Matthew Henry

1 Coríntios 1

Argumento

1 Coríntios

Concluído por Simon Browne.

UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS.

Corinto era uma cidade principal da Grécia, naquela divisão específica chamada Acaia.

Situava-se no istmo (ou faixa estreita de terra) que unia o Peloponeso ao restante da Grécia, no lado sul, e tinha dois portos adjacentes: um