Matthew Henry

1 Reis 16

Argumento

Este capítulo trata inteiramente do reino de Israel e das muitas mudanças de governo que ocorreram em pouco tempo. No capítulo anterior, lemos sobre a ruína completa da família de Jeroboão, que fora uma casa real por vinte e quatro anos. Aqui temos:

I. A ruína da família de Baasa, prevista por um profeta depois de apenas vinte e seis anos como casa real (vv. 1-7) e executada por Zinri, um de seus capitães, vv. 8-14.

II. O reinado de sete dias de Zinri e sua queda repentina, vv. 15-20.

III. A disputa entre Onri e Tibni, a vitória de Onri e seu reinado, vv. 21-28.

IV. O início do reinado de Acabe, sobre quem leremos muito mais adiante, vv. 29-33.

V. A reconstrução de Jericó, v. 34. Enquanto tudo isso acontecia, as coisas iam bem em Judá.

Versículos 1 a 14

A Ruína da Família de Baasa Anunciada. (a.C. 931.)

Temos aqui, I. A ruína da família de Baasa anunciada. Ele tinha boas condições de elevar e estabelecer sua família: era ativo, sagaz e ousado. Mas era idólatra, e isso levou sua família à destruição.

  1. Deus o advertiu disso de antemão:

(1.) Para que, se a advertência o levasse ao arrependimento e à reforma, a ruína pudesse ser evitada. Deus ameaça para não precisar castigar, pois não deseja a morte dos pecadores.

(2.) Para que, se Baasa não se arrependesse, ficasse claro que, quando a destruição viesse, fosse quem fosse o instrumento, ela seria um ato da justiça de Deus e a punição do pecado.

  1. A advertência foi transmitida por Jeú, filho de Hanani. Seu pai era vidente, ou profeta, naquela mesma época (2 Crônicas 16:7) e foi enviado a Asa, rei de Judá. O filho, porém, que era jovem e mais ativo, foi enviado nessa expedição mais longa e perigosa a Baasa, rei de Israel. Juniores ad labores — o trabalho árduo e as aventuras cabem aos jovens.

Jeú era profeta e filho de profeta. A profecia, transmitida assim por herança tão feliz, merecia ainda mais honra.

Jeú continuou por muito tempo em seu ministério útil. Mais de quarenta anos depois, nós o encontramos repreendendo Josafá (2 Crônicas 19:2) e escrevendo os anais daquele rei (2 Crônicas 20:34). A mensagem que esse profeta levou a Baasa é muito semelhante à que Aías enviou a Jeroboão por meio de sua mulher.

(1.) Ele lembra Baasa das grandes coisas que Deus fizera por ele (v. 2): Deus o elevara do pó ao trono de glória. Isso é um grande exemplo da soberania e do poder divinos (1 Samuel 2:8). Baasa parecia ter subido por sua própria traição e crueldade, mas a Providência estava agindo para cumprir o conselho de Deus a respeito da casa de Jeroboão.

Deus reconhecer que sua promoção foi obra dele não significa de modo algum que tenha aprovado a ambição e a traição de Baasa. Deus põe o poder nas mãos de homens maus e o faz servir a seus bons propósitos, apesar do mau uso que eles fazem dele. “Eu te constituí príncipe sobre o meu povo.”

Deus ainda chama Israel de seu povo, embora estivesse terrivelmente corrompido, porque conservava a aliança da circuncisão e havia muitas pessoas boas entre eles. Só muito tempo depois foram chamados Lo-Ami, isto é, não um povo (Oseias 1:9).

(2.) Ele o acusa de crimes graves:

[1.] Baasa fizera Israel pecar, seduzindo os súditos de Deus a abandonar sua lealdade e a prestar a deuses do esterco a homenagem devida somente a Deus. Nisso ele andou no caminho de Jeroboão (v. 2) e se tornou semelhante à família dele, v. 7.

[2.] Ele próprio provocara Deus à ira com a obra de suas mãos, isto é, adorando imagens, obras das mãos humanas. Talvez outros as tivessem feito, mas Baasa as serviu e, assim, aprovou que fossem feitas; por isso são chamadas obra de suas mãos.

[3.] Ele destruíra a casa de Jeroboão (v. 7), pois matou o filho de Jeroboão e todos os seus. Se tivesse feito isso por consideração a Deus, à vontade e à glória dele, com santa indignação contra os pecados de Jeroboão e de sua família, teria sido aceito e aplaudido como instrumento da justiça de Deus.

