serviço, recrutava-o (v. 52), como Samuel lhes dissera que seria o procedimento do rei (1 Samuel 8:11). Se precisava manter um exército permanente, era prudente completá-lo com os homens mais capazes que pudesse escolher.
(2.) Como empregava seu exército. Protegia seu país contra as investidas dos inimigos por todos os lados e impedia suas incursões (v. 47, 48).
Supõe-se que agia apenas na defensiva contra os que costumavam invadir as fronteiras de Israel; e, sempre que se voltava contra eles, conforme a ocasião, os afligia, detendo-os e frustrando seus intentos.
Mas os inimigos contra os quais mais lutou foram os filisteus, com quem travou guerras violentas todos os seus dias (v. 52).
Saul tinha poucos motivos para se orgulhar de sua dignidade real, e nenhum de seus vizinhos tinha razão para invejá-lo, pois, depois de assumir o reino, pouco desfrutou da própria vida. Não podia afligir seus inimigos sem também sofrer alguma aflição: as coroas são acolchoadas com espinhos.