Matthew Henry

1 Coríntios 7

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo responde a alguns casos que os coríntios lhe propuseram acerca do casamento:

I. Ele lhes mostra que o casamento foi designado como remédio contra a fornicação, e, por isso, que é melhor as pessoas se casarem do que arderem, vv. 1-9.

II. Ele dá orientação aos casados para continuarem juntos, embora pudessem ter um cônjuge incrédulo, a menos que o incrédulo quisesse separar-se, caso em que um cristão não estaria em servidão, vv. 10-16.

III. Ele lhes mostra que se tornarem cristãos não muda o seu estado exterior; e, por isso, aconselha cada um a continuar, em geral, naquele estado em que foi chamado, vv. 17-24.

IV. Ele os aconselha, por motivo da angústia presente, a se manterem solteiros. Indica a brevidade do tempo e como deveriam aproveitá-lo, de modo a se tornarem mortos e indiferentes aos confortos do mundo; e lhes mostra como as preocupações mundanas impedem as suas devoções e os distraem no serviço de Deus, vv. 25-35.

V. Ele os orienta quanto ao dispor de suas virgens, vv. 36-38.

VI. E encerra o capítulo aconselhando as viúvas quanto ao dispor de si mesmas nesse estado, v. 39, 40.

Versículos 1 a 9

Contra a Fornicação. (d.C. 57.)

O apóstolo passa agora, como casuísta fiel e hábil, a responder a alguns casos de consciência que os coríntios lhe haviam proposto. Essas eram coisas sobre as quais lhe escreveram, v. 1. Assim como os lábios dos ministros deveriam guardar o conhecimento, assim o povo deveria buscar a lei na boca deles.

O apóstolo estava tão pronto a resolver as suas dúvidas quanto eles a propô-las. No capítulo anterior, ele os avisa para evitarem a fornicação; aqui dá algumas orientações acerca do casamento, o remédio que Deus havia designado para ela. Ele lhes diz, em geral:

I. Que era bom, naquela conjuntura de tempo pelo menos, abster-se inteiramente do casamento: “É bom que o homem não toque mulher” (não a tome por esposa).

Por bom, aqui, não se entende aquilo que está tão de acordo com a mente e a vontade de Deus que agir de outra maneira seria pecado, extremo em que muitos dos antigos caíram em favor do celibato e da virgindade. Se o apóstolo fosse entendido nesse sentido, contradiria grande parte do restante do seu discurso.

Mas é bom, isto é, ou, abstraindo das circunstâncias, há muitas coisas em que o estado de celibato tem vantagem sobre o estado de casamento; ou então, nesta conjuntura, por motivo da angústia da igreja cristã, seria uma conveniência para os cristãos se manterem solteiros, desde que tenham o dom da continência e, ao mesmo tempo, possam se manter castos.

A expressão também pode trazer em si uma indicação de que os cristãos devem evitar todas as ocasiões desse pecado e fugir de todas as concupiscências carnais e dos incentivos a elas. Não devem nem olhar para uma mulher nem tocá-la de modo a provocar inclinações lascivas. Contudo:

II. Ele lhes informa que o casamento e os confortos e satisfações desse estado são prescritos pela sabedoria divina para impedir a fornicação (v. 2), Porneias, fornicações, toda espécie de concupiscência ilícita.

Para evitá-las, “Tenha cada homem”, diz ele, “a sua própria esposa, e cada mulher o seu próprio marido”; isto é, casem-se e se restrinjam aos seus próprios cônjuges.

E, quando estiverem casados, que cada um preste ao outro a benevolência devida (v. 3), considere a disposição e a necessidade do outro e preste o dever conjugal, que um deve ao outro.

Pois, segundo a razão apresentada pelo apóstolo (v. 4), no estado de casamento nenhuma das pessoas tem poder sobre o seu próprio corpo, mas o entregou ao poder da outra: a esposa, o seu ao poder do marido; o marido, o seu ao poder da esposa. Repare:

A poligamia, ou o casamento com mais de uma pessoa, assim como o adultério, deve ser uma quebra das alianças matrimoniais e uma violação dos direitos do cônjuge.

E, por isso, não deveriam privar um ao outro do uso dos seus corpos, nem de nenhum outro dos confortos do estado conjugal, designados por Deus para manter o vaso em santificação e honra e impedir as concupiscências da impureza, exceto por anuência mútua (v. 5) e somente por algum tempo, enquanto se ocupam de alguns deveres extraordinários de religião, ou se entregam ao jejum e à oração.

Repare: Ocasiões de profunda humilhação exigem abstinência de prazeres lícitos. Mas essa separação entre marido e esposa não deve ser contínua, para que não se exponham às tentações de Satanás por motivo de sua incontinência, ou incapacidade de se conterem. Repare:

As pessoas se expõem a grande perigo ao tentarem realizar o que está acima de suas forças e, ao mesmo tempo, não lhes é imposto por nenhuma lei de Deus. Se se abstiverem de desfrutes lícitos, podem ser enredadas em ilícitos. Os remédios que Deus providenciou contra as inclinações pecaminosas são certamente os melhores.

III. O apóstolo limita o que havia dito acerca de cada homem ter a sua própria esposa, etc. (v. 2): “Digo isto por permissão, não por mandamento”. Ele não impôs como ordem a cada homem que se casasse, sem exceção. Qualquer homem podia casar-se. Nenhuma lei de Deus proibia isso.

Mas, por outro lado, nenhuma lei obrigava um homem a casar-se de modo que pecasse se não o fizesse; quero dizer, a menos que as suas circunstâncias o exigissem para impedir a concupiscência da impureza. Era algo em que os homens, pelas leis de Deus, eram em grande medida deixados em liberdade.

E, por isso, Paulo não obrigava cada homem a casar-se, embora cada homem tivesse uma concessão. Não: ele podia desejar que todos os homens fossem como ele próprio (v. 7), isto é, solteiros e capazes de viver com continência nesse estado.

Havia diversas conveniências nele que, naquela ocasião, se não em outras, o tornavam mais desejável em si. Repare: É um sinal de verdadeira bondade desejar que todos os homens sejam tão felizes quanto nós mesmos.

Mas não correspondia igualmente às intenções da Providência divina que todos os homens tivessem tanto domínio desse apetite quanto Paulo tinha. Era um dom concedido às pessoas que a Sabedoria Infinita julgava apropriadas: “Cada um tem de Deus o seu próprio dom, um desta maneira, e outro daquela”.

As constituições naturais variam; e, onde pode não haver muita diferença na constituição, são concedidos diferentes graus de graça, que podem dar a alguns uma vitória maior sobre a inclinação natural do que a outros. Repare: Os dons de Deus, tanto na natureza quanto na graça, são distribuídos de diversas maneiras.

Alguns os têm desta maneira, e alguns daquela. Paulo podia desejar que todos os homens fossem como ele próprio, mas nem todos os homens podem receber tal palavra, exceto aqueles a quem é dado, Mateus 19:11.

IV. Ele resume o seu pensamento sobre esse ponto (v. 9, 10): “Digo, pois, aos solteiros e às viúvas”, aos que estão em estado de virgindade ou viuvez: “É bom para eles que permaneçam assim como eu”. Há muitas conveniências, e especialmente nesta conjuntura, no estado de solteiro, para torná-lo preferível ao de casado.

É conveniente, por isso, que os solteiros permaneçam como eu, o que implica claramente que Paulo estava solteiro naquele tempo. “Mas, se não podem conter-se, casem-se; pois é melhor casar-se do que arder”. Esse é o remédio de Deus para a concupiscência. O fogo pode ser apagado pelos meios que ele designou.

E o casamento, com todos os seus inconvenientes, é muito melhor do que arder com desejos impuros e lascivos. O casamento é honroso em todos; mas é um dever para aqueles que não podem conter-se nem vencer essas inclinações.

Versículos 10 a 16

Inviolabilidade do Vínculo Matrimonial. (d.C. 57.)

Neste parágrafo, o apóstolo lhes dá orientação num caso que devia ser muito frequente naquela época do mundo, especialmente entre os convertidos judeus; quero dizer, se deveriam viver em estado de casamento com cônjuges pagãos.

A lei de Moisés tolerava o divórcio; e houve um exemplo famoso no estado judeu, quando o povo foi obrigado a repudiar as suas esposas idólatras, Esdras 10:3. Isso poderia suscitar um escrúpulo em muitas mentes: se os convertidos ao cristianismo não eram obrigados a repudiar ou abandonar os seus cônjuges, que continuavam infiéis.

Acerca dessa questão, o apóstolo dá orientação aqui. E:

I. Em geral, ele lhes diz que o casamento, pelo mandamento de Cristo, é para a vida; e, por isso, os casados não devem pensar em separação. A esposa não deve afastar-se do marido (v. 10), nem o marido repudiar a sua esposa, v. 11. Isto ordeno, diz o apóstolo; contudo, não eu, mas o Senhor.

Não que ele ordenasse coisa alguma por conta própria ou pela sua própria autoridade. Tudo que ordenava era mandamento do Senhor, ditado pelo Espírito dele e imposto pela autoridade dele.

Mas o que ele quer dizer é que o próprio Senhor, com a sua própria boca, havia proibido tais separações, Mateus 5:32; 19:9; Marcos 10:11; Lucas 16:18. Repare: Marido e esposa não podem separar-se à vontade, nem dissolver, quando quiserem, as suas amarras e relação matrimoniais.

Não devem separar-se por nenhuma outra causa além da que Cristo consente. E, por isso, o apóstolo aconselha que, se alguma mulher tivesse sido separada, ou por um ato voluntário dela própria ou por um ato de seu marido, continuasse solteira e buscasse a reconciliação com o seu marido, para que pudessem voltar a coabitar. Repare:

Maridos e esposas não deveriam ter desavenças de modo algum, ou deveriam reconciliar-se depressa. Estão ligados um ao outro para a vida. A lei divina não consente nenhuma separação. Não podem livrar-se do fardo e, por isso, deveriam pôr os seus ombros sob ele e procurar torná-lo tão leve um para o outro quanto puderem.

II. Ele aplica o conselho geral ao caso dos que tinham um cônjuge incrédulo (v. 12): “Mas aos demais falo eu, não o Senhor”; isto é, o Senhor não havia falado tão expressamente a esse caso quanto ao caso anterior de divórcio.

Isso não significa que o apóstolo falasse sem autoridade do Senhor, ou decidisse esse caso pela sua própria sabedoria, sem a inspiração do Espírito Santo. Ele encerra esse assunto com uma declaração em contrário (v. 40): “Penso também que tenho o Espírito de Deus”. Mas, tendo assim prefaciado o seu conselho, podemos atentar:

  1. Para o próprio conselho, que é que, se um marido incrédulo ou uma esposa incrédula tivesse por bem morar com um cônjuge cristão, o outro não deveria separar-se. O marido não deveria repudiar uma esposa incrédula, nem a esposa deixar um marido incrédulo, v. 12, 13.

O chamado cristão não dissolvia a aliança matrimonial, mas a ligava mais firmemente, trazendo-a de volta à instituição original, limitando-a a duas pessoas e ligando-as para a vida. O crente não é, pela fé em Cristo, desligado das amarras matrimoniais com um incrédulo, mas é ao mesmo tempo ligado e capacitado a ser um cônjuge melhor.

Mas, embora uma esposa ou marido crente não devesse separar-se de um cônjuge incrédulo, contudo, se o cônjuge incrédulo abandonar o crente, e nenhum meio puder reconciliá-los para a coabitação, em tal caso um irmão ou irmã não está em servidão (v. 15).

Não está preso ao capricho desarrazoado, nem obrigado servilmente a seguir ou apegar-se ao desertor malicioso, ou não está obrigado a viver solteiro depois de tentados todos os meios apropriados para a reconciliação, pelo menos se o desertor contrair outro casamento ou for culpado de adultério.

Essa era uma suposição muito fácil, porque era um exemplo muito comum entre os habitantes pagãos de Corinto. Em tal caso, a pessoa abandonada deve estar livre para casar-se novamente, e isso é admitido por todos. E alguns pensam que tal abandono malicioso é uma dissolução da aliança matrimonial tanto quanto a própria morte.

Pois como é possível que os dois sejam uma só carne quando um está maliciosamente decidido a separar-se do outro ou repudiá-lo? De fato, o desertor parece continuar ligado pelo contrato matrimonial; e, por isso, o apóstolo diz (v. 11): Se a mulher se afastar de seu marido por causa da incredulidade dele, permaneça solteira.

Mas a parte abandonada parece ficar mais em liberdade (quero dizer, supondo que todos os meios apropriados tenham sido usados para recuperar o desertor, e que outras circunstâncias o tornem necessário) para casar-se com outra pessoa.

Não parece razoável que continuem ligados quando se torna impossível cumprir os deveres conjugais ou desfrutar os confortos conjugais, por mera culpa do seu cônjuge: em tal caso, o casamento seria de fato um estado de servidão.

Mas, seja qual for a liberdade concedida aos cristãos num caso como esse, não se lhes consente, pela mera incredulidade de um marido ou esposa, separar-se; mas, se o incrédulo estiver disposto, deveriam continuar na relação e coabitar como os que estão assim relacionados. Essa é a orientação geral do apóstolo.

  1. Temos aqui os motivos desse conselho:

(1.) Porque a relação ou estado é santificado pela santidade de qualquer das partes: “Pois o marido incrédulo é santificado pela esposa, e a esposa incrédula pelo marido” (v. 14), ou foi santificado. A própria relação e o uso conjugal um do outro são santificados para o crente.

“Para os puros todas as coisas são puras”, Tito 1:15. O casamento é uma instituição divina; é um pacto para a vida, pela designação de Deus.

Se a comunhão e a união com incrédulos nessa relação tivessem maculado o crente, ou tornado o crente ou a crente ofensivo a Deus, os fins do casamento teriam sido frustrados, e os seus confortos de certo modo destruídos, nas circunstâncias em que os cristãos então se encontravam.

Mas o apóstolo lhes diz que, embora estivessem sob o mesmo jugo com incrédulos, contudo, se eles próprios fossem santos, o casamento era para eles um estado santo, e os confortos matrimoniais, mesmo com um cônjuge incrédulo, eram desfrutes santificados.

Não era mais desagradável a Deus que continuassem a viver como antes, com o seu cônjuge incrédulo ou pagão, do que se ambos tivessem se convertido. Se um dos cônjuges tivesse se tornado santo, nenhum dos deveres ou confortos lícitos do estado de casados poderia maculá-los e torná-los desagradáveis a Deus, embora o outro fosse pagão.

Ele é santificado por causa da esposa. Ela é santificada por causa do marido. Ambos são uma só carne. Deve ser considerado limpo aquele que é uma só carne com a que é santa, e vice versâ: “De outra sorte, vossos filhos seriam impuros, mas agora são santos” (v. 14).

Isto é, seriam pagãos, fora dos limites da igreja e da aliança de Deus. Não seriam da semente santa (como os judeus são chamados, Isaías 6:13), mas comuns e impuros, no mesmo sentido em que os pagãos em geral foram assim denominados na visão do apóstolo, Atos 10:28.

Esse modo de falar segue a linguagem dos judeus, entre os quais se dizia que um filho gerado por pais que eram ainda pagãos era gerado fora da santidade; e se dizia que um filho gerado por pais tornados prosélitos era gerado intra sanctitatem, dentro do recinto santo.

Assim, os cristãos são comumente chamados santos; são tais por profissão, separados para ser um povo peculiar de Deus e, como tais, distinguidos do mundo.

E, por isso, os filhos nascidos de cristãos, embora casados com incrédulos, não devem ser considerados parte do mundo, mas da igreja, uma semente santa, não comum e impura.

“Continuem, por isso, a viver mesmo com cônjuges incrédulos; pois, se vocês são santos, a relação é santa, o estado é santo, vocês podem fazer uso santo mesmo de um cônjuge incrédulo nos deveres conjugais, e a sua semente será santa também.” Que conforto é esse, onde ambos os cônjuges são crentes!

(2.) Outro motivo é que Deus chamou os cristãos à paz, v. 15. A religião cristã nos obriga a agir pacificamente em todas as relações, naturais e civis.

Estamos obrigados, tanto quanto depende de nós, a viver pacificamente com todos os homens (Romanos 12:18), e, por isso, certamente a promover a paz e o conforto dos nossos parentes mais próximos, aqueles com quem somos uma só carne, ou melhor, embora fossem infiéis. Repare:

Deveria ser o trabalho e o empenho dos casados tornar um ao outro tão tranquilo e feliz quanto possível.

(3.) Um terceiro motivo é que é possível ao cônjuge crente ser instrumento da salvação do outro (v. 16): “Que sabes tu, ó esposa, se salvarás teu marido?” Repare: É o claro dever dos que estão numa relação tão próxima buscar a salvação daqueles com quem se relacionam.

“Não se separem. Há outro dever agora exigido. A relação conjugal exige a afeição mais íntima e terna; é um contrato para a vida. E um cristão abandonaria um cônjuge quando se oferece uma oportunidade de dar a mais gloriosa prova de amor? Fiquem e trabalhem de coração pela conversão do seu cônjuge. Procurem salvar uma alma.”

“Quem sabe se esse não pode ser o desfecho? Não é impossível. E, embora não haja grande probabilidade, salvar uma alma é um serviço tão bom e glorioso que a simples possibilidade deveria levar alguém a empenhar-se.” Repare:

A mera possibilidade de êxito deveria ser para nós motivo suficiente para empregarmos os nossos esforços diligentes para salvar as almas dos nossos parentes. “Que sei eu se não posso salvar a alma dele?” deveria levar-me a tentá-lo.

Versículos 17 a 24

Contentamento Cristão. (d.C. 57.)

Aqui o apóstolo aproveita a ocasião para aconselhá-los a continuar no estado e condição em que o cristianismo os encontrou e em que se converteram a ele. E aqui:

I. Ele estabelece esta regra em geral: conforme Deus distribuiu a cada um. Repare: Os nossos estados e circunstâncias neste mundo são distribuições da Providência divina. Ela fixa os limites das habitações dos homens e ordena os seus passos. Deus estabelece e derruba.

E novamente: “Como o Senhor chamou cada um, assim ande”. Quaisquer que fossem as suas circunstâncias ou condição quando se converteu ao cristianismo, permaneça nelas e adapte a sua conduta a elas. As regras do cristianismo alcançam toda condição. E, em todo estado, um homem pode viver de modo a honrá-lo. Repare:

É dever de todo cristão adaptar o seu comportamento à sua condição e às regras da religião, contentar-se com a sua sorte e conduzir-se em sua posição e lugar como convém a um cristão.

O apóstolo acrescenta que essa era uma regra geral, a ser observada em todos os tempos e em todos os lugares: “Assim ordeno em todas as igrejas”.

II. Ele especifica casos particulares, como:

  1. O da circuncisão. “Foi algum homem chamado estando circuncidado? Não se torne incircunciso. Foi algum homem chamado estando incircunciso? Não se circuncide.” Não importa se um homem é judeu ou gentio, dentro da aliança de particularidade feita com Abraão ou fora dela.

Quem se converte, sendo judeu, não precisa causar inquietação a si mesmo por esse motivo nem desejar ser incircunciso. Nem quem se converte do gentilismo está sob obrigação de ser circuncidado; nem deveria preocupar-se porque lhe falta aquela marca de distinção que anteriormente pertencia ao povo de Deus.

Pois, como o apóstolo prossegue, “A circuncisão nada é, e a incircuncisão nada é, mas a observância dos mandamentos de Deus”, v. 19. Quanto à aceitação diante de Deus, é indiferente se os homens são circuncidados ou não. Repare:

É na religião prática, na obediência sincera aos mandamentos de Deus, que o evangelho põe ênfase. Observâncias exteriores sem piedade interior são como nada. Por isso, “Permaneça cada homem no chamado” (no estado) “em que foi chamado”, v. 20.

  1. O da servidão e da liberdade. Era comum naquela época do mundo que muitos estivessem em estado de escravidão, comprados e vendidos por dinheiro e, assim, propriedade daqueles que os compravam.

Agora, diz o apóstolo, você foi chamado sendo servo? Não se inquiete por isso. Não seja ansioso demais a respeito disso. Não é incompatível com o seu dever, profissão ou esperanças como cristão. Contudo, se puder ser tornado livre, aproveite-o antes, v. 21.

Há muitas conveniências no estado de liberdade acima do de servidão: um homem tem mais poder sobre si mesmo e mais domínio do seu tempo, e não está sob o controle de outro senhor; e, por isso, a liberdade é o estado mais desejável. Mas a condição exterior dos homens não impede nem promove a sua aceitação diante de Deus.

Pois aquele que é chamado sendo servo é o liberto do Senhor, apeleutheros, assim como aquele que é chamado sendo livre é o servo do Senhor. Embora não seja dispensado do serviço de seu senhor, é libertado do domínio e da vassalagem do pecado.

Embora não seja escravizado a Cristo, contudo, está obrigado a entregar-se inteiramente à vontade e ao serviço dele; e, contudo, esse serviço é perfeita liberdade. Repare: O nosso conforto e felicidade dependem do que somos para Cristo, não do que somos no mundo.

O caráter favorável da nossa condição exterior não nos dispensa dos deveres do cristianismo, nem o seu caráter desfavorável nos exclui dos privilégios cristãos. Quem é escravo pode, contudo, ser um homem livre cristão; quem é livre pode, contudo, ser servo de Cristo. Ele foi comprado por preço e, por isso, não deveria ser servo do homem.

Não que deva abandonar o serviço de seu senhor ou deixar de tomar todas as medidas apropriadas para agradá-lo (isso seria contradizer todo o objetivo do discurso do apóstolo); mas não deve ser servo dos homens de tal modo que a vontade de Cristo deixe de ser obedecida e considerada mais do que a de seu senhor.

Cristo pagou um preço muito mais caro por esse servo e tem um direito de propriedade muito mais pleno sobre esse servo. Deve ser servido e obedecido sem limitação ou reserva. Repare:

Os servos de Cristo não deveriam estar sob o comando absoluto de nenhum outro senhor além dele próprio, nem servir a nenhum homem além do que é compatível com o seu dever para com ele. Nenhum homem pode servir a dois senhores.

Embora alguns entendam essa passagem como referente a pessoas libertadas da escravidão mediante pagamento pela generosidade e caridade de outros cristãos; e leiam a passagem assim: Foram vocês resgatados da escravidão por um preço? Não se tornem escravizados novamente.

Isso é exatamente como antes ele havia aconselhado que, se na escravidão tivessem alguma perspectiva de serem tornados livres, deveriam preferir isso. As palavras comportam esse significado, mas o outro parece o mais natural. Veja 1 Coríntios 6:20.

III. Ele resume o seu conselho: “Permaneça cada homem, no estado em que é chamado, nele com Deus”, v. 24. Isso deve ser entendido do estado em que um homem se converte ao cristianismo. Nenhum homem deveria fazer da sua fé ou religião uma razão para romper quaisquer obrigações naturais ou civis.

Deveria permanecer tranquila e confortavelmente na condição em que está; e pode muito bem fazer isso quando pode permanecer nela com Deus. Repare: A presença e o favor especiais de Deus não se limitam a nenhuma condição ou prática exterior.

Quem é circuncidado pode desfrutá-los; e assim pode quem é incircunciso. Quem está preso pode tê-los assim como quem é livre. Nesse aspecto, “Não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro nem cita, escravo nem livre”, Colossenses 3:11. O favor de Deus não está preso.

Versículos 25 a 35

Orientações Prudenciais às Virgens. (d.C. 57.)

O apóstolo retoma aqui o seu discurso e dá orientações às virgens sobre como agir, acerca das quais podemos reparar:

I. Na maneira como ele as introduz: “Agora, acerca das virgens, não tenho mandamento do Senhor”, v. 25. “Não tenho nenhuma lei expressa e universal exposta pelo próprio Senhor acerca do celibato; mas dou o meu parecer, como alguém que obteve misericórdia do Senhor para ser fiel”, a saber, no apostolado.

Ele agia fielmente e, por isso, a sua orientação deveria ser considerada uma regra de Cristo: pois dava parecer como alguém que era apóstolo fiel de Cristo. Embora Cristo não tivesse antes exposto nenhuma lei universal sobre essa questão, agora dá orientação por um apóstolo inspirado, alguém que obteve misericórdia do Senhor para ser fiel.

Repare: A fidelidade no ministério se deve à graça e misericórdia de Cristo. Isso Paulo estava pronto a reconhecer em todas as ocasiões: “Trabalhei mais abundantemente do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus que estava comigo”, 1 Coríntios 15:10.

E é uma grande misericórdia que obtêm de Deus aqueles que se mostram fiéis no ministério da sua palavra, quer ordinário quer extraordinário.

II. A determinação que ele dá, que, considerando a angústia presente, era que um estado de celibato era preferível: É bom que um homem esteja assim, isto é, solteiro. Suponho, diz o apóstolo, ou é a minha opinião. É formulado com modéstia, mas exposto, apesar disso, com autoridade apostólica.

Não é a mera opinião de um homem particular, mas a própria determinação do Espírito de Deus num apóstolo, embora assim expressa. E foi assim exposta para lhe dar mais peso. Os que tinham preconceito contra o apóstolo poderiam ter rejeitado esse conselho se tivesse sido dado com um mero ar revestido de autoridade. Repare:

Os ministros não perdem a sua autoridade por condescendências prudentes. Devem tornar-se todas as coisas para todos os homens, para lhes fazerem mais bem. Isso é bom, diz ele, por causa da angústia presente. Os cristãos, no primeiro estabelecimento da sua religião, eram gravemente perseguidos.

Os seus inimigos eram muito amargos contra eles e os tratavam muito cruelmente. Estavam continuamente sujeitos a serem sacudidos e impelidos pela perseguição. Sendo esse o estado das coisas então, ele não julgava tão aconselhável que os cristãos solteiros mudassem de condição.

O estado de casados traria consigo mais preocupação e embaraço (v. 33, 34), e, por isso, tornaria a perseguição mais terrível e os tornaria menos capazes de suportá-la. Repare: Os cristãos, ao regularem a sua conduta, deveriam considerar não meramente o que é lícito em si, mas o que pode ser conveniente para eles.

III. Apesar de assim determinar, ele é muito cuidadoso em assegurar-lhes que não condena o casamento em geral, nem o declara ilícito.

E, por isso, embora diga: “Se estás desligado de esposa (em estado de solteiro, quer homem solteiro quer viúvo, virgem ou viúva), não busques esposa, não mudes apressadamente de condição”; contudo, acrescenta: “Se estás ligado a esposa, não busques desligar-te. É teu dever continuar na relação matrimonial e cumprir os seus deveres”.

E, embora tais pessoas, se fossem chamadas a sofrer perseguição, encontrassem dificuldades peculiares nela, contudo, para evitar essas dificuldades, não devem lançar fora nem romper as amarras do dever. O dever deve ser cumprido, e devem-se confiar a Deus os desfechos.

Mas negligenciar o dever é o caminho para nos colocarmos fora da proteção divina. Ele acrescenta, por isso: Se você se casar, não pecou; ou, se uma virgem se casar, não pecou; mas tais pessoas terão tribulação na carne.

Casar-se não é em si pecado, mas casar-se naquele tempo provavelmente lhes traria inconveniência e aumentaria as calamidades dos tempos; e, por isso, ele julgava aconselhável e conveniente que os que podiam conter-se se abstivessem disso.

Mas acrescenta que não lhes imporia o celibato como jugo, nem, parecendo insistir nele demais, os atrairia a algum laço; e, por isso, diz: “Mas eu vos poupo”. Repare: Como nisso os casuístas papistas são opostos ao apóstolo Paulo! Proíbem muitos de se casar e os enredam em votos de celibato, quer possam suportar o jugo quer não.

IV. Ele aproveita essa ocasião para dar regras gerais a todos os cristãos, para se conduzirem com santa indiferença para com o mundo e tudo que nele há:

  1. Quanto às relações: Os que tinham esposas devem ser como se não as tivessem; isto é, não devem pôr demais o seu coração nos confortos da relação; devem ser como se não as tivessem. Não sabem quão cedo não as terão. Esse conselho deve ser levado a toda outra relação.

Os que têm filhos deveriam ser como se não os tivessem. Os que agora são o seu conforto podem mostrar-se a sua maior cruz. E logo pode ser cortada a flor de todos os confortos.

  1. Quanto às aflições: Os que choram devem ser como se não chorassem; isto é, não devemos ficar abatidos demais por nenhuma das nossas aflições, nem nos entregar à tristeza do mundo, mas manter uma santa alegria em Deus no meio de todas as nossas tribulações.

Assim, mesmo na tristeza o coração pode estar alegre, e o fim da nossa dor pode ser contentamento. O choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã. Se ao menos pudermos chegar ao céu por fim, todas as lágrimas serão enxugadas dos nossos olhos; e a perspectiva disso agora deveria nos fazer moderar as nossas tristezas e conter as nossas lágrimas.

  1. Quanto aos desfrutes mundanos: Os que se alegram deveriam ser como se não se alegrassem; isto é, não deveriam ter complacência grande demais em nenhum dos seus confortos. Devem ser moderados na sua alegria festiva e desapegados dos desfrutes que mais valorizam.

Aqui não está o seu descanso, nem essas coisas são a sua porção; e, por isso, o seu coração não deveria ser posto nelas, nem deveriam colocar nelas o seu consolo ou satisfação.

  1. Quanto ao comércio e ocupação mundanos: Os que compram devem ser como se não possuíssem. Os que prosperam no comércio, aumentam em riqueza e compram propriedades deveriam manter essas posses como se não as mantivessem. Agir de outra maneira é apenas pôr o seu coração no que não existe (Provérbios 23:5).

Comprar e possuir não deveriam ocupar demais a nossa mente. Impedem muitas pessoas inteiramente de atentar para a melhor parte. Comprar terra e experimentar bois afastaram os convidados da ceia de casamento, Lucas 14:18, 19.

E, quando não impedem inteiramente os homens de atentar para a sua principal ocupação, os desviam muito de buscá-la de perto. Têm mais probabilidade de correr de modo a obter o prêmio aqueles que aliviam a sua mente de todas as preocupações e embaraços alheios.

  1. Quanto a todas as questões mundanas: Os que usam este mundo como não abusando dele, v. 31. O mundo pode ser usado, mas não deve ser abusado.

É abusado quando não é usado para os propósitos para os quais é dado, honrar a Deus e fazer bem aos homens; quando, em vez de ser óleo para as rodas da nossa obediência, é feito combustível para a concupiscência.

Quando, em vez de ser servo, é feito nosso senhor, nosso ídolo, e tem nas nossas afeições aquele espaço que deveria ser reservado para Deus. E há grande perigo de abusar dele em todos esses aspectos, se o nosso coração está posto demais nele.

Devemos manter o mundo fora do nosso coração tanto quanto possível, para não abusarmos dele quando o temos em nossas mãos.

V. Ele reforça esses conselhos com dois motivos:

  1. “O tempo é breve”, v. 29. Temos só pouco tempo para continuar neste mundo; somente um breve período para possuir e desfrutar as coisas mundanas; kairos synestalmenos. Está contraído, reduzido a estreitos limites. Logo terá passado. Está prestes a ser envolvido na eternidade.

Por isso, não ponham o seu coração nos desfrutes mundanos. Não sejam esmagados pelas preocupações e tribulações mundanas. Possuam o que em breve devem deixar, sem permitir que isso os possua. Por que o seu coração estaria muito posto no que vocês devem rapidamente entregar?

  1. “A aparência deste mundo passa” (v. 31), schema, o aspecto, figura, aparência do mundo, passa. Diariamente muda de semblante. Está em fluxo contínuo. Não é tanto um mundo quanto a aparência de um. Tudo é exibição, nada sólido nele; e é exibição transitória também, e logo terá passado.

Que razão apropriada e poderosa é essa para reforçar o conselho anterior! Como é irracional ser afetado pelas imagens, pelas imagens desvanecentes e transitórias de um sonho! “Certamente o homem anda numa vã aparência” (Salmos 39:6), numa imagem, entre as fracas e evanescentes aparências das coisas.

E deveria ele ser profundamente afetado ou gravemente afligido por tal cenário?

VI. Ele insiste no seu conselho geral, avisando-os contra o embaraço das preocupações mundanas: “Mas eu vos queria sem preocupações”, v. 32.

De fato, ser despreocupado é uma falta; uma preocupação sábia com os interesses mundanos é um dever; mas ser preocupado, cheio de preocupação, ter uma preocupação ansiosa e perturbadora com eles, é pecado.

Toda preocupação que inquieta a mente e a distrai no culto a Deus é má; pois é preciso aplicar-se a Deus sem distração, v. 35. A mente inteira deveria estar ocupada quando Deus é adorado. A obra cessa enquanto a mente se desvia para qualquer outra coisa, ou é impelida e arrastada para cá e para lá por negócios e questões alheios.

Os que estão ocupados no culto divino deveriam atentar para essa própria coisa, deveriam fazer dela toda a sua ocupação. Mas como isso é possível quando a mente é tragada pelas preocupações desta vida? Repare:

É a sabedoria de um cristão ordenar de tal modo os seus negócios exteriores e escolher tal condição de vida que esteja sem preocupações que distraiam, para que possa aplicar-se ao Senhor com uma mente disponível e desocupada.

Essa é a máxima geral pela qual o apóstolo gostaria que os cristãos se governassem. Na sua aplicação, a prudência cristã deve dirigir. A melhor condição de vida para cada homem é a que é melhor para a sua alma e o mantém mais livre das preocupações e laços do mundo.

Por essa máxima, o apóstolo resolve o caso que os coríntios lhe apresentaram: se era aconselhável casar-se? A isso ele diz que, por motivo da angústia presente, e talvez em geral, naquele tempo, quando os cristãos eram casados com infiéis e talvez estivessem sob a necessidade de sê-lo, caso se casassem:

Digo, nessas circunstâncias, continuar solteiros seria o caminho para se livrarem de quaisquer preocupações e embaraços e lhes conceder mais tempo livre para o serviço de Deus. Ordinariamente, quanto menos preocupação temos com o mundo, mais liberdade temos para o serviço de Deus.

Agora, o estado de casados naquele tempo (se não em todos os tempos) trazia consigo a maior preocupação mundana. O casado se preocupa com as coisas do mundo, para agradar à sua esposa, v. 33. E a casada se preocupa com as coisas do mundo, como pode agradar ao seu marido.

Mas o homem e a mulher solteiros atentam para as coisas do Senhor, para agradarem ao Senhor e serem santos tanto em corpo quanto em espírito, v. 32, 34. Não que a pessoa casada não possa ser santa tanto em corpo quanto em espírito também.

O celibato não é em si um estado de maior pureza e santidade do que o casamento; mas os solteiros seriam capazes de fazer mais da religião a sua ocupação naquela conjuntura, porque teriam menos distração pelas preocupações mundanas.

O casamento é aquela condição de vida que traz consigo preocupação, embora às vezes traga mais do que em outras. É a preocupação constante dos que estão nessa relação agradar um ao outro; embora isso seja mais difícil de fazer em algumas ocasiões e em alguns casos do que em outros.

Naquela ocasião, por isso, o apóstolo aconselha que os solteiros se abstenham do casamento, se não estavam sob nenhuma necessidade de mudar de condição. E, onde o mesmo motivo é claro em outros tempos, a regra é igualmente apropriada para ser observada.

E a mesma regra deve determinar as pessoas em favor do casamento onde houver o mesmo motivo, isto é, se no estado de solteiras as pessoas provavelmente seriam mais distraídas no serviço de Deus do que se fossem casadas, o que é um caso suponível em muitos aspectos.

Essa é a regra geral que o discernimento de cada um deve aplicar ao seu próprio caso particular; e por ela deveria procurar decidir, seja em favor do casamento ou contra. O cristão deveria escolher aquela condição de vida em que é mais provável que tenha os melhores auxílios e o menor número de impedimentos no serviço de Deus e nas questões da sua própria salvação.

Versículos 36 a 38

Orientações Prudenciais aos Solteiros. (d.C. 57.)

Nesta passagem, comumente se supõe que o apóstolo dê conselho acerca do dispor dos filhos em casamento, com base na sua determinação anterior. Nessa perspectiva, o significado geral é claro.

Naquela época e naquelas partes do mundo, especialmente entre os judeus, considerava-se desonra uma mulher permanecer solteira depois de certo número de anos: suscitava uma suspeita de algo que não favorecia a sua reputação.

“Agora”, diz o apóstolo, “se algum homem pensa que se comporta de modo impróprio para com a sua filha, e que não favorece a honra dela permanecer solteira quando está em plena idade, e que, com base nesse princípio, é necessário dispô-la em casamento, pode agir conforme a sua vontade.”

“Não é pecado da parte dele dá-la em casamento a um cônjuge adequado. Mas, se um homem determinou em si mesmo mantê-la virgem, permanece nessa determinação e não está sob nenhuma necessidade de dispô-la em casamento, mas está em liberdade, com a anuência dela, para seguir o seu propósito, faz bem em mantê-la virgem.”

“Em suma, quem a dá em casamento faz bem; mas quem a mantém solteira, se ela pode estar tranquila e inocente em tal estado, faz o que é melhor; isto é, mais conveniente para ela no presente estado das coisas, se não em todos os tempos e ocasiões.” Repare:

  1. Os filhos deveriam estar sob o dispor dos seus pais e não dispor de si mesmos em casamento. Contudo:

  2. Os pais deveriam olhar pelas inclinações dos seus filhos, tanto para o casamento em geral quanto para a pessoa em particular, e não considerar que têm poder incontrolável para fazer com eles o que quiserem e lhes ditar o que lhes agradar.

  3. É nosso dever considerar não somente o que é lícito, mas, em muitos casos pelo menos, o que é apropriado fazer, antes de fazê-lo.

Mas penso que o apóstolo está aqui continuando o seu discurso anterior e aconselhando as pessoas solteiras, que dispõem de si mesmas, sobre o que fazer; por virgem do homem, entende-se a sua virgindade.

Terein ten heautou parthenon parece significar antes preservar a sua própria virgindade do que manter a sua filha virgem, embora seja inteiramente incomum usar a palavra nesse sentido. Diversos outros motivos podem ser vistos em Locke e Whitby por aqueles que quiserem consultá-los.

E era motivo comum de descrédito entre judeus e pagãos civilizados que um homem continuasse solteiro além de certo número de anos, embora nem todos concordassem em limitar a vida de solteiro ao mesmo prazo.

O significado geral do apóstolo é o mesmo: que não era pecado casar-se, se um homem julgasse estar sob uma necessidade para evitar o descrédito popular, muito menos seria pecado casar-se para evitar os ardores impetuosos da concupiscência.

Mas quem estava em seu próprio poder, permanecia firme no seu propósito e não se via sob nenhuma necessidade de casar-se faria, naquela ocasião e nas circunstâncias dos cristãos naquele tempo pelo menos, uma escolha em todos os aspectos mais favorável à sua própria conveniência, tranquilidade e vantagem quanto às suas questões espirituais.

E é altamente conveniente, se não um dever, que os cristãos sejam guiados por tal consideração.

Versículos 39 a 40

Orientações Prudenciais às Viúvas. (d.C. 57.)

Tudo se encerra aqui com conselho às viúvas: Enquanto o marido vive, a esposa está ligada pela lei, restrita a um marido e obrigada a continuar e coabitar com ele. Repare: O contrato matrimonial é para a vida; somente a morte pode anular o vínculo.

Mas, estando morto o marido, ela está em liberdade para casar-se com quem quiser. Não há limitação pela lei de Deus para se casar somente determinado número de vezes.

É certo, por essa passagem, que segundos casamentos não são ilícitos; pois então a viúva não poderia estar em liberdade para casar-se com quem lhe agradasse, nem para casar-se uma segunda vez de modo algum.

Mas o apóstolo afirma que ela tem tal liberdade quando o seu marido está morto, apenas com uma limitação: que se case no Senhor. Na nossa escolha de relações e mudança de condições, deveríamos sempre ter os olhos em Deus. Repare:

Os casamentos provavelmente terão a bênção de Deus somente quando são feitos no Senhor, quando as pessoas são guiadas pelo temor de Deus e pelas leis de Deus e agem em dependência da providência de Deus na mudança e escolha de um cônjuge.

Quando podem olhar para Deus, buscar sinceramente a sua orientação e esperar humildemente a sua bênção sobre a sua conduta. “Mas ela é mais feliz”, diz o apóstolo, “se permanecer assim” (isto é, continuar viúva) “segundo o meu parecer”; e penso que tenho o Espírito de Deus, v. 40.

Nesta conjuntura, pelo menos, se não ordinariamente, será muito mais favorável à paz e sossego de tais pessoas, e lhes dará menos impedimento no serviço de Deus, continuar solteiras. E isso, ele lhes diz, era por inspiração do Espírito.

“Seja o que for que os seus falsos apóstolos pensem de mim, penso, e tenho motivo para saber, que tenho o Espírito de Deus.” Repare:

A mudança de condição no casamento é uma questão tão importante que não deveria ser feita senão com a devida deliberação, depois de cuidadosa consideração das circunstâncias e com fundamentos muito prováveis, pelo menos, de que será uma mudança vantajosa nas nossas questões espirituais.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra