Matthew Henry

1 Pedro 4

Argumento

O trabalho do cristão é duplo: fazer a vontade de Deus e sofrer o que lhe apraz. Este capítulo nos orienta em ambos.

Os deveres a que somos aqui exortados são mortificar o pecado, viver para Deus, agir com sobriedade, orar, exercer a caridade e a hospitalidade, e aproveitar ao máximo os talentos.

O apóstolo insiste nesses deveres com os cristãos, diante do tempo que perderam em seus pecados e do fim de todas as coisas que se aproxima, vv. 1-11.

As orientações para os sofrimentos são que não nos surpreendamos com eles, mas nos alegremos neles, cuidando apenas de não sofrer como malfeitores.

Ele dá a entender que as provações deles estavam próximas, que suas almas corriam perigo assim como seus corpos, e que a melhor maneira de preservar suas almas é confiá-las a Deus, fazendo o bem.

Versículos 1 a 3

A Mortificação do Pecado. (66 d.C.)

O apóstolo tira aqui uma nova conclusão da consideração dos sofrimentos de Cristo. Antes, ele a usara para persuadir à paciência no sofrimento; agora, para persuadir à mortificação do pecado. Observe:

I. Como a exortação é formulada:

A premissa, ou suposição, é que Cristo sofreu por nós na carne, isto é, em sua natureza humana.

A conclusão, ou inferência, é: “Armai-vos e fortalecei-vos igualmente com o mesmo ânimo, coragem e resolução.” A palavra “carne”, na primeira parte do versículo, significa a natureza humana de Cristo; na segunda, a natureza corrupta do homem.

O sentido, portanto, é: “Assim como Cristo sofreu em sua natureza humana, fazei vós, conforme vosso voto e profissão batismais, sofrer vossa natureza corrupta, matando o corpo do pecado pela abnegação e mortificação. Pois, se assim sofrerdes, sereis conformados a Cristo em sua morte e ressurreição e cessareis de pecar.” Aprendamos:

  1. Alguns dos argumentos mais fortes e melhores contra toda espécie de pecado vêm dos sofrimentos de Cristo. Toda a compaixão e ternura por Cristo, como sofredor, se perdem se vocês não abandonam o pecado. Ele morre para destruí-lo; e, embora pudesse submeter-se alegremente aos piores sofrimentos, ainda assim jamais poderia submeter-se ao menor pecado.

  2. O princípio de toda mortificação verdadeira está na mente, não nas penitências e nas agruras impostas ao corpo. A mente do homem é carnal e cheia de inimizade; o entendimento está obscurecido, alienado da vida de Deus, Efésios 4:18. O homem não é sincero, mas parcial, cego e perverso, até ser renovado e santificado pela graça regeneradora de Deus.

II. Como isso é explicado mais adiante, v. 2.

O apóstolo explica o que quer dizer estar morto para o pecado e deixar de pecar, tanto negativa quanto positivamente:

Negativamente, o cristão não deve mais passar o restante de sua vida na carne, servindo às cobiças pecaminosas e aos desejos corruptos dos homens carnais e perversos; mas, positivamente, deve conformar-se à vontade revelada do Deus santo. Aprendamos:

  1. As cobiças dos homens são a origem de toda a perversidade deles, Tiago 1:13, 14. Se não fossem as corrupções próprias dos homens, as tentações ocasionais, quaisquer que fossem, não conseguiriam o intento.

  2. Todos os bons cristãos fazem da vontade de Deus a regra de sua vida e de suas ações, e não de suas próprias cobiças ou desejos.

  3. A verdadeira conversão produz uma mudança maravilhosa no coração e na vida de todo aquele que dela participa. Ela afasta a pessoa de todas as suas antigas cobiças, em voga e agradáveis, e dos caminhos e vícios comuns do mundo, para conduzi-la à vontade de Deus. Altera a mente, o juízo, as afeições, o modo de viver e a conduta de todo aquele que a experimentou.

III. Como a exortação é reforçada (v. 3): “Pois o tempo passado de nossa vida pode bastar-nos para termos feito a vontade dos gentios etc.” Aqui o apóstolo argumenta com base na justiça.

“É apenas justo, equitativo e razoável que, assim como até aqui servistes ao pecado e a Satanás durante toda a parte anterior de vossa vida, agora sirvais ao Deus vivo.” Embora aqueles a quem o apóstolo escrevia fossem judeus, ainda assim, vivendo entre os gentios, aprenderam o modo de viver deles. Observe:

  1. Quando alguém se converte de verdade, é muito doloroso pensar em como passou o tempo anterior de sua vida. A pessoa se aflige com os riscos que correu por tantos anos, o dano que fez aos outros, a desonra que causou a Deus e a perda que sofreu.

  2. Enquanto a vontade do homem não é santificada e continua corrupta, ele anda continuamente por caminhos perversos. Faz deles sua escolha e seu prazer, seu trabalho e sua ocupação, e piora dia após dia uma condição ruim.

  3. Um pecado consentido atrai outro. Seis são mencionados aqui, e têm conexão e dependência uns dos outros:

(1.) Libertinagem ou sensualidade, expressa no olhar, nos gestos ou no comportamento, Romanos 13:13.

(2.) Cobiças: atos de devassidão, como a prostituição e o adultério.

(3.) Excesso de vinho, mesmo sem chegar à embriaguez: condena-se o consumo imoderado que prejudica a saúde ou o trabalho.

(4.) Festas dissolutas, ou banquetes luxuosos, frequentes demais, fartos demais ou caros demais.

(5.) Banquetes, com os quais se quer dizer glutonaria ou excesso na comida.

(6.) Idolatria abominável. A adoração dos ídolos entre os gentios vinha acompanhada de libertinagem, embriaguez, glutonaria e toda espécie de brutalidade e crueldade. E esses judeus, que viveram muito tempo entre eles, foram, pelo menos alguns deles, depravados e corrompidos por tais práticas.

  1. O cristão deve abster-se não só do que é flagrantemente perverso, mas também das coisas que geralmente dão ocasião ao pecado ou têm aparência do mal. Proíbem-se o excesso de vinho e os banquetes imoderados, assim como a cobiça e a idolatria.

Versículos 4 a 6

O Consolo dos Servos de Deus. (66 d.C.)

I. Aqui vocês têm a mudança visível operada naqueles que, no versículo anterior, foram descritos como tendo sido muito perversos na parte anterior da vida. Já não seguem os mesmos caminhos nem andam com os mesmos companheiros de antes. Observe então a conduta dos seus conhecidos perversos para com eles:

  1. Eles acham estranho, ficam surpresos e se admiram, como diante de algo novo e incomum, que seus antigos amigos tenham mudado tanto e já não corram com o mesmo ímpeto de antes para o mesmo excesso desenfreado, para as mesmas extravagâncias e luxos tolos que antes buscavam com avidez e loucura.

  2. Falam mal deles. A surpresa os leva à blasfêmia. Falam mal de suas pessoas, de seu modo de viver, de sua religião e de seu Deus. Aprendamos:

(1.) Aqueles que se convertem de verdade não voltarão ao seu antigo modo de vida, por mais que as ameaças ou bajulações alheias os tentem a fazê-lo. Nem a persuasão nem o descrédito conseguirão levá-los a ser ou agir como antes.

(2.) O temperamento e o comportamento dos verdadeiros cristãos parecem muito estranhos aos ímpios. Eles desprezam aquilo de que todos os outros gostam; creem em muitas coisas que parecem incríveis aos demais; alegram-se com o que é penoso e enfadonho; são zelosos sem terem interesse visível a servir; e dependem tanto da esperança. Os ímpios não conseguem compreender isso.

(3.) As melhores ações das pessoas religiosas não escapam às críticas e calúnias dos irreligiosos. As ações que mais custam a um homem bom em esforço, risco e abnegação serão as mais censuradas pelo mundo sem caridade e de mau coração. Falarão mal das pessoas boas, embora eles mesmos colham os frutos da caridade, piedade e bondade delas.

II. Para consolar os servos de Deus, acrescenta-se aqui:

  1. Que todas as pessoas perversas, especialmente os que falam mal daqueles que não são tão maus quanto eles, darão o relato e terão de explicar seu comportamento diante daquele que está pronto a julgar, que tem poder e plena autoridade para isso, e que em breve julgará e sentenciará todos os que então estiverem vivos e todos os que, estando mortos, forem ressuscitados, Tiago 5:8, 9; 2 Pedro 3:7.

Observe: em pouco tempo, o mundo maligno dará o relato ao grande Deus de todas as suas palavras perversas contra o povo dele, Judas 1:14, 15.

Em breve será chamado a responder por todas as maldições, piadas tolas, calúnias e falsidades que proferiu contra o povo fiel de Deus.

  1. Que “por essa razão o evangelho também foi pregado aos que estão mortos, para que fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus no Espírito”, v. 6.

Alguns entendem assim esta passagem difícil: por essa razão o evangelho foi pregado a todos os fiéis de tempos antigos, que agora estão mortos em Cristo, para que por ele lhes fosse ensinado e fossem animados a suportar os julgamentos injustos e as perseguições que a fúria dos homens lhes impunha na carne, mas vivessem no Espírito para Deus.

Outros entendem a expressão “para que fossem julgados segundo os homens na carne” em sentido espiritual: o evangelho lhes foi pregado para julgá-los, condená-los e censurá-los pela corrupção de suas naturezas e pelos vícios de suas vidas, enquanto viviam à maneira dos pagãos ou do homem meramente natural.

E para que, tendo assim mortificado seus pecados, vivessem segundo Deus, numa vida nova e espiritual. Entendam assim; e daí aprendam:

  1. Mortificar nossos pecados e viver para Deus são os efeitos esperados do evangelho que nos é pregado.

  2. Deus certamente acertará as contas com todos a quem o evangelho foi pregado, mas sem produzir esses bons efeitos. Deus está pronto a julgar todos os que receberam o evangelho em vão.

  3. Não importa como somos julgados segundo os homens na carne, desde que vivamos segundo Deus no Espírito.

Versículos 7 a 11

Sobriedade, Vigilância e Caridade; Aproveitamento dos Talentos. (66 d.C.)

Temos aqui uma solene afirmação, ou doutrina, e uma conclusão dela extraída. A afirmação é que o fim de todas as coisas está próximo. A destruição miserável da igreja e da nação judaicas, predita pelo nosso Salvador, está muito perto; consequentemente, o tempo da perseguição deles e dos sofrimentos de vocês é muito curto.

Em breve chegarão ao fim tanto a vida de vocês quanto a de seus inimigos. Ou melhor: o próprio mundo não durará muito. O incêndio lhe porá fim, e todas as coisas terão de ser tragadas por uma eternidade sem fim. A conclusão abrange uma série de exortações.

  1. À sobriedade e à vigilância: “Portanto, sede sóbrios, v. 7. Sejam a disposição e o temperamento de vossas mentes graves, firmes e sólidos; e observai estrita moderação e sobriedade no uso de todos os prazeres mundanos.”

“Não vos permitais ser enredados por vossos antigos pecados e tentações, v. 3.”

“E vigiai para a oração. Cuidai de estar continuamente numa disposição calma e sóbria, própria para a oração; e de serdes frequentes nas orações, para que esse fim não vos surpreenda”, Lucas 21:34; Mateus 26:40, 41. Aprendamos:

(1.) A consideração de que nosso fim se aproxima é uma razão poderosa para nos tornar sóbrios em todos os assuntos mundanos e diligentes nas coisas religiosas.

(2.) Os que querem orar com proveito precisam vigiar para a oração. Devem vigiar o próprio espírito e todas as ocasiões oportunas, e cumprir o dever da melhor maneira possível.

(3.) A boa disciplina do corpo contribui muito para o bem da alma. Quando os apetites e as inclinações do corpo são refreados e governados pela palavra de Deus e pela verdadeira razão, e os interesses do corpo se submetem aos interesses e às necessidades da alma, o corpo não é inimigo da alma, mas seu amigo e auxiliar.

  1. À caridade: “E acima de tudo tende entre vós caridade fervorosa”, v. 8. Eis uma regra nobre do cristianismo.

Os cristãos devem amar uns aos outros, o que implica afeição por suas pessoas, desejo de seu bem-estar e esforço sincero para promovê-lo.

Essa afeição mútua não deve ser fria, mas fervorosa, isto é, sincera, forte e duradoura.

Recomenda-se essa espécie de afeição ardente acima de tudo, o que mostra sua importância, Colossenses 3:14.

Ela é maior que a fé ou a esperança, 1 Coríntios 13:13.

