1 João 4
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo exorta a pôr os espíritos à prova (v. 1), apresenta um critério para isso (v. 2, 3), mostra quem é do mundo e quem é de Deus (vv. 4-6), insiste no amor cristão por diversas razões (vv. 7-16) e descreve o nosso amor a Deus e seu efeito (vv. 17-21).
Versículos 1 a 3
A Respeito do Anticristo. (80 d.C.)
Tendo dito que podemos saber que Deus habita em nós e conosco pelo Espírito que nos deu, o apóstolo indica que esse Espírito pode ser discernido e distinguido dos outros espíritos que aparecem no mundo. Por isso, aqui:
I. Ele chama os discípulos a quem escreve à cautela e ao exame dos espíritos e dos que professavam espiritualidade e haviam surgido naquela época. 1. À cautela: “Amados, não creiais em todo espírito; não considereis, não confieis, não sigais todo aquele que alega ter o Espírito de Deus, ou todo aquele que professa visão, ou inspiração, ou revelação de Deus.”
A verdade é o fundamento das imitações e falsificações: tinha havido comunicações reais do Espírito divino, e por isso outros alegavam tê-las recebido. Deus seguirá o caminho de sua própria sabedoria e bondade, ainda que esse caminho possa ser abusado.
Ele enviou mestres inspirados ao mundo e nos deu uma revelação sobrenatural, embora outros possam ser tão maus e tão atrevidos que aleguem o mesmo. Não se deve crer em todo aquele que alega ter o Espírito divino, inspiração e, por meio dele, iluminação extraordinária.
Houve um tempo em que o homem espiritual (o homem do Espírito, que fazia grande alarde do Espírito e se gabava dele) “era louco” (Oseias 9:7). 2. Ao exame das alegações de possuir o Espírito: “Mas provai os espíritos, se são de Deus”, v. 1.
Deus concedeu de seu Espírito nestas últimas eras do mundo, mas não a todos os que professam vir equipados com ele. Aos discípulos é concedido o discernimento acerca dos espíritos em que se pretende que creiam e confiem nas questões religiosas.
Há uma razão para essa prova: “Porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”, v. 1. Na época em que o Salvador apareceu no mundo, havia entre os judeus uma expectativa geral de um Redentor para Israel.
Como a humilhação, a reforma espiritual e os sofrimentos do Salvador eram considerados motivos de preconceito contra ele, outros foram induzidos a se apresentar como profetas e messias para Israel, conforme a predição do Salvador (Mateus 24:23, 24).
Não nos deve parecer estranho que falsos mestres se estabeleçam na igreja: assim acontecia no tempo dos apóstolos. Fatal é o espírito do engano, e triste é que homens se vangloriem de ser profetas e pregadores inspirados quando de modo algum o são!
II. Ele dá um critério pelo qual os discípulos podem pôr à prova esses espíritos que alegam ter inspiração. Eles se apresentavam como profetas, doutores ou autoridades que ditavam a religião e, portanto, deviam ser provados por sua doutrina.
Naquele tempo, ou naquela parte do mundo onde o apóstolo então residia (pois em diversas épocas e em diversas igrejas os critérios eram diferentes), a prova devia ser esta: “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne” (ou que confessa Jesus Cristo, que veio em carne) “é de Deus”, v. 2.
Jesus Cristo deve ser confessado como o Filho de Deus, a vida eterna e o Verbo, que estava com o Pai desde o princípio; como o Filho de Deus que veio para a nossa natureza humana e mortal, veio nela e, nela, sofreu e morreu em Jerusalém.
Quem confessa e prega isso por uma mente sobrenaturalmente instruída e esclarecida nesse assunto o faz pelo Espírito de Deus; ou, Deus é o autor dessa iluminação.
Ao contrário: “Todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne” (ou Jesus Cristo, que veio em carne) “não é de Deus”, v. 3.
“Deus deu tanto testemunho de Jesus Cristo, que há pouco esteve aqui no mundo e na carne (ou num corpo carnal como o nosso), embora agora esteja no céu, que podeis ter certeza de que qualquer impulso ou alegada inspiração que contradiga isso está longe de vir do céu e de Deus.”
A essência da religião revelada está contida na doutrina a respeito de Cristo, de sua pessoa e de seu ofício. Vemos, portanto, como é grave uma oposição sistemática a ele e a essa doutrina.
“E este é aquele espírito de anticristo do qual ouvistes que viria, e até agora já está ele no mundo”, v. 3. Deus sabia de antemão que surgiriam anticristos e que espíritos anticristãos se oporiam ao seu Espírito e à sua verdade.
Também sabia de antemão que surgiria um anticristo eminente, que travaria uma guerra longa e fatal contra o Cristo de Deus, sua instituição, sua honra e seu reino no mundo.
O caminho desse grande anticristo seria preparado, e sua ascensão facilitada, por outros anticristos menores e pelo espírito do erro, que agiria e predisporia a mente dos homens para ele. O espírito anticristão começou cedo, já nos dias dos apóstolos.
Temível e insondável é o juízo de Deus pelo qual pessoas são entregues a um espírito anticristão e a tamanha escuridão e ilusão que se levantam contra o Filho de Deus e contra todo o testemunho que o Pai deu a respeito do Filho!
Mas fomos avisados de antemão de que tal oposição surgiria. Portanto, devemos deixar de nos ofender e, quanto mais virmos o cumprimento da palavra de Cristo, tanto mais firmes devemos ficar na verdade dela.
Versículos 4 a 6
O Perigo do Espírito Anticristão. (80 d.C.)
Nestes versículos, o apóstolo anima os discípulos diante do temor e do perigo desse espírito anticristão que os seduzia, pelos seguintes meios: 1. Assegura-lhes que há neles um princípio mais divino: “Sois de Deus, criancinhas”, v. 4. “Sois as criancinhas de Deus. Nós somos de Deus”, v. 6.
“Nascemos de Deus, fomos ensinados por Deus, ungidos por Deus e, assim, protegidos de enganos contagiosos e fatais. Deus tem os seus escolhidos, que não serão seduzidos para sua ruína.”
- Ele lhes dá esperança de vitória: “E os vencestes”, v. 4. “Até aqui vencestes esses enganadores e suas tentações, e há boas razões para esperar que continueis a vencê-los, com base nestes dois motivos:”
(1.) “Há um forte protetor dentro de vós: ‘Porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo’, v. 4. O Espírito de Deus habita em vós, e esse Espírito é mais poderoso que homens ou demônios.” É grande felicidade estar sob a influência do Espírito Santo.
(2.) “Não tendes a mesma disposição que esses enganadores. O Espírito de Deus moldou vossa mente para Deus e para o céu; mas eles são do mundo. O espírito que prevalece neles os conduz a este mundo; seu coração se prende a ele; estudam a pompa, o prazer e os interesses do mundo.”
“Por isso falam do mundo; professam um messias e salvador mundano; planejam um reino e domínio mundanos; desejam monopolizar para si as posses e os tesouros do mundo, esquecendo-se de que o reino do verdadeiro Redentor não é deste mundo.”
“Esse desígnio mundano lhes conquista prosélitos: ‘O mundo os ouve’, v. 5. São seguidos pelos que lhes são semelhantes: o mundo amará o que é seu, e o que é seu o amará. Mas estão em bom caminho para vencer seduções perniciosas aqueles que venceram o amor a este mundo sedutor.”
Então, 3. Ele lhes mostra que, embora a sua companhia pudesse ser a menor, ainda assim era a melhor; tinham conhecimento mais divino e santo: “Quem conhece a Deus nos ouve. Quem conhece a pureza e a santidade de Deus, o amor e a graça de Deus, a verdade e a fidelidade de Deus, a palavra antiga e as profecias de Deus, os sinais e os testemunhos de Deus, deve saber que ele está conosco.”
“E quem sabe disso se aplicará a nós e permanecerá conosco.” Quem está bem instruído na religião natural se apegará tanto mais fielmente ao cristianismo. “Quem conhece a Deus” (em suas excelências naturais e morais, revelações e obras) “nos ouve”, v. 6.
Em contrapartida: “Quem não é de Deus não nos ouve. Quem não conhece a Deus não nos dá atenção. Quem não nasceu de Deus (andando segundo sua disposição natural) não anda conosco.”
“Quanto mais longe de Deus estão as pessoas (como se vê em todas as épocas), mais longe estão de Cristo e de seus servos fiéis; e, quanto mais apegadas estão a este mundo, mais afastadas estão do espírito do cristianismo.”
“Assim tendes uma distinção entre nós e os outros: ‘Nisto conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro’, v. 6. Essa doutrina sobre a pessoa do Salvador, que vos conduz do mundo a Deus, é uma marca do Espírito da verdade, em oposição ao espírito do erro. Quanto mais pura e santa for uma doutrina, maior a probabilidade de que venha de Deus.”
Versículos 7 a 12
O Amor Fraternal. (80 d.C.)
Assim como o Espírito da verdade é conhecido pela doutrina (é assim que os espíritos devem ser provados), também é conhecido pelo amor. Segue-se, pois, uma exortação forte e fervorosa ao santo amor cristão: “Amados, amemo-nos uns aos outros”, v. 7.
O apóstolo queria uni-los em seu amor para que se unissem em amor uns aos outros: “Amados, rogo-vos, pelo amor que tenho por vós, que vos revistais de amor mútuo sem fingimento.” Ele insiste nessa exortação com uma variedade de razões:
I. Da elevada origem celestial do amor: “Porque o amor é de Deus.” Ele é a fonte, o autor, o pai e aquele que ordena o amor; o amor resume sua lei e seu evangelho: “E todo aquele que ama” (cujo espírito foi moldado para um amor santo e criterioso) “é nascido de Deus”, v. 7.
O Espírito de Deus é o Espírito do amor. A nova natureza nos filhos de Deus é descendente de seu amor, e a disposição e o caráter dessa natureza são amor. “O fruto do Espírito é amor” (Gálatas 5:22). O amor desce do céu.
II. O amor evidencia uma compreensão verdadeira e justa da natureza divina: Aquele que ama conhece a Deus, v. 7. “Aquele que não ama não conhece a Deus”, v. 8. Que atributo da Majestade divina resplandece tão claramente em todo o mundo quanto sua bondade comunicativa, que é amor?
A sabedoria, a grandeza, a harmonia e a utilidade da vasta criação, que demonstram tão plenamente sua existência, também mostram e provam seu amor. E a razão natural, ao inferir e reunir a natureza e a excelência do ser mais absolutamente perfeito, deve concluir e reconhecer que ele é extraordinariamente bom.
Quem não ama (quem não é despertado, pelo conhecimento que tem de Deus, para a afeição e a prática do amor) não conhece a Deus. Isso é prova convincente de que o conhecimento sólido e apropriado de Deus não habita nessa alma.
Seu amor necessariamente brilha entre suas perfeições principais e mais luminosas, pois “Deus é amor” (v. 8); sua natureza e sua essência são amor, e sua vontade e suas obras são, acima de tudo, amor.
Isso não quer dizer que seja a única ideia que devemos ter dele. Já vimos que ele é luz, assim como é amor (1 João 1:5). Deus ama sobretudo a si mesmo e possui perfeições que procedem do amor necessário que deve ter por sua própria existência necessária, excelência e glória. Mas o amor é natural e essencial à Majestade divina: “Deus é amor.”
Isso é fundamentado pela manifestação e pela prova que ele nos deu desse amor: 1. Que ele nos amou tais como somos: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco” (v. 9), para conosco, mortais, rebeldes ingratos.
“Deus recomenda o seu amor para conosco em que, sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8). É espantoso que Deus ame seres impuros, vãos, vis, pó e cinza!
- Que ele nos amou a tão alto custo, por um preço incomparável que pagou por nós: deu por nós seu próprio Filho, único e amado, bendito: “Porque Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que vivêssemos por ele”, v. 9.
Essa pessoa é, de modo peculiar e distinto, o Filho de Deus; ele é o unigênito. Se supusermos que foi gerado como criatura ou ser criado, ele não é o unigênito. Se supusermos que é uma derivação natural e necessária da glória, essência ou substância gloriosa do Pai, então ele deve ser o unigênito.
E, nesse caso, será um mistério e milagre do amor divino que tal Filho tenha sido enviado ao nosso mundo por nós! Bem se pode dizer: Deus amou o mundo de tal maneira (tão maravilhosamente, tão surpreendentemente, tão incrivelmente).
- Que Deus nos amou primeiro e nas circunstâncias em que nos encontrávamos: “Nisto está o amor” (amor incomum, sem precedentes), “não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou”, v. 10.
Amou-nos quando não tínhamos amor por ele, quando jazíamos em nossa culpa, miséria e sangue, quando não tínhamos mérito algum, merecíamos o mal, estávamos contaminados e impuros e precisávamos ser lavados de nossos pecados em sangue sagrado.
- Que ele nos deu seu Filho para tal serviço e com tal finalidade. (1.) Para tal serviço: ser a propiciação pelos nossos pecados e, portanto, morrer por nós, morrer sob a lei e a maldição de Deus, levar nossos pecados em seu próprio corpo, ser crucificado, ser ferido na alma, ter o lado traspassado, morrer e ser sepultado por nós (v. 10).
E, então, (2.) Com tal finalidade, tão boa e benéfica para nós: que vivêssemos por meio dele (v. 9), vivêssemos eternamente por meio dele, vivêssemos no céu, com Deus, e vivêssemos em glória e bem-aventurança eternas com ele e por meio dele. Ah, que amor é esse! Então:
III. O amor divino pelos irmãos deve nos constranger a amá-los: “Amados” (quero conjurar-vos, pelo interesse que tendes em meu amor, a lembrar-vos disto), “se Deus assim nos amou, também nós devemos amar-nos uns aos outros”, v. 11.
Essa deveria ser uma razão invencível. O exemplo de Deus deveria nos impelir. Devemos ser seus seguidores (ou imitadores), como filhos amados. Os objetos do amor divino devem ser os objetos do nosso. Recusaremos amar aqueles a quem o Deus eterno amou?
Devemos admirar seu amor e amar seu amor (a benevolência e o agrado que há nele) e, por consequência, amar aqueles que ele ama. O amor geral de Deus pelo mundo deve produzir amor universal entre a humanidade.
Para que vocês sejam filhos de seu Pai que está no céu, pois ele faz seu sol nascer sobre maus e bons e envia sua chuva sobre justos e injustos (Mateus 5:45). O amor particular de Deus pela igreja e pelos santos deve produzir ali um amor particular: se Deus assim nos amou, certamente também devemos amar-nos uns aos outros, em alguma medida condizente com seu amor.
IV. O amor cristão é uma garantia da habitação divina: “Se nos amamos uns aos outros, Deus habita em nós”, v. 12. Deus habita em nós não por presença visível ou manifestação direta aos olhos (“Ninguém jamais viu a Deus”, v. 12), mas por seu Espírito (v. 13).
Ou: “Ninguém jamais viu a Deus; ele não se apresenta aqui aos nossos olhos nem à nossa percepção direta e, portanto, não exige nem reclama nosso amor dessa maneira.”
“Mas o exige e espera da maneira pela qual achou conveniente merecê-lo e reivindicá-lo: pela manifestação que deu de si mesmo, de seu amor e, consequentemente, de quão digno é de amor, na igreja universal e, em particular, nos irmãos, membros dessa igreja.”
“Neles, e na manifestação de Deus em favor deles e com eles, devemos amar a Deus; e assim, se nos amamos uns aos outros, Deus habita em nós. Os que amam os irmãos com amor santo são templos de Deus; a Majestade divina tem neles uma morada especial.”
V. Nisto o amor divino alcança em nós um fim e uma realização consideráveis: “E o seu amor é aperfeiçoado em nós”, v. 12. “Alcançou sua plenitude em nós e sobre nós. O amor de Deus não é aperfeiçoado nele, mas em nós e conosco.”
“Seu amor não podia ter o desígnio de ser ineficaz nem infrutífero sobre nós. Quando ele alcança e produz seu fim e desfecho próprios e verdadeiros, pode-se dizer que foi aperfeiçoado; assim também a fé é aperfeiçoada por suas obras, e o amor, por suas operações.”
“Quando o amor divino nos molda à mesma imagem, ao amor a Deus e, por causa dele, ao amor pelos irmãos, filhos de Deus, nisto e até este ponto ele é aperfeiçoado e consumado, embora o nosso amor ainda não seja perfeito nem seja este o fim último do amor divino por nós.”
Quanto devemos aspirar a esse amor cristão fraternal, se Deus considera que, por ele, o seu próprio amor por nós é aperfeiçoado! Tendo mencionado o grande favor de Deus habitar em nós, o apóstolo acrescenta seu sinal e sua marca: “Nisto conhecemos que habitamos nele, e ele em nós, porque nos deu do seu Espírito”, v. 13.
Certamente essa habitação recíproca é algo mais nobre e grandioso do que conhecemos bem ou somos capazes de descrever. Pareceria que falar de Deus habitando em nós e de nós nele seria usar palavras elevadas demais para mortais, se o próprio Deus não as tivesse usado antes de nós.
O que essa habitação significa foi explicado brevemente a respeito de 1 João 3:24. O que ela é plenamente deve ficar para a revelação do mundo bem-aventurado. Mas conhecemos essa habitação recíproca, diz o apóstolo, porque ele nos deu do seu Espírito.
Ele depositou em nosso coração a imagem e o fruto de seu Espírito (v. 13), e o Espírito que nos deu se mostra seu, ou proveniente dele, pois é Espírito de poder, de zelo e magnanimidade por Deus, de amor a Deus e aos homens e de mente equilibrada, de entendimento bem instruído nas coisas de Deus, da religião e de seu reino entre os homens (2 Timóteo 1:7).
Versículos 14 a 16
O Amor Divino. (80 d.C.)
Uma vez que a fé em Cristo produz amor a Deus, e o amor a Deus deve acender o amor pelos irmãos, o apóstolo confirma aqui o artigo principal da fé cristã como fundamento desse amor. Aqui:
I. Ele proclama o artigo fundamental da religião cristã, que representa tão bem o amor de Deus: “E temos visto e testificamos que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo”, v. 14. Vemos aqui: 1. A relação do Senhor Jesus com Deus: ele é Filho do Pai, Filho como ninguém mais é e, por isso, Deus com o Pai.
Sua relação conosco e seu ofício em nosso favor: o Salvador do mundo. Ele nos salva por sua morte, seu exemplo, sua intercessão, seu Espírito e seu poder contra os inimigos da nossa salvação.
O fundamento pelo qual ele se tornou isso: o envio dele. O Pai enviou o Filho; decretou e quis sua vinda até aqui, com o consentimento do Filho e em seu consentimento.
A certeza que o apóstolo tinha disso: ele e seus irmãos o haviam visto. Viram o Filho de Deus em sua natureza humana, em sua santa conduta e suas obras, em sua transfiguração no monte, em sua morte, em sua ressurreição dentre os mortos e em sua ascensão régia ao céu.
Viram-no de tal maneira que ficaram convencidos de que era o unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
- O testemunho que o apóstolo dá disso, em decorrência dessas provas: “Nós vimos e testificamos. O peso dessa verdade nos obriga a testemunhá-la; dela depende a salvação do mundo. As provas da verdade nos autorizam a testemunhá-la; nossos olhos, ouvidos e mãos foram suas testemunhas.” Por isso:
II. O apóstolo declara a excelência, ou o excelente privilégio, que acompanha o reconhecimento devido dessa verdade: “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus habita nele, e ele em Deus”, v. 15.
Essa confissão parece incluir a fé no coração como seu fundamento, o reconhecimento pela boca para a glória de Deus e de Cristo e a profissão na vida e na conduta, em oposição às lisonjas ou às ameaças do mundo.
Assim, ninguém diz que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo, pelo testemunho externo e pela atuação interna do Espírito Santo (1 Coríntios 12:3). Portanto, quem assim confessa Cristo, e Deus nele, é enriquecido com o Espírito de Deus ou possuído por ele; tem um conhecimento de Deus acompanhado de satisfação e tem muito desfrute santo dele. Então:
III. O apóstolo aplica isso para despertar o santo amor. O amor de Deus é assim visto e exercido em Cristo Jesus; e assim temos conhecido e crido no amor que Deus tem por nós, v. 16.
A revelação cristã é, e isso deve torná-la preciosa para nós, a revelação do amor divino. Os artigos de nossa fé revelada são outros tantos artigos referentes ao amor divino. A história do Senhor Cristo é a história do amor de Deus por nós.
Todos os atos de Deus em seu Filho e com ele foram testemunhos de seu amor por nós e meios de nos conduzir ao amor a Deus: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19). Daqui podemos aprender:
- Que “Deus é amor” (v. 16): amor essencial, sem limites. Ele tem por nós, habitantes deste mundo, um amor incomparável e incompreensível, demonstrado no envio e na mediação de seu Filho amado.
A grande objeção e o grande preconceito contra a revelação cristã são que o amor de Deus seja tão extraordinário e inexplicável a ponto de dar por nós seu próprio Filho eterno. Para muitos, o fato de uma pessoa tão elevada ser dada por nós é motivo de preconceito contra a eternidade e a divindade do Filho.
Confesso que isso é misterioso e insondável; mas em Cristo há riquezas insondáveis. É uma pena que a imensidão do amor divino se torne motivo de preconceito contra sua revelação e a fé nele.
Mas o que Deus não fará quando tiver o desígnio de demonstrar a grandeza de alguma de suas perfeições? Quando quer mostrar algo de seu poder e sabedoria, faz um mundo como este. Quando quer mostrar mais de sua majestade e glória, faz o céu para os espíritos ministradores que estão diante do trono.
O que, então, não fará quando quiser demonstrar seu amor, demonstrar seu amor mais elevado, ou que ele mesmo é amor, ou que o amor é uma das excelências mais brilhantes, preciosas, transcendentes e atuantes de sua natureza ilimitada?
E quando quiser demonstrar isso não apenas a nós, mas ao mundo angélico e aos principados e potestades do alto, não para nos surpreender por algum tempo, mas para a admiração, o louvor, a adoração e a felicidade de nossas faculdades mais elevadas por toda a eternidade? O que Deus não fará então?
Certamente, nesse caso, parecerá mais conforme ao desígnio, à grandeza e à fecundidade de seu amor (se assim posso chamá-la) dar um Filho eterno por nós do que criar um Filho de propósito para nos socorrer.
Ao nos dar e dar por nós um Filho natural, essencial e eterno, Deus de fato recomendará seu amor a nós. E o que o Deus de amor não fará quando tiver o desígnio de recomendar seu amor, e recomendá-lo diante do céu, da terra e do inferno, e quando recomendar a si mesmo e apresentar-se a nós, ao nosso mais elevado convencimento e também afeto, como o próprio amor?
E se ao fim se mostrar (o que apenas submeto à consideração de quem julga com discernimento) que o amor divino, especialmente o amor de Deus em Cristo, é o fundamento das glórias do céu, do gozo presente dos espíritos ministradores que se harmonizaram com ele, da salvação deste mundo e dos tormentos do inferno?
Este último ponto parecerá muito estranho. Mas e se nisso se mostrar não só que Deus é amor para consigo mesmo, ao defender sua própria lei, seu governo, seu amor e sua glória, mas também que os condenados se tornam o que são, ou são assim punidos:
(1.) Porque desprezaram o amor de Deus já manifestado e oferecido. (2.) Porque recusaram ser amados naquilo que lhes foi ainda proposto e prometido. (3.) Porque se tornaram indignos de ser objetos do agrado e deleite divinos?
Se a consciência dos condenados os acusar dessas coisas, especialmente de terem rejeitado a maior manifestação do amor divino, e se a parte de longe maior da criação inteligente for eternamente abençoada por meio dessa maior manifestação, então bem se poderá inscrever em toda a criação de Deus: “Deus é amor.”
- Que, por isso, “aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”, v. 16. Há grande comunhão entre o Deus de amor e a alma amorosa, isto é, a pessoa que ama a criação de Deus segundo as diferentes relações dela com Deus, o que recebeu dele e a participação que tem nele.
Quem permanece no amor santo tem o amor de Deus derramado em seu coração, traz a marca de Deus em seu espírito e tem o Espírito de Deus a santificá-lo e selá-lo. Vive meditando no amor divino, contemplando-o e provando-o; dentro de pouco tempo irá habitar para sempre com Deus.
Versículos 17 a 21
O Amor Divino. (80 d.C.)
Depois de despertar e reforçar o amor santo pelo grande modelo e motivo dele, o amor que existe e habita no próprio Deus, o apóstolo passa a recomendá-lo ainda mais por outras razões. Ele o recomenda em ambos os seus ramos: tanto o amor a Deus quanto o amor ao irmão ou próximo cristão.
I. Como amor a Deus, ao primum amabile, o primeiro e principal de todos os seres e objetos dignos de amor, que reúne em si toda beleza, excelência e encanto e concede a todos os outros seres tudo o que os torna bons e amáveis. O amor a Deus parece ser recomendado aqui por estas razões:
- Ele nos dará paz e satisfação de espírito no dia em que mais precisaremos delas, ou no dia em que serão o maior prazer e a maior bênção imagináveis: “Nisto é perfeito o nosso amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança”, v. 17.
Haverá um dia de juízo universal. Felizes aqueles que nesse dia terão santa e confiante ousadia diante do Juiz, que poderão erguer a cabeça e olhar em seu rosto, sabendo que ele é seu amigo e advogado!
Felizes aqueles que têm santa ousadia e segurança ao contemplar aquele dia, que aguardam e esperam por ele e pela manifestação do Juiz! Assim agem, e podem agir, os que amam a Deus.
Seu amor a Deus lhes assegura o amor de Deus por eles e, por consequência, a amizade do Filho de Deus. Quanto mais amamos nosso amigo, sobretudo quando sabemos que ele tem ciência disso, mais podemos confiar no amor dele.
Como Deus é bom, amoroso e fiel à sua promessa, podemos facilmente nos convencer de seu amor e dos frutos felizes desse amor quando podemos dizer: Você, que sabe todas as coisas, sabe que o amamos.
“E a esperança não envergonha.” Nossa esperança, formada pela consideração do amor de Deus, não nos decepcionará, “porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).
Talvez aqui o amor de Deus signifique nosso amor a Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo; esse é o fundamento de nossa esperança, ou de nossa segurança de que ela se confirmará no fim.
Ou, se o amor de Deus significar o sentimento e a percepção de seu amor por nós, ainda assim, nesse caso, deve pressupor ou incluir que nós o amamos. De fato, o sentimento e a prova do amor dele por nós derramam em nosso coração amor por ele; por isso temos confiança diante dele, paz e alegria nele.
Ele dará a coroa da justiça a todos os que amam sua vinda. Temos essa ousadia diante de Cristo por causa de nossa conformidade com ele: “Porque, qual ele é, somos nós também neste mundo”, v. 17.
O amor nos conformou a ele. Assim como ele foi o grande amante de Deus e dos homens, ensinou-nos, na medida que nos cabe, a sê-lo também, e não negará sua própria imagem.
O amor também nos ensina a conformar-nos a ele nos sofrimentos. Sofremos por ele e com ele e, por isso, não podemos deixar de esperar e confiar que também seremos glorificados juntamente com ele (2 Timóteo 2:12).
- Ele impede ou remove o resultado e o fruto penosos do temor servil: “No amor não há temor” (v. 18). Na medida em que o amor prevalece, o temor cessa.
Aqui, penso eu, devemos distinguir entre o temor e o medo ou, neste caso, entre o temor de Deus e o medo dele. O temor de Deus é mencionado e ordenado muitas vezes como a essência da religião (1 Pedro 2:17; Apocalipse 14:7); assim, significa a elevada consideração e reverência que temos por Deus, por sua autoridade e seu governo.
Esse temor é compatível com o amor; sim, e ainda com o amor perfeito, pois existe nos próprios anjos. Mas há também o medo de Deus, que surge da consciência de culpa e da visão de suas perfeições vingadoras.
À luz delas, Deus é representado como fogo consumidor; assim, o temor aqui pode ser chamado de pavor: No amor não há pavor. O amor considera seu objeto bom e excelente e, portanto, amável e digno de ser amado.
O amor considera Deus soberanamente bom e soberanamente amoroso conosco em Cristo; assim, afasta o pavor e acolhe a alegria nele. À medida que o amor cresce, a alegria também cresce, de modo que “o perfeito amor lança fora o temor”, ou pavor.
Os que amam perfeitamente a Deus têm plena certeza do amor dele, por causa de sua natureza, seu conselho e sua aliança. Por consequência, estão inteiramente livres de suspeitas sombrias e aterradoras de que o poder e a justiça de Deus, prontos para punir, estejam armados contra eles. Sabem muito bem que Deus os ama e, por isso, triunfam em seu amor.
O apóstolo fundamenta de modo claro que o perfeito amor lança fora o temor: aquilo que lança fora o tormento lança fora o temor, ou pavor; “porque o temor tem tormento” (v. 18).
Sabe-se que o temor é uma paixão perturbadora e torturante, especialmente o pavor de um Deus todo-poderoso e vingador. Mas o perfeito amor lança fora o tormento, pois ensina a mente a descansar e a encontrar plena satisfação no amado; portanto, o perfeito amor lança fora o temor.
Ou, o que aqui equivale a isso: “Quem teme não está aperfeiçoado no amor” (v. 18). É sinal de que nosso amor está longe de ser perfeito, pois são muitas nossas dúvidas, nossos temores e nossas apreensões sombrias a respeito de Deus.
Que ansiemos pelo mundo do amor perfeito e nos apressemos para ele, onde nossa serenidade e alegria em Deus serão tão perfeitas quanto nosso amor!
- Por sua fonte e origem, que é o amor anterior de Deus: “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro”, v. 19. Seu amor é o estímulo, o motivo e a causa moral do nosso.
Não podemos deixar de amar um Deus tão bom, que foi o primeiro a agir e a praticar o amor, que nos amou quando éramos tanto sem amor quanto sem atrativos, que nos amou a tão alto custo e que buscou e solicitou nosso amor ao preço do sangue de seu Filho. Ele se dignou a rogar-nos que nos reconciliássemos com ele. Que o céu e a terra se espantem diante de tal amor!
Seu amor é a causa que produz o nosso: por sua própria vontade (sua própria vontade livre e amorosa) ele nos gerou. Para aqueles que o amam, todas as coisas cooperam para o bem, para aqueles que são chamados segundo seu propósito.
Os que amam a Deus foram chamados a isso segundo o propósito dele (Romanos 8:28). As cláusulas seguintes indicam suficientemente de quem é o propósito segundo o qual são chamados: “Aos que predestinou” (ou propôs de antemão à imagem de seu Filho), “a esses também chamou”, restaurando-os efetivamente para isso.
O amor divino imprimiu amor em nossa alma. Que o Senhor continue a dirigir nosso coração e o dirija cada vez mais ao amor de Deus! (2 Tessalonicenses 3:5).
II. Como amor ao nosso irmão e próximo em Cristo, esse amor é defendido e recomendado por estas razões: 1. É adequado e coerente com nossa profissão cristã. Ao professar o cristianismo, professamos amar a Deus como raiz da religião:
“Se, então, alguém disser, ou professar tanto que com isso diga: Amo a Deus, sou amante de seu nome, sua casa e seu culto, e ainda assim odiar seu irmão, a quem deveria amar por causa de Deus, é mentiroso (v. 20); nisso desmente sua própria profissão.”
O apóstolo demonstra que tal pessoa não ama a Deus pela facilidade usual de amar o que se vê em comparação com o que não se vê: “Pois quem não ama seu irmão, a quem viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”, v. 20.
Os olhos costumam afetar o coração. As coisas invisíveis atraem menos a mente e, por meio dela, o coração. A dificuldade de compreender Deus vem, em grande medida, de sua invisibilidade; em um membro de Cristo há muito de Deus que se pode ver.
Como, então, quem odeia uma imagem visível de Deus pode alegar que ama o original invisível, o próprio Deus invisível?
- É adequado à lei expressa de Deus e à justa razão dessa lei: “E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus ame também seu irmão”, v. 21. Assim como Deus comunicou sua imagem na natureza e na graça, também quer que nosso amor se difunda de maneira correspondente.
Devemos amar a Deus como origem e acima de tudo, e amar os outros nele, por terem vindo dele, recebido dele o que têm e por causa do interesse que ele tem neles.
Nossos irmãos cristãos receberam de Deus uma nova natureza e privilégios excelentes, e Deus tem interesse neles, assim como em nós. Portanto, não pode deixar de ser uma obrigação natural e apropriada que quem ama a Deus ame também seu irmão.