1 Reis 20
Argumento
Este capítulo conta a guerra entre Ben-Hadade, rei da Síria, e Acabe, rei de Israel, na qual Acabe saiu vitorioso uma vez e outra. Não lemos nada sobre Elias ou Eliseu em toda esta história.
É provável que a ira de Jezabel tivesse diminuído e que a perseguição aos profetas começasse a arrefecer. Elias aproveitou essa trégua de paz. Ele não apareceu na corte, mas soube que havia em Israel muitos milhares de pessoas fiéis, mais do que imaginava.
Como podemos supor, dedicou-se a fundar casas religiosas, escolas ou colégios de profetas em várias partes do país. Essas instituições seriam viveiros de religião que ajudariam a reformar a nação quando o trono e a corte não se reformassem.
Enquanto Elias se ocupava disso, Deus favoreceu a nação com as vitórias que lemos aqui. Elas foram ainda mais notáveis por terem sido alcançadas contra Ben-Hadade, rei da Síria, cujo sucessor, Hazael, estava destinado a ser um flagelo para Israel.
Em breve os israelitas sofreriam nas mãos dos sírios, mas agora triunfaram sobre eles para que, se possível, a bondade de Deus os levasse ao arrependimento. Temos aqui: I. A incursão de Ben-Hadade contra Israel e sua exigência insolente (vv. 1-11). II. A derrota que Acabe lhe infligiu, encorajado e orientado por um profeta (vv. 12-21).
III. A nova investida dos sírios e a segunda derrota que Acabe lhes infligiu (vv. 22-30). IV. A aliança de paz que Acabe fez com Ben-Hadade, quando o tinha à sua mercê (vv. 31-34), pela qual um profeta o repreendeu e ameaçou (vv. 35-43).
Versículos 1 a 11
A Exigência Insolente de Ben-Hadade. (a.C. 900.)
Temos aqui: I. A ameaçadora incursão que Ben-Hadade fez contra o reino de Acabe e o cerco que impôs a Samaria, sua cidade real (v. 1). Não nos dizem qual foi a causa da disputa; a ganância e a ambição eram o princípio, e nunca lhes faltaria algum pretexto.
Davi havia subjugado por completo os sírios e os feito tributários de Israel, mas a apostasia de Israel em relação a Deus voltou a torná-los temíveis. Asa havia incitado os sírios a invadir Israel certa vez (1 Reis 15:18-20), e agora eles o fizeram por iniciativa própria.
É perigoso trazer uma força estrangeira para dentro do país: a posteridade pode pagar caro por isso. Ben-Hadade tinha consigo trinta e dois reis, tributários obrigados por dever a acompanhá-lo ou confederados obrigados por interesse a ajudá-lo.
Como o título de rei valia pouco quando todos esses pobres governantes insignificantes também o reivindicavam!
II. A negociação entre os dois reis. Certamente a defesa de Israel havia se afastado deles; do contrário, os sírios não teriam marchado tão facilmente e com tão pouca resistência até Samaria, a cabeça e o coração do país.
Era uma cidade construída havia pouco tempo e, portanto, podemos supor, pouco fortificada, pronta a cair nas mãos dos invasores. Ambos os lados sabiam disso, e por isso:
- O espírito orgulhoso de Ben-Hadade enviou a Acabe uma exigência muito insolente (v. 2, 3).
Soou-se um chamado para parlamentar e, podemos supor, um mensageiro foi enviado à cidade para informar Acabe de que ele levantaria o cerco se Acabe se tornasse seu vassalo (ou melhor, seu escravo), lhe pagasse tributo com o que possuía e lhe cedesse seu título, mantendo tudo à disposição de Ben-Hadade, até mesmo suas mulheres e seus filhos, os mais formosos deles.
A maneira de dizer foi escolhida para atormentá-los: “Tudo será meu, sem exceção”.
- O espírito abatido de Acabe enviou a Ben-Hadade uma submissão vergonhosa. Embora fosse genérica — ele não podia mencionar os pormenores da rendição com tanto prazer quanto Ben-Hadade sentira ao fazer a exigência —, ela foi efetiva: “Sou teu, e tudo o que tenho” (v. 4).
Veja o efeito do pecado. (1.) Se Acabe não tivesse provocado Deus, pelo pecado, a afastar-se dele, Ben-Hadade não poderia ter feito uma exigência como essa. O pecado leva as pessoas a tais apertos, retirando-as da proteção divina. Se Deus não puder nos governar, nossos inimigos o farão.
Quem se rebela contra Deus se torna escravo de todos os demais. Acabe havia preparado sua prata e seu ouro para Baal (Oseias 2:8).
Portanto, é justo que lhe sejam tirados; tal alienação equivale a um confisco. (2.) Se Acabe não tivesse, pelo pecado, ferido a própria consciência e posto a consciência contra si, não poderia ter feito uma rendição tão vil. A culpa tira o ânimo das pessoas e as torna covardes.
Ele sabia que Baal não podia ajudá-lo e não tinha razão para pensar que Deus o faria; por isso, aceitou comprar a vida em quaisquer condições. Dará a própria pele e tudo o que lhe é precioso por ela; antes viverá como mendigo do que morrer como príncipe.
- O espírito orgulhoso de Ben-Hadade se engrandeceu com a submissão de Acabe e se tornou ainda mais insolente e imperioso (v. 5, 6). Acabe havia posto tudo aos pés de Ben-Hadade, à sua mercê, esperando que um rei tratasse outro com generosidade.
Pensou que o reconhecimento da soberania de Ben-Hadade o satisfaria; aquela honra bastaria por ora, e ele poderia usá-la depois, se julgasse necessário (Satis est prostrasse leoni — Basta ter prostrado a vítima diante do leão).
Mas isso não lhe bastou. (1.) Ben-Hadade era tão ganancioso quanto orgulhoso e não podia partir sem tomar posse, além de exercer domínio. Não lhe bastava chamar de seu; queria ter tudo nas mãos. Não permitiria sequer que Acabe continuasse usando os próprios bens por mais um dia. (2.) Era tão rancoroso quanto arrogante.
Se tivesse vindo pessoalmente escolher o que desejava, teria demonstrado algum respeito a um rei coroado; mas mandaria seus servos insultar o príncipe, intimidá-lo, saquear o palácio e despojá-lo de todos os ornamentos.
Para atormentar Acabe ainda mais, ordenaria que levassem não só o que quisessem, mas também as pessoas e coisas de que soubessem que ele gostava especialmente: “Tudo o que for agradável aos teus olhos, eles levarão”.
Muitas vezes somos contrariados justamente naquilo que mais estimamos; e o que nos é mais querido costuma ser o menos seguro. (3.) Ben-Hadade era tão irrazoável quanto injusto.
Interpretaria a rendição feita por Acabe em nome próprio como se tivesse sido feita também em nome de todos os seus súditos e os queria igualmente à sua mercê: “Eles revistarão não só a tua casa, mas também as casas dos teus servos, e as saquearão à vontade”.
Bendito seja Deus pela paz e pela propriedade, e por podermos chamar de nosso aquilo que temos.
- O abatido espírito de Acabe começou a se erguer diante dessa insolência crescente. Se não se tornou corajoso, ao menos se tornou desesperado e preferiu arriscar a vida a entregar tudo daquela maneira. (1.) Ele consultou seu conselho particular, que o encorajou a resistir.
Falou sem firmeza (v. 7), perguntando se Ben-Hadade não era um inimigo irrazoável e se não procurava causar dano. O que poderia esperar de alguém que, sem qualquer provocação, invadira seu país e sitiara a capital? Acabe lhes contou como já havia cedido e pediu conselho sobre o que fazer naquele aperto.
Eles falaram com coragem: “Não lhe dê ouvidos, nem consinta” (v. 8), prometendo sem dúvida apoiá-lo na recusa. (2.) Ainda assim, ele se expressou com muita moderação ao negar (v. 9). Reconheceu o domínio de Ben-Hadade sobre si: “Digam ao meu senhor, o rei: não pretendo ofendê-lo nem voltar atrás na rendição que já fiz.
Cumprirei o que ofereci de início, mas não posso fazer isso; não devo entregar o que não me pertence”. Foi uma humilhação para Ben-Hadade que até um espírito tão abjeto quanto o de Acabe ousasse negá-lo. Mas, pelo modo como Acabe se expressou, parece que não teria ousado fazê-lo se seu povo não o tivesse animado.
- Ben-Hadade jurou, com orgulho, arruinar Samaria. As ondas ameaçadoras de sua cólera, ao encontrar essa resistência, se enfureceram, espumaram e rugiram. Em sua fúria, invocou a impotente vingança de seus deuses, caso a poeira de Samaria não desse punhados para todo o seu exército (v. 10).
Seu exército era tão numeroso e decidido, e ele estava tão confiante na vitória, que conquistaria a cidade com a mesma facilidade com que apanharia um punhado de pó. Levaria tudo, até o chão sobre o qual a cidade se erguia.
Assim eram a confiança de seu orgulho e a crueldade de seu rancor; isso preparava sua ruína, embora aquele príncipe e aquele povo não fossem dignos de ver a satisfação de presenciar sua derrota.
- Acabe enviou uma repreensão razoável à presunção de Ben-Hadade.
Não ousou desafiar suas ameaças; apenas lhe lembrou as reviravoltas incertas da guerra (v. 11): “Não se gabe da vitória quem começa uma guerra e está cingindo a espada, a armadura e o equipamento; não pense que ela já é certa, como se tivesse acabado de tirá-los e voltasse para casa como vencedor”.
Essa foi uma das palavras mais sábias que Acabe jamais disse e é um bom conselho para todos nós: é tolice vangloriar-se de qualquer dia antes que chegue, pois não sabemos o que ele trará (Provérbios 27:1), e muito mais tolo é vangloriar-se de um dia de batalha, que pode voltar-se tanto contra nós quanto esperamos que seja a nosso favor.
É imprudente desprezar um inimigo, e a certeza excessiva da vitória é um caminho para a derrota. Apliquemos isso às nossas lutas espirituais. Pedro caiu por causa de sua confiança. Enquanto estamos aqui, apenas cingimos o equipamento de guerra; por isso, nunca devemos nos vangloriar como se já o tivéssemos tirado.
Feliz é quem teme sempre e nunca deixa de vigiar.
Versículos 12 a 21
A Derrota de Ben-Hadade. (a.C. 900.)
Como a negociação entre os sitiantes e os sitiados foi interrompida de repente, temos aqui o relato da batalha que se seguiu imediatamente.
I. Os sírios, que sitiavam a cidade, recebiam ordens de um rei embriagado. Ele dava comandos enquanto bebia (v. 12), embriagando-se com os reis nos pavilhões (v. 16), e isso ao meio-dia. Desde tempos antigos, os exércitos e seus oficiais se entregam ao pecado da embriaguez.
Portanto, não diga que os dias passados eram melhores nesse aspecto, embora estes já sejam ruins o bastante. Se não estivesse tão seguro de si, Ben-Hadade não teria se sentado para beber; e, se não estivesse embriagado, não teria se sentido tão seguro.
No mundo antigo, a segurança e a sensualidade andavam juntas, assim como em Sodoma (Lucas 17:26 e seguintes). A embriaguez de Ben-Hadade, como a de Belsazar, foi prenúncio de sua queda (Daniel 5).
Como poderia prosperar um rei que preferia o prazer ao dever e mantinha os outros reis bebendo com ele, quando deveriam estar em seus postos para lutar em seu favor? Embriagado, 1.
Mandou cercar a cidade, posicionar as máquinas e preparar tudo para o ataque geral (v. 12), mas não saiu de seu círculo de bebedeira para verificar se a ordem era cumprida. “Ai de ti, ó terra, cujo rei é uma criança!”. 2.
Quando os sitiados fizeram uma incursão — e, a essa altura, Ben-Hadade já estava muito embriagado —, ordenou que os capturassem vivos (v. 18), em vez de matá-los, o que seria mais fácil e seguro. Queria prendê-los, dando-lhes a oportunidade de matar os atacantes.
Foi imprudente nas ordens que deu e injusto ao mandar que fossem presos, embora tivessem vindo propor paz e renovar a negociação. Assim, como é comum, ele bebe e se esquece da lei, tanto da estratégia quanto da justiça da guerra.
II. Os israelitas, que estavam sitiados, receberam suas instruções de um profeta inspirado, um dos profetas do Senhor, que Acabe havia odiado e perseguido: “E eis que um profeta, apenas um, se aproximou do rei de Israel”; assim se pode ler (v. 13).
- Veja e admire que Deus tenha enviado um profeta com uma mensagem bondosa e graciosa a um príncipe tão perverso quanto Acabe. Fez isso: (1.) por amor ao seu povo Israel.
Embora tivesse degenerado perversamente, ainda era a descendência de Abraão, seu amigo, e de Jacó, seu escolhido; era o povo da aliança, ainda não rejeitado. (2.) Para magnificar a sua misericórdia ao fazer o bem a alguém tão mau e ingrato, a fim de talvez levá-lo ao arrependimento ou deixá-lo ainda mais indesculpável. (3.) Para humilhar o orgulho de Ben-Hadade e conter sua insolência.
A idolatria de Acabe seria punida mais tarde, mas a arrogância de Ben-Hadade seria repreendida agora, pois Deus resiste aos orgulhosos e se agrada em dizer que teme a cólera do inimigo (Deuteronômio 32:26, 27).
Talvez não houvesse em Samaria outro profeta além daquele, e ele se aproximou com essa mensagem, o que sugere que fora obrigado a manter-se afastado. Acabe, em sua prosperidade, não teria suportado vê-lo; agora, porém, acolhe-o, pois nenhum dos profetas dos bosques pode ajudá-lo.
Ele não procurou um profeta do Senhor, mas Deus lhe enviou um sem que pedisse, pois Deus espera para ser bondoso.
- O profeta faz duas coisas: (1.) Anima Acabe com a certeza da vitória, algo que todos os anciãos de Israel não poderiam lhe dar (v. 8), embora prometessem apoiá-lo.
Esse profeta, cujo nome não é mencionado, pois falava em nome de Deus, anuncia-lhe da parte do Senhor que naquele mesmo dia o cerco seria levantado e o exército sírio derrotado (v. 13).
Quando o profeta disse “Assim diz o Senhor”, podemos supor que Acabe começou a tremer, esperando uma mensagem de ira; mas recobrou o ânimo quando ela se revelou graciosa. O profeta lhe diz como deve usar essa reviravolta abençoada: “Você saberá que eu sou Jeová, o Senhor soberano de todos”.
Deus ter predito algo tão improvável provou que ele próprio o faria. (2.) Instrui Acabe sobre o que fazer para alcançar a vitória. [1.] Ele não devia esperar até que o inimigo o atacasse; devia sair contra eles e surpreendê-los nas trincheiras. [2.] Os encarregados seriam os jovens dos príncipes das províncias, os pajens e os criados.
Eram poucos, apenas 232, totalmente inexperientes na guerra e os menos indicados para uma tentativa tão ousada. Ainda assim, seriam eles que a realizariam: coisas fracas e insensatas serviriam para confundir os sábios e fortes.
Assim, enquanto a vanglória de Ben-Hadade seria punida, a de Acabe seria impedida, e ficaria evidente que a excelência do poder vem de Deus. [3.] Acabe devia demonstrar sua confiança na palavra de Deus dando ordens pessoalmente, embora, aos olhos da razão, se expusesse ao maior perigo.
Mas convém que aqueles que recebem os benefícios das promessas de Deus se lancem a elas. [4.] Ainda assim, foi-lhe permitido usar as outras forças que tinha à mão para completar o ataque depois que os jovens abrissem caminho. Todos os que estavam em Samaria ou ao alcance de Acabe não passavam de sete mil homens (v. 15).
É notável que esse número seja igual ao dos que não dobraram os joelhos diante de Baal (1 Reis 19:18), embora provavelmente não fossem os mesmos homens.
III. O desfecho correspondeu ao que fora anunciado. Os sírios orgulhosos foram derrotados, e os israelitas pobres e desprezados foram mais que vencedores. Os jovens deram o alarme aos sírios perto do meio-dia, na hora do almoço, apoiados pela pequena força que tinham (v. 16).
Ben-Hadade os desprezara de início (v. 18), mas, depois que cada um matou seu homem com bravura e destreza sem igual e desorganizou o exército, aquele orgulhoso não ousou enfrentá-los. Montou imediatamente, ainda embriagado, e fugiu o mais depressa que pôde (v. 20).
Veja como Deus tira o ânimo dos príncipes e se torna temível aos reis da terra. Onde estavam agora a prata e o ouro que Ben-Hadade exigira de Acabe? E os punhados de pó de Samaria? Os que se sentem mais seguros costumam ser os menos corajosos. Acabe não deixou de aproveitar essa vantagem e matou muitos sírios (v. 21).
Repare: muitas vezes Deus faz de um perverso o flagelo de outro.
Versículos 22 a 30
A Insensatez de Acabe Repreendida. (a.C. 900.)
Temos aqui o relato de outra campanha vitoriosa que Acabe, com o auxílio divino, empreendeu contra os sírios, infligindo-lhes uma derrota maior que a anterior. Estranho! Acabe era idólatra e, ainda assim, vitorioso; perseguidor e, ainda assim, conquistador!
Deus tem propósitos sábios e santos ao permitir que os perversos prosperem e, por meio disso, glorifica o próprio nome.
I. Um profeta adverte Acabe que se prepare para outra guerra (v. 22). Ao que parece, Acabe estava despreocupado e olhava pouco adiante.
Quem não se importa com a própria alma muitas vezes também não se importa com os assuntos exteriores; mas o profeta, a quem Deus revelou os planos seguintes dos sírios, contou-lhe que eles renovariam a tentativa na volta do ano, esperando recuperar a honra perdida e vingar o golpe que haviam sofrido.
Por isso, mandou Acabe fortalecer-se, pôr-se em posição defensiva e preparar-se para recebê-los com vigor. Deus havia decretado o desfecho, mas Acabe precisava usar os meios; do contrário, estaria tentando a Deus: “Ajude a si mesmo, fortaleça-se, e Deus o ajudará e fortalecerá”.
Os inimigos do Israel de Deus são incansáveis em sua maldade. Embora às vezes tomem fôlego, continuam soltando ameaças e matança contra a igreja. Devemos sempre esperar ataques de nossos inimigos espirituais e, por isso, ficar atentos e observar nosso proceder.
II. Os que cercavam Ben-Hadade o aconselharam sobre as operações da próxima campanha. 1. Aconselharam-no a mudar de terreno (v. 23). Deram por certo que não fora Israel, mas os deuses de Israel, que os haviam derrotado — tamanha era a consideração geral pelas forças invisíveis naquela época.
Mas falaram com grande ignorância a respeito de Jeová. Imaginaram que ele era plural, embora seja um só e um só seja o seu nome; que era apenas o Deus de Israel, uma divindade local própria daquela nação, embora seja o Criador e governador do mundo inteiro; e que era Deus somente das montanhas.
Davi, seu grande profeta, dissera: “Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro” (Salmos 121:1); que seu fundamento estava no monte santo (Salmos 87:1; 78:54); e muito se dizia sobre seu monte santo (Salmos 15:1; 24:3).
Imaginando-o semelhante aos deuses que inventavam, pensaram que ele estivesse confinado às montanhas e não pudesse ou não quisesse descer delas. Assim, um exército no vale escaparia à sua atenção e à sua proteção. Quão vãs eram as imaginações dos gentios a respeito de Deus!
Seus corações insensatos estavam tão profundamente obscurecidos que, dizendo-se sábios, tornaram-se tolos.
- Aconselharam Ben-Hadade a trocar seus oficiais (v. 24, 25). Não deveria empregar os reis, comandantes por nascimento, mas capitães, que comandavam por mérito, estavam habituados à guerra, não se preocupavam em ostentar-se como reis e levariam o trabalho até o fim.
Que cada um seja empregado no que aprendeu e a que está acostumado, e seja preferido para aquilo que sabe fazer. A Síria, ao que parece, era rica e populosa, pois conseguiu fornecer reforços suficientes, apesar da grande derrota: cavalos por cavalos, carros por carros.
III. Os dois exércitos foram para o campo de batalha. Ben-Hadade e seus sírios acamparam perto de Afeca, no território de Aser. É provável que Afeca fosse uma cidade sob seu domínio, uma das que seu pai havia conquistado (v. 34). A região ao redor era plana e adequada ao propósito dele (v. 26).
Acabe posicionou suas forças a certa distância, diante deles (v. 27). A diferença entre os números era extraordinária. Os israelitas, divididos em dois grupos, pareciam dois pequenos rebanhos de cabritos: eram poucos, tinham equipamento humilde e pareciam desprezíveis.
Os sírios, por sua vez, enchiam o país com sua multidão, seu barulho, seus carros, veículos e bagagem.
IV. Acabe é encorajado a lutar contra os sírios, apesar das vantagens e da confiança deles. Um homem de Deus foi enviado para dizer que todo aquele numeroso exército seria entregue em suas mãos (v. 28), mas não por mérito de Acabe; fique sabendo que ele era totalmente indigno daquilo que Deus faria.
Deus não agiria porque Acabe o tivesse louvado ou orado a ele — não lemos que tenha feito nenhuma das duas coisas —, mas porque os sírios haviam blasfemado contra Deus, dizendo que ele era Deus das montanhas, mas não dos vales. Por isso, Deus agiria em defesa própria e para preservar a honra de seu nome.
Se os sírios tivessem dito: “Acabe e seu povo se esqueceram de Deus e, assim, saíram de sua proteção; portanto, podemos nos arriscar a atacá-los”, Deus provavelmente teria entregue Israel nas mãos deles.
Mas, ao presumirem algo tão ofensivo à onipotência divina e à honra daquele que é Senhor de todos os exércitos — não só nas montanhas e nos vales, mas no céu e na terra, algo que eles ignoravam de propósito —, seriam desenganados à custa daquele vasto exército que tanto os orgulhava e em que tanto confiavam.
V. Depois de se encararem durante sete dias — provavelmente os sírios se vangloriando e os israelitas tremendo —, os exércitos se enfrentaram, e os sírios foram completamente derrotados. Cem mil homens foram mortos pela espada de Israel no campo de batalha (v. 29).
Outros 27 mil, que se julgavam seguros sob os muros de Afeca, cidade fortificada de onde os arqueiros poderiam hostilizar o inimigo caso ele os perseguisse (2 Samuel 11:24), encontraram a morte onde esperavam proteção. O muro desabou sobre eles, provavelmente derrubado por um terremoto.
Como as cidades de Canaã tinham muralhas que chegavam ao céu, o desabamento atingiu uma grande área; todos morreram, ficaram feridos ou foram dominados pelo pavor. Ben-Hadade, que pensava que a cidade de Afeca resistiria aos vencedores, viu que seus muros haviam caído e que o restante de suas forças estava desanimado e disperso.
Só lhe restava esconder-se para salvar a vida, então se escondeu num quarto dentro de outro quarto, para que os perseguidores não o encontrassem. Veja como a maior confiança muitas vezes termina na maior covardia.
“Agora, o Deus de Israel é Deus dos vales ou não?” Ele saberia então, pois foi obrigado a se esconder num aposento interior (1 Reis 22:25).
Versículos 31 a 43
Temos aqui o relato do que aconteceu depois da vitória que Israel obteve sobre os sírios.
I. A submissão dócil e vil de Ben-Hadade. Mesmo no quarto interior, ele estava com medo e, se pudesse, teria fugido ainda mais longe, embora ninguém o perseguisse.
Seus servos, vendo que eles e seu senhor estavam reduzidos ao extremo, aconselharam que se rendessem sem condições e se apresentassem a Acabe como prisioneiros e suplicantes, implorando pela vida (v. 31). Os servos arriscariam a vida e seriam os primeiros a se aventurar; o senhor agiria conforme o resultado.
O que os levou a tomar esse caminho foi a grande reputação dos reis de Israel por sua clemência, superior à dos reis vizinhos: “Ouvimos dizer que são reis misericordiosos, que não oprimem os súditos sob seu poder” — segundo os padrões dos governos de então, Israel tinha um dos regimes mais brandos — “e, por isso, não são cruéis com os inimigos quando estes estão à sua mercê”.
Talvez tivessem essa opinião dos reis de Israel porque ouviram que o Deus de Israel proclamava seu nome como gracioso e misericordioso e concluíram que seus reis fariam dele o modelo. Foi uma honra para os reis de Israel serem assim representados. De fato, todo israelita se apresenta como convém quando se reveste de misericórdia.
“São reis misericordiosos; portanto, podemos esperar misericórdia se nos submetermos.” Esse é o encorajamento que pecadores aflitos têm para se arrepender e se humilhar diante de Deus: “Não ouvimos que o Deus de Israel é misericordioso? Não o comprovamos? Portanto, rasguemos o coração e voltemos para ele” (Joel 2:13).
O arrependimento evangélico nasce da compreensão da misericórdia de Deus em Cristo; nele há perdão. Os servos de Ben-Hadade se propuseram a apresentar duas coisas a Acabe: 1. O senhor como penitente.
Cingiram os próprios lombos com pano de saco, como os que choram, e puseram cordas na própria cabeça, como aos criminosos condenados que vão para a execução. Fingiam lamentar que ele tivesse invadido o país e perturbado a paz de Acabe, reconhecendo que merecia ser enforcado por isso.
Agora estavam prontos a fazer penitência e lançar-se aos pés daquele a quem haviam prejudicado. Muitos fingem arrepender-se do mal que fizeram quando ele não dá certo; se tivessem prosperado, teriam justificado e celebrado seus atos.
- Apresentaram o senhor como um mendigo, suplicando pela própria vida. “Teu servo Ben-Hadade diz: ‘Peço-te que me deixes viver’” (v. 32).
“Ainda que eu viva como exilado permanente longe do meu país e cativo neste, deixa-me viver, sejam quais forem as condições.” Que grande mudança! (1.) Em sua condição: como caiu das alturas do poder e da prosperidade às profundezas da desonra e da aflição, com todas as misérias da pobreza e da escravidão!
Veja a instabilidade dos assuntos humanos: estão sujeitos a tantas reviravoltas que o raio que estava no alto pode logo ficar embaixo. (2.) Em seu temperamento: no começo do capítulo, ele fazia ameaças, jurava e se gabava; suas exigências eram as mais arrogantes. Agora se encolhe e choraminga; ninguém faz pedidos mais humildes!
Como implora pela vida diante daquele sobre quem antes pisoteava! Os mais orgulhosos na prosperidade costumam ser os mais abatidos na adversidade; um espírito equilibrado permanece igual nas duas condições. Veja como Deus se glorifica ao olhar os orgulhosos, humilhá-los e escondê-los juntos no pó (Jó 40:11-13).
II. Acabe aceita insensatamente a submissão de Ben-Hadade e, de repente, faz uma aliança com ele. Acabe se orgulhou de receber homenagens daquele a quem temera e perguntou com grande ternura: “Ele ainda está vivo? É meu irmão”; isto é, irmão-rei, embora não irmão israelita.
Acabe valorizava mais sua realeza do que sua religião e avaliava os outros pelo mesmo critério. “Ele é teu irmão, Acabe? Ele te tratou como irmão quando te enviou aquela mensagem bárbara? (v. 5, 6). Teria chamado você de irmão se tivesse vencido? Teria agora se chamado teu servo se não estivesse no maior aperto?
Você pode deixar que se aproveitem de você com uma submissão forçada e fingida?” Eles se agarraram à palavra “irmão” (v. 33) e, com isso, ganharam coragem para ir buscar Ben-Hadade e levá-lo ao rei. Quem o chama de irmão permitirá que viva.
Que os pobres penitentes ouçam Deus, em sua palavra, chamando-os de filhos (Jeremias 31:20), acolham essa palavra, repitam-na e o chamem de Pai.
Depois de se submeter, Ben-Hadade não só foi conduzido com honra — Acabe o fez subir em seu carro — como também foi tratado como aliado (v. 34). Acabe fez uma aliança com ele sem consultar os profetas de Deus, os anciãos da terra ou a si mesmo sobre o que seria justo exigir.
Como se Ben-Hadade tivesse sido o vencedor, este pôde impor as próprias condições. Acabe poderia ter exigido algumas cidades de Ben-Hadade, pois todas estavam à mercê de seu exército vitorioso; mas se contentou com a devolução das que eram suas.
Poderia ter exigido os depósitos, tesouros e arsenais de Damasco para aumentar a riqueza e a força de seu reino; mas se contentou com uma permissão insignificante para construir ruas em Damasco às próprias custas, uma questão de honra sem vantagem alguma, ou no máximo tão vantajosa quanto o que os reis da Síria já tinham em Samaria, embora nunca tivessem tido poder suficiente para exigir mais.
Acabe o mandou embora com essa aliança, sem sequer repreendê-lo pelas blasfêmias contra o Deus de Israel, cuja honra não lhe importava. Repare: há pessoas a quem a prosperidade faz mal; não sabem usar seus benefícios para servir a Deus, à própria geração ou sequer aos verdadeiros interesses delas.
Que se mostre favor ao perverso, ainda assim ele não aprenderá a justiça.
III. Um profeta repreende Acabe por sua clemência para com Ben-Hadade e pela aliança que fez com ele. O profeta lhe falou em nome do Senhor; os judeus dizem que era Micaías, e isso é provável, pois Acabe se queixou dele (1 Reis 22:8), dizendo que costumava profetizar o mal contra ele.
O profeta quis repreender Acabe por meio de uma parábola, obrigando-o a condenar a si mesmo, como Natã e a mulher de Tecoa fizeram com Davi. Para tornar a parábola mais convincente, achou necessário apresentar-se como um soldado ferido.
- Ele se feriu com alguma dificuldade, pois não queria fazê-lo com as próprias mãos. Ordenou a um de seus irmãos profetas — isto é, seu vizinho ou companheiro, pois esse é o sentido da palavra — que o golpeasse, em nome de Deus (v. 35), mas o homem não estava tão disposto a dar o golpe quanto o profeta a recebê-lo: recusou-se a feri-lo.
Pensou que já havia gente bastante pronta a ferir os profetas; não precisavam ferir uns aos outros. Não podemos deixar de pensar que ele recusou por um bom princípio: “Se isso precisa ser feito, que outro faça, não eu; não consigo encontrar disposição para ferir meu amigo”.
Os bons podem receber um golpe injusto com muito mais facilidade do que dá-lo. Contudo, por desobedecer a uma ordem expressa de Deus — o que seria ainda pior se ele mesmo fosse profeta —, foi logo morto por um leão, como aconteceu com aquele outro profeta desobediente (1 Reis 13:24; v. 36).
Isso pretendia mostrar, em geral, como a desobediência provoca a Deus (Colossenses 3:6), e também indicar a Acabe, a quem sem dúvida contaram o caso, o seguinte: se um bom profeta foi punido assim por poupar alguém que era seu amigo e amigo de Deus, quando Deus disse “Fira”, quanto mais severamente mereceria ser punido um rei perverso que poupou o inimigo de Deus, quando Deus disse “Fira”!
Pode um mortal alegar ser mais justo que Deus, mais puro ou mais compassivo que o seu Criador? Devemos ser misericordiosos como ele é, e não de outra maneira. O próximo homem que o profeta encontrou não hesitou em feri-lo. “Quem pede uma injúria não é injustiçado por ela” (Volenti non fit injuria).
O homem o golpeou de tal modo que o feriu (v. 37), provavelmente fazendo seu rosto sangrar.
- Ferido e disfarçado com cinzas para não ser reconhecido como profeta, ele procurou o rei com uma história em que se atribuía um crime semelhante ao que Acabe acabara de cometer ao poupar Ben-Hadade. Esperou que o rei julgasse o caso.
Resumindo: um homem lhe confiara um prisioneiro capturado na batalha — podemos supor que fosse seu superior — e ordenara: “Se o prisioneiro desaparecer, a tua vida responderá pela vida dele” (v. 39). Por descuido, o prisioneiro escapara.
O tribunal da consciência do rei poderia livrá-lo da acusação de seu comandante, que exigia sua vida em lugar da do prisioneiro? “De modo algum”, disse o rei. “Você não devia ter aceitado essa responsabilidade ou deveria ter sido mais cuidadoso e fiel.
Não há remédio (Currat lex — que a lei siga seu curso); você perdeu a garantia que deu, e a sentença deve ser executada. Assim será o seu destino; você mesmo o determinou.”
O profeta conseguiu o que queria: tirou o disfarce e foi reconhecido pelo próprio Acabe como profeta (v. 41). Então lhe disse claramente: “Você é esse homem. Essa é a minha sentença? Não, é a sua; você mesmo a determinou. Da sua própria boca vem a sua condenação.
Deus, seu superior e comandante-chefe, entregou em suas mãos um homem claramente destinado à destruição, tanto por seu próprio orgulho quanto pela providência divina. Você não o perdeu por descuido; dispensou-o de propósito e por vontade própria. Foi, portanto, infiel ao encargo que recebeu e anulou o propósito da sua vitória.
Não espere outra coisa: sua vida responderá pela vida daquele que poupou” — e assim aconteceu (1 Reis 22:35) — “e seu povo, pela vida do povo dele, que você também poupou”, como lhes aconteceria mais tarde (2 Reis 10:32, 33). Quando os outros pecados os derrubaram, este também entrou na conta.
Há um momento em que poupar a espada e não derramar sangue é fazer a obra do Senhor com falsidade (Jeremias 48:10). A compaixão insensata arruína a cidade.
- Acabe reagiu mal à repreensão. Foi para casa abatido e irritado (v. 43), sem arrependimento verdadeiro e sem procurar desfazer o que fizera de errado.
Ficou furioso com o profeta e exasperado contra Deus, como se a sentença contra ele tivesse sido severa demais; também ficou irritado consigo mesmo, descontente em todos os sentidos, apesar de sua vitória. Aquele que, por sua providência, havia humilhado o orgulho de um rei lançou, por sua palavra, uma sombra sobre os triunfos de outro.
“Portanto, sejam sábios, ó reis, e aceitem a instrução: sirvam ao Senhor com temor e alegrem-se com tremor” (Salmos 2:10, 11).