Matthew Henry

1 Coríntios 2

Argumento

O apóstolo prossegue com sua razão neste capítulo e, I. Lembra os coríntios do modo simples como lhes expôs o evangelho, vv. 1-5.

Mas, ainda assim, II. Mostra-lhes que lhes comunicara um tesouro da mais verdadeira e elevada sabedoria, que excedia todas as conquistas dos homens instruídos, que jamais poderia ter entrado no coração humano se não tivesse sido revelado, nem pode ser recebido e aproveitado para a salvação senão pela luz e influência daquele Espírito que o revelou, v. 6 até o fim.

Versículos 1 a 4

O Ministério do Apóstolo. (d.C. 57.)

Nesta passagem, o apóstolo prossegue com seu desígnio e lembra os coríntios de como agiu quando pregou entre eles o evangelho pela primeira vez.

I. Quanto ao assunto ou tema, ele nos diz (v. 2): resolveu nada saber entre eles senão Jesus Cristo e este crucificado; não fazer demonstração de nenhum outro conhecimento além deste, não pregar nada, não revelar o conhecimento de nada senão Jesus Cristo, e este crucificado.

Repare: Cristo, em sua pessoa e seus ofícios, é a soma e a substância do evangelho, e deve ser o grande assunto da pregação de um ministro do evangelho. Seu dever é desfraldar o estandarte da cruz e convidar as pessoas a se reunirem sob ele. Quem ouvisse Paulo pregar perceberia que ele tocava tão continuamente nessa corda que diria nada saber senão Cristo e este crucificado.

Qualquer outro conhecimento que tivesse, este era o único conhecimento que revelava e que se mostrava preocupado em propagar entre seus ouvintes.

II. Também se pode observar aqui o modo como ele pregava Cristo:

  1. Negativamente. Ele não foi até eles com excelência de palavra ou de sabedoria, v. 1. Sua palavra e sua pregação não foram com palavras persuasivas de sabedoria humana, v. 4.

Ele não buscava parecer um orador esmerado ou um filósofo profundo, nem se insinuava na mente deles com floreios de palavras, uma exibição pomposa de razão profunda e extraordinária ciência e habilidade. Não procurava cativar o ouvido com construções esmeradas e expressões eloquentes, nem agradar e entreter a imaginação com voos elevados de ideias sublimes.

Nem sua palavra nem a sabedoria que ensinava tinham o sabor da habilidade humana: ele aprendera ambas em outra escola. A sabedoria divina não precisava ser realçada por tais ornamentos humanos.

  1. Positivamente. Ele foi até eles proclamando o testemunho de Deus, v. 1. Publicou uma revelação divina e apresentou provas suficientes de sua autoridade, tanto por sua concordância com antigas profecias quanto por milagres realizados naquele tempo; e nisso deixou a questão.

Os ornamentos da palavra, a habilidade filosófica e a razão não podiam acrescentar peso ao que se recomendava por tal autoridade. Também esteve entre eles em fraqueza, temor e muito tremor; ainda assim, sua palavra e sua pregação foram em demonstração do Espírito e de poder, v. 3, 4.

Seus inimigos na igreja de Corinto falavam dele com grande desprezo: “Sua presença corporal”, dizem eles, “é fraca, e sua palavra, desprezível”, 2 Coríntios 10:10. Talvez tivesse o corpo pequeno e a voz baixa; mas, embora não tivesse uma pronúncia tão boa quanto alguns, está claro que não era mau orador.

Os homens de Listra o consideraram o deus pagão Mercúrio, que descera até eles em forma humana, porque “era o principal orador”, Atos 14:12. Tampouco lhe faltavam coragem nem determinação para levar seu trabalho adiante; de modo algum se aterrorizava diante dos seus adversários.

Contudo, não era fanfarrão. Não se vangloriava com orgulho, como seus opositores. Exerceu seu ofício com muita modéstia, preocupação e zelo.

Comportou-se entre eles com grande humildade, não como alguém que se tornara vaidoso pela honra e autoridade que lhe foram conferidas, mas como alguém empenhado em mostrar-se fiel e receoso de si mesmo, para não administrar mal a confiança que lhe fora depositada.

Observe: Ninguém conhece o temor e o tremor dos ministros fiéis, zelosos pelas almas com um zelo piedoso; e uma profunda consciência da sua própria fraqueza é a causa desse temor e tremor. Eles sabem quão insuficientes são e, por isso, temem por si mesmos.

Mas, embora Paulo exercesse seu ministério com essa modéstia e preocupação, ainda assim, falava com autoridade: em demonstração do Espírito e de poder.

Pregava as verdades de Cristo em sua roupagem original, com clareza de palavra. Apresentava a doutrina como o Espírito a expunha e deixava que o Espírito, por sua operação externa em sinais e milagres e por suas influências internas no coração das pessoas, demonstrasse a verdade dela e obtivesse sua aceitação.

III. Aqui se menciona o fim para o qual ele pregou Cristo crucificado desse modo: “Para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria do homem, mas no poder de Deus” (v. 5); para que não fossem atraídos por motivos humanos nem vencidos por meras razões humanas, para que não se dissesse que ou a retórica ou a lógica os havia feito cristãos.

Porém, quando somente Cristo crucificado era pregado com clareza, o êxito tinha de se fundamentar não na sabedoria humana, mas na evidência e na operação divinas. O evangelho foi pregado de tal modo que Deus pudesse aparecer e ser glorificado em tudo.

Versículos 6 a 16

Descobertas do Evangelho; As Coisas Espirituais Discernidas Espiritualmente. (d.C. 57.)

Nesta parte do capítulo, o apóstolo lhes mostra que, embora não tivesse ido até eles com a excelência da sabedoria humana, com qualquer conhecimento e literatura tão alardeados dos judeus ou gregos, ainda assim lhes comunicara um tesouro da sabedoria mais verdadeira e elevada.

Falamos sabedoria entre os que são perfeitos (v. 6), entre os bem instruídos no cristianismo e que alcançaram certa maturidade nas coisas de Deus.

Os que recebem a doutrina como divina e, iluminados pelo Espírito Santo, a examinam com atenção, descobrem nela a verdadeira sabedoria. Não apenas entendem a história simples de Cristo e este crucificado, mas discernem nela os profundos e admiráveis desígnios da sabedoria divina. Embora aquilo que pregamos seja loucura para o mundo, é sabedoria para eles.

Por meio dela, tornam-se sábios e podem discernir nela a sabedoria.

Repare: Os que são sábios são os únicos juízes apropriados do que é sabedoria; de fato, não a deste mundo nem a dos príncipes deste mundo, mas a sabedoria de Deus em mistério (v. 6, 7); não a sabedoria mundana, mas a divina.

Não uma sabedoria que os homens deste mundo pudessem descobrir nem que os homens mundanos, privados do Espírito de Deus e guiados pelo orgulho, pela paixão, pelo apetite e pelo interesse mundano, possam receber.

Repare: Quão diferente é o juízo de Deus daquele do mundo! Ele não vê como o homem vê.

A sabedoria que ensina é inteiramente diferente daquela que recebe esse nome no mundo.

Não é a sabedoria dos políticos, dos filósofos ou dos rabinos (veja v. 6), nem a que eles ensinam ou apreciam; é a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta de Deus, aquilo que ele guardou consigo por muito tempo e escondeu do mundo, cuja profundidade, agora que foi revelada, ninguém senão ele pode sondar.

É “o mistério que esteve oculto por eras e gerações”, embora agora tenha sido manifestado aos santos (Colossenses 1:26): ficou quase inteiramente oculto do mundo pagão e tornou-se misterioso para os judeus, envolto em tipos obscuros e profecias distantes, mas foi revelado e dado a conhecer a nós pelo Espírito de Deus.

Repare: Veja o privilégio dos que desfrutam da revelação do evangelho: os tipos lhes são desvelados, os mistérios se tornam claros, as profecias são interpretadas, e os conselhos secretos de Deus são publicados e expostos. A sabedoria de Deus em mistério agora se manifesta aos santos. A respeito dessa sabedoria, observe:

I. Seu surgimento e origem: foi ordenada por Deus, antes do mundo, para a nossa glória, v. 7. Foi ordenada por Deus: há muito ele determinara revelá-la e torná-la conhecida, desde muitas eras, desde o princípio, ou melhor, desde a eternidade; e isso para a nossa glória, a glória de nós, ou de nós apóstolos ou de nós cristãos.

Foi uma grande honra concedida aos apóstolos serem encarregados da revelação dessa sabedoria. Foi um privilégio grande e honroso para os cristãos que essa sabedoria gloriosa lhes fosse descoberta. E a sabedoria de Deus descoberta a eles. E a sabedoria de Deus descoberta no evangelho, a sabedoria divina ensinada pelo evangelho, prepara-nos para a glória e a felicidade eternas no mundo vindouro.

Os conselhos de Deus a respeito da nossa redenção vêm da eternidade e foram destinados à glória e à felicidade dos santos. E quanta sabedoria profunda havia nesses conselhos!