Mas, do modo como agiu, Baasa foi apenas instrumento da justiça de Deus e servo de seus próprios desejos. Por isso, foi justamente punido pela malícia e pela ambição que o motivaram e governaram em tudo o que fez.

Repare: os que de algum modo são encarregados de anunciar ou executar a justiça de Deus, sejam magistrados ou ministros, precisam agir com bons princípios e de maneira santa; do contrário, isso se torna pecado para eles, e eles mesmos se tornam passíveis de punição.

(3.) Ele anuncia que a mesma destruição que Baasa ajudara a trazer sobre a família de Jeroboão viria sobre a família dele, v. 3, 4. Repare: os que imitam os pecados de outros podem esperar imitar também suas pragas, em especial os que parecem zelosos contra pecados alheios, mas se permitem cometê-los. A casa de Jeú foi chamada a prestar contas pelo sangue da casa de Acabe (Oseias 1:4).

II. Foi concedido um adiamento por algum tempo, tão longo que Baasa morreu em paz e foi sepultado com honras em sua própria cidade real (v. 6). Ele não foi presa dos cães nem das aves, embora isso tivesse sido anunciado contra sua família, v. 4. Baasa não viveu para ver nem sentir a punição anunciada, apesar de ser o maior culpado.

Certamente existe um estado futuro, em que pecadores impenitentes sofrerão pessoalmente e não escaparão, como muitas vezes escapam neste mundo.

Baasa, ao que parece, morreu sem sinal visível da vingança divina, mas Deus reservou sua iniquidade aos filhos, como diz Jó (Jó 21:19). Assim visita o pecado. Observe: Baasa foi punido com a destruição de seus filhos depois da própria morte, e estes foram punidos com o maltrato de seus corpos depois de morrerem; a ameaça especificava apenas isto: os cães e as aves do céu os comeriam (v. 4).

Talvez haja nisso uma indicação velada de que existem punições depois da morte, quando a própria morte já fez o pior, e de que essas são as punições mais dolorosas e temíveis; os juízos contra o corpo e a posteridade significam juízos contra a alma separada do corpo, impostos por aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno.

III. Por fim, a sentença foi executada. Elá, filho de Baasa, reinou dois anos, assim como Nadabe, filho de Jeroboão, e depois foi morto por Zinri, um de seus próprios soldados, como Nadabe fora morto por Baasa. A família de Baasa se tornou semelhante à de Jeroboão, como fora anunciado, v. 3.

A idolatria de Elá era semelhante à de Jeroboão, e um dos pecados pelos quais Deus contendia com Baasa era a destruição da família de Jeroboão.

Assim, quanto mais a destruição da família de Baasa se parecia com a daquela casa, mais a punição se assemelhava ao pecado, como um rosto corresponde ao outro num espelho.

  1. Como naquela ocasião, agora também o próprio rei foi morto primeiro; mas Elá caiu de modo mais vergonhoso que Nadabe. Nadabe foi morto no campo de batalha, em meio à honra: ele e seu exército sitiavam Gibetom (1 Reis 15:27). Depois daquela calamidade, o cerco foi suspenso, e a cidade continuou nas mãos dos filisteus.

Agora o exército de Israel retomava a tentativa (v. 15). Elá deveria estar com ele para comandá-lo, mas amava o conforto e a segurança mais que a honra, o dever e o bem público. Por isso, ficou para trás, entregue aos prazeres. Enquanto se embriagava na casa de seu servo, Zinri o matou (v. 9, 10).

Que isso sirva de advertência aos bêbados, sobretudo aos que bebem de propósito até se embriagar: não sabem se a morte não os surpreenderá nesse estado. (1.) A morte chega facilmente às pessoas embriagadas.

Além das doenças crônicas que o consumo excessivo de álcool frequentemente causa e que as matam no meio da vida, elas são vencidas mais facilmente por um inimigo, como Amnom por Absalão, e ficam sujeitas a acidentes mais graves, sem conseguir se ajudar.

(2.) A morte chega de modo terrível às pessoas nesse estado. Ela as encontra praticando o pecado e incapacitadas para qualquer ato de devoção; aquele dia as surpreende (Lucas 21:34), como um ladrão.

  1. Como naquela ocasião, também agora toda a família foi eliminada e arrancada pela raiz. O traidor sucedeu ao rei, e o povo irrefletido se submeteu passivamente, como se para ele fosse indiferente que tipo de rei tivesse, desde que tivesse um. A primeira coisa que Zinri fez foi matar toda a família de Baasa; assim, valeu-se da crueldade para conservar o que obtivera pela traição.

A crueldade de Zinri parece ter ido além da de Baasa contra a família de Jeroboão, pois ele não deixou parentes nem amigos de Elá (v. 11), nem vingadores dele — esse é o sentido da palavra —, ninguém que provavelmente vingasse sua morte.

Ainda assim, a justiça divina vingou essa morte de maneira tão notável que, muito tempo depois, ela se tornou um provérbio: “Teve paz Zinri, que matou seu senhor?” (2 Reis 9:31).

Nisso, (1.) Cumpriu-se a palavra de Deus, v. 12. (2.) Foram cobrados os pecados de Baasa e Elá, que provocaram Deus com suas vaidades, v. 13. Seus ídolos são chamados vaidades, pois não podem dar proveito nem ajuda. Miseráveis são aqueles cujas divindades são vaidades.

Versículos 15 a 28

A Morte de Zinri e o Reinado de Onri. (a.C. 929.)

Salomão observa (Provérbios 28:2) que, por causa da transgressão de uma terra, seus governantes são muitos — assim aconteceu em Israel —, mas que, por meio de um homem entendido, sua estabilidade se prolonga; foi o que ocorreu com Judá, sob Asa, naquele mesmo período. Quando as pessoas abandonam a Deus, ficam longe do descanso e da estabilidade.

Zinri, Tibni e Onri disputavam a coroa. Homens orgulhosos e ambiciosos arruínam uns aos outros e arrastam outras pessoas à ruína. Essa confusão terminou com a consolidação do poder de Onri; por isso, vamos acompanhá-lo nesta parte da história.

I. Como Onri foi escolhido: como acontecia muitas vezes com os imperadores romanos, ele foi escolhido pelo exército em campanha, então acampado diante de Gibetom. Logo chegou ali a notícia de que Zinri matara o rei e se instalara em Tirza, a cidade real (v. 16). Então o exército escolheu Onri como rei no acampamento, para vingar sem demora a morte de Elá em Zinri.

Elá era indolente e dado aos excessos, mas ainda era o rei deles; por isso, não se submeteriam passivamente ao seu assassino nem deixariam o crime impune.

Eles não tentaram vingar a morte de Nadabe em Baasa; talvez porque a casa de Baasa tivesse governado com mais brandura que a de Jeroboão. Mas Zinri sentiria a indignação do exército provocado. O cerco de Gibetom foi abandonado — os filisteus certamente levam vantagem quando os israelitas brigam entre si —, e Zinri foi perseguido.

II. Como Onri derrotou Zinri. Diz-se que Zinri reinou sete dias (v. 15); esse foi o intervalo até Onri ser proclamado rei e Zinri, traidor. Podemos supor que Zinri tenha vivido mais tempo, pois teve tempo para mostrar sua inclinação pelo caminho de Jeroboão e tornar-se passível da justiça de Deus por sustentar a idolatria dele, v. 19.

Tirza era uma bela cidade, mas não era fortificada; por isso, Onri logo se apoderou dela (v. 17).

Onri forçou Zinri a entrar no palácio. Incapaz de defendê-lo, mas sem querer se render, Zinri o incendiou e incendiou a si mesmo. Não queria que seu rival desfrutasse daquele palácio suntuoso; temia também que, caso caísse nas mãos do exército, vivo ou morto, fosse tratado com desonra.

Veja a que ações desesperadas a maldade às vezes leva as pessoas e como as precipita na própria ruína. Assim agem os incendiários: põem fogo em palácios e reinos, embora corram o risco de perecer nas chamas.

III. Como Onri lutou contra Tibni e, por fim, livrou-se dele. Metade do povo seguiu Tibni (v. 21), provavelmente os que apoiavam Zinri, a quem se juntaram outros que não queriam um rei escolhido no acampamento — temiam que ele governasse pela força da espada e de um exército permanente —, mas por uma assembleia dos representantes do reino.

A disputa entre esses dois durou alguns anos e provavelmente custou muito sangue dos dois lados. Onri foi eleito pela primeira vez no vigésimo sétimo ano de Asa (v. 15), e desse ano se contam os doze anos de seu reinado. Mas só no trigésimo primeiro ano de Asa ele começou a reinar sem rival. Então Tibni morreu, provavelmente em batalha, e Onri passou a reinar sozinho, v. 22.

Sir Walter Raleigh, em sua History of the World (2.19.6), pergunta por que, em meio a todas essas confusões e revoluções do reino de Israel, os israelitas nunca pensaram em voltar para a casa de Davi e se unir novamente a Judá, pois então a situação era melhor do que agora.

Raleigh pensa que a razão era o poder mais absoluto, arbitrário e despótico que os reis de Judá exerciam. O peso do jugo foi o motivo da queixa quando se revoltaram pela primeira vez contra a casa de Davi; o receio dele os tornou desde então avessos àquela dinastia e ligados a reis próprios, que governavam mais segundo a lei e os princípios de uma monarquia limitada.

IV. Como Onri reinou depois de consolidar o trono:

  1. Tornou-se famoso por construir Samaria, que desde então foi a cidade real dos reis de Israel, pois o palácio de Tirza fora queimado. Com o tempo, a cidade se tornou tão importante que deu nome à região central de Canaã, situada entre a Galileia, ao norte, e a Judeia, ao sul, e aos habitantes daquele território, chamados samaritanos.

Onri comprou o terreno por dois talentos de prata, pouco mais de setecentas libras da nossa moeda, pois um talento valia 353 libras, 11 xelins e 10 1/2 pence. Talvez Semer, que lhe vendeu o terreno, tenha feito um preço consideravelmente menor sob a condição de que a cidade recebesse seu nome; do contrário, teria o nome do comprador.

Chamou-se Samaria, ou Shemeren, como está em hebraico, em referência a Semer, o antigo proprietário, v. 24.

Os reis de Israel mudaram de capital: primeiro Siquém, depois Tirza e agora Samaria. Já os reis de Judá permaneceram em Jerusalém, a cidade de Deus. Os que se apegam ao Senhor encontram estabilidade; os que o abandonam vivem errantes.

  1. Tornou-se infame por sua maldade, pois fez pior que todos os que vieram antes dele, v. 25. Embora tenha subido ao trono com muita dificuldade e a Providência o tenha favorecido de modo notável em sua ascensão, ele foi mais profano — ou mais supersticioso — e perseguiu mais do que os membros das famílias de Jeroboão e de Baasa.

Foi além deles ao estabelecer a iniquidade por lei e obrigar seus súditos a acompanhá-lo. Lemos que a observância dos estatutos de Onri tornou Israel uma desolação (Miquéias 6:16). Jeroboão levou Israel ao pecado por tentação, exemplo e sedução; Onri o fez por coerção.

V. Como Onri encerrou seu reinado (v. 27, 28). Ele era tido em alguma consideração pelo poder que demonstrava. Muitos homens maus foram valentes. Morreu em sua cama, assim como Jeroboão e Baasa, mas deixou à posteridade a tarefa de completar a medida de sua iniquidade e depois pagar a conta.

Versículos 29 a 34

O Reinado de Acabe. (a.C. 925.)

Temos aqui o início do reinado de Acabe, sobre quem há mais detalhes registrados do que sobre qualquer outro rei de Israel. Aqui recebemos apenas uma visão geral dele, como o pior de todos os reis, para sabermos o que esperar quando lermos os detalhes. Acabe reinou vinte e dois anos, tempo bastante para praticar muito mal.

I. Acabe superou todos os seus predecessores em maldade e fez mais mal que todos os que vieram antes dele (v. 30).

Como se agisse com especial hostilidade contra Deus e Israel, afrontando Deus e arruinando o povo, diz-se que fez mais do que todos os reis de Israel antes dele para provocar deliberadamente o Senhor, Deus de Israel, à ira e, consequentemente, trazer juízos sobre sua terra, v. 33. A situação do povo era má, pois cada rei que subia ao trono era pior que seu antecessor. Aonde chegariam por fim?

Acabe vira a ruína de outros reis maus e de suas famílias. Em vez de aprender com o que viu, porém, seu coração se endureceu e se voltou ainda mais contra Deus. Ele considerou pouca coisa andar nos pecados de Jeroboão, v. 31. Achava pouco quebrar o segundo mandamento por meio da adoração de imagens; também deixaria de lado o primeiro, introduzindo outros deuses.

Seu dedo mínimo pesaria mais sobre as ordenanças de Deus que os lombos de Jeroboão. Fazer pouco caso de pecados menores abre caminho para pecados maiores. Os que procuram minimizar os pecados dos outros acabam agravando os próprios.

II. Acabe se casou com uma mulher perversa, sabendo que ela introduziria a adoração de Baal e, ao que parece, tendo esse propósito ao se casar com ela. Como se fosse pouca coisa andar nos pecados de Jeroboão, Acabe tomou Jezabel por mulher (v. 31).

Ela era idólatra zelosa, extremamente autoritária e maliciosa por natureza, dada a feitiçarias e prostituição (2 Reis 9:22) e viciosa em todos os sentidos.

Em Apocalipse 2:20, a falsa profetisa é chamada Jezabel, pois não havia nome pior para uma mulher perversa que o dela. Os males que ela praticou e o que por fim lhe aconteceu (2 Reis 9:33) aparecerão na história a seguir. Essa única mulher estrangeira corrompeu Israel mais do que todas as mulheres estrangeiras de Salomão.

III. Acabe estabeleceu a adoração de Baal: abandonou o Deus de Israel e serviu ao deus dos sidônios, Júpiter em lugar de Jeová; alguns pensam que era o sol, outros, um herói fenício divinizado. Acabe se cansou dos bezerros de ouro e achou que já tinham sido adorados por tempo suficiente.

Tão vãs eram aquelas divindades que até os que mais gostavam delas acabaram se cansando e, como adúlteros, precisavam de variedade.

Em honra dessa falsa divindade, a quem chamavam Baal — senhor —, e para facilitar sua adoração:

  1. Acabe construiu um templo em Samaria, a cidade real, pois o templo de Deus ficava em Jerusalém, capital do outro reino. Queria o templo de Baal perto de si, para frequentá-lo, protegê-lo e honrá-lo melhor.

  2. Ergueu um altar nesse templo, para oferecer sacrifícios a Baal; com isso, reconheciam que dependiam dele e buscavam seu favor. Que estupidez a dos idólatras, que gastam tanto para fazer amigo alguém que poderiam ter escolhido não transformar em deus!

  3. Fez um bosque sagrado ao redor do templo: talvez um bosque natural, plantando árvores frondosas, ou, se elas demorassem demais para crescer, um bosque artificial que o imitasse.

Não se diz que tenha plantado um bosque, mas que o fez, isto é, criou algo que cumpria o propósito de esconder e, assim, favorecer as impurezas abomináveis praticadas no culto imundo de Baal. Lucus, a lucendo, quia non lucet — “Bosque vem de luzir, embora não luz.” Quem pratica o mal odeia a luz.

IV. Um súdito de Acabe, imitando a presunção do rei, ousou reconstruir Jericó, desafiando a maldição pronunciada havia muito tempo por Josué contra quem tentasse fazê-lo, v. 34. Esse relato é apresentado como exemplo da extrema impiedade a que as pessoas tinham chegado, sobretudo em Betel, onde havia um dos bezerros; o pecador audacioso vinha daquela cidade. Observe:

  1. Como ele agiu mal. Como Acã, mexeu na coisa maldita e usou para si o que fora consagrado à honra de Deus. Começou a construir, desafiando uma maldição bem conhecida em Israel.

Talvez zombasse dela, tratando-a como história para assustar crianças, ou imaginasse que sua força tivesse se esgotado com o passar do tempo, pois mais de quinhentos anos haviam se passado desde que fora pronunciada (Josué 6:26).

Ele continuou a construção, desafiando o cumprimento parcial da maldição. Seu filho mais velho morreu quando começou a obra, mas, mesmo assim, prosseguiu, desprezando a Deus e a ira dele, revelada do céu contra a impiedade.

  1. Como foi seu desfecho ruim. Construiu para os filhos, mas Deus escreveu que ele ficaria sem filhos: o mais velho morreu ao começar a obra, o mais novo ao concluí-la e, supõe-se, todos os demais morreram nesse intervalo.

Repare: os que Deus amaldiçoa são de fato amaldiçoados. Ninguém jamais endureceu o coração contra Deus e prosperou. Que Deus nos preserve de pecados presunçosos, dessas grandes transgressões!


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra