1 Pedro 3
Argumento
Nela o apóstolo descreve os deveres de maridos e mulheres uns para com os outros, começando pelo dever da esposa, vv. 1-7.
Exorta os cristãos à unidade, ao amor, à compaixão, à paz e à paciência nos sofrimentos; a se oporem às calúnias de seus inimigos, não retribuindo mal por mal nem insulto por insulto, mas abençoando; mediante um relato pronto de sua fé e esperança e a manutenção de uma boa consciência, vv. 8-17.
Para animá-los a isso, apresenta o exemplo de Cristo, que sofreu, o justo em favor dos injustos; mas, ainda assim, puniu o mundo antigo por sua desobediência e salvou os poucos que foram fiéis nos dias de Noé, v. 18 até o fim.
Versículos 1 a 7
Deveres de Maridos e Mulheres. (66 d.C.)
Depois de tratar dos deveres dos súditos para com seus governantes e dos servos para com seus senhores, o apóstolo passa a explicar o dever de maridos e mulheres.
I. Para que as matronas cristãs não imaginassem que sua conversão a Cristo e seu interesse em todos os privilégios cristãos as isentavam da sujeição a seus maridos pagãos ou judeus, o apóstolo lhes diz aqui:
- Em que consiste o dever das esposas:
(1.) Na sujeição, ou submissão afetuosa à vontade e obediência à autoridade justa de seus próprios maridos. Essa conduta atenciosa seria o meio mais provável de conquistar aqueles maridos desobedientes e incrédulos que haviam rejeitado a palavra, ou que não davam atenção a outra prova da verdade dela senão a que viam na conduta prudente, pacífica e exemplar de suas esposas.
Aprendamos: [1.] Cada relação específica tem seus deveres próprios, que os ministros devem pregar e o povo deve compreender.
[2.] A sujeição alegre e o respeito afetuoso e reverente são deveres que as mulheres cristãs devem a seus maridos, bons ou maus; eram devidos por Eva a Adão antes da queda e ainda são exigidos, embora agora sejam muito mais difíceis do que antes, Gênesis 3:16; 1 Timóteo 2:11.
[3.] Embora o desígnio da palavra do evangelho seja conquistar e ganhar almas para Cristo Jesus, ainda assim muitos são tão obstinados que não querem ser conquistados pela palavra.
[4.] Nada, depois da palavra de Deus, tem mais poder para conquistar as pessoas do que uma boa conduta e o cuidadoso cumprimento dos deveres próprios de cada relação. [5.] A irreligião e a incredulidade não dissolvem os vínculos nem dispensam os deveres das relações civis; a esposa deve cumprir o seu dever para com seu próprio marido, ainda que ele não obedeça à palavra.
(2.) No temor, ou reverência a seus maridos, Efésios 5:33.
(3.) Numa conduta casta, que seus maridos incrédulos observariam com exatidão e à qual dariam atenção. [1.] Os homens maus observam com rigor a conduta dos que professam a religião; sua curiosidade, inveja e ciúme os fazem vigiar de perto os caminhos e as vidas das pessoas boas.
[2.] Uma conduta casta, acompanhada do respeito devido e apropriado a cada pessoa, é um excelente meio de conquistá-las para a fé do evangelho e a obediência à palavra.
(4.) Em preferir os adornos da mente aos do corpo. [1.] Ele estabelece uma regra quanto ao traje das mulheres religiosas, v. 3.
Há três tipos de adornos proibidos: trançar os cabelos, prática comum naqueles tempos entre mulheres libertinas; usar ouro, ou adornos de ouro, prática de Rebeca, Ester e outras mulheres religiosas, mas que depois se tornou o traje sobretudo das prostitutas e das pessoas más; e vestir-se, o que não é absolutamente proibido, mas apenas quando há excessivo requinte e custo.
Aprendamos, Primeiro, que as pessoas religiosas devem cuidar para que toda a sua conduta exterior corresponda à profissão de fé cristã: devem ser santas em toda a sua maneira de viver.
Segundo, o adorno exterior do corpo muitas vezes é sensual e excessivo, por exemplo, quando é desmedido e acima da condição e posição que você ocupa no mundo; quando você se orgulha dele e fica envaidecido com ele; quando se veste com o desígnio de seduzir e atrair outras pessoas; quando suas roupas são ricas demais, primorosas demais ou supérfluas.
Quando seus modelos são extravagantes, imitando a leviandade e a vaidade das piores pessoas; e quando são imodestos e licenciosos.
O traje de uma prostituta nunca convém a uma matrona cristã casta.
[2.] Em lugar do adorno exterior do corpo, ele orienta as esposas cristãs a se revestirem de adornos muito mais excelentes e belos, v. 4. Repare aqui, Primeiro, a parte a ser adornada: o homem oculto do coração, isto é, a alma; o homem oculto, interior. Cuide de adornar e embelezar sua alma em vez de seu corpo.
Segundo, o adorno prescrito. Em geral, deve ser algo incorruptível que embeleze a alma: as graças e virtudes do Espírito Santo de Deus. Os adornos do corpo são destruídos pela traça e se perdem com o uso; mas, quanto mais usamos a graça de Deus, mais brilhante e melhor ela se torna.
Mais especificamente, o mais esmerado adorno das mulheres cristãs é um espírito manso e tranquilo, uma disposição dócil e serena, sem paixão, orgulho ou cólera desmedida, que se manifesta numa conduta tranquila e atenciosa para com os maridos e as suas famílias.
Se o marido for áspero e contrário à religião, como era o caso daquelas boas esposas a quem o apóstolo dá essa orientação, nenhuma maneira é mais provável de conquistá-lo do que uma conduta prudente e mansa.
Ao menos, um espírito tranquilo fará a boa mulher sentir-se bem consigo mesma e, por ser visível aos outros, torna-se um adorno amável para a pessoa aos olhos do mundo. Terceiro, a excelência desse adorno. A mansidão e a serenidade de espírito são de grande valor aos olhos de Deus, amáveis aos olhos dos homens e preciosas aos olhos de Deus. Aprendamos:
O principal cuidado do verdadeiro cristão está em ordenar e governar corretamente seu próprio espírito. Onde termina o trabalho do hipócrita, começa o do verdadeiro cristão.
As qualidades do homem interior são os principais adornos do cristão; mas, em particular, um espírito equilibrado, sereno e tranquilo torna o homem ou a mulher belos e amáveis.
Como os deveres das esposas cristãs são difíceis por natureza, o apóstolo os reforça com o exemplo: (1.) das santas mulheres de antigamente, que confiavam em Deus, v. 5. “Vocês não podem alegar desculpa alguma pela fraqueza do seu sexo que elas não pudessem alegar.”
“Viveram antigamente, tinham menos conhecimento para instruí-las e menos exemplos para animá-las; contudo, em todas as épocas praticaram esse dever. Eram mulheres santas e, por isso, o exemplo delas é obrigatório; confiavam em Deus e, ainda assim, não negligenciavam o dever para com o homem.”
“Os deveres impostos a vocês, de ter um espírito tranquilo e de se sujeitar a seus próprios maridos, não são novos: sempre foram praticados pelas maiores e melhores mulheres do mundo.”
(2.) De Sara, que obedecia ao marido e o seguiu quando ele partiu de Ur dos caldeus, sem saber para onde ia, e o chamava de senhor, demonstrando reverência e reconhecendo a superioridade dele sobre ela; e tudo isso embora Deus, do céu, a tivesse declarado princesa ao mudar seu nome:
Vocês são filhas dela se a imitarem na fé e nas boas obras, e se, por medo dos maridos, nem abandonarem a verdade que professam nem negligenciarem o dever para com eles; antes, cumpram-no prontamente, sem nem medo nem força, por consciência diante de Deus e senso do dever para com eles.
Aprendamos: [1.] Deus repara com exatidão e mantém um registro exato das ações de todos os homens e mulheres do mundo. [2.] A sujeição das esposas aos maridos é um dever praticado universalmente pelas mulheres santas de todas as épocas. [3.] A maior honra de qualquer homem ou mulher está em conduzir-se com humildade e fidelidade na relação ou condição em que a Providência o colocou.
[4.] Deus repara no bem que há em seus servos, para honra e benefício deles, mas cobre uma multidão de falhas; a incredulidade e o escárnio de Sara são deixados de lado quando suas virtudes são celebradas. [5.] Os cristãos devem cumprir os deveres uns para com os outros, não por medo nem por força, mas de boa vontade e em obediência ao mandamento de Deus.
As esposas devem sujeitar-se aos maridos grosseiros, não por temor e espanto, mas pelo desejo de fazer o bem e agradar a Deus.
II. Em seguida, devemos considerar o dever do marido para com a esposa.
- Os aspectos específicos são: (1.) Coabitação, o que proíbe separações desnecessárias e implica a comunicação mútua de bens e pessoas, com prazer e concórdia. (2.) Habitar com a esposa segundo o conhecimento: não segundo a luxúria, como os brutos; nem segundo a paixão, como os demônios; mas segundo o conhecimento, como homens sábios e sóbrios, que conhecem a palavra de Deus e seu próprio dever.
(3.) Dar honra à esposa: prestar-lhe o respeito devido e sustentar sua autoridade, proteger sua pessoa, preservar sua reputação, alegrar-se com sua conduta, prover-lhe sustento digno e depositar nela a devida confiança e segurança.
- As razões são estas: ela é, por natureza e constituição, o vaso mais fraco e, por isso, deve ser defendida; mas então, em outros aspectos, mais elevados, a esposa é igual ao marido. São herdeiros juntos da graça da vida, de todas as bênçãos desta vida e da outra; portanto, devem viver em paz e tranquilidade um com o outro.
Caso contrário, suas orações um com o outro e um em favor do outro serão impedidas, de modo que muitas vezes “vocês não orarão de modo algum ou, se orarem, orarão com a mente perturbada e agitada, e, assim, sem êxito”.
Aprendamos: (1.) A fraqueza do sexo feminino não é razão justa para separação nem desprezo; pelo contrário, é razão para honra e respeito: “Dando honra à esposa como ao vaso mais fraco”. (2.) É devida honra a todos os que são herdeiros da graça da vida. (3.) Todos os casados devem cuidar para se tratarem com tanto amor e paz que suas brigas não impeçam o êxito de suas orações.
Versículos 8 a 15
Deveres para com Amigos e Inimigos. (66 d.C.)
O apóstolo passa aqui das exortações específicas para as mais gerais.
I. Ele nos ensina como cristãos e amigos devem tratar uns aos outros. Aconselha os cristãos a terem todos o mesmo modo de pensar, sendo unânimes na crença da mesma fé e na prática dos mesmos deveres religiosos. Como muitos cristãos daquele tempo viviam em sofrimento, exorta-os a terem compaixão uns dos outros, a amarem como irmãos, a se condoerem dos aflitos e a serem corteses com todos.
Aprendamos daqui: 1. Os cristãos devem esforçar-se para ter o mesmo modo de pensar nos pontos principais da fé, em afeto real e na prática cristã; devem ter “o mesmo modo de pensar uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”, Romanos 15:5, não segundo a vontade humana, mas a palavra de Deus.
- Embora os cristãos não possam ter exatamente o mesmo modo de pensar, ainda assim devem ter compaixão uns dos outros e amar como irmãos; não devem perseguir nem odiar uns aos outros, mas amar-se com afeto maior que o comum; devem amar como irmãos. 3. O cristianismo exige compaixão pelos aflitos e cortesia para com todos.
Quem não é objeto apropriado de cortesia civil deve ser um pecador declarado ou um apóstata vil, 1 Coríntios 5:11; 2 João 1:10, 11.
II. Ele nos instrui sobre como nos comportar para com os inimigos. O apóstolo sabia que os cristãos seriam odiados e maltratados por todos por causa de Cristo; por isso:
- Ele os avisa a não retribuir mal por mal nem insulto por insulto; pelo contrário: Quando insultarem vocês, abençoem-nos; quando lhes dirigirem palavras más, deem-lhes palavras boas; pois Cristo, tanto por sua palavra quanto por seu exemplo, chamou vocês a abençoar os que os amaldiçoam e estabeleceu para vocês uma bênção como sua herança eterna, embora fossem indignos.
Suportar os males com paciência e abençoar seus inimigos é o caminho para obter essa bênção de Deus.
Aprendamos: (1.) Retribuir mal por mal ou insulto por insulto é uma prática pecaminosa e anticristã. O magistrado pode punir os malfeitores, e pessoas particulares podem recorrer à justiça quando são lesadas; mas a vingança particular por meio de duelos, discussões ou dano secreto é proibida, Provérbios 20:22; Lucas 6:27; Romanos 12:17; 1 Tessalonicenses 5:15.
Insultar é vituperar outra pessoa com palavras amargas, ferozes e de descrédito; mas repreender severamente como ministro e pregar com fervor contra os pecados dos tempos não é insultar. Todos os profetas e apóstolos fizeram isso, Isaías 56:10; Sofonias 3:3; Atos 20:29.
(2.) As leis de Cristo nos obrigam a retribuir bênção por insulto. Mateus 5:44: “Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos amaldiçoam, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem.” Vocês não devem justificá-los em seu pecado, mas devem fazer em favor de seus inimigos tudo o que a justiça exige ou a caridade ordena. Devemos ter compaixão, orar por e amar os que nos insultam.
(3.) O chamado do cristão, assim como lhe confere privilégios gloriosos, também o obriga a deveres difíceis. (4.) Todos os verdadeiros servos de Deus herdarão infalivelmente uma bênção; já a possuem em grande medida, mas a posse plena está reservada para outro estado e mundo.
- Ele dá uma excelente receita para uma vida feliz e agradável neste mundo briguento e mal-humorado (v. 10); ela é citada de Salmos 34:12-14: Se vocês desejam sinceramente que sua vida seja longa e seus dias pacíficos e prósperos, guardem sua língua de vitupérios, maledicência e calúnia, e seus lábios de mentira, engano e dissimulação.
Evitem causar qualquer estrago ou lesão real a seu próximo, mas estejam sempre prontos a fazer o bem e a vencer o mal com o bem; busquem a paz com todos os homens e persigam-na, embora ela se afaste de vocês. Esse será o melhor modo de dispor as pessoas a falar bem de vocês e a viver em paz com vocês.
Aprendamos: (1.) As pessoas piedosas sob o Antigo e o Novo Testamento estavam sujeitas aos mesmos deveres morais; refrear a língua do mal e os lábios da falsidade era dever no tempo de Davi, assim como agora. (2.) É legítimo considerar as vantagens temporais como motivos e incentivos à religião.
(3.) A prática da religião, especialmente o bom governo da língua, é o melhor meio de tornar esta vida agradável e próspera; uma língua sincera, inofensiva e discreta é um meio singular de nos fazer atravessar o mundo em paz e com conforto. (4.) Evitar o mal e fazer o bem é o caminho para o contentamento e a felicidade, tanto aqui quanto no porvir.
(5.) É dever dos cristãos não só acolher a paz quando ela é oferecida, mas buscá-la e persegui-la quando lhes é negada. É a paz com as comunidades, assim como com pessoas específicas, em oposição à divisão e à disputa, que se tem em vista aqui.
- Ele mostra que os cristãos não precisam temer que essa conduta paciente e inofensiva, como é prescrita, convide e estimule a crueldade de seus inimigos, pois por meio dela Deus se colocará ao lado deles: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos” (v. 12); ele presta atenção especial a eles, exerce sobre eles um governo providencial e constante e demonstra-lhes especial estima e afeto.
“Seus ouvidos estão abertos às orações deles”; portanto, se lhes fizerem alguma injúria, têm este recurso: podem queixar-se a seu Pai celestial, cujos ouvidos estão sempre atentos às orações de seus servos em suas angústias e que certamente os ajudará contra seus inimigos injustos.
“Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal”; sua ira, seu desprazer e sua vingança os perseguirão, pois ele é mais inimigo dos perseguidores perversos do que os homens o são.
Observe: (1.) Não devemos em todos os casos nos apegar às palavras expressas da Escritura, mas examinar seu sentido e significado; do contrário, seremos levados a erros blasfemos e absurdos. Não devemos imaginar que Deus tenha olhos, ouvidos e rosto, embora essas sejam as palavras expressas da Escritura. (2.) Deus tem cuidado especial e afeto paternal por todo o seu povo justo.
(3.) Deus sempre ouve as orações dos fiéis, João 9:31; 1 João 5:14; Hebreus 4:16. (4.) Embora Deus seja infinitamente bom, ainda assim abomina os pecadores impenitentes e derramará sua cólera sobre os que fazem o mal. Ele fará justiça a si mesmo e fará justiça a todo o mundo; sua bondade não o impede de agir assim.
- Essa conduta paciente e humilde dos cristãos é recomendada e defendida ainda com base em duas considerações: (1.) Ela será o melhor e mais seguro meio de evitar o sofrimento: “Pois quem vos causará prejuízo?”, v. 13. Suponho que isso se diga dos cristãos em condições comuns, não no auge da perseguição.
“Em geral, poucos serão tão diabólicos e ímpios a ponto de causar prejuízo aos que vivem de modo tão inocente e útil como vocês.” (2.) Essa conduta é o caminho para aproveitar o sofrimento.
Se vocês forem seguidores do que é bom e, ainda assim, sofrerem, isso é sofrer por causa da justiça (v. 14) e será para vocês glória e felicidade, pois lhes dá direito da bênção prometida por Cristo (Mateus 5:10); por isso:
[1.] Vocês não precisam temer coisa alguma que eles possam fazer para aterrorizá-los; nem ficar muito perturbados nem inquietos com a fúria ou a força de seus inimigos. Aprendamos, Primeiro, que seguir sempre o que é bom é o melhor caminho para nos manter fora de perigo.
Segundo, sofrer por causa da justiça é honra e felicidade para o cristão; sofrer pela causa da verdade, por uma boa consciência ou por qualquer parte do dever cristão é grande honra.
O prazer que isso traz é maior que o tormento, a honra é maior que a desonra e o ganho é muito maior que a perda. Terceiro, os cristãos não têm razão para temer as ameaças ou a fúria de qualquer de seus inimigos.
“Seus inimigos são inimigos de Deus; o rosto dele está contra eles, o poder dele está acima deles, eles são objetos da maldição dele e nada podem fazer a vocês sem a permissão dele; portanto, não se aflijam por causa deles.”
[2.] Em vez de se aterrorizarem com o medo dos homens, tenham o cuidado de santificar o Senhor Deus em seus corações (v. 15); “Seja ele o vosso temor, e seja ele o vosso espanto”, Isaías 8:12, 13. Não temam os que podem matar somente o corpo, mas temam aquele que pode destruir o corpo e a alma, Lucas 12:4, 5.
Santificamos o Senhor Deus em nossos corações quando o adoramos com sinceridade e fervor; quando nossos pensamentos a respeito dele são cheios de temor e reverência; quando confiamos no poder dele e em sua fidelidade, nos submetemos à sabedoria dele, imitamos sua santidade e lhe damos a glória devida às suas mais ilustres perfeições.
Santificamos Deus diante dos outros quando nossa conduta os convida e anima a glorificá-lo e honrá-lo; ambas as coisas são exigidas, Levítico 10:3.
Quando esse princípio estiver profundamente firmado em seus corações, o passo seguinte, quanto aos homens, é estar sempre prontos, isto é, capazes e dispostos a dar uma resposta, ou apresentar uma justificativa ou defesa, da fé que vocês professam. E isso a todo homem que lhes pedir uma razão de sua esperança, que tipo de esperança vocês têm, ou pela qual suportam tais agruras no mundo.
Aprendamos: Primeiro, uma percepção cheia de temor das perfeições divinas é o melhor antídoto contra o medo do sofrimento; se temêssemos mais a Deus, certamente temeríamos menos os homens. Segundo, a esperança e a fé do cristão podem ser defendidas diante do mundo inteiro.
É possível apresentar uma boa razão para a religião; ela não é fantasia, mas um sistema racional revelado do céu, adequado a todas as necessidades dos pecadores miseráveis e inteiramente voltado para a glória de Deus por meio de Jesus Cristo. Terceiro, todo cristão tem o dever de responder e justificar a esperança que há nele.
Os cristãos devem ter pronta uma razão para seu cristianismo, para que fique claro que não são movidos pela tolice nem pela fantasia.
Essa defesa pode ser necessária mais de uma ou duas vezes; por isso, os cristãos devem estar sempre preparados para apresentá-la, ou ao magistrado, se ele a exigir, ou a qualquer cristão indagador que queira conhecê-la para sua informação ou aproveitamento.
Quarto, essas confissões de nossa fé devem ser feitas com mansidão e temor; as defesas da nossa religião devem ser apresentadas com modéstia e mansidão, no temor de Deus, com zelo vigilante sobre nós mesmos e reverência para com os superiores.
Versículos 16 a 17
Boa Consciência e Boa Conduta. (66 d.C.)
A confissão da fé de um cristão só pode ser sustentada de modo convincente pelos dois meios aqui especificados: boa consciência e boa conduta. A consciência é boa quando cumpre bem o seu papel, quando é mantida pura, incorrupta e livre de culpa; então ela o justificará, ainda que as pessoas o acusem. Uma boa conduta em Cristo é uma vida santa, conforme a doutrina e o exemplo de Cristo.
“Cuide bem da sua consciência e da sua conduta; então, ainda que falem mal de você e o acusem falsamente de praticar o mal, você se inocentará e os envergonhará. Talvez você ache difícil sofrer por fazer o bem, por manter boa consciência e boa conduta; mas não desanime, pois é melhor para você, embora pior para seus inimigos, que sofra por fazer o bem do que por fazer o mal.”
Aprendamos: 1. Nem mesmo as pessoas mais conscienciosas escapam das censuras e calúnias dos homens maus; estes falarão mal delas como se praticassem o mal e as acusarão de crimes que suas próprias almas abominam. Cristo e seus apóstolos foram tratados assim. 2. Uma boa consciência e uma boa conduta são os melhores meios de assegurar um bom nome; elas dão uma reputação sólida e duradoura.
- A acusação falsa geralmente acaba envergonhando o acusador, pois por fim revela sua indiscrição, injustiça, falsidade e falta de caridade. 4. Às vezes é da vontade de Deus que pessoas boas sofram por fazer o bem, por sua honestidade e por sua fé. 5. Assim como fazer o bem às vezes expõe o homem bom ao sofrimento, assim fazer o mal não isentará o homem mau dele.
O apóstolo supõe aqui que alguém pode sofrer por ambas as coisas. Se os sofrimentos das pessoas boas por fazerem o bem são tão severos, quais serão os sofrimentos das pessoas perversas por fazerem o mal? É triste a condição de quem tem o pecado e o sofrimento reunidos ao mesmo tempo; o pecado torna os sofrimentos extremos, inúteis, sem consolo e destrutivos.
Versículos 18 a 20
Os Sofrimentos de Cristo. (66 d.C.)
Aqui: I. O exemplo de Cristo é apresentado como razão em favor da paciência no sofrimento; perceberemos a força dessa razão se considerarmos os diversos pontos contidos nas palavras; observe, portanto: 1. O próprio Jesus Cristo não foi isento dos sofrimentos nesta vida, embora não tivesse culpa própria e pudesse ter evitado todo sofrimento, se tivesse querido.
- O motivo ou causa meritória do sofrimento de Cristo foram os pecados dos homens: Cristo sofreu pelos pecados.
Os sofrimentos de Cristo foram uma punição verdadeira e propriamente dita; essa punição foi sofrida para expiar e fazer propiciação pelo pecado, e ela se estende a todo pecado.
No sofrimento de nosso Senhor, o justo sofreu em favor dos injustos; ele se substituiu a nós, em nosso lugar e posição, e levou nossas iniquidades. Aquele que não conheceu pecado sofreu em lugar daqueles que não conheceram justiça.
O mérito e a perfeição do sacrifício de Cristo eram tais que bastou que ele sofresse uma só vez. Os sacrifícios legais eram repetidos dia após dia e ano após ano; mas o sacrifício de Cristo, oferecido uma só vez, purifica o pecado, Hebreus 7:27; 9:26, 28; 10:10, 12, 14.
O fim bendito ou desígnio dos sofrimentos de nosso Senhor era conduzir-nos a Deus, reconciliar-nos com Deus, dar-nos acesso ao Pai, tornar-nos aceitáveis e tornar aceitáveis os nossos serviços e conduzir-nos à glória eterna, Efésios 2:13, 18; 3:12; Hebreus 10:21, 22.
O resultado e o desfecho do sofrimento de Cristo, quanto a ele mesmo, foram estes: ele foi morto em sua natureza humana, mas foi vivificado e ressuscitado pelo Espírito. Ora, se Cristo não foi isento do sofrimento, por que os cristãos esperariam sê-lo?
Se ele sofreu para expiar os pecados, por que não nos contentaríamos quando nossos sofrimentos servem somente para nos provar e corrigir, mas não para expiar?
Se ele, embora perfeitamente justo, sofreu, por que não nós, que somos todos criminosos? Se ele sofreu uma vez e depois entrou na glória, não seremos pacientes na aflição, já que será por pouco tempo e o seguiremos à glória?
Se ele sofreu para nos conduzir a Deus, não nos submeteremos às dificuldades, visto que elas são tão úteis para nos apressar no retorno a Deus e no cumprimento do nosso dever para com ele?
II. O apóstolo passa do exemplo de Cristo ao do mundo antigo e apresenta aos judeus a quem escrevia o desfecho diferente daqueles que creram e obedeceram a Cristo, que pregava por meio de Noé, em contraste com aqueles que continuaram desobedientes e incrédulos; com isso, dá a entender aos judeus que estavam sob sentença semelhante. Deus não esperaria muito mais por eles.
Agora lhes era oferecida misericórdia; os que a aceitassem seriam salvos, mas os que rejeitassem Cristo e o evangelho seriam tão certamente destruídos quanto foram no passado os desobedientes nos dias de Noé.
- Para explicar isso, podemos reparar em: (1.) O pregador: Cristo Jesus, que se envolveu nos assuntos da igreja e do mundo desde que foi prometido pela primeira vez a Adão, Gênesis 3:15. Ele foi, não por movimento local, mas por operação especial, assim como frequentemente se diz que Deus se move, Gênesis 11:5; Oseias 5:15; Miquéias 1:3.
Ele foi e pregou, contendendo com eles por seu Espírito e inspirando e capacitando Enoque e Noé a pleitear com eles e a pregar-lhes a justiça, como em 2 Pedro 2:5. (2.) Os ouvintes.
Como estavam mortos e sem corpo quando o apóstolo fala deles, ele os chama apropriadamente de espíritos que agora estão na prisão; isso não quer dizer que estivessem na prisão quando Cristo lhes pregou, como alegam a tradução da Vulgata e os expositores papistas.
(3.) O pecado dessas pessoas: eram desobedientes, isto é, rebeldes, não persuadíveis e incrédulas, como significa a palavra. Seu pecado é agravado pela paciência e longanimidade de Deus, que certa vez esperou por eles durante 120 anos consecutivos, enquanto Noé preparava a arca e lhes dava, com isso assim como com sua pregação, claro aviso do que lhes sobreviria.
(4.) O desfecho de tudo: seus corpos se afogaram e seus espíritos foram lançados no inferno, chamado de prisão, Mateus 5:25; 2 Pedro 2:4, 5; mas Noé e sua família, que creram e foram obedientes, foram salvos na arca.
- De tudo isso aprendemos que: (1.) Deus repara com exatidão em todos os meios e vantagens de que as pessoas, em todas as épocas, dispuseram para a salvação de suas almas. Imputa-se ao mundo antigo que Cristo lhes ofereceu sua ajuda, enviou seu Espírito, deu-lhes claro aviso por meio de Noé e esperou muito tempo que se emendassem.
(2.) Embora a paciência de Deus espere muito tempo pelos pecadores, ainda assim ela acabará por expirar; é indigno da majestade do grande Deus esperar para sempre em vão pelo homem. (3.) Os espíritos dos pecadores desobedientes, assim que saem do corpo, são entregues à prisão do inferno, de onde não há redenção.
(4.) O caminho seguido pela maioria não é o melhor, o mais sábio nem o mais seguro a seguir: é melhor seguir os oito que estavam na arca do que os oito milhões que se afogaram no dilúvio e foram condenados ao inferno.
Versículos 21 a 22
O Batismo Cristão. (66 d.C.)
A salvação de Noé na arca sobre as águas prefigurava a salvação de todos os bons cristãos na igreja pelo batismo; aquela salvação temporal por meio da arca era um tipo, cujo antítipo é a salvação eterna dos crentes pelo batismo. Para evitar equívocos a esse respeito, o apóstolo:
I. Declara o que entende por batismo salvador: não a cerimônia exterior de lavagem com água, que por si só não faz mais do que remover a sujeira da carne, mas aquele batismo em que há a resposta fiel, ou o compromisso recíproco de uma boa consciência resoluta, de crer em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo e dedicar-se inteiramente a ele, renunciando ao mesmo tempo à carne, ao mundo e ao diabo.
A aliança batismal, feita e cumprida, certamente nos salvará. A lavagem é o sinal visível; isso é a coisa significada.
II. O apóstolo mostra que a eficácia do batismo para a salvação não depende da obra realizada, mas da ressurreição de Cristo, que pressupõe sua morte e é o fundamento da nossa fé e esperança; tornamo-nos conformes a ela ao morrer para o pecado e ressurgir para a santidade e a novidade de vida. Aprendamos:
O sacramento do batismo, quando recebido corretamente, é um meio e uma garantia da salvação. “O batismo agora nos salva.” Deus tem por bem nos conceder suas bênçãos em e por meio de suas ordenanças, Atos 2:38; 22:16.
A participação exterior no batismo não salvará ninguém sem uma boa consciência e conduta correspondentes.
Deve haver “a resposta de uma boa consciência para com Deus”. — Objeção: As crianças não podem dar tal resposta e, portanto, não devem ser batizadas.
— Resposta: A verdadeira circuncisão era “a do coração e do espírito” (Romanos 2:29), e as crianças não eram mais capazes de realizá-la naquela época do que nossos bebês são capazes de dar essa resposta agora; ainda assim, concedia-se que fossem circuncidados aos oito dias de idade.
Portanto, os bebês da igreja cristã podem ser admitidos à ordenança com tanta razão quanto os bebês da igreja judaica, a menos que alguma proibição expressa de Cristo os impeça.
III. Depois de mencionar a morte e a ressurreição de Cristo, o apóstolo passa a falar de sua ascensão e de seu assento à direita do Pai, assunto que esses crentes em sofrimento deveriam considerar para seu consolo, v. 22.
Se a exaltação de Cristo foi tão gloriosa depois de sua profunda humilhação, que seus seguidores não desesperem, mas esperem que, depois dessas breves angústias, serão elevados a uma alegria e glória transcendentes.
Aprendamos: 1. Depois de concluir seus trabalhos e sofrimentos na terra, Jesus Cristo subiu triunfalmente ao céu; veja Atos 1:9-11; Marcos 16:19.
Foi ao céu para receber a sua própria coroa e glória conquistadas (João 17:5), concluir a parte de sua obra mediadora que não podia ser realizada na terra e interceder por seu povo; para demonstrar a plenitude de sua satisfação, tomar posse do céu para seu povo, preparar-lhe moradas e enviar o Consolador, que seria as primícias de sua intercessão, João 16:7.
Depois de sua ascensão ao céu, Cristo é entronizado à direita do Pai. Dizer que ele se senta ali significa descanso absoluto e cessação de todos os transtornos e sofrimentos ulteriores, além de exaltação à mais alta dignidade pessoal e ao poder soberano.
Anjos, autoridades e poderes são todos feitos sujeitos a Cristo Jesus: todo o poder no céu e na terra para comandar, dar leis, emitir ordens e pronunciar uma sentença final é confiado a Jesus, Deus e homem; seus inimigos descobrirão isso para sua tristeza e confusão eternas, mas seus servos, para sua alegria e satisfação eternas.