Matthew Henry

1 Coríntios 6

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo, I. Censura-os por levarem uns aos outros aos tribunais por questões pequenas e apresentarem a causa diante de juízes pagãos, vv. 1-8. II. Aproveita a ocasião para adverti-los contra muitos pecados graves aos quais antes estavam acostumados, vv. 9-11.

III. E, depois de preveni-los contra o abuso da sua liberdade, os dissuade veementemente da fornicação, por várias razões, v. 12 até o fim.

Versículos 1 a 8

Causas de Litígio Censuradas. (d.C. 57.)

Aqui o apóstolo os censura por levarem uns aos outros aos tribunais diante de juízes pagãos por questões pequenas; e, nisso, censura todas as ações judiciais vexatórias. No capítulo anterior, ele havia orientado que punissem entre si os pecados graves por meio de censuras da igreja.

Aqui os orienta a resolver controvérsias uns com os outros por conselho e orientação da igreja. A respeito disso, observe:

I. A falta pela qual ele os censura: recorrer à justiça. Não que a lei não seja boa quando alguém a usa legitimamente. Mas, 1. Um irmão levava outro irmão ao tribunal (v. 6), um membro da igreja contra outro. A relação próxima não conseguia preservar a paz e o bom entendimento.

Os laços do amor fraternal foram rompidos. E um irmão ofendido, como diz Salomão, “é mais difícil de conquistar que uma cidade forte; as disputas entre eles são como as trancas de um castelo” (Provérbios 18:19). Repare: os cristãos não devem contender uns com os outros, pois são irmãos.

Se isso fosse devidamente levado em conta, impediria processos judiciais e poria fim a desavenças e litígios. 2. Apresentavam a questão aos magistrados pagãos: recorriam aos injustos, e não aos santos (v. 1); levavam a controvérsia a incrédulos (v. 6) e não a resolviam entre si, como cristãos e santos, ao menos de nome.

Isso causava grande descrédito ao cristianismo. Revelava de uma só vez a insensatez e a falta de paz deles, quando alegavam ser filhos da sabedoria e seguidores do Cordeiro, o Jesus manso e humilde, príncipe da paz.

Por isso, diz o apóstolo: Ousa algum de vocês, tendo uma controvérsia com outro, ir à justiça, processá-lo, levar a questão a julgamento diante dos injustos? Repare: os cristãos não devem ousar fazer coisa alguma que cause descrédito ao seu nome e sua profissão de fé cristãos.

  1. Aqui há ao menos uma indicação de que recorriam à justiça por questões triviais, de pouco valor; pois o apóstolo os censura por não preferirem sofrer o dano a ir à justiça (v. 7), o que deve ser entendido de questões sem grande importância.

Em questões de grande estrago para nós mesmos ou nossas famílias, podemos usar meios legítimos para obter reparação. Não somos obrigados a nos resignar e sofrer a injúria passivamente, sem nos mover para nosso próprio alívio.

Mas, em questões de pouca importância, é melhor suportar o dano. Os cristãos devem ter disposição para perdoar. E lhes traz mais tranquilidade e honra sofrer pequenas injúrias e inconvenientes do que parecer contenciosos.

II. Ele lhes apresenta os agravantes da falta: “Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo?” (v. 2), “julgarão os anjos”? (v. 3). E são indignos de julgar as menores questões, as coisas desta vida?

Era uma desonra ao caráter cristão deles, um esquecimento da verdadeira dignidade que tinham como santos, levar pequenas questões da vida aos magistrados pagãos. Quando deveriam julgar o mundo, ou melhor, de julgar, é inexplicável que não pudessem resolver pequenas controvérsias entre si.

Ao dizer que julgariam o mundo e os anjos, alguns entendem que seriam assessores de Cristo no grande dia do juízo, pois foi dito aos discípulos de nosso Salvador que naquele dia se sentariam em doze tronos, julgando as doze tribos de Israel (Mateus 19:28).

Em outro lugar, lemos que nosso Senhor virá com dez mil dos seus santos para executar juízo contra todos, etc. (Judas 1:14, 15). Ele virá para julgar com todos os seus santos (1 Tessalonicenses 3:13).

Eles próprios, de fato, serão julgados (veja Mateus 25:31-41), mas talvez primeiro sejam absolvidos e depois elevados ao tribunal, para aprovar e aplaudir o justo juízo de Cristo tanto sobre os homens quanto sobre os anjos. Em nenhum outro sentido podem ser juízes.

Não são parceiros na comissão de seu Senhor, mas têm a honra de se sentar ao lado e ver como ele age contra o mundo ímpio, aprovando o que faz. Outros entendem que esse julgamento do mundo se refere ao tempo em que o império se tornaria cristão.

Mas não parece que os coríntios soubessem que o império se tornaria cristão; e, mesmo que soubessem, em que sentido se poderia dizer que os imperadores cristãos julgariam anjos?

Outros entendem que se refere a condenarem o mundo por sua fé e prática e expulsarem anjos maus por poder miraculoso, algo que não se limitou aos primeiros tempos nem aos apóstolos.

O primeiro sentido parece o mais natural e, ao mesmo tempo, dá força máxima à razão: “Os cristãos terão a honra de se sentar com o Juiz soberano no último dia, enquanto ele pronuncia juízo sobre homens pecadores e anjos maus; e não são dignos de julgar as ninharias pelas quais contendem diante de magistrados pagãos?”

“Não conseguem resolver suas divergências? Por que precisam levá-las a juízes pagãos? Quando vocês os julgarão, é apropriado recorrer à jurisdição deles?”

“Por causa dos assuntos desta vida, devem escolher para julgá-los os que não têm estima na igreja?” (Assim alguns leem, e talvez com maior propriedade, v. 4), os magistrados pagãos, exouthenemenous, “as coisas que não são” (1 Coríntios 1:28).

“Devem chamar para julgar suas controvérsias aqueles de quem deveriam ter opinião tão baixa? Isso não é vergonhoso?” (v. 5). Alguns que leem como nossos tradutores fazem entendem que é uma fala irônica: “Se vocês têm controvérsias assim, escolham para julgar os que têm menos estima entre vocês.”

“Até o mais simples dos seus membros certamente é capaz de resolver essas disputas. Entreguem as questões em divergência a qualquer pessoa, em vez de ir à justiça diante de juízes pagãos.”

“São ninharias que não merecem contenda e podem ser resolvidas facilmente, se primeiro tiverem dominado o próprio espírito e alcançado uma disposição verdadeiramente cristã. Suportem e tolerem, e os menos hábeis entre vocês poderão encerrar as desavenças. Digo isso para envergonhá-los” (v. 5).

Repare: é vergonhoso que pequenas desavenças cresçam tanto entre cristãos que não possam ser resolvidas por arbitragem dos irmãos.

III. Ele os conduz a um método para remediar essa falta. São dois: 1. Recorrer a alguém para resolver a questão: “É possível que não haja nenhum sábio entre vocês, ninguém capaz de julgar entre seus irmãos?” (v. 5).

Vocês, que tanto se orgulham da própria sabedoria e conhecimento e se ensoberbecem por causa dos dons e talentos extraordinários, não têm ninguém apto para esse encargo, ninguém com sabedoria suficiente para julgar essas divergências?

Irmãos precisam ter desavenças, e o magistrado pagão precisa julgar, numa igreja tão famosa pelo conhecimento e pela sabedoria? É um descrédito para vocês que as desavenças cheguem a tal ponto e nenhum dos seus sábios intervenha para impedi-las.

Repare: os cristãos nunca devem se envolver em processos judiciais antes que todos os outros recursos tenham sido tentados em vão. Cristãos prudentes devem impedir suas disputas, se possível, e não deixar que tribunais as decidam, sobretudo em questões sem grande importância.

  1. Sofrer o dano em vez de recorrer a esse meio para obter reparação: recorrer à justiça nessa questão é, sem dúvida, uma falta entre vocês.

É sempre falta de uma das partes recorrer à justiça, exceto quando o direito é de fato duvidoso e ambas as partes concordam amigavelmente em submetê-lo à decisão de especialistas em direito.

Nesse caso, a questão é entregue para decisão, em vez de se contender por ela; e parece ser isso que o apóstolo condena sobretudo aqui: vocês não deveriam antes aceitar o dano, antes permitir que os defraudassem?

Repare: o cristão deve antes suportar uma pequena injúria do que atormentar a si mesmo e provocar os outros com uma disputa judicial.

A paz da própria mente e a tranquilidade da vizinhança valem mais do que vencer tal disputa ou recuperar o próprio direito, sobretudo quando a desavença precisa ser decidida por inimigos da religião.

Mas o apóstolo lhes diz que estavam tão longe de suportar as injúrias que, na verdade, praticavam o mal, defraudavam, e faziam isso contra seus irmãos. Repare: é inteiramente errado prejudicar e defraudar alguém; mas defraudar nossos irmãos cristãos torna essa falta ainda mais grave.

Os laços do amor mútuo entre eles deveriam ser mais fortes do que os laços com os demais. E o amor “não faz mal ao próximo” (Romanos 13:10). Os que amam a irmandade jamais, sob a influência desse princípio, podem causar-lhe prejuízo ou injúria.

Versículos 9 a 11

Avisos Solenes. (d.C. 57.)

Aqui ele aproveita a ocasião para adverti-los contra muitos males graves aos quais antes estavam acostumados.

I. Apresenta-lhes como verdade evidente, que não podiam ignorar, que tais pecadores não herdariam o reino de Deus.

Até o mais simples entre eles devia saber que “os injustos não herdarão o reino de Deus” (v. 9), não serão reconhecidos como membros verdadeiros da sua igreja na terra nem admitidos como membros gloriosos da igreja no céu.

Toda injustiça é pecado; e todo pecado que reina, ou melhor, todo pecado efetivo cometido deliberadamente e do qual não há arrependimento, exclui do reino dos céus.

Ele menciona várias espécies de pecados: contra o primeiro e o segundo mandamentos, como os idólatras; contra o sétimo, como os adúlteros, os fornicadores, os efeminados e os sodomitas; contra o oitavo, como os ladrões e os extorsionários, que prejudicam os seus vizinhos por força ou fraude.

Contra o nono, como os vituperadores; e contra o décimo, como os avarentos e os bêbados, que estão a caminho de transgredir todos os demais.

Quem conhecesse qualquer coisa da religião devia saber que o céu jamais poderia ser destinado a essas pessoas. A escória da terra não tem aptidão alguma para ocupar as moradas celestiais.

Os que fazem a obra do diabo jamais podem receber o salário de Deus; ao menos, nenhum outro além da morte, o justo salário do pecado (Romanos 6:23).

II. Ainda assim, ele os adverte contra o autoengano: Não se enganem. Os que não podem deixar de conhecer a verdade mencionada estão propensos demais a não lhe dar atenção.

As pessoas tendem muito a se iludir, imaginando que Deus é como elas e que podem viver em pecado e ainda assim morrer em Cristo, levar a vida dos filhos do diabo e mesmo assim ir para o céu com os filhos de Deus. Mas tudo isso é um embuste grosseiro.

Repare: é muito importante que as pessoas não façam de si mesmas vítimas de embuste nas questões de suas almas. Não podemos esperar semear para a carne e, ainda assim, colher a vida eterna.

III. Ele os faz lembrar a mudança que o evangelho e a graça de Deus haviam produzido neles: “Assim eram alguns de vós” (v. 11), pecadores notórios como os que ele acabara de enumerar. A palavra grega é tauta: “tais coisas eram alguns de vocês”, verdadeiros monstros, em vez de homens.

Repare: alguns que se tornam extraordinariamente bons depois da conversão foram, antes dela, notavelmente maus. Quantum mutatus ab illo! — Que mudança gloriosa a graça produz! Ela transforma os homens mais vis em santos e filhos de Deus. Assim eram alguns de vocês, mas vocês não são o que eram.

Vocês são lavados, são santificados, são justificados em nome de Cristo e pelo Espírito do nosso Deus. Repare: a perversidade dos homens antes da conversão não impede que sejam regenerados e reconciliados com Deus. O sangue de Cristo e a lavagem da regeneração podem purgar toda culpa e mácula.

Aqui há uma inversão retórica da ordem natural: Vocês são santificados, são justificados. A santificação é mencionada antes da justificação; ainda assim, o nome de Cristo, pelo qual somos justificados, aparece antes do Espírito de Deus, por quem somos santificados.

Nossa justificação se deve ao mérito de Cristo; nossa santificação, à operação do Espírito; mas as duas caminham juntas. Repare: ninguém é limpo da culpa do pecado e reconciliado com Deus por meio de Cristo sem também ser santificado pelo Espírito dele. Todos os que são tornados justos aos olhos de Deus são feitos santos pela graça de Deus.

Versículos 12 a 20

Contra a Fornicação. (d.C. 57.)

O versículo 12 e a primeira parte do 13 parecem tratar daquela antiga controvérsia entre os cristãos acerca da distinção entre alimentos e, ainda assim, preparar a advertência que vem em seguida contra a fornicação.

A ligação parece bastante clara se levarmos em conta a famosa decisão dos apóstolos em Atos 15, onde a proibição de certos alimentos foi associada à da fornicação.

Alguns coríntios parecem ter imaginado que eram tão livres quanto no caso dos alimentos também no que diz respeito à fornicação, sobretudo porque ela não era um pecado condenado pelas leis de seu país.

Estavam prontos para dizer, até mesmo a respeito da fornicação: “Todas as coisas me são lícitas.” Paulo se propõe aqui a combater essa ideia perniciosa: ele lhes diz que muitas coisas lícitas em si não convêm em certos momentos e circunstâncias; os cristãos devem considerar não só o que é lícito, mas o que lhes convém fazer, levando em conta sua profissão de fé, caráter, relações e esperanças.

Devem ter muito cuidado para que, levando essa máxima longe demais, não acabem escravizados ou por um enganador astuto ou por uma inclinação carnal. “Todas as coisas me são lícitas”, diz ele, “mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (v. 12).

Mesmo nas coisas lícitas, ele não se submeteria às imposições de uma autoridade usurpada; estava longe de pensar que, nas coisas de Deus, qualquer poder terreno tivesse o direito de impor suas próprias opiniões. Repare: há uma liberdade com que Cristo nos libertou, na qual devemos permanecer firmes.

Mas ele certamente jamais levaria essa liberdade tão longe a ponto de se sujeitar a qualquer apetite do corpo. Mesmo que todos os alimentos fossem lícitos, ele não se tornaria glutão nem bêbado.

Muito menos abusaria da máxima da liberdade lícita para justificar a fornicação, que, embora talvez fosse permitida pelas leis de Corinto, transgredia a lei da natureza e era inteiramente imprópria para um cristão.

Ele não abusaria dessa máxima sobre comer e beber para animar qualquer intemperança nem satisfazer um apetite carnal:

“Embora os alimentos sejam para o ventre e o ventre para os alimentos (v. 13), embora o ventre tenha sido feito para receber alimento e o alimento originalmente destinado a encher o ventre, ainda assim, se isso não me convier, e muito mais se for inconveniente e tender a me escravizar, se eu correr o risco de ser sujeitado ao meu ventre e apetite, vou me abster.”

“Mas Deus destruirá tanto aquele quanto estes”, ao menos no que diz respeito à relação entre eles. Chegará o tempo em que o corpo humano não precisará mais de alimento para se sustentar.

Alguns dos antigos supõem que isso significa que o ventre será abolido junto com os alimentos; e que, embora o mesmo corpo ressuscite no grande dia, não terá todos os mesmos membros, pois alguns serão inteiramente desnecessários no estado futuro, como o ventre, por exemplo, quando o homem nunca mais sentir fome ou sede, nem comer ou beber.

Mas, seja isso verdade ou não, chegará o tempo em que a necessidade e o uso dos alimentos serão abolidos. Repare: a esperança de viver sem apetites corporais na vida futura é uma excelente razão contra nos submetermos a eles na vida presente.

Esse me parece ser o sentido da razão do apóstolo; e essa passagem se liga claramente à sua advertência contra a fornicação, embora alguns a incluam na razão anterior contra os processos judiciais, sobretudo diante de magistrados pagãos e inimigos da verdadeira religião.

Estes supõem que o apóstolo argumenta que, embora possa ser lícito exigir nossos direitos, nem sempre é conveniente e é inteiramente impróprio que cristãos se submetam a juízes, advogados e procuradores incrédulos por essas causas. Mas essa ligação não parece tão natural.

A transição para as razões contra a fornicação, como a apresentei, parece muito natural: “Mas o corpo não é para a fornicação, e sim para o Senhor; e o Senhor, para o corpo” (v. 13). Os alimentos e o ventre existem um para o outro; não é assim com a fornicação e o corpo.

I. O corpo não é para a fornicação, mas para o Senhor. Essa é a primeira razão que ele usa contra esse pecado, pelo qual os habitantes pagãos de Corinto eram infames e a respeito do qual os convertidos ao cristianismo ainda conservavam uma opinião permissiva demais.

A fornicação faz as coisas contrariarem sua finalidade e seu uso. O corpo não é para a fornicação; nunca foi formado para esse propósito, mas para o Senhor, para o serviço e a honra de Deus. Deve ser instrumento de justiça para a santidade (Romanos 6:19) e, portanto, jamais deve ser feito instrumento de impureza.

Deve ser membro de Cristo e, por isso, não deve ser feito membro de uma prostituta (v. 15). E o Senhor é para o corpo; isto é, segundo alguns, Cristo deve ser Senhor do corpo, ter propriedade e domínio sobre ele.

Ele assumiu um corpo e foi feito participante da nossa natureza para ser o cabeça da sua igreja e o cabeça sobre todas as coisas (Hebreus 2:5, 18). Repare: devemos cuidar para não usar como se fosse nosso aquilo que pertence a Cristo, e muito menos para desonrá-lo.

II. Alguns entendem assim essa última passagem, “O Senhor é para o corpo”: ele é a favor da ressurreição e da glorificação do corpo, conforme o que vem em seguida (v. 14). Essa é uma segunda razão contra o pecado: a honra destinada ao nosso corpo.

Deus tanto ressuscitou o nosso Senhor quanto nos ressuscitará pelo seu poder (v. 14), pelo poder daquele que transformará nosso corpo vil e o fará semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder com que pode sujeitar todas as coisas a si mesmo (Filipenses 3:21).

É uma honra para o corpo que Jesus Cristo tenha ressuscitado dentre os mortos; e será uma honra para o nosso corpo que ele também ressuscite. Não abusemos desses corpos pelo pecado nem os tornemos vis, pois, se forem mantidos puros, apesar da vileza presente, serão feitos semelhantes ao corpo glorioso de Cristo.

Repare: a esperança da ressurreição para a glória deve impedir que os cristãos desonrem o corpo com desejos carnais.

III. Uma terceira razão é a honra que já lhes foi concedida: “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo?” (v. 15). Se a alma está unida a Cristo pela fé, o homem inteiro se torna membro do seu corpo místico. O corpo está unido a Cristo tanto quanto a alma. Que honra isso representa para o cristão!

Até a sua própria carne é parte do corpo místico de Cristo. Repare: é bom saber em que relações honrosas nos encontramos, para que procuremos estar à altura delas. Mas agora, diz o apóstolo, devo tomar os membros de Cristo e fazer deles membros de uma prostituta? De modo nenhum! Ou separar os membros de Cristo?

Isso não seria um abuso grosseiro e uma injúria das mais notórias? Não seria desonrar a Cristo e a nós mesmos no mais alto grau? Como alguém pode fazer dos membros de Cristo membros de uma prostituta, prostituí-los para um propósito tão vil? A ideia deve ser abominada. De modo nenhum!

Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta forma um só corpo com ela? Pois os dois, diz ele, serão uma só carne. Mas quem se une ao Senhor é um só espírito (v. 16, 17). Nada pode se opor mais às relações e alianças honrosas do cristão do que esse pecado.

Ele está unido ao Senhor, em união com Cristo, e pela fé se tornou participante do Espírito dele. Um só espírito vive, respira e se move na cabeça e nos membros. Cristo e seus discípulos fiéis são um (João 17:21, 22).

Mas aquele que se une a uma prostituta é um só corpo com ela, pois “os dois serão uma só carne”, por união carnal, que Deus ordenou apenas dentro do casamento. Como alguém tão intimamente unido a Cristo a ponto de ser um só espírito com ele poderia também se unir a uma prostituta, tornando-se uma só carne com ela?

Isso não seria uma tentativa vil de unir Cristo a prostitutas? E que afronta maior poderia ser feita a ele ou a nós? O que poderia ser mais incompatível com nossa profissão de fé e nossa relação com Cristo?

Repare: para o cristão, a fornicação é uma grande injúria contra sua cabeça e Senhor, além de um grande descrédito e mancha para sua profissão de fé. Não é de admirar, portanto, que o apóstolo diga: “Fugi da fornicação” (v. 18); evitem-na, mantenham-se longe das tentações e de tudo que as provoca.

Dirijam os olhos e a mente a outras coisas e pensamentos. Alia vitia pugnando, sola libido fugiendo vincitur — os outros vícios podem ser vencidos lutando; este, só fugindo. Assim falam muitos dos pais da igreja.

IV. A quarta razão é que esse pecado é contra o nosso próprio corpo: Todo pecado que o homem pratica é fora do corpo; quem pratica fornicação peca contra o próprio corpo (v. 18). Todo pecado, isto é, todos os outros pecados, todo ato externo de pecado além desse, é fora do corpo.

Cada um desses outros pecados não é tanto um abuso do corpo, mas de outra coisa, como o vinho pelo bêbado, os alimentos pelo glutão etc. Tampouco entrega o poder sobre o corpo a outra pessoa ou tende tanto a causar descrédito ao corpo e torná-lo vil.

Esse pecado é chamado de impureza e contaminação de modo particular, pois nenhum outro contém tanta torpeza exterior, sobretudo no caso de um cristão. Quem o pratica peca contra o próprio corpo: ele o macula e degrada, tornando-o um só com o corpo daquela criatura vil com quem peca.

Lança um descrédito vil sobre aquilo que o Redentor dignificou ao mais alto grau ao unir a si mesmo. Repare: não devemos tornar ainda mais vis nossos corpos, que já são vis, pecando contra eles.

V. A quinta razão contra esse pecado é que os corpos dos cristãos são templos do Espírito Santo que está neles e que receberam de Deus (v. 19). Quem está unido a Cristo é um só espírito.

Ele é entregue a Cristo, consagrado por isso e separado para o uso dele; então é possuído, ocupado e habitado pelo seu Espírito Santo. Essa é a ideia própria de um templo: um lugar onde Deus habita e que é consagrado ao seu uso, por direito dele e pela entrega da sua criatura.

Os cristãos verdadeiros são templos assim do Espírito Santo. Então ele não deve ser Deus? Mas a conclusão é clara: não pertencemos a nós mesmos.

Fomos entregues a Deus e somos possuídos por ele e para ele; ou melhor, e isso ocorre em virtude de uma compra feita de nós: “Vocês foram comprados por preço.” Em suma, nosso corpo foi feito para Deus e comprado para ele. Se somos de fato cristãos, nossos corpos são entregues a ele, e ele habita e ocupa nosso corpo pelo seu Espírito.

Assim, nosso corpo não é nosso, mas dele. E vamos profanar o templo dele, maculá-lo, prostituí-lo e entregá-lo ao uso e ao serviço de uma prostituta? Sacrilégio horrível! É roubar a Deus da pior maneira. Repare: o templo do Espírito Santo deve ser conservado santo. Devemos manter nosso corpo como pertencente a ele e apto para seu uso e morada.

VI. O apóstolo argumenta a partir da obrigação que temos de glorificar a Deus tanto com o corpo quanto com o espírito, pois ambos lhe pertencem (v. 20).

Ele criou os dois, comprou os dois; portanto, ambos lhe pertencem e devem ser usados e empregados para ele, e, por isso, não devem ser maculados, afastados dele e prostituídos por nós. Não: devem ser mantidos como vasos preparados para o uso do nosso Mestre.

Devemos considerar todo o nosso ser santo ao Senhor e usar o corpo como propriedade dele, consagrada ao seu uso e serviço.

Devemos honrá-lo com o corpo e o espírito, que são dele; por isso, certamente, devemos nos abster da fornicação e não apenas do ato exterior, mas também do adultério do coração, como nosso Senhor o chama (Mateus 5:28). O corpo e o espírito devem ser conservados limpos, para que Deus seja honrado por ambos.

Mas Deus é desonrado quando qualquer um deles é maculado por um pecado tão bestial. Portanto, fujam da fornicação, ou melhor, e de todo pecado. Usem o corpo para a glória e o serviço do seu Senhor e Criador.

Repare: não somos donos de nós mesmos nem temos poder sobre nós mesmos; por isso, não devemos usar a nós mesmos conforme nosso próprio prazer, mas segundo a vontade e para a glória daquele a quem pertencemos e a quem devemos servir (Atos 27:23).


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra