1 João 3
Argumento
O apóstolo engrandece aqui o amor de Deus em nossa adoção, v. 1, 2. A partir disso, argumenta a favor da santidade (v. 3) e contra o pecado, vv. 4-19. Insiste no amor fraternal, vv. 11-18. Como assegurar nossos corações diante de Deus, vv. 19-22. O preceito da fé, v. 23. E o benefício da obediência, v. 24.
Versículos 1 a 3
A Adoção. (80 d.C.)
Depois de mostrar a dignidade dos fiéis seguidores de Cristo, que nasceram dele e, por isso, estão estreitamente ligados a Deus, o apóstolo agora:
I. Irrompe em admiração por essa graça que é a fonte de tão maravilhosa concessão: “Vede” (vejam, observem) “que espécie de amor”, ou quão grande amor, “o Pai nos concedeu, para que fôssemos chamados”, eficazmente chamados (aquele que chama coisas que não são faz que sejam o que não eram), “filhos de Deus!” O Pai adota todos os filhos do Filho.
O Filho de fato os chama e os faz seus irmãos; assim lhes confere o poder e a dignidade de filhos de Deus.
É maravilhoso o amor condescendente do Pai eterno: pessoas como nós serem feitas e chamadas seus filhos, nós, que por natureza somos herdeiros do pecado, da culpa e da maldição de Deus; nós, que por nossas ações somos filhos da corrupção, da desobediência e da ingratidão!
Que coisa extraordinária: o Deus santo não se envergonha de ser chamado nosso Pai e de nos chamar seus filhos! Disso o apóstolo:
II. Deduz a honra dos crentes, que o mundo não consegue reconhecer. Os incrédulos pouco sabem a respeito deles. “Por isso” (ou por essa razão, por esse motivo) “o mundo não nos conhece”, v. 1. O mundo percebe pouco a elevação e a felicidade dos verdadeiros seguidores de Cristo.
Aqui estão expostos às calamidades comuns da terra e do tempo; tudo lhes acontece como aos demais, ou, melhor, estão sujeitos a sofrimento maior, pois muitas vezes têm razão para dizer: “Se esperamos em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”, 1 Coríntios 15:19.
Portanto, o mundo não cristão, que anda pelo que vê, desconhece sua dignidade, seus privilégios, os bens de que já desfrutam e aquilo a que têm direito. O mundo mal imagina que esses pobres, humildes e desprezados são os favoritos do céu e em breve habitarão ali. Podem suportar melhor sua condição, pois o Senhor deles também foi desconhecido aqui: “porque não o conheceu”, v. 1.
O mundo mal imaginou que uma pessoa tão grandiosa estava certa vez de passagem por aqui, que seu Criador chegou a ser habitante deste mundo. O mundo judeu mal imaginou que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó era do mesmo sangue que eles e habitava em sua terra.
Veio para os seus, e os seus não o receberam. Veio para os seus, e os seus o crucificaram; mas, certamente, “se o tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória”, 1 Coríntios 2:8. Que os seguidores de Cristo se contentem aqui com uma vida difícil: estão em terra estrangeira, entre pessoas que pouco os conhecem, e seu Senhor foi tratado da mesma maneira antes deles.
Então o apóstolo:
III. Exalta esses discípulos perseverantes com a expectativa da revelação certa de sua condição e dignidade. Aqui, 1. Afirma-se seu relacionamento honroso atual: “Amados” (vocês podem muito bem ser amados por nós, pois vocês são amados por Deus), “agora somos filhos de Deus”, v. 2.
Recebemos a natureza de filhos pela regeneração; pela adoção recebemos o título, o espírito e o direito à herança dos filhos. Essa honra pertence a todos os santos. 2. Nega-se que já se tenha revelado a bem-aventurança que corresponde a esse relacionamento: “E ainda não se manifestou o que havemos de ser”, v. 2.
A glória ligada à filiação e à adoção foi adiada e reservada para outro mundo. Sua revelação aqui interromperia o curso dos acontecimentos que agora precisam prosseguir. Os filhos de Deus devem andar pela fé e viver pela esperança.
- Determina-se o momento em que os filhos de Deus serão revelados em sua condição e glória próprias: será quando o irmão mais velho vier chamá-los e reuni-los todos.
“Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele.” A partícula ean, geralmente traduzida por “se”, aqui é corretamente traduzida por “quando”; pois se observa que a partícula hebraica am (à qual se considera que ela corresponde) tem esse sentido, como nota aqui o dr. Whitby.
E não só ean às vezes é usada no lugar de hotan, mas alguns manuscritos até trazem hotan neste próprio trecho, isto é, “quando”.
Por isso parece adequado traduzi-la assim também em João 14:3, onde lemos: “E se eu for e vos preparar lugar”; seria mais natural e correto: Quando eu tiver ido e tiver preparado o lugar, voltarei e receberei vocês para mim, ou paralepsomai, levarei vocês comigo, para que, onde eu estou, vocês também estejam.
Quando a cabeça da igreja, o Unigênito do Pai, se manifestar, seus membros, adotados por Deus, também aparecerão e serão manifestados com ele. Portanto, podem muito bem esperar pela revelação do Senhor Jesus com fé, esperança e vivo desejo; até a própria criação aguarda que sejam aperfeiçoados e que os filhos de Deus sejam manifestados publicamente, Romanos 8:19.
Os filhos de Deus serão conhecidos e manifestos por sua semelhança com a cabeça: Serão semelhantes a ele, em honra, poder e glória. Seus corpos vis serão feitos semelhantes ao seu corpo glorioso; serão cheios de vida, luz e bem-aventurança vindas dele. Quando ele, que é a vida deles, se manifestar, eles também se manifestarão com ele em glória, Colossenses 3:4.
Então, 4. Argumenta-se que serão semelhantes a ele por causa da visão que terão dele: “Seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é.” A semelhança deles será a causa da visão que terão dele. De fato, todos o verão, mas não como eles o verão, isto é, como ele é visto pelos que estão no céu.
Os ímpios o verão com o rosto irado, no terror de sua majestade e no esplendor de suas perfeições vingadoras. Estes, porém, o verão no sorriso e na beleza de seu rosto, na correspondência e amabilidade de sua glória, na harmonia e agradabilidade de suas perfeições que os fazem felizes. A semelhança deles lhes permitirá vê-lo como os bem-aventurados o veem no céu.
Ou a visão dele será a causa de sua semelhança: será uma visão transformadora; pela visão bem-aventurada que terão dele, serão transformados na mesma imagem. Então o apóstolo:
IV. Insiste no compromisso que esses filhos de Deus têm de buscar a santidade: “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”, v. 3. Os filhos de Deus sabem que seu Senhor é santo e puro; seu coração e seus olhos são puros demais para admitir que qualquer contaminação ou impureza permaneça com ele.
Portanto, os que esperam viver com ele devem buscar a máxima pureza do mundo, da carne e do pecado; devem crescer em graça e santidade. Seu Senhor não apenas lhes ordena que façam isso, mas a nova natureza deles os inclina a fazê-lo. Sim, e ainda: a esperança do céu os orienta e constrange a isso. Sabem que seu sumo sacerdote é santo, inocente e incontaminado.
Sabem que seu Deus e Pai é o Alto e Santo, que todo o convívio é puro e santo e que sua herança é a herança dos santos na luz. Entregar-se ao pecado e à impureza contradiz essa esperança. Portanto, assim como somos santificados pela fé, também devemos ser santificados pela esperança. Para sermos salvos pela esperança, precisamos ser purificados por ela.
É a esperança dos hipócritas, e não a dos filhos de Deus, que faz uma concessão à satisfação de desejos e concupiscências impuros.
Versículos 4 a 10
A Marca dos Filhos de Deus. (80 d.C.)
Depois de apresentar a obrigação do crente de viver em pureza, fundada em sua esperança do céu e da comunhão com Cristo na glória, no dia em que ele se manifestar, o apóstolo prossegue enchendo a própria boca e a mente do crente de múltiplas razões contra o pecado e contra toda comunhão com as obras infrutíferas e impuras das trevas. E assim, raciocina e argumenta:
I. A partir da natureza do pecado e de sua maldade intrínseca. Ele é contrário à lei divina: “Todo aquele que comete pecado transgride também” (ou até mesmo) “a lei” (ou: todo aquele que comete pecado até comete enormidade, ou desvio da lei, ou da própria lei); “porque o pecado é a transgressão da lei”, ou é ausência de lei, v. 4.
O pecado é a privação ou a falta de correspondência e concordância com a lei divina. Essa lei é a transcrição da natureza e da pureza divinas; contém a vontade de Deus para governar o mundo, é adequada à natureza racional e foi promulgada para o bem do mundo. Mostra ao ser humano o caminho da felicidade e da paz e o conduz ao autor de sua natureza e da lei.
A prática contínua do pecado é agora rejeição da lei divina; isso significa rejeitar a autoridade divina e, por consequência, o próprio Deus.
II. A partir do desígnio e da missão do Senhor Jesus neste mundo: remover o pecado. “E sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado”, v. 5. O Filho de Deus apareceu e se tornou conhecido em nossa natureza. Veio defender e exaltar a lei divina, tanto obedecendo aos seus preceitos quanto se submetendo e sofrendo a pena imposta sob sua maldição.
Veio, portanto, tirar os nossos pecados: remover a culpa deles pelo sacrifício de si mesmo e eliminar sua prática implantando em nós uma nova natureza (pois somos santificados por meio de sua morte), e nos dissuadir do pecado e nos salvar dele por seu próprio exemplo; e (ou pois) nele não havia pecado. Ou ainda: ele tira o pecado para nos conformar a si, e nele não há pecado.
Os que esperam ter comunhão com Cristo no alto devem buscar aqui a comunhão com ele em máxima pureza. E o mundo cristão deve conhecer e considerar o grande propósito da vinda do Filho de Deus: tirar o nosso pecado. “E sabeis” (e esse conhecimento deve ser profundo e eficaz) “que ele se manifestou para tirar os nossos pecados.”
III. A partir da oposição entre o pecado e uma união verdadeira com o Senhor Cristo, ou a adesão a ele: “Todo aquele que permanece nele não peca”, v. 6. Aqui, pecar significa o mesmo que cometer pecado (v. 8, 9), isto é, praticá-lo. Quem permanece em Cristo não continua na prática do pecado.
Assim como a união vital com o Senhor Jesus rompeu o poder do pecado no coração e na natureza, a permanência nessa união impede que ele domine e prevaleça na vida e na conduta. Ou a expressão negativa está no lugar da positiva: “Não peca”, isto é, obedece, guarda os mandamentos (com sinceridade e no curso habitual da vida) e faz o que é agradável aos olhos dele, como se diz no v. 22.
Os que permanecem em Cristo permanecem na aliança com ele e, consequentemente, vigiam contra o pecado contrário a essa aliança.
Permanecem na luz e no conhecimento poderoso que têm dele; portanto, pode-se concluir que quem peca, isto é, permanece na prática dominante do pecado, “não o viu” (não teve a mente marcada por um discernimento sólido e evangélico dele), “nem o conheceu”, pois não tem experiência pessoal dele.
A renúncia prática ao pecado é a grande evidência da união espiritual com o Senhor Cristo, da permanência nele e do conhecimento salvador dele.
IV. A partir da relação entre a prática da justiça e uma condição de justiça, indicando também que a prática do pecado é incompatível com um estado de justificação. O apóstolo introduz isso supondo que seria uma fraude grosseira uma suposição contrária: “Criancinhas, crianças queridas, e por mais crianças que sejais, nisto ninguém vos engane.”
“Haverá aqueles que exaltarão vossa nova luz e acolhida do cristianismo, que vos farão crer que vosso conhecimento, profissão e batismo vos dispensarão do zelo e rigor da vida cristã. Mas acautelai-vos desse autoengano.”
“Quem pratica a justiça é justo.” Em vários trechos das Escrituras, “justiça” parece poder ser traduzida corretamente por “religião”, como em Mateus 5:10: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça”, isto é, por causa da religião.
1 Pedro 3:14: “Mas, se sofrerdes por causa da justiça” (da religião), “felizes sois”.
E 2 Timóteo 3:16: “Toda a Escritura”, ou a Escritura inteira, “é dada por inspiração de Deus e é proveitosa para doutrina” e “para instrução em justiça”, isto é, na natureza e nos aspectos da religião.
Portanto, praticar a justiça, sobretudo em oposição a fazer, cometer ou praticar o pecado, é praticar a religião. Quem pratica a religião é justo; é justo em todos os aspectos, sincero e íntegro diante de Deus.
A prática da religião não pode existir sem um princípio de integridade e consciência. Essa pessoa tem a justiça que consiste no perdão dos pecados e no direito à vida, fundados na imputação da justiça do Mediador. Tem direito à coroa da justiça que o justo Juiz dará, conforme sua aliança e promessa, aos que amam a sua vinda, 2 Timóteo 4:8.
Tem comunhão com Cristo, conformando-se à lei divina e sendo, em alguma medida, praticamente justo como ele; e tem comunhão com Cristo também no estado de justificação, sendo agora, em relação a Deus, justo juntamente com ele.
V. A partir da relação entre o pecador e o diabo e, por isso, do desígnio e do ofício do Senhor Cristo contra o diabo. 1. A partir da relação entre o pecador e o diabo. Em outras passagens, pecadores e santos são distinguidos (embora os santos também sejam chamados pecadores em sentido amplo).
Aqui, praticar o pecado significa vivê-lo como fazem os pecadores distinguidos dos santos, sob seu poder e domínio. Quem assim vive é do diabo: sua natureza pecaminosa é inspirada pelo diabo, corresponde a ele e lhe agrada. Essa pessoa pertence ao partido, aos interesses e ao reino do diabo.
Ele é o autor e patrono do pecado e o pratica, tentando e instigando outros a pecar desde o princípio do mundo. E daí devemos ver como ele argumenta.
- A partir do desígnio e do ofício do Senhor Cristo contra o diabo: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”, v. 8. O diabo teve o desígnio e procurou arruinar a obra de Deus neste mundo. O Filho de Deus empreendeu a guerra santa contra ele. Veio ao nosso mundo e se manifestou em nossa carne para vencê-lo e desfazer suas obras.
Ele desfará e dissolverá cada vez mais o pecado, até destruí-lo por completo. Não sirvamos nem alimentemos aquilo que o Filho de Deus veio destruir.
VI. A partir da relação entre a regeneração e o abandono do pecado: “Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado.” Nascer de Deus é ser renovado interiormente e restaurado a uma santa integridade ou retidão da natureza, pelo poder do Espírito de Deus.
Essa pessoa não comete pecado, não pratica a iniquidade nem a desobediência, que são contrárias à sua nova natureza e à constituição regenerada de seu espírito; pois, como o apóstolo acrescenta, “a sua semente permanece nele”.
Isso pode significar que a palavra de Deus, com sua luz e seu poder, permanece nele, como em 1 Pedro 1:23: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.” Ou pode significar que “o que é nascido do Espírito é espírito”: o princípio seminal espiritual da santidade permanece nele.
A graça renovadora é um princípio duradouro. A religião, em sua origem, não é uma arte, uma destreza e habilidade adquiridas, mas uma nova natureza. Daí se conclui que a pessoa regenerada não pode pecar.
Suponho que nenhum intérprete criterioso entenda que ela não pode cometer um ato de pecado. Isso seria contrário a 1 João 1:9, onde nosso dever é confessar os pecados e se supõe que, por isso, temos o privilégio de recebê-los perdoados. Portanto, ela não pode pecar no sentido em que o apóstolo diz que não pode cometer pecado: não pode continuar no curso e na prática do pecado.
Não pode pecar de modo que seja chamada pecadora, em oposição a santa ou serva de Deus. Também não pode pecar comparativamente como antes de nascer de Deus e como outros que não nasceram dele. A razão é que nasceu de Deus, o que basta para impor essa inibição e esse impedimento.
Há uma luz em sua mente que lhe mostra a maldade e a malignidade do pecado.
Há uma inclinação em seu coração que a leva a detestar e odiar o pecado.
Há um princípio seminal ou uma disposição espiritual que refreia a força e a plenitude dos atos pecaminosos. Eles não procedem de um poder tão pleno da corrupção como nos demais, nem alcançam a mesma plenitude de coração, espírito e consentimento que alcançam nos demais.
O espírito cobiça contra a carne. Portanto, a respeito desse pecado pode-se dizer: Já não sou eu que o faço, mas o pecado que habita em mim. Segundo o registro do evangelho, esse pecado não é atribuído à pessoa quando a inclinação e a disposição de sua mente e de seu espírito se opõem a ele.
- Há também disposição para a humilhação e o arrependimento pelo pecado depois de cometido. Quem é nascido de Deus não pode pecar. Aqui podemos recordar a distinção usual entre incapacidade natural e moral. A pessoa não regenerada é moralmente incapaz de fazer o que é religiosamente bom; a pessoa regenerada é felizmente impedida de pecar.
Há uma restrição, um embargo (por assim dizer), imposto às suas faculdades pecaminosas. Pecar de modo ponderado e deliberado lhe causa repugnância. Costumamos dizer de alguém cuja integridade é conhecida: “Ele não pode mentir, não pode cometer embuste nem cometer outras enormidades.” Como posso cometer esta grande maldade e pecar contra Deus!, Gênesis 39:9.
Assim, os que persistem numa vida pecaminosa demonstram suficientemente que não nasceram de Deus.
VII. A partir da distinção entre os filhos de Deus e os filhos do diabo, que têm características próprias: “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo”, v. 10. No mundo, segundo a antiga distinção, há a descendência de Deus e a descendência da serpente. A descendência da serpente é reconhecida por duas marcas:
- Pela negligência da religião: “Todo aquele que não pratica a justiça” (omite e desconsidera os direitos e deveres para com Deus, pois a religião é a nossa justiça para com Deus, isto é, dar a ele o que lhe é devido; e todo aquele que não faz isso com consciência) “não é de Deus”, mas, pelo contrário, é do diabo. O diabo é o pai das almas injustas ou irreligiosas.
E 2. Pelo ódio aos irmãos cristãos: “nem aquele que não ama a seu irmão”, v. 10. Os verdadeiros cristãos devem ser amados por causa de Deus e de Cristo. Os que não os amam, mas os desprezam, odeiam e perseguem, ainda trazem em si a natureza da serpente.
Versículos 11 a 13
O Amor Fraternal. (80 d.C.)
Depois de indicar que uma das marcas dos filhos do diabo é o ódio aos irmãos, o apóstolo aproveita a ocasião para:
I. Recomendar o amor cristão fraternal, pela excelência, ou antiguidade, ou primazia da ordem relativa a ele: “E esta é a mensagem” (a incumbência ou ordem) “que ouvistes desde o princípio” (ela ocupava lugar entre os principais elementos da vida cristã prática): “que nos amemos uns aos outros”, v. 11.
Devemos amar o Senhor Jesus e valorizar o amor dele; por consequência, devemos amar todos os que são alvo desse amor e, portanto, todos os nossos irmãos em Cristo.
II. Dissuadir-nos do que se opõe a esse amor, de toda má vontade para com os irmãos, recorrendo ao exemplo de Caim. A inveja e a malignidade dele devem impedir que abriguemos a paixão semelhante, por estas razões: 1. Isso mostrou que ele era como o primogênito da descendência da serpente. Mesmo sendo o filho mais velho do primeiro homem, pertencia ao maligno.
Imitava e se parecia com o primeiro maligno, o diabo. 2. Sua má vontade não teve limite: chegou a maquinar e consumar homicídio contra um parente próximo, no início do mundo, quando havia poucos habitantes para povoá-lo. “Abateu o seu irmão”, v. 12. Quando alimentado, o pecado não conhece limites. 3. Foi tão longe e continha tanto do diabo que ele matou o irmão por causa da religião.
Ficou irritado com a superioridade do serviço de Abel e invejou o favor e a aceitação que Abel tinha junto a Deus. Por isso, martirizou o irmão. “E por que o abateu? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas”, v. 12. A má vontade nos ensina a odiar e a nos vingar daquilo que deveríamos admirar e imitar. E então:
III. Deduzir que não é de admirar que hoje os bons sejam tratados assim: “Não vos admireis, meus irmãos, se o mundo vos odeia”, v. 13. A natureza da serpente ainda permanece no mundo. A própria grande serpente reina como Deus deste mundo.
Portanto, não se admirem de que o mundo serpentino os odeie e silve contra vocês, que pertencem à descendência da mulher destinada a esmagar a cabeça da serpente.
Versículos 14 a 19
O Amor Fraternal. (80 d.C.)
O apóstolo amado mal consegue mencionar o amor sagrado sem se estender em argumentos para recomendá-lo, como faz aqui, com vários argumentos e incentivos. Por exemplo:
I. Que é uma marca de nossa justificação evangélica, de nossa passagem para um estado de vida: “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos”, v. 14. Por natureza, somos filhos da cólera e herdeiros da morte. Pelo evangelho, a aliança ou promessa do evangelho, nossa condição em relação ao mundo futuro é alterada e transformada.
Passamos da morte para a vida, da culpa da morte para o direito à vida; essa passagem se dá quando cremos no Senhor Jesus: Quem crê no Filho tem a vida eterna, e quem não crê tem a cólera de Deus permanecendo sobre ele, João 3:36. Agora podemos ter certeza dessa mudança feliz de condição: sabemos que passamos da morte para a vida.
Podemos sabê-lo pelas evidências de nossa fé em Cristo, entre as quais está esse amor aos irmãos. Isso nos leva a caracterizar o amor que é uma marca tão clara de nossa condição justificada. Não se trata de zelo por um partido na religião comum, ou de afeto, ou de afetação por quem pertence à mesma denominação e compartilha nossas opiniões particulares. Mas esse amor:
- Pressupõe amor geral pela humanidade. A lei do amor cristão na comunidade cristã se funda na lei universal que rege o convívio humano: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Devemos amar a humanidade principalmente por duas razões: (1.) Como uma obra excelente de Deus, feita por ele e à sua maravilhosa semelhança.
A razão que Deus apresenta para o castigo certo do homicida também é uma razão para não odiarmos nenhum de nossos semelhantes e, por consequência, para amá-los: “Porque Deus fez o homem à sua imagem”, Gênesis 9:6. (2.) Como amada, em alguma medida, em Cristo.
Toda a raça humana, gens humana, deve ser considerada, em contraste com os anjos caídos, uma nação redimida: para ela foi destinado, preparado e dado um Redentor divino. Deus amou de tal maneira o mundo, até este mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16.
Um mundo tão amado por Deus também deve ser amado por nós. Esse amor se manifesta em desejos sinceros, orações e esforços pela conversão e salvação do mundo cego que ainda não foi chamado. O desejo do meu coração e a oração por Israel são para que sejam salvos. Esse amor incluirá também todo o amor devido aos próprios inimigos.
- Inclui amor especial pelo convívio cristão, pela igreja universal, por causa de sua cabeça e por ela ser o corpo dele, redimido, justificado e santificado nele e por meio dele. Esse amor se dirige especialmente aos membros da igreja universal com quem temos a oportunidade de conviver pessoalmente ou sobre os quais recebemos informações confiáveis.
Não são amados tanto por causa de si mesmos quanto por causa de Deus e de Cristo, que os amaram. O que amamos e valorizamos neles e para com eles é Deus e Cristo, ou, se preferirem, o amor de Deus e a graça de Cristo. Esse é o desfecho da fé em Cristo e, portanto, uma prova de nossa passagem da morte para a vida.
II. Pelo contrário, o ódio aos irmãos é sinal de nossa condição mortal, de que continuamos sob a sentença legal de morte: “Aquele que não ama a seu irmão” (seu irmão em Cristo) “permanece na morte”, v. 14. Continua sob a maldição e a condenação da lei.
O apóstolo argumenta com um silogismo claro: “Sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele; mas quem odeia seu irmão é homicida; e, portanto, não podeis deixar de saber que quem odeia seu irmão não tem a vida eterna permanecendo nele”, v. 15. Ou, conforme se expressa no v. 14, essa pessoa permanece na morte.
“Todo aquele que odeia a seu irmão é um homicida”, pois o ódio à pessoa, na medida em que prevalece, é ódio à vida e ao bem-estar, e naturalmente tende a desejar que ela deixe de existir. Caim odiou o irmão e depois o abateu. O ódio fecha as entranhas de compaixão aos irmãos pobres e, assim, os expõe às dores da morte.
Em todas as épocas, o ódio aos irmãos os vestiu de nomes ruins, características odiosas e calúnias, expondo-os à perseguição e à espada. Não admira, portanto, que aquele que conhece profundamente o coração humano, ou é instruído por quem o conhece por completo, declare homicida o que odeia o irmão.
Ele conhece a tendência e o desfecho naturais das paixões vis e violentas, bem como a plenitude da lei divina. Quem é homicida pela disposição e condição de seu coração não pode ter a vida eterna permanecendo nele; precisa ter a mente voltada para a carne, e ter a mente voltada para a carne é morte, Romanos 8:6.
Ao dizer que a vida eterna permanece em nós, o apóstolo talvez se refira à posse de um princípio interior de vida sem fim, conforme a palavra do Salvador: “Quem beber da água que eu lhe der nunca terá sede”; nunca ficará totalmente sem ela. Mas “a água que eu lhe der será nele um poço de água que brota para a vida eterna”, João 4:14.
Por isso, alguns podem supor que a passagem da morte para a vida (v. 14) não significa a mudança relativa que ocorre em nossa justificação para a vida, mas a mudança real da regeneração para a vida. Da mesma maneira, permanecer na morte, no v. 14, significaria continuar na morte espiritual, como costuma ser chamada, ou permanecer na disposição corrupta e mortal da natureza.
Porém, como essas passagens descrevem mais naturalmente a condição da pessoa, julgada para a vida ou para a morte, a passagem relativa da morte para a vida pode ser comprovada ou refutada pela posse ou falta do princípio interior da vida eterna. Isso porque a lavagem da culpa do pecado está inseparavelmente ligada à lavagem da sujeira e do poder do pecado.
“Mas sois lavados, mas sois santificados, mas sois justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus”, 1 Coríntios 6:11.
III. O exemplo de Deus e de Cristo deve inflamar nosso coração com esse amor santo: “Nisto percebemos o amor de Deus, porque ele entregou sua vida por nós; e devemos entregar nossas vidas pelos irmãos”, v. 16. O grande Deus entregou seu Filho à morte por nós.
Mas, como este apóstolo declarou que o Verbo era Deus e se fez carne por nós, não vejo por que não podemos entender aqui que se trata de Deus, o Verbo. Aqui vemos o amor do próprio Deus, daquele que é Deus em sua própria pessoa, embora não seja o Pai: ele assumiu uma vida para entregá-la por nós!
Que condescendência, que milagre, que mistério do amor divino: Deus redimir a igreja com o próprio sangue! Certamente devemos amar aqueles que Deus amou, e amou tanto, e, se temos algum amor por Deus, certamente os amaremos.
IV. Depois de apresentar esse exemplo ardente e constrangedor de amor como incentivo, o apóstolo mostra qual deve ser o caráter e o efeito do nosso amor cristão. E:
- Deve ser tão fervoroso, em grau máximo, que nos disponha a sofrer até a morte pelo bem da igreja, pela segurança e salvação dos irmãos queridos: “E devemos entregar nossas vidas pelos irmãos” (v. 16).
Ou em nossas ministrações e serviços a eles (sim, e ainda, se eu for oferecido sobre o serviço e sacrifício da fé de vocês, alegro-me e me regozijo com todos vocês; congratularei sua felicidade, Filipenses 2:17).
Ou expondo-nos a perigos, quando chamados a isso, para proteger e preservar os que podem servir melhor à glória de Deus e à edificação da igreja do que nós.
“Pela minha vida expuseram seus próprios pescoços; a quem não somente eu dou graças, mas também todas as igrejas dos gentios”, Romanos 16:4.
Como o cristão deve estar morto para esta vida e preparado para deixá-la! Como deve ter certeza de que há uma vida melhor! 2. Em seguida, esse amor deve ser compassivo, generoso e pronto a repartir com as necessidades dos irmãos: Pois quem tem bens deste mundo e vê seu irmão passar necessidade e lhe fecha suas entranhas de compaixão, como permanece nele o amor de Deus?, v. 17.
Agrada a Deus que alguns irmãos cristãos sejam pobres, para que os ricos exerçam caridade e amor. E agrada ao mesmo Deus conceder a alguns irmãos cristãos os bens deste mundo para que exercitem a graça ao repartir com os santos pobres. Os que têm os bens deste mundo devem amar ainda mais o Deus bondoso e os bons irmãos, e estar prontos a repartir seus bens por amor a eles.
Aqui o apóstolo chama esse amor aos irmãos de amor a Deus: “Como permanece nele o amor de Deus?” Esse amor aos irmãos é amor a Deus neles; onde falta amor a eles, não há amor verdadeiro a Deus.
- Eu estava prestes a mencionar no versículo seguinte o terceiro e menor grau desse amor, mas o apóstolo se antecipou, indicando que esse amor generoso e disposto a repartir, por parte de quem tem recursos, é o menor grau compatível com o amor de Deus.
Pode haver outras expressões desse amor; por isso, o apóstolo deseja que todos sejam sinceros e atuantes, conforme as circunstâncias permitirem: “Minhas criancinhas” (meus queridos filhos em Cristo), “não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”, v. 18.
Cumprimentos e bajulações não convêm aos cristãos, mas sim as expressões sinceras de afeto sagrado e os serviços ou trabalhos de amor. Então:
V. Esse amor demonstrará nossa sinceridade na religião e nos dará esperança diante de Deus: “E nisto conhecemos que somos da verdade e asseguraremos o nosso coração diante dele”, v. 19. É grande felicidade ter certeza de nossa integridade na religião. Quem tem essa certeza pode ter santa ousadia ou confiança diante de Deus e recorrer a ele contra as críticas e condenações do mundo.
O caminho para conhecer a própria verdade e retidão no cristianismo e assegurar nossa paz interior é abundar em amor e nas obras de amor pelos irmãos cristãos.
Versículos 20 a 22
O Testemunho da Consciência. (80 d.C.)
Depois de indicar que pode haver, até entre nós, o privilégio da certeza, ou da firme persuasão do coração diante de Deus, o apóstolo prossegue:
I. Estabelecendo o tribunal da consciência e afirmando sua autoridade: “Pois, se o nosso coração nos condena, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”, v. 20.
Aqui, nosso coração é a capacidade judicial de refletir sobre nós mesmos, essa nobre e excelente faculdade pela qual examinamos a nós mesmos, nosso espírito, nossas disposições e ações, e assim julgamos nossa condição diante de Deus. Portanto, é o mesmo que a consciência, ou a capacidade de ter consciência moral de si.
Essa faculdade pode atuar como testemunha, juiz e executora do juízo: ou acusa ou desculpa, condena ou justifica. O próprio Deus a estabeleceu nesse ofício.
O espírito do homem, assim capacitado e revestido de poder, é “a vela do Senhor”, uma luz acesa e colocada pelo Senhor, “que esquadrinha todo o mais íntimo do ventre”, investigando e examinando os penetralia, as câmaras privadas e os atos secretos do ser interior, Provérbios 20:27. A consciência é representante de Deus: convoca o tribunal em seu nome e atua por ele.
“A resposta de uma boa consciência para com Deus”, 1 Pedro 3:21. Deus é o Juiz supremo desse tribunal: “Se o nosso coração nos condena, Deus é maior do que o nosso coração”, superior ao nosso coração e consciência em poder e juízo. Portanto, o ato e a decisão do tribunal são o ato e a decisão de Deus.
- Se a consciência nos condena, Deus também o faz: “Pois, se o nosso coração nos condena, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”, v. 20. Deus é testemunha maior do que a nossa consciência e conhece mais coisas contra nós do que ela. Ele conhece todas as coisas.
É juiz maior do que a consciência; por ser supremo, sua decisão prevalecerá e será plenamente executada até o fim. Parece ser esse o desígnio de outro apóstolo quando diz: “Pois nada sei contra mim mesmo”, isto é, no caso pelo qual alguns me censuram. “Não tenho consciência de dolo algum, nem de infidelidade consentida, em minha administração e ministério.”
“Contudo, não sou por isso justificado; não é por minha própria consciência que, em última instância, devo permanecer ou cair. A justificação ou sentença favorável da minha consciência, ou consciência de mim mesmo, não resolverá a controvérsia entre vós e mim. Como não apelais à decisão dela, também não vos determinareis por sua decisão.”
“Mas aquele que me julga” (me julga de modo supremo e final), “e por cujo juízo vós e eu devemos ser determinados, é o Senhor”, 1 Coríntios 4:4.
Ou, 2. Se a consciência nos absolve, Deus também o faz: “Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus”, v. 21; temos a certeza de que ele nos aceita agora e nos absolverá no grande dia do juízo.
Mas talvez alguma pessoa presunçosa diga: “Estou contente com isto; meu coração não me condena e, portanto, posso concluir que Deus não me condena.”
Por outro lado, diante do versículo anterior, alguma alma piedosa e temerosa estará pronta para exclamar: “Deus me livre! Meu coração ou minha consciência me condena; então devo esperar infalivelmente a condenação de Deus?”
Mas que essas pessoas saibam que os erros da testemunha não são considerados atos do tribunal.
Ignorância, erro, preconceito, parcialidade e presunção podem ser falhas dos oficiais do tribunal ou dos auxiliares do juiz (como a mente, a vontade, o apetite, a paixão, a disposição sensual ou o cérebro desordenado), ou do júri, que dá um veredito falso; não do próprio juiz. A consciência, syneidesis, é propriamente o conhecimento de si mesmo.
Atos de ignorância e erro não são atos de consciência de si, mas de alguma faculdade enganada. Aqui o tribunal da consciência é descrito em seu processo, segundo a constituição original que o próprio Deus lhe deu. Conforme esse processo, o que é ligado na consciência é ligado no céu. Portanto, que a consciência seja ouvida, bem informada e atentamente considerada.
II. Indicando o privilégio dos que têm boa consciência diante de Deus. Eles têm interesse no céu e no tribunal superior; ali seus pedidos são ouvidos: “E qualquer coisa que pedimos recebemos dele”, v. 22. Supõe-se que os que fazem os pedidos não desejem, ou não pretendam desejar, coisa alguma contrária à honra e à glória desse tribunal ou ao próprio bem espiritual que buscam.
Com essa condição, podem contar que receberão as coisas boas que pedem. Essa suposição é razoável a respeito deles; ou podemos supor que receberão as coisas boas que pedem, considerando sua condição e sua conduta: “Porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável aos seus olhos”, v. 22.
As almas obedientes estão preparadas para receber bênçãos e têm a promessa de serem ouvidas. Os que fazem coisas desagradáveis a Deus não podem esperar que ele lhes agrade, ouvindo e atendendo às suas orações, Salmos 66:18; Provérbios 28:9.
Versículo 23
Os Mandamentos de Deus. (80 d.C.)
Depois de mencionar a obediência aos mandamentos e o agrado a Deus como qualificação dos que fazem pedidos eficazes diante do céu e em comunhão com ele, o apóstolo prossegue adequadamente:
I. Apresentando-nos o conteúdo principal e resumido desses mandamentos, que se encontram reunidos neste duplo mandamento: “E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou”, v. 23.
Crer no nome de seu Filho Jesus Cristo é:
Discernir quem ele é, conforme seu nome, e ter uma compreensão intelectual de sua pessoa e de seu ofício como Filho de Deus e Salvador ungido do mundo: “Para que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna”, João 6:40.
Aprová-lo em nosso juízo e consciência, com convicção e conhecimento de nossa condição, como aquele que foi preparado e capacitado de maneira sábia e maravilhosa para realizar toda a obra da salvação eterna.
Anuir a ele e encontrar nele nosso repouso, como nosso Redentor e Restaurador para Deus.
Confiar nele e depender dele para que cumpra de maneira plena e final seu ofício salvador. “Os que conhecem o teu nome confiarão em ti”, Salmos 9:10. “Sei em quem tenho crido e estou persuadido de que ele é capaz de guardar o que lhe confiei até aquele dia”, 2 Timóteo 1:12.
Essa fé é requisito necessário para os que desejam apresentar pedidos eficazes a Deus, porque é por meio do Filho que devemos chegar ao Pai. Pela graça e justiça de Cristo, nossa pessoa deve ser aceita, ou agraciada, diante do Pai, Efésios 1:6; por sua aquisição devem vir todas as bênçãos que desejamos; e por sua intercessão nossas orações devem ser ouvidas e atendidas.
Esta é a primeira parte do mandamento que deve ser obedecido pelos adoradores aceitáveis. A segunda é que amemos uns aos outros, como ele nos mandou, v. 23. O mandamento de Cristo deve estar continuamente diante de nossos olhos. O amor cristão deve ocupar nossa alma quando nos dirigimos a Deus em oração.
Para isso, devemos lembrar que nosso Senhor nos obriga, (1.) a perdoar os que nos ofendem, Mateus 6:14, e (2.) a nos reconciliar com aqueles a quem ofendemos, Mateus 5:23, 24. Assim como do céu se proclamou boa vontade para com os homens, os que se dirigem a Deus e ao céu devem levar no coração boa vontade para com os homens, especialmente para com os irmãos.
II. Apresentando-nos a bem-aventurança da obediência a esses mandamentos. Os obedientes desfrutam de comunhão com Deus: “E quem guarda os seus mandamentos”, particularmente os da fé e do amor, “habita nele, e ele nele”, v. 24. Permanecemos em Deus por nosso feliz relacionamento com ele, por nossa união espiritual com ele por meio do Filho e por nossa comunhão santa com ele.
Deus permanece em nós por sua palavra, pela nossa fé nele fixada e pelas operações de seu Espírito. Então se apresenta a prova dessa habitação divina: “E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu”, v. 24, pela disposição sagrada e pela condição da alma que ele nos concedeu, que, sendo um espírito de fé em Deus e em Cristo, e de amor a Deus e ao homem, mostra ser de Deus.