1 Coríntios 5
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo: I. Censura-os por sua indulgência no caso da pessoa incestuosa e ordena que ela seja excomungada e entregue a Satanás, vv. 1-6.
II. Exorta-os à pureza cristã, eliminando o velho fermento, v. 7, 8. E III. Orienta-os a evitar até o convívio comum dos cristãos culpados de qualquer perversidade notória e infame, v. 9 até o fim.
Versículos 1 a 6
Um Caso de Grave Criminalidade; Pureza Cristã. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo expõe o caso e:
I. Dá-lhes a conhecer qual era a notícia comum ou geral a respeito deles: que alguém de sua comunidade era culpado de fornicação, v. 1. Isso era contado em todos os lugares, para sua desonra e para o descrédito dos cristãos. E era tanto mais desacreditador porque não podia ser negado.
Repare: Os pecados hediondos dos que se declaram cristãos são rapidamente percebidos e divulgados. Devemos andar com prudência, pois muitos olhos estão sobre nós, e muitas bocas se abrirão contra nós se cairmos em alguma prática escandalosa.
Este não era um caso comum de fornicação, mas tal que nem sequer era mencionado entre os gentios: que um homem tivesse a mulher de seu pai, ou se casasse com ela enquanto seu pai estivesse vivo, ou a mantivesse como sua concubina, ou quando ele estivesse morto ou enquanto estivesse vivo.
Em qualquer desses casos, sua conduta criminosa com ela poderia ser chamada de fornicação. Mas, se seu pai tivesse morrido e ele, depois da morte do pai, se tivesse casado com ela, isso ainda teria sido incesto, mas nem fornicação nem adultério no sentido mais estrito.
Mas casar-se com ela, ou mantê-la como concubina, enquanto seu pai estivesse vivo, embora o pai a tivesse repudiado ou ela o tivesse abandonado, fosse ela sua própria mãe ou não, era fornicação incestuosa.
Scelus incredibile (como Cícero a chama), et praeter unum in omni vitâ inauditum (Orat. pro Cluent.), quando uma mulher fizera sua filha ser repudiada e se casara com o marido dela. “Perversidade incrível!”, diz o orador; “nunca ouvi falar de outra assim em toda a minha vida”.
Não que não houvesse tais casos de casamentos incestuosos entre os pagãos. Mas, sempre que aconteciam, chocavam todo homem de virtude e probidade entre eles. Não podiam pensar neles sem horror, nem mencioná-los sem aversão e repulsa.
Contudo, tal perversidade horrível foi cometida por alguém na igreja de Corinto e, como é provável, por um líder de uma das facções entre eles, um homem de destaque.
Repare: As melhores igrejas, neste estado de imperfeição, estão sujeitas a corrupções muito grandes. É de admirar quando uma prática tão horrível foi tolerada numa igreja apostólica, uma igreja plantada pelo grande apóstolo dos gentios?
II. Ele os censura severamente por sua própria conduta diante disso: estavam ensoberbecidos (v. 2), gloriavam-se:
- Talvez por causa dessa pessoa tão escandalosa. Ela poderia ser um homem de grande eloquência, de profunda ciência e, por esse motivo, muitíssimo estimado, seguido e exaltado por muitos entre eles. Orgulhavam-se de ter tal líder.
Em vez de lamentarem sua queda e o próprio descrédito deles por causa desse homem, e de renunciarem a ele e o removerem do convívio, continuavam a aplaudi-lo e a se orgulhar dele.
Repare: O orgulho ou a autoestima muitas vezes estão na raiz de nossa estima imoderada pelos outros, e isso nos torna tão cegos aos defeitos deles quanto aos nossos próprios. A verdadeira humildade levará um homem a enxergar e reconhecer seus erros.
O homem orgulhoso ou ignora inteiramente seus defeitos, ou os disfarça habilmente, ou procura transformar suas imperfeições em belezas. Aqueles coríntios que admiravam os dons da pessoa incestuosa podiam ignorar ou atenuar suas práticas horrendas. Ou então:
- Isso pode nos indicar que alguns do partido contrário estavam ensoberbecidos. Orgulhavam-se de sua própria firmeza e pisoteavam aquele que caíra. Repare: É algo muito perverso gloriar-se das falhas e dos pecados dos outros. Devemos levá-los a sério e lamentá-los, sem nos ensoberbecermos com eles.
Provavelmente, esse era um efeito das divisões entre eles. O partido contrário tirava proveito dessa queda escandalosa e se alegrava com a oportunidade. Repare: Uma triste consequência das divisões entre cristãos é que elas os tornam propensos a se alegrar com a iniquidade. Os pecados dos outros devem ser nossa tristeza.
Ou melhor: as igrejas devem lamentar o comportamento escandaloso de membros individuais e, se forem incorrigíveis, devem removê-los. Aquele que cometera esse ato perverso deveria ter sido tirado do meio deles.
III. Temos a orientação do apóstolo sobre como deveriam proceder agora com esse pecador escandaloso. Ele queria que fosse excomungado e entregue a Satanás (vv. 3-5). Embora ausente no corpo, contudo presente no espírito, ele já julgara como se estivesse presente.
Isto é, ele tinha, pela revelação e pelo dom milagroso de discernimento que lhe fora concedido pelo Espírito, um conhecimento igualmente perfeito do caso. E, diante disso, chegara à seguinte decisão, não sem autoridade especial do Espírito Santo.
Ele diz isso para que soubessem que, embora estivesse longe, não proferia uma sentença injusta, nem julgava sem ter conhecimento tão completo do caso quanto se estivesse no local.
Repare: Aqueles que quiserem parecer juízes justos ao mundo terão o zelo de informá-lo de que não proferem sentença sem prova e evidência completas. O apóstolo acrescenta: aquele que assim cometeu este ato.
O fato não só era hediondamente mau em si e horrível para os pagãos, mas havia algumas circunstâncias particulares que agravavam muito a ofensa. Ele cometera o mal de tal maneira que aumentava a culpa pelo modo de fazê-lo. Talvez fosse um ministro, um mestre ou um homem de destaque entre eles.
Por esse meio, a igreja e sua profissão de fé recebiam maior descrédito. Repare: Ao lidar com pecadores escandalosos, eles devem ser acusados não só do fato, mas de suas circunstâncias agravantes.
Paulo julgara que ele deveria ser entregue a Satanás (v. 5). E isso deveria ser feito em nome de Cristo, com o poder de Cristo e numa assembleia plena, na qual o apóstolo também estaria presente em espírito, ou por seu dom espiritual de discernir à distância.
Alguns pensam que isso deve ser entendido como uma simples excomunhão comum, e que entregá-lo a Satanás para a destruição da carne significa apenas renegá-lo e expulsá-lo da igreja, para que, por esse meio, pudesse ser levado ao arrependimento e sua carne pudesse ser mortificada.
Cristo e Satanás dividem o mundo. E aqueles que vivem no pecado, quando professam relação com Cristo, pertencem a outro senhor e, pela excomunhão, devem ser entregues a ele. E isso em nome de Cristo.
Repare: As censuras eclesiásticas são ordenanças de Cristo e devem ser aplicadas em seu nome. Isso também deveria ser feito quando estivessem reunidos, em assembleia plena. Quanto mais público, mais solene; e quanto mais solene, mais provável que produzisse bom efeito no transgressor.
Repare: As censuras eclesiásticas contra pecadores notórios e incorrigíveis devem ser proferidas com grande solenidade. Aqueles que pecam dessa maneira devem ser repreendidos diante de todos, para que todos temam, 1 Timóteo 5:20.
Outros pensam que o apóstolo não deve ser entendido como falando de simples excomunhão, mas de um poder ou autoridade milagrosa que tinham para entregar um pecador escandaloso ao poder de Satanás, para que lhe fossem infligidas doenças físicas e ele fosse atormentado por Satanás com dores físicas.
Esse é o significado da destruição da carne. Nesse sentido, a destruição da carne tem sido uma feliz ocasião para a salvação do espírito. É provável que este fosse um caso misto.
Era um caso extraordinário. E a igreja deveria proceder contra ele por uma censura justa. O apóstolo, quando assim fizeram, exerceu um ato de poder extraordinário e o entregou a Satanás, não para sua destruição, mas para sua libertação, ao menos para a destruição da carne, para que a alma pudesse ser salva.
Repare: O grande fim das censuras eclesiásticas é o bem daqueles que ficam sujeitos a elas, seu bem espiritual e eterno. É para que o espírito deles seja salvo no dia do Senhor Jesus, v. 5. Contudo, ao proceder contra eles, não se deve levar em conta apenas o benefício deles. Pois:
IV. Ele indica o perigo de contágio por esse exemplo: “Vosso gloriar não é bom. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?”. O mau exemplo de um homem de posição e reputação é muito danoso, espalha o contágio por toda parte.
Provavelmente, produziu esse efeito nesta mesma igreja e neste caso: veja 2 Coríntios 12:21. Eles não podiam ignorar isso. A experiência do mundo inteiro o confirmava; uma ovelha sarnenta infecta todo um rebanho. Um pouco de fermento rapidamente espalhará a fermentação por uma grande massa.
Repare: A preocupação com sua pureza e preservação deve levar as igrejas cristãs a se empenhar em remover pecadores graves e escandalosos.
Versículos 7 a 8
Exortação à Pureza Cristã. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo os exorta à pureza, eliminando o velho fermento. Nisto, observe:
I. O próprio conselho, dirigido ou:
- À igreja em geral. E, assim, eliminar o velho fermento, para que pudessem ser uma nova massa, refere-se a afastarem do meio de si aquela pessoa perversa, v. 13.
Repare: As igrejas cristãs devem ser puras e santas, e não suportar membros tão corruptos e escandalosos. Devem ser sem fermento e não devem tolerar tal mistura heterogênea que as azede e corrompa. Ou:
- A cada membro individual da igreja. E, assim, implica que deveriam eliminar de si toda impureza de coração e de vida, especialmente desse tipo de perversidade, à qual os coríntios eram tão viciados que isso se tornara proverbial. Veja a razão no início.
Esse velho fermento deveria ser eliminado de maneira particular, para que pudessem se tornar uma nova massa. Repare: Os cristãos devem ser zelosos em se manter limpos, assim como em eliminar membros contaminados de seu convívio.
E devem evitar especialmente os pecados aos quais eles próprios antes eram mais viciados, e os vícios dominantes dos lugares e das pessoas entre os quais vivem. Também deveriam eliminar de si a malícia e a perversidade, toda má vontade e sutileza danosa. Este é um fermento que azeda a mente em alto grau.
Não é improvável que isso se destinasse a conter alguns que se gloriavam do comportamento escandaloso do transgressor, tanto por orgulho quanto por ressentimento. Repare: Os cristãos devem ser zelosos em se manter livres da malícia e do dano. O amor é a própria essência e vida da religião cristã.
É a mais bela imagem de Deus, pois “Deus é amor” (1 João 4:16), e por isso não é de admirar se for a maior beleza e ornamento de um cristão. Mas a malícia é homicídio em seus princípios: aquele que odeia seu irmão é um homicida (1 João 3:15).
Ele traz a imagem e se proclama descendente daquele que foi homicida desde o princípio, João 8:44. Como deve ser odioso para um cristão tudo o que se parece com malícia e dano!
II. O motivo pelo qual esse conselho é reforçado: “Pois Cristo, nossa páscoa, é sacrificado em nosso favor”, v. 7. Esta é a grande doutrina do evangelho. Os judeus, depois de matarem a páscoa, celebravam a festa dos pães sem fermento. Assim devemos fazer, não só por sete dias, mas por todos os nossos dias.
Devemos morrer com nosso Salvador para o pecado, ser plantados na semelhança de sua morte, mortificando o pecado, e na semelhança de sua ressurreição, ressuscitando para a novidade de vida, tanto interior quanto exterior. Devemos ter novos corações e novas vidas.
Repare: Toda a vida de um cristão deve ser uma festa de pães sem fermento. Sua conduta comum e suas práticas religiosas devem ser santas. Ele deve eliminar o velho fermento e celebrar a festa dos pães sem fermento da sinceridade e da verdade. Deve ser sem culpa em sua conduta para com Deus e o homem.
E quanto mais houver de sinceridade em nossa própria profissão de fé, menos censuraremos a dos outros. Repare: No conjunto, o sacrifício de nosso Redentor é a razão mais forte, para um coração agraciado, em favor da pureza e da sinceridade.
Que consideração sincera ele demonstrou pelo nosso bem-estar ao morrer em nosso favor! E que prova terrível sua morte foi da natureza detestável do pecado e do desagrado de Deus contra ele! Mal hediondo, que não podia ser expiado senão com o sangue do Filho de Deus! E um cristão amará o assassino de seu Senhor? Deus não o permita.
Versículos 9 a 13
Conselho para Evitar os que Professam a Fé e São Escandalosos. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo os aconselha a evitar a companhia e a comunhão dos que professam a fé e são escandalosos. Considere:
I. O próprio conselho: Escrevi a vocês numa carta que não mantivessem companhia com fornicadores, v. 9. Alguns pensam que esta era uma epístola que lhes fora escrita antes e que se perdeu.
Contudo, nada perdemos com isso, sendo a revelação cristã completa naqueles livros da escritura que chegaram até nós, os quais são todos os que Deus destinou ao uso geral dos cristãos. Ou ele poderia e teria, em sua providência, preservado mais dos escritos de homens inspirados.
Alguns pensam que se deve entender isso como referente a esta mesma epístola: ele escrevera esse conselho antes de ter informação completa de todo o caso deles, mas agora julgava necessário ser mais específico.
E por isso, nesta ocasião, lhes diz que, se algum homem chamado irmão, alguém que professasse o cristianismo e fosse membro de uma igreja cristã, fosse fornicador, ou avarento, ou idólatra, ou injuriador, não deveriam manter companhia com ele, nem sequer comer com tal pessoa.
Deveriam evitar toda familiaridade com ele; não deveriam ter nenhum trato com ele; não deveriam ter nenhum trato com ele. Mas, para que pudessem envergonhá-lo e levá-lo ao arrependimento, deveriam renegá-lo e evitá-lo.
Repare: Os cristãos devem evitar o convívio familiar com outros cristãos que sejam notoriamente perversos e estejam sob censura justa por suas práticas infames. Tais pessoas desonram o nome cristão. Podem chamar a si mesmos de irmãos em Cristo, mas não são irmãos cristãos.
São companheiros adequados apenas para os irmãos na iniquidade. E a tal companhia devem ser deixados, até que emendem seus caminhos e seus atos.
II. Como ele limita esse conselho. Ele não proíbe aos cristãos o mesmo trato com pagãos escandalosamente perversos. Não os proíbe de comer nem de ter comunhão com os fornicadores deste mundo, etc. Eles não conhecem nada melhor. Não professam nada melhor.
Os deuses a quem servem e o culto que prestam a muitos deles sancionam tal perversidade. Vocês necessariamente precisam sair do mundo se não quiserem nenhum convívio com tais homens. Seus vizinhos gentios são geralmente viciosos e profanos.
E é impossível, enquanto estão no mundo e têm algum negócio mundano a fazer, que não caiam na companhia deles. Isso não pode ser inteiramente evitado.
Repare: Os cristãos podem e devem demonstrar mais respeito aos mundanos dissolutos do que aos cristãos dissolutos. Isso parece um paradoxo. Por que evitaríamos a companhia de um cristão profano ou dissoluto, em vez da de um pagão profano ou dissoluto?
III. O motivo dessa limitação é aqui apresentado. É impossível evitar a companhia dos pagãos. Os cristãos teriam de ter saído do mundo para evitar a companhia dos pagãos dissolutos. Mas isso era impossível enquanto tivessem negócios no mundo.
Enquanto se ocupam de seu dever e fazem seus próprios negócios, Deus pode e vai preservá-los do contágio. Além disso, trazem um antídoto contra a infecção do mau exemplo deles e estão naturalmente de guarda. São propensos a sentir horror por suas práticas perversas.
Mas o temor do pecado se desgasta pela comunhão familiar com cristãos perversos. Nossa própria segurança e preservação são um motivo dessa diferença.
Mas, além disso, os pagãos eram pessoas que os cristãos não tinham incumbência de julgar e censurar, nem de evitar por uma censura proferida. Pois estão fora (v. 12) e devem ser deixados ao julgamento de Deus, v. 13.
Mas, quanto aos membros da igreja, estão dentro, estão declaradamente vinculados às leis e regras do cristianismo e sujeitos não só ao julgamento de Deus, mas às censuras dos que estão colocados sobre eles e dos demais membros do mesmo corpo, quando transgridem essas regras.
Todo cristão está obrigado a julgá-los inadequados para a comunhão e para o convívio familiar. Devem ser punidos pela imposição dessa marca de desonra, para que possam ser envergonhados e, se possível, recuperados por esse meio.
E tanto mais porque os pecados dessas pessoas desonram muito mais a Deus do que podem fazer os pecados dos abertamente perversos e profanos. A igreja, por isso, está obrigada a se livrar de toda associação com eles, ou conivência com eles, e a dar testemunho contra suas práticas perversas.
Repare: Embora a igreja não tenha incumbência quanto aos de fora, deve procurar manter-se livre da culpa e do descrédito dos de dentro.
IV. Como ele aplica a razão ao caso diante dele: “Por isso, afastai do meio de vós essa pessoa perversa”, v. 13. Expulsem-no de sua fraternidade e evitem seu convívio.