1 Crônicas 12
Argumento
O que os homens valentes fizeram para tornar Davi rei, lemos no capítulo anterior. Aqui somos informados do que muitos fizeram para esse fim. Não foi de uma só vez, mas gradualmente, que Davi subiu ao trono. Seu reino duraria; e por isso, como as frutas que mais tempo se conservam, amadureceu lentamente.
Depois de esperar por muito tempo que o trono ficasse vago, ele subiu a ele em duas etapas, separadas por mais de sete anos.
Agora somos informados:
I. Da ajuda que lhe chegou a Ziclague para torná-lo rei de Judá, vv. 1-22.
II. Da ajuda que lhe chegou em Hebrom para torná-lo rei sobre todo o Israel, mais de sete anos depois, vv. 23-40.
Versículos 1 a 22
O Exército de Davi. (a.C. 1055.)
Temos aqui um relato dos que apareceram e agiram como amigos de Davi após a morte de Saul, para realizar a mudança de governo. Todas as forças de que dispunha enquanto era perseguido se resumiam a seiscentos homens, que lhe serviam de guarda; mas, quando chegou a hora de começar a agir ofensivamente, a Providência trouxe outros para ajudá-lo.
Mesmo enquanto se mantinha escondido por causa de Saul (v. 1), sem aparecer para convidar ou animar seus amigos e simpatizantes a se juntarem a ele (pois não previa que a morte de Saul estivesse tão próxima), Deus os inclinava e preparava para se juntarem a ele com ajuda oportuna.
Os que confiam em Deus para fazer sua obra por eles, a seu modo e no seu tempo, verão sua providência superar todas as suas previsões e planos. A guerra era de Deus, e ele encontrou auxiliares para ela, cujo empenho em agir em favor do homem que Deus destinara ao governo é aqui registrado para honra deles.
I. Alguns até dos irmãos de tribo e parentes de Saul, benjamitas, passaram para o lado de Davi, v. 2. Não nos é dito o que os moveu a isso. Provavelmente, uma indignação generosa com o tratamento vil que Saul, um homem de sua tribo, dispensou a Davi os animou a se apresentar com ainda mais vigor em seu favor, para que a culpa e o descrédito desse tratamento não recaíssem sobre eles.
Esses benjamitas são descritos como homens de grande destreza, treinados no arco e na funda, e que usavam ambas as mãos com igual habilidade: homens engenhosos e ativos. Uns poucos deles poderiam prestar grande serviço a Davi. Vários de seus principais homens são nomeados aqui. Veja Juízes 20:16.
II. Alguns da tribo de Gade, embora estabelecidos do outro lado do Jordão, estavam tão convencidos do direito de Davi ao governo e de sua aptidão para ele que se separaram de seus irmãos (uma separação louvável) para ir até Davi, embora ele estivesse na fortaleza no deserto (v. 8), provavelmente uma de suas fortalezas no deserto de En-Gedi.
Eram poucos, onze ao todo, aqui nomeados, mas acrescentaram muito à força de Davi. Até então, a maioria dos que tinham vindo ajudá-lo era composta de homens arruinados, aflitos, descontentes e soldados aventureiros. Vieram mais em busca de proteção do que para lhe prestar serviço (1 Samuel 22:2).
Mas esses gaditas eram homens corajosos, homens de guerra, aptos para a batalha, v. 8. Pois: 1. Eram homens vigorosos, de uma rapidez incrível, não para fugir do inimigo, mas para avançar contra ele e perseguir as forças dispersas.
Nisso eram tão velozes quanto as gazelas sobre os montes, de modo que ninguém podia escapar deles; e, contudo, tinham rosto como o de leões, de modo que ninguém podia vencê-los em combate.
Eram homens disciplinados, treinados em exercícios militares; sabiam manejar escudo e broquel, usando tanto armas ofensivas quanto defensivas.
Eram oficiais da milícia de sua tribo (v. 14). Assim, embora não trouxessem soldados consigo, tinham centenas e milhares deles sob seu comando.
Eram homens ousados, capazes de superar as maiores dificuldades. Em alguma expedição, talvez nesta em direção a Davi, atravessaram o Jordão a nado quando o rio transbordava por todas as suas margens, v. 15. São aptos a ser empregados na causa de Deus aqueles que conseguem se arriscar assim, confiando na proteção divina.
Eram homens que levavam até o fim aquilo em que se empenhavam. Não se sabe que inimigos encontraram nos vales depois de atravessarem o Jordão; mas os puseram em fuga com seus rostos de leão e os perseguiram com ímpeto sem igual, tanto para o leste quanto para o oeste. Para qualquer lado que os inimigos se voltassem, eles prosseguiam com o ataque e não faziam o trabalho pela metade.
III. Alguns de Judá e de Benjamim vieram até ele, v. 16. Seu líder era Amasai; não se sabe se era o mesmo Amasa que mais tarde tomou o partido de Absalão (2 Samuel 17:25). Agora temos aqui:
- O prudente tratado de Davi com eles, v. 17. Ficou surpreso ao vê-los e não pôde deixar de suspeitar das intenções com que vinham, pois tantas vezes correra perigo pela traição dos homens de Zife e dos homens de Queila, que, apesar disso, eram todos homens de Judá.
Bem podia ser temeroso aquele cuja vida fora tantas vezes ameaçada; bem podia desconfiar aquele que fora enganado por tantos que disse, em sua precipitação: “Todos os homens são mentirosos”. Não admira que ele recebesse esses homens de Judá com cautela. Observe:
(1.) Como ele apresenta a questão aos próprios homens e como os trata com justiça. Conforme forem, assim o encontrarão; assim acontecerá com todos os que lidarem com o Filho de Davi. [1.] Se forem fiéis e honrados, ele os recompensará:
“Se vocês vieram a mim em paz, para me ajudar, embora tenham chegado tarde e me deixado exposto por muito tempo, embora não tragam consigo grande força para fazer a balança pender a meu favor, ainda assim aceitarei com gratidão sua boa vontade, e meu coração se unirá ao de vocês. Eu os amarei e honrarei, e lhes farei todo o bem que puder.”
Afeição, respeito e serviço, quando sinceros e vêm do coração, encontram favor junto a um homem bom, assim como junto a um Deus bom, ainda que acompanhados de fraquezas e de pouca utilidade prática.
[2.] Mas, se forem falsos e vierem traí-lo, entregando-o nas mãos de Saul sob a aparência de amizade, ele deixa que Deus seja seu vingador, como Deus é e será de tudo o que é traiçoeiro e pérfido. Nunca houve homem atacado e difamado com mais violência do que Davi (exceto o próprio Filho de Davi); e, ainda assim, sua consciência testemunhava que não havia injustiça em suas mãos.
Ele não pretendia fazer mal a ninguém; isso era motivo de alegria para ele no dia da adversidade e lhe permitia, quando temia uma traição, entregar sua causa àquele que julga com justiça.
Ele não será juiz em causa própria, embora seja sábio, nem se vingará, embora seja valente; mas que o Deus justo, que disse: “A vingança é minha”, faça ambas as coisas. “O Deus de nossos pais olhe para isso e o repreenda.”
(2.) Nesse apelo, observe: [1.] Ele chama Deus de Deus de nossos pais, tanto de seus pais como dos pais deles. Assim lhes lembrava que não deviam tratá-lo mal, pois todos descendiam dos mesmos patriarcas e dependiam do mesmo Deus.
Assim ele se animava a crer que Deus lhe faria justiça se fosse maltratado, pois Deus era o Deus de seus pais e, portanto, uma bênção lhe fora legada; era também o Deus de todo o Israel e, portanto, não apenas Juiz de toda a terra, mas particularmente interessado em resolver as disputas entre israelitas em conflito.
[2.] Ele não invoca sobre eles nenhum julgamento terrível, mesmo que procedam traiçoeiramente; com grande moderação, porém, entrega sua causa à sabedoria e à justiça divinas: O Senhor olhe para isso, julgue como lhe parecer justo (pois vê o coração dos homens) e o repreenda.
Convém aos que apelam a Deus expressar-se com grande equilíbrio e moderação, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
- A união cordial deles com Davi, v. 18. Amasai foi seu porta-voz. Sobre ele veio o Espírito do Senhor, não um espírito de profecia, mas um espírito de sabedoria e resolução, conforme a ocasião, pondo em sua boca palavras não preparadas de antemão, próprias tanto para tranquilizar Davi quanto para animar os que acompanhavam Amasai.
Nada poderia ser dito com mais beleza, vivacidade ou pertinência para aquela ocasião. Em seu próprio nome e no de todos os seus companheiros, (1.) ele declarou uma adesão muito sincera a Davi e a seus interesses, contra todos os que se opunham a ele, e a resolução de permanecer ao seu lado mesmo arriscando tudo o que lhe era precioso: “Teus somos, Davi, e estamos do teu lado, tu, filho de Jessé”.
Ao chamá-lo filho de Jessé, lembravam a si mesmos que Davi descendia diretamente de Naassom e Salmom, que em seu tempo foram príncipes da tribo de Judá. Saul o chamava assim com desprezo (1 Samuel 20:27; 22:7), mas eles viam nisso uma honra para Davi. Estavam convencidos de que Deus estava do lado dele; e por isso: “Teus somos, Davi, e estamos do teu lado”.
É bom, se temos de tomar partido, ficar do lado dos que estão do lado de Deus e o têm consigo. (2.) Ele desejou prosperidade a Davi e à sua causa, não brindando à sua saúde, mas orando por paz para ele e para todos os seus amigos e simpatizantes:
“Paz, paz seja contigo, todo o bem que teu coração deseja; e paz seja com os que te ajudam, entre os quais desejamos ser contados, para que a paz esteja sobre nós.”
(3.) Ele lhe assegurou a ajuda do céu: “Pois teu Deus te ajuda; por isso desejamos que haja paz, e por isso não duvidamos de que haverá paz para ti e para os que te ajudam. Deus é teu Deus, e os que o têm por seu Deus sem dúvida o têm por seu ajudador em todo momento de necessidade e perigo.”
Das palavras de Amasai podemos aprender como testemunhar nosso afeto e nossa lealdade ao Senhor Jesus. Devemos pertencer a ele sem reservas e sem poder revogar essa decisão. Devemos estar prontos a aparecer e agir ao lado dele.
Devemos desejar de coração que seus interesses prosperem: “Hosana! Prosperidade ao seu evangelho e ao seu reino”; pois seu Deus o ajuda e continuará ajudando até que ele tenha derrubado todo domínio, principado e poder que se opõe a ele.
- Davi os acolheu alegremente como aliados de seus interesses e seus amigos. A caridade e a honra nos ensinam a abandonar nossas suspeitas assim que recebemos garantias satisfatórias: Davi os recebeu e os promoveu a capitães da sua tropa.
IV. Alguns de Manassés também se juntaram a ele, v. 19. A Providência lhes deu uma boa oportunidade de fazê-lo quando Davi e seus homens atravessaram o território deles nessa ocasião. Aquis levou Davi consigo quando saiu para lutar contra Saul; porém, os chefes dos filisteus o obrigaram a se retirar. Temos essa história em 1 Samuel 29:4, etc.
Na volta, alguns homens importantes de Manassés, que não tinham disposição para se juntar a Saul contra os filisteus, aliaram-se a Davi muito oportunamente para ajudá-lo contra o bando de amalequitas que havia saqueado Ziclague. Não eram muitos, mas todos eram homens valentes e prestaram bons serviços a Davi naquela ocasião (1 Samuel 30).
Veja como a Providência provê. Os interesses de Davi cresceram de modo surpreendente justamente quando ele precisava recorrer a eles, v. 22. Forças auxiliares afluíam diariamente, até ele ter um grande exército. Quando a promessa está para nascer, deixe que Deus encontre a força necessária para trazê-la à luz.
Versículos 23 a 40
O Exército de Davi. (a.C. 1048.)
Temos aqui um relato dos que trabalharam ativamente para consolidar Davi no trono depois da morte de Isbosete. Lemos (1 Crônicas 11:1 e, antes disso, 2 Samuel 5:1) que todas as tribos de Israel vieram, pessoalmente ou por meio de seus representantes, a Hebrom para fazer Davi rei.
Agora temos aqui um relato do contingente que cada tribo trouxe, armado e pronto para a guerra caso surgisse alguma oposição, v. 23. Podemos observar aqui:
I. Que as tribos que moravam mais perto trouxeram menos homens: Judá, apenas 6.800 (v. 24); Simeão, apenas 7.100 (v. 25). Já Zebulom, que morava longe, trouxe 50.000; Aser, 40.000; e as duas tribos e meia do outro lado do Jordão, 120.000.
Isso não quer dizer que as tribos vizinhas fossem indiferentes à causa; mas elas demonstraram tanta prudência ao trazer poucos homens, visto que os demais homens dessas tribos estavam tão perto e podiam ser convocados, quanto as outras demonstraram zelo ao trazer tantos. Os homens de Judá tinham trabalho suficiente para receber os que vinham de longe.
II. Os próprios levitas e os sacerdotes (chamados aqui de aronitas) mostraram grande empenho nessa causa e estavam prontos, se fosse necessário, a lutar por Davi, assim como a orar por ele, pois sabiam que Deus o havia chamado para governar, vv. 26-28.
III. Até alguns parentes de Saul passaram para o lado de Davi (v. 29), embora não tantos quanto das outras tribos, pois uma afeição insensata pela própria tribo e o ciúme por sua honra mantiveram muitos deles por longo tempo ligados à causa decadente da família de Saul. O parentesco nunca deve prevalecer sobre a consciência. Não chamem nenhum homem de Pai nesse sentido, mas somente a Deus.
IV. Diz-se da maioria desses homens que eram valentes (v. 25, 28, 30), de outros que eram experientes na guerra (v. 35, 36) e de todos que sabiam manter a formação, v. 38. Tinham muito ardor guerreiro e, ainda assim, eram disciplinados e sujeitos às regras da ordem: corações ardentes, mas cabeças frias.
V. Alguns foram previdentes o bastante para trazer consigo armas e todos os instrumentos de guerra (v. 24, 33, 37), pois como poderiam pensar que Davi seria capaz de equipá-los?
VI. Os homens de Issacar eram os menos numerosos de todos, apenas duzentos e, ainda assim, tão úteis à causa de Davi quanto os que trouxeram os maiores contingentes, pois esses poucos eram, na prática, toda a tribo. Pois:
- Eram homens de grande habilidade, acima de qualquer um dos seus vizinhos, homens que entendiam os tempos, para saber o que Israel devia fazer.
Entendiam os ciclos da natureza, sabiam discernir o aspecto do céu e prever o tempo; podiam aconselhar seus vizinhos sobre as épocas apropriadas para arar, semear e colher, etc. Ou entendiam os tempos cerimoniais, as datas marcadas para as festas solenes; por isso se diz que convocavam o povo ao monte (Deuteronômio 33:19), pois os almanaques não eram tão comuns naquela época como são agora.
Ou, antes, entendiam os tempos políticos: compreendiam os assuntos públicos, o estado de espírito da nação e as tendências dos acontecimentos presentes. Dizer que conhecem os tempos é uma forma de descrever os estadistas (Ester 1:13). Os homens dessa tribo se dedicavam muito aos assuntos públicos, recebiam boas informações de fora e faziam bom uso delas.
Sabiam o que Israel devia fazer: pela observação e pela experiência, aprenderam tanto o próprio dever e interesse quanto os dos outros. Naquela conjuntura crítica, sabiam que Israel devia fazer Davi rei. Não era apenas conveniente, mas necessário; a situação presente o exigia.
Os homens de Issacar se ocupavam principalmente dos negócios do campo e pouco se intrometiam nos assuntos públicos, o que lhes dava oportunidade de observar os outros e conversar entre si. Um espectador às vezes enxerga mais do que um jogador.
- Eram homens de grande influência, pois todos os seus irmãos estavam sob seu comando. Como o povo daquela tribo havia curvado o ombro para carregar (Gênesis 49:15), os homens importantes podiam chamá-los e ser prontamente atendidos. Daí lemos sobre os príncipes de Issacar em Juízes 5:15. Eles sabiam governar, e os demais sabiam obedecer.
É realmente bom quando os que devem liderar são inteligentes e criteriosos, e os que devem segui-los são modestos e obedientes.
VII. Diz-se de todos eles que se empenharam nessa missão com coração íntegro (v. 38) e, particularmente dos homens de Zebulom, que não tinham coração dividido, v. 33. Eram, nessa questão, verdadeiros israelitas, nos quais não havia engano. E esta era a perfeição deles: tinham um só coração, v. 38. Ninguém tinha interesses particulares, mas todos buscavam o bem comum.
VIII. Os homens de Judá e os das demais tribos vizinhas prepararam provisões para abastecer seus respectivos acampamentos quando vieram a Hebrom, v. 39, 40. Os que tiveram menos trabalho para viajar até essa reunião, ou congresso de estados, julgaram-se obrigados a arcar com uma parte maior das despesas para receber os demais, de modo que houvesse certa igualdade.
Preparou-se um grande banquete (banquete que foi feito para o riso, Eclesiastes 10:19) nessa ocasião, pois havia alegria em Israel, v. 40. E com razão, pois, quando os justos governam, a cidade se alegra.
Assim, quando o trono de Cristo é estabelecido numa alma, há, ou deveria haver, grande alegria nela; e são preparadas provisões para seu banquete, não, como aqui, por dois ou três dias, mas por toda a vida; ou melhor, por toda a eternidade.