Matthew Henry

1 Crônicas 13

Argumento

No capítulo anterior, Davi foi feito rei, e assim o governo civil ficou bem estabelecido. Neste capítulo, cuida-se da religião.

I. Davi consulta os representantes do povo sobre tirar a arca de sua obscuridade e levá-la a um lugar público; eles decidem fazê-lo, vv. 1-4.

II. Com muita solenidade e alegria, ela é levada de Quiriate-Jearim, vv. 5-8.

III. Uzá é ferido de morte por tocá-la. Isso, naquele momento, interrompe a alegria da solenidade e seu andamento, vv. 9-14.

Versículos 1 a 8

A Transferência da Arca. (a.C. 1048.)

Temos aqui:

I. A proposta piedosa de Davi de levar a arca de Deus a Jerusalém, para que a cidade real também fosse a cidade santa, vv. 1-3. Não tínhamos essa parte da história em Samuel. Podemos observar nesta proposta:

  1. Que, assim que Davi se firmou no trono, passou a pensar na arca de Deus: “Tragamos a arca para nós”, v. 3. Ele tinha dois propósitos nisso:

(1.) Honrar a Deus, mostrando respeito por sua arca, sinal de sua presença. Assim que teve poder nas mãos, quis usá-lo para promover e incentivar a religião.

Repare: a primeira e maior preocupação daqueles que enriquecem e recebem um cargo deve ser honrar a Deus com suas honras e servir a ele e aos interesses de seu reino entre os homens com sua riqueza e seu poder.

Davi não disse: “Que coisa pomposa farei agora?”, nem: “Que coisa agradável?”, mas: “Que coisa piedosa?”

(2.) Receber o consolo e o benefício daquele oráculo sagrado. “Tragamo-lo para nós, não apenas para que lhe demos honra, mas para que ele seja uma bênção para nós.” Os que honram a Deus beneficiam a si mesmos.

Repare: é sabedoria dos que iniciam sua vida no mundo levar consigo a arca de Deus, fazer dos oráculos dele seus conselheiros e de suas leis sua regra. Os que assim começam no temor de Deus provavelmente prosseguirão em seu favor.

  1. Que Davi consultou os líderes do povo a respeito disso, v. 1. Sem dúvida era uma obra muito boa e, como rei, ele tinha autoridade para ordená-la. Ainda assim, preferiu realizá-la mediante consulta, por três motivos:

(1.) Que ele queria mostrar respeito aos homens importantes do reino e honrá-los. Embora o tivessem feito rei, ele não governaria com mão pesada. Não disse: “É nossa vontade e nossa ordem, e nosso prazer real, que vocês façam isto e aquilo; e seremos obedecidos”.

Mas disse: “Se lhes parecer bem, e se vocês julgarem que a iniciativa vem do Senhor, nosso Deus, enviemos ordens com esse propósito”. Nenhum príncipe sábio desejará ser absoluto. A lealdade do povo se firma melhor quando se obtém sua concordância por meio de seus representantes. Feliz, então, é você, ó Grã-Bretanha!

(2.) Que ele queria receber conselhos deles sobre como fazê-lo: se deveria ser naquele momento e se deveria ser publicamente. O próprio Davi era um homem muito inteligente e, ainda assim, consultou seus capitães, pois na multidão de conselheiros há segurança. É sábio aproveitar a sabedoria dos outros.

(3.) Que, ao participarem, a ação fosse mais facilmente reconhecida como nacional e, assim, alcançasse uma bênção nacional.

  1. Que Davi queria convocar todo o povo para comparecer nessa ocasião, tanto para honra da arca quanto para satisfação e edificação do povo, v. 2. Observe:

(1.) Ele chama o povo comum de irmãos, o que revela sua humildade, sua disposição de se aproximar deles apesar de sua elevação e o terno cuidado que tinha por eles. Da mesma forma, nosso Senhor Jesus não se envergonha de chamar seu povo de irmãos (Hebreus 2:11).

(2.) Ele fala do povo como um remanescente que escapara: “Nossos irmãos que restaram em toda a terra de Israel”. Haviam passado por providências que os dispersaram. Suas guerras contra os filisteus e contra a casa de Saul haviam devastado a terra e matado muitos.

Agora esperamos ver o fim dessas aflições. Que os sobreviventes sejam estimulados pelos juízos recentes e pelas misericórdias presentes a buscar a Deus.

(3.) Ele cuida de convocar especialmente os sacerdotes e levitas para acompanhar a arca, pois isso era particularmente sua atribuição. Assim também os governantes cristãos devem estimular os ministros a cumprir seu dever quando os veem negligentes.

  1. Que tudo isso parte da condição de que a iniciativa venha do Senhor, seu Deus. “Embora pareça bom a vocês e a mim, ainda assim, se não vier do Senhor, nosso Deus, não o faremos.” Seja o que for que empreendamos, devemos perguntar: “Vem do Senhor? Está de acordo com sua vontade? Podemos obter sua aprovação nisso? Podemos esperar que ele nos reconheça?”

  2. Que era necessário, assim, corrigir o que estivera errado no reinado anterior e, por assim dizer, expiar sua negligência: “Pois não consultamos a arca nos dias de Saul, e esta foi a razão de as coisas terem ido tão mal para nós. Corrijamos esse erro inicial, e então poderemos esperar ver nossos assuntos em melhores condições”.

Observe: Davi não faz críticas rabugentas a Saul. Não diz: “Saul nunca se importou com a arca, pelo menos no fim de seu reinado”. Mas, em termos gerais, diz: “Não a consultamos”, incluindo-se entre os culpados dessa negligência. Convém mais julgar a nós mesmos que aos outros. Homens bons e humildes lamentam sua parte na culpa nacional e tomam para si a vergonha (Daniel 9:5, etc.).

II. O povo prontamente concordou com essa proposta (v. 4): “A coisa era reta aos olhos de todo o povo”. Ninguém podia dizer o contrário: tratava-se de uma obra muito boa e oportuna. Assim, decidiram, nemine contradicente, isto é, unanimemente, que a fariam.

Os que propõem prudentemente uma boa obra e tomam a dianteira nela talvez encontrem uma concordância mais pronta do que esperavam. Os homens importantes não sabem quanto bem são capazes de fazer por sua influência sobre os outros.

III. A solenidade de levar a arca, v. 5, etc., da qual já lemos em 2 Samuel 6:1, etc. Por isso, aqui observaremos apenas:

  1. Que vale a pena viajar de longe para acompanhar a arca de Deus. Vieram de todas as partes da terra, desde o rio do Egito, no extremo sul, até a entrada de Hamate, no extremo norte (v. 5), para dar honra a essa solenidade.

  2. Que temos grande motivo para nos alegrar com a restauração das ordenanças negligenciadas e o retorno dos sinais da presença de Deus. Quando a luz da religião sai da obscuridade, é professada aberta e livremente, recupera sua honra e recebe o apoio dos príncipes e dos poderosos, isso é um presságio tão feliz para um povo que merece ser acolhido com todas as demonstrações possíveis de alegria.

  3. Quando ordenanças há muito abandonadas são restauradas, é muito comum que até homens sábios e bons cometam erros. Quem imaginaria que Davi cometeria o erro de transportar a arca num carro? V. 7. Como os filisteus a haviam transportado assim, e uma providência especial guiara o carro (1 Samuel 6:12), Davi pensou que os israelitas também poderiam fazê-lo.

Devemos, porém, andar segundo a regra, e não segundo um exemplo que se afasta dela, nem mesmo quando a Providência aprovou aquele exemplo.

Versículos 9 a 14

A Morte de Uzá. (a.C. 1048.)

Já lemos sobre o golpe contra Uzá, que pôs fim a toda a alegria, em 2 Samuel 6:6, etc.

  1. Que o pecado de Uzá nos advirta a todos a tomar cuidado com a presunção, a imprudência e a irreverência ao lidar com as coisas santas (v. 9), e a não pensar que uma boa intenção justifique uma má ação. Na comunhão com Deus, precisamos vigiar cuidadosamente nosso coração, para que a familiaridade não gere desprezo e não pensemos que Deus nos deve algo.

  2. Que o castigo de Uzá nos convença de que o Deus com quem temos de lidar é um Deus zeloso. Sua morte, como a de Nadabe e Abiú, proclama em alta voz que Deus será santificado naqueles que se aproximam dele (Levítico 10:3), e que, quanto mais próximos estão dele, mais desagrado lhe causam suas presunções.

Não ousemos tratar Deus com leviandade ao nos aproximarmos dele; e, ainda assim, por meio de Cristo, cheguemos com confiança ao trono da graça, pois vivemos sob a dispensação da liberdade e da graça, não da escravidão e do terror.

  1. Que o abatimento que isso causou na alegria de Israel nos lembre de sempre nos alegrarmos com tremor e servirmos ao Senhor com temor, mesmo quando o servimos com alegria.

  2. Que o desagrado de Davi nessa ocasião nos advirta a vigiar nosso espírito quando recebemos repreensões divinas, para que não entremos em desavença com Deus em vez de nos submetermos a ele. Se Deus está irado conosco, ousaremos nós nos irar com ele?

  3. Que a interrupção dessa solenidade nos advirta a não abandonar nosso dever por causa das providências destinadas apenas a nos afastar dos pecados. Davi deveria ter prosseguido com a obra, apesar do golpe contra Uzá. Assim, a ruptura poderia ter sido reparada.

  4. Que a bênção que a arca trouxe à casa de Obede-Edom nos anime a receber em nossa casa as ordenanças de Deus, crendo que ninguém perde por hospedar a arca. Que ela não nos seja menos preciosa porque para alguns é pedra de tropeço e rocha de escândalo.

Se para alguns o evangelho é cheiro de morte para morte, como a arca o foi para Uzá, ainda assim recebamo-lo com amor, e ele será para nós cheiro de vida para vida.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra