1 Samuel 13
Argumento
Aqueles que desejavam um rei como o das outras nações imaginavam que, quando tivessem um, seriam grandiosos e importantes; mas este capítulo mostra exatamente o contrário.
Enquanto Samuel dividia com Saul a responsabilidade pelo governo, tudo ia bem (1 Samuel 11:7). Mas, quando Saul começou a reinar sozinho, tudo entrou em decadência, e as palavras de Samuel começaram a se cumprir: “Sereis consumidos, tanto vós como o vosso rei”. Nunca o estado de Israel esteve tão consumido quanto neste capítulo.
I. Saul aparece aqui como um príncipe muito tolo:
Desnorteado em suas decisões (vv. 1-3).
Invadido pelos vizinhos (v. 4, 5).
Abandonado por seus soldados (v. 6, 7).
Perturbado em seu próprio espírito e oferecendo sacrifícios em meio à confusão (vv. 8-10).
Repreendido por Samuel (vv. 11-13).
Rejeitado por Deus como rei (v. 14).
II. O povo aparece aqui como um povo muito miserável:
Desanimado e disperso (v. 6, 7).
Reduzido em número (v. 15, 16).
Saqueado (v. 17, 18).
Desarmado (vv. 19-23).
Foi isso que conseguiram ao rejeitar o governo de Deus e se tornar como as outras nações: toda a sua glória desapareceu.
Versículos 1 a 7
Os Filisteus Guerreiam Contra Israel. (a.C. 1067.)
Não nos é dito em que Israel ofendeu a Deus, a ponto de perder sua presença e fazer com que ele se voltasse contra o povo, como Samuel havia ameaçado (1 Samuel 12:15). Sem dúvida, porém, Israel abandonou a Deus; do contrário, Deus não o teria abandonado, como aqui parece ter feito. Pois:
I. Saul era muito fraco e imprudente, e não conduzia seus assuntos com discernimento. “Saul era filho de um ano” — assim dizem as primeiras palavras no original. Costumamos entender a frase como indicação do tempo de seu reinado, mas, em geral, ela indica a idade de uma pessoa.
Por isso, alguns a entendem figuradamente: ele era tão inocente e bom quanto uma criança de um ano. É esse o sentido do Targum: ele era irrepreensível, como um filho de um ano.
Mas, se aceitarmos um sentido figurado, a frase também pode indicar que ele era ignorante e imprudente, tão incapaz de governar quanto uma criança de um ano; e os fatos seguintes combinam mais com essa descrição do que com a primeira.
Entendemos, porém, que a frase significa o que diz a nossa tradução: Saul reinou um ano sem que acontecesse nada importante; foi um ano sem atividade. No segundo ano, fez o seguinte:
- Escolheu um grupo de três mil homens. Ele próprio comandava dois mil, e seu filho Jônatas, mil (v. 2). Mandou o restante do povo de volta para suas tendas.
Se pretendia usar esses homens apenas como guarda pessoal e comitiva de honra, foi imprudente manter tantos; se queria um exército permanente diante do perigo dos filisteus, foi igualmente imprudente ter tão poucos.
Talvez a confiança que depositou nesse pequeno grupo escolhido e a dispensa do restante do bravo exército que pouco antes derrotara os amonitas (1 Samuel 11:8-11) tenham sido vistas como uma afronta ao reino, tenham provocado descontentamento geral e tenham sido a razão de tão poucos atenderem ao seu chamado quando precisou deles.
O príncipe que confia num grupo específico enfraquece seu próprio apoio em toda a comunidade.
- Ordenou a seu filho Jônatas que surpreendesse e destruísse a guarnição dos filisteus que ficava perto dele, em Geba (v. 3). Espero que não haja motivo para supor que isso violou algum acordo feito com os filisteus e que tenha sido realizado de modo traiçoeiro e desleal.
Suspeito disso porque se diz que, por causa do feito, Israel se tornou abominável aos filisteus ou, conforme o termo, “cheirava mal” para eles (v. 4), como gente sem honestidade comum e em cuja palavra não se podia confiar.
Se foi assim, a culpa não deve ser atribuída a Jônatas, que executou a ordem, mas a Saul, seu príncipe e pai, que mandou que a cumprisse e talvez o tenha mantido sem saber a verdade. Nada torna o nome de Israel tão odioso aos de fora quanto a fraude e a desonestidade dos que levam esse nome honroso.
Se os que professam a religião enganam e trapaceiam, quebram a palavra e traem a confiança, a religião sofre com isso e se torna abominável aos filisteus. Em quem se pode confiar, senão num israelita, de quem se espera que não tenha dolo?
- Depois de provocar os filisteus, Saul começou a reunir tropas, embora, se tivesse agido com prudência, devesse tê-lo feito antes. Os filisteus já tinham um vasto exército pronto para atacá-lo e vingar a ofensa.
Só então Saul mandou tocar a trombeta por toda a terra, entre um povo indiferente, se não hostil, dizendo: “Que os hebreus ouçam” (v. 3). Assim, todos os que quiseram foram até Saul, em Gilgal (v. 4). Podemos supor, porém, que a maioria recuou, seja por desaprovar a política de Saul, seja por temer o poder dos filisteus.
Se ele os tivesse convocado antes, teriam atendido prontamente, como quando marcharam contra os amonitas. Muitas vezes, a sabedoria que chega tarde teria sido muito melhor se tivesse vindo antes e evitado tantos inconvenientes.
II. Nunca os filisteus haviam aparecido com um exército tão temível como agora, por causa da provocação de Saul. Podemos supor que receberam grande reforço dos aliados, pois tinham seis mil cavaleiros e, além deles, um número incrível de carros: trinta mil ao todo (v. 5).
Naquela época, em que os cavalos eram menos usados na guerra do que hoje, seis mil cavaleiros já formavam uma força numerosa. Podemos supor que a maioria daqueles carros servia para transportar toda a bagagem de um exército tão vasto, e não era de guerra.
A infantaria deles era incontável como a areia à beira-mar. Estavam muito zelosos pela honra de sua nação e furiosos com a baixeza dos israelitas, que haviam destruído sua guarnição.
Se Saul tivesse pedido a orientação de Deus antes de provocar os filisteus, ele e o povo poderiam ter enfrentado melhor aquela ameaça, que agora atraíam sobre si mesmos por sua própria insensatez.
III. Nunca o povo de Israel foi tão medroso, tão pusilânime e tão covarde como agora. Talvez um número considerável tivesse ido a Gilgal, até Saul; mas, ao ouvir a quantidade de filisteus e seus preparativos, o ânimo do povo desabou.
Alguns pensam que isso aconteceu porque não encontraram Samuel com Saul. Pouco antes, estavam cansados de Samuel e queriam um rei; agora tinham pouca alegria com o rei, a menos que o vissem sob a orientação de Samuel. Mais cedo ou mais tarde, as pessoas acabam reconhecendo que Deus e seus profetas são seus melhores amigos.
Quando viram os filisteus guerreando contra eles, sem Samuel aparecer para ajudá-los, não souberam o que fazer; o coração das pessoas falhava de medo. E:
- Alguns se esconderam. Em vez de correrem para a morte entre os filisteus, enterraram-se vivos em cavernas e matagais (v. 6).
Veja o que o pecado provoca: expõe as pessoas ao perigo e depois lhes rouba a coragem e tira seu ânimo. Uma só pessoa, pela fé, pode dizer: “Não terei medo de dez mil” (Salmos 3:6); mas aqui milhares de israelitas degenerados tremiam diante da aproximação de uma grande multidão de filisteus. A culpa transforma as pessoas em covardes.
Outros fugiram (v. 7). Atravessaram o Jordão e foram para a terra de Gileade, o mais longe possível do perigo, num lugar onde pouco antes tinham vencido os amonitas. Esperavam encontrar abrigo onde haviam triunfado.
Os que ficaram com Saul o seguiam tremendo, sem esperar outra coisa senão serem mortos. A deserção de tantos soldados enfraquecera muito suas mãos e seu ânimo. Talvez o próprio Saul, embora tivesse a coragem de manter sua posição, não tivesse coragem sobrando para fortalecer os soldados que tremiam.
Versículos 8 a 14
Saul Repreendido por Samuel; Sentença Proferida contra Saul. (a.C. 1067.)
Aqui temos: I. A transgressão de Saul ao oferecer sacrifício antes da chegada de Samuel. Quando Samuel o ungiu, ordenou-lhe que o esperasse durante sete dias em Gilgal e prometeu que, ao fim desse prazo, certamente viria, ofereceria sacrifícios em favor dele e lhe diria o que deveria fazer.
Isso foi mencionado em 1 Samuel 10:8. Talvez a ordem, embora tenha sido registrada ali, tenha sido dada depois; ou talvez fosse uma regra geral a ser observada em toda assembleia pública em Gilgal; ou, o que é mais provável, embora não volte a ser mencionada, tenha sido repetida recentemente para aquela ocasião específica.
Saul entendeu claramente que Deus o obrigava a esperar ali até Samuel chegar; do contrário, não teria apresentado tantas desculpas por não ter esperado (v. 11). Saul desobedeceu à ordem. Esperou até o sétimo dia, mas não teve paciência para aguardar até o fim daquele dia.
Talvez tenha começado a acusar Samuel de faltar à palavra, descuidar-se de sua pátria e desrespeitar o rei, pensando que Samuel é que deveria esperar por ele. Seja como for:
Presumiu oferecer sacrifício sem Samuel. Nada indica que outra pessoa o tenha feito em seu lugar; parece que ele próprio o ofereceu, embora não fosse sacerdote nem profeta, como se, por ser rei, pudesse fazer qualquer coisa. O rei Uzias pagou caro por tal presunção (2 Crônicas 26:16, etc.).
Decidiu enfrentar os filisteus sem receber instruções de Samuel, embora este tivesse prometido mostrar-lhe o que fazer. Saul confiava tanto em si mesmo que não considerou importante esperar pelo profeta do Senhor, fosse para orar por ele, fosse para aconselhá-lo.
Esse foi o pecado de Saul. O que o agravou foi:
(1.) Pelo que se vê, ele não enviou nenhum mensageiro a Samuel para saber o que pensava, expor-lhe a situação e receber novas instruções, embora tivesse consigo homens que, naquele momento, eram bastante velozes.
(2.) Quando Samuel chegou, Saul pareceu mais se vangloriar do que se arrepender do que fizera. Saiu para saudá-lo como se fosse seu companheiro de sacrifício e pareceu satisfeito por poder mostrar a Samuel que não precisava dele e podia muito bem se virar sem ele.
Saul saiu para abençoar Samuel, segundo o significado do termo, como se agora se julgasse um sacerdote completo, com poder tanto para abençoar quanto para oferecer sacrifícios; quando deveria ter saído para receber a bênção de Samuel.
(3.) Acusou Samuel de não cumprir a promessa: “Não vieste dentro dos dias determinados” (v. 11). Assim, se algo desse errado, a culpa seria de Samuel, ministro de Deus, embora ele tivesse chegado antes de terminarem os sete dias, como prometera.
Do mesmo modo, os escarnecedores dos últimos dias pensam que a promessa da vinda de Cristo falhou porque ele não vem no tempo deles, embora certamente venha no momento determinado.
(4.) Quando foi acusado de desobedecer, Saul se justificou pelo que fizera e não deu nenhum sinal de arrependimento. Não é o pecado, por si só, que arruína as pessoas, mas pecar sem se arrepender, cair sem se levantar. Veja as desculpas que apresentou (v. 11, 12).
Ele queria fazer sua desobediência parecer:
[1.] Um exemplo de prudência. A maioria do povo havia se dispersado, e ele não tinha outro meio de manter consigo os que restavam e impedir que também fossem embora. Se Samuel negligenciava os interesses públicos, ele não os negligenciaria.
[2.] Um exemplo de piedade. Saul queria parecer muito devoto e profundamente preocupado em não enfrentar os filisteus antes de, por meio da oração e do sacrifício, obter o favor de Deus:
“Os filisteus virão contra mim antes que eu tenha feito minha súplica ao Senhor, e então estarei perdido. O quê? Ir à guerra antes de fazer minhas orações?”
Assim, encobriu a desobediência à ordem de Deus com uma alegada preocupação em obter o favor dele. Os hipócritas dão grande importância às práticas externas da religião, pensando que assim podem desculpar a negligência do que a lei tem de mais importante.
Ainda assim, por fim, admitiu que agira contra a própria consciência: “Forcei a mim mesmo e ofereci um holocausto”. Talvez se vangloriasse de ter contrariado e vencido as próprias convicções; ou talvez pensasse que isso atenuava sua culpa: sabia que não deveria ter agido assim, mas o fizera a contragosto.
Que tolo! Pensava que Deus se agradaria de sacrifícios oferecidos em oposição direta tanto à sua ordem geral quanto àquela específica.
II. A sentença de Saul por essa transgressão. Samuel o encontrou junto ao holocausto, mas, em vez de lhe trazer palavras de paz, veio com más notícias e lhe mostrou que o sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, sobretudo quando, como Saul, alguém o oferece com intenção perversa.
- Samuel lhe mostra o que agravava o crime e diz ao rei: “Tu és ímpio”, algo que ninguém, senão um profeta do Senhor, poderia dizer (Jó 34:18).
Acusa Saul de ser inimigo de si mesmo e de seus próprios interesses: “Procedeste loucamente”; e de se rebelar contra Deus e seu governo: “Não guardaste o mandamento do Senhor, teu Deus” — aquele mandamento pelo qual Deus pretendia provar a obediência de Saul.
Repare: os que desobedecem aos mandamentos de Deus agem contra os próprios interesses. O pecado é loucura, e os pecadores são os maiores tolos.
- Samuel anuncia sua sentença (v. 14): o reino não permaneceria por muito tempo com Saul nem com sua família; Deus havia voltado os olhos para outro, um homem segundo o coração de Deus, diferente de Saul, que insistia em fazer a própria vontade e seguir o próprio caminho.
Na prática, a sentença equivale a “Mene, tequel”; ainda parecia haver espaço para Saul se arrepender e ter a sentença revogada. Mas, depois do ato seguinte de desobediência, ela se tornou irreversível (1 Samuel 15:29). Mil vezes melhor teria sido permanecer na obscuridade, cuidando de suas jumentas, do que ser entronizado para logo ser destronado.
Mas não teria sido duro impor uma sentença tão severa a Saul e à sua casa por um único erro, que parecia tão pequeno e para o qual ele tinha tantas desculpas? Não. O Senhor é justo em todos os seus caminhos, não faz injustiça a ninguém; será reconhecido como justo quando falar e ficará claro que tem razão quando julgar. Por meio disso:
(1.) Deus mostra que nenhum pecado é pequeno, pois não existe um deus pequeno contra quem pecar. Todo pecado nos faz perder o reino dos céus, para o qual tínhamos boas perspectivas.
(2.) Mostra que desobedecer a uma ordem expressa, mesmo numa questão pequena, é uma grande afronta, como aconteceu com nossos primeiros pais.
(3.) Adverte-nos a vigiar nosso espírito: o que parece uma ofensa pequena aos olhos das pessoas pode parecer um crime grave aos olhos daquele que conhece o princípio e a disposição com que foi cometido.
(4.) Ao rejeitar Saul por um erro aparentemente pequeno, Deus faz sobressair, como por contraste, o brilho de sua misericórdia ao perdoar pecados tão grandes como os de Davi, Manassés e outros.
(5.) Aprendemos com isso como é necessário esperar continuamente em nosso Deus. Saul perdeu o reino por não ter paciência por duas ou três horas.
Versículos 15 a 23
A Condição Miserável dos Israelitas. (a.C. 1067.)
Aqui: 1. Samuel parte aborrecido. Saul assumiu o comando por conta própria e agora fica entregue a si mesmo. Samuel saiu de Gilgal (v. 15), e não parece ter orado com Saul nem lhe dado instruções.
Ao subir a Gibeá de Benjamim, cidade de Saul, Samuel deu a entender que não o havia abandonado por completo, mas esperava poder lhe fazer o bem noutra ocasião. Ou então foi à escola dos profetas que havia ali para orar por Saul, já que não julgava apropriado orar com ele.
Saul foi atrás de Samuel até Gibeá e ali reuniu o exército. Descobriu que o total era de apenas seiscentos homens (v. 15, 16). Assim, por causa de seu pecado, foram reduzidos e humilhados.
Os filisteus devastaram o país e impuseram tributos a todas as regiões vizinhas. O grosso do exército, ou o acampamento permanente, como diz a margem (v. 23), estava numa passagem estratégica em Micmás.
De lá, enviaram três grupos separados, ou destacamentos, que seguiram por diferentes caminhos para saquear a região e trazer mantimentos para o exército (v. 17, 18). Assim, a terra de Israel foi aterrorizada e empobrecida, enquanto os filisteus ganharam ânimo e enriqueceram. Foi o pecado de Israel que trouxe isso sobre o povo (Isaías 42:24).
- Os israelitas que foram a campo com Saul estavam desarmados. Tinham apenas fundas e porretes; entre eles não havia espada nem lança, salvo as de Saul e Jônatas (v. 19, 22). Veja aqui:
(1.) Quão sagazes eram os filisteus quando tinham o poder nas mãos e faziam o que queriam em Israel. Fecharam todas as forjas, levaram os ferreiros para seu próprio país e proibiram qualquer israelita, sob severas penas, de exercer o ofício ou a arte de trabalhar com bronze ou ferro, embora Israel tivesse minas abundantes desses dois metais (Deuteronômio 8:9).
Havia tanto desses metais que se dizia de Aser que seus calçados seriam de ferro e bronze (Deuteronômio 33:25). A medida dos filisteus foi astuta: assim, não só impediram os israelitas de fabricar armas de guerra, deixando-os sem prática militar e sem equipamento quando surgisse uma ocasião, como também os obrigaram a depender deles até para os instrumentos agrícolas.
Os israelitas precisavam ir até eles, isto é, a uma ou outra das guarnições espalhadas pelo país, para mandar fazer qualquer trabalho de ferro. Não lhes era permitido fazer mais do que usar uma lima (v. 20, 21); sem dúvida, os ferreiros filisteus apresentavam aos israelitas faturas pesadas pelo serviço.
(2.) Quão imprudente foi Saul, que não se empenhou, no início de seu reinado, em corrigir esse abuso. Samuel tinha boas razões para não fazê-lo: lutava com outras armas. Em resposta à sua oração, trovões e relâmpagos faziam o papel de espada e lança.
Mas Saul pretendia ser um rei como os das outras nações e, ainda assim, deixou seus soldados sem espadas e lanças e não cuidou de providenciá-las, embora pudesse ter feito isso com os despojos dos amonitas, que conquistara no início do reinado. Foi uma negligência imperdoável.
(3.) Quão indolentes e de ânimo mesquinho eram os israelitas, que permitiram que os filisteus os oprimissem assim e não pensaram nem tiveram ânimo para se defender. Já era muito ruim não haver escudo ou lança entre quarenta mil israelitas (Juízes 5:8); a situação agora não era melhor.
Não havia israelita algum com espada ao lado, exceto o rei e seu filho: nem soldado, nem mesmo um nobre. É certo que chegaram a essa condição, ou começaram a chegar, no tempo de Samuel, pois nunca o encontramos com espada ou lança na mão.
Se não tivessem perdido o ânimo, não poderiam ter sido desarmados; foi o pecado que os deixou nus, para sua vergonha.