1 Coríntios 10
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo prossegue com a razão apresentada no fim do anterior e: I. Avisa os coríntios contra a confiança despreocupada, pelo exemplo dos judeus, que, apesar de sua profissão de fé e de seus privilégios, foram terrivelmente punidos por Deus por seus muitos pecados.
Sua história foi deixada registrada para advertência dos cristãos, vv. 1-14. II. Retoma sua razão anterior (1 Coríntios 8), sobre comer coisas oferecidas aos ídolos, e mostra que comê-las como coisas oferecidas aos ídolos era inteiramente incompatível com o verdadeiro cristianismo, era idolatria abertamente grosseira.
É ter fraternidade com demônios, o que não pode coexistir com ter fraternidade com Deus, vv. 15-22.
III. Contudo, dá-lhes a conhecer que, embora não devessem comer coisas sacrificadas aos ídolos como tais, nem por qualquer consideração ao ídolo, contudo poderiam comprar tal carne nos mercados, ou comê-la à mesa de conhecidos pagãos, sem fazer nenhuma pergunta.
Pois o abuso delas pelos pagãos não tornava as criaturas de Deus impróprias para alimento de seus servos. Contudo, a liberdade desse tipo deve ser usada com a devida consideração pelas consciências fracas, sem que por ela se dê ofensa a judeu nem a gentio, nem à igreja de Deus, v. 23 até o fim.
Versículos 1 a 5
Advertências e Avisos. (d.C. 57.)
Para dissuadir os coríntios da comunhão com idólatras e da confiança despreocupada em qualquer caminho pecaminoso, ele põe diante deles o exemplo dos judeus, a igreja sob o Antigo Testamento.
Eles desfrutavam de grandes privilégios, mas, tendo sido culpados de provocações hediondas, ficaram sujeitos a punições muito graves. Nestes versículos, ele enumera seus privilégios, que, no essencial, eram os mesmos que os nossos.
I. Ele prefacia esse discurso com uma nota de atenção: “Além disso, irmãos, não desejaria que fôsseis ignorantes”. “Eu não desejaria que vocês estivessem sem o conhecimento desse assunto; é algo digno tanto de seu conhecimento quanto de sua atenção. É uma história muito instrutiva e que serve de advertência.”
O judaísmo era o cristianismo sob um véu, envolto em tipos e indicações obscuras. O evangelho lhes era pregado em seus ritos e sacrifícios legais. E a providência de Deus para com eles, e o que lhes aconteceu apesar desses privilégios, podem e devem ser avisos para nós.
II. Ele especifica alguns de seus privilégios. Começa:
- Com sua libertação do Egito: Nossos pais, isto é, os antepassados de nós, judeus, estavam sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Todos estavam sob a cobertura e a condução divinas.
A nuvem servia a ambos os propósitos: às vezes se contraía numa coluna de nuvem, brilhante de um lado para lhes mostrar o caminho, escura do outro para escondê-los dos inimigos que os perseguiam.
E às vezes se estendia sobre eles como um poderoso lençol, para defendê-los do sol ardente no deserto arenoso, Salmos 105:39.
Foram conduzidos milagrosamente através do mar Vermelho, onde os egípcios que os perseguiam foram afogados. Era uma passagem para eles, mas uma sepultura para estes: um tipo apropriado de nossa redenção por Cristo, que nos salva conquistando e destruindo seus inimigos e os nossos.
Eram muito queridos por Deus e tinham muito de seu favor, quando ele realizava tais milagres para sua libertação e os punha de modo tão direto sob sua orientação e proteção.
- Tinham sacramentos como os nossos:
(1.) “Todos foram batizados para Moisés na nuvem e no mar” (v. 2), ou para dentro de Moisés, isto é, postos sob obrigação à lei e à aliança de Moisés, como nós, pelo batismo, estamos sob a lei e a aliança cristãs. Era para eles um batismo típico.
(2.) Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual que nós. O maná de que se alimentavam era um tipo de Cristo crucificado, o pão que desceu do céu, do qual quem comer viverá para sempre.
Sua bebida era uma corrente tirada de uma rocha que os acompanhava em todas as suas jornadas no deserto. E essa rocha era Cristo, isto é, em tipo e figura. Ele é a rocha sobre a qual a igreja cristã é edificada; e todos os crentes bebem das correntes que dele saem e são revigorados.
Ora, todos os judeus comiam desse alimento e bebiam dessa rocha, aqui chamada de rocha espiritual, porque tipificava coisas espirituais. Esses eram grandes privilégios.
Alguém pensaria que isso deveria tê-los salvado; que todos os que comeram daquele alimento espiritual e beberam daquela bebida espiritual deveriam ter sido santos e aceitáveis a Deus.
Contudo, foi diferente: “Com muitos deles Deus não se agradou, pois foram derrubados no deserto”, v. 5. Repare: Os homens podem desfrutar de muitos e grandes privilégios espirituais neste mundo e, contudo, não alcançar a vida eterna.
Muitos dos que foram batizados para Moisés na nuvem e no mar, isto é, tiveram sua fé na comissão divina dele confirmada por esses milagres, contudo foram derrubados no deserto e nunca viram a terra prometida.
Que ninguém se fie presunçosamente em seus grandes privilégios ou sua profissão da verdade. Estes não assegurarão a felicidade celestial nem impedirão julgamentos aqui na terra, a menos que a raiz da questão esteja em nós.
Versículos 6 a 14
Advertências e Avisos. (d.C. 57.)
O apóstolo, tendo relatado seus privilégios, passa aqui a um relato de seus defeitos e punições, seus pecados e pragas, que foram deixados registrados como exemplo para nós, um aviso contra pecados semelhantes, se quisermos escapar de punições semelhantes.
Não devemos fazer como eles fizeram, para que não soframos como eles sofreram.
I. Diversos de seus pecados são especificados como precauções para nós, como:
- Devemos evitar desejos desordenados por objetos carnais: “Não cobiçar coisas más, como eles cobiçaram”, v. 6. Deus os alimentava com maná, mas tinham de ter carne, Números 11:4. Tinham alimento para seu sustento, mas, não contentes com isso, pediram alimento para suas cobiças, Salmos 78:18.
Os desejos carnais ganham força pela indulgência e, por isso, devem ser observados e contidos em seu primeiro surgimento. Se uma vez conseguirem o intento e dominarem em nós, não sabemos para onde nos levarão.
Essa precaução vem primeiro porque os apetites carnais satisfeitos são a raiz e a fonte de muito pecado.
- Ele avisa contra a idolatria (v. 7): “Nem sejais idólatras, como alguns deles foram”; como está escrito: “O povo se sentou para comer e beber e se levantou para brincar”. Refere-se ao pecado do bezerro de ouro, Êxodo 32:6.
Primeiro sacrificaram ao seu ídolo, depois festejaram com os sacrifícios e então dançaram diante dele. Embora apenas comer e beber sejam mencionados aqui, contudo o sacrifício é pressuposto.
O apóstolo fala ao caso dos coríntios, que eram tentados a festejar com os sacrifícios pagãos, coisas oferecidas aos ídolos, embora não pareçam ter estado sob nenhuma tentação de eles próprios oferecerem sacrifício.
Até comer e beber dos sacrifícios diante do ídolo e como coisas sacrificadas era idolatria que, pelo exemplo dos israelitas, deveriam ser avisados a evitar.
- Ele os acautela contra a fornicação, um pecado ao qual os habitantes de Corinto eram viciados de maneira peculiar. Tinham entre eles um templo dedicado a Vênus (isto é, à cobiça), com mais de mil sacerdotisas pertencentes a ele, todas prostitutas comuns.
Como era necessária uma precaução contra a fornicação para os que viviam numa cidade tão corrupta e haviam sido acostumados a costumes tão dissolutos, especialmente quando também estavam sob tentações à idolatria! E a prostituição espiritual em muitos casos levava à prostituição física.
A maioria dos deuses a quem os pagãos serviam era representada como modelos de devassidão. E muita devassidão era cometida no próprio culto de muitos deles.
Muitos dos escritores judeus, e muitos cristãos depois deles, pensam que tal culto era prestado a Baal-Peor e que a fornicação era cometida com as filhas de Moabe no culto desse ídolo.
Eram atraídos por essas mulheres tanto à prostituição espiritual quanto à corporal: primeiro a festejar com o sacrifício, se não a praticar atos mais bestiais em honra do ídolo, e então a se macular com carne estranha (Números 25).
Isso trouxe uma praga que num só dia abateu vinte e três mil, além daqueles que caíram pela mão da justiça pública. Repare: Deus julgará os que se entregam à prostituição e os adúlteros, qualquer que seja sua relação externa com ele e quaisquer que sejam os privilégios exteriores que lhes conceda.
Temamos os pecados de Israel, se quisermos evitar suas pragas.
- Ele nos avisa contra tentar Cristo (como alguns deles tentaram e foram destruídos por serpentes, v. 9), ou provocá-lo ao zelo, v. 22. Ele estava com a igreja no deserto; era o anjo da aliança, que ia diante deles.
Mas lhe causaram grande dor e o provocaram de muitas maneiras: falaram contra ele e Moisés: “Por que nos trouxestes do Egito para morrermos no deserto?”. Por esse motivo, Deus enviou serpentes ardentes entre eles (Números 21:5, 6), pelas quais muitos deles foram picados mortalmente.
E é apenas justo temer que aqueles que tentam Cristo sob a presente dispensação sejam deixados por ele no poder da antiga serpente.
- Ele avisa contra a murmuração: “Nem murmureis, como alguns deles também murmuraram e foram destruídos pelo destruidor” (v. 10), por um anjo destruidor, um executor da vingança divina.
Tinham desavenças com Deus e murmuravam contra Moisés, seu ministro, quando quaisquer dificuldades os pressionavam. Quando encontravam desânimos no caminho para Canaã, eram muito propensos a afrontar seus líderes, queriam substituí-los e voltar ao Egito sob a condução de outros de sua própria escolha.
Algo assim parece ter sido o caso dos coríntios. Murmuravam contra Paulo e, nele, contra Cristo, e parecem ter posto em destaque outros mestres, que seriam indulgentes com eles e os tranquilizariam em suas inclinações e, particularmente, numa volta à idolatria.
Preferiam deixá-los festejar com sacrifícios aos ídolos a suportar o descrédito ou se expor à má vontade dos vizinhos pagãos. Tal conduta era muito provocadora para Deus e provavelmente lhes traria rápida destruição, como trouxe aos israelitas, Números 14:37.
Repare: Murmurar contra o dispor e os mandamentos divinos é um pecado que provoca grandemente, especialmente quando ganha tal força que resulta em apostasia e numa revolta contra ele e seus bons caminhos.
II. O apóstolo acrescenta a essas precauções particulares uma mais geral (v. 11): todas essas coisas lhes aconteceram como exemplos e foram escritas para nossa advertência. Não só as leis e ordenanças dos judeus, mas as providências de Deus para com eles eram típicas.
Seus pecados contra Deus e seus afastamentos dele eram típicos da infidelidade de muitos sob o evangelho. Os julgamentos de Deus sobre eles eram tipos de julgamentos espirituais agora.
Sua exclusão da Canaã terrena tipificava a exclusão de muitos sob o evangelho da Canaã celestial, por sua incredulidade. Sua história foi escrita para ser uma admoestação permanente à igreja, até sob a última e mais perfeita dispensação.
A nós, sobre quem veio o fim do mundo, a etapa conclusiva do governo de graça de Deus sobre os homens. Repare: Nada na escritura foi escrito em vão. Deus tinha propósitos sábios e de graça para nós ao deixar a história judaica registrada; e é nossa sabedoria e dever receber instrução dela.
Sobre essa indicação, o apóstolo fundamenta uma precaução (v. 12): “Aquele que pensa estar de pé tome cuidado para não cair”. Repare: Os prejuízos sofridos pelos outros devem ser precauções para nós. Aquele que pensa estar de pé não deve ser confiante e despreocupado, mas ficar de guarda.
Outros caíram, e nós também podemos. E então estamos mais propensos a cair quando estamos mais confiantes em nossa própria força e por isso mais propensos a ficar despreocupados e desprotegidos.
A desconfiança de si mesmo, levando-o de imediato à vigilância e à dependência de Deus, é a melhor segurança do cristão contra todo pecado. Repare: Aquele que pensa estar de pé provavelmente não manterá sua firmeza se não teme nenhuma queda nem se guarda contra ela.
Deus não prometeu nos guardar da queda se não olharmos por nós mesmos. Sua proteção pressupõe nosso próprio zelo e precaução.
III. Mas a essa palavra de precaução ele acrescenta uma palavra de consolo, v. 13. Embora seja desagradável a Deus que presumamos, não lhe agrada que desesperemos. Se a primeira coisa é um grande pecado, a última está longe de ser inocente.
Embora devamos temer e tomar cuidado para não cair, contudo não devemos ficar aterrorizados e espantados. Pois ou nossas provações serão proporcionadas à nossa força, ou força será fornecida na proporção de nossas tentações.
Vivemos, de fato, num mundo tentador, onde estamos cercados de laços. Todo lugar, condição, relação, emprego e prazer abunda neles. Contudo, que consolo podemos tirar de tal passagem! Pois:
- Nenhuma tentação, diz o apóstolo, até agora tomou vocês, senão a que é comum ao homem, a que é humana. Isto é, tal como podem esperar de homens com princípios como os dos pagãos e com tal poder.
Ou então tal como é comum à humanidade no estado presente; ou então tal como o espírito e a resolução de meros homens podem levá-los a atravessar.
Repare: As provações dos cristãos comuns são apenas provações comuns: outros têm fardos semelhantes e tentações semelhantes. Aquilo que eles suportam e atravessam, nós também podemos.
Deus é fiel. Embora Satanás seja um enganador, Deus é verdadeiro. Os homens podem ser falsos, e o mundo pode ser falso; mas Deus é fiel, e nossa força e segurança estão nele. Ele guarda sua aliança e nunca decepcionará a esperança e a confiança filiais de seus filhos.
Ele é sábio assim como fiel e proporcionará nosso fardo à nossa força. Não permitirá que sejamos tentados acima do que somos capazes. Sabe o que podemos suportar e contra o que podemos resistir. E, em sua sábia providência, ou proporcionará nossas tentações à nossa força ou nos tornará capazes de enfrentá-las.
Terá o zelo de que não sejamos vencidos, se confiarmos nele e resolvermos nos mostrar fiéis a ele. Não precisamos nos afligir com as dificuldades em nosso caminho, quando Deus terá o zelo de que não sejam grandes demais para enfrentarmos, especialmente:
- Quando ele lhes der bom desfecho. Fará um caminho de escape, ou da própria provação ou ao menos do dano dela. Não há vale tão escuro que ele não possa encontrar um caminho através dele.
Nenhuma aflição tão grave que ele não possa impedir, ou remover, ou nos capacitar a suportá-la, e no fim sobrepor-se a ela em nosso benefício.
IV. E sobre essa razão ele fundamenta outra precaução contra a idolatria: “Por isso, meus muito amados, fugi da idolatria”. Observe:
Como ele se dirige a eles: “Meus muito amados”. Por terna afeição por eles, insiste com eles nesse conselho.
O conteúdo de seu conselho: fujam da idolatria; evitem-na e todas as aproximações dela. A idolatria é a mais hedionda injúria e afronta ao verdadeiro Deus; é transferir seu culto e sua honra a um rival.
O fundamento desse conselho: visto que vocês têm tal ânimo para confiar em Deus e ser fiéis, mostrem-se homens; não sejam abalados por quaisquer desânimos que seus inimigos pagãos possam pôr diante de vocês.
Deus socorrerá e auxiliará, ajudará vocês em suas provações e os ajudará a sair delas. E por isso não sejam culpados de quaisquer concessões idólatras. Repare: Temos todo o ânimo do mundo para fugir do pecado e nos mostrar fiéis a Deus. Não podemos cair por uma tentação se nos apegarmos firmemente a ele.
Versículos 15 a 20
Contra Sancionar a Idolatria. (d.C. 57.)
Nesta passagem, o apóstolo insiste na precaução geral contra a idolatria, no caso particular de comer os sacrifícios pagãos como tais e por qualquer respeito religioso ao ídolo a quem foram sacrificados.
I. Ele prefacia sua razão com um recurso à razão e ao julgamento deles próprios: falo a homens sábios; julguem vocês o que digo, v. 15. Vocês fazem grandes alegações de sabedoria, de raciocínio e razão rigorosos. Posso deixar à sua própria razão e consciência se não argumento com justiça.
Repare: Não é desonra para um mestre inspirado, nem desvantagem para sua razão, recorrer à razão e às consciências de seus ouvintes quanto à verdade dela. Chega a eles com maior força quando vem com esse convencimento.
Paulo, um apóstolo inspirado, contudo, em alguns casos, deixaria aos coríntios julgar se o que ensinava não era conforme à sua própria luz e percepção.
II. Ele estabelece sua razão a partir da ceia do Senhor: “O cálice que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” Este rito sagrado não é um instrumento de comunhão com Deus?
Não professamos nele estar em amizade e ter fraternidade com ele? Não é um sinal pelo qual professamos manter comunhão com Cristo, cujo corpo foi partido e cujo sangue foi derramado para obter a remissão de nossos pecados e o favor de Deus?
E podemos estar em associação com Cristo, ou em amizade com Deus, sem ser dedicados a ele? Em poucas palavras, a ceia do Senhor é uma festa com o corpo e o sangue sacrificados de nosso Senhor, epulum ex oblatis.
E comer da festa é participar do sacrifício e assim ser hóspedes daquele a quem o sacrifício foi oferecido, e isso como sinal de amizade com ele. Assim, participar da mesa do Senhor é professar que somos seus hóspedes e seu povo da aliança.
Este é o próprio propósito e intenção desse comer e beber simbólico. É manter comunhão com Deus e participar daqueles privilégios, e professar que estamos sob aquelas obrigações, que resultam da morte e do sacrifício de Cristo.
E isso em união com todos os verdadeiros cristãos, com os quais também temos comunhão nessa ordenança. Porque o pão é um, nós, sendo muitos, somos um corpo, pois somos feitos participantes de um pão, ou um pão inteiro (v. 17). Isso, penso, é traduzido com mais verdade assim:
“Ao participar de um pão inteiro partido, emblema do corpo partido de nosso Salvador, que é o único pão verdadeiro que desceu do céu, nós nos unimos num corpo, tornamo-nos membros dele e uns dos outros.”
Os que na verdade participam pela fé têm essa comunhão com Cristo e uns com os outros. E os que comem os elementos exteriores fazem profissão de ter essa comunhão, de pertencer a Deus e à fraternidade bendita de seu povo e adoradores. Este é o verdadeiro significado desse santo rito.
III. Ele confirma isso pelo culto e pelos costumes judaicos: olhem para Israel segundo a carne: os que comem dos sacrifícios não são participantes do altar, isto é, do sacrifício oferecido sobre ele?
Aqueles que eram admitidos a comer das ofertas eram considerados participantes do próprio sacrifício, como feito em favor deles, e santificados por esse meio.
E por isso certamente adoravam a Deus e estavam em associação ou aliança com ele, a saber, o Deus de Israel, a quem o sacrifício era feito. Isso era um símbolo ou sinal de manter comunhão com ele.
IV. Ele aplica isso à razão contra festejar com idólatras comendo de seus sacrifícios e para provar que aqueles que assim fazem são idólatras. Faz isso:
- Seguindo o princípio pelo qual argumentariam ser isso lícito, a saber, que um ídolo nada era. Muitos deles não eram absolutamente nada, nenhum deles tinha qualquer divindade em si.
O que era sacrificado aos ídolos nada era, de nenhum modo mudado do que era antes, mas em todos os aspectos igualmente apropriado para alimento, considerado em si.
De fato, parecem argumentar que, porque um ídolo nada era, o que era oferecido não era sacrifício, mas alimento comum e ordinário, do qual por isso poderiam comer com igualmente pouco escrúpulo.
Ora, o apóstolo consente que o alimento não era mudado quanto à sua natureza, era tão apropriado para ser comido quanto alimento comum, onde fosse posto diante de alguém que não soubesse de ter sido oferecido a um ídolo. Mas:
- Ele prova que comê-lo como parte de um sacrifício pagão era:
(1.) Uma participação com eles em sua idolatria. Era ter fraternidade com demônios, porque o que os gentios sacrificavam, sacrificavam a demônios. E festejar com eles com esses sacrifícios era participar do sacrifício e por isso adorar o deus a quem era feito e ter fraternidade ou comunhão com ele.
Assim como se supõe que aquele que come a ceia do Senhor participa do sacrifício cristão; ou como aqueles que comiam os sacrifícios judaicos participavam do que era oferecido em seu altar.
Mas os pagãos sacrificavam a demônios: Por isso, não festejem com seus sacrifícios. Fazer isso é um sinal de que vocês têm fraternidade com os demônios a quem são oferecidos. Eu não desejaria que vocês estivessem em comunhão com demônios.
(2.) Era uma renúncia, na prática, ao cristianismo: “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”, v. 21.
Participar dessa festa cristã era ter comunhão com Cristo. Participar das festas feitas em honra dos ídolos pagãos e feitas com coisas sacrificadas a eles era ter comunhão com demônios. Ora, isso era combinar contrários; de nenhum modo era compatível.
Comunhão com Cristo e comunhão com demônios nunca poderiam ser tidas ao mesmo tempo. Uma precisaria ser renunciada se a outra fosse mantida. Aquele que mantivesse comunhão com Cristo precisaria renunciar à que tivesse com demônios.
Aquele que mantivesse comunhão com demônios precisaria, por esse próprio ato, renunciar à comunhão com Cristo. E que manifesta contradição consigo mesmo deve ser a conduta daquele homem que participaria da mesa do Senhor e contudo participaria da mesa dos demônios!
Deus e mamom nunca podem ser servidos juntos, nem se pode ter fraternidade ao mesmo tempo com Cristo e Satanás. Aqueles que têm comunicação com demônios precisam, na prática, renunciar a Cristo.
Isso também pode indicar que aqueles que se permitem a glutonaria ou a embriaguez e, fazendo isso, tornam sua própria mesa a mesa dos demônios, ou mantêm fraternidade com Satanás por um caminho de perversidade conhecida e deliberada, não podem participar na verdade do cálice e da mesa do Senhor.
Podem usar o sinal, mas não a coisa significada por ele. Pois um homem nunca pode estar ao mesmo tempo em comunicação com Cristo e sua igreja e contudo em fraternidade com Satanás.
Repare: Quanto motivo temos para zelar para que todo pecado e ídolo sejam renunciados por nós, quando comemos e bebemos à mesa do Senhor!
V. Ele os avisa, no conjunto, contra tal idolatria, indicando-lhes que Deus é um Deus zeloso (v. 22): “Provocamos o Senhor ao zelo? Somos mais fortes do que ele?”. É muito provável que muitos entre os coríntios fizessem pouco caso de estar nessas festas pagãs e pensassem que não havia prejuízo nisso.
Mas o apóstolo lhes manda que tomem cuidado. O motivo pelo qual o segundo mandamento é reforçado é: “Sou um Deus zeloso”. Deus não pode tolerar um rival em matéria de culto, nem dar sua glória, nem permitir que seja dada a outro.
Aqueles que têm fraternidade com outros deuses o provocam ao zelo, Deuteronômio 32:16. E, antes de fazerem isso, as pessoas devem considerar se são mais fortes do que ele. É algo perigoso provocar a ira de Deus, a menos que pudéssemos resistir ao seu poder.
Mas quem pode ficar de pé diante dele quando está irado? Naum 1:6. Isso deve ser considerado por todos os que continuam no amor e no gosto pelo pecado e em pacto com ele, enquanto contudo professam manter comunhão com Cristo. Esse não é o caminho para provocar seu zelo e sua indignação?
Repare: A atenção à grandeza do poder de Deus deve nos conter de provocar seu zelo, de fazer qualquer coisa que lhe desagrade. Despertaremos a cólera do Todo-poderoso? E como resistiremos a ela? Somos páreo para Deus? Podemos resistir ao seu poder ou controlá-lo?
E, se não, o armaremos contra nós, provocando-o ao zelo? Não: temamos seu poder, e que isso nos contenha de toda provocação.
Versículos 23 a 33
Liberdade Cristã. (d.C. 57.)
Nesta passagem, o apóstolo mostra em quais casos, apesar disso, os cristãos poderiam comer licitamente o que fora sacrificado aos ídolos.
Não deveriam comê-lo por respeito religioso ao ídolo, nem entrar em seu templo e ali fazer uma festa com o que sabiam ser um sacrifício a ídolo. Nem talvez fora do templo, se soubessem que era uma festa feita com um sacrifício.
Mas havia casos em que poderiam, sem pecado, comer o que fora oferecido. Alguns desses o apóstolo enumera aqui. Mas:
I. Ele dá uma precaução contra abusar de nossa liberdade em coisas lícitas. Pode ser lícito aquilo que não é conveniente, que não edificará. Um cristão não deve considerar apenas o que é lícito, mas o que é conveniente e serve à edificação.
Um cristão individual deve fazer assim até em sua conduta particular. Não deve buscar apenas o seu próprio bem, mas a prosperidade de seu próximo. Deve preocupar-se em não prejudicar seu próximo. Ou melhor: deve preocupar-se em promover seu bem-estar.
E deve considerar como agir de modo que possa ajudar os outros e não os impedir em sua santidade, consolo ou salvação. Aqueles que consentem a si mesmos tudo o que não é claramente pecaminoso em si frequentemente incorrerão no que é mau por acidente e farão muito dano aos outros.
Nem tudo o que em si é lícito fazer é por isso feito licitamente. As circunstâncias podem tornar pecado aquilo que em si não o é. Estas devem ser pesadas, e a conveniência de uma ação e sua tendência à edificação devem ser consideradas antes que seja feita.
Repare: Deve-se olhar pelo bem-estar dos outros, assim como por nossa própria conveniência, em muitas coisas que fazemos, se quisermos fazê-las bem.
II. Ele lhes diz que poderiam comer o que era vendido no mercado de carnes sem fazer perguntas. A porção do sacerdote dos sacrifícios pagãos era assim frequentemente oferecida à venda, depois de ter sido oferecida no templo.
Ora, o apóstolo lhes diz que não precisavam ser tão escrupulosos a ponto de perguntar ao açougueiro no mercado se o alimento que vendia fora oferecido a um ídolo. Ali era vendido como alimento comum e, como tal, poderia ser comprado e usado.
Pois “a terra é do Senhor e sua plenitude” (v. 26), e os frutos e produtos da terra foram destinados por ele, o grande proprietário, ao uso e à subsistência da humanidade, e mais especialmente de seus próprios filhos e servos.
“Toda criatura de Deus é boa, e nada deve ser recusado, se for recebido com ações de graças; pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração”, 1 Timóteo 4:4, 5. “Para os puros, todas as coisas são puras”, Tito 1:15.
Repare: Embora seja pecaminoso usar qualquer alimento de maneira idólatra, não é pecado, depois de tal abuso, aplicá-lo de maneira santa ao seu uso comum.
III. Ele acrescenta que, se fossem convidados por quaisquer conhecidos pagãos a uma festa, poderiam ir e comer o que lhes fosse servido sem fazer perguntas (v. 27). Ou melhor: embora soubessem que coisas sacrificadas aos ídolos eram servidas em tais refeições, assim como vendidas no mercado de carnes.
Repare: O apóstolo não os proíbe de ir a uma festa por convite dos que não criam. Existe uma civilidade devida até aos infiéis e aos pagãos.
O cristianismo de nenhum modo nos impede dos serviços comuns de humanidade, nem nos consente um comportamento descortês para com qualquer um de nossa própria espécie, por mais que possam diferir de nós em sentimentos ou práticas religiosas.
E, quando os cristãos eram convidados a festejar com infiéis, não deveriam fazer perguntas desnecessárias sobre o alimento posto diante deles, mas comer sem escrúpulo. Investigações desnecessárias poderiam afligir suas mentes e consciências, motivo pelo qual deveriam ser evitadas.
Qualquer coisa apropriada para ser comida, que lhes fosse posta diante numa refeição comum, poderiam comer licitamente. E por que então investigariam escrupulosamente se o que lhes era posto diante fora sacrificado?
Deve-se entender isso como festejo civil, não religioso. Pois este último, entre os pagãos, era festejar com seus sacrifícios, o que ele antes condenara como participação em seu culto idólatra.
Numa festa comum, poderiam esperar alimento comum. E não precisavam suscitar escrúpulos em suas próprias mentes se o que lhes era posto diante era diferente ou não. Repare: Embora os cristãos devam ser muito zelosos em conhecer e compreender seu dever, contudo não devem se afligir por investigações desnecessárias.
IV. Contudo, até numa refeição assim, ele acrescenta, se alguém dissesse que era coisa oferecida aos ídolos, deveriam se abster: “Não comais, por causa daquele que o mostrou e por causa da consciência”.
Fosse o anfitrião da festa ou algum dos convidados, fosse dito na presença de todos ou sussurrado ao ouvido, deveriam se abster por causa daquele que lhes indicara isso, fosse ele um infiel ou um cristão débil.
E por causa da consciência, por consideração à consciência, para que pudessem mostrar consideração por ela em si mesmos e conservar consideração por ela nos outros. Ele sustenta isso com o mesmo motivo anterior: “Pois a terra é do Senhor”.
Há alimento suficiente provido por nosso Senhor comum, do qual podemos comer sem escrúpulo. A mesma doutrina pode ser aproveitada de diversas maneiras, como aqui: “A terra é do Senhor, por isso vocês podem comer sem escrúpulo qualquer coisa que lhes seja posta diante como alimento comum.”
“E contudo, porque a terra é do Senhor, não comam nada que dará ofensa, porá uma pedra de tropeço diante dos outros e animará alguns na idolatria ou atrairá outros a comer quando não estiverem esclarecidos em sua própria mente de que isso é lícito, e assim pecar e ferir suas próprias consciências.”
Repare: Os cristãos devem ser muito cautelosos em fazer o que possa assim prejudicar as consciências dos outros e enfraquecer sua autoridade sobre eles, que deve ser mantida por todos os meios.
V. Ele insiste com eles em que se abstenham quando derem ofensa, enquanto contudo consente ser lícito comer o que lhes fosse posto diante como alimento comum, embora tivesse sido oferecido em sacrifício.
“A consciência de outro homem não é medida para nossa conduta. O que ele pensa ser ilícito não se torna por isso ilícito para mim, mas pode continuar sendo uma questão de liberdade.”
“E, enquanto reconheço Deus como doador de meu alimento e lhe dou graças por ele, é muito injusto me desacreditar por usá-lo.” Isso deve ser entendido abstraindo-se do escândalo dado por comer na circunstância mencionada.
Embora alguns o entendam como significando: “Por que eu, usando a liberdade que tenho, daria ocasião aos que se escandalizam de falar mal de mim?” Segundo aquele conselho do apóstolo (Romanos 14:16): “Não seja mal falado o vosso bem”.
Repare: Os cristãos devem ter o zelo de não usar sua liberdade para o prejuízo dos outros, nem para seu próprio descrédito.
VI. O apóstolo toma ocasião desse discurso para estabelecer uma regra para a conduta dos cristãos e aplicá-la a esse caso particular (v. 31, 32): a saber, que, ao comer e beber e em tudo o que fazemos, devemos visar à glória de Deus, a agradá-lo e honrá-lo.
Este é o princípio fundamental da piedade prática. O grande fim de toda religião prática deve nos dirigir onde faltam regras particulares e expressas. Nada deve ser feito contra a glória de Deus e o bem de nossos próximos, ligado a ela.
Ou melhor: a tendência de nosso comportamento ao bem comum e ao crédito de nossa santa religião deve lhe dar direção. E por isso nada deve ser feito por nós para ofender alguém, seja judeu, gentio ou a igreja, v. 32.
Os judeus não devem ser desnecessariamente entristecidos nem prejudicados. Eles têm tal aversão aos ídolos que consideram tudo o que lhes é oferecido maculado por esse meio e que contaminará e tornará culpáveis todos os que dele participam.
Nem devem os pagãos ser sancionados em sua idolatria por qualquer comportamento nosso que possam interpretar como homenagem ou honra prestada a seus ídolos.
Nem os novos convertidos do paganismo devem tomar de nossa conduta qualquer ânimo para conservar qualquer veneração pelos deuses e pelo culto pagãos a que renunciaram. Nem devemos fazer qualquer coisa que possa ser um meio de desviar quaisquer membros da igreja de sua profissão ou prática cristã.
Nossa própria disposição e apetite não devem determinar nossa prática, mas a honra de Deus e o bem e a edificação da igreja. Não devemos olhar tanto por nosso próprio prazer e interesse quanto pelo avanço do reino de Deus entre os homens.
Repare: Um cristão deve ser um homem dedicado a Deus e de espírito público.
VII. Ele insiste em tudo isso com eles por seu próprio exemplo: “Assim como agrado a todos os homens” (ou procuro fazê-lo) “em todas as coisas” (que licitamente posso), “não buscando meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos”, v. 33.
Repare: Um pregador pode insistir em seu conselho com ousadia e autoridade quando pode reforçá-lo com seu próprio exemplo. É mais propenso a promover um espírito público nos outros aquele que pode dar evidência dele em si mesmo.
E é altamente louvável num ministro negligenciar sua própria vantagem para que possa promover a salvação de seus ouvintes. Isso mostra que tem um espírito apropriado à sua função. É um posto de utilidade pública e nunca pode ser fielmente exercido por um homem de espírito estreito e princípios egoístas.