1 Reis 13
Argumento
No fim do capítulo anterior, deixamos Jeroboão junto ao altar em Betel; é lá que o encontramos no início deste capítulo, quando recebeu de Deus uma advertência contra sua idolatria e apostasia. Deus a enviou por meio de um profeta, um homem de Deus que vivia em Judá e é o personagem principal deste relato, sobre quem lemos:
I. O que aconteceu entre o profeta e o novo rei: 1. O profeta ameaçou o altar de Jeroboão, v. 1, 2, e lhe deu um sinal, v. 3, que se cumpriu imediatamente, v. 5. 2. O rei ameaçou o profeta e recebeu outro sinal: sua mão secou; ela foi restaurada quando se submeteu e o profeta intercedeu, v. 4, 6. 3. O profeta recusou a bondade que lhe foi oferecida, vv. 7-10.
II. O que aconteceu entre o profeta e o profeta idoso: 1. O profeta idoso o trouxe de volta com uma mentira e o hospedou, vv. 11-19. 2. Por aceitar a hospitalidade, desobedecendo à ordem divina, o homem de Deus foi ameaçado de morte, vv. 20-22. 3. A ameaça se cumpriu: um leão o matou, v. 23, 24, e ele foi sepultado em Betel, vv. 25-32. 4. Jeroboão persistiu em sua idolatria, v. 33, 34.
Senhor, seus juízos são um grande abismo.
O Profeta Enviado a Jeroboão; o Ressecamento da Mão de Jeroboão. (a.C. 974.)
Versículos 1 a 10
Aqui está: I. Um mensageiro enviado a Jeroboão para lhe anunciar o desagrado de Deus por causa de sua idolatria, v. 1. O exército de Judá, que pretendia destruí-lo, foi impedido de atacá-lo e não podia desembainhar a espada contra ele (1 Reis 12:24).
Em vez disso, um profeta de Judá foi enviado para fazê-lo abandonar seu mau caminho. Deus o enviou a tempo, enquanto Jeroboão ainda estava apenas dedicando o altar, antes que o engano do pecado endurecesse seu coração.
Deus não tem prazer na morte dos pecadores; prefere que se voltem para ele e vivam. Como foi corajoso o mensageiro que ousou confrontar o rei em seu orgulho e interromper a solenidade da qual ele tanto se orgulhava!
Os que cumprem a missão de Deus não devem temer os homens; sabem quem os defenderá. E como foi bondoso Deus, ao enviar alguém para advertir Jeroboão da ira divina, revelada do céu contra sua impiedade e injustiça!
II. A mensagem foi transmitida em nome de Deus, não em voz baixa, mas em alta voz. Isso mostrava a coragem do profeta: não tinha medo nem vergonha de proclamá-la. Mostrava também sua seriedade: queria que todos os presentes, que eram muitos naquela ocasião importante, ouvissem e atendessem.
A mensagem não se dirigia a Jeroboão nem ao povo, mas ao altar. Suas pedras ouviriam e cederiam antes daqueles que estavam obcecados por seus ídolos e eram surdos aos chamados de Deus.
Contudo, ao ameaçar o altar, Deus também ameaçava seu fundador e os adoradores, para quem ele era tão querido quanto a própria alma. Eles poderiam pensar: “Se a ira de Deus se apega a um altar sem vida e sem culpa, como escaparemos?”
A profecia contra o altar, v. 2, era que, com o passar do tempo, um príncipe da casa de Davi, chamado Josias, profanaria aquele altar, sacrificando nele os próprios sacerdotes idólatras e queimando ossos de mortos.
Jeroboão devia saber e ter certeza:
O altar que ele agora consagrava seria profanado. A adoração idólatra não duraria, mas a palavra do Senhor permaneceria para sempre.
Os sacerdotes dos lugares altos que ele nomeara seriam sacrificados à justiça de Deus e seriam os primeiros e únicos sacrifícios daquele altar que lhe agradariam.
Se a oferta é abominável a Deus, naturalmente os que a oferecem também cairão sob sua ira, que permanecerá sobre eles, pois não será transferida de outro modo.
- Isso seria feito por um descendente da casa de Davi. A família que ele e seu reino desprezaram e abandonaram traiçoeiramente recuperaria poder suficiente para demolir o altar que ele julgava firmar.
Assim, por fim, a justiça e a verdade prevaleceriam tanto nos assuntos civis quanto nos sagrados, apesar dos triunfos momentâneos dos que estavam dispostos a abandonar o temor tanto de Deus quanto do rei.
Passaram-se cerca de 356 anos até essa profecia se cumprir; ainda assim, ela foi anunciada como certa e próxima, pois para Deus mil anos são como um dia.
Nada parece mais sujeito ao acaso e à escolha humana do que dar nomes às pessoas; contudo, Josias foi nomeado aqui mais de trezentos anos antes de nascer. Nada do futuro está oculto a Deus. Há nomes no livro da presciência divina (Filipenses 4:3), nomes escritos no céu.
III. Foi dado um sinal para confirmar a verdade da profecia: por uma força invisível, o altar seria partido e as cinzas do sacrifício se espalhariam, v. 3. Isso aconteceu imediatamente, v. 5.
O sinal provou que o profeta fora enviado por Deus, que confirmou a palavra com este sinal que veio em seguida (Marcos 16:20).
Foi uma indicação imediata do desagrado de Deus por aqueles sacrifícios idólatras. Como a oferta poderia ser aceita se o altar que deveria santificá-la era uma abominação?
Foi uma reprovação ao povo, cujo coração era mais duro que aquelas pedras e não se partiu diante da palavra do Senhor.
Foi uma amostra do que Josias faria quando a profecia se cumprisse: o altar foi partido naquele momento como sinal de que depois seria destruído.
IV. A mão de Jeroboão secou quando ele a estendeu para prender ou ferir o homem de Deus, v. 4. Em vez de tremer diante da mensagem, como bem poderia ter feito, atacou quem a trouxe, desafiando a ira contra a qual fora advertido e desprezando a graça que o enviara para avisá-lo.
Repreenda um pecador, e ele o odiará e lhe fará mal, se puder. Ainda assim, os profetas de Deus devem expor-se ao perigo em vez de trair sua missão. Quem os envia os protegerá e conterá a ira humana, como conteve a de Jeroboão ao fazer sua mão secar.
Assim, ele não pôde ferir o profeta nem recolher a mão para ajudar a si mesmo. Quando a estendera para queimar incenso aos bezerros, ela não secou; mas, ao estendê-la contra um profeta, ficou sem poder usá-la até se humilhar.
Entre as maldades dos perversos, nada provoca mais a Deus do que seus ataques maliciosos contra os profetas, a respeito dos quais Deus ordenou que não fossem tocados nem maltratados.
A mão seca foi um castigo para Jeroboão, correspondente a seu pecado, e também o livramento do profeta. Deus tem muitos meios de impedir que os inimigos de sua igreja executem seus planos perversos.
A incapacidade de Jeroboão de recolher a mão tornou-o um espetáculo para todos ao redor, para que vissem e temessem. Se, em sua justiça, Deus endurece o coração dos pecadores e eles não conseguem recolher pela conversão a mão que estenderam para pecar, isso é um juízo espiritual, representado por esse sinal, e muito mais terrível.
V. A mão que secara de repente foi curada com a mesma rapidez, depois que Jeroboão se submeteu, v. 6. A palavra de Deus, que deveria ter tocado sua consciência, não o humilhou; mas aquilo que tocou seus ossos e sua carne abateu seu espírito orgulhoso.
Agora ele pediu ajuda não aos bezerros, mas somente a Deus, a seu poder e favor. Deus feriu, e só ele podia curar.
Não pediu isso por meio de sacrifício ou incenso próprios, mas pela oração e intercessão do profeta que acabara de ameaçar e tentar destruir.
Talvez chegue o tempo em que os que odeiam a pregação queiram as orações de ministros fiéis. Jeroboão pediu ao profeta que orasse ao Senhor, seu Deus, pois tinha acesso a ele e podia interceder em seu favor.
Repare: ele não pediu que o profeta orasse pelo perdão de seu pecado nem pela mudança de seu coração, mas apenas pela restauração da mão. Assim também o faraó pediu a Moisés que Deus afastasse somente aquela morte, não aquele pecado (Êxodo 10:17).
Como convinha a um homem de Deus, o profeta retribuiu o mal com o bem. Não censurou Jeroboão por sua malícia impotente, nem triunfou sobre sua submissão; imediatamente orou a Deus por ele.
Só recebem a bênção que Cristo pronunciou sobre os perseguidos os que aprendem com ele a orar por seus perseguidores (Mateus 5:10, 44).
Ao honrar a Deus e mostrar um espírito perdoador, o profeta recebeu ainda esta honra: por sua palavra, Deus revogou o juízo e, por outro milagre, curou a mão seca.
Assim, pela bondade de Deus, Jeroboão poderia ser levado ao arrependimento; se o juízo não o quebrantasse, talvez a misericórdia o comovesse. Por algum tempo, ele pareceu tocado por ambos, mas as impressões se apagaram.
VI. O profeta recusou o convite bondoso de Jeroboão. Observe:
- Deus proibira seu mensageiro de comer ou beber em Betel, v. 9, para mostrar sua repulsa à idolatria abominável e à apostasia deles em relação a Deus. Também nos ensina a não ter comunhão com as obras das trevas, para que não sejamos contaminados por elas nem as incentivemos.
O profeta não devia voltar pelo mesmo caminho, mas entregar sua mensagem, por assim dizer, in transitu — “de passagem”. Não devia parecer enviado de propósito — eles não eram dignos de tal favor —, mas como alguém que apenas passava por ali, com o espírito comovido, como o de Paulo em Atenas ao passar e ver os objetos de culto deles.
Por meio dessa ordem, Deus provaria seu profeta, como fizera com Ezequiel: testaria se ele seria rebelde como aquela casa rebelde (Ezequiel 2:8).
- Jeroboão ficou tão impressionado com a cura da mão que, embora não leiamos que tenha agradecido a Deus por essa misericórdia ou enviado uma oferta ao altar de Jerusalém em reconhecimento dela, quis demonstrar gratidão ao profeta e pagar-lhe por suas orações, v. 7.
Favores ao corpo podem fazer até homens sem a graça de Deus parecerem gratos aos bons ministros.
- Embora estivesse com fome e cansado, e talvez fosse pobre, o profeta recusou, em obediência à ordem divina, tanto a hospedagem quanto a recompensa oferecidas.
Poderia supor que, ao aceitar o convite, teria ocasião de conversar mais com o rei e levá-lo a uma reforma verdadeira, agora que estava convencido. Mesmo assim, não se julgaria mais sábio que Deus; como mensageiro fiel e cuidadoso, apressou-se a voltar para casa depois de cumprir sua missão.
Pouco aprenderam a lição da renúncia aqueles que não conseguem dispensar uma refeição proibida.
Versículos 11 a 21
O Profeta Enganado. (a.C. 974.)
O homem de Deus recusara com firmeza e sinceridade o convite do rei, embora este lhe prometesse uma recompensa. Ainda assim, um profeta idoso o convenceu a voltar com ele e jantar em Betel, contrariando a ordem que recebera. Vemos quanto lhe custou aquele jantar. Observe, admirado:
I. A perversidade do profeta idoso. Não posso deixar de chamá-lo de falso profeta e homem mau. É muito mais fácil acreditar que alguém de caráter tão ruim tenha sido levado a confirmar o que o homem de Deus dissera, como vemos no v. 32, do que acreditar que um profeta verdadeiro e bom tenha contado deliberadamente uma mentira como ele fez e atribuído-a a Deus.
Uma árvore boa jamais produziria fruto tão corrompido. Talvez ele tivesse sido criado entre os filhos dos profetas, numa das escolas de Samuel ali perto, e por isso conservasse o nome de profeta. Mas, ao se tornar mundano e profano, o espírito de profecia se afastou dele.
Se fosse um bom profeta, teria repreendido a idolatria de Jeroboão e não teria permitido que seus filhos frequentassem os altares dele, como parece que faziam.
- Não se sabe ao certo se o profeta idoso tinha alguma boa intenção ao buscar o homem de Deus para fazê-lo voltar. Podemos esperar que tenha agido por compaixão, supondo que ele precisasse de alimento, e por desejar conhecê-lo melhor e entender mais plenamente sua missão do que pelo relato dos filhos.
Mas os filhos lhe haviam contado tudo o que acontecera, especialmente que o profeta fora proibido de comer ou beber ali, algo que dissera abertamente a Jeroboão. Suponho, portanto, que o convite tivesse má intenção: atraí-lo a uma armadilha e expô-lo.
Os falsos profetas sempre foram os piores inimigos dos verdadeiros. Em geral, tentam destruí-los; às vezes, como neste caso, procuram corrompê-los e afastá-los de seu dever. Assim, deram vinho aos nazireus (Amós 2:12), para se gloriarem da queda deles.
- É certo que o método que usou para fazê-lo voltar foi muito mau. Quando o homem de Deus afirmou que não podia voltar para comer pão com ele e que, por isso, não voltaria — sua resolução concordava com a ordem divina (v. 16, 17) —, o profeta idoso alegou perversamente que recebera do céu uma ordem para buscá-lo.
Enganou-o invocando sua antiga condição de profeta: “Eu também sou profeta, como tu és.” Alegou ter recebido a visão de um anjo que o enviara para buscá-lo. Mas tudo era mentira, uma zombaria da profecia e uma profanação da pior espécie.
Quando esse profeta idoso é mencionado em 2 Reis 23:18, é chamado de profeta que viera de Samaria, embora Samaria ainda não existisse: foi fundada muito depois, em 1 Reis 16:24.
Entendo que ele é assim chamado, apesar de ser de Betel, porque se parecia com os que depois seriam os profetas de Samaria, que faziam Israel, o povo de Deus, errar (Jeremias 23:13).
II. A fraqueza do bom profeta, que se deixou enganar dessa maneira: voltou com o outro, v. 19. Tivera firmeza suficiente para recusar o convite do rei, que lhe prometera uma recompensa, mas não resistiu às insinuações de alguém que se apresentava como profeta.
O povo de Deus corre mais perigo de ser afastado do dever por uma aparência convincente de autoridade divina e santidade do que por incentivos externos. Por isso, precisamos tomar cuidado com os falsos profetas e não acreditar em todo espírito.
III. O curso da justiça divina naquele episódio. Podemos nos admirar de que o profeta perverso, que mentiu e causou o mal, tenha ficado sem punição, enquanto o santo homem de Deus, que ele induziu ao pecado, foi castigado de repente e com severidade.
Que conclusão tirar disso? Os juízos de Deus são insondáveis. Tanto o enganado como o enganador lhe pertencem, e ele não presta contas de nenhum de seus atos.
Certamente haverá um juízo futuro, quando esses casos serão examinados novamente e os que mais pecaram e menos sofreram neste mundo receberão conforme suas obras.
- A mensagem dada ao homem de Deus foi surpreendente. Seu crime é descrito no v. 21, 22: em uma palavra, desobedeceu a uma ordem expressa.
A sentença foi: “Teu cadáver não chegará ao sepulcro de teus pais”; isto é, ele nunca chegaria à própria casa, pois logo seria um cadáver, e seu corpo não seria levado ao lugar dos sepulcros de seus pais para ser enterrado.
- Mais surpreendente ainda foi o fato de o próprio profeta idoso ser o mensageiro. Não temos outra explicação além de que Deus quis assim, como falou a Balaão por meio de sua jumenta e anunciou a Saul seu destino por meio do diabo com a aparência de Samuel.
Podemos pensar que Deus pretendeu com isso:
(1.) Despertar o profeta mentiroso e fazê-lo perceber seu pecado. A mensagem o afetaria ainda mais por ser ele quem a transmitia. Ela causou uma impressão tão forte em seu espírito que ele gritou como alguém em agonia, v. 21.
Ele tinha motivos para pensar: se o homem de Deus devia morrer por uma desobediência pequena, cometida por surpresa, quanto mais severo castigo merecia ele próprio, que mentira a respeito de um anjo de Deus e enganara deliberadamente um homem de Deus?
Se assim aconteceu com a árvore verde, o que aconteceria com a seca? Talvez isso tenha tido um bom efeito sobre ele. É muito duro o coração de quem anuncia a ira de Deus aos outros sem temê-la para si mesmo.
(2.) Humilhar ainda mais o profeta enganado e mostrar o que devem esperar os que dão ouvidos ao grande enganador.
Os que se rendem a ele como tentador serão aterrorizados por ele como atormentador. Aquele a quem agora afaga, depois atacará; e, àquele que agora induz ao pecado, fará tudo que puder para levar ao desespero.
Versículos 23 a 34
O Profeta Enganado Morto. (a.C. 974.)
Aqui está: I. A morte do profeta enganado e desobediente. O profeta idoso que o havia enganado, talvez para compensar o mal que lhe fizera ou impedir a desgraça anunciada, deu-lhe um jumento para voltar para casa. No caminho, um leão o atacou e matou, v. 23, 24.
Ele apenas voltara para se alimentar quando sentiu fome; eis que teve de morrer por isso. Veja 1 Samuel 14:43. Mas devemos considerar:
- Sua ofensa foi grave. O fato de ter sido induzido por uma mentira não o justificava de modo algum.
Ele não podia ter tanta certeza da revogação anunciada por outra pessoa quanto tinha da ordem que recebera. Não tinha motivo para pensar que ela seria revogada, pois continuava valendo a razão da ordem: testemunhar sua repulsa pela maldade daquele lugar.
Ele tinha bons motivos para desconfiar da honestidade do profeta idoso. Este não testemunhava contra a idolatria da cidade em que vivia, e Deus não julgara adequado usá-lo para isso.
Mesmo assim, o homem de Deus deveria ter parado para pedir orientação a Deus, em vez de concordar tão depressa. Achou que fosse mais seguro comer na casa daquele profeta idoso do que em qualquer outra casa de Betel, embora Deus lhe tivesse proibido comer em todas elas?
Isso era reinterpretar a ordem e considerar-se mais sábio do que Deus. Pensou que a fome o desculparia? Nunca havia lido que o ser humano não vive só de pão?
- Sua morte serviu à glória de Deus, pois demonstrou:
(1.) Nada o provoca mais do que a desobediência a uma ordem expressa, ainda que pareça coisa pequena. Isso torna mais fácil entender por que ele puniu nossos primeiros pais por comerem o fruto proibido.
(2.) Deus se desagrada dos pecados de seu próprio povo. Ninguém será protegido da punição por causa da santidade de sua profissão, da dignidade de seu cargo, de sua proximidade com Deus ou dos bons serviços que lhe prestou.
Talvez Deus pretendesse, por um juízo justo, endurecer o coração de Jeroboão, já que a mão seca não o levara à reforma. Ele poderia fazer mau uso do episódio e dizer que o profeta merecera aquilo por se meter com seu altar e que deveria ter ficado em casa.
Ou melhor, diria que a providência o castigara por sua insolência e que o leão fizera o que sua mão seca não pôde fazer. De todo modo, Deus pretendia advertir todos os que emprega a cumprir suas ordens com rigor, sob pena de sofrerem.
II. O corpo do profeta foi preservado de modo extraordinário, sinal de que Deus se lembrou de sua misericórdia em meio à ira. O leão que o estrangulou suavemente ou o dilacerou não devorou seu corpo morto, nem sequer dilacerou o jumento, v. 24, 25, 26.
Mais ainda: não atacou os viajantes que passaram e viram a cena, nem o profeta idoso, que tinha bons motivos para temê-lo, quando veio buscar o cadáver.
A missão do leão era matar o profeta; foi até esse ponto, mas não além. Assim, Deus mostrou que, embora estivesse irado com ele, sua ira se desviara, e o castigo não foi além da morte.
III. O cuidado que o profeta idoso teve com o sepultamento. Ao saber desse acontecimento incomum, concluiu que era o homem de Deus que desobedecera a seu Senhor — e de quem era a culpa? — e que, por isso, o Senhor o entregara ao leão, v. 26.
Teria sido apropriado perguntar por que o leão não fora enviado contra ele e sua casa, em vez de contra o bom homem que enganara. O profeta idoso recolheu o corpo, v. 29.
Se houver alguma verdade na crença popular, certamente o cadáver sangrou de novo quando ele o tocou, pois, na prática, fora seu assassino. Enterrar o corpo era uma reparação bem pobre pelo dano causado.
Talvez, ao enganá-lo e levá-lo à ruína, tivesse pretendido rir dele. Agora, porém, sua consciência amoleceu a ponto de chorar por ele e, como Joabe no funeral de Abner, lamentar aquele cuja morte causara.
“Ah, meu irmão!”, disseram, v. 30. Era de fato muito lamentável que um homem tão bom, profeta tão fiel e corajoso na causa de Deus, morresse como criminoso por uma só transgressão, enquanto um profeta mentiroso vivia tranquilo e um príncipe idólatra desfrutava de pompa e poder.
Ó Deus, seu caminho está no mar, e sua vereda, nas grandes águas. Não podemos julgar as pessoas por seus sofrimentos nem os pecados pelos castigos que recebem no presente.
A alguns, a carne é destruída para que o espírito seja salvo; a outros, a carne é cercada de mimos para que a alma amadureça para o inferno.
IV. O profeta idoso deu instruções a seus filhos sobre seu próprio sepultamento: deveriam enterrá-lo no mesmo túmulo em que enterrariam o homem de Deus, v. 31.
“Ponham meus ossos junto aos ossos dele, bem perto, o mais perto possível, para que meu pó se misture ao dele.” Embora fosse um profeta mentiroso, queria morrer como um profeta verdadeiro.
“Não juntem minha alma à dos pecadores de Betel, mas à do homem de Deus.” A razão que apresenta é que se cumpriria o que o homem de Deus proclamara contra o altar de Betel: os ossos dos homens seriam queimados sobre ele, v. 32.
Assim, (1.) ele confirma a profecia, para que, pela boca de duas testemunhas — uma delas como a que o apóstolo Paulo cita, Tito 1:12, “um deles, seu próprio profeta” —, a palavra se estabeleça, se isso ainda fosse possível, para convencer e trazer Jeroboão de volta.
(2.) Honra o profeta falecido como alguém cuja palavra não cairia por terra, embora ele próprio tivesse caído. Os ministros morrem, às vezes antes do tempo; mas a palavra do Senhor permanece para sempre e não morre com eles.
(3.) Cuida do próprio interesse. Fora profetizado que ossos seriam queimados sobre o altar de Jeroboão. “Ponham os meus junto aos dele”, disse ele, “e então não serão perturbados.” De fato, isso os protegeu, como vemos em 2 Reis 23:18. Dormindo ou acordado, vivo ou morto, é seguro estar em boa companhia.
Não se menciona aqui a inscrição no túmulo do profeta, mas ela aparece em 2 Reis 23:17. Josias perguntou: “Que inscrição é esta?” Responderam-lhe: “É o túmulo do homem de Deus que veio de Judá e anunciou estas coisas que fizeste.”
Assim, o epitáfio preservou a lembrança da profecia e serviu de testemunho permanente contra as idolatrias de Betel. Isso não teria sido tão notável se ele tivesse morrido e sido enterrado em outro lugar.
As cidades de Israel são aqui chamadas de cidades de Samaria, embora esse nome ainda não fosse conhecido. Seja como for que o profeta idoso tenha falado, o historiador inspirado escreveu na linguagem de seu próprio tempo.
V. Jeroboão persistiu em sua idolatria, v. 33. Não abandonou seu mau caminho. Alguém ousou consertar o altar que Deus havia partido; então Jeroboão voltou a oferecer sacrifícios nele.
Fez isso com ainda mais ousadia porque o profeta que o havia interrompido estava enterrado (Apocalipse 11:10) e porque a profecia dizia respeito a um futuro distante.
Tinham sido usados vários meios para fazê-lo voltar atrás, mas nem ameaças nem sinais, nem castigos nem misericórdias surtiram efeito: Jeroboão estava estranhamente apegado a seus bezerros.
Não reformou sequer o sacerdócio. Consagrava como sacerdote qualquer um que se apresentasse, por mais ignorante ou imoral que fosse e qualquer que fosse sua tribo. Isso se tornou pecado e armadilha primeiro, depois ruína para a casa de Jeroboão, levando-a à destruição, v. 34.
A diminuição, a inquietação e a desolação das famílias são frutos do pecado. Jeroboão pensava que os bezerros garantiriam a coroa à sua família; no fim, porém, eles a fizeram perdê-la e levaram sua casa à ruína. Os que imaginam que podem se sustentar por meio do pecado acabam traindo a si mesmos.