1 Reis 17
Argumento
Tão triste era o caráter dos príncipes e do povo de Israel, conforme descrito no capítulo anterior, que poderíamos esperar que Deus rejeitasse um povo que o havia rejeitado. Mas, como prova do contrário, Israel nunca foi tão abençoado com um bom profeta quanto quando era afligido por um mau rei.
Nunca houve rei tão ousado no pecado quanto Acabe, nem profeta tão ousado em repreender e ameaçar quanto Elias, cuja história começa neste capítulo e está repleta de maravilhas. Poucas partes da história do Antigo Testamento brilham mais do que o relato do espírito e do poder de Elias.
Somente ele, entre os profetas, recebeu a honra de Enoque, o primeiro profeta, de ser trasladado sem provar a morte, e a honra de Moisés, o grande profeta, de acompanhar nosso Salvador em sua transfiguração. Outros profetas profetizaram e escreveram; ele profetizou e agiu, mas nada escreveu. Suas ações, porém, deram mais brilho ao seu nome do que os escritos dos outros deram aos deles.
Neste capítulo temos: I. A previsão de uma fome em Israel, por falta de chuva, v. 1. II. A provisão para Elias durante a fome: 1. pelos corvos junto ao ribeiro de Querite, vv. 2-7; 2. quando isso cessou, pela viúva de Sarepta, que o recebeu como profeta e recebeu recompensa de profeta: (1.) Elias multiplicou a farinha e o azeite dela, vv. 8-16; (2.) ele ressuscitou o filho morto dela, vv. 17-24.
Assim, sua história começa com juízos e milagres, destinados a despertar aquela geração insensata que havia se corrompido tão profundamente.
Versículos 1 a 7
A primeira profecia de Elias; Elias é alimentado por corvos. (a.C. 910.)
A história de Elias começa de modo um tanto abrupto. Normalmente, quando um profeta aparece, temos alguma informação sobre sua origem: dizem-nos de quem era filho e de que tribo. Mas Elias surge, por assim dizer, das nuvens, como se, à semelhança de Melquisedeque, não tivesse pai, mãe nem genealogia.
Isso levou alguns judeus a imaginar que ele era um anjo enviado do céu. O apóstolo, porém, nos assegura que ele era “um homem sujeito às mesmas paixões que nós” (Tiago 5:17).
Talvez isso indique não apenas que estava sujeito às fraquezas comuns da natureza humana, mas também que, por seu temperamento natural, era um homem de paixões intensas, mais ardente e impetuoso que a maioria; por isso era mais adequado para lidar com os pecadores ousados de sua época. Deus ajusta maravilhosamente as pessoas à obra para a qual as destina.
Espíritos rudes são chamados para serviços difíceis. A Reforma precisava de um homem como Lutero para romper o gelo. Observe:
O nome do profeta: Elias (Elijahu) — “Meu Deus é Jeová” (é esse o significado). “É ele quem me envia, me reconhecerá e me sustentará; é a ele que desejo conduzir Israel de volta, e só ele pode realizar essa grande obra.”
Sua origem: ele era dos habitantes de Gileade, do outro lado do Jordão, talvez da tribo de Gade ou da meia tribo de Manassés, pois Gileade foi dividida entre elas; não se sabe, porém, se nasceu em alguma dessas tribos. A obscuridade de sua origem não impediu sua eminência posterior. Não precisamos perguntar de onde vêm as pessoas, mas o que são.
Se algo é bom, não importa que venha de Nazaré. Israel estava gravemente ferido quando Deus lhe enviou esse bálsamo de Gileade e esse médico de lá. Elias é chamado de tesbita por causa de Tisbé, uma cidade daquela região. No início de sua história, temos o relato de duas coisas:
I. Como predisse uma fome, longa e terrível, com a qual Israel seria castigado por seus pecados. Por falta de chuva, aquela terra fértil se tornaria estéril por causa da iniquidade de seus habitantes. Elias foi e disse isso a Acabe.
Não sussurrou ao povo para incitá-lo contra o governo; anunciou ao rei, que tinha poder para reformar a terra e, assim, evitar o juízo. É provável que tenha repreendido Acabe por sua idolatria e outras maldades, dizendo-lhe que, se não se arrependesse e se corrigisse, esse juízo cairia sobre sua terra.
Por alguns anos, não haveria nem orvalho nem chuva; nada disso viria senão segundo a palavra de Elias, isto é, Acabe não devia esperar chuva antes de ter notícias dele novamente. O apóstolo nos ensina a entender isso não apenas como palavra profética, mas também como palavra de oração, que girou a chave das nuvens (Tiago 5:17-18).
Elias orou fervorosamente, indignado de modo santo com a apostasia de Israel e zeloso pela glória de Deus, cujos juízos eram desafiados, para que não chovesse. Em resposta à sua oração, o céu se tornou como bronze, até que ele orou novamente para que chovesse.
Aludindo a essa história, diz-se das testemunhas de Deus: “Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem” (Apocalipse 11:6). Elias faz Acabe saber:
Que o Senhor Jeová é o Deus de Israel, a quem Acabe havia abandonado.
Que ele é o Deus vivo, diferente dos deuses que Acabe adorava, ídolos mudos e mortos.
Que Elias era oficialmente servo de Deus, um mensageiro enviado por ele. Estava diante de Deus para servi-lo; representava-o naquele momento, ocupava seu lugar e falava em seu nome, desafiando os profetas de Baal e dos postes-ídolos.
Que, apesar da paz e prosperidade atuais do reino de Israel, Deus estava descontente com a idolatria deles e os castigaria retirando a chuva. Os deuses que serviam não poderiam concedê-la quando Deus a retivesse, pois haveria entre as vaidades dos pagãos alguma capaz de dar chuva? (Jeremias 14:22).
Isso provaria de modo decisivo a impotência deles e a tolice dos que abandonaram o Deus vivo para cortejar deuses incapazes de fazer bem ou mal. Elias confirma isso com um juramento solene: “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel”, para que Acabe temesse ainda mais a ameaça, pois a vida divina estava empenhada em cumpri-la.
- Elias informa Acabe do poder que tinha diante do céu: “Não haverá orvalho nem chuva, a não ser segundo a minha palavra”. Com que dignidade ele fala quando fala em nome de Deus, como alguém que compreendia bem a comissão do profeta: “Eu te constituí sobre as nações e sobre os reinos” (Jeremias 1:10).
Vemos o poder da oração e a veracidade da palavra de Deus, pois ele executa o que seus mensageiros determinam.
II. Como o próprio Elias foi cuidado durante aquela fome.
- Como foi escondido. Deus lhe ordenou que fosse esconder-se junto ao ribeiro de Querite (v. 3). Isso não visava tanto à sua preservação, pois não parece que Acabe tenha procurado matá-lo imediatamente, mas era um juízo para o povo. Se Elias aparecesse em público, poderia abençoá-lo com instruções e intercessão, abreviando os dias de calamidade.
Mas Deus havia determinado que ela durasse três anos e meio e, por isso, ordenou que Elias se retirasse durante esse período, para que não lhe pedissem que revogasse a sentença, cuja execução seria, segundo ele dissera, conforme sua palavra.
Quando Deus fala a respeito de uma nação para arrancá-la e destruí-la, de um modo ou de outro remove aqueles que se colocariam na brecha para afastar sua ira. É mau sinal para um povo quando pessoas boas e bons ministros recebem ordem de se esconder. Quando Deus decidiu mandar chuva sobre a terra, ordenou que Elias se apresentasse a Acabe (1 Reis 18:1).
Por enquanto, em obediência à ordem divina, Elias foi morar sozinho num lugar obscuro e pouco frequentado, onde não seria descoberto, talvez entre os juncos do ribeiro. Se a providência nos chama à solidão e ao retiro, devemos nos conformar.
Quando não podemos ser úteis, precisamos ser pacientes; e, quando não podemos trabalhar para Deus, devemos esperar por ele em silêncio.
- Como foi alimentado. Embora não pudesse trabalhar ali e nada tivesse a fazer senão meditar e orar — o que o prepararia para ser útil mais tarde —, ele teria o que comer, pois estava no caminho do dever; certamente seria alimentado e, no dia da fome, ficaria satisfeito.
Quando a mulher, a igreja, é levada ao deserto, cuida-se para que seja alimentada e sustentada ali por um tempo, tempos e metade de um tempo, isto é, três anos e meio, exatamente o período em que Elias ficou escondido (Apocalipse 12:6, 14). Elias deveria beber do ribeiro, e os corvos foram encarregados de lhe levar comida (v. 4), como de fato fizeram (v. 6).
Aqui:
(1.) A provisão era farta, boa e constante: pão e carne duas vezes por dia, o alimento diário e necessário. Podemos supor que ele não comia tão fartamente quanto os profetas dos postes-ídolos, que se alimentavam à mesa de Jezabel (1 Reis 18:19), mas melhor do que os demais profetas do Senhor, que Obadias sustentava com pão e água (1 Reis 18:4).
Não convém aos servos de Deus, especialmente a seus profetas, serem exigentes com a comida nem buscarem iguarias e variedade. Basta sustentar o corpo; não importa que o paladar não seja agradado.
Em vez de invejar quem tem comida mais refinada, devemos lembrar quantas pessoas melhores do que nós vivem confortavelmente com alimentos mais simples e ficariam felizes com nossas sobras. Elias recebia uma refeição de cada vez, de manhã e à noite, para aprender a não se preocupar com o dia seguinte.
Quem vive apenas do que recebe a cada dia aprenda a confiar na providência para ter o pão de cada dia; agradeça a Deus pelo pão de hoje e deixe que o amanhã traga o seu.
(2.) Os fornecedores eram muito improváveis: os corvos lhe traziam comida. Obadias e outros israelitas que não se ajoelharam diante de Baal teriam prazer em hospedar Elias, mas ele vivia isolado e precisava ser alimentado de modo extraordinário. Ele prefigurava João Batista, cuja comida eram gafanhotos e mel silvestre.
Deus poderia ter enviado anjos para servi-lo, como fez mais tarde (1 Reis 19:5) e como fez com nosso Salvador (Mateus 4:11). Preferiu, porém, enviar mensageiros alados de outra espécie, para mostrar que, quando quer, pode cumprir seus propósitos tão eficazmente por meio das criaturas mais insignificantes quanto das mais poderosas.
Se alguém perguntar de onde os corvos tiraram a comida, como e onde foi preparada e se a obtiveram honestamente, responderemos como Jacó (Gênesis 27:20): o Senhor, nosso Deus, trouxe isso a eles, pois dele são a terra e tudo o que nela há, o mundo e os que nele habitam. Mas por que corvos?
[1.] São aves de rapina, criaturas vorazes e devoradoras, mais propensas a roubar a comida de Elias ou a arrancar-lhe os olhos (Provérbios 30:17). Assim, o enigma de Sansão é explicado novamente: do comedor saiu comida.
[2.] São criaturas impuras. Pela lei, era proibido comer qualquer espécie de corvo (Levítico 11:15), mas Elias não julgou que a comida trazida por eles ficasse impura; comeu e agradeceu, sem perguntar por escrúpulo de consciência. A pomba de Noé foi mensageira mais fiel para Noé do que seu corvo; aqui, porém, os corvos foram fiéis e constantes com Elias.
[3.] Os corvos se alimentam de insetos e carniça, mas traziam ao profeta comida própria para seres humanos e saudável. É uma pena que os que levam a outros o pão da vida se contentem eles mesmos com o que não é pão.
[4.] Os corvos só podiam trazer pouco, restos de comida; Elias, porém, se contentava com o que tinha e agradecia por ser alimentado, ainda que não fosse festejado.
[5.] Os corvos negligenciam os próprios filhotes e não os alimentam; contudo, quando Deus quer, eles alimentam seu profeta. Leões novos e corvos jovens podem passar necessidade e fome, mas isso não acontece aos que temem o Senhor (Salmos 34:10).
[6.] Os próprios corvos são alimentados pela providência especial de Deus (Jó 38:41; Salmos 147:9), e agora alimentavam o profeta. Se experimentamos a bondade especial de Deus conosco e com os nossos, devemos nos considerar obrigados, por causa dele, a ser bondosos com os que lhe pertencem.
Aprendamos daqui, primeiro, a reconhecer a soberania e o poder de Deus sobre todas as criaturas: ele pode usá-las como quiser, para juízo ou para misericórdia. Segundo, a encontrar em Deus encorajamento nas maiores dificuldades e nunca desconfiar dele.
Aquele que preparou uma mesa no deserto e fez dos corvos fornecedores, cozinheiros e servos de seu profeta pode suprir todas as nossas necessidades conforme suas riquezas em glória.
Assim Elias, por muito tempo, comeu sozinho suas pequenas porções, e a água, que obtinha de modo natural do ribeiro, acabou antes da comida, que recebia por milagre. Os poderes da natureza são limitados, mas os do Deus da natureza não. O ribeiro de Elias secou (v. 7) porque não havia chuva.
Se os céus falham, a terra também falha; assim são todos os nossos confortos terrenos: nós os perdemos quando mais precisamos deles, como os ribeiros no verão (Jó 6:15). Mas há um rio que alegra a cidade de Deus e nunca seca (Salmos 46:4), uma fonte de água que jorra para a vida eterna. Senhor, dê-nos dessa água viva!
Versículos 8 a 15
A viúva de Sarepta. (a.C. 908.)
Temos aqui o relato de como Elias recebeu proteção adicional e de como se providenciou ainda mais para ele durante seu retiro. Quem tem Deus como amigo para protegê-lo e sustentá-lo rirá diante da destruição e da fome.
O ribeiro de Querite secou, mas o cuidado de Deus por seu povo e sua bondade para com ele nunca diminuem nem falham; permanecem os mesmos e continuam a alcançar os que o conhecem (Salmos 36:10). Quando o ribeiro secou, o Jordão não havia secado. Por que Deus não o enviou para lá?
Certamente para mostrar que dispõe de diferentes meios para sustentar seu povo e não está preso a nenhum deles. Agora Deus cuidaria de Elias num lugar onde teria companhia e oportunidade de ser útil, em vez de ficar, como antes, enterrado vivo. Observe:
I. O lugar para onde foi enviado: Zarefate, ou Sarepta, cidade de Sidom, fora das fronteiras da terra de Israel (v. 9). Nosso Salvador destaca esse fato como um dos primeiros sinais antigos de que o favor de Deus seria destinado aos gentios pobres na plenitude dos tempos (Lucas 4:25-26).
Havia muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, e provavelmente algumas o receberiam de bom grado em suas casas. Mesmo assim, ele foi enviado para honrar e abençoar com sua presença uma cidade de Sidom, uma cidade gentia; assim, tornou-se, como diz o dr. Lightfoot, o primeiro profeta dos gentios.
Israel havia se corrompido com as idolatrias das nações e se tornado pior do que elas; por isso, com justiça, seu afastamento se tornou riqueza para o mundo. Elias foi odiado e expulso por seus compatriotas; por isso, voltou-se para os gentios, como mais tarde os apóstolos receberam ordem de fazer (Atos 18:6). Mas por que uma cidade de Sidom?
Talvez porque o culto a Baal, que então era o pecado clamoroso de Israel, tivesse vindo recentemente de lá com Jezabel, sidônia (1 Reis 16:31).
Por isso Elias iria para lá, para que de lá viesse quem destruiria aquela idolatria: “Foi de Sidom que chamei meu profeta, meu reformador.” Jezabel era a maior inimiga de Elias; contudo, para lhe mostrar a impotência de sua maldade, Deus encontraria um esconderijo para ele justamente na terra dela. Cristo nunca foi aos gentios, exceto uma vez, à região de Sidom (Mateus 15:21).
II. A pessoa designada para hospedá-lo. Não foi um dos ricos comerciantes ou grandes homens de Sidom, nem alguém como Obadias, administrador do palácio de Acabe, que sustentava os profetas. Foi uma pobre viúva, desamparada e desolada, a quem Deus ordenou — isto é, tornou capaz e disposta — que o sustentasse.
É próprio de Deus, e para sua glória, usar as coisas fracas e tolas do mundo e honrá-las. De modo especial, ele é o Deus das viúvas, cuida delas e as alimenta; por isso elas devem pensar no que lhe oferecerão.
III. A provisão feita para Elias ali. A providência conduziu a viúva a encontrá-lo no portão da cidade no momento oportuno (v. 10). Pelo que se conta da conversa entre os dois, vemos:
- A situação e o caráter dela. (1.) Era muito pobre e necessitada. Não tinha para viver senão um punhado de farinha e um pouco de azeite; já vivia em necessidade e, com a escassez geral, chegara à extrema penúria. Depois de comer o pouco que tinha, pelo que podia prever, ela e o filho morreriam de fome (v. 12).
Não tinha combustível além dos gravetos que recolhia na rua; sem servos, precisava juntá-los ela mesma (v. 10). Estava, portanto, em situação mais apropriada para receber esmola do que para oferecer hospitalidade. Foi a ela que Elias foi enviado, para que continuasse dependendo da providência tanto quanto dependera quando os corvos o alimentavam.
Deus teve compaixão da condição humilde de sua serva e enviou o profeta para ficar com ela, não para lhe pedir algo, mas para se hospedar em sua casa; ele pagaria bem pela refeição.
(2.) Era muito humilde e trabalhadora. Elias a encontrou recolhendo gravetos e preparando-se para assar o próprio pão (v. 10, 12). Ela se adaptava à sua condição, não reclamava da dificuldade em que se encontrava nem discutia com a providência divina por não mandar chuva; acomodava-se como podia.
Quem tem esse temperamento em dias difíceis está mais bem preparado para receber honra e alívio de Deus.
(3.) Era muito caridosa e generosa. Quando aquele estranho lhe pediu que fosse buscar água para ele beber, ela foi prontamente, à primeira palavra (v. 10, 11). Não alegou a escassez de água nem perguntou quanto ele lhe pagaria por um gole, pois naquele tempo a água valia dinheiro.
Também não insinuou que ele era estrangeiro e israelita, com quem talvez os sidônios não quisessem negociar, assim como os samaritanos (João 4:9). Não se desculpou por estar enfraquecida pela fome ou ocupada com seus próprios afazeres; não lhe disse que tinha outras coisas a fazer além de atender às ordens dele.
Interrompeu a coleta de gravetos para si a fim de buscar água para Elias, talvez com ainda mais disposição por causa da seriedade de seu semblante. Devemos estar prontos a fazer atos de bondade até por estranhos; se não temos recursos para dar aos necessitados, devemos estar ainda mais dispostos a trabalhar por eles.
Um copo de água fria, embora nos custe apenas o trabalho de buscá-la, de modo algum ficará sem recompensa.
(4.) Confiava profundamente na palavra de Deus. Foi uma grande prova de sua fé e obediência: depois de contar ao profeta quão pouco lhe restava de farinha e azeite, e que tinha apenas o suficiente para si e para o filho, ouviu que deveria fazer um bolo para ele primeiro e só depois preparar algo para os dois.
Se pensarmos bem, veremos que foi uma prova tão grande quanto poderia haver numa questão tão pequena. “Deixe primeiro as crianças comerem”, ela poderia ter dito; “a caridade começa em casa.”
“Não se pode esperar que eu dê, tendo tão pouco e sem saber de onde virá mais quando acabar.” Ela tinha muito mais razão do que Nabal para perguntar: “Tomaria eu meu pão e meu azeite para dá-los a alguém de quem nem sei de onde veio?” É verdade que Elias mencionou o Deus de Israel (v. 14), mas o que isso significava para uma sidônia?
Mesmo que ela reverenciasse o nome do Senhor e considerasse o Deus de Israel o verdadeiro Deus, que garantia tinha de que aquele estranho era seu profeta ou tinha autorização para falar em seu nome? Era fácil para um andarilho faminto enganá-la.
Mas ela supera todas essas objeções e obedece ao mandamento confiando na promessa: foi e fez conforme a palavra de Elias (v. 15). Ó mulher, grande era sua fé! Não se encontrou fé igual nem mesmo em Israel. Consideradas todas as circunstâncias, superou a da viúva que, tendo apenas duas moedas, as colocou no tesouro.
Ela acreditou na palavra do profeta: não sairia perdendo; o que desse lhe seria devolvido com juros. Os que se arriscam a confiar na promessa de Deus não terão dificuldade em se expor e se esvaziar a serviço dele, dando-lhe o que lhe é devido mesmo quando têm pouco, e dando-lhe primeiro a sua parte.
Quem lida com Deus precisa agir confiando nele: busque primeiro o seu reino, e as outras coisas serão acrescentadas. Pela lei, as primícias pertenciam a Deus; o dízimo era separado primeiro, e a oferta da massa era apresentada antes (Números 15:20-21).
Mas o crescimento da fé dessa viúva, que a capacitou a negar a si mesma e confiar na promessa divina, foi certamente um milagre tão grande no reino da graça quanto o aumento de seu azeite no reino da providência. Felizes os que, contra toda esperança, podem crer e obedecer com esperança.
- O cuidado de Deus com o hóspede dela. A farinha da vasilha não acabou, nem faltou azeite na botija; sempre que tiravam algo, o poder divino acrescentava mais (v. 16).
“Nunca o trigo nem a oliveira cresceram tanto enquanto cresciam”, diz o bispo Hall, “quanto estes cresceram enquanto eram consumidos.” Mas a multiplicação da semente plantada (2 Coríntios 9:10), no curso comum da providência, também é uma demonstração do poder e da bondade de Deus, que não devemos ignorar por ser comum.
A farinha e o azeite se multiplicavam enquanto eram gastos, não enquanto eram guardados, pois há quem distribua e ainda assim aumente. Quando Deus abençoa o pouco, ele rende muito, até além da expectativa; ao contrário, mesmo havendo abundância, se Deus soprar contra ela, pouco restará (Ageu 1:9; Ageu 2:16).
(1.) Isso sustentava o profeta. Mesmo agora, os milagres eram seu pão de cada dia. Até então, ele havia sido alimentado com pão e carne; agora, com pão e azeite, que eles usavam como usamos manteiga. O maná tinha ambos, pois seu sabor era como o de azeite fresco (Números 11:8).
Elias agradeceu por isso, embora estivesse acostumado a comer carne duas vezes por dia e agora não tivesse nenhuma. Quem não consegue viver sem carne ao menos uma vez por dia, por estar acostumado, não teria conseguido hospedar-se contente com Elias, nem mesmo para viver de um milagre.
(2.) Isso sustentava a pobre viúva e o filho e a recompensava por hospedar o profeta. Nada se perde quando somos bondosos com o povo e os ministros de Deus: quem recebe um profeta recebe recompensa de profeta. Ela lhe deu abrigo em sua casa, e ele retribuiu com alimento para a família dela.
Cristo prometeu aos que lhe abrem a porta que entrará e ceará com eles, e eles com ele (Apocalipse 3:20). Como Elias aqui, Cristo traz aos que o recebem não apenas sua própria refeição, mas também a deles. Veja como a recompensa correspondeu ao serviço: ela generosamente fez um bolo para o profeta e foi recompensada com muitos bolos para si e para o filho.
Quando Abraão ofereceu seu único filho a Deus, foi-lhe dito que seria pai de multidões. O que é gasto em piedade ou caridade é investido com o melhor rendimento e as melhores garantias. A pobre viúva deu ao profeta uma refeição simples; como recompensa, ela e o filho comeram por muitos dias (v. 15), mais de dois anos, num tempo de escassez geral.
Receber alimento do favor especial de Deus e comê-lo na boa companhia de Elias o tornou mais do que duas vezes mais saboroso. Promete-se aos que confiam em Deus que não passarão vergonha em tempos difíceis e que, nos dias de fome, ficarão satisfeitos (Salmos 37:19).
Versículos 17 a 24
O filho da viúva é ressuscitado. (a.C. 908.)
Temos aqui uma recompensa adicional pela bondade da viúva para com o profeta. Como se fosse pouco mantê-la viva, seu filho, depois de morrer, é devolvido à vida e a ela. Observe:
I. A doença e a morte do menino. Pelo que se vê, ele era filho único, o consolo dela em sua viuvez. Foi alimentado milagrosamente, mas isso não o protegeu da doença e da morte. “Vossos pais comeram o maná e morreram”; mas há um pão do qual se pode comer sem morrer, dado para a vida do mundo (João 6:49-50).
Para essa viúva, a aflição foi como um espinho na carne, para que não se envaidecesse em excesso pelos favores recebidos e pelas honras que lhe foram concedidas.
Ela cuidava de um grande profeta, fora encarregada de sustentá-lo e tinha fortes razões para crer que o Senhor lhe faria bem; mesmo assim, agora perdeu o filho. Não devemos estranhar se encontrarmos aflições muito severas, mesmo quando estamos no caminho do dever e servindo a Deus de modo notável.
Ela própria era sustentada por um milagre e mantinha uma casa sem despesas nem preocupação, por meio de uma bênção especial do céu; em meio a toda essa satisfação, porém, foi afligida desse modo. Quando temos as manifestações mais claras do favor e da boa vontade de Deus, ainda assim devemos nos preparar para as repreensões da providência.
Nossa montanha nunca está tão firme que não possa ser abalada; por isso, neste mundo, devemos sempre nos alegrar com temor.
II. A queixa comovente que ela fez ao profeta por causa dessa aflição. Ao que parece, o menino morreu de repente; caso contrário, ela teria pedido a Elias que o curasse enquanto ainda estava doente. Agora que ele estava morto, morto em seu colo, ela questionou o profeta, mais para dar vazão à tristeza do que por esperar alívio (v. 18).
- Ela se expressou com paixão: “Que tenho eu contigo, ó homem de Deus?” Como havia falado calmamente da própria morte e da do filho quando esperava morrer de fome — “para que comamos e morramos” (v. 12)! Mas agora que seu filho morreu, e não de modo tão miserável como pela fome, ela ficou extremamente perturbada.
Podemos falar levianamente de uma aflição distante; quando ela nos atinge, porém, ficamos abalados (Jó 4:5). Antes ela falava com ponderação; agora, às pressas. A morte do filho a surpreendeu, e é difícil manter o espírito sereno quando os problemas nos sobrevêm de repente, inesperadamente e em meio à paz e à prosperidade.
Ela o chama de homem de Deus, mas discute com ele como se tivesse causado a morte do menino e chega a desejar nunca tê-lo visto, esquecendo as misericórdias e os milagres anteriores: “O que fiz contra ti?” (é assim que alguns entendem), “Em que te ofendi ou falhei no meu dever? Mostra-me por que estás contendendo comigo”.
- Mesmo assim, ela se expressou com arrependimento: perguntava se Elias viera lembrar-se do pecado dela, causa da aflição, e assim fazê-la também recordar esse pecado por meio da aflição.
Talvez soubesse que Elias intercedera contra Israel e, consciente de seu pecado — talvez por ter adorado Baal, o deus dos sidônios —, imaginasse que ele tivesse intercedido contra ela.
Observe: (1.) Quando Deus tira de nós nossos consolos, lembra-se dos nossos pecados contra nós; talvez dos pecados da juventude, embora cometidos há muito tempo (Jó 13:26). Nossos pecados são a morte de nossos filhos. (2.) Quando Deus se lembra assim de nossos pecados contra nós, pretende fazer com que nos lembremos deles e nos arrependamos.
III. A súplica do profeta a Deus nessa ocasião. Ele não respondeu à queixa dela; levou o caso a Deus e o apresentou diante dele, sem saber o que dizer por conta própria. Tirou o menino morto do colo da mãe e o levou para sua própria cama (v. 19). Provavelmente tinha um carinho especial pelo menino e sentiu a aflição como sua, e não apenas por compaixão.
- Elias argumentou humildemente com Deus a respeito da morte do menino (v. 20). Ele reconheceu que a morte viera por ordem de Deus, pois não há desgraça dessa espécie numa cidade ou família que o Senhor não tenha causado.
Elias ponderou a gravidade da aflição daquela pobre mãe: era uma desgraça para a viúva, embora Deus seja o Deus das viúvas e normalmente não lhes traga desgraça; aquela aflição se somava às que ela já sofria.
Também expôs o próprio vínculo com ela: por que Deus traria desgraça a uma de suas melhores benfeitoras, a viúva em cuja casa estava hospedado? Elias seria alvo de críticas, e outros teriam medo de hospedá-lo se ele levasse a morte às casas em que entrasse.
- Pediu fervorosamente a Deus que devolvesse a vida ao menino (v. 21). Não lemos que alguém tivesse sido ressuscitado antes disso; contudo, por impulso divino, Elias orou pela ressurreição do menino. Isso não nos autoriza a fazer o mesmo.
Davi não esperou que o jejum e a oração trouxessem o filho de volta à vida (2 Samuel 12:23), mas Elias tinha poder para operar milagres, que Davi não tinha.
Elias se estendeu sobre o menino para se comover com o caso, mostrar quanto se afligia e quão ardentemente desejava que ele voltasse a viver; se pudesse, teria colocado vida nele com o próprio hálito e calor.
Isso também era um sinal do que Deus faria pelo seu poder e faz por sua graça ao ressuscitar almas mortas para a vida espiritual: o Espírito Santo vem sobre elas, as cobre com sua sombra e lhes dá vida. Elias foi muito específico em sua oração: “Peço-te que a alma deste menino volte a ele”.
Isso pressupõe claramente que a alma existe separada do corpo e, portanto, é imortal. Grotius considera que, por meio desse milagre, Deus quis dar indicação e prova disso, para encorajar seu povo sofredor.
IV. A ressurreição do menino e a grande alegria que trouxe à mãe: o menino voltou a viver (v. 22). Vemos o poder da oração e o poder daquele que a ouve, que faz morrer e faz viver. Elias o levou de volta à mãe, que, podemos supor, mal conseguia acreditar no que via.
Por isso Elias lhe garantiu que o menino vivia e era de fato seu filho, não outro (v. 23). Então a boa mulher exclamou: “Agora sei que tu és um homem de Deus”. Ela já sabia disso pelo aumento da farinha, mas ficou tão ressentida com a morte do filho que começou a duvidar — um homem bom certamente não a trataria assim.
Agora estava plenamente convencida de que Elias tinha o poder e a bondade próprios de um homem de Deus; nunca mais duvidaria e se entregaria à orientação da palavra dele e à adoração do Deus de Israel. Assim, a morte do menino, como a de Lázaro (João 11:4), serviu para a glória de Deus e para a honra de seu profeta.