Um de seus excelentes efeitos é cobrir uma multidão de pecados. Aprendamos:

(1.) Todos os cristãos devem ter uns para com os outros caridade mais fervorosa do que para com os demais homens: “Tende caridade entre vós”. O apóstolo não diz pelos pagãos, pelos idólatras ou pelos apóstatas, mas “entre vós”. “Continue o amor fraternal”, Hebreus 13:1.

Há uma relação especial entre todos os cristãos sinceros e uma particular amabilidade e bondade neles, que exigem afeição especial.

(2.) Não basta que os cristãos não guardem malícia, nem que tenham respeito comum uns pelos outros; eles devem amar-se intensa e fervorosamente.

(3.) É próprio da verdadeira caridade cobrir uma multidão de pecados.

Ela inclina as pessoas a perdoar e esquecer as ofensas contra si mesmas, e a encobrir e ocultar os pecados dos outros, em vez de agravá-los e divulgá-los.

Ensina-nos a amar os que são apenas fracos e cometeram muitas coisas perversas antes de se converterem; e nos prepara para receber misericórdia da mão de Deus, que prometeu perdoar os que perdoam os outros, Mateus 6:14.

  1. À hospitalidade, v. 9:

A hospitalidade aqui exigida é receber estrangeiros e viajantes com generosidade e bondade.

Os objetos próprios da hospitalidade cristã são uns aos outros.

A proximidade de sua relação e a necessidade de sua condição naqueles tempos de perseguição e aflição obrigavam os cristãos a serem hospitaleiros uns com os outros. Às vezes, os cristãos eram despojados de tudo o que tinham e expulsos para países distantes em busca de segurança.

Nesse caso, morreriam de fome se os outros cristãos não os acolhessem.

Por isso, o apóstolo estabeleceu aqui uma regra sábia e necessária.

Em outros lugares ela também é ordenada, Hebreus 13:1, 2; Romanos 12:13.

Este dever deve ser cumprido com facilidade, bondade e generosidade, sem queixas ou murmúrios pelo gasto ou pelo incômodo. Aprendamos:

(1.) Os cristãos devem ser não só caridosos, mas também hospitaleiros uns com os outros.

(2.) Tudo o que um cristão faz por caridade ou hospitalidade deve ser feito com alegria e sem murmurar. De graça vocês receberam; de graça deem.

  1. Ao aproveitamento dos talentos, v. 11:

(1.) A regra é que, qualquer que seja o dom, comum ou extraordinário, qualquer poder, capacidade ou aptidão para fazer o bem que nos seja dado, devemos servir uns aos outros com ele, considerando-nos não senhores, mas apenas administradores da multiforme graça, isto é, dos diversos dons de Deus. Aprendamos:

[1.] Devemos reconhecer como dom de Deus e atribuir à sua graça toda capacidade que temos de fazer o bem.

[2.] Devemos considerar que todos os dons recebidos se destinam ao uso em favor uns dos outros. Não devemos apropriar-nos deles nem escondê-los num lenço; devemos servir uns aos outros com eles da melhor maneira de que somos capazes.

[3.] Ao receber e usar os diversos dons de Deus, devemos considerar-nos apenas administradores e agir de acordo com isso. Os talentos que nos foram confiados são bens do nosso Senhor e devem ser empregados conforme ele determina. Ora, exige-se do administrador que seja encontrado fiel.

(2.) O apóstolo exemplifica sua orientação acerca dos dons com dois casos, falar e servir, e dá estas regras:

[1.] Se alguém falar ou ensinar, seja ministro em público ou cristão em colóquio particular, deve fazê-lo como os oráculos de Deus, que orientam o conteúdo de sua fala.

O que os cristãos em particular ou os ministros em público ensinam e dizem deve ser a palavra pura e os oráculos de Deus.

Quanto à maneira de falar, deve haver a seriedade, a reverência e a solenidade próprias desses oráculos santos e divinos.

[2.] Se alguém servir, seja como diácono, distribuindo as esmolas da igreja e cuidando dos pobres, seja como particular, por meio de dádivas e contribuições caridosas, faça-o conforme a capacidade que Deus dá.

Quem recebeu de Deus abundância e capacidade deve servir com generosidade, segundo sua capacidade.

Essas regras devem ser seguidas e praticadas com este fim: que Deus seja glorificado em todas as coisas, em todos os dons, ministérios e serviços de vocês.

Que os outros vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai que está nos céus, Mateus 5:16, por meio de Jesus Cristo, que obteve e concedeu esses dons aos homens, Efésios 4:8, e por meio de quem, e somente dele, nós e nossos serviços somos aceitos por Deus, Hebreus 13:15.

A ele, Jesus Cristo, sejam o louvor e o domínio para todo o sempre.

Amém. Aprendamos:

Primeiro, é dever dos cristãos em particular, assim como dos ministros em público, falar uns aos outros das coisas de Deus, Malaquias 3:16; Efésios 4:29; Salmos 145:10-12.

Segundo, é de grande importância para todos os pregadores do evangelho apegar-se à palavra de Deus e tratá-la como convém aos oráculos de Deus.

Terceiro, os cristãos não devem apenas cumprir o dever próprio de sua posição, mas fazê-lo com vigor e segundo o melhor de sua capacidade.

A natureza do trabalho cristão, que é elevado e árduo, a bondade e a benignidade do Mestre e a excelência da recompensa exigem que nossos esforços sejam sérios e vigorosos, e que tudo o que formos chamados a fazer para a honra de Deus e o bem dos outros façamos com todas as nossas forças.

Quarto, em todos os deveres e serviços da vida devemos ter como objetivo principal a glória de Deus; todos os demais objetivos devem subordinar-se a este, que santificaria nossas ações e ocupações comuns, 1 Coríntios 10:31.

Quinto, Deus não é glorificado por nada do que fazemos se não lhe oferecermos isso por meio da mediação e dos méritos de Jesus Cristo. Em todas as coisas, Deus deve ser glorificado por meio de Jesus Cristo, que é o único caminho até o Pai.

Sexto, a adoração do apóstolo a Jesus Cristo, a quem atribui louvor e domínio ilimitados e eternos, prova que Jesus Cristo é o Deus Altíssimo, sobre todos, bendito para sempre. Amém.

Versículos 12 a 19

Firmeza e Prudência; Conselhos aos Cristãos que Sofrem. (66 d.C.)

A repetição frequente de conselhos e consolo aos cristãos considerados como sofredores, em todos os capítulos desta epístola, mostra que o maior perigo para esses novos convertidos vinha das perseguições a que se expunham ao abraçar o cristianismo.

O bom comportamento dos cristãos em meio aos sofrimentos é a parte mais difícil de seu dever, mas ainda assim necessária tanto para a honra de Cristo quanto para o consolo deles próprios.

Por isso, depois de exortá-los na primeira parte deste capítulo ao grande dever da mortificação, o apóstolo passa a orientá-los quanto ao dever necessário da paciência nos sofrimentos.

Um espírito não mortificado é muito inadequado de suportar provações. Observe:

I. A maneira bondosa com que o apóstolo se dirige a esses cristãos pobres e desprezados: eram seus amados, v. 12.

II. O conselho que lhes dá acerca dos sofrimentos:

  1. Que não devem considerá-los estranhos nem se surpreender com eles, como se lhes sobreviesse algo inesperado; pois:

(1.) Embora sejam agudos e ardentes, ainda assim destinam-se apenas a prová-los, não a arruiná-los: provar sua sinceridade, força, paciência e confiança em Deus.

Pelo contrário, eles devem antes alegrar-se em meio aos sofrimentos, pois os seus podem ser chamados propriamente de sofrimentos de Cristo.

São da mesma espécie e pela mesma causa daqueles que Cristo sofreu; tornam-nos conformes a ele; ele sofre neles e sente nossas fraquezas.

E, se participarmos dos sofrimentos dele, também seremos feitos participantes de sua glória e o encontraremos com imensa alegria em sua grande manifestação, quando julgar seus inimigos e coroar seus servos fiéis, 2 Tessalonicenses 1:7 etc. Aprendamos:

[1.] Os verdadeiros cristãos amam e reconhecem os filhos de Deus mesmo em suas circunstâncias mais baixas e aflitivas. O apóstolo reconhece esses cristãos pobres e aflitos e os chama de seus amados. Os verdadeiros cristãos nunca parecem mais amáveis uns aos outros do que na adversidade.

[2.] Os cristãos não têm motivo para estranhar nem se admirar com a hostilidade e as perseguições do mundo, pois foram avisados de que viriam. O próprio Cristo as suportou; abandonar tudo e negar a nós mesmos são as condições pelas quais Cristo nos aceita como discípulos.

[3.] Os cristãos devem não só ser pacientes, mas também alegrar-se em seus sofrimentos mais agudos e dolorosos por Cristo, pois são sinais do favor divino; promovem o evangelho e os preparam para a glória. Os que se alegram em seus sofrimentos por Cristo triunfarão eternamente e se alegrarão com ele na glória.

(2.) Da provação ardente, o apóstolo passa a um grau menor de perseguição: a da língua, por meio da calúnia e do descrédito, v. 14.

Ele supõe que esse tipo de sofrimento lhes caberia em sorte: seriam vituperados, difamados e caluniados por causa do nome ou da causa de Cristo.

Nesse caso, afirma: “Felizes sois vós”, e explica: “Porque tendes o espírito de Deus convosco, para vos fortalecer e consolar; e o Espírito de Deus também é o Espírito da glória, que vos sustentará em tudo, vos fará sair gloriosamente e vos preparará e selará para a glória eterna.”

“Esse Espírito glorioso repousa sobre vós, permanece convosco, habita em vós, vos sustenta e se agrada de vós; e não é esse um privilégio indizível?”

“Por vossa paciência e firmeza no sofrimento, por vossa dependência das promessas de Deus e por vossa adesão à palavra que o Espírito Santo revelou, ele é da vossa parte glorificado. Mas, pelo desprezo e pelos descréditos lançados sobre vós, fala-se mal e blasfema-se do próprio Espírito.” Aprendamos:

[1.] Os melhores homens e as melhores coisas costumam ser alvo de descréditos no mundo. Jesus Cristo e seus seguidores, o Espírito de Deus e o evangelho, todos são difamados.

[2.] A felicidade das pessoas boas não apenas pode coexistir com suas aflições, mas até decorre delas: “Felizes sois vós.”

[3.] O homem sobre quem repousa o Espírito de Deus não pode ser miserável, por maiores que sejam suas aflições: “Felizes sois vós; pois o Espírito de Deus etc.”

[4.] O Espírito de Deus considera dirigidas contra si mesmo as blasfêmias e os descréditos que os homens perversos lançam contra as pessoas boas: “Da parte deles, fala-se mal dele.”

[5.] Quando as pessoas boas são vilipendiadas por causa do nome de Cristo, o Espírito Santo é glorificado nelas.

  1. Que devem cuidar para não sofrer com justiça, como malfeitores, v. 15.

Alguém poderia pensar que tal aviso fosse desnecessário para um grupo tão excelente de cristãos.

Mas os inimigos os acusavam desses e de outros crimes graves.

Por isso o apóstolo, ao estabelecer as regras da religião cristã, julgou necessários estes avisos: proíbe cada um deles de prejudicar a vida ou os bens e a propriedade de qualquer pessoa, de praticar qualquer espécie de mal ou, sem chamado nem necessidade, intrometer-se como bispo no encargo de outro ou meter-se nos assuntos alheios.

A esse aviso acrescenta uma orientação: se alguém sofre pela causa do cristianismo e com espírito cristão paciente, não deve considerar isso uma vergonha, mas uma honra; deve glorificar a Deus por tê-lo dignificado assim, v. 16. Aprendamos:

(1.) Até os melhores homens precisam ser avisados contra os piores pecados.

(2.) Há pouquíssimo consolo nos sofrimentos que atraímos sobre nós mesmos por nosso próprio pecado e insensatez. Não é o sofrimento, mas a causa, que faz o mártir.

(3.) Temos motivo para agradecer a Deus pela honra, se ele nos chama a sofrer por sua verdade e por seu evangelho, por nossa adesão a qualquer doutrina ou dever do cristianismo.

  1. Que as provações deles estavam próximas, e deviam preparar-se para isso, v. 17, 18:

(1.) O apóstolo lhes diz que chegara o tempo em que o juízo devia começar pela casa de Deus.

Este costuma ser o modo de agir da Providência: quando Deus traz grandes calamidades e severos juízos sobre nações inteiras, geralmente começa pelo próprio povo, Isaías 10:12; Jeremias 25:29; Ezequiel 9:6.

“Está agora próxima uma época assim de calamidade universal, predita pelo nosso Salvador, Mateus 24:9, 10. Isso torna necessárias para vós todas as exortações anteriores à paciência. E tendes duas considerações para vos sustentar.”

[1.] “Que esses juízos apenas começarão por vós, que sois a casa e a família de Deus, e logo passarão: vossas provações e correções não durarão muito.”

[2.] “Vossas tribulações serão apenas leves e breves em comparação com o que sobrevirá ao mundo perverso, aos vossos próprios compatriotas judeus e aos infiéis e povos idólatras entre os quais viveis: qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” Aprendamos:

Primeiro, até os melhores servos de Deus, os de sua própria casa, têm tanta coisa errada em si que às vezes é justo e necessário que Deus os corrija e castigue com seus juízos: o juízo começa pela casa de Deus.

Segundo, os que pertencem à família de Deus enfrentam suas piores coisas nesta vida. Sua pior condição é suportável e logo passará.

Terceiro, as pessoas ou comunidades que desobedecem ao evangelho de Deus não pertencem à igreja e à família dele, ainda que talvez façam as mais ruidosas alegações. O apóstolo distingue os desobedientes da casa de Deus.

Quarto, os sofrimentos das pessoas boas nesta vida são demonstrações dos tormentos indizíveis que se aproximam para os desobedientes e incrédulos: “Qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho?” Quem pode expressar ou dizer quão terrível será o fim deles?

(2.) Ele dá a entender a condenação irremediável dos perversos: “Se o justo mal se salva, onde comparecerá o ímpio e pecador?”, v. 18. Todo esse versículo vem de Provérbios 11:31: “Eis que o justo será recompensado na terra; quanto mais o ímpio e o pecador?” A Septuaginta traduz exatamente assim a passagem citada aqui pelo apóstolo. Daí aprendemos:

[1.] Os sofrimentos graves das pessoas boas neste mundo são tristes prenúncios de juízos muito mais pesados que virão sobre os pecadores impenitentes.

Mas, se entendermos a salvação aqui no sentido mais elevado, podemos aprender:

[2.] Até os melhores mal conseguem assegurar a salvação de sua alma.

Há tantos sofrimentos, tentações e dificuldades a vencer, tantos pecados a mortificar, e a porta é tão estreita e o caminho tão apertado que até o justo mal consegue salvar-se.

Que a necessidade absoluta da salvação contrabalance sua dificuldade.

Considerem: suas dificuldades são maiores no início; Deus oferece sua graça e seu auxílio; a luta não durará muito.

Sejam fiéis até a morte, e Deus lhes dará a coroa da vida, Apocalipse 2:10.

[3.] O ímpio e o pecador estão, sem dúvida, em estado de condenação. Onde comparecerão? Como estarão diante de seu Juiz? Onde poderão mostrar a cara? Se o justo mal se salva, o perverso certamente perecerá.

  1. Que, quando chamados a sofrer segundo a vontade de Deus, devem cuidar sobretudo da segurança de suas almas, que a aflição põe em perigo e que não podem ser preservadas a não ser confiando-as a Deus.

Ele assumirá o encargo, se as confiarmos a ele fazendo o bem; pois ele é o Criador delas e, por pura graça, fez-lhes muitas promessas bondosas de salvação eterna, nas quais se mostrará fiel e verdadeiro, v. 19. Aprendamos:

(1.) Todos os sofrimentos que sobrevêm às pessoas boas vêm segundo a vontade de Deus.

(2.) Em todas as aflições, os cristãos devem preocupar-se mais em guardar suas almas do que em preservar seus corpos.

A alma tem o maior valor e, ainda assim, corre o maior perigo.

Se o sofrimento exterior suscita no íntimo inquietação, irritação e outras paixões pecaminosas e atormentadoras, então a alma é quem mais sofre.

Se ela não for bem guardada, a perseguição levará as pessoas à apostasia, Salmos 125:3.

(3.) A única maneira de guardar bem a alma é confiá-la a Deus, fazendo o bem. Confiem a alma a Deus por meio de dedicação solene, oração e perseverança paciente em fazer o bem, Romanos 2:7.

(4.) Quando as pessoas boas estão aflitas, têm grande ânimo para confiar a alma a Deus, pois ele é seu Criador e é fiel em todas as suas promessas.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra