1 João 5
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo afirma: I. A dignidade dos crentes (v. 1). II. A obrigação de amar e a prova desse amor (vv. 1-3). III. A vitória deles (v. 4, 5).
IV. A credibilidade e a confirmação da fé deles (vv. 6-10). V. A vantagem da fé deles na vida eterna (vv. 11-13). VI. Deus ouve suas orações, exceto quando pedem em favor dos que pecaram para a morte (vv. 14-17).
VII. A preservação contra o pecado e Satanás (v. 18). VIII. A feliz distinção deles em relação ao mundo (v. 19). IX. O verdadeiro conhecimento que têm de Deus (v. 20), pelo qual devem afastar-se dos ídolos (v. 21).
Versículos 1 a 5
Amor e Fé. (80 d.C.)
I. Na conclusão do capítulo anterior, como já observamos, o apóstolo insistiu no amor cristão por dois motivos: ele é próprio da profissão cristã e do mandamento divino. Aqui acrescenta um terceiro: esse amor é exigido pela relação eminente que temos.
Nossos irmãos cristãos, ou companheiros na fé, têm estreita relação com Deus: são filhos dele. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (v. 1).
Aqui, o irmão cristão é: 1. Descrito por sua fé. Quem crê que Jesus é o Cristo, o Messias e Príncipe; que é o Filho de Deus por natureza e ofício, o principal dos ungidos do mundo e dos sacerdotes, profetas e reis que Deus ungiu ou que foram ungidos para ele; que está perfeitamente preparado e equipado para toda a obra da salvação eterna, entrega-se aos cuidados e à direção de Cristo.
- Honrado por sua descendência: “É nascido de Deus” (v. 1). Este princípio de fé, e a nova natureza que o acompanha ou da qual ele brota, são gerados pelo Espírito de Deus.
Assim, a filiação e a adoção já não são privilégio exclusivo dos descendentes de Abraão segundo a carne nem do Israel antigo de Deus. Todos os crentes, ainda que por natureza sejam pecadores gentios, descendem espiritualmente de Deus e, por isso, devem ser amados.
Como se acrescenta: “Todo aquele que ama aquele que o gerou ama também aquele que dele é nascido” (v. 1). Parece natural que quem ama o Pai ame também os filhos, e numa proporção correspondente à semelhança deles com o Pai e ao amor que o Pai lhes tem.
Assim, devemos amar primeiro e principalmente o Filho do Pai, como ele é chamado de modo tão enfático em 2 João 1:3: o unigênito, necessariamente gerado, e o Filho do amor do Pai; depois, devemos amar os que foram gerados voluntariamente e renovados pelo Espírito da graça.
II. O apóstolo mostra: 1. Como discernir a verdade, ou a verdadeira natureza evangélica de nosso amor pelos regenerados. O fundamento desse amor deve ser o amor a Deus, a quem eles pertencem: “Nisto sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus” (v. 2).
Nosso amor por eles se mostra sólido e genuíno quando não os amamos por alguma vantagem terrena, como por serem ricos, instruídos, bondosos conosco ou pertencentes à nossa denominação entre os grupos religiosos; amamo-los porque são filhos de Deus, porque a graça regeneradora dele aparece neles e porque levam sua imagem e inscrição. Assim, é o próprio Deus que amamos neles.
Vemos, portanto, que amor aos irmãos é tão enfatizado nesta epístola: é amá-los como filhos de Deus e irmãos adotivos do Senhor Jesus. 2. Como conhecer a verdade de nosso amor a Deus: ele se manifesta em nossa obediência santa: “Quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos” (v. 2).
Amamos verdadeiramente a Deus, segundo o juízo do evangelho, quando guardamos seus mandamentos: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos”. Guardá-los requer um espírito inclinado à obediência e que nela se deleita; por isso, “os seus mandamentos não são penosos” (v. 3).
Ou: este é o amor de Deus: assim como o amor nos leva a obedecer e guardar os mandamentos de Deus, também torna seus mandamentos fáceis e agradáveis para nós. Quem ama a Deus diz: “Quanto amo a tua lei! Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração” (Salmos 119:32), seja dilatando-o com amor, seja com o teu Espírito, a fonte do amor.
- O resultado e o efeito que devem decorrer da regeneração: uma conquista espiritual e intelectual deste mundo. “Tudo o que é nascido de Deus”, ou, como dizem alguns manuscritos, “todo aquele que é nascido de Deus, vence o mundo” (v. 4).
Quem nasce de Deus nasce para Deus e, consequentemente, para outro mundo. Tem temperamento e disposição voltados para um mundo mais elevado e melhor, e recebe armas, ou uma arma, com que repelir e vencer este mundo. Como se acrescenta: “E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (v. 4).
A fé é a causa da vitória, o meio, o instrumento, a armadura e a artilharia espirituais pelas quais vencemos, pois: (1) Pela fé nos apegamos a Cristo, desprezando e enfrentando o mundo. (2) A fé opera pelo amor a Deus e a Cristo e, assim, nos afasta do amor ao mundo.
(3) A fé santifica o coração e o purifica dos desejos sensuais pelos quais o mundo exerce tanto domínio sobre as almas. (4) Ela recebe e tira força de seu objeto, o Filho de Deus, para vencer as ameaças e os encantos do mundo.
(5) Pela promessa do evangelho, a fé nos dá direito ao Espírito da graça que habita em nós, maior do que aquele que habita no mundo. (6) Ela vê um mundo invisível próximo, com o qual este mundo não é digno de ser comparado, e diz à alma em que reside que ela deve estar sempre preparada para entrar nele. Por isso:
III. O apóstolo conclui que o verdadeiro cristão é o verdadeiro vencedor do mundo: “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (v. 5). O mundo está em nosso caminho para o céu e é o grande obstáculo à nossa entrada ali.
Mas quem crê que Jesus é o Filho de Deus crê que Jesus veio de Deus para ser o Salvador do mundo e para nos conduzir poderosamente deste mundo ao céu e a Deus, de quem ali desfrutaremos plenamente. Quem crê assim necessariamente vence o mundo por essa fé.
Deve estar plenamente convencido de que este mundo é inimigo violento de sua alma, de sua santidade, de sua salvação e de sua bem-aventurança. “Tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida, não provém do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16).
Vê que grande parte da obra do Salvador e de sua própria salvação consiste em ser redimido e resgatado deste mundo maligno: “O qual se entregou por nossos pecados, para nos livrar do presente mundo mau” (Gálatas 1:4).
Pela vida e pela conduta do Senhor Jesus na terra, vê que este mundo deve ser renunciado e vencido. 4. Percebe que o Senhor Jesus venceu o mundo não só para si, mas também para seus seguidores; eles devem se empenhar em participar da vitória dele: “Tende bom ânimo; eu venci o mundo”.
A morte do Senhor Jesus o ensina e o move a morrer para o mundo e ser crucificado para ele: “Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gálatas 6:14).
Ele é gerado, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança de um mundo bendito no alto (1 Pedro 1:3). 7. Sabe que o Salvador foi para o céu e ali está preparando lugar para seus crentes sinceros (João 14:2).
Sabe que seu Salvador voltará de lá, dará fim a este mundo, julgará seus habitantes e receberá seus crentes em sua presença e glória (João 14:3). 9. Está tomado por um espírito e uma disposição que não podem se satisfazer com este mundo; olham para além dele e continuam avançando, lutando e se empenhando pelo mundo celestial.
“Nisto gememos, desejando ardentemente ser revestidos da nossa habitação, que é do céu” (2 Coríntios 5:2). Assim, a religião cristã concede aos que a abraçam um domínio universal. A revelação cristã é o grande meio de vencer o mundo e conquistar outro, o mais puro e pacífico, bendito e eterno.
É nessa revelação que vemos o motivo e a causa do conflito entre o Deus santo e este mundo rebelde. Ali encontramos doutrina sagrada, tanto especulativa quanto prática, inteiramente contrária ao teor, ao temperamento e à tendência deste mundo.
É por essa doutrina que se comunica e difunde um espírito superior e contrário ao espírito do mundo. Ali vemos que o próprio Salvador não era deste mundo; que seu reino não era nem é deste mundo; e que esse reino deve ser separado do mundo e reunido dentre os que dele são tirados, para o céu e para Deus.
Ali vemos que o Salvador não destina este mundo como herança e porção do grupo que salvou. Assim como ele próprio foi para o céu, assegura-lhes que vai preparar ali uma morada para eles, pois deseja que habitem sempre com ele e lhes permite crer que, se esperassem nele somente nesta vida e neste mundo, por fim seriam os mais miseráveis.
É nessa revelação que o mundo eterno e bendito é apresentado com maior clareza e proposto à nossa afeição e busca. Ali recebemos as melhores armas e a melhor artilharia contra os ataques e as investidas do mundo.
Ali aprendemos como superar o mundo usando as próprias armas dele, ou como voltar sua artilharia contra ele; como fazer com que suas oposições, seus confrontos e suas perseguições sirvam para vencermos o mundo e avançarmos rumo ao mundo celestial superior.
Ali somos encorajados por todo um exército, uma nuvem de santos soldados que, em suas respectivas épocas, posições e postos, venceram o mundo e conquistaram a coroa. O cristão verdadeiro é o herói por excelência: vence o mundo e se alegra com uma vitória universal.
Ele, muito superior ao monarca grego, não lamenta que não haja outro mundo para conquistar; antes, apodera-se do mundo eterno da vida e, em sentido sagrado, toma também o reino dos céus à força. Quem no mundo inteiro, senão o crente em Jesus Cristo, pode vencer o mundo assim?
Versículos 6 a 9
As Testemunhas no Céu e na Terra. (80 d.C.)
A fé do crente cristão, ou do crente em Cristo, sendo assim poderosa e vitoriosa, precisava estar bem fundamentada e munida de evidências celestiais inquestionáveis da missão, da autoridade e do ofício divinos do Senhor Jesus. E está: ele traz consigo suas credenciais, tanto pelo modo como veio quanto pelo testemunho que o acompanha.
I. Pelo modo e pela maneira como veio. Não apenas pelo modo como veio ao mundo, mas por aquilo com que veio, apareceu e agiu no mundo como Salvador: “Este é aquele que veio por água e sangue”. Veio para nos salvar dos nossos pecados, dar-nos vida eterna e conduzir-nos a Deus; e, para fazer isso com mais certeza, veio por meio, ou com, água e sangue.
A saber, Jesus Cristo; Jesus Cristo, digo, fez assim, e ninguém além dele. E repito: não por água ou com água somente, mas por água e com água e sangue (v. 6). Jesus Cristo veio com água e sangue, sinais do verdadeiro Salvador eficaz do mundo; veio por meio deles para nos curar e salvar. Pode parecer que ele devia vir e de fato veio assim em seu ofício salvador ao nos lembrarmos do seguinte:
- Estamos maculados por dentro e por fora. (1.) Por dentro, pelo poder e pela contaminação do pecado em nossa natureza. Para nossa limpeza disso, precisamos de água espiritual, capaz de alcançar a alma e suas faculdades.
Por isso, em Cristo Jesus e por meio dele há a lavagem da regeneração e a renovação do Espírito Santo. Nosso Senhor indicou isso aos apóstolos quando lhes lavou os pés e disse a Pedro, que se recusava a ser lavado: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo”.
(2.) Estamos maculados por fora, pela culpa e pelo poder condenatório do pecado sobre nossa pessoa. Isso nos separa de Deus e nos expulsa para sempre de sua presença favorável, graciosa e bem-aventurada.
Precisamos ser depurados disso por sangue expiatório. A lei, ou determinação, do tribunal do céu é que sem derramamento de sangue não haverá remissão (Hebreus 9:22). Portanto, o Salvador que nos livra do pecado deve vir com sangue.
- Ambas essas formas de limpeza eram representadas nas antigas instituições cerimoniais de Deus. Pessoas e coisas deviam ser purificadas por água e sangue. “Diversas abluções e ordenanças carnais” foram impostas “até ao tempo da reforma” (Hebreus 9:10).
As cinzas de uma novilha, misturadas com água e aspergindo os impuros, santificam para a purificação da carne (Hebreus 9:13; Números 19:9). Da mesma forma, “quase todas as coisas, segundo a lei, são depuradas com sangue” (Hebreus 9:22). Assim como essas cerimônias nos mostram nossa dupla mácula, também indicam a dupla depuração do Salvador.
- Na morte de Jesus Cristo, quando o lado dele foi perfurado pela lança de um soldado, da ferida saíram imediatamente água e sangue. O apóstolo amado viu isso e parece ter ficado impressionado com a cena. Só ele a registra e parece considerar-se obrigado a registrá-la, e parece considerar-se obrigado a registrá-la, por conter algo misterioso.
E aquele que viu deu testemunho, e seu testemunho é verdadeiro. E sabe, por ser testemunha ocular, que diz a verdade, para que vocês creiam, e para que creiam isto particularmente que do lado perfurado dele saíram logo água e sangue (João 19:34, 35). Essa água e esse sangue abrangem tudo o que é necessário e eficaz para nossa salvação.
Pela água, nossas almas são lavadas e purificadas para o céu e para a região dos santos na luz. Pelo sangue, Deus é glorificado, sua lei é honrada e suas perfeições vingadoras são ilustradas e manifestas.
Deus o apresentou, ou propôs, ou ofereceu, como propiciação pela fé no seu sangue, ou como propiciação em seu sangue, ou por meio dele, pela fé, para declarar a sua justiça, a fim de que ele seja justo e justificador daquele que crê em Jesus (Romanos 3:25, 26).
Pelo sangue somos justificados, reconciliados e apresentados justos diante de Deus. Satisfeita a maldição da lei pelo sangue, obtém-se o Espírito purificador para a lavagem interior de nossa natureza.
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito”, o Espírito prometido, “pela fé” (Gálatas 3:13, etc.). A água, assim como o sangue, saiu do lado do Redentor sacrificado.
A água e o sangue, portanto, abrangem tudo o que pode ser necessário à nossa salvação. Consagrarão e santificarão para esse propósito tudo o que Deus designar ou usar para alcançar esse grande propósito.
Ele amou a igreja e se deu por ela, para santificá-la e limpá-la com a lavagem da água pela palavra, para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa (Efésios 5:25-27). Aquele que vem por água e sangue é um Salvador perfeito e preciso. E este é aquele que vem por água e sangue, a saber, Jesus Cristo!
Assim vemos de que modo e maneira ele vem, ou, se preferirem, com que instrumentos. Mas também vemos suas credenciais:
II. No testemunho que o acompanha, que é o Espírito divino, a quem costuma ser atribuída a consumação das obras de Deus: “E o Espírito é o que dá testemunho” (v. 6). Convém que o Salvador comissionado do mundo tenha um agente constante para sustentar sua obra e testemunhar dele ao mundo.
Convém que um poder divino acompanhe o Salvador, seu evangelho e seus servos e informe o mundo sobre a incumbência e o ofício com que vieram e por qual autoridade foram enviados.
Isso foi feito no Espírito de Deus e por ele, conforme predisse o próprio Salvador: “Ele me glorificará, mesmo quando eu for rejeitado e crucificado pelos homens, pois receberá, ou tomará, do que é meu.”
“Não receberá meu ofício direto; não morrerá nem ressuscitará por vós. Mas receberá do que é meu, prosseguirá sobre o fundamento que lancei, assumirá minha instituição, verdade e causa e ulteriormente vos mostrará isso e, por vós, ao mundo” (João 16:14).
O apóstolo então acrescenta a recomendação, ou a aceitabilidade, desse testemunho: “Porque o Espírito é a verdade” (v. 6). Ele é o Espírito de Deus e não pode mentir. Há um manuscrito que permitiria uma leitura muito apropriada: “porque”, ou “que, Cristo é a verdade”. Isso indicaria o conteúdo do testemunho do Espírito, aquilo que ele atesta: a verdade de Cristo.
Assim, o Espírito dá testemunho de que Cristo é a verdade e, consequentemente, de que o cristianismo, ou a religião cristã, é a verdade do tempo presente, a verdade de Deus. Mas não convém que um ou dois manuscritos alterem o texto; nossa leitura atual é muito apropriada, e por isso a mantemos: “O Espírito é a verdade”.
Ele é, de fato, “o Espírito da verdade” (João 14:17). Que o Espírito é a verdade e uma testemunha digna de toda aceitação se vê no fato de ser uma testemunha celestial, ou uma das testemunhas que no céu e do céu testificaram da verdade e da autoridade de Cristo.
“Porque” (ou pois) “três são os que testificam no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo; e estes três são um.” Assim, o versículo 7 aparece muito apropriadamente como prova da autenticidade do testemunho do Espírito.
Ele necessariamente deve ser verdadeiro, ou até a própria verdade, se não é apenas testemunha no céu, mas até um (não apenas em testemunho, pois um anjo também pode sê-lo, mas em ser e essência) com o Pai e o Verbo.
- Aqui somos interrompidos pela controvérsia sobre a autenticidade do versículo 7. Alega-se que muitos manuscritos gregos antigos não o contêm. Não entraremos aqui nessa controvérsia.
Parece que os críticos não concordam sobre quais manuscritos o contêm e quais não; tampouco nos informam suficientemente sobre a integridade e o valor dos manuscritos que consultam. Alguns podem ser tão defeituosos quanto um antigo Testamento grego impresso que tenho, tão cheio de erros tipográficos que se pensaria que nenhum crítico estabeleceria uma leitura variante com base nele.
Que os criteriosos cotejadores de manuscritos cuidem desse assunto. Há algumas conjecturas razoáveis que parecem apoiar o texto e a leitura atuais. Por exemplo:
(1.) Se admitirmos o versículo 8 no lugar do 7, ele parece uma tautologia e uma repetição do que já estava incluído no versículo 6: “Este é aquele que veio por água e sangue, não somente por água, mas por água e sangue; e o Espírito é o que dá testemunho. Porque três são os que testificam: o Espírito, a água e o sangue”. Isso não introduz as três testemunhas tão nobremente quanto a leitura atual.
(2.) Observa-se que muitos manuscritos trazem a expressão distintiva “sobre a terra”: “Três são os que testificam sobre a terra”. Isso se opõe visivelmente a alguma testemunha, ou testemunhas, de outro lugar. Por isso os adversários do texto dizem que essa expressão deve ter sido omitida na maioria dos livros que não contêm o versículo 7. Mas, pela mesma razão, deveria estar omitida em todos.
Consideremos o versículo 6: “Este é aquele que veio por água e sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade”.
Não seria natural nem apropriado acrescentar: “Porque três são os que testificam sobre a terra”, a menos que suponhamos que o apóstolo queira dizer que todas as testemunhas estão na terra, embora assegure que uma delas é infalivelmente verdadeira, ou a própria verdade.
(3.) Observa-se que há variantes até mesmo no texto grego, como no versículo 7. Alguns manuscritos leem hen eisi, “são um”; outros, ao menos o Complutense, leem eis to hen eisin, “são para um”, ou “concordam em um”.
E no versículo 8, na parte que se supõe dever ser aceita, em vez do usual en te ge, “na terra”, o Complutense lê epi tes ges, “sobre a terra”. Isso parece mostrar que aquela edição dependia de alguma autoridade grega e não apenas, como alguns querem nos fazer crer, da autoridade ou do latim vulgar ou de Tomás de Aquino, embora se possa acrescentar o testemunho dele.
(4.) O versículo 7 está de acordo com o estilo e a teologia de nosso apóstolo. [1.] Ele aprecia o título “Pai”, quer indique somente a Deus, quer uma pessoa divina distinta do Filho.
“Eu e o Pai somos um”; “contudo, não estou só, porque o Pai está comigo”; “rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador”; “se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”; “graça e paz sejam convosco, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai” (2 João 1:3).
[2.] Sabe-se que o nome “o Verbo” é quase, se não inteiramente, peculiar a este apóstolo. Se outra pessoa tivesse inventado o texto, teria sido mais fácil e óbvio, pela forma do batismo e pela linguagem comum da igreja, usar o nome “Filho” em vez de “o Verbo”.
Observa-se que Tertuliano e Cipriano usam esse nome até mesmo quando se referem a este versículo; ou isso é apresentado como objeção à referência deles, porque falam do Filho, não do Verbo. Ainda assim, a expressão de Cipriano parece muito clara na citação do próprio Facundo:
Quod Johannis apostoli testimonium beatus Cyprianus, Carthaginensis antistes et martyr, in epistolâ sive libro, quem de Trinitate scripsit, de Patre, Filio, et Spiritu sancto dictum intelligit; ait enim, Dicit Dominus, Ego et Pater unum sumus; et iterum de Patre, Filio, et Spiritu sancto scriptum est, Et hi tres unum sunt.
O bem-aventurado Cipriano, bispo e mártir de Cartago, na epístola ou livro que escreveu sobre a Trindade, entendeu que o testemunho do apóstolo João se referia ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Pois diz: “O Senhor diz: ‘Eu e o Pai somos um’; e também está escrito do Pai, do Filho e do Espírito Santo: ‘Estes três são um’”.
Ora, em nenhum outro lugar está escrito que estes são um, senão no versículo 7.
É provável, então, que São Cipriano, ou confiando na memória, ou, antes, dando atenção mais às coisas do que às palavras, às pessoas mais do que aos nomes, ou usando os nomes mais comuns na igreja, tanto em discursos populares quanto polêmicos, tenha chamado a segunda pessoa de Filho, em vez de Verbo.
Se alguém puder aceitar a conjectura de Facundo, de que Cipriano quis dizer que o Espírito, a água e o sangue eram de fato o Pai, o Verbo e o Espírito, os quais João disse serem um, poderá desfrutar sozinho de sua opinião.
Pois, primeiro, deve supor que Cipriano não só trocou todos os nomes, mas também a ordem do apóstolo. O sangue, o Filho, que Cipriano põe em segundo lugar, o apóstolo põe por último.
E, segundo, deve supor que Cipriano entendia que, ao mencionar o sangue que saiu do lado do Filho, o apóstolo indicava o próprio Filho, que também poderia ser indicado pela água.
Teria ainda de supor que a água, igualmente saída do lado do Filho, indicava o Espírito Santo; e que o Espírito, chamado de verdade no versículo 6 e de Espírito da verdade no evangelho, indicava a pessoa do Pai, embora em nenhum outro lugar o Pai seja assim chamado quando unido ao Filho e ao Espírito Santo.
Precisamos de boa prova de que o pai cartaginês pudesse entender assim o apóstolo. Quem o entende dessa maneira também deve crer que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são chamados de três testemunhas na terra.
Terceiro, Facundo reconhece que Cipriano diz que está escrito a respeito dos três: Et hi tres unum sunt, “e estes três são um”. Ora, estas palavras são do versículo 7, não do 8. Não são usadas a respeito dos três na terra, o Espírito, a água e o sangue, mas dos três no céu, o Pai, o Verbo e o Espírito Santo.
Somos informados, então, de que o autor do livro De baptismo hæreticorum, reconhecidamente contemporâneo de Cipriano, cita as palavras de João de acordo com os manuscritos gregos e as versões antigas:
Ait enim Johannes de Domino nostro in epistolâ nos docens, Hic es qui venit per aquam et sanguinem, Jesus Christus, non in aquâ tantùm, sed in aquâ et sanguine; et Spiritus est qui testimonium perhibet, quia Spiritus est veritas; quia tres testimonium perhibent, Spiritus et aqua et sanguis, et isti tres in unum sunt.
Pois João, em sua epístola, diz acerca de nosso Senhor: Este é aquele, Jesus Cristo, que veio por água e sangue, não em água somente, mas em água e sangue; e é o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade; pois três são os que dão testemunho, o Espírito, a água e o sangue, e estes três concordam em um.
Se todos os manuscritos gregos e as versões antigas dizem que o Espírito, a água e o sangue in unum sunt, “concordam em um”, então Cipriano não falava deles, qualquer que fosse a variedade dos manuscritos de sua época, quando disse que está escrito unum sunt, “são um”.
Portanto, as palavras de Cipriano ainda parecem ser um testemunho firme do versículo 7 e também indicam que um falsificador do texto dificilmente teria tão precisamente acertado o nome apostólico da segunda testemunha no céu: o Verbo.
Então, [3.] Assim como somente este apóstolo registra a história da água e do sangue que saíram do lado do Salvador, somente ele, ou principalmente ele, transmite a promessa e a predição do Salvador de que o Espírito Santo viria para glorificá-lo, dar testemunho dele e convencer o mundo de sua própria incredulidade e da justiça de Cristo, como no evangelho de João 14:16, 17, 26; 15:26; 16:7-15.
É muito apropriado, portanto, ao estilo e ao evangelho deste apóstolo mencionar assim o Espírito Santo como testemunha de Jesus Cristo. Então:
(5.) Era muito mais fácil que um copista, desviando os olhos, ou por causa da obscuridade do manuscrito, apagado ou danificado no alto ou no pé da página, ou desgastado pelo material em que os antigos escreviam, perdesse e omitisse a passagem do que um interpolador a inventasse e inserisse.
Deve ser muito ousado e insolente para esperar escapar da descoberta e da vergonha, e também sacrílego por se atrever a acrescentar algo a um livro que se supunha sagrado. E:
(6.) Mal se pode supor que, quando o apóstolo apresenta a fé do cristão ao vencer o mundo, o fundamento em que se apoia ao aderir a Jesus Cristo e os diversos testemunhos que o acompanharam, sobretudo quando consideramos que pretendia inferir, como o faz (v. 9): “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; pois este é o testemunho de Deus que ele testificou de seu Filho”.
Ora, entre as três testemunhas na terra não está todo o testemunho de Deus, nem sequer uma testemunha que seja verdadeiramente e sem mediação Deus. Os opositores antitrinitários do texto negarão que o Espírito, a água ou o sangue sejam o próprio Deus.
Mas, segundo a leitura atual, temos uma enumeração nobre das várias testemunhas e dos testemunhos que sustentam a verdade do Senhor Jesus e a divindade de sua instituição. Aqui está o mais excelente resumo ou síntese dos motivos para crer em Cristo, das credenciais que o Salvador traz consigo e das evidências do nosso cristianismo que se pode encontrar, creio, no livro de Deus.
Só por esse motivo, mesmo deixando de lado a doutrina da Trindade divina, o texto merece toda aceitação.
- Tendo estes fundamentos racionais a nosso favor, prosseguimos.
Depois de dizer que o Espírito que dá testemunho de Cristo é a verdade, o apóstolo mostra que assim é ao assegurar-nos de que ele está no céu e de que há também outros que não podem deixar de ser verdadeiros, ou a própria verdade, juntando-se a ele no testemunho: “Porque” (ou pois) “três são os que testificam no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo; e estes três são um” (v. 7).
(1.) Temos aqui uma trindade de testemunhas celestiais, que atestaram ao mundo a veracidade e a autoridade do Senhor Jesus em seu ofício e em suas reivindicações. [1.] A primeira, na ordem, é o Pai. Ele confirmou com seu selo a comissão do Senhor Cristo durante todo o tempo em que esteve aqui, especialmente:
Primeiro, ao proclamá-lo em seu batismo (Mateus 3:17). Segundo, ao confirmar sua identidade na transfiguração (Mateus 17:5). Terceiro, ao acompanhá-lo com poder e obras milagrosas: “Se não faço as obras de meu Pai, não creiais em mim; mas, se as faço, ainda que não creiais em mim, crede nas obras, para que saibais e creiais que o Pai está em mim, e eu nele” (João 10:37, 38).
Quarto, ao dar testemunho dele em sua morte (Mateus 27:54). Quinto, ao ressuscitá-lo dos mortos e recebê-lo em sua glória: Ele convencerá o mundo da justiça, porque vou para meu Pai, e vocês não me veem mais (João 16:10; Romanos 1:4).
[2.] A segunda testemunha é o Verbo, nome misterioso que indica a natureza mais elevada do Salvador Jesus Cristo: nela ele existia antes da criação do mundo, por meio dela fez o mundo e nela era verdadeiramente Deus com o Pai.
O Verbo devia dar testemunho da natureza humana, ou do homem Cristo Jesus, em quem e por meio de quem nos redimiu e salvou. E deu testemunho, primeiro, pelas obras poderosas que realizou. “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho” (João 5:17).
Segundo, ao conceder-lhe glória na transfiguração: “E contemplamos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14). Terceiro, ao ressuscitá-lo dos mortos: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei” (João 2:19).
[3.] A terceira testemunha é o Espírito Santo, ou o Santo Espírito, nome majestoso e venerável; ele possui, detém e produz a santidade. Verdadeiro e fiel deve ser aquele a quem o Espírito de santidade imprime seu selo e dá solene testemunho.
Assim o Espírito testemunhou a favor do Senhor Jesus, o Cabeça do mundo cristão, em casos como estes:
Primeiro, ao produzir milagrosamente sua natureza humana imaculada no ventre da virgem: “O Espírito Santo virá sobre ti” (Lucas 1:35, etc.). Segundo, ao descer visivelmente sobre ele no batismo: “O Espírito Santo desceu em forma corpórea” (Lucas 3:22, etc.).
Terceiro, ao conquistar eficazmente os espíritos do inferno e das trevas: “Se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, então é chegado a vós o reino de Deus” (Mateus 12:28). Quarto, ao descer visivelmente e com poder sobre os apóstolos, concedendo-lhes dons e poderes para pregar Cristo e seu evangelho ao mundo depois que ele próprio subiu ao céu (Atos 1:4, 5; 2:2-4, etc.).
Quinto, ao sustentar o nome, o evangelho e a causa de Cristo por meio de dons e operações milagrosas pelos discípulos e sobre eles e nas igrejas, durante duzentos anos (1 Coríntios 12:7). Sobre isso, veja a excelente dissertação do dr. Whitby no prefácio do segundo volume de seu Commentary on the New Testament.
Estas são testemunhas no céu e dão testemunho do céu. Parece que são um não apenas no testemunho, como fica implícito por serem três testemunhas da mesma coisa, mas também num sentido superior: por estarem no céu, são um em ser e essência celestiais. E, se são um com o Pai, devem ser um só Deus.
(2.) A estas se opõe, embora a elas se unam, uma trindade de testemunhas na terra, que continuam aqui embaixo: “E três são os que dão testemunho na terra: o espírito, a água e o sangue; e estes três concordam em um” (v. 8).
[1.] A primeira dessas testemunhas é o espírito. Deve ser distinguido da pessoa do Espírito Santo, que está no céu. Devemos dizer, então, com o Salvador, conforme este apóstolo relata: “O que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:6).
Os discípulos do Salvador, como os demais, nascem segundo a carne. Vêm ao mundo com uma disposição carnal corrompida, inimiga de Deus. Essa disposição deve ser mortificada e abolida. É preciso comunicar-lhes uma nova natureza; as antigas concupiscências e corrupções devem ser erradicadas, e o verdadeiro discípulo deve tornar-se nova criatura.
A regeneração, ou renovação das almas, dá testemunho do Salvador. É sua salvação efetiva, embora inicial. Esse testemunho está na terra porque permanece com a igreja aqui e não se realiza de modo tão visível e espantoso quanto os sinais do céu.
A esse Espírito pertencem não só a regeneração e a conversão da igreja, mas também sua santificação progressiva, sua vitória sobre o mundo, sua paz, seu amor, sua alegria e toda a graça que a torna apta para a herança dos santos na luz.
[2.] A segunda testemunha é a água. Antes foi considerada meio de salvação; agora é testemunho do próprio Salvador e indica sua pureza e seu poder purificador. Parece abranger:
Primeiro, a pureza de sua própria natureza e conduta no mundo. Ele era santo, inocente e imaculado. Segundo, o testemunho do batismo de João, que deu testemunho dele, preparou-lhe um povo e o apontou a esse povo (Marcos 1:4, 7, 8).
Terceiro, a pureza de sua doutrina, pela qual as almas são purificadas e lavadas: “Agora estais limpos pela palavra que vos falei” (João 15:3). Quarto, a pureza e a santidade efetivas e ativas de seus discípulos. Seu corpo é a santa igreja universal: “Visto que purificastes as vossas almas ao obedecer à verdade pelo Espírito” (1 Pedro 1:22).
Isso é confirmado e selado, quinto, pelo batismo que ele instituiu para iniciar ou introduzir seus discípulos. Por meio desse sinal, ele declara: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo”. “Não é o despojamento da imundícia da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus” (1 Pedro 3:21).
[3.] A terceira testemunha é o sangue: ele o derramou, e esse sangue foi nosso resgate. Dá testemunho a favor de Jesus Cristo, primeiro, porque encerrou e completou os sacrifícios do Antigo Testamento: Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado em nosso favor.
Segundo, porque confirmou as próprias predições de Cristo e a verdade de todo o seu ministério e doutrina (João 18:37). Terceiro, porque demonstrou um amor sem igual a Deus: ele morreria como sacrifício para honra e glória de Deus, fazendo expiação pelos pecados do mundo (João 14:30, 31).
Quarto, porque demonstrou um amor indizível por nós; ninguém enganará aqueles a quem ama inteiramente (João 14:13-15). Quinto, porque demonstrou o desinteresse do Senhor Jesus por qualquer interesse ou vantagem terrena. Nenhum impostor ou enganador se propõe ao desprezo e a uma morte violenta e cruel (João 18:36).
Sexto, porque obriga seu discípulo a sofrer e morrer por ele. Nenhum enganador convidaria prosélitos a abraçar sua causa nas condições em que o Senhor Jesus o fez: “Sereis odiados por todos os homens por minha causa”; Eles expulsarão vocês de suas sinagogas, e vem o tempo em que quem matar vocês pensará que presta serviço a Deus (João 16:2).
Ele frequentemente chama seus servos a se conformarem com ele nos sofrimentos: “Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério” (Hebreus 13:13). Isso mostra que nem ele nem seu reino são deste mundo.
Sétimo, os benefícios que seu sangue obteve e concedeu, quando bem compreendidos, devem demonstrar sem mediação que ele é de fato o Salvador do mundo. Oitavo, esses benefícios são simbolizados e selados na instituição da ceia do Senhor: “Este é o meu sangue do Novo Testamento”, que confirma o Novo Testamento, “derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mateus 26:28).
Tais são as testemunhas na terra e o testemunho diverso dado ao autor de nossa religião. Não admira que quem rejeita todas essas provas seja julgado blasfemador do Espírito de Deus e deixado a perecer em seus pecados, sem remédio.
É mais apropriado dizer que essas três testemunhas, bem diferentes das três anteriores, não tanto são um quanto são para um: são para um e o mesmo propósito e causa, concordam entre si numa mesma coisa e dão o mesmo testemunho das testemunhas celestiais.
III. O apóstolo conclui com razão: “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque este é o testemunho de Deus que ele testificou de seu Filho” (v. 9). Temos aqui: 1. Uma suposição bem fundamentada no que foi dito.
Temos o testemunho de Deus, pelo qual deu testemunho de seu Filho. Isso certamente indica um testemunho direto e irrefutável: o do Pai a respeito de seu Filho. Deus proclamou e atestou o Filho ao mundo por si mesmo.
A autoridade e a aceitabilidade de seu testemunho, argumentadas do menor para o maior: “Se recebemos o testemunho dos homens”, e tal testemunho é e deve ser admitido em todos os tribunais e em todas as nações, “o testemunho de Deus é maior”. É a própria verdade, da mais alta autoridade e infalibilidade inquestionável.
A aplicação desse princípio ao caso presente: este é o testemunho, o testemunho do próprio Deus, o Pai, assim como do Verbo e do Espírito, pelo qual ele testificou e atestou seu Filho. Deus, que não pode mentir, deu ao mundo garantia suficiente de que Jesus Cristo é seu Filho, o Filho de seu amor e Filho por ofício, para reconciliar e reconduzir o mundo a ele.
Assim, Deus testificou a verdade e a origem divina da religião cristã, e que ela é o caminho e o meio seguros que ele estabeleceu para nos levar a Deus.
Versículos 10 a 13
O Privilégio do Crente. (80 d.C.)
Nessas palavras podemos observar:
I. O privilégio e a firmeza do verdadeiro cristão: “Quem crê no Filho de Deus” foi sinceramente persuadido a apegar-se a ele para a salvação e “tem em si mesmo o testemunho” (v. 10). Ele tem não apenas a prova externa que outros têm, mas também, no próprio coração, um testemunho a favor de Jesus Cristo.
Pode apresentar o que Cristo e a verdade de Cristo fizeram por sua alma e o que viu e encontrou nele. Por exemplo: 1. Viu profundamente seu pecado, sua culpa e sua miséria, e sua grande necessidade de tal Salvador.
Viu a excelência, a beleza e o ofício do Filho de Deus, e como tal Salvador é incomparavelmente adequado a todas as suas carências espirituais e circunstâncias dolorosas.
Vê e admira a sabedoria e o amor de Deus ao preparar e enviar tal Salvador para libertá-lo do pecado e do inferno e elevá-lo ao perdão, à paz e à comunhão com Deus.
Descobriu e sentiu o poder da palavra e da doutrina de Cristo a ferir, humilhar, curar, vivificar e consolar sua alma.
Descobre que a revelação de Cristo, assim como é a maior descoberta e demonstração do amor de Deus, também é o meio mais adequado e poderoso de acender, alimentar e inflamar o amor ao Deus santo e bendito.
Nasceu de Deus pela verdade de Cristo, como no v. 1. Tem novo coração e nova natureza, novo amor, nova disposição e novo deleite; já não é o homem que era antes.
Descobre ainda em si tal conflito consigo mesmo, com o pecado, com a carne, com o mundo e com as forças invisíveis do mal, como o descrito e tratado na doutrina de Cristo.
Encontra na fé em Cristo perspectivas e força que lhe permitem desprezar e vencer o mundo e seguir viagem rumo a um mundo melhor.
Descobre quanto crédito o Mediador tem no céu pela acolhida e eficácia das orações enviadas para lá em nome dele, segundo sua vontade e por sua intercessão.
É gerado de novo para uma esperança viva, uma santa confiança em Deus, em sua boa vontade e em seu amor; para uma agradável vitória sobre os terrores da consciência e o pavor da morte e do inferno; e para uma perspectiva consoladora de vida e imortalidade, enriquecido com o penhor do Espírito e selado para o dia da redenção.
Tal segurança possui o crente no evangelho: ele tem o testemunho em si mesmo. Cristo é formado nele, e ele cresce rumo à plenitude e à perfeição, ou à imagem perfeita de Cristo, no céu.
II. A gravidade do pecado do incrédulo, o pecado da incredulidade: “Quem não crê em Deus o faz mentiroso.” Na prática, ele chama Deus de mentiroso, “porquanto não creu no testemunho que Deus deu de seu Filho”, v. 10.
Ele precisaria crer que Deus não enviou seu Filho ao mundo, embora nos tenha dado tantas provas de que o enviou; ou que Jesus Cristo não era o Filho de Deus, embora todas as provas se refiram a ele e culminem nele.
Ou precisaria crer que Deus enviou seu Filho para enganar o mundo e conduzi-lo ao erro e à miséria; ou que permite aos homens inventar uma religião que, em todas as suas partes, é uma instituição pura, santa, celestial e sem mácula, tão digna de ser acolhida pela razão humana, mas que ainda assim é apenas engano e mentira.
E que, então, Deus lhes empresta seu Espírito e seu poder para recomendá-la e impô-la ao mundo. Isso seria fazer de Deus Pai o autor e o defensor da mentira.
III. O assunto, a substância ou o conteúdo de todo esse testemunho divino a respeito de Jesus Cristo: “E este é o testemunho: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho”, v. 11. Eis a essência do evangelho, o resumo de todo o testemunho que nos foi dado pelas seis testemunhas mencionadas.
- “Deus nos deu a vida eterna.” Destinou-a a nós em seu propósito eterno. Preparou todos os meios necessários para nos conduzir até ela. Transferiu-a para nós por sua aliança e promessa. E concede de fato o direito a ela a todos os que creem no Filho de Deus e realmente o acolhem.
Então, 2. “Esta vida está no Filho.” O Filho é a vida, vida eterna em sua própria essência e pessoa (João 1:4; 1 João 1:2). Ele é a vida eterna para nós, a fonte de nossa vida espiritual e gloriosa (Colossenses 3:4). Dele a vida nos é comunicada, tanto aqui quanto no céu.
Daí se segue: (1.) “Quem tem o Filho tem a vida”, v. 12. Quem está unido ao Filho está unido à vida. Quem tem direito ao Filho tem direito à vida, à vida eterna. Tamanha honra o Pai concedeu ao Filho; devemos conceder-lhe essa honra também. Devemos aproximar-nos e beijar o Filho, e teremos a vida.
(2.) “Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”, v. 12. Permanece sob a condenação da lei (João 3:36). Rejeita o Filho, que é a própria vida, aquele que obtém a vida e o caminho para ela. Provoca Deus a entregá-lo à morte sem fim por tê-lo feito mentiroso, pois não crê nesse testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho.
IV. O fim e a razão de o apóstolo pregar isso aos crentes. 1. Para sua satisfação e consolo: “Estas coisas vos escrevi, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”, v. 13.
Diante de todas essas provas e testemunhas, é justo e apropriado que haja pessoas que creiam no nome do Filho de Deus. Que Deus aumente seu número! Por quanto testemunho vindo do céu o mundo terá de responder! E às três testemunhas no céu o mundo terá de prestar contas.
Esses crentes têm a vida eterna. Possuem-na na aliança do evangelho, em seu começo e em suas primícias dentro deles, e em seu Senhor e cabeça no céu.
Eles podem chegar a saber que têm a vida eterna e devem ser despertados, animados e consolados por essa perspectiva. Devem também dar valor às Escrituras, escritas em tão grande parte para seu consolo e salvação.
- Para confirmá-los e fazê-los progredir em sua santa fé: “E para que creiais no nome do Filho de Deus” (v. 13), para que continuem a crer. Os crentes precisam perseverar, ou nada realizam. Deixar de crer no nome do Filho de Deus é renunciar à vida eterna e retroceder para a perdição.
Por isso, as provas da religião e as vantagens da fé devem ser apresentadas aos crentes, a fim de animá-los e encorajá-los a perseverar até o fim.
Versículos 14 a 17
O Pecado para Morte. (80 d.C.)
Temos aqui:
I. Um privilégio ligado à fé em Cristo, a saber, sermos ouvidos na oração: “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”, v. 14.
O Senhor Cristo nos dá ousadia para nos aproximarmos de Deus em todas as circunstâncias, com todas as nossas súplicas e pedidos. Por meio dele, nossas petições são admitidas e aceitas por Deus. O objeto de nossa oração deve estar de acordo com a vontade declarada de Deus.
Não é apropriado pedir aquilo que contrarie sua majestade e glória ou o nosso próprio bem, pois pertencemos a ele e dele dependemos. Então podemos confiar que a oração da fé será ouvida no céu.
II. A vantagem que esse privilégio nos traz: “E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos”, v. 15.
Grandes são os livramentos, as misericórdias e as bênçãos de que o suplicante santo precisa. Saber que suas petições são ouvidas ou aceitas equivale a saber que são atendidas.
Portanto, ele sabe que é objeto de compaixão, perdoado, aconselhado, santificado, ajudado e salvo (ou que será tudo isso), conforme aquilo que lhe é permitido pedir a Deus.
III. Orientação para orar a respeito dos pecados dos outros: “Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, pedirá, e ele lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte; não digo que ore por esse” (v. 16). Aqui podemos observar:
Devemos orar tanto pelos outros quanto por nós mesmos: pelos nossos irmãos na humanidade, para que sejam esclarecidos, convertidos e salvos; e pelos nossos irmãos na profissão cristã, para que sejam sinceros, tenham seus pecados perdoados, sejam libertos de males e dos castigos de Deus e sejam preservados em Cristo Jesus.
Há uma grande distinção entre os graus de gravidade e culpa do pecado: “Há pecado para morte” (v. 16), e há pecado que não é para morte (v. 17). (1.) Há pecado para morte. Todo pecado, quanto ao que merece e à sentença legal que acarreta, é para morte.
“O salário do pecado é a morte”; e “maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gálatas 3:10). Mas há pecado para morte em oposição ao pecado que aqui se diz não ser para morte. Portanto, há:
(2.) Pecado que não é para morte. Isso certamente deve incluir todo pecado que, pelo ordenamento divino ou humano, pode coexistir com a vida: no ordenamento humano, com a vida temporal ou corporal; no divino, com a vida corporal ou com a vida espiritual do evangelho.
[1.] Há pecados que, pelo justo ordenamento humano, não são para morte, como diversos atos de injustiça que podem ser compensados sem a morte do culpado. Em oposição a eles, há pecados que, pelo justo ordenamento, são para morte, ou implicam a perda legal da vida: os chamados crimes capitais.
[2.] Há, então, pecados que, pelo ordenamento divino, são para morte, seja ela corporal, seja espiritual e relativa ao evangelho. Primeiro, os que são ou podem ser para morte corporal.
Esses podem ser pecados de hipócritas notórios, como Ananias e Safira, ou, até onde sabemos, de irmãos cristãos sinceros. É o caso a que o apóstolo se refere ao dizer sobre os membros faltosos da igreja de Corinto: “Por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem” (1 Coríntios 11:30).
Pode haver pecado para morte corporal entre aqueles que não serão condenados com o mundo. Esse pecado, como eu disse, é ou pode ser para morte corporal.
O regime divino de punição no evangelho não ameaça de maneira categórica e irrevogável os membros de Cristo com a morte por seus pecados mais visíveis, mas apenas com alguma correção própria do evangelho: “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho” (Hebreus 12:6).
Fica aberto à sabedoria ou bondade divina, ou mesmo à severidade do evangelho, determinar até onde irá a correção ou o açoite. Não podemos negar que, às vezes, ela chegue até à morte, in terrorem, para advertência dos outros.
Segundo, há pecados que, pelo ordenamento divino, são para morte espiritual e relativa ao evangelho; isto é, incompatíveis com a vida espiritual do coração e com o direito à vida do alto concedido pelo evangelho.
São desse tipo a impenitência e a incredulidade totais no presente. A impenitência e a incredulidade finais levam infalivelmente à morte eterna, assim como blasfemar contra o Espírito de Deus no testemunho que deu de Cristo e de seu evangelho e apostatar inteiramente da luz e das provas convincentes da verdade da religião cristã.
Esses pecados trazem consigo a culpa que merece a morte eterna. Segue-se:
IV. A aplicação da orientação sobre a oração segundo os diferentes tipos de pecado assim distinguidos. Pressupõe-se que a oração seja pela vida: “Orará, e ele” (Deus) “lhes dará vida”. A vida deve ser pedida a Deus.
Ele é o Deus da vida; dá-a quando e a quem lhe agrada e a retira por seu ordenamento, por sua providência ou por ambos, conforme julgar adequado. No caso do pecado de um irmão que não é para morte (da maneira já descrita), podemos orar por ele com fé e esperança, especialmente pela vida de sua alma e de seu corpo.
Mas, no caso do pecado para morte nas formas mencionadas, não recebemos permissão para orar. Talvez a expressão do apóstolo, “Não digo que ore por esse”, signifique apenas: “Não tenho para vós nenhuma promessa nesse caso; nenhum fundamento para a oração da fé.”
As leis da justiça punitiva precisam ser cumpridas para a segurança e o bem comum da humanidade. Mesmo um irmão faltoso nesse caso deve ser entregue à justiça pública (que, em seu fundamento, é divina) e, ao mesmo tempo, à misericórdia de Deus.
A remoção das penalidades do evangelho (como se pode chamá-las), ou a prevenção da morte (que pode parecer consequência de algum pecado específico ou castigo por ele), só pode ser pedida condicionalmente, ou com ressalva: que sua remoção, especialmente a prevenção dessa morte, esteja de acordo com a sabedoria, a vontade e a glória de Deus.
Não podemos orar para que os pecados dos impenitentes e incrédulos sejam perdoados enquanto permanecerem assim, nem para que recebam qualquer misericórdia relativa à vida ou à alma que pressuponha o perdão dos pecados durante esse estado.
Mas podemos orar pelo arrependimento deles (supondo que estejam apenas na condição comum dos impenitentes do mundo), para que sejam enriquecidos com a fé em Cristo e, daí em diante, recebam todas as demais misericórdias salvadoras.
- Se ficar evidente que alguém cometeu a blasfêmia imperdoável contra o Espírito Santo e apostatou inteiramente das forças esclarecedoras e convincentes da religião cristã, ao que parece não se deve orar por essa pessoa de modo algum.
Pois que resta, senão “uma certa expectação horrível de juízo” para consumir tais adversários? (Hebreus 10:27). Esses últimos parecem ser os pecados que o apóstolo tinha principalmente em mente ao falar de pecados para morte.
Então, 5. O apóstolo parece argumentar que há pecado que não é para morte: “Toda injustiça é pecado” (v. 17). Mas, se toda injustiça fosse para morte (pois todos nós cometemos alguma injustiça contra Deus, contra os homens ou contra ambos, omitindo ou negligenciando algo que lhes é devido), então todos estaríamos irrevogavelmente entregues à morte.
Como não é assim (pois os irmãos cristãos, de modo geral, têm direito à vida), deve haver pecado que não é para morte. Embora não haja pecado venial (no sentido comum da expressão), há pecado perdoado, pecado que não traz obrigação plena de sofrer a morte eterna.
Se não fosse assim, não haveria justificação nem permanência no estado de justificado. O regime do evangelho, ou aliança, reduz, restringe ou cancela a culpa do pecado.
Versículos 18 a 21
Os Privilégios dos Crentes. (80 d.C.)
Temos aqui:
I. Uma recapitulação dos privilégios e das vantagens dos cristãos que creem de verdade. 1. Estão protegidos contra o pecado, contra a plenitude de seu domínio e de sua culpa: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus” (e quem crê em Cristo nasceu de Deus, v. 1) “não peca” (v. 18).
Não peca com a plenitude de coração e espírito com que os não regenerados pecam (como se disse em 1 João 3:6, 9) nem, por consequência, com a plenitude de culpa que acompanha os pecados dos outros.
Assim, está protegido contra o pecado que inevitavelmente é para morte ou que infalivelmente sujeita o pecador ao salário da morte eterna. A nova natureza e a habitação do Espírito divino que a acompanha impedem a entrada de tal pecado imperdoável.
- São fortalecidos contra as tentativas destruidoras do diabo: “O que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo”, isto é, recebe capacidade de guardar a si próprio, “e o maligno não lhe toca” (v. 18), isto é, para que o maligno não lhe toque a ponto de causar-lhe a morte.
Isso não parece ser apenas um relato do dever ou da prática dos regenerados, mas uma indicação do poder que possuem em virtude da regeneração. Por ela são preparados e recebem um princípio de defesa contra os toques fatais, o aguilhão do maligno.
Ele não toca a alma deles para infundir nela seu veneno, como faz com os outros, nem para expulsar o princípio regenerador, que é antídoto contra seu veneno, nem para induzi-los ao pecado que, pelo regime do evangelho, traz uma obrigação indissolúvel de sofrer a morte eterna.
Pode influenciá-los além da medida e levá-los a alguns atos de pecado; mas o propósito do apóstolo parece ser afirmar que a regeneração os protege de ataques do diabo capazes de levá-los à mesma condição e condenação efetiva dele.
- Estão do lado e a serviço de Deus, em oposição ao estado do mundo: “E sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno”, v. 19. A humanidade está dividida entre dois grandes grupos sob dois domínios: o que pertence a Deus e o que pertence à maldade ou ao maligno.
Os cristãos que creem pertencem a Deus. São de Deus, vêm dele, vão para ele e vivem por ele. Ocupam o direito e o lugar do antigo Israel de Deus, de quem se diz que o povo do Senhor é sua porção, sua propriedade neste mundo; Jacó é o lote de sua herança, a parte que lhe coube segundo a determinação dele mesmo (Deuteronômio 32:9).
Em contraste, o mundo inteiro, todos os demais, que são a parte muito maior, jaz na maldade, nas mandíbulas e nas entranhas do maligno. De fato, se considerássemos os indivíduos, haveria muitos malignos, muitos espíritos malignos nas regiões celestes ou etéreas.
Mas eles estão unidos numa natureza, em desígnios e num princípio malignos, e também sob um só chefe. Há um príncipe dos demônios e do reino diabólico. Há um chefe da malignidade e do mundo maligno; seu domínio aqui é tamanho que ele é chamado de deus deste mundo.
É espantoso que um espírito de tanto conhecimento esteja tão irreconciliavelmente enfurecido contra o Todo-Poderoso e tudo o que lhe pertence, quando não pode deixar de saber que isso terminará em sua própria derrota e condenação eterna! Quão tremendo é o juízo de Deus sobre esse maligno!
Que o Deus do mundo cristão destrua continuamente o domínio dele neste mundo e transfira almas para o reino de seu Filho amado!
- Foram esclarecidos no conhecimento do Deus verdadeiro e eterno: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro” (v. 20).
O Filho de Deus veio ao nosso mundo. Nós o vimos e o conhecemos por todas as provas já mencionadas. Ele nos revelou o Deus verdadeiro (como em João 1:18) e também abriu nossa mente para compreendermos essa revelação, dando luz interior ao nosso entendimento, pela qual podemos discernir as glórias do Deus verdadeiro.
Temos certeza de que é o Deus verdadeiro aquele que ele nos revelou. Ele é infinitamente superior em pureza, poder e perfeição a todos os deuses dos gentios. Possui todas as excelências, belezas e riquezas do Deus vivo e verdadeiro.
É o mesmo Deus que, segundo o relato de Moisés, fez os céus e a terra; o mesmo que acolheu nossos pais e patriarcas numa aliança especial consigo; o mesmo que tirou nossos antepassados do Egito, que nos deu a lei de fogo no monte Sinai, que nos deu seus santos oráculos e prometeu o chamado e a conversão dos gentios.
Por seus conselhos e obras, por seu amor e sua graça, por seus terrores e juízos, sabemos que ele, e somente ele, na plenitude de seu ser, é o Deus vivo e verdadeiro. É grande felicidade conhecer o Deus verdadeiro, conhecê-lo em Cristo; isso é vida eterna (João 17:3).
A glória da revelação cristã é apresentar o melhor relato do Deus verdadeiro e oferecer o melhor colírio para que possamos discernir o Deus vivo e verdadeiro.
- Têm uma feliz união com Deus e seu Filho: “E estamos naquele que é verdadeiro, isto é” (ou “e”), “em seu Filho Jesus Cristo” (v. 20). O Filho nos leva ao Pai; estamos em ambos, sob seu amor e favor, em aliança e pacto com ambos e unidos pelo Espírito que habita e atua em nós. Para saberem a grande dignidade e felicidade, lembrem-se: aquele que é verdadeiro é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Ou melhor (o que parece uma construção mais natural): “Este mesmo Filho de Deus também é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (João 1:1 e, aqui, 1 João 1:2), de modo que, unidos a um deles, e muito mais a ambos, estamos unidos ao verdadeiro Deus e à vida eterna. Então temos:
II. A advertência final do apóstolo: “Filhinhos” (filhos queridos, como foi interpretado), “guardai-vos dos ídolos” (v. 21).
Como vocês conhecem o Deus verdadeiro e estão nele, deixem que sua luz e seu amor os protejam contra tudo o que se apresenta em oposição a ele ou em disputa com ele. Fujam dos falsos deuses do mundo pagão. Eles não se comparam ao Deus a quem vocês pertencem e a quem servem.
Não adorem a Deus por meio de estátuas e imagens que participem de seu culto. Deus é um Espírito incompreensível e é desonrado por representações tão vis. Não tenham comunhão com seus vizinhos pagãos em seu culto idólatra.
Deus é zeloso e quer que vocês saiam e se separem deles; mortifiquem a carne e sejam crucificados para o mundo, para que essas coisas não usurpem o trono do domínio no coração, que só a Deus pertence.
O Deus que vocês conheceram é aquele que os fez, que os redimiu por seu Filho, que lhes enviou seu evangelho, que perdoou seus pecados, que os gerou para si por seu Espírito e que lhes deu a vida eterna.
Apeguem-se a ele com fé, amor e obediência constante, contra tudo o que poderia afastar de Deus sua mente e seu coração. Ao Deus vivo e verdadeiro sejam a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.