1 Coríntios 11
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo censura e procura retificar algumas grandes indecências e desordens manifestas na igreja de Corinto, como:
I. A má conduta das suas mulheres (algumas das quais parecem ter sido inspiradas) na assembleia pública, que deixavam os seus véus, o sinal comum de sujeição aos seus maridos naquela parte do mundo.
Ele censura esse comportamento, exige que se mantenham veladas, afirma a superioridade do marido, contudo de modo a lembrar ao marido que ambos foram feitos para ajuda e conforto mútuos, vv. 1-16.
II. Ele os censura pela sua discórdia e negligência e desprezo pelos pobres na ceia do Senhor, vv. 17-22.
III. Para retificar essas desordens escandalosas, ele põe diante deles a natureza e as intenções dessa santa instituição, orienta-os sobre como deveriam aplicar-se a ela e os avisa do perigo de uma conduta tão indecente quanto a deles e de toda recepção indigna, v. 23 até o fim.
Versículos 1 a 16
Orientações Acerca do Traje; Sujeição Feminina. (d.C. 57.)
Paulo, tendo respondido aos casos que lhe foram apresentados, prossegue neste capítulo reparando os agravos. O primeiro versículo do capítulo é colocado, pelos que dividiram a epístola em capítulos, como prefácio ao restante da epístola, mas parece ter sido um encerramento mais apropriado do último.
Nele, havia reforçado, pelo seu próprio exemplo, as cautelas que dera contra o abuso da liberdade: “Sede meus seguidores, como também eu sou de Cristo” (v. 1) encerra apropriadamente a sua razão; e o modo de falar no versículo seguinte parece uma transição para outra.
Mas, quer pertença mais propriamente a este capítulo ou ao último, fica claro por ele que Paulo não somente pregava tal doutrina em que deveriam crer, mas levava tal vida que deveriam imitar. “Sede meus seguidores”, isto é: “Sede meus imitadores; vivei como me vedes viver”. Repare:
É provável que os ministros preguem com mais resultado quando podem insistir com os seus ouvintes para seguirem o seu exemplo. Contudo, Paulo também não queria ser seguido cegamente. Não anima nem a fé nem a obediência cegas. Queria ser seguido somente até onde seguia a Cristo.
O modelo de Cristo é uma cópia sem mancha; o de nenhum outro homem o é. Repare: Não deveríamos seguir nenhum líder além de onde ele segue a Cristo. Os apóstolos deveriam ser deixados por nós quando se desviam do exemplo do seu Mestre.
Ele passa em seguida a censurar e reformar uma indecência entre eles, da qual as mulheres eram especialmente culpadas, acerca da qual observe:
I. Como ele a prefacia: Começa com elogio ao que era louvável neles (v. 2): “Eu vos louvo porque vos lembrais de mim em todas as coisas e guardais as ordenanças como vo-las entreguei”. Muitos deles provavelmente faziam isso no sentido mais estrito da expressão.
E ele aproveita daí a ocasião para dirigir-se ao corpo da igreja sob esse bom caráter; e o corpo pode, no principal, ter continuado a observar as ordenanças e instituições de Cristo, embora em algumas coisas se desviassem delas e as corrompessem. Repare:
Quando censuramos o que está errado em alguém, é muito prudente e apropriado elogiar o que há de bom nele; mostrará que a censura não vem de má vontade e de um capricho de criticar e achar defeitos; e, por isso, obterá mais consideração para ela.
II. Como ele estabelece o fundamento para a sua censura, afirmando a superioridade do homem sobre a mulher: “Eu queria que soubésseis que a cabeça de todo homem é Cristo, e a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus”.
Cristo, no seu caráter mediador e humanidade glorificada, está à cabeça da humanidade. É não somente o primeiro da espécie, mas Senhor e Soberano. Tem um nome acima de todo nome; embora nesse elevado ofício e autoridade tenha um superior, sendo Deus a sua cabeça.
E, assim como Deus é a cabeça de Cristo, e Cristo a cabeça de toda a espécie humana, assim o homem é a cabeça dos dois sexos: não de fato com tal domínio que Cristo tem sobre a espécie, ou Deus sobre o homem Cristo Jesus; mas ele tem superioridade e chefia, e a mulher deveria estar em sujeição e não assumir ou usurpar o lugar do homem.
Essa é a situação em que Deus a colocou; e, por esse motivo, deveria ter uma mente adequada à sua posição e não fazer nada que pareça uma afetação de mudar de lugar.
De algo assim parecem ter sido culpadas as mulheres da igreja de Corinto que estavam sob inspiração e oravam e profetizavam até nas suas assembleias, v. 5.
É de fato um cânon apostólico que as mulheres guardem silêncio nas igrejas (1 Coríntios 14:34; 1 Timóteo 2:12), o que alguns entendem sem limitação, como se uma mulher sob inspiração também devesse guardar silêncio, o que parece concordar muito bem com a conexão do discurso do apóstolo, 1 Coríntios 14.
Outros, com uma limitação: embora uma mulher não pudesse, pelas suas próprias capacidades, alegar ensinar, ou sequer questionar e debater coisa alguma na igreja, contudo, quando sob inspiração, o caso era alterado, ela tinha liberdade de falar.
Ou, embora não pudesse pregar nem por inspiração (porque ensinar é ocupação de um superior), contudo, podia orar ou proferir hinos por inspiração, até na assembleia pública. Não mostrava nenhuma afetação de superioridade sobre o homem por tais atos de culto público.
Fica claro que o apóstolo não proíbe aqui a coisa, mas censura a maneira de fazê-la. E, contudo, podia rejeitar inteiramente a coisa e impor uma restrição ilimitada à mulher em outra parte da epístola. Essas coisas não são contraditórias.
Serve ao seu presente propósito censurar a maneira como as mulheres oravam e profetizavam na igreja, sem determinar aqui se faziam bem ou mal em orar ou profetizar. Repare: A maneira de fazer uma coisa entra na sua moralidade. Devemos preocupar-nos não somente em fazer bem, mas em que o bem que fazemos seja bem feito.
III. A coisa que ele censura é a mulher orar ou profetizar descoberta, ou o homem fazer qualquer dessas coisas coberto, v. 4, 5.
Para entender isso, deve ser observado que era um sinal ou de vergonha ou de sujeição as pessoas estarem veladas, ou cobertas, nos países orientais, ao contrário do costume dos nossos, onde estar de cabeça descoberta indica sujeição, e estar coberto, superioridade e domínio. E isso nos ajudará a entender melhor:
IV. Os motivos em que ele fundamenta a sua censura:
- O homem que ora ou profetiza com a sua cabeça coberta desonra a sua cabeça, a saber, Cristo, a cabeça de todo homem (v. 3), aparecendo num traje inadequado à posição em que Deus o colocou. Repare: Deveríamos, até no nosso vestuário e trajes, evitar tudo que possa desonrar a Cristo.
A mulher, por outro lado, que ora ou profetiza com a sua cabeça descoberta desonra a sua cabeça, a saber, o homem, v. 3. Aparece no vestuário do seu superior e lança fora o sinal da sua sujeição. Podia, com igual decoro, cortar o seu cabelo curto ou rente, o que era o costume do homem naquela época.
Isso seria, de certo modo, declarar que desejava mudar de sexo, uma afetação manifesta daquela superioridade que Deus havia conferido ao outro sexo. E essa era provavelmente a falta dessas profetisas na igreja de Corinto.
Era fazer uma coisa que, naquela época do mundo, indicava superioridade e, por isso, uma reivindicação tácita do que não lhes pertencia, mas ao outro sexo. Repare: Os sexos não deveriam afetar mudar de lugar.
A ordem em que a sabedoria divina colocou pessoas e coisas é a melhor e mais apropriada; procurar aperfeiçoá-la é destruir toda ordem e introduzir confusão. A mulher deveria manter-se na posição que Deus escolheu para ela e não desonrar a sua cabeça; pois isso, no resultado, é desonrar a Deus.
Se foi feita do homem e para o homem, e feita para ser a glória do homem, não deveria fazer nada, especialmente em público, que pareça desejo de ter essa ordem invertida.