Repare: A sabedoria de Deus é tanto empregada quanto manifestada em honra dos santos: empregada desde a eternidade e manifestada no tempo, para torná-los gloriosos tanto aqui quanto no porvir, no tempo e por toda a eternidade.

Que honra ele concede aos seus santos!

II. A ignorância dos grandes homens do mundo a respeito dela: “A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu” (v. 8), os principais em autoridade e poder, ou em sabedoria e erudição. O governador romano e os guias e governantes da igreja e da nação judaicas parecem ser as pessoas principalmente visadas aqui.

Esses eram os príncipes deste mundo, ou desta era; se tivessem conhecido essa verdadeira e celestial sabedoria, não teriam crucificado o Senhor da glória. Pilatos e os governantes judeus o fizeram literalmente quando nosso Redentor foi crucificado por sentença de um e pelas exigências clamorosas dos outros.

Observe: Jesus Cristo é o Senhor da Glória, título grandioso demais para qualquer criatura; e ele foi odiado porque não foi conhecido.

Se os que o crucificaram o tivessem conhecido, soubessem quem e o que ele era, teriam contido suas mãos ímpias e não o teriam prendido e abatido. Foi isso que ele alegou diante do seu Pai para pedir perdão por eles: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”, Lucas 23:34.

Repare: Há muitas coisas que as pessoas não fariam se conhecessem a sabedoria de Deus na grande obra da redenção. Agem como agem porque são cegas ou desatentas. Não conhecem a verdade ou não querem prestar atenção nela.

III. É uma sabedoria que não poderia ter sido descoberta sem uma revelação, conforme diz o profeta Isaías (Isaías 64:4): olho não viu, nem ouvido ouviu, nem entraram no coração do homem as coisas que Deus preparou para os que o amam, para aquele que espera por ele, que espera pela sua misericórdia, segundo a Septuaginta.

Era um testemunho de amor a Deus, entre os crentes judeus, viver na expectativa do cumprimento das promessas do evangelho. Esperar em Deus é prova de amor por ele. “Eis aqui o nosso Deus; esperávamos por ele”, Isaías 25:9.

Observe: Há coisas que Deus preparou para os que o amam e esperam por ele. Há coisas assim preparadas para eles numa vida futura, coisas que os sentidos não podem descobrir, que nenhuma informação presente pode transmitir aos nossos ouvidos e que ainda não podem entrar em nosso coração. A vida e a imortalidade são trazidas à luz pelo evangelho, 2 Timóteo 1:10.

Mas aqui o apóstolo fala do conteúdo da revelação divina sob o evangelho. São coisas que “olho não viu nem ouvido ouviu”. Observe: As grandes verdades do evangelho são coisas que estão fora do alcance da descoberta humana: olho não as viu, ouvido não as ouviu, nem entraram no coração do homem.

Se fossem objetos dos sentidos, pudessem ser descobertas pelo olhar da razão e comunicadas ao entendimento pelo ouvido, como podem ser os assuntos do conhecimento humano comum, não haveria necessidade de revelação. Mas, por estarem fora do alcance da natureza, não podemos descobri-las senão pela luz da revelação.

Por isso, devemos recebê-las tal como se encontram nas escrituras e conforme Deus teve por bem revelá-las.

IV. Vemos aqui por quem essa sabedoria nos é descoberta: “Deus nos revelou essas coisas pelo seu Espírito”, v. 10. A escritura é dada por inspiração de Deus. Homens santos falaram antigamente conforme eram movidos pelo Espírito Santo, 2 Pedro 1:21. E os apóstolos falaram pela inspiração do mesmo Espírito, conforme ele os ensinava e lhes concedia a palavra.

Aqui está uma prova da autoridade divina das santas escrituras. Paulo escreveu o que ensinava, e o que ensinava lhe fora revelado por Deus, pelo seu Espírito, aquele Espírito que sonda todas as coisas, sim, e ainda, as profundezas de Deus, e conhece as coisas de Deus, assim como o espírito do homem que está nele conhece as coisas do homem, v. 11.

Dessas palavras se extrai uma razão dupla para provar a divindade do Espírito Santo: 1. A onisciência lhe é atribuída: Ele sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Tem conhecimento exato de todas as coisas e penetra as próprias profundezas de Deus, alcançando seus conselhos mais secretos. Ora, quem pode ter tal conhecimento pleno de Deus senão Deus?

  1. Essa alusão parece implicar que o Espírito Santo está em Deus tanto quanto a mente de um homem está nele. Ora, a mente do homem é claramente essencial a ele. Ele não pode existir sem sua mente. Tampouco pode Deus existir sem o seu Espírito. Ele é uno com Deus de modo tão íntimo e pleno quanto a mente é una com o homem. O homem conhece a própria mente porque ela é una consigo.

O Espírito de Deus conhece as coisas de Deus porque é uno com Deus.

Assim como ninguém pode chegar a saber o que há na mente de outro homem até que ele o comunique e revele, tampouco podemos conhecer os conselhos e propósitos secretos de Deus até que nos sejam dados a conhecer pelo seu Espírito Santo.

Não podemos conhecê-los de modo algum até que ele os tenha apresentado objetivamente, como se diz, na revelação externa; não podemos conhecê-los nem crer neles para a salvação até que ele ilumine a faculdade, abra os olhos da mente e nos conceda tal conhecimento e fé a respeito deles. Foi por esse Espírito que os apóstolos receberam a sabedoria de Deus em mistério, a qual anunciaram.

“Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que é de Deus, para que conheçamos as coisas que nos são dadas gratuitamente por Deus” (v. 12); não o espírito que está nos sábios do mundo (v. 6) nem nos governantes do mundo (v. 8), mas o Espírito que é de Deus, ou que procede de Deus.

O que expomos em nome de Deus recebemos dele por inspiração, e é por sua graciosa iluminação e influência que conhecemos as coisas que Deus nos dá gratuitamente para a salvação, isto é, “os grandes privilégios do evangelho, que são a dádiva gratuita de Deus, distribuições de mera e rica graça”.

Embora essas coisas nos sejam dadas e a revelação dessa dádiva nos seja feita, não podemos conhecê-las com proveito para a salvação até que tenhamos o Espírito. Os apóstolos receberam do Espírito de Deus a revelação dessas coisas e, desse mesmo Espírito, a impressão salvadora delas.

V. Vemos aqui de que maneira essa sabedoria foi ensinada ou comunicada: “As quais falamos, não nas palavras que a sabedoria do homem ensina, mas nas que o Espírito Santo ensina”, v. 13. Eles receberam a sabedoria que ensinavam não dos sábios do mundo, mas do Espírito de Deus.

Tampouco lhe deram uma roupagem humana; declararam com clareza a doutrina de Cristo, usando termos que também lhes foram ensinados pelo Espírito Santo. Ele não apenas lhes deu conhecimento dessas coisas, mas também lhes concedeu a palavra. Observe: As verdades de Deus não precisam de enfeites da habilidade ou da eloquência humana; ficam melhores nas palavras ensinadas pelo Espírito Santo.

O Espírito de Deus sabe muito melhor como falar das coisas de Deus do que os melhores críticos, oradores ou filósofos.

“Comparando as coisas espirituais com as espirituais”: uma parte da revelação com outra, a revelação do evangelho com a dos judeus, as revelações do Novo Testamento com os tipos e as profecias do Antigo. Comparar assuntos revelados com assuntos científicos, coisas sobrenaturais com coisas naturais e comuns, é usar uma medida errada.

Quando reunidas, as coisas espirituais ajudam a esclarecer umas às outras; mas, se os princípios da arte e da ciência humanas forem usados como padrão para julgar a revelação, certamente julgaremos mal a respeito dela e das coisas que contém.

Ou: adaptando as coisas espirituais às espirituais, falando de assuntos espirituais, de revelação e da vida espiritual, em linguagem apropriada e clara. A linguagem do Espírito de Deus é a mais apropriada para transmitir seu sentido.

VI. Temos um relato de como essa sabedoria é recebida:

  1. O homem natural não recebe as coisas de Deus, porque são loucura para ele, nem pode conhecê-las, porque se discernem espiritualmente, v. 14. O homem natural, o homem animal. Ou: (1.) O homem sob o poder da corrupção, ainda não iluminado pelo Espírito de Deus, como aqueles a quem Judas chama de “sensuais, que não têm o Espírito”, Judas 1:19.

Os homens não santificados não recebem as coisas de Deus. Por causa da corrupção da natureza pela queda e da confirmação dessa desordem pelo pecado habitual, o entendimento é totalmente incapaz de receber os raios da luz divina; tem preconceito contra eles. Para tal mente, as verdades de Deus são loucura. O homem as considera coisas triviais e sem propósito, indignas de sua atenção.

“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreendem”, João 1:5.

Não é que a faculdade natural de discernir tenha se perdido; mas as inclinações más e os princípios perversos tornam o homem indisposto a compreender o pensamento de Deus nas questões espirituais do seu reino e a se submeter à força e ao poder delas.

São os raios vivificantes do Espírito de verdade e santidade que precisam ajudar a mente a discernir a excelência dessas verdades e a chegar a um convencimento tão profundo de sua verdade que as receba e abrace de coração. Assim, o homem natural, privado do Espírito de Deus, não pode conhecê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Ou: (2.) O homem natural, isto é, o sábio do mundo (1 Coríntios 1:19, 20), o sábio segundo a carne, ou de acordo com a carne (1 Coríntios 1:26), aquele que possui a sabedoria do mundo, a sabedoria humana (1 Coríntios 2:4-6); alguém, como certos antigos, que aprenderia toda a verdade por seus próprios raciocínios, nada receberia pela fé e não admitiria precisar de auxílio sobrenatural.

Essa era, em grande medida, a característica dos que alegavam ter filosofia e conhecimento e sabedoria gregos naquela época. Tal homem não recebe as coisas do Espírito de Deus. Para ele, a revelação não é princípio de ciência; considera-a delírio e senilidade, pensamento extravagante de algum sonhador iludido.

Ela não é caminho para a sabedoria entre os mestres célebres do mundo; por isso, ele não pode conhecer as coisas reveladas, pois só se discernem espiritualmente ou se tornam conhecidas pela revelação do Espírito, princípio de ciência ou conhecimento que ele não quer admitir.

  1. Mas aquele que é espiritual julga todas as coisas, contudo ele próprio de ninguém é julgado, ou discernido, v. 15. Ou: (1.) Aquele que foi santificado e se tornou espiritualmente inclinado (Romanos 8:6) julga todas as coisas, ou discerne todas as coisas: é capaz de julgar as questões da sabedoria humana e também aprecia e reconhece o sabor das verdades divinas.

Vê a sabedoria divina e experimenta o poder divino nas revelações e nos mistérios do evangelho, que a mente carnal e não santificada considera fraqueza e loucura, desprovidos de todo poder e indignos de atenção.

É a mente santificada que precisa discernir as verdadeiras belezas da santidade; mas, por ter suas faculdades refinadas, ela não perde a capacidade de discernir e julgar as coisas comuns e naturais. O homem espiritual pode julgar todas as coisas, naturais e sobrenaturais, humanas e divinas, as deduções da razão e as descobertas da revelação.

Mas ele próprio de ninguém é julgado ou discernido. Os santos de Deus são os seus ocultos, Salmos 83:3. A vida deles está escondida com Cristo em Deus, Colossenses 3:3. O homem carnal não conhece mais a respeito do homem espiritual do que conhece das outras coisas espirituais. É estranho aos princípios, aos prazeres e às ações da vida divina. O homem espiritual não está exposto à observação dele.

Ou: (2.) Aquele que é espiritual, que recebeu revelações divinas, acolhe-as como tais e fundamenta nelas sua fé e religião, pode julgar tanto as coisas comuns quanto as divinas. Pode discernir o que é e o que não é doutrina do evangelho e da salvação, e se alguém prega ou não as verdades de Deus.

Ele não perde a capacidade de raciocinar nem renuncia aos princípios do raciocínio por fundamentar sua fé e religião na revelação.

Mas ele próprio de ninguém é julgado: ninguém pode julgá-lo de modo a refutá-lo; tampouco alguém que não seja espiritual, que não esteja ele próprio sob uma inspiração divina (veja 1 Coríntios 14:37) ou não fundamente sua fé numa revelação divina pode discernir ou julgar se aquilo que ele diz é verdadeiro ou divino ou não.

Em suma, quem fundamenta todo o seu conhecimento nos princípios da ciência e na mera luz da razão jamais poderá julgar a verdade ou a falsidade do que é recebido por revelação.

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir?” (v. 16), isto é, o homem espiritual. Quem pode penetrar tanto na mente de Deus a ponto de instruir aquele que tem o Espírito de Deus e está sob sua inspiração? Somente a ele Deus comunica sem mediação o conhecimento da sua vontade.

E quem pode informar ou instruir a respeito da mente de Deus aquele que está de modo tão direto sob a direção do próprio Espírito de Deus? Pouquíssimas pessoas conheceram algo da mente de Deus por capacidade natural. Mas, acrescenta o apóstolo, “nós temos a mente de Cristo”; e a mente de Cristo é a mente de Deus. Ele é Deus e o principal mensageiro e profeta de Deus.

Os apóstolos foram capacitados por seu Espírito para nos dar a conhecer sua mente. E, nas santas escrituras, a mente de Cristo e a mente de Deus em Cristo nos são plenamente reveladas. Observe: É grande privilégio dos cristãos terem a mente de Cristo revelada a eles pelo seu Espírito.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra