1 Coríntios 9
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo parece responder a algumas objeções capciosas contra ele próprio:
I. Ele afirma a sua missão e autoridade apostólicas e apresenta o seu êxito entre eles como testemunho delas, v. 1, 2.
II. Ele reivindica o direito de subsistir pelo seu ministério e o defende com diversas razões provenientes da razão natural e da lei mosaica, e afirma ser também uma constituição de Cristo, vv. 3-14.
III. Ele mostra que voluntariamente havia renunciado a esse privilégio e poder para benefício deles, vv. 15-18.
IV. Ele especifica diversas outras coisas em que havia negado a si mesmo por causa do interesse espiritual e da salvação de outros homens, vv. 19-23.
E, V. Encerra a sua razão mostrando o que o animava a esse proceder, precisamente a perspectiva de uma coroa incorruptível, v. 24 até o fim.
Versículos 1 a 2
Direitos de um Ministro Cristão. (d.C. 57.)
O bem-aventurado Paulo, na obra do seu ministério, encontrou não somente oposição dos de fora, mas também desânimo dos de dentro. Estava sob descrédito; falsos irmãos questionavam o seu apostolado e eram muito diligentes em diminuir o seu caráter e rebaixar a sua reputação.
Particularmente aqui em Corinto, lugar ao qual havia sido instrumento para fazer muito bem, e do qual havia merecido boa retribuição; e, contudo, havia entre eles aqueles que nesses pontos lhe causavam grande inquietação. Repare:
Não é coisa estranha nem nova um ministro encontrar retribuições muito pouco bondosas por grande boa vontade para com um povo e por serviços diligentes e bem-sucedidos entre eles. Alguns entre os coríntios questionavam, se não negavam, o seu caráter apostólico.
Às suas objeções capciosas ele responde aqui, de tal maneira que se apresenta como exemplo notável daquela abnegação para o bem dos outros que havia recomendado no capítulo anterior. E:
- Ele afirma a sua missão e caráter apostólicos: “Não sou eu apóstolo? Não vi Jesus Cristo, nosso Senhor?” Ser testemunha da sua ressurreição era um grande ramo do encargo apostólico.
“Agora”, diz Paulo, “não vi o Senhor, embora não imediatamente depois da sua ressurreição, contudo desde a sua ascensão?” Veja 1 Coríntios 4:8.
“Não sou eu livre? Não tenho a mesma comissão, encargo e poderes que os outros apóstolos? Que respeito, ou honra, ou subsistência podem eles reivindicar que eu não esteja em liberdade de exigir assim como eles?”
Não era porque não tivesse direito de viver do evangelho que se sustentava com as suas próprias mãos, mas por outros motivos.
- Ele apresenta o êxito do seu ministério entre eles e o bem que lhes havia feito como prova do seu apostolado: “Não sois vós a minha obra no Senhor? Pela bênção de Cristo sobre os meus trabalhos, não levantei uma igreja entre vós? O selo do meu apostolado sois vós no Senhor.”
“A vossa conversão por meu intermédio é uma confirmação de Deus da minha missão.” Repare: Os ministros de Cristo não deveriam achar estranho serem levados a provar o seu ministério por alguns que tiveram evidência, por experiência própria, do seu poder e da presença de Deus com ele.
- Ele repreende justamente os coríntios pelo seu desrespeito: Sem dúvida, se não sou apóstolo para outros, sou para vocês, v. 2. Trabalhei por tanto tempo e com tanto êxito entre vocês que vocês, acima de todos os outros, deveriam reconhecer e honrar o meu caráter, e não questioná-lo. Repare:
Não é coisa nova os ministros fiéis encontrarem o pior tratamento onde poderiam esperar o melhor. Essa igreja em Corinto tinha tanto motivo para crer, e tão pouco motivo para questionar, a sua missão apostólica quanto qualquer outra; tinha tanto motivo, talvez mais do que qualquer igreja, para lhe prestar respeito.
Ele havia sido instrumento para trazê-los ao conhecimento e à fé de Cristo; trabalhou muito tempo entre eles, quase dois anos, e trabalhou com bom resultado, tendo Deus muito povo entre eles. Veja Atos 18:10, 11. Era ingratidão agravada esse povo questionar a sua autoridade.
Versículos 3 a 13
Direitos de um Ministro Cristão. (d.C. 57.)
Tendo afirmado a sua autoridade apostólica, ele prossegue reivindicando os direitos pertencentes ao seu ofício, especialmente o de ser sustentado por ele.
I. Ele os declara, vv. 3-6. “A minha resposta aos que me examinam” (isto é, investigam a minha autoridade, ou os motivos da minha conduta, se sou apóstolo) é esta: “Não temos poder para comer e beber” (v. 4), ou direito ao sustento?
“Não temos poder para levar conosco uma irmã, uma esposa, assim como os outros apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas”; e não somente para sermos sustentados nós mesmos, mas para que elas sejam sustentadas também?
Embora Paulo estivesse solteiro naquele tempo, tinha direito de tomar uma esposa quando lhe agradasse, levá-la consigo e esperar sustento para ela, assim como para si mesmo, das igrejas. Talvez Barnabé tivesse esposa, como os outros apóstolos certamente tinham, e as levavam consigo.
Pois que uma esposa deve ser entendida aqui por irmã-mulher, adelphen gynaika, fica claro nisto: que teria sido inteiramente impróprio os apóstolos levarem mulheres consigo, a menos que fossem esposas.
A palavra implica que tinham poder sobre elas e podiam exigir que os acompanhassem, o que ninguém poderia ter sobre quaisquer outras além de esposas ou servas. Agora, os apóstolos, que trabalhavam pelo seu pão, não parecem ter tido capacidade de comprar ou ter servos para levar consigo.
Sem mencionar que teria suscitado suspeita levar consigo até mulheres servas, e muito mais outras mulheres com quem não eram casados, para o que os apóstolos nunca dariam nenhuma ocasião.
O apóstolo, por isso, afirma claramente que tinha direito de casar-se assim como os outros apóstolos e reivindicar das igrejas sustento para a sua esposa, ou melhor, e para os seus filhos também, se tivesse algum, sem trabalhar com as suas próprias mãos para obtê-lo.
“Ou somente eu e Barnabé não temos poder para deixar de trabalhar?”, v. 6. Em suma, o apóstolo reivindica aqui das igrejas sustento tanto para ele quanto para os seus. Isso lhe era devido por elas, e era o que podia reivindicar.
II. Ele prossegue, por diversas razões, para provar a sua reivindicação:
- Da prática e das expectativas comuns da humanidade. Os que se dedicam e se entregam a qualquer ocupação no mundo esperam viver dela. Os soldados esperam ser pagos pelo seu serviço. Os lavradores e pastores esperam obter o seu meio de vida dos seus trabalhos.
Se plantam vinhas, e as tratam e cultivam, é com expectativa de fruto; se alimentam um rebanho, é com a expectativa de serem alimentados e vestidos por ele!
“Quem vai à guerra em qualquer tempo à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem alimenta um rebanho e não come do seu leite?”, vv. 7-9. Repare: É muito natural e muito razoável que os ministros esperem um meio de vida dos seus trabalhos.
- Ele argumenta a partir da lei judaica: “Digo essas coisas como homem? Ou não diz a lei o mesmo também?”, v. 8. É isso meramente um ditame da razão comum e conforme somente ao uso comum? Não: é também condizente com a antiga lei.
Deus havia nela ordenado que o boi não fosse amordaçado enquanto debulhava o grão, nem impedido de comer enquanto preparava o grão para o uso do homem e o debulhava da espiga.
Mas essa lei não foi dada principalmente pela consideração de Deus pelos bois, ou preocupação com eles, mas para ensinar à humanidade que todo ânimo devido deveria ser dado aos que são empregados por nós ou trabalham para o nosso bem; que os trabalhadores deveriam provar do fruto dos seus trabalhos.
Os que aram deveriam arar em esperança; e os que debulham em esperança deveriam participar da sua esperança, v. 10. A lei diz isso acerca dos bois por nossa causa. Repare: Os que se empenham em fazer bem às nossas almas não deveriam ter a sua boca amordaçada, mas ter alimento providenciado para eles.
- Ele argumenta da equidade comum: “Se vos semeamos coisas espirituais, é grande coisa se colhermos as vossas coisas carnais?” O que haviam semeado era muito melhor do que esperavam colher. Lhes haviam ensinado o caminho para a vida eterna e trabalhado de coração para colocá-los de posse dela.
Certamente não era grande coisa, enquanto se entregavam a essa obra, esperar sustento para a sua própria vida temporal. Haviam sido instrumentos para lhes transmitir as maiores bênçãos espirituais; e não tinham reivindicação a uma participação tão grande nas suas coisas carnais quanto era necessário para sustentá-los? Repare:
Os que desfrutam benefícios espirituais pelo ministério da palavra não deveriam dar de má vontade sustento aos que estão empregados nessa obra. Se receberam benefício real, pensaríamos que não poderiam lhes dar isso de má vontade.
Quê! Obter tanto bem por meio deles e, contudo, fazer-lhes tão pouco bem de má vontade! É isso grato ou equitativo?
- Ele argumenta do sustento que proporcionavam a outros: “Se outros participam desse poder sobre vós, não nós antes?” Vocês consentem a outros esse sustento e confessam justa a sua reivindicação; mas quem tem reivindicação tão justa quanto eu da igreja de Corinto?
Quem deu maior evidência da missão apostólica? Quem trabalhou tanto pelo bem de vocês, ou fez semelhante serviço entre vocês? Repare: Os ministros deveriam ser valorizados e providos segundo o seu valor.
“Contudo”, diz o apóstolo, “não usamos esse poder; mas suportamos todas as coisas, para não impedirmos o evangelho de Cristo.” Não insistimos no nosso direito, mas antes estivemos em apertos para servir aos interesses do evangelho e promover a salvação das almas.
Ele renunciava ao seu direito antes que, ao reivindicá-lo, impedisse o seu êxito. Negava a si mesmo por medo de causar ofensa; mas afirmava o seu direito para que a sua abnegação não se mostrasse prejudicial ao ministério. Repare:
É provável que apele mais eficazmente pelos direitos dos outros quem mostra generoso desinteresse pelos seus próprios. Fica claro, nesse caso, que a justiça, e não o amor-próprio, é o princípio pelo qual é movido.
- Ele argumenta da antiga instituição judaica: Não sabem que os que ministram acerca das coisas santas vivem das coisas do templo, e os que servem ao altar participam com o altar?, v. 13.
E, se o sacerdócio judaico era sustentado das coisas santas então oferecidas, não terão os ministros de Cristo sustento do seu ministério? Não há tanto motivo para que sejamos sustentados quanto eles?
Ele afirma ser a instituição de Cristo: Assim também o Senhor ordenou que os que pregam o evangelho vivam do evangelho (v. 14), tenham direito a sustento, embora não obrigados a exigi-lo e insistir nele.
É dever do povo sustentar o seu ministro, pela designação de Cristo, embora não seja dever imposto a todo ministro pedir ou aceitar isso. Ele pode renunciar ao seu direito, como Paulo fez, sem ser pecador; mas transgridem uma designação de Cristo aqueles que o negam ou retêm.
Os que pregam o evangelho têm direito de viver dele; e os que se aplicam ao seu ministério e, contudo, não pensam na sua subsistência faltam muito ao seu dever para com Cristo e ao respeito que lhes é devido.
Versículos 15 a 18
A Dedicação do Apóstolo. (d.C. 57.)
Aqui ele lhes diz que, apesar disso, havia renunciado ao seu privilégio, e estabelece o seu motivo para fazê-lo.
I. Ele lhes diz que havia deixado de reivindicar o seu direito no passado: “Não usei nenhuma dessas coisas”, v. 15. Ele nem comia nem bebia à custa deles, nem levava consigo uma esposa para ser sustentada por eles, nem deixava de trabalhar para sustentar-se.
De outros recebia sustento, mas não deles, por alguns motivos especiais. Nem escreveu isso para fazer agora a sua reivindicação. Embora afirme aqui o seu direito, contudo, não reivindica o que lhe é devido; mas nega a si mesmo por causa deles e do evangelho.
II. Temos o motivo apresentado para o seu exercício dessa abnegação. Não queria que o seu gloriar-se fosse anulado: seria melhor ele morrer do que algum homem anular o seu gloriar-se, v. 15. Esse gloriar-se não implicava em si nada de vanglória, ou presunção, ou busca de aplauso, mas um elevado grau de satisfação e conforto.
Era um prazer singular para ele pregar o evangelho sem torná-lo oneroso; e estava decidido a não perder essa satisfação entre eles. As suas vantagens para promover o evangelho eram a sua glória, e ele as valorizava acima dos seus direitos ou da sua própria vida.
Melhor seria ele morrer do que ter anulado o seu gloriar-se, do que ser justamente dito que preferia o seu salário à sua obra. Não: estava pronto a negar a si mesmo por causa do evangelho. Repare: É a glória de um ministro preferir o êxito do seu ministério ao seu interesse e negar a si mesmo para poder servir a Cristo e salvar almas.
Não que, ao fazê-lo, faça mais do que deve; continua agindo dentro dos limites da lei da caridade. Mas age por princípios na verdade nobres, traz muita honra a Deus ao fazê-lo; e aqueles que o honram ele honrará.
Isso é o que Deus aprovará e elogiará, e um homem pode valorizar-se por isso e encontrar conforto nisso, embora não possa fazer disso um mérito diante de Deus.
III. Ele mostra que essa abnegação era mais honrosa em si e lhe proporcionava muito mais contentamento e conforto do que a sua pregação:
“Embora eu pregue o evangelho, não tenho de que me gloriar; pois a necessidade me é imposta; sim, ai de mim se não pregar o evangelho”, v. 16. É o meu encargo, a minha ocupação; é a obra para a qual sou constituído apóstolo, 1 Coríntios 1:17.
Esse é um dever expressamente imposto a mim. Não é, em nenhum grau, questão de liberdade. A necessidade está sobre mim. Sou falso e infiel à minha incumbência, quebro um mandamento claro e expresso, e ai de mim se não pregar o evangelho.
Os que são separados para o ofício do ministério têm por encargo pregar o evangelho. Ai deles se não o fizerem. Disso ninguém é excetuado. Mas não é dado como encargo a todos, nem a nenhum pregador do evangelho, fazer a sua obra gratuitamente, pregar e não ter sustento dela.
Não se diz: “Ai dele se não pregar o evangelho e, contudo, sustentar a si mesmo”. Nesse ponto, ele está mais em liberdade. Pode ser seu dever pregar em algumas ocasiões e sob algumas circunstâncias sem receber sustento por isso; mas tem, em geral, direito a ele e pode esperá-lo daqueles entre os quais trabalha.
Quando renuncia a esse direito por causa do evangelho e das almas dos homens, embora não pratique obras supererrogatórias, contudo, nega a si mesmo, renuncia ao seu privilégio e direito; faz mais do que o seu encargo e ofício em geral e em todos os tempos o obrigam.
Ai dele se não pregar o evangelho; mas às vezes pode ser seu dever insistir no seu sustento por fazê-lo, e, sempre que deixa de reivindicá-lo, abre mão do seu direito, embora um homem possa às vezes ser obrigado a fazê-lo pelos deveres gerais de amor a Deus e caridade para com os homens. Repare:
É uma elevada conquista na religião renunciar aos nossos próprios direitos para o bem dos outros; isso dará direito a uma recompensa peculiar de Deus. Pois:
IV. O apóstolo nos informa aqui que cumprir o nosso dever com mente disposta encontrará graciosa retribuição de Deus: “Se faço isto”, isto é, ou prego o evangelho ou não recebo sustento, “voluntariamente, tenho recompensa”.
De fato, somente o serviço voluntário é capaz de recompensa de Deus. Não é o mero cumprimento de qualquer dever, mas o cumprimento dele de coração (isto é, voluntária e alegremente) que Deus prometeu recompensar.
Deixem o coração fora dos nossos deveres, e Deus os abomina: são apenas as carcaças, sem a vida e o espírito, da religião. Devem pregar voluntariamente aqueles que querem ser aceitos por Deus nesse dever. Devem fazer da sua ocupação um prazer e não considerá-la trabalho penoso.
E os que, por consideração à honra de Deus ou ao bem das almas, abrem mão da sua reivindicação a sustento deveriam cumprir esse dever voluntariamente, se querem ser aceitos nele ou recompensados por ele.
Mas, quer o dever do ofício seja cumprido voluntariamente ou com relutância, quer o coração esteja nele ou contrário a ele, todos os que estão no ofício têm uma incumbência e encargo de Deus, pelos quais devem prestar contas.
Os ministros têm uma dispensação do evangelho, ou mordomia, oikonomia (Lucas 16:2), confiada a eles. Repare:
Os servos voluntários de Cristo não deixarão de receber uma retribuição, e essa proporcional à sua fidelidade, zelo e diligência; e os seus servos preguiçosos e relutantes serão todos chamados a prestar contas.
Tomar o seu nome e professar fazer a sua ocupação tornará os homens responsáveis diante do seu tribunal. E que triste prestação de contas os servos preguiçosos têm de dar!
V. O apóstolo resume a razão, pondo diante deles a esperança animadora que tinha de uma grande retribuição pela sua notável abnegação: “Qual é então a minha recompensa?”, v. 18. Por que coisa espero retribuição de Deus?
Que, quando prego o evangelho, possa fazê-lo sem custo, para não abusar do meu poder no evangelho. Ou: “Não reivindicar de tal modo os meus direitos que os faça destruir as grandes intenções e fins do meu ofício, mas renunciar a eles por causa desses fins”.
É abuso de poder empregá-lo contra os próprios fins para os quais é dado. E o apóstolo nunca usaria o seu poder, ou privilégio de ser sustentado pelo seu ministério, de modo a frustrar os seus fins, mas voluntária e alegremente negaria a si mesmo pela honra de Cristo e pelo interesse das almas.
Os ministros que seguem o seu exemplo podem ter alegres expectativas de plena retribuição.
Versículos 19 a 23
A Dedicação do Apóstolo. (d.C. 57.)
O apóstolo aproveita a ocasião do que antes havia discorrido para mencionar alguns outros exemplos da sua abnegação e de abrir mão da sua liberdade para benefício dos outros.
I. Ele afirma a sua liberdade (v. 19): “Embora eu seja livre de todos os homens”. Nasceu livre, cidadão de Roma. Não estava em servidão a ninguém nem dependia de ninguém para a sua subsistência; contudo, fez de si mesmo servo de todos, para ganhar mais.
Comportava-se como servo; trabalhava pelo bem deles como servo; era cuidadoso em agradar, como servo ao seu senhor; agia em muitos casos como se não tivesse privilégios; e isso para ganhar mais, ou fazer mais convertidos ao cristianismo. Fez de si mesmo servo para que eles fossem tornados livres.
II. Ele especifica alguns particulares em que fez de si mesmo servo de todos. Adaptava-se a toda espécie de pessoas:
Para os judeus e os que estavam sob a lei, tornou-se judeu e como sob a lei, para ganhá-los. Embora considerasse a lei cerimonial um jugo retirado por Cristo, contudo, em muitos casos submeteu-se a ela para influenciar os judeus, remover os seus preconceitos, conseguir que ouvissem o evangelho e conquistá-los para Cristo.
Para os que estão sem a lei, como sem lei, isto é, para os gentios, quer convertidos à fé cristã quer não. Em coisas inocentes, podia conformar-se aos usos ou caprichos das pessoas para vantagem delas. Raciocinava com os filósofos à maneira deles próprios.
E, quanto aos gentios convertidos, comportava-se entre eles como alguém que não estava sob a servidão das leis judaicas, como havia afirmado e sustentado acerca deles, embora não agisse como pessoa sem lei, mas como alguém ligado pelas leis de Cristo.
Não transgrediria nenhuma lei de Cristo para agradar ou satisfazer o capricho de qualquer homem; mas se adaptaria a todos os homens, onde pudesse fazê-lo licitamente, para ganhar alguns.
Paulo era o apóstolo dos gentios e, assim, poderíamos pensar que poderia ter se escusado de conformar-se aos judeus; e, contudo, para lhes fazer bem e conquistá-los para Cristo, deixava de usar, em coisas inocentes, o poder que tinha para agir de outra maneira e se conformava a alguns dos seus usos e leis.
E, embora pudesse, em virtude desse caráter, ter reivindicado autoridade sobre os gentios, contudo, adaptava-se, tanto quanto inocentemente podia, aos seus preconceitos e maneiras de pensar. Fazer bem era o empenho e ocupação da sua vida; e, desde que pudesse alcançar esse fim, não insistia em privilégios e minúcias.
- Para os fracos tornou-se como fraco, para ganhar os fracos, v. 22. Estava disposto a fazer deles o melhor juízo possível. Não os desprezava nem julgava, mas se tornava como um deles, deixava de usar a sua liberdade por causa deles e era cuidadoso em não pôr nenhuma pedra de tropeço no seu caminho.
Onde quaisquer pessoas, pela fraqueza do seu entendimento ou pela força dos seus preconceitos, provavelmente cairiam em pecado ou se afastariam do evangelho para a idolatria pagã pelo uso que Paulo fazia da sua liberdade, ele se refreava.
Negava a si mesmo por causa deles, para insinuar-se nas suas afeições e ganhar as suas almas. Em suma, tornava-se todas as coisas para todos os homens, para por todos os meios (todos os meios lícitos) ganhar alguns.
Não pecaria contra Deus para salvar a alma do seu próximo, mas muito alegre e prontamente negaria a si mesmo. Os direitos de Deus ele não podia abandonar, mas podia abrir mão dos seus próprios, e muito frequentemente o fazia para o bem dos outros.
III. Ele apresenta o seu motivo para agir dessa maneira (v. 23): Faço isto por causa do evangelho e para participar dele com vocês; isto é, pela honra de Cristo, de quem é o evangelho, e pela salvação das almas, para a qual foi destinado, e para que ele e eles compartilhassem os seus privilégios ou participassem juntos deles.
Para esses fins ele assim condescendia, negava a si mesmo quanto à sua liberdade e se adaptava às capacidades e usos daqueles com quem tinha de tratar, onde licitamente podia. Repare:
Um coração aquecido de zelo por Deus e anelando pela salvação dos homens não apelará nem insistirá em direitos e privilégios que impeçam esse desígnio. Abusam manifestamente do seu poder no evangelho os que o empregam não para edificação, mas para destruição e, por isso, nada respiram do seu espírito.
Versículos 24 a 27
A Dedicação do Apóstolo. (d.C. 57.)
Nesses versículos, o apóstolo indica o grande ânimo que tinha para agir dessa maneira. Tinha em vista um prêmio glorioso, uma coroa incorruptível. Nesse ponto, compara-se aos corredores e combatentes nos jogos ístmicos, alusão bem conhecida dos coríntios, porque eram celebrados na sua vizinhança.
Não sabem que os que correm numa corrida correm todos, mas um obtém o prêmio? v. 24. Todos correm nos jogos de vocês, mas somente um vence a corrida e ganha a coroa. E aqui:
I. Ele os incita ao seu dever: “Correi de modo que obtenhais.” É bem diferente na corrida cristã do que nas corridas de vocês; somente um ganha o prêmio nelas. Vocês todos podem correr de modo a obter. Têm grande ânimo, por isso, para persistir constante, diligente e vigorosamente no seu percurso.
Há lugar para todos obterem o prêmio. Vocês não podem falhar se correrem bem. Contudo, deveria haver nobre emulação; deveriam procurar superar um ao outro. E é gloriosa disputa quem chegará primeiro ao céu ou terá as melhores recompensas naquele mundo bem-aventurado.
Faço disso o meu esforço: correr; assim façam vocês, como me veem ir à sua frente. Repare: É dever dos cristãos seguir de perto os seus ministros na busca da glória eterna, e honra e dever dos ministros conduzi-los no caminho.
II. Ele os orienta no seu percurso, pondo mais plenamente à vista o seu próprio exemplo, continuando a alusão:
- Os que corriam nos seus jogos eram mantidos numa dieta estabelecida: “Todo homem que contende pela vitória é temperante em todas as coisas”, v. 25. Os lutadores e os que disputam corpo a corpo nos exercícios de vocês são mantidos em rigorosa dieta e disciplina; ou melhor, mantêm-se nela.
Não se entregam à indulgência, mas se restringem quanto ao alimento que comem, e assim quanto às liberdades que usam em outras ocasiões. E os cristãos não deveriam muito mais reduzir a sua liberdade por um fim tão glorioso como vencer a corrida e obter o prêmio posto diante deles?
Usavam dieta muito escassa e alimento grosseiro, e negavam muito a si mesmos para se prepararem para a sua corrida e combate; assim faço eu; assim deveriam vocês, segundo o meu exemplo. É de estranhar que, pela coroa celestial, vocês não consigam abster-se de sacrifícios pagãos.
- Eram não somente temperantes, mas se habituavam às agruras. Os que lutavam uns com os outros nesses exercícios se preparavam golpeando o ar, como o apóstolo o chama, ou estendendo os seus braços.
E assim se habituavam de antemão a distribuir os seus golpes em combate próximo, ou a brandi-los como exibição. Não há lugar para nenhum exercício assim na guerra cristã. Os cristãos estão sempre em combate próximo.
Os seus inimigos fazem oposição feroz e vigorosa, e estão sempre perto; e, por esse motivo, devem desferir golpes seriamente e nunca abandonar a disputa, nem fraquejar e desfalecer nela. Devem lutar, não como os que golpeiam o ar, mas devem contender contra os seus inimigos com todas as suas forças.
Um inimigo o apóstolo menciona aqui, a saber, o corpo; esse deve ser mantido subjugado, golpeado até ficar coberto de hematomas, como eram os combatentes nesses jogos gregos, e assim trazido à sujeição.
Por corpo devemos entender os apetites e inclinações carnais. Esses o apóstolo se empenhava em refrear e vencer, e nisso os coríntios eram obrigados a imitá-lo. Repare: Os que querem buscar corretamente os interesses das suas almas devem abater os seus corpos e mantê-los subjugados.
Devem combater arduamente as concupiscências carnais, e não satisfazer um apetite lascivo, nem ansiar por sacrifícios pagãos, nem comê-los para agradar à sua carne, com risco para as almas dos seus irmãos. O corpo deve ser feito servir à mente, não lhe deve ser permitido dominá-la.
III. O apóstolo insiste nesse conselho aos coríntios por razões apropriadas tiradas dos mesmos contendores:
- Eles se esforçam e passam por todas aquelas agruras para obter uma coroa corruptível (v. 25), mas nós uma incorruptível. Os que venciam nesses jogos eram coroados somente com folhas ou ramos de árvores que murcham, de oliveira, loureiro ou laurel.
Mas os cristãos têm em vista uma coroa incorruptível, uma coroa de glória que nunca desvanece, uma herança incorruptível reservada no céu para eles. E se permitiriam, contudo, ser superados por esses corredores ou lutadores?
Podem usar abstinência na dieta, empenhar-se na corrida, expor o seu corpo a tanta agrura num combate aqueles que não têm mais em vista do que os insignificantes vivas de uma multidão irrefletida, ou uma coroa de folhas?
E os cristãos, que esperam a aprovação do Juiz soberano e uma coroa de glória das suas mãos, não se estenderão para a frente na corrida celestial, e não se empenharão em abater as suas inclinações carnais e as fortalezas do pecado?
- Os corredores nesses jogos correm na incerteza. Todos correm, mas um recebe o prêmio, v. 24. Cada corredor, por isso, está em grande incerteza se o ganhará ou não. Mas o corredor cristão não está em tal incerteza.
Cada um pode correr aqui de modo a obter; mas então deve correr dentro das linhas, deve manter-se no caminho do dever prescrito, o que alguns pensam ser o significado de correr não como na incerteza, v. 26.
Quem se mantém dentro dos limites prescritos e continua na sua corrida nunca perderá a sua coroa, embora outros possam obter as suas antes dele.
E os corredores gregos se manteriam dentro dos seus limites e se empenhariam até o último momento, quando somente um podia vencer, e todos tinham de estar incertos de quem seria esse um? E os cristãos não serão muito mais exatos e vigorosos quando todos estão certos de uma coroa ao chegarem ao fim da sua corrida?
- Ele põe diante de si mesmo e deles o perigo de ceder às inclinações carnais e mimar o corpo e as suas concupiscências e apetites: Mantenho o meu corpo subjugado, para que de nenhum modo, depois de ter pregado a outros, eu mesmo seja reprovado (v. 27).
Rejeitado, desaprovado, adokimos, alguém a quem o brabeutes, o juiz ou árbitro da corrida, não decretará a coroa. A alusão aos jogos percorre a frase inteira. Repare: Um pregador da salvação pode, contudo, perdê-la. Pode mostrar a outros o caminho para o céu e nunca chegar lá ele próprio.
Para impedir isso, Paulo se esforçava tanto em subjugar e manter subjugadas as inclinações corporais, para que de nenhum modo ele próprio, que havia pregado a outros, contudo, perdesse a coroa, fosse desaprovado e rejeitado pelo seu Juiz soberano.
Um santo temor de si mesmo era necessário para preservar a fidelidade de um apóstolo; e quanto mais necessário é para a nossa preservação? Repare: O santo temor de nós mesmos, e não a confiança presunçosa, é a melhor segurança contra a apostasia para longe de Deus e a rejeição final por ele.