- Outro motivo contra essa conduta é que o homem é a imagem e glória de Deus, o representante daquele domínio e chefia gloriosos que Deus tem sobre o mundo. É o homem que é posto à cabeça desta criação inferior, e nisso traz a semelhança de Deus.
A mulher, por outro lado, é a glória do homem (v. 7); ela é a sua representante. Não que não tenha domínio sobre as criaturas inferiores, pois participa da natureza humana e, até esse ponto, é representante de Deus também, mas é de segunda mão.
Ela é a imagem de Deus na medida em que é a imagem do homem: Pois o homem não foi feito da mulher, mas a mulher do homem, v. 8.
O homem foi feito primeiro e feito cabeça da criação aqui embaixo, e nisso imagem do domínio divino. E a mulher foi feita do homem e brilhou com um reflexo da sua glória, sendo feita superior às outras criaturas aqui embaixo, mas em sujeição ao seu marido, e derivando essa honra daquele de quem foi feita.
- A mulher foi feita para o homem, para ser a sua ajudadora adequada, e não o homem para a mulher. Por isso, foi naturalmente feita sujeita a ele, porque feita para ele, para o seu uso, ajuda e conforto.
E ela, que foi destinada a estar sempre em sujeição ao homem, não deveria fazer nada nas assembleias cristãs que pareça uma afetação de igualdade.
- Ela deveria ter poder na sua cabeça por causa dos anjos. Poder, isto é, um véu, o sinal não de ela ter o poder ou superioridade, mas de estar sob o poder do seu marido, sujeita a ele e inferior ao outro sexo.
Rebeca, quando encontrou Isaque e estava se entregando à posse dele, pôs o seu véu como sinal da sua sujeição, Gênesis 24:65. Assim o apóstolo queria que as mulheres aparecessem nas assembleias cristãs, mesmo que falassem nelas por inspiração, por causa dos anjos, isto é, dizem alguns, por causa dos anjos maus.
A mulher esteve primeiro na transgressão, sendo enganada pelo diabo (1 Timóteo 2:14), o que aumentou a sua sujeição ao homem, Gênesis 3:16. Agora, creiam que os anjos maus certamente se misturarão em todas as assembleias cristãs; por isso, as mulheres deveriam usar o sinal da sua modéstia e sujeição, que naquela época e país era um véu.
Outros dizem: por causa dos anjos bons. Judeus e cristãos têm tido a opinião de que muitos desses espíritos ministradores estão presentes nas suas assembleias. A presença deles deveria restringir os cristãos de todas as indecências no culto a Deus. Repare:
Deveríamos aprender de tudo a nos comportar nas assembleias públicas de culto divino de modo a expressar reverência por Deus e contentamento e satisfação com aquela posição em que ele nos colocou.
V. Ele julga apropriado resguardar a sua razão com uma cautela para que a inferência não seja levada longe demais (v. 11, 12): “Contudo, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem no Senhor”. Foram feitos um para o outro.
Não é bom que ele esteja só (Gênesis 2:18), e, por isso, uma mulher foi feita, e feita para o homem; e o homem foi destinado a ser conforto, ajuda e defesa para a mulher, embora não tenha sido feito para ela de modo tão direto e sem mediação.
Foram feitos para ser conforto e bênção mútuos, não um escravo e o outro tirano. Ambos seriam uma só carne (Gênesis 2:24), e isso para a propagação de uma raça da humanidade. São instrumentos recíprocos da produção um do outro.
Assim como a mulher foi primeiro formada do homem, o homem desde então é propagado pela mulher (v. 12), tudo pela sabedoria e poder divinos da Primeira Causa que assim o ordena. A autoridade e sujeição não deveriam ser maiores do que convém a dois em tão próxima relação e íntima união um com o outro. Repare:
Assim como é a vontade de Deus que a mulher conheça o seu lugar, assim é também a sua vontade que o homem não abuse do seu poder.
VI. Ele reforça a sua razão a partir da cobertura natural providenciada para a mulher (vv. 13-15): “Julguem em si mesmos, consultem a sua própria razão, ouçam o que a natureza sugere: é decoroso uma mulher orar a Deus descoberta?”
“Não deveria ser mantida uma distinção entre os sexos no uso do seu cabelo, visto que a natureza fez uma? Não é uma distinção que a natureza manteve entre todas as nações civilizadas?”
“O cabelo da mulher é uma cobertura natural; usá-lo longo é glória para ela; mas um homem ter cabelo longo, ou cultivá-lo, é sinal de brandura e efeminação.” Repare: Deveria ser nossa preocupação, especialmente nas assembleias cristãs e religiosas, não violar as regras do decoro natural.
VII. Ele resume tudo, remetendo os que eram disputadores aos usos e costumes das igrejas, v. 16. O costume é em grande medida a regra do decoro. E a prática comum das igrejas é aquilo pelo qual ele gostaria que se governassem.
Não silencia os disputadores pela mera autoridade, mas lhes permite saber que pareceriam ao mundo muito estranhos e singulares no seu capricho, se tivessem desavenças por um costume que naquele tempo era inteiramente desconhecido de todas as igrejas de Cristo, ou contra um costume em que todas concordavam, e isso com base no decoro natural.
Era uso comum das igrejas as mulheres aparecerem nas assembleias públicas e participarem do culto público veladas; e era manifestamente decoroso que o fizessem. Devem ser de fato muito disputadores os que teriam desavenças com isso ou o deixariam de lado.
Versículos 17 a 21
Profanação da Ceia do Senhor. (d.C. 57.)
Nesta passagem, o apóstolo os repreende severamente por desordens muito maiores do que as anteriores na sua participação na ceia do Senhor. Isso era comumente feito nos primeiros tempos, como os antigos nos dizem, com uma festa de amor anexa, que dava ocasião às desordens escandalosas que o apóstolo aqui censura, acerca das quais observe:
I. A maneira como ele introduz a sua acusação: “Agora, nisto que vos declaro, não vos louvo”, v. 17. “Não posso elogiar, mas devo censurar e condenar vocês.” Fica claro, pelo início do capítulo, que estava disposto e tinha prazer em elogiar até onde podia.
Mas as desordens escandalosas, numa instituição tão sagrada, de que eram culpados exigiam severa censura. Voltavam inteiramente a instituição contra si mesma. Era destinada a torná-los melhores, a promover os seus interesses espirituais; mas realmente os tornava piores. Reuniam-se não para melhor, mas para pior. Repare:
As ordenanças de Cristo, se não nos tornam melhores, serão muito propensas a nos tornar piores; se não fazem bem às nossas almas, nos causam prejuízo; se não derretem e emendam, endurecerão. As corrupções serão confirmadas em nós se os meios apropriados não realizarem a sua cura.
II. Ele passa à sua acusação contra eles em mais de um particular:
- Ele lhes diz que, ao se reunirem, caíam em divisões, cismas, schismata. Em vez de concordarem unanimemente na celebração da ordenança, começavam a ter desavenças uns com os outros. Repare: Pode haver cisma onde não há separação de comunhão.
As pessoas podem reunir-se na mesma igreja e sentar-se à mesma mesa do Senhor e, contudo, ser cismáticas. A falta de caridade, o afastamento da afeição, especialmente se cresce até a discórdia, inimizades e disputas, constituem cisma.
Os cristãos podem separar-se da comunhão uns dos outros e, contudo, ser sem caridade uns para com os outros; podem continuar na mesma comunhão e, contudo, ser sem caridade. Este último é cisma, antes que o primeiro.
O apóstolo havia ouvido um relato das divisões dos coríntios e lhes diz que tinha motivo demais para acreditar nele. Pois, acrescenta, deve haver heresias também; não somente desavenças, mas facções e talvez opiniões corruptas que atinjam o fundamento do cristianismo e de toda religião sadia. Repare:
Não é de admirar que haja rupturas do amor cristão nas igrejas, quando virão ofensas que farão naufragar a fé e uma boa consciência. Tais ofensas devem vir.
Não que os homens sejam obrigados a ser culpados delas; mas o desfecho é certo, e Deus as tolera para que os aprovados (corações honestos que suportarão a prova) sejam postos à vista e apareçam fiéis pela sua constante adesão às verdades e caminhos de Deus, apesar das tentações dos sedutores.
Repare: A sabedoria de Deus pode fazer da impiedade e dos erros dos outros um contraste para a piedade e integridade dos santos.
- Ele os acusa não somente de discórdia e divisão, mas de desordem escandalosa: “Pois, ao comer, cada um toma antes do outro a sua própria ceia; e um tem fome, e outro está embriagado”, v. 21. Os pagãos costumavam beber abundantemente nas suas festas por ocasião dos seus sacrifícios.
Muitos dos coríntios mais ricos parecem ter tomado a mesma liberdade à mesa do Senhor, ou pelo menos nas suas Agapai, ou festas de amor, que eram anexas à ceia.
Não esperavam uns pelos outros; os ricos desprezavam os pobres e comiam e bebiam as provisões que eles próprios traziam antes que fosse consentido aos pobres participar; e assim alguns tinham falta, ao passo que outros tinham mais do que suficiente.
Isso era profanar uma instituição sagrada e corromper uma ordenança divina no mais alto grau. O que foi designado para alimentar a alma era empregado para alimentar as suas concupiscências e paixões. O que deveria ter sido vínculo de amizade e afeição mútuas era feito instrumento de discórdia e desunião.
Os pobres eram privados do alimento preparado para eles, e os ricos transformavam uma festa de caridade em devassidão. Isso era irregularidade escandalosa.
III. O apóstolo lhes imputa diretamente a culpa dessa conduta:
- Dizendo-lhes que a sua conduta destruía perfeitamente o propósito e uso de tal instituição: “Isso não é comer a ceia do Senhor”, v. 20. Era vir à mesa do Senhor e não vir. Podiam igualmente ter ficado longe. Comer assim os elementos exteriores não era comer o corpo de Cristo. Repare:
Há uma participação descuidada e irregular na ceia do Senhor que equivale a não participar; não servirá para nada senão para aumentar a culpa. Tal era a participação dos coríntios; as suas práticas eram uma contradição direta aos propósitos dessa instituição sagrada.
- A sua conduta trazia em si desprezo pela casa de Deus, ou pela igreja, v. 22. Se quisessem festejar, podiam fazê-lo em casa, nas suas próprias casas.
Mas vir à mesa do Senhor, formar conluios e ter desavenças, e afastar os pobres da sua parte da provisão ali feita para eles assim como para os ricos, era um abuso tão grande da ordenança e um desprezo tão grande especialmente pelos membros mais pobres da igreja que merecia uma repreensão muito severa.
Tal comportamento tendia muito à vergonha e ao desânimo dos pobres, cujas almas eram tão queridas a Cristo e lhe custaram tanto quanto as dos ricos. Repare: As refeições comuns podem ser conduzidas de maneira comum, mas as festas religiosas deveriam ser frequentadas religiosamente. Repare, também:
É um mal odioso e a ser severamente censurado os cristãos tratarem os seus companheiros cristãos com desprezo e insolência, mas especialmente à mesa do Senhor. Isso é fazer o que podem para derramar desprezo sobre as ordenanças divinas.
E deveríamos olhar cuidadosamente para isso: que nada no nosso comportamento à mesa do Senhor tenha aparência de desprezar instituição tão sagrada.
Versículos 23 a 34
Desígnio da Ceia do Senhor. (d.C. 57.)
Para retificar essas corrupções e irregularidades grosseiras, o apóstolo põe aqui à vista a instituição sagrada. Essa deveria ser a regra na reforma de todos os abusos.
I. Ele nos diz como chegou ao conhecimento dela. Não estava entre os apóstolos na primeira instituição; mas havia recebido do Senhor o que lhes expôs, v. 23. Tinha o conhecimento dessa questão por revelação de Cristo; e o que havia recebido comunicou sem variar da verdade um til, sem acrescentar ou diminuir.
II. Ele nos dá um relato mais particular da instituição do que encontramos em outro lugar. Temos aqui um relato:
Do autor, nosso Senhor Jesus Cristo. Somente o rei da igreja tem poder para instituir sacramentos.
Do tempo da instituição: Foi a própria noite em que foi traído; exatamente quando estava entrando nos seus sofrimentos que devem ser comemorados nela.
Da própria instituição: Nosso Salvador tomou pão e, quando havia dado graças, ou abençoado (como está em Mateus 26:26), partiu e disse: “Tomai, comei; este é o meu corpo, partido por vós; fazei isto em memória de mim”.
E da mesma maneira tomou o cálice, quando havia ceado, dizendo: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”, v. 24, 25. Aqui observe:
(1.) Os materiais desse sacramento, tanto:
[1.] Quanto aos sinais visíveis; esses são o pão e o cálice, o primeiro dos quais é chamado pão muitas vezes nessa passagem, mesmo depois do que os papistas chamam consagração.
O que é comido é chamado pão, embora se diga ao mesmo tempo que é o corpo do Senhor, razão clara de que o apóstolo nada sabia da sua doutrina monstruosa e absurda da transubstanciação. O último é tão claramente parte dessa instituição quanto as palavras podem torná-lo.
São Mateus nos diz que nosso Senhor ordenou que todos bebessem dele (Mateus 26:27), como se por essa expressão quisesse fazer uma ressalva contra os papistas privarem os leigos do cálice. Pão e cálice são ambos usados porque é uma festa santa.
Nem aqui, nem em qualquer lugar, se torna necessário que algum líquido particular esteja no cálice. Num evangelista, de fato, fica claro que vinho foi o líquido usado por nosso Salvador, embora talvez fosse mesclado com água, segundo o costume judaico; vide Lightfoot sobre Mateus 26.
Mas isso de modo algum torna ilícito ter um sacramento onde as pessoas não possam obter vinho. Em todo lugar da escritura em que temos um relato dessa parte da instituição, ela é sempre expressa por uma figura.
O cálice é posto por aquilo que estava nele, sem especificar uma só vez qual era o líquido nas palavras da instituição.
[2.] Quanto às coisas significadas por esses sinais exteriores; são o corpo e sangue de Cristo, o seu corpo partido, o seu sangue derramado, juntamente com todos os benefícios que fluem da sua morte e sacrifício: é o Novo Testamento no seu sangue.
O seu sangue é o selo e sanção de todos os privilégios da nova aliança; e os que recebem dignamente o tomam como tal nessa santa ordenança. Têm o Novo Testamento e o seu próprio direito a todas as bênçãos da nova aliança confirmados a eles pelo seu sangue.
(2.) Temos aqui as ações sacramentais, a maneira como os materiais do sacramento devem ser usados:
[1.] As ações do nosso Salvador, que são tomar o pão e o cálice, dar graças, partir o pão e distribuir tanto um quanto o outro.
[2.] As ações dos comungantes, que eram tomar o pão e comer, tomar o cálice e beber, e ambos em memória de Cristo. Mas os atos exteriores não são o todo nem a parte principal do que deve ser feito nessa santa ordenança; cada um deles tem um significado.
Nosso Salvador, tendo se comprometido a fazer uma oferta de si mesmo a Deus e obter, pela sua morte, a remissão dos pecados, com todos os outros benefícios do evangelho, para os verdadeiros crentes, entregou, na instituição, o seu corpo e sangue, com todos os benefícios obtidos pela sua morte, aos seus discípulos.
E continua fazendo o mesmo toda vez que a ordenança é administrada aos verdadeiros crentes. Isso é aqui exibido, ou apresentado, como alimento das almas.
E, assim como o alimento, por mais saudável ou rico que seja, não dará nutrição sem ser comido, aqui os comungantes devem tomar e comer, ou receber Cristo e alimentar-se dele, da sua graça e benefícios, e pela fé convertê-los em nutrição para as suas almas.
Devem tomá-lo como seu Senhor e vida, entregar-se a ele e viver dele. Ele é a nossa vida, Colossenses 3:4.
(3.) Temos aqui um relato dos fins dessa instituição:
[1.] Ela foi designada para ser feita em memória de Cristo, para manter fresco na nossa mente um antigo favor, a sua morte por nós, assim como para lembrar um amigo ausente, precisamente Cristo intercedendo por nós, em virtude da sua morte, à direita de Deus.
O melhor dos amigos e os maiores atos de bondade devem ser lembrados aqui, com o exercício de afeições e graças adequadas. O lema dessa ordenança, e o seu próprio significado, é: “Quando isto você vir, lembre-se de mim”.
[2.] Era para anunciar a morte de Cristo, declará-la e publicá-la. Não é meramente em memória de Cristo, do que fez e sofreu, que essa ordenança foi instituída; mas para comemorar, celebrar, a sua gloriosa condescendência e graça na nossa redenção.
Declaramos que a sua morte é a nossa vida, a fonte de todos os nossos confortos e esperanças. E nos gloriamos em tal declaração; anunciamos a sua morte e a apresentamos diante de Deus como nosso sacrifício e resgate aceitos.
Pomo-la à vista da nossa própria fé, para o nosso próprio conforto e vivificação; e reconhecemos diante do mundo, por esse próprio serviço, que somos discípulos de Cristo que confiam somente nele para salvação e aceitação diante de Deus.
(4.) Além disso, é indicado aqui acerca dessa ordenança:
[1.] Que deveria ser frequente: “Todas as vezes que comerdes este pão”, etc. As nossas refeições corporais retornam frequentemente; não podemos manter a vida e a saúde sem isso. E é apropriado que essa dieta espiritual seja tomada frequentemente também!
As antigas igrejas celebravam essa ordenança todo dia do Senhor, se não todos os dias em que se reuniam para culto.
[2.] Que deve ser perpétua. Deve ser celebrada até o Senhor vir; até vir pela segunda vez, sem pecado, para a salvação dos que creem e para julgar o mundo. Essa é a nossa autorização para manter essa festa.
Era a vontade do nosso Senhor que assim celebrássemos os memoriais da sua morte e paixão, até que venha na sua própria glória e na glória do Pai, com os seus santos anjos, e ponha fim ao presente estado das coisas e à sua própria administração mediadora, proferindo a sentença final. Repare: A ceia do Senhor não é uma ordenança temporária, mas permanente e perpétua.
III. Ele põe diante dos coríntios o perigo de receber indignamente, de prostituir essa instituição como faziam e usá-la para os propósitos de festejo e facção, com intenções opostas ao seu desígnio, ou uma disposição de mente inteiramente inadequada a ela.
Ou de manter a aliança com o pecado e a morte, enquanto ali estão professamente renovando e confirmando a sua aliança com Deus:
- É grande a culpa que tais pessoas contraem. Serão culpadas do corpo e sangue do Senhor (v. 27), de violar essa instituição sagrada, de desprezar o seu corpo e sangue.
Agem como se considerassem o sangue da aliança, com que são santificadas, uma coisa profana, Hebreus 10:29. Profanam a instituição e, de certo modo, crucificam de novo o seu Salvador. Em vez de serem limpas pelo seu sangue, são culpadas do seu sangue.
- É grande o risco que correm: Comem e bebem juízo para si mesmas, v. 29. Provocam a Deus e provavelmente trarão castigo sobre si mesmas. Sem dúvida, incorrem em grande culpa e assim se tornam sujeitas à condenação, aos juízos espirituais e à miséria eterna.
Todo pecado é, pela sua própria natureza, condenatório; e, por isso, certamente um pecado tão odioso quanto profanar uma ordenança tão santa o é. E ela é profanada no sentido mais grosseiro pela irreverência e falta de humanidade de que os coríntios eram culpados.
Mas os crentes temerosos não deveriam ser desanimados de comparecer a essa santa ordenança pelo som dessas palavras, como se impusessem a si mesmos a sentença de condenação vindo despreparados à mesa do Senhor.
Esse pecado, assim como todos os outros, deixa lugar para perdão mediante arrependimento; e o Espírito Santo nunca redigiu essa passagem da escritura para afastar cristãos sérios do seu dever, embora o diabo tenha frequentemente tirado dela essa vantagem e roubado dos bons cristãos os seus mais escolhidos confortos.
Os coríntios vinham à mesa do Senhor como a uma festa comum, não discernindo o corpo do Senhor, não fazendo diferença ou distinção entre ele e o alimento comum, mas pondo ambos no mesmo nível; ou melhor, usavam muito mais indecência nessa festa sagrada do que teriam usado numa civil.
Isso era muito pecaminoso neles e muito desagradável a Deus, e trouxe sobre eles os seus juízos: “Por essa causa muitos são fracos e doentes entre vós, e muitos dormem”. Alguns foram castigados com doença, e alguns com morte. Repare:
Uma recepção descuidada e irreverente da ceia do Senhor pode trazer castigos temporais. Contudo, a conexão parece implicar que até os que assim foram castigados estavam em estado de favor com Deus, pelo menos muitos deles: Foram disciplinados pelo Senhor para não serem condenados com o mundo, v. 32.
Agora, a disciplina divina é sinal de amor divino: “A quem o Senhor ama ele disciplina” (Hebreus 12:6), especialmente com propósito tão misericordioso, impedir a sua condenação final.
No meio do juízo, Deus se lembra da misericórdia; frequentemente castiga aqueles que ama ternamente. É bondade usar a vara para impedir a ruína do filho. Visitará com açoites uma iniquidade como essa em consideração e, contudo, fará desses açoites a evidência da sua bondade amorosa.
Estavam no favor de Deus aqueles que, contudo, o ofenderam tão grandemente nesse exemplo e trouxeram juízos sobre si mesmos; pelo menos muitos deles estavam; pois foram castigados por ele por bondosa disposição paternal, castigados agora para não perecerem para sempre. Repare:
É melhor suportar perturbação neste mundo do que ser miserável pela eternidade. E Deus castiga o seu povo agora para impedir a sua desventura eterna.
IV. Ele indica o dever dos que querem vir à mesa do Senhor:
- Em geral: “Examine um homem a si mesmo” (v. 28), prove e aprove a si mesmo. Considere a intenção sagrada dessa santa ordenança, a sua natureza e uso, e compare os seus próprios pontos de vista ao aplicar-se a ela e a sua disposição de mente para ela.
E, quando se tiver aprovado à sua própria consciência à vista de Deus, então compareça. Tal autoexame é necessário à correta participação nessa santa ordenança. Repare:
Os que, por fraqueza de entendimento, não podem provar a si mesmos não estão de modo algum aptos para comer desse pão e beber desse cálice; nem os que, mediante uma prova justa, têm fundamento justo para acusar a si mesmos de impenitência, incredulidade e afastamento da vida de Deus.
Deveriam estar com a veste nupcial os que querem ser bem-vindos a essa festa de casamento: graça como disposição habitual e graça em exercício.
- O dever dos que ainda não haviam sido castigados pela sua profanação dessa ordenança: “Se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”, v. 31. Se nos explorássemos e examinássemos inteiramente e condenássemos e corrigíssemos o que achamos errado, impediríamos os juízos divinos.
Repare: Ser exatos e severos conosco mesmos e com a nossa própria conduta é o caminho mais apropriado no mundo para não cair sob a justa severidade do nosso Pai celestial. Não devemos julgar os outros para não sermos julgados (Mateus 7:1); mas devemos julgar a nós mesmos para impedir que sejamos julgados e condenados por Deus.
Podemos ser críticos quanto a nós mesmos, mas deveríamos ser muito benevolentes ao julgar os outros.
V. Ele encerra tudo com uma cautela contra as irregularidades de que eram culpados (v. 33, 34), ordenando-lhes que evitassem toda indecência à mesa do Senhor.
Deveriam comer por fome e prazer somente em casa e não mudar a santa ceia para uma festa comum; e muito menos consumir as provisões antes que os que não podiam trazer nenhuma participassem delas, para que não se reunissem para condenação. Repare:
Os nossos santos deveres, pelo nosso próprio abuso, podem mostrar-se matéria de condenação. Os cristãos podem guardar sábados, ouvir sermões, comparecer aos sacramentos, e somente agravar a culpa e trazer uma condenação mais pesada. Uma verdade triste, mas séria!
Oh! Que todos cuidem de não se reunirem em qualquer tempo para o culto a Deus e, durante todo esse tempo, provocá-lo e trazer vingança sobre si mesmos. As coisas santas devem ser usadas de maneira santa, ou então são profanadas.
O que mais estava errado nessa questão, ele lhes diz que retificaria quando fosse até eles.