1 Reis 18
Argumento
Deixamos o profeta Elias oculto e esquecido. Não parece que o aumento do alimento nem a ressurreição do menino tenham feito com que alguém lhe desse atenção em Sarepta, pois então Acabe o teria descoberto; ele preferia fazer o bem a ser conhecido por fazê-lo.
Neste capítulo, porém, sua aparição foi tão pública quanto seu retiro havia sido reservado. Terminados os dias determinados para seu esconderijo — que fazia parte do juízo contra Israel —, agora ele recebe ordem de apresentar-se a Acabe e esperar chuva sobre a terra, v. 1.
Em obediência a essa ordem, temos aqui: I. O encontro dele com Obadias, um dos servos de Acabe, por meio de quem avisa Acabe de sua chegada, vv. 2-16. II. Seu encontro com o próprio Acabe, vv. 17-20.
III. Seu encontro com todo o Israel no monte Carmelo, para um julgamento público entre o Senhor e Baal; foi uma cerimônia extraordinária, na qual: 1. Baal e seus profetas foram confundidos. 2. Deus e Elias foram honrados, vv. 21-39.
IV. A execução que realizou contra os profetas de Baal, v. 40. V. O retorno da bênção da chuva, pela palavra de Elias, vv. 41-46. Há muito que merece atenção neste capítulo.
Versículos 1 a 16
O Caráter de Obadias; o Encontro de Elias com Obadias. (a.C. 906.)
Nestes versículos encontramos:
I. A triste situação de Israel naquele tempo, por dois motivos:
- Jezabel eliminou os profetas do Senhor (v. 4), matando-os, v. 13. Por ser idólatra, tornou-se perseguidora e fez de Acabe também um perseguidor.
Mesmo naqueles tempos ruins, quando se adoravam os bezerros e o templo em Jerusalém era abandonado, havia algumas pessoas boas que temiam a Deus e o serviam, e alguns profetas bons que as instruíam no conhecimento dele e as ajudavam em suas devoções.
Os sacerdotes e levitas tinham ido todos para Judá e Jerusalém (2 Crônicas 11:13, 14); em seu lugar, Deus levantou esses profetas, que liam e explicavam a lei em reuniões particulares ou nas famílias que permaneciam fiéis. Não lemos que houvesse sinagogas naquele tempo.
Eles não tinham o espírito de profecia como Elias, não ofereciam sacrifícios nem queimavam incenso, mas ensinavam o povo a viver bem e a manter-se próximo do Deus de Israel. Jezabel procurou exterminá-los e matou muitos, o que foi tanto uma calamidade pública quanto uma iniquidade pública, ameaçando destruir completamente os poucos vestígios da religião em Israel.
Os poucos que escaparam da espada foram obrigados a esconder-se em cavernas, onde ficaram sepultados vivos e afastados, não da vida, mas da utilidade, que é o propósito e o consolo da vida. Quando os profetas eram perseguidos e empurrados para os cantos, sem dúvida seus amigos, aquelas poucas pessoas boas que havia na terra, eram tratados do mesmo modo. Apesar da situação ruim:
(1.) Havia um homem muito bom, importante na corte: Obadias, cujo nome correspondia ao que ele era — servo do Senhor. Ele temia a Deus e lhe era fiel, mas era administrador do palácio de Acabe. Observe seu caráter: temia muito ao Senhor (v. 3). Não era apenas bom, mas muito zeloso e notavelmente bom.
Sua posição elevada dava brilho à sua bondade e lhe proporcionava grandes oportunidades de fazer o bem. Temia o Senhor desde a juventude (v. 12); começou cedo a ser religioso e perseverou por muito tempo. A piedade precoce, esperamos, será piedade notável; os que começam cedo a ser bons provavelmente serão muito bons.
Quem temeu a Deus desde a juventude chegou a temê-lo profundamente. Quem quer prosperar deve levantar-se cedo. Mas é estranho encontrar um homem tão notavelmente bom como administrador da casa de Acabe, cargo de grande honra, poder e confiança.
[1.] É estranho que um homem tão perverso como Acabe o tivesse nomeado e mantido no cargo. Certamente foi porque Obadias era conhecido por sua honestidade, diligência e habilidade, e alguém em quem Acabe podia confiar, cujos olhos podia considerar tão confiáveis quanto os seus, como se vê aqui, v. 5.
José e Daniel foram promovidos porque ninguém era tão apto quanto eles para os cargos que receberam. Os que professam a religião devem procurar conquistar a estima até dos que estão de fora, por sua integridade, fidelidade e dedicação ao trabalho.
[2.] É estranho que um homem tão bom como Obadias aceitasse um cargo numa corte tão dedicada à idolatria e a toda espécie de perversidade. Podemos ter certeza de que não era requisito para sua promoção seguir a religião do rei, conformar-se aos estatutos de Onri ou à lei da casa de Acabe.
Obadias não teria aceitado o cargo se não pudesse exercê-lo sem dobrar o joelho diante de Baal; tampouco Acabe era tão imprudente a ponto de excluir dos cargos pessoas aptas a servi-lo só porque não se juntariam a ele em sua devoção. Quem é fiel a Deus será fiel ao seu príncipe.
Por isso, Obadias podia exercer o cargo com boa consciência e não quis recusá-lo nem renunciar a ele, embora previsse que não poderia fazer todo o bem que desejava. Os que temem a Deus não precisam sair do mundo, por pior que ele seja.
[3.] É estranho que Obadias não tenha reformado Acabe, ou que Acabe não o tenha corrompido; mas parece que ambos permaneceram firmes. O que era impuro continuaria impuro, e o que era santo continuaria santo. Temem muito a Deus os que mantêm o temor dele em tempos e lugares ruins; foi o que Obadias fez.
Deus tem seu remanescente em todos os grupos, entre os grandes e os humildes; havia santos na casa de Nero e na de Acabe.
(2.) Esse grande homem bom usou sua autoridade para proteger os profetas de Deus. Escondeu cem deles em duas cavernas durante o auge da perseguição e os alimentou com pão e água, v. 4. Não achava suficiente temer a Deus; como tinha riqueza e poder para fazê-lo, julgava-se obrigado a apoiar e proteger também os que temiam a Deus.
Tampouco pensava que ser bondoso com eles o dispensava de ser bom: fazia as duas coisas, temia muito a Deus e protegia os que também o temiam. Veja como Deus, de maneira maravilhosa, levanta amigos para seus ministros e seu povo, para lhes dar abrigo em tempos difíceis, até nos lugares menos prováveis.
Pão e água eram agora bens escassos, mas Obadias conseguiu o bastante dos dois para os profetas de Deus, mantendo-os vivos para servirem no futuro, embora por enquanto estivessem afastados do serviço.
- Quando Jezabel eliminava os profetas de Deus, Deus retirava o alimento necessário por meio da seca extrema. Talvez Jezabel perseguisse os profetas de Deus sob o pretexto de que eram a causa do juízo, pois Elias o havia anunciado. Christianos ad leones — “Aos leões com os cristãos!”. Mas Deus lhes mostrou o contrário: a fome continuou até que os profetas de Baal fossem sacrificados.
A falta de água era tão grande que o próprio rei e Obadias percorreram pessoalmente a terra à procura de pasto para os animais, v. 5, 6. A providência ordenou as coisas assim para que Acabe visse com os próprios olhos as consequências graves daquele juízo e se dispusesse melhor a ouvir Elias, que lhe mostraria o único caminho para pôr fim à seca.
Acabe se preocupava em não perder todos os animais, pois muitos já haviam morrido, mas não cuidou da própria alma, nem se preocupou em não perdê-la. Fez grande esforço para encontrar pasto, mas nenhum para buscar o favor de Deus; tentava evitar o efeito sem perguntar como remover a causa.
Judá ficava perto de Israel, mas ali não lemos que houvesse queixa de falta de chuva, pois Judá ainda governava com Deus e era fiel aos santos e profetas (Oseias 11:12).
Por essa diferença Israel poderia ter visto claramente o motivo da contenda de Deus, quando ele fazia chover sobre uma cidade e não sobre outra (Amós 4:7, 8); mas o povo fechou os olhos, endureceu o coração e não quis ver.
II. As medidas tomadas para remediar o problema, quando Elias voltou ao cenário para agir como tesbita, isto é, como aquele que faria Israel voltar ou se converter, pois, segundo alguns, esse é o sentido do título. Converter o povo ao Senhor, Deus dos Exércitos, de quem se afastara, e tudo ficaria logo bem: essa era a tarefa de Elias. Veja Lucas 1:16, 17.
- Acabe procurara Elias diligentemente (v. 10) e oferecera recompensas a quem o descobrisse. Enviara espiões a cada tribo e território de seus domínios, segundo alguns entendem, ou, segundo outros, a todas as nações e reinos vizinhos aliados a ele.
Quando diziam não saber nada de Elias, Acabe não acreditava, a menos que jurassem; e, ao que parece, exigia também que jurassem que, se um dia o encontrassem entre eles, o denunciariam e o entregariam.
Parece que ele o procurava com tanto empenho não para puni-lo por ter anunciado o juízo, mas para obrigá-lo a revogá-lo, retirando a sentença, porque havia dito que tudo aconteceria segundo sua palavra. Acabe tinha sobre Elias a opinião tola que as pessoas têm das bruxas: se conseguirem obrigá-las a abençoar o que enfeitiçaram, tudo voltará ao normal.
Ou tinha a mesma opinião que o rei de Moabe tinha de Balaão. Inclino-me a pensar assim porque, quando se encontraram, Elias, sabendo para que Acabe o queria, marcou um encontro no monte Carmelo, e Acabe aceitou, embora talvez não imaginasse que Elias revogaria a sentença e abençoaria a terra daquela maneira.
- Por fim, Deus ordenou a Elias que se apresentasse a Acabe, pois chegara a hora de enviar chuva sobre a terra, ou melhor, sobre o país, v. 1. Elias estivera escondido com a viúva de Sarepta por mais de dois anos, depois de passar um ano oculto junto ao ribeiro de Querite.
Assim, o terceiro ano de sua permanência ali, mencionado no v. 1, era o quarto ano da fome, que durou ao todo três anos e seis meses, como vemos em Lucas 4:25 e Tiago 5:17. Sem dúvida, tal era o zelo de Elias contra a idolatria de Baal e sua compaixão pelo povo que lhe parecia longo demais estar confinado àquele lugar.
Ainda assim, só apareceu quando Deus mandou: “Vai e apresenta-te a Acabe, pois agora chegou a tua hora, o tempo de favorecer Israel”. É bom sinal para um povo quando Deus chama seus ministros para saírem de seus esconderijos e manda que se apresentem: sinal de que dará chuva sobre a terra.
Ao menos podemos suportar melhor o pão da aflição quando nossos olhos veem nossos mestres (Isaías 30:20, 21).
- Elias se revelou primeiro a Obadias. Pelo Espírito, soube onde encontrá-lo; aqui nos contam o que aconteceu entre os dois.
(1.) Obadias o saudou com grande respeito, prostrou-se e perguntou humildemente: “És tu o meu senhor Elias?”, v. 7. Assim como demonstrara ternura de pai pelos filhos dos profetas, demonstrou reverência de filho a esse pai dos profetas. Com isso mostrou que realmente temia muito a Deus: honrava aquele que era seu extraordinário embaixador e tinha grande influência no céu.
(2.) Em resposta a ele, Elias: [1.] transferiu para Acabe o título de honra que Obadias lhe dera: “Chame-o de seu senhor, não a mim”; esse título cabe melhor a um príncipe do que a um profeta, que não busca honra dos homens. Os profetas devem ser chamados videntes, pastores, vigias e ministros, e não senhores, pois cuidam mais do dever do que do domínio.
[2.] Mandou Obadias avisar o rei de que Elias estava ali para falar com ele: “Diga ao seu senhor: ‘Elias está aqui’, v. 8”. Queria que o rei soubesse de antemão, para que sua chegada não fosse uma surpresa e para que ele tivesse certeza de que o próprio profeta decidira apresentar-se.
(3.) Obadias pediu para ser dispensado de levar essa mensagem a Acabe, pois isso poderia lhe custar a vida. [1.] Contou a Elias que Acabe o havia procurado diligentemente e que desejava muito encontrá-lo, v. 10.
[2.] Presumiu que Elias voltaria a desaparecer (v. 12): “O Espírito do Senhor o levará” — como provavelmente já fizera algumas vezes, quando Acabe pensava que Elias estava ao seu alcance — “para um lugar que não sei”. Veja 2 Reis 2:16. Obadias pensava que Elias não falava sério quando mandava avisar Acabe onde estava; julgava que ele queria apenas expor a impotência da maldade do rei.
Sabia que Acabe não merecia receber nenhum favor do profeta e não era justo que o profeta sofresse algum mal por causa dele. [3.] Tinha certeza de que Acabe ficaria tão furioso com o desapontamento que o mataria por tê-lo feito de tolo ou por não ter prendido o próprio Elias quando teve a oportunidade, v. 12.
Em sua fúria, tiranos e perseguidores muitas vezes se enfurecem sem razão até contra seus amigos e confidentes. [4.] Argumentou que não merecia ser exposto a tamanho perigo de vida: “O que eu disse de errado?”, v. 9. “Acaso não foi contado ao meu senhor como escondi os profetas?”, v. 13.
Não mencionava isso com orgulho ou ostentação, mas para convencer Elias de que, embora servisse a Acabe, não apoiava seus interesses e, portanto, não merecia que o profeta brincasse com ele como se fosse um dos instrumentos da perseguição. Esperava que ele, que protegera tantos profetas, não pusesse em risco a vida do próprio Obadias.
(4.) Elias o convenceu de que poderia levar a mensagem a Acabe sem perigo, jurando que se apresentaria ao rei naquele mesmo dia, v. 15. Bastava Obadias saber que ele falava sério e realmente pretendia fazê-lo para não hesitar em transmitir o recado.
Elias jurou pelo Senhor dos Exércitos, que tem todo o poder em suas mãos e pode proteger seus servos contra todas as forças do inferno e da terra.
(5.) Logo levaram a Acabe a notícia de que Elias o desafiava a encontrá-lo imediatamente num lugar determinado, e Acabe aceitou o desafio: foi encontrar-se com Elias, v. 16. Podemos imaginar a grande surpresa de Acabe ao saber que Elias, a quem procurara por tanto tempo sem encontrar, agora fora encontrado sem que ele o procurasse.
Acabe saíra à procura de pasto e encontrou aquele cuja palavra, vinda da boca de Deus, lhe anunciaria chuva. Mas sua consciência culpada lhe dava pouco motivo para esperá-la; antes, havia razão para temer um juízo mais terrível.
Se seus espiões tivessem surpreendido Elias, Acabe teria triunfado sobre ele; mas, agora que Elias o surpreendera, podemos imaginar que Acabe tremesse ao encará-lo, odiando-o e, ao mesmo tempo, temendo-o, como Herodes temia João.
Versículos 17 a 20
O Encontro de Elias com Acabe. (a.C. 906.)
Temos aqui o encontro de Acabe com Elias: um rei tão mau quanto qualquer outro que já afligiu o mundo e um profeta tão bom quanto qualquer outro que já abençoou a igreja. 1. Acabe, como lhe era próprio, acusou Elias de maneira vil.
Não ousou golpeá-lo, lembrando-se de que a mão de Jeroboão secou quando se estendeu contra um profeta, mas o insultou com palavras, o que não foi uma afronta menor àquele que o enviara. A primeira saudação foi um cumprimento grosseiro: “És tu o que perturba Israel?”, v. 17. Como isso diferia da saudação que seu servo Obadias lhe dirigira (v. 7): “És tu o meu senhor Elias?”.
Obadias temia muito a Deus; Acabe se vendera para praticar a maldade; ambos revelaram seu caráter pelo modo como se dirigiram ao profeta. Podemos avaliar a atitude das pessoas para com Deus observando sua atitude para com o povo e os ministros dele.
Elias viera trazer bênçãos a Israel, notícias da volta da chuva; ainda assim, foi recebido com essa afronta. Se fosse verdade que ele perturbava Israel, Acabe, como rei, teria o dever de tomar providências contra ele. Há pessoas que perturbam Israel com sua perversidade, e cabe aos defensores da paz pública procurá-las. Mas isso era totalmente falso a respeito de Elias.
Ele estava tão longe de ser inimigo do bem-estar de Israel que era seu amparo, seus carros e cavaleiros. Repare: sempre coube aos homens mais úteis e melhores serem chamados e considerados perturbadores da terra e tratados como um fardo público. Cristo e seus apóstolos também foram caluniados assim (Atos 17:6).
- Elias, como lhe era próprio, devolveu corajosamente a acusação ao rei e provou que ele era quem perturbava Israel, v. 18. Elias não era Acã: “Não perturbei Israel; não lhe fiz nenhum mal nem pretendi causar-lhe dano”. O mal é causado pelos que atraem os juízos de Deus, e não por quem apenas os anuncia e adverte, para que a nação se arrependa e os evite.
“Eu queria curar Israel, mas ele não quis ser curado.” Acabe era o Acã, o perturbador, que seguia os baalins, aquelas coisas amaldiçoadas. Nada causa mais perturbação a uma terra do que a impiedade e a profanação dos príncipes e de suas famílias.
- Como alguém que recebera autoridade diretamente do Rei dos reis, Elias ordenou que os representantes do reino fossem imediatamente convocados para se reunir no monte Carmelo, onde havia sido construído um altar a Deus, v. 30. Provavelmente havia naquela montanha um lugar alto de destaque, onde a adoração pura a Deus havia sido mantida, tanto quanto possível fora de Jerusalém.
Todo o Israel deveria ir até lá para encontrar Elias. Os profetas de Baal, espalhados por toda a região, e os profetas dos bosques, capelães particulares de Jezabel, também deveriam comparecer pessoalmente.
- Acabe expediu as ordens para convocar aquela grande assembleia (v. 20), talvez porque temesse Elias e não ousasse opor-se a ele — Saul temia Samuel mais do que a Deus —, ou porque esperasse que Elias abençoasse a terra e anunciasse chuva. Nessas condições, todos fariam o que Elias mandasse. Os que desprezavam e odiavam seus conselhos ficariam contentes em depender de suas orações.
Deus fez os que diziam ser judeus, mas não eram, e pertenciam à sinagoga de Satanás, virem e, na prática, prostrarem-se aos pés de Elias e reconhecerem que Deus o amava (Apocalipse 3:9).
A Prova de Elias contra os Falsos Profetas; a Destruição dos Profetas de Baal. (a.C. 906.)
Versículos 21 a 40
Acabe e o povo esperavam que Elias, naquela assembleia solene, abençoasse a terra e orasse por chuva; mas antes havia outro trabalho a fazer. Primeiro, o povo precisava arrepender-se e reformar-se; só então poderia esperar que o juízo fosse removido, e não antes. Esse é o caminho certo.
Deus primeiro prepara nosso coração e depois faz seu ouvido ouvir; primeiro nos converte a ele e depois se volta para nós (Salmos 10:17; 80:3). Os desertores não devem esperar o favor de Deus enquanto não voltarem a ser leais a ele. Elias poderia ter pedido chuva setenta vezes sete vezes sem vê-la, se não tivesse começado seu trabalho pelo lado certo.
Três anos e meio de fome não os fizeram voltar para Deus. Elias procuraria convencer a razão do povo; sem dúvida, só por autorização e direção especiais do céu ele submeteu a disputa entre Deus e Baal a uma prova pública.
Foi grande condescendência de Deus permitir que um caso tão claro fosse contestado e que Baal competisse com ele; mas assim Deus faria calar todas as bocas e silenciar toda a humanidade diante dele. A causa de Deus é tão incontestavelmente justa que não precisa temer que suas provas de equidade sejam examinadas e avaliadas.
I. Elias repreendeu o povo por misturar a adoração de Deus com a de Baal. Não era apenas o caso de alguns israelitas adorarem a Deus e outros a Baal; os mesmos israelitas às vezes adoravam um, às vezes o outro. Elias chama isso de hesitar entre duas opiniões ou pensamentos (v. 21).
Adoravam a Deus para agradar aos profetas, mas adoravam Baal para agradar a Jezabel e obter o favor da corte. Pensavam em conciliar as coisas e ficar dos dois lados, como os samaritanos (2 Reis 17:33). Elias lhes mostra o absurdo disso. Não insiste na relação deles com Jeová: “Acaso ele não é seu Deus e o Deus de seus antepassados, enquanto Baal é o deus dos sidônios?
Uma nação trocaria seu deus?” (Jeremias 2:11). Não, deixa de lado essa questão de precedência e passa ao mérito da causa: “Só pode haver um Deus, um só infinito e um só supremo. Basta um Deus, um só onipotente, um todo-suficiente. Para que acrescentar algo ao que é perfeito?
Se a prova mostrar que Baal é esse Ser infinito e onipotente, esse Senhor supremo e benfeitor todo-suficiente, vocês devem renunciar a Jeová e apegar-se somente a Baal. Mas, se Jeová é esse único Deus, Baal é um impostor, e vocês não devem mais ter nada a ver com ele”. Repare: 1. É muito ruim hesitar entre Deus e Baal.
“Em diferenças conciliáveis”, diz o bispo Hall, “nada é mais seguro do que a indiferença tanto na prática quanto na opinião; mas, em casos de hostilidade necessária como entre Deus e Baal, quem não está com Deus está contra ele.” Compare Marcos 9:38, 39 com Mateus 12:30.
O serviço de Deus e o serviço do pecado, o domínio de Cristo e o domínio de nossos desejos, são os dois pensamentos entre os quais é perigoso hesitar.
Hesitam entre eles os que, mesmo convencidos, não se decidem; são instáveis e inconstantes em seus propósitos, prometem muito, mas não cumprem, começam bem, mas não perseveram, são incoerentes consigo mesmos ou indiferentes e mornos no que é bom. Seu coração está dividido (Oseias 10:2), mas Deus quer tudo ou nada.
- Temos diante de nós uma escolha justa sobre a quem serviremos (Josué 24:15). Se encontrarmos alguém que tenha mais direito sobre nós ou que seja um senhor melhor que Deus, podemos escolhê-lo, assumindo o risco. Deus não exige de nós mais do que pode reivindicar com justiça. Diante dessa proposta justa de Elias, o povo não soube o que dizer: não lhe respondeu uma palavra.
Não podia dizer nada para justificar-se e não queria dizer nada para condenar-se; como gente confusa, deixou que Elias dissesse o que quisesse.
II. Elias propôs submeter a questão a uma prova justa. E seria tanto mais justa porque Baal tinha todas as vantagens externas. O rei e a corte eram todos favoráveis a Baal, assim como a maioria do povo. Os representantes da causa de Baal eram 450 homens, bem alimentados e gordos, v. 22, além de outros quatrocentos que os apoiavam ou faziam o papel de assistentes, v. 19.
O representante da causa de Deus era um só homem, pouco antes um pobre exilado, mal alimentado. Assim, a causa de Deus não tinha apoio algum além de sua própria justiça. Ainda assim, propõe-se a prova: “Cada lado preparará um sacrifício e orará ao seu deus. O deus que responder com fogo, esse será Deus.
Se nenhum responder, o povo se tornará ateu; se os dois responderem, continuará hesitando entre os dois.” Sem dúvida, Elias tinha uma autorização especial de Deus para propor essa prova; do contrário, teria tentado a Deus e afrontado a religião. Mas o caso era extraordinário, e o resultado seria útil não só naquele tempo, mas em todas as épocas.
A coragem de Elias fica evidente: ousou permanecer sozinho na causa de Deus contra tamanho poder e tantos adversários. O resultado encoraja todas as testemunhas e defensoras de Deus a nunca temerem ninguém.
Elias não diz: “O Deus que responder com água” — embora fosse disso que o país precisava —, mas: “O Deus que responder com fogo, esse será Deus”, pois a expiação precisava ser feita por meio do sacrifício antes que o juízo pudesse ser removido por misericórdia.
O Deus que tem poder para perdoar o pecado e manifestar isso consumindo a oferta pelo pecado certamente pode nos livrar da calamidade. Quem pode enviar fogo também pode enviar chuva; veja Mateus 9:2, 6.
III. O povo aceita o desafio: “Está bem dito”, v. 24. Reconhece que é justa e irrepreensível: “Deus muitas vezes respondeu com fogo; se Baal não puder fazê-lo, que seja rejeitado como usurpador”. O povo queria muito ver a prova e parecia disposto a aceitar o resultado, fosse qual fosse.
Os que eram fiéis a Deus não duvidavam de que tudo terminaria em sua honra; os indiferentes aceitavam ser persuadidos. Acabe e os profetas de Baal não ousaram opor-se, por medo do povo.
Esperavam conseguir fogo do céu — embora isso nunca tivesse acontecido —, tanto mais porque, segundo alguns, adoravam o sol em Baal; ou esperavam que Elias não conseguisse, pois não estava no templo, onde Deus costumava manifestar sua glória. Se pudessem chegar a um empate naquela prova, as outras vantagens lhes dariam a vitória. Portanto, deixem a prova prosseguir.
IV. Os profetas de Baal são os primeiros a tentar, mas em vão, obter resposta de seu deus. Querem a precedência, não só pela honra, mas também para impedir que Elias participe caso pareça que conseguiram o que queriam, ainda que em parte. Elias lhes permite começar (v. 25), dando-lhes a dianteira para maior confusão deles.
Mas, sabendo que Satanás opera por meio de sinais mentirosos, toma o cuidado de impedir uma fraude: “Não ponham fogo debaixo”. Observe agora a prova deles:
- Os profetas de Baal foram insistentes e barulhentos ao invocá-lo. Prepararam seus sacrifícios. Podemos imaginar o barulho de 450 homens clamando como um só, com toda a força: “Ó Baal, ouve-nos! Ó Baal, responde-nos!”, como diz a margem. Fizeram isso por várias horas, mais tempo do que os adoradores de Diana gritaram: “Grande é Diana dos efésios!” (Atos 19:34).
Como eram insensatos e brutais ao invocar Baal! (1.) Como tolos, saltavam sobre o altar, como se quisessem tornar-se sacrifícios junto com o novilho; talvez também expressassem assim sua enorme agitação. Saltavam para cima e para baixo ou dançavam ao redor do altar, segundo alguns. Esperavam agradar à divindade com a dança, como Herodias agradou a Herodes, e assim obter o que pediam.
(2.) Como loucos, cortavam-se com facas e lancetas (v. 28), frustrados por não receber resposta, ou num tipo de frenesi profético, esperando conquistar o favor de seu deus oferecendo-lhe o próprio sangue, já que não conseguiam obtê-lo com o sangue do novilho.
Deus nunca exigiu que seus adoradores o honrassem assim; mas o serviço do diabo, embora às vezes agrade e mime o corpo, em outras coisas é realmente cruel com ele, como na inveja e na embriaguez. Parece que essa era a maneira de os adoradores de Baal agirem. Deus proibiu expressamente seus adoradores de se cortarem (Deuteronômio 14:1).
Ele exige que mortifiquemos nossos desejos e nossa corrupção, mas penitências e castigos corporais como os praticados pelos papistas, que não contribuem para isso, não lhe agradam. “Quem exigiu essas coisas de vocês?”
- Elias zombou deles com aspereza, v. 27. Ficou ali ao lado, ouviu-os pacientemente durante horas orando a um ídolo, embora sentisse desprezo e indignação por dentro. Ao meio-dia, com o sol no auge do calor e os profetas ainda esperando fogo — se fosse para vir, seria então —, censurou a tolice deles, apesar da dignidade de seu ofício e da seriedade do trabalho que tinha diante de si.
Fez troça deles: “Gritem bem alto, pois ele é um deus, um belo deus, que não consegue ouvir sem toda essa gritaria. Vocês certamente pensam que está falando ou meditando — é o que a palavra significa —, ou ocupado em pensamentos profundos, distraído, como dizemos, pensando em outra coisa e sem cuidar do próprio assunto.
Mas não está em jogo apenas a reputação de vocês; toda a honra dele e seus interesses em Israel estão ameaçados. Ele perderá sua nova conquista se não cuidar disso logo.” Repare: a adoração de ídolos é ridícula ao extremo; é justo apresentá-la dessa maneira e expô-la ao desprezo. Isso não justifica os que ridicularizam a adoração a Deus em Cristo porque ela não é praticada do jeito deles.
Os profetas de Baal estavam tão longe de se convencerem e se envergonharem com a justa repreensão de Elias que ficaram ainda mais violentos e agiram de modo mais ridículo. Um coração enganado os desviara, e eles não conseguiam salvar a própria alma dizendo: Não há uma mentira em nossa mão direita?
- Baal foi surdo às súplicas deles. Elias não os interrompeu; deixou que prosseguissem até se cansarem e perderem toda esperança de sucesso, o que só aconteceu na hora da oferta da tarde, v. 29.
Durante todo aquele tempo, alguns oravam, enquanto outros profetizavam, cantavam hinos — talvez para louvar Baal ou, mais provavelmente, encorajar os que oravam a prosseguir, dizendo que Baal por fim lhes responderia. Mas não houve resposta nem sinal de que alguém desse atenção. Os ídolos não podiam fazer bem nem mal.
Se Deus tivesse permitido, o príncipe das potestades do ar poderia ter feito descer fogo do céu naquela ocasião; teria feito isso com prazer para defender Baal. Sabemos que a besta que enganou o mundo faz isso: Faz descer fogo do céu à vista das pessoas e assim as engana (Apocalipse 13:13, 14).
Mas Deus não deixou o diabo fazer isso naquela hora, pois as partes haviam concordado em submeter a disputa àquela prova.
V. Elias logo obtém de seu Deus uma resposta com fogo. Os adoradores de Baal são obrigados a abandonar sua causa; agora é a vez de Elias apresentar a dele. Vejamos se terá mais sucesso.
- Preparou um altar. Não quis usar o deles, profanado pelas orações a Baal; ao encontrar ali as ruínas de um altar que antes fora usado no serviço do Senhor, preferiu repará-lo (v. 30). Queria mostrar que não estava introduzindo uma religião nova, mas restaurando a fé e a adoração do Deus de seus antepassados e levando o povo de volta ao primeiro amor e às primeiras obras.
Não podia levá-los ao altar de Jerusalém sem primeiro reunir os dois reinos, algo que Deus não quis fazer naquele momento, como correção para ambos. Por isso, com autoridade profética, Elias construiu um altar no monte Carmelo e assumiu o que fora construído ali anteriormente. Quando não podemos levar a reforma tão longe quanto gostaríamos, precisamos fazer o que pudermos.
É melhor tolerar algumas corrupções do que não fazer tudo o que está ao nosso alcance para eliminar Baal. Elias reparou o altar com doze pedras, segundo o número das doze tribos, v. 31. Embora dez tribos tivessem se revoltado para seguir Baal, Elias ainda as considerava pertencentes a Deus, em virtude da antiga aliança com seus antepassados.
E, embora essas dez estivessem infelizmente separadas das outras duas em interesses civis, na adoração ao Deus de Israel tinham comunhão umas com as outras; as doze eram uma só.
Menciona-se que Deus chamou o pai deles, Jacó, pelo nome Israel, príncipe com Deus (v. 31), para envergonhar sua descendência degenerada, que adorava um deus que não podia ouvir nem responder, e encorajar o profeta, que estava prestes a lutar com Deus como Jacó. Ele também seria príncipe com Deus. Salmos 24:6: “tua face, ó Jacó!” Oseias 12:4: “Ali falou conosco.”
- Depois de construir o altar em nome do Senhor (v. 32), por direção dele e com o olhar voltado para ele, não para a própria honra, Elias preparou o sacrifício, v. 33. Eis o novilho e a lenha; mas onde está o fogo? (Gênesis 22:7, 8). Deus proveria o fogo. Se oferecermos nosso coração a Deus com sinceridade, ele acenderá nele um fogo santo por sua graça.
Elias não era sacerdote, nem seus ajudantes eram levitas. O Carmelo não tinha tabernáculo nem templo; ficava muito longe da arca do testemunho e do lugar que Deus escolhera. Aquele altar não era o que santificava a oferta; ainda assim, nenhum sacrifício foi tão agradável a Deus quanto este.
As instituições levíticas específicas foram tantas vezes dispensadas — no tempo dos juízes, no de Samuel e agora — que alguém poderia pensar que tinham sido planejadas mais como tipos a se cumprirem nos antítipos evangélicos do que como leis cuja observância estrita era exigida.
O perecimento dessas coisas pelo uso, como diz o apóstolo (Colossenses 2:22), indicava sua abolição completa pouco tempo depois (Hebreus 8:13).
- Elias mandou derramar muita água sobre o altar, para o qual preparara uma valeta que a recolheria (v. 32); alguns pensam que ele também o fez oco. Derramou doze barris de água — provavelmente água do mar, pois o mar ficava perto, e água doce era preciosa demais na seca para ser desperdiçada daquele modo —, quatro de cada vez, três vezes, sobre o sacrifício.
Queria evitar qualquer suspeita de haver fogo por baixo — se houvesse, a água o apagaria — e tornar ainda mais extraordinário o milagre esperado.
- Então se dirigiu solenemente a Deus em oração diante do altar, suplicando humildemente que reduzisse a oferta queimada a cinzas, como diz a expressão (Salmos 20:3), e desse testemunho de que a aceitava.
Sua oração não foi longa, pois não usou repetições vazias nem pensou que seria ouvido por falar muito; foi, porém, grave e serena, demonstrando que sua mente estava calma e tranquila, bem diferente do fervor desordenado dos profetas de Baal, v. 36, 37.
Embora não estivesse no lugar designado, escolheu a hora determinada para a oferta da tarde, testemunhando assim sua comunhão com o altar de Jerusalém. Embora esperasse resposta com fogo, aproximou-se do altar com confiança e sem temer o fogo.
Dirigiu-se a Deus como o Deus de Abraão, Isaque e Israel, exercendo fé na antiga aliança de Deus e lembrando também ao povo — pois a oração pode prevalecer — seu vínculo com Deus e com os patriarcas. Elias apresenta dois pedidos:
(1.) A glória de Deus: “Senhor, ouve-me e responde-me, para que se saiba — pois agora muitos negam ou esqueceram — que tu és Deus em Israel, o único a quem se devem a homenagem e a devoção de Israel, e que sou teu servo e faço tudo o que fiz, faço e farei como teu representante, por tua palavra, e não para satisfazer algum capricho ou paixão minha.
Tu me empregas; Senhor, mostra que é assim”. Veja Números 16:28, 29. Elias não buscava a própria glória, mas a de Deus, e também precisava ser vindicado.
(2.) A edificação do povo: “Que saibam que tu és o Senhor e experimentem tua graça, que por meio desse milagre fará o coração deles voltar para ti, para que depois voltes a eles com misericórdia”.
- Deus respondeu imediatamente com fogo, v. 38. O Deus de Elias não estava conversando nem ocupado em outra coisa; não precisava ser despertado nem estimulado.
Enquanto Elias ainda falava, o fogo do Senhor caiu e consumiu não só, como em outras ocasiões, a oferta e a lenha, como sinal de que Deus aceitava o sacrifício (Levítico 9:24; 1 Crônicas 21:26; 2 Crônicas 7:1), mas também toda a água da valeta, evaporando-a e levando-a como vapor, para preparar a chuva que viria como resultado daquele sacrifício e daquela oração, e não tanto por causas naturais.
Compare com Salmos 135:7: “Ele faz subir os vapores e produz relâmpagos para a chuva”; para aquela chuva, ele fez ambas as coisas. Quanto aos que caem como vítimas do fogo da ira de Deus, nenhuma água pode protegê-los, assim como espinhos e sarças também não (Isaías 27:4, 5). Mas isso não foi tudo.
Para completar o milagre, o fogo consumiu as pedras do altar e até o pó, mostrando que não era fogo comum e talvez indicando que, embora Deus aceitasse aquela oferta ocasional naquele altar, dali em diante deveriam demolir todos os altares dos lugares altos e usar somente o de Jerusalém para os sacrifícios regulares.
O altar de Moisés e o de Salomão foram consagrados pelo fogo do céu, mas este foi destruído porque não voltaria a ser usado. Podemos imaginar o terror que o fogo causou em Acabe, culpado, e em todos os adoradores de Baal, e como fugiram dele o mais longe e depressa que puderam, dizendo que aquilo também não os consumisse, numa alusão a Números 16:34.
VI. O resultado dessa prova justa. Os profetas de Baal fracassaram e não puderam apresentar nenhuma prova que sustentasse as pretensões de seu deus; ficaram completamente vencidos no processo. Elias, pelas provas mais convincentes e indiscutíveis, demonstrou as reivindicações do Deus de Israel. Agora: 1. O povo, como júri, apresentou seu veredito, todos de acordo.
O caso era tão claro que nem precisaram sair do tribunal para deliberar ou conversar sobre a decisão. Prostraram-se e todos, como um só homem, disseram: “Jeová é Deus, não Baal. Estamos convencidos e satisfeitos disso: Jeová é Deus” (v. 39). Seria de esperar que concluíssem: “Se ele é Deus, será o nosso Deus, e só a ele serviremos”, como em Josué 24:24.
Esperamos que alguns tenham tido o coração reconduzido assim; a maioria, porém, só se convenceu, não se converteu: aceitou a verdade de que Deus é Deus, mas não consentiu em sua aliança, para que fosse o Deus deles. Bem-aventurados os que não viram o que eles viram e, mesmo assim, creram e foram mais transformados por isso do que aqueles que viram.
Que se reconheça para sempre, como decisão contra todos os pretendentes — pois, depois de um exame completo, a causa foi decidida contra um dos rivais mais ousados e ameaçadores que já afrontaram o Deus de Israel —, que Jeová é Deus, só ele. 2. Os profetas de Baal, como criminosos, foram presos, condenados e executados segundo a lei, v. 40.
Se Jeová é o Deus verdadeiro, Baal é falso; esses profetas israelitas haviam se revoltado para segui-lo e seduzido outros a adorá-lo. Por isso, a lei expressa de Deus determinava que fossem mortos (Deuteronômio 13:1-11). Não era necessário provar o crime: todo o Israel o testemunhara.
Portanto, Elias — agindo ainda sob uma autorização extraordinária, que não deve servir de precedente — ordenou que fossem mortos imediatamente como perturbadores da terra. Acabe estava tão aterrorizado naquele momento pelo fogo do céu que não ousou opor-se. Eram os 450 profetas de Baal.
Os outros quatrocentos profetas dos bosques — que, segundo alguns, eram sidônios — foram convocados (v. 19), mas, ao que parece, não compareceram e escaparam da execução. Talvez Acabe e Jezabel tenham ficado contentes com esse escape, mas esses profetas estavam reservados para ser instrumentos da destruição de Acabe algum tempo depois, incentivando-o a ir a Ramote-Gileade, 1 Reis 22:6.
Versículos 41 a 46
A Chuva Enviada sobre a Terra. (a.C. 906.)
Israel já havia sido reformado o bastante para reconhecer que o Senhor era Deus e consentir na execução dos profetas de Baal, para que não voltassem a seduzi-lo. Isso ainda estava longe de ser uma reforma completa, mas foi aceito a tal ponto que Deus abriu as comportas do céu e derramou bênçãos sobre sua terra, ao que parece, naquela mesma noite em que praticaram esse bem.
Isso deveria tê-los confirmado na reforma; veja Ageu 2:18, 19.
I. Elias mandou Acabe comer e beber, alegre porque Deus aceitara suas obras e a chuva estava chegando; veja Eclesiastes 9:7. Acabe ficara sem comer o dia inteiro, talvez por devoção, pois era um dia de oração, ou por falta de tempo, pois era um dia de grande expectativa.
Agora, porém, que comesse e bebesse, pois, embora ninguém mais percebesse sinal algum, Elias ouvia pela fé o ruído de chuva abundante, v. 41. Deus revela seus segredos a seus servos, os profetas; mesmo sem uma revelação, podemos prever que, quando os juízos dos homens correm como um rio, a misericórdia de Deus também correrá. A chuva é o rio de Deus (Salmos 65:9).
II. O próprio Elias se retirou para orar — pois, embora Deus tivesse prometido chuva, Elias precisava pedi-la (Zacarias 10:1) — e agradecer a Deus pela resposta com fogo, esperando agora uma resposta com água. Não nos contam o que ele disse, mas: 1. Retirou-se para um lugar isolado, o alto do Carmelo, muito elevado e reservado.
Por isso lemos sobre pessoas que se escondem no alto do Carmelo (Amós 9:3). Elias queria ficar sozinho. Os que são chamados a aparecer e agir publicamente por Deus ainda precisam encontrar tempo para ficar a sós com ele e manter comunhão com ele na solidão. Ali se colocou, por assim dizer, em sua torre de vigia, como o profeta (Habacuque 2:1).
- Colocou-se numa posição estranha. Prostrou-se de joelhos no chão, em sinal de humildade, reverência e insistência, e pôs o rosto entre os joelhos, isto é, curvou a cabeça tão baixo que tocava os joelhos. Assim se humilhou, consciente de sua pequenez, agora que Deus o honrara tanto.
III. Mandou o servo avisá-lo assim que avistasse uma nuvem surgindo do mar, o Mediterrâneo, que podia ser visto amplamente do alto do Carmelo. Os marinheiros de hoje chamam esse promontório de cabo Carmelo. Seis vezes o servo foi até a ponta do monte, não viu nada e não levou boas notícias ao senhor. Ainda assim, Elias continuou orando.
Não se distraiu a ponto de ir ver com os próprios olhos; continuou mandando o servo verificar se aparecia alguma nuvem promissora, enquanto mantinha a mente firme e concentrada na oração, persistindo nela como quem adotou a resolução de seu pai Jacó: “Não te deixarei ir, a menos que me abençoes”.
Repare: ainda que a resposta às nossas súplicas fervorosas e cheias de fé não venha depressa, devemos perseverar em oração e não desanimar nem desistir, pois no fim ela se cumprirá e não falhará.
IV. Por fim apareceu uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem, mas logo cobriu o céu e regou a terra, v. 44, 45. Grandes bênçãos muitas vezes surgem de pequenos começos, e chuvas abundantes, de uma nuvem que mal mede um palmo. Por isso, nunca desprezemos o dia das coisas pequenas; esperemos grandes coisas e aguardemos que venham.
Essa não era como a nuvem da manhã, que passa — embora a bondade de Israel fosse assim —, mas produziu uma chuva abundante (Salmos 68:9) e foi a garantia de mais chuva.
V. Então Elias apressou Acabe para que voltasse para casa e o acompanhou. Acabe foi em seu carro, tranquilo e em grande estilo, v. 45. Elias correu a pé diante dele. Se Acabe tivesse prestado a Elias o respeito que ele merecia, tê-lo-ia levado em seu carro, como o eunuco levou Filipe, para honrá-lo diante dos anciãos de Israel e conversar mais com ele sobre a reforma do reino.
Mas a corrupção venceu as convicções de Acabe, e ele ficou contente por livrar-se de Elias, como Félix se livrou de Paulo ao dispensá-lo e adiar a conversa para uma ocasião mais conveniente.
Como Acabe não o convidou a viajar com ele, Elias correu à frente, v. 46, como um de seus lacaios, para não parecer envaidecido pela grande honra que Deus lhe concedera nem diminuir o respeito civil que devia ao príncipe, embora o tivesse repreendido com franqueza.
Os ministros de Deus devem mostrar que, por mais importantes que pareçam ao transmitir a mensagem de Deus, estão longe de buscar grandeza mundana. Que deixem isso para os reis da terra.