1 Coríntios 3
Argumento
Neste capítulo, I. O apóstolo censura os coríntios por sua carnalidade e suas divisões, vv. 1-4.
II. Instrui-os sobre como corrigir o que estava errado entre eles, lembrando-lhes: 1. Que seus ministros não eram mais que ministros, v. 5. 2. Que eram unânimes e levavam adiante o mesmo desígnio, vv. 6-10. 3. Que construíam sobre um só e mesmo fundamento, vv. 11-15.
III. Exorta-os a dar a devida honra aos seus corpos, mantendo-os puros (v. 16, 17), e à humildade e à desconfiança de si mesmos, vv. 18-21.
IV. Desestimula-os a se gloriarem em ministros específicos, pois tinham igual interesse em todos eles, v. 22 até o fim.
Versículos 1 a 4
A Censura ao Espírito Partidário. (d.C. 57.)
Aqui, I. Paulo censura os coríntios por sua fraqueza e falta de progresso. Os que são santificados o são apenas em parte: ainda há espaço para crescer e aumentar tanto na graça quanto no conhecimento, 2 Pedro 3:18. Os que, pela graça divina, foram renovados para uma vida espiritual ainda podem ser deficientes em muitas coisas.
O apóstolo lhes diz que não podia falar com eles como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a criancinhas em Cristo, v. 1. Estavam longe de formar suas máximas e critérios com base na revelação divina e de entrar no espírito do evangelho; era evidente demais que permaneciam muito sujeitos ao domínio de afeições carnais e corruptas.
Continuavam meras criancinhas em Cristo. Haviam recebido alguns dos primeiros princípios do cristianismo, mas não tinham amadurecido no entendimento deles, nem na fé e na santidade; e, contudo, é claro, por várias passagens desta epístola, que os coríntios tinham muito orgulho de sua sabedoria e conhecimento.
Repare: é comum demais que pessoas de conhecimento e entendimento bastante modestos tenham grande presunção de si mesmas. O apóstolo aponta seu pouco progresso no conhecimento do cristianismo como motivo para não lhes ter comunicado mais de suas coisas profundas.
Não podiam suportar alimento assim; precisavam ser alimentados com leite, não com alimento sólido, v. 2. Repare: é dever do ministro fiel de Cristo olhar pela capacidade de seus ouvintes e lhes ensinar conforme possam suportar.
E, contudo, é natural que as criancinhas cresçam até se tornarem adultos; e as criancinhas em Cristo devem se esforçar para crescer em Estatura e se tornar adultas em Cristo.
Espera-se que o avanço delas no conhecimento seja proporcional aos meios e às oportunidades que tiveram, e ao tempo que professam a religião, para que possam suportar discursos sobre os mistérios de nossa religião e não permaneçam sempre nas coisas simples.
Era um descrédito para os coríntios terem permanecido tanto tempo sob o ministério de Paulo sem avançar mais no conhecimento cristão. Repare: são inteiramente culpados os cristãos que não se esforçam para crescer na graça e no conhecimento.
II. Ele os censura por sua carnalidade e menciona a disputa e a discórdia entre eles por causa dos ministros como prova disso: “Pois vocês ainda são carnais; visto que há entre vocês invejas, contendas e divisões, vocês não são carnais e andam como pessoas?” v. 3.
Havia entre eles emulações mútuas, desavenças e facções por causa de seus ministros, enquanto um dizia: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, v. 4. Isso provava que eram carnais, pois interesses e afeições da carne os governavam em excesso.
Repare: disputas e desavenças sobre religião são evidências tristes de carnalidade ainda presente. A verdadeira religião torna as pessoas pacíficas, não contenciosas.
Os espíritos facciosos agem segundo princípios humanos, não segundo os princípios da verdadeira religião; são guiados pelo próprio orgulho e pelas próprias paixões, não pelas regras do cristianismo: “Vocês não andam como pessoas?”
Repare: é lamentável que muitos que deveriam andar como cristãos, isto é, acima do padrão comum das pessoas, de fato andem como pessoas comuns e vivam e ajam demais como os outros.
Versículos 5 a 10
A Concórdia Mútua dos Ministros. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo lhes ensina como curar essa disposição e corrigir o que estava errado entre eles nesse assunto:
I. Lembrando-lhes que os ministros por quem contendiam eram apenas ministros: “Quem é, então, Paulo, e quem é Apolo, senão ministros por meio de quem vocês creram? Cada um conforme o Senhor lhe concedeu”, v. 5. Eram apenas ministros, meros instrumentos usados pelo Deus de toda a graça.
Algumas pessoas facciosas em Corinto parecem ter feito deles mais do que eram, como se fossem senhores de sua fé e autores de sua religião. Repare: devemos tomar cuidado para não divinizar ministros nem colocá-los no lugar de Deus.
Os apóstolos não eram os autores de nossa fé e religião, embora fossem autorizados e capacitados para revelá-la e propagá-la. Exerceram esse ofício conforme Deus concedeu a cada um. Observe: todos os dons e poderes que até os apóstolos manifestaram e exerceram no trabalho do ministério vinham de Deus.
Destinavam-se a mostrar que sua missão e sua doutrina eram divinas. Era inteiramente errado, por causa deles, transferir aos apóstolos a consideração que só devia ser dada à autoridade divina pela qual agiam e a Deus, de quem receberam sua autoridade.
Paulo plantou, e Apolo regou, v. 6. Ambos foram úteis, um para um propósito, o outro para outro. Repare: Deus se vale de instrumentos variados e os prepara para seus diversos usos e intenções.
Paulo estava preparado para o trabalho de plantar, e Apolo, para o de regar; mas Deus deu o crescimento. Repare: o êxito do ministério deve ser atribuído à bênção divina: “Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”, v. 7.
Até os ministros apostólicos nada são por conta própria; nada podem fazer com eficácia e êxito se Deus não der o crescimento. Repare: os ministros mais bem preparados e fiéis têm uma percepção justa de sua própria insuficiência e desejam muito que toda a glória de seu êxito seja de Deus.
Paulo e Apolo nada são aos próprios olhos, mas Deus é tudo em todos.
II. Representando-lhes a unanimidade dos ministros de Cristo: “O que planta e o que rega são um” (v. 8), empregados por um só Mestre, encarregados da mesma revelação, ocupados no mesmo trabalho e empenhados em um só desígnio. Vivem em harmonia uns com os outros, por mais que os promotores de facções os coloquem em oposição.
Receberam seus diferentes dons de um só e mesmo Espírito, para os mesmos propósitos; e levam adiante, de coração, o mesmo desígnio. Quem planta e quem rega são apenas companheiros de trabalho no mesmo trabalho.
Repare: todos os ministros fiéis de Cristo são um no grande trabalho e intenção de seu ministério. Podem divergir em questões menores e ter debates e discussões; mas concordam de coração no grande desígnio de honrar a Deus e salvar almas, promovendo o verdadeiro cristianismo no mundo.
Todos esses podem esperar uma recompensa gloriosa por sua fidelidade, proporcional a ela: “Cada um receberá sua própria recompensa segundo o seu próprio trabalho”. O trabalho é um só, mas alguns podem dedicar-lhe mais atenção que outros; o fim, ou desígnio, é um só, mas alguns podem persegui-lo com mais empenho que outros.
O Mestre deles também é um só, e esse Mestre bom e gracioso pode, ainda assim, distinguir as recompensas que dá conforme os diferentes serviços prestados: a própria obra de cada um terá sua própria recompensa. Os que trabalham mais arduamente terão o melhor resultado. Os mais fiéis receberão a maior recompensa; e glorioso é o trabalho em que todos os ministros fiéis estão empregados.
São trabalhadores com Deus, synergoi — cooperadores, companheiros de trabalho (v. 9), não, de fato, na mesma ordem e grau, mas subordinados a ele, como instrumentos em suas mãos. Estão empenhados nos negócios dele. Trabalham juntamente com Deus, promovendo os propósitos de sua glória e a salvação de almas preciosas; e aquele que conhece o trabalho deles cuidará para que não trabalhem em vão.
As pessoas podem negligenciar e difamar um ministro enquanto exaltam outro, sem motivo para nenhuma das coisas: podem condenar quando deveriam elogiar e aplaudir o que deveriam negligenciar e evitar; mas o julgamento de Deus é segundo a verdade.
Ele nunca recompensa sem motivo justo e sempre recompensa na proporção da diligência e da fidelidade de seus servos. Repare: quando os ministros fiéis são maltratados pelas pessoas, devem encontrar ânimo em Deus. E é a Deus, o principal agente e diretor da grande obra do evangelho, que os que trabalham com ele devem procurar agradar.
Estão sempre sob os olhos dele, empregados em sua lavoura e em sua construção; portanto, certamente ele cuidará deles: “Vocês são lavoura de Deus, são edifício de Deus; por isso, não são de Paulo nem de Apolo; não pertencem a um nem a outro, mas a Deus.”
“Eles apenas os plantam e regam; só a bênção divina sobre a lavoura que é dele pode fazê-la dar fruto. Vocês não são nossa lavoura, mas a de Deus. Trabalhamos sob ele, com ele e para ele. Tudo o que temos feito entre vocês foi para Deus. Vocês são lavoura e edifício de Deus.”
Ele já tinha empregado a primeira metáfora e agora passa à outra, a de uma construção: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, como sábio mestre de obras, lancei o fundamento, e outro edifica sobre ele”.
Aqui Paulo se chama sábio mestre de obras, uma descrição que lhe atribui honra em dobro. Era honroso ser mestre de obras no edifício de Deus; e ser sábio acrescentava ainda mais ao seu caráter.
Uma pessoa pode ocupar um ofício para o qual não é qualificada, ou não tão bem qualificada quanto essa expressão implica que Paulo era. Mas, embora se descreva assim, não é para satisfazer o próprio orgulho, e sim para engrandecer a graça divina. Era sábio mestre de obras, mas a graça de Deus o tornou assim.
Repare: não é crime para um cristão reparar no bem que há nele, para louvor da graça divina; isso muito o recomenda. O orgulho espiritual é abominável: é usar os maiores favores de Deus para alimentar a própria vaidade e fazer ídolos de nós mesmos.
Mas reparar nos favores de Deus para aumentar nossa gratidão a ele e falar deles para honrá-lo, sejam de que tipo forem, é apenas uma expressão adequada do dever e da consideração que lhe devemos.
Repare: os ministros não devem se orgulhar de seus dons ou de suas graças; quanto mais preparados estiverem para o trabalho e maior êxito tiverem nele, mais gratos devem ser a Deus por sua bondade que os distingue.
“Lancei o fundamento, e outro edifica sobre ele.” Como dissera antes: “Eu plantei, Apolo regou”. Foi Paulo quem lançou o fundamento de uma igreja entre eles. Ele os gerou por meio do evangelho, 1 Coríntios 4:15. Quaisquer outros instrutores que tivessem, não tinham muitos pais.
Ele não diminuiria ninguém que tivesse prestado serviço entre eles, nem permitiria que lhe tirassem a honra e a consideração que lhe cabiam. Repare: os ministros fiéis podem e devem ter interesse em sua própria reputação. Sua utilidade depende muito dela.
Mas cada um tome cuidado com a maneira como edifica sobre esse fundamento. É uma precaução apropriada, pois pode haver uma construção bastante inadequada sobre um bom fundamento. É fácil errar nisso; deve-se empregar muito zelo não só para lançar um fundamento firme e correto, mas também para erguer sobre ele uma construção ordenada.
Nada deve ser posto sobre ele além do que o fundamento pode suportar e do que esteja de acordo com ele. Não se devem mesclar ouro e sujeira. Repare: os ministros de Cristo devem ter grande zelo para não construir suas próprias fantasias ou falsos raciocínios sobre o fundamento da revelação divina.
O que pregam deve ser a doutrina simples de seu Mestre, ou algo inteiramente de acordo com ela.
Versículos 11 a 15
O Fundamento Espiritual. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo nos informa que fundamento lançou sob todos os seus trabalhos entre eles: Jesus Cristo, a principal pedra angular, Efésios 2:20. Sobre esse fundamento edificam todos os ministros fiéis de Cristo. Sobre essa rocha todos os cristãos firmam suas esperanças. Os que edificam sua esperança do céu sobre qualquer outro fundamento constroem sobre a areia.
Ninguém pode lançar outro fundamento além do que já está lançado: Jesus Cristo. Repare: a doutrina de nosso Salvador e de sua mediação é a doutrina principal do cristianismo. Está na base e serve de fundamento a todo o restante.
Retire isso, e você devasta todos os nossos consolos e não deixa fundamento para nossas esperanças como pecadores. É somente em Cristo que Deus reconcilia consigo um mundo pecador, 2 Coríntios 5:19.
Mas, entre os que conservam o fundamento e abraçam a doutrina geral de que Cristo é o mediador entre Deus e os homens, há duas classes:
I. Alguns edificam sobre esse fundamento ouro, prata e pedras preciosas (v. 12), isto é, os que recebem e propagam as verdades puras do evangelho, que não sustentam nada além da verdade tal como está em Jesus e não pregam outra coisa.
É edificar bem sobre um bom fundamento, fazer com que tudo seja da mesma peça, quando os ministros não só dependem de Cristo como grande profeta da igreja e o aceitam como guia e mestre infalível, mas também recebem e divulgam, em sua pureza, as doutrinas que ele ensinou, sem quaisquer misturas corruptas, sem acrescentar nem tirar nada.
II. Outros edificam madeira, feno e palha sobre esse fundamento; isto é, embora se apeguem ao fundamento, afastam-se em muitos aspectos da vontade de Cristo, substituem suas doutrinas e instituições por fantasias e invenções próprias e constroem sobre o bom fundamento algo que não resistirá à prova quando chegar o dia da provação e o fogo o revelar.
Assim como madeira, feno e palha não suportam a prova do fogo, mas devem ser consumidos por ele. Virá o tempo em que se descobrirá o que as pessoas construíram sobre esse fundamento: “A obra de cada um se manifestará”, ficará exposta à vista dele próprio e dos outros.
Alguns talvez, na simplicidade de seus corações, edifiquem madeira e palha sobre o bom fundamento sem saber, durante todo esse tempo, o que têm feito. Mas, no dia do Senhor, a própria conduta lhes aparecerá sob a luz adequada. A obra de cada um se manifestará a ele mesmo e aos outros, tanto aos que foram desviados por ele como aos que escaparam de seus erros.
Agora podemos nos enganar a respeito de nós mesmos e dos outros; mas virá um dia que corrigirá todos os nossos enganos e nos mostrará a nós mesmos e às nossas ações sob a luz verdadeira, sem cobertura nem disfarce: “Pois o dia a declarará”, isto é, a obra de cada um, “porque será revelada pelo fogo; e o fogo provará a obra de cada um, de que espécie é”, v. 13.
O dia a declarará e manifestará: o último dia, o grande dia da provação; veja 1 Coríntios 4:5. Embora alguns entendam que seja o tempo em que a nação judaica foi destruída e sua constituição abolida; então se manifestou que a superestrutura que os mestres judaizantes queriam erguer sobre o fundamento cristão não era melhor que feno e palha, incapazes de resistir à prova.
A expressão faz clara alusão à arte do refinador, em que o fogo separa e distingue a escória do ouro e da prata; assim também distinguirá a prata, o ouro e as pedras preciosas, que resistem ao fogo, da madeira, do feno e da palha, que serão consumidos.
Repare: virá um dia que distinguirá uma pessoa de outra, e a obra de uma pessoa da obra de outra, com tanta precisão quanto o fogo distingue o ouro da escória, ou o metal que resiste ao fogo dos outros materiais que serão consumidos por ele.
Naquele dia, 1. A obra de alguns resistirá à prova e será considerada aprovada. Ficará claro que não só conservaram o fundamento, mas também edificaram sobre ele com ordem e bem: usaram materiais adequados e os dispuseram na forma e na ordem devidas.
O fundamento e a superestrutura eram todos da mesma peça. As verdades fundamentais e as que tinham ligação evidente com elas eram ensinadas juntas. Talvez agora não seja tão fácil discernir essa ligação nem saber quais obras resistirão à prova naquele dia; mas o dia fará uma descoberta completa.
E esse construtor não deixará, não poderá deixar de receber recompensa. Naquele dia terá louvor e honra, e depois dele, recompensa eterna. Repare: a fidelidade dos ministros de Cristo receberá recompensa plena e abundante na vida futura.
Os que propagam a religião verdadeira e pura em todos os seus aspectos, e cuja obra resistirá no grande dia, receberão uma recompensa. E, Senhor, quão grande será! Quanto excederá os seus merecimentos!
- Há outros cuja obra será queimada (v. 15): suas opiniões e doutrinas corruptas, ou suas invenções vãs e práticas no culto a Deus, serão descobertas, repudiadas e rejeitadas naquele dia; primeiro se mostrará que são corruptas, depois Deus as reprovará e rejeitará.
Repare: o grande dia arrancará todos os disfarces e mostrará as coisas como são. Aquele cuja obra for queimada sofrerá perda. Se edificou madeira, feno e palha sobre o fundamento correto, sofrerá perda.
Sua fraqueza e corrupção diminuirão sua glória, embora, de modo geral, talvez tenha sido um cristão sincero e reto. Essa parte de sua obra se perderá, sem lhe trazer vantagem alguma, ainda que ele próprio possa ser salvo.
Observe: os que conservam o fundamento do cristianismo, embora edifiquem feno, madeira e palha sobre ele, podem ser salvos. Isso pode ampliar nossa caridade. Não devemos rejeitar as pessoas por sua fraqueza, pois nada as condenará além da maldade.
“Ele será salvo, contudo como que pelo fogo”: será salvo, arrancado do fogo. Ele próprio será tirado da chama que consumirá sua obra. Isso indica que será difícil salvar os que corrompem e pervertem o cristianismo.
Deus não terá misericórdia de suas obras, embora possa arrancá-los como tições do fogo. É nessa passagem das Escrituras que os papistas fundamentam sua doutrina do purgatório, que certamente é feno e palha.
Essa doutrina nunca foi extraída originalmente das Escrituras, mas inventada em épocas bárbaras para alimentar a avareza e a ambição do clero, às custas daqueles que prefeririam abrir mão do dinheiro a abrir mão de suas concupiscências pela salvação da alma.
Essa doutrina não encontra apoio algum neste texto: (1.) Aqui se fala claramente de um fogo figurado, não de um fogo real, pois que fogo real poderia consumir ritos ou doutrinas religiosas?
(2.) Esse fogo deve provar a obra das pessoas, de que espécie ela é; mas o fogo do purgatório não serve para provar nem para submeter as ações à prova, e sim para puni-las.
Supõe-se que sejam pecados veniais, pelos quais não houve satisfação nesta vida e cuja satisfação deve ser feita sofrendo o fogo do purgatório.
(3.) Esse fogo deve provar as obras de cada pessoa, as de Paulo e de Apolo, assim como as dos outros. Ora, nenhum papista terá a audácia de dizer que os apóstolos devem ter passado pelos fogos do purgatório.
Versículos 16 a 17
A Santidade Prescrita. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo retoma sua razão e sua exortação, fundamentando-os na alusão anterior: “Vocês são edifício de Deus”, v. 9; e agora: “Vocês não sabem que são templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vocês?”
“Se alguém macular”, isto é, corromper e destruir, “o templo de Deus, Deus o destruirá” — a mesma palavra aparece no original nas duas orações —, “pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês”.
Parece, por outras partes da epístola em que o apóstolo argumenta exatamente no mesmo sentido (veja 1 Coríntios 6:13-20), que os falsos mestres entre os coríntios não só viviam sem restrições, mas também ensinavam doutrinas licenciosas, particularmente adequadas ao gosto daquela cidade dissoluta no que dizia respeito à fornicação.
Tal doutrina não devia ser considerada feno e palha, que seriam consumidos enquanto quem os pusesse sobre o fundamento escaparia do fogo. Ela tendia a corromper, contaminar e destruir a igreja, edifício erguido para Deus e consagrado a ele, que por isso devia ser mantido puro e santo.
Os que difundissem princípios desse tipo provocariam Deus a destruí-los. Repare: os que propagam princípios permissivos, que tendem diretamente a contaminar a igreja de Deus e torná-la profana e impura, provavelmente trarão destruição sobre si mesmos.
Isso também pode ser entendido como razão contra a discórdia e as contendas facciosas deles, pois a divisão conduz à destruição. Mas o que acabo de mencionar parece ser o sentido adequado da passagem: “Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?”
Pode-se entender que se trata da igreja de Corinto como um todo ou de cada um dos fiéis. As igrejas cristãs são templos de Deus. Ele habita entre elas por seu Espírito Santo. São edificadas juntas para serem morada de Deus no Espírito, Efésios 2:22.
Cada cristão é um templo vivo do Deus vivo. Deus habitava no templo judaico, tomava posse dele e nele residia por meio da nuvem gloriosa, sinal de sua presença com aquele povo. Assim Cristo, por seu Espírito, habita em todos os verdadeiros fiéis.
O templo era dedicado e consagrado a Deus, separado de todo uso comum e reservado para um uso santo, para o serviço direto de Deus. Assim também todos os cristãos são separados dos usos comuns e reservados para Deus e para o seu serviço.
São sagrados para ele. Este é uma razão muito boa contra todas as concupiscências carnais e todas as doutrinas que lhes dão apoio. Se somos templos de Deus, nada devemos fazer que nos afaste dele ou nos corrompa e contamine, tornando-nos assim impróprios para o seu uso.
Também não devemos dar ouvidos a doutrina ou mestre algum que nos induza a tais práticas. Repare: os cristãos são santos por profissão e devem ser puros e limpos tanto no coração como na conduta.
Devemos abominar de coração e evitar cuidadosamente o que macularia o templo de Deus e prostituiria aquilo que deveria ser consagrado a ele.
Versículos 18 a 20
A Humildade Prescrita. (d.C. 57.)
Aqui ele prescreve humildade e uma opinião modesta de si mesmos como remédio para as irregularidades da igreja de Corinto, as divisões e disputas entre eles: “Que ninguém engane a si mesmo”, v. 18.
“Não se deixem afastar da verdade e da simplicidade do evangelho por quem alega ciência e eloquência, por demonstrações de grande erudição ou floreios de palavras, por rabinos, oradores ou filósofos.”
Repare: corremos grande perigo de enganar a nós mesmos quando temos opinião elevada demais da sabedoria e das artes humanas. É provável que desprezem o cristianismo simples e puro aqueles que sabem adaptar suas doutrinas ao gosto corrompido dos ouvintes, adorná-las com linguagem esmerada ou sustentá-las com demonstrações de raciocínios profundos e vigorosos.
Mas quem parece sábio deve se tornar insensato para que seja sábio. Deve reconhecer a própria ignorância e lamentá-la; deve desconfiar do próprio entendimento e não se apoiar nele. Ter alta opinião de nossa sabedoria é apenas bajular a nós mesmos, e a bajulação própria é o passo imediatamente anterior ao autoengano.
O caminho para a verdadeira sabedoria é rebaixar a opinião que temos da nossa ao nível adequado e estar dispostos a ser ensinados por Deus. Quem quiser ser na verdade e plenamente sábio deve se tornar insensato.
A pessoa que renuncia ao próprio entendimento para seguir a instrução de Deus está no caminho da sabedoria verdadeira e eterna. “Guiará os mansos no juízo e ensinará aos mansos o seu caminho”, Salmos 25:9.
Quem tem opinião modesta do próprio conhecimento e das próprias capacidades se submeterá a uma instrução melhor; essa pessoa pode ser informada e aperfeiçoada pela revelação. Mas o orgulhoso, convencido de sua própria sabedoria e entendimento, tentará corrigir até a própria sabedoria divina e preferirá seus raciocínios superficiais às revelações da verdade e da sabedoria infalíveis.
Repare: devemos nos humilhar diante de Deus para sermos, na verdade, ou sábios ou bons: “Pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus”, v. 19. A sabedoria que as pessoas mundanas estimam — a sagacidade, a filosofia e a oratória — é loucura diante de Deus.
Assim é quando comparada à sabedoria dele. “Ele acusa os seus anjos de insensatez” (Jó 4:18), e muito mais os mais sábios entre os seres humanos. “Seu entendimento é infinito”, Salmos 147:5. Não há mais comparação entre a sabedoria dele e a nossa do que entre seu poder e seu ser e os nossos. Não existe medida comum pela qual se compare o finito com o infinito.
E muito mais a sabedoria humana é loucura diante de Deus quando se põe em disputa com a dele. Com quanta razão ele a despreza e com que facilidade pode frustrá-la e confundi-la! “Ele apanha os sábios na sua própria astúcia” (Jó 5:13): apanha-os nas próprias redes e os enreda nas próprias armadilhas.
Ele volta contra eles os planos mais estudados, plausíveis e promissores, e os arruína por meio das próprias maquinações. Ou melhor: ele conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos (v. 20), que são vaidade, Salmos 94:11.
Repare: Deus conhece perfeitamente os pensamentos das pessoas, os mais profundos pensamentos dos mais sábios, seus conselhos e propósitos mais secretos. Nada está oculto dele; todas as coisas estão nuas e expostas diante dele, Hebreus 4:13.
Ele sabe que são vaidade. Os pensamentos das pessoas mais sábias do mundo contêm grande mistura de vaidade, fraqueza e insensatez; e, diante de Deus, até seus pensamentos mais sábios e melhores são pura vaidade, comparados, quero dizer, com os pensamentos dele sobre as coisas.
Tudo isso não deveria nos ensinar modéstia, desconfiança de nós mesmos e deferência à sabedoria de Deus? Não deveria nos tornar gratos por suas revelações e dispostos a ser ensinados por Deus, sem nos deixarmos levar por alegações enganosamente atraentes de sabedoria e habilidade humanas para longe da simplicidade de Cristo ou do apreço por sua doutrina celestial?
Repare: quem quiser ser sábio de fato deve aprender de Deus, e não pôr a própria sabedoria em disputa com a de Deus.
Versículos 21 a 23
Contra a Valorização Excessiva dos Mestres. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo fundamenta a exortação contra a valorização excessiva de seus mestres no que acabou de dizer e na consideração de que tinham um igual interesse em todos os seus ministros: “Portanto, ninguém se glorie nos homens” (v. 21).
Não se esqueçam de que seus ministros são pessoas, nem lhes deem a consideração devida somente a Deus; não os ponham à frente de facções, não os estimem e admirem em excesso, nem sigam servil e implicitamente suas orientações nem se submetam às suas determinações, especialmente quando contradizem a Deus e as verdades ensinadas por seu Espírito Santo.
A humanidade tende a usar as misericórdias de Deus contrariando suas intenções. O ministério é uma instituição muito útil e muito graciosa, e ministros fiéis são uma grande bênção para qualquer povo; ainda assim, a insensatez e a fraqueza das pessoas podem causar muito dano por meio daquilo que em si é uma bênção.
Elas podem cair em facções, tomar partido de ministros específicos e colocá-los à frente delas; podem se gloriar em seus líderes e ser conduzidas por eles a um destino desconhecido. A única maneira de evitar esse dano é ter opinião modesta de nós mesmos, reconhecer devidamente a fraqueza comum do entendimento humano e deferir inteiramente à sabedoria de Deus, que fala em sua palavra.
Os ministros não devem ser colocados em rivalidade uns com os outros. Todos os ministros fiéis servem a um só Senhor e perseguem um só propósito. Foram designados por Cristo para benefício comum da igreja: “Paulo, Apolo e Cefas são todos de vocês”. Não se deve pôr um contra o outro; todos devem ser valorizados e usados para o próprio benefício espiritual de vocês.
Nesta ocasião, ele também apresenta um inventário dos bens da igreja, as riquezas espirituais do verdadeiro fiel: “Tudo é de vocês: os ministros de todas as categorias, comuns e extraordinários. Ou melhor: o próprio mundo é de vocês”.
Isso não quer dizer que os santos sejam donos do mundo; o mundo existe por causa deles, e eles têm dele tanto quanto a Sabedoria Infinita considera adequado, recebendo tudo o que possuem com a bênção divina.
“A vida é de vocês, para que tenham tempo e oportunidade de se preparar para a vida do céu; e a morte é de vocês, para que tomem posse dela. É a mensageira bondosa que os levará à casa de seu Pai. As coisas presentes são de vocês, para seu apoio no caminho; as coisas futuras são de vocês, para enriquecê-los e deleitá-los para sempre ao fim da jornada.”
Repare: se pertencemos a Cristo e lhe somos fiéis, todo bem nos pertence e está garantido para nós. Tudo é nosso: o tempo e a eternidade, a terra e o céu, a vida e a morte. Não nos faltará bem algum, Salmos 84:11.
Mas, ao mesmo tempo, é preciso lembrar que somos de Cristo, súditos de seu reino, propriedade dele. Ele é Senhor sobre nós; devemos reconhecer seu domínio, submeter-nos de bom grado à sua ordem e render-nos à sua vontade, se quisermos que todas as coisas sirvam à nossa vantagem.
Todas as coisas são nossas somente por pertencermos a Cristo. Sem ele, não temos direito legítimo nem reivindicação sobre coisa alguma que seja boa. Repare: quem deseja estar seguro nesta vida e feliz na eternidade precisa pertencer a Cristo.
E Cristo é de Deus. Ele é o Cristo de Deus, ungido por Deus e comissionado por ele para exercer o ofício de Mediador e agir nele para os propósitos da glória divina. Repare: todas as coisas pertencem ao fiel para que Cristo seja honrado em sua grande obra e, em tudo, Deus receba a glória.
Deus, em Cristo, reconciliando consigo um mundo pecador e derramando as riquezas de sua graça sobre um mundo reconciliado: essa é a essência e a substância do evangelho.