Matthew Henry

1 Samuel 11

Argumento

Neste capítulo vemos os primeiros frutos do governo de Saul: o glorioso resgate de Jabes-Gileade das mãos dos amonitas. Que Israel não conclua daí que fez bem em pedir um rei, pois Deus poderia tê-los salvado sem um rei e o teria feito.

Antes, que admirem a bondade de Deus, que não os rejeitou quando eles o rejeitaram, e reconheçam a sabedoria dele na escolha de Saul: embora não o tenha encontrado apto, Deus o tornou apto para a grande responsabilidade a que o chamou. Também o capacitou, em certa medida, a merecer a coroa por seus serviços públicos antes que ela lhe fosse colocada na cabeça com a aprovação pública.

Aqui temos: I. A grande aflição a que os amonitas reduziram a cidade de Jabes-Gileade, do outro lado do Jordão (vv. 1-3); II. A prontidão de Saul para socorrê-la, pela qual se destacou (vv. 4-10); III. O bom êxito de sua iniciativa, pelo qual Deus o distinguiu (v. 11).

IV. A clemência de Saul para com os que se haviam oposto a ele (v. 12, 13); V. A confirmação e o reconhecimento públicos de sua eleição para o governo (v. 14, 15).

Versículos 1 a 4

A Situação Extrema de Jabes-Gileade. (a.C. 1069.)

Os amonitas eram maus vizinhos para as tribos de Israel que viviam perto deles, embora descendessem do justo Ló e, por essa razão, Israel os tratasse com cordialidade (Deuteronômio 2:19). No tempo de Jefté, ele os humilhou; agora, porém, o pecado de Israel lhes dera condições de se reerguer e vingar aquela antiga disputa.

A cidade de Jabes-Gileade havia sido destruída, muitos anos antes, pela espada de justiça de Israel, por não ter se levantado contra a perversidade de Gibeá (Juízes 21:10). Agora que fora repovoada, provavelmente pelos descendentes dos que escaparam à espada naquela ocasião, corria o risco de ser destruída pelos amonitas, como se algum destino funesto pairasse sobre o lugar.

Naás, rei de Amom (1 Crônicas 19:1), sitiou a cidade. Vejamos:

I. Os sitiados propuseram negociações (v. 1): “Faça uma aliança conosco, e nos renderemos sob certas condições e o serviremos”. Tinham perdido a virtude dos israelitas; do contrário, não teriam perdido também a coragem deles nem se rendido tão mansamente a um amonita, sem uma luta ousada em sua própria defesa.

Se não tivessem rompido a aliança com Deus e abandonado o serviço dele, não precisariam implorar uma aliança a uma nação gentia e oferecer-se para servi-la.

II. Os sitiantes lhes impuseram condições vis e bárbaras: poupariam a vida deles e os tomariam como servos, com a condição de que lhes vazassem o olho direito (v. 2). Os gileaditas aceitavam abrir mão da liberdade e dos bens para salvar a vida; se os amonitas tivessem aceitado a proposta, a questão teria sido resolvida de imediato, e os gileaditas não teriam pedido socorro.

Mas aquelas concessões abjetas tornaram os amonitas ainda mais insolentes em suas exigências. Não se contentavam em tê-los como servos; queriam também:

  1. Torturá-los e fazê-los sofrer uma dor excruciante, pois arrancar um olho causaria grande tormento.

  2. Incapacitá-los para a guerra, embora não para o trabalho, que seria uma perda para seus senhores: queriam torná-los incapazes de portar armas. Naquele tempo, os soldados lutavam com escudos na mão esquerda, que cobriam o olho esquerdo; assim, sem o olho direito, um soldado ficava praticamente cego.

  3. Lançar vergonha sobre todo o Israel, como se fosse fraco e covarde, por permitir que os habitantes de uma de suas principais cidades fossem tratados tão miseravelmente sem tentar resgatá-los.

III. Os sitiados pediram, e obtiveram, sete dias para pensar na proposta (v. 3). Se Naás não lhes tivesse concedido esse prazo, podemos supor que o horror da proposta os teria levado ao desespero; prefeririam morrer de espada na mão a render-se a inimigos tão cruéis.

Naás não imaginava que receberiam socorro em tão pouco tempo e se sentia muito seguro das vantagens que julgava ter sobre eles. Por isso, em tom de desafio, deu-lhes sete dias, para que a vergonha de Israel por não resgatá-los fosse ainda maior e seu triunfo, mais glorioso. Mas a providência fez com que a segurança de Naás se tornasse sua insensatez e ruína.

IV. A notícia chegou a Gibeá. Os homens de Jabes disseram que enviariam mensageiros a todas as regiões de Israel (v. 3), o que deixou Naás ainda mais seguro: ele pensou que isso levaria tempo e que ninguém se apressaria a socorrê-los sem um chefe comum; talvez ainda não tivesse ouvido falar do rei recém-escolhido.

Mas os mensageiros, por iniciativa própria ou por ordem de seus senhores, foram diretamente a Gibeá. Como Saul não estava lá, contaram a notícia ao povo, que começou a chorar ao ouvi-la (v. 4). Preferiam lamentar a miséria e o perigo de seus irmãos a pensar em ajudá-los; derramar lágrimas por eles em vez de derramar o próprio sangue.

Choravam porque se desesperavam de poder ajudar os homens de Jabes-Gileade e temiam que, se aquela cidade fronteiriça fosse tomada, o inimigo penetrasse no próprio coração do país, que agora parecia correr grande perigo.

Versículos 5 a 11

A Aflição de Jabes-Gileade; Saul Socorre Jabes-Gileade. (a.C. 1069.)

O que se relata aqui honra muito Saul e mostra os bons frutos do espírito diferente com que ele fora dotado. Vejamos:

I. Sua humildade. Embora tivesse sido ungido rei e aceito pelo povo, não considerou indigno conhecer o estado de seu próprio rebanho. Foi pessoalmente vê-lo e voltou à tarde com seus servos, seguindo o gado que vinha do campo (v. 5). Isso mostra que não se envaideceu com sua elevação, como tantas vezes acontece com quem sai de uma condição humilde.

A providência ainda não lhe dera trabalho de rei; ele deixara tudo a cargo de Samuel. Por isso, em vez de ficar ocioso, voltaria por ora às atividades do campo. Talvez os filhos de Belial o desprezassem ainda mais por isso, mas os virtuosos e sábios, que também apreciavam o trabalho, não pensariam menos dele.

Não lhe haviam destinado rendas para sustentar sua dignidade, e ele não queria ser um peso para o povo.

Por isso, como Paulo, trabalhava com as próprias mãos; se negligenciasse os assuntos da casa, como sustentaria a si mesmo e à família? Salomão diz que devemos cuidar bem dos rebanhos porque a coroa não dura de geração em geração (Provérbios 27:23, 24). A de Saul não duraria; por isso ele precisava prover algo mais seguro.

II. Sua preocupação com os vizinhos. Ao vê-los em lágrimas, perguntou: “Por que o povo está chorando? Digam-me, para que eu possa ajudá-los se for algo que se possa remediar; se não for, chorarei com eles”. Bons magistrados sofrem quando seus súditos choram.

III. Seu zelo pela segurança e pela honra de Israel. Quando soube da insolência dos amonitas e da aflição daquela cidade, uma mãe em Israel, o Espírito de Deus veio sobre ele e lhe despertou grandes pensamentos; sua ira se acendeu muito (v. 6).

Irritou-se com a insolência dos amonitas, com o espírito mesquinho e covarde dos homens de Jabes-Gileade e por não o terem avisado antes da incursão dos amonitas e da aflição a que provavelmente seriam reduzidos.

Irritou-se ao ver os vizinhos chorando quando seria mais adequado que se preparassem para a guerra. O fogo que então se acendeu no peito de Saul era nobre e generoso, digno de sua alta posição.

IV. A autoridade e o poder que exerceu naquela ocasião importante. Logo mostrou a Israel que, embora tivesse se recolhido à vida privada, preocupava-se com o bem público e sabia convocar homens para o campo de batalha, assim como sabia tirar o gado do campo (v. 5, 7).

Convocou todas as regiões de Israel, mostrando que seu poder ia além da própria tribo e abrangia todas as tribos, e ordenou que todos os homens aptos para a guerra se apresentassem imediatamente, armados, no ponto de encontro em Bezeque.

  1. Demonstrou modéstia ao dividir o comando com Samuel. Não queria exercer o ofício de rei sem o devido respeito ao de profeta.

  2. Foi brando na pena que ameaçou aplicar aos que desobedecessem às ordens. Cortou uma junta de bois em pedaços e enviou-os às cidades de Israel. Quanto ao homem que recusasse o serviço público, ameaçou: não “Assim será feito a ele”, mas “Assim será feito aos bois dele”.

Deus havia anunciado isso como grande castigo: “O teu boi será morto diante dos teus olhos, e dele não comerás” (Deuteronômio 28:31).

Era necessário impor alguma pena à ordem, mas essa não era nem de perto tão severa quanto a que toda a congregação aplicou numa ordem semelhante (Juízes 21:5). Saul quis mostrar que seu governo era mais brando do que aquele sob o qual haviam vivido.

A convocação fez com que a milícia, os homens treinados para a guerra, comparecesse como um só homem; a razão apresentada é que “o temor do Senhor caiu sobre eles”. Saul não queria inspirar-lhes medo de si; o temor de Deus e o respeito por aquele que fizera de Saul seu rei e deles membros uns dos outros os levaram a obedecer-lhe.

Repare: a religião e o temor de Deus fazem das pessoas bons súditos, bons soldados e bons amigos dos interesses públicos do país. Quem teme a Deus cumpre conscienciosamente seus deveres para com todos, em particular para com seus governantes.

V. Sua prudência na condução desse grande assunto (v. 8). Contou os que vieram até ele para conhecer suas forças e distribuir as tropas da melhor maneira possível, conforme o número de homens. É honra dos príncipes conhecer o número de seus soldados; mas é honra do Rei dos reis que o número de seus exércitos seja incontável (Jó 25:3).

Parece que, nessa contagem, Judá, embora tenha sido contado à parte, não impressionou: sendo uma tribo entre doze, era apenas a décima primeira parte do total, 30.330 homens, embora o ponto de encontro fosse em Bezeque, no território daquela tribo.

Faltavam-lhe homens, coragem ou zelo, qualidades pelas quais essa tribo costumava se destacar. Estava tão enfraquecida pouco antes de o cetro passar a essa tribo com Davi.

VI. Sua fé e confiança e, com base nelas, sua coragem e determinação nessa expedição.

Ao que parece, Saul enviou pelo país aqueles mesmos mensageiros que trouxeram as notícias de Jabes-Gileade para convocar a milícia; seriam fiéis e cuidadosos em sua própria causa. Agora os enviou de volta a seus conterrâneos aflitos com esta garantia, talvez animado por Samuel: “Amanhã, a esta hora, antes que o inimigo possa alegar que os sete dias terminaram, vocês serão libertados” (v. 9).

“Estejam prontos para fazer a sua parte, e nós faremos a nossa. Saiam contra os sitiantes enquanto nós os cercamos.” Saul sabia que sua causa era justa, que recebera um chamado claro e que Deus estava ao seu lado; por isso não duvidava do êxito.

Essa foi uma boa notícia para os gileaditas sitiados. Seus olhos direitos quase haviam secado de tanto chorar por suas calamidades e começavam a falhar de tanto esperar socorro; doía-lhes pensar na condenação do dia seguinte, quando olhariam pela última vez. Quanto maior a aflição, mais bem-vindo o livramento. Ao ouvirem a notícia, alegraram-se e confiaram na garantia recebida.

Também enviaram ao acampamento inimigo (v. 10) a notícia de que estariam prontos para enfrentá-lo no dia seguinte. Os inimigos entenderam que eles haviam perdido a esperança de socorro e, por isso, ficaram ainda mais despreocupados.

Se não tiveram o cuidado de enviar batedores para corrigir o próprio engano, a culpa da surpresa foi deles; os sitiados não tinham obrigação de avisá-los do socorro que esperavam.

VII. Sua diligência e dedicação intensa ao assunto. Mesmo que tivesse sido criado para a guerra desde a juventude e comandado regimentos tantas vezes quanto conduzira rebanhos, não poderia ter conduzido essa operação com mais habilidade nem mais empenho. Quando o Espírito do Senhor vem sobre as pessoas, torna-as competentes mesmo sem experiência.

Saul agora tinha sob seu comando um vasto exército, sobretudo em comparação com o costume do tempo em que Henry escrevia, e tinha diante de si uma longa marcha, de quase sessenta milhas, atravessando também o Jordão. Seu exército não tinha cavalaria; era todo de infantaria, que ele dividiu em três batalhões (v. 11). Vejamos:

  1. Com que rapidez incrível avançou contra o inimigo! Em um dia e uma noite chegou ao campo de batalha, onde seriam decididos o seu destino e o de Israel. Dera sua palavra e não a quebraria; na verdade, fez mais do que prometera.

Prometera socorro no dia seguinte, quando o sol já estivesse quente (v. 9), mas chegou antes do amanhecer, na vigília da manhã (v. 11). Deus ajuda aqueles a quem socorre bem cedo (Salmos 46:5).

  1. Com que bravura incrível atacou o inimigo! Bem cedo, enquanto os amonitas sonhavam com o triunfo que esperavam alcançar naquele dia sobre os miseráveis habitantes de Jabes-Gileade, Saul já estava no meio do exército deles antes que percebessem. Seus homens avançaram em três colunas e os cercaram por todos os lados, sem lhes dar ânimo nem tempo para resistir.

Por fim, para completar a honra de Saul, Deus coroou todas essas virtudes com o êxito. Jabes-Gileade foi resgatada, e os amonitas foram totalmente derrotados. Saul ainda tinha o dia inteiro para completar a vitória, e ela foi tão completa que os que sobreviveram à grande matança se dispersaram, sem que dois deles ficassem juntos para encorajar ou ajudar um ao outro (v. 11).

Podemos supor que Saul se empenhou ainda mais nessa operação por dois motivos:

  1. Havia algum parentesco entre a tribo de Benjamim e a cidade de Jabes-Gileade. Aquela cidade se recusara a se juntar aos demais israelitas para destruir Gibeá, atitude que fora punida como crime, mas talvez agora fosse lembrada como bondade, quando Saul, de Gibeá, veio com tanta prontidão e determinação socorrer Jabes-Gileade.

Além disso, dois terços dos benjamitas que restaram naquela época receberam mulheres daquela cidade (Juízes 21:14); assim, a maioria das mães de Benjamim era filha de Jabes-Gileade. Por isso Saul, que era benjamita, tinha especial afeição por aquela cidade, e ela retribuiu essa bondade (1 Samuel 31:11, 12).

  1. Foi a invasão dos amonitas que levou o povo a pedir um rei, como Samuel diz (1 Samuel 12:12). Se Saul não tivesse cumprido seu dever nessa expedição, teria frustrado as expectativas do povo e perdido para sempre o respeito dele.

Versículos 12 a 14

Sacrifícios Oferecidos a Deus. (a.C. 1069.)

Vemos aqui como foi aproveitada a gloriosa vitória que Saul alcançara. Não se trata do proveito que dela tiraram fora de casa, embora possamos dar por certo que os homens de Jabes-Gileade, tendo por pouco salvado o olho direito, enxergariam com ele a oportunidade de vingar-se daqueles inimigos cruéis e incapacitá-los para que nunca mais os afligissem da mesma maneira.

Agora se vingariam dos amonitas pelos olhos direitos que haviam sido condenados a perder, como Sansão se vingou dos filisteus pelos dois olhos que lhe vazaram (Juízes 16:28). O relato aqui, porém, é de como aproveitaram a vitória em seu próprio país.

I. O povo aproveitou a ocasião para demonstrar seu zelo pela honra de Saul e o ressentimento pelas afrontas que lhe haviam feito. Ao que parece, Samuel estava presente, não na batalha — era longe demais para ele marchar —, mas para recebê-los quando voltaram vitoriosos.

Foi a ele, como juiz, que fizeram a proposta, pois sabiam que Saul não julgaria a própria causa: que os filhos de Belial que não queriam que Saul reinasse sobre eles fossem trazidos à presença do povo e mortos (v. 12). A boa sorte de Saul, como os insensatos costumam chamá-la, confirmou seu direito ao trono mais do que sua escolha por sorteio ou a unção de Samuel.

Não tiveram coragem de pedir que seus opositores fossem processados quando Saul ainda parecia insignificante; agora que a vitória o fazia parecer grande, nada os satisfaria senão a morte deles.

II. Saul aproveitou a ocasião para dar novas provas de clemência e, sem esperar a resposta de Samuel, rejeitou pessoalmente a proposta (v. 13): “Hoje ninguém será morto”, nem mesmo aqueles homens maus que o haviam insultado e, com isso, afrontado o próprio Deus.

  1. Porque era um dia de alegria e triunfo: “Hoje o Senhor trouxe salvação a Israel”.

“Já que Deus fora tão bom com todos nós, não sejamos duros uns com os outros. Agora que Deus alegrou o coração de Israel em geral, não entristeçamos o coração de nenhum israelita em particular.”

  1. Porque Saul esperava que a obra daquele dia os tivesse levado a uma disposição melhor. Agora estavam convencidos de que aquele homem, sob Deus, podia salvá-los e honravam quem antes haviam desprezado. Se mudassem de atitude, ele estaria a salvo de qualquer oposição deles, e o objetivo teria sido alcançado.

Transformar um inimigo em amigo nos traz mais vantagem do que matá-lo. Todo bom príncipe considera que seu poder serve para edificar, não para destruir.

III. Samuel aproveitou a ocasião para convocar o povo diante do Senhor, em Gilgal (v. 14, 15).

  1. Para que agradecessem publicamente a Deus pela vitória recente. Ali celebraram com grande alegria e ofereceram sacrifícios pacíficos, reconhecendo Deus como autor de todos os seus êxitos, para que ele recebesse o louvor por aquilo que lhes dera para desfrutar.

  2. Para que confirmassem Saul no governo de maneira mais solene do que antes, impedindo-o de voltar à obscuridade. Samuel quis renovar o reino: ele renovaria sua renúncia ao governo, e o povo, sua aprovação. Assim, em conformidade com a escolha divina — ou, melhor, em reconhecimento dela —, fizeram de Saul rei, tornando próprio ato e decisão submeter-se a ele.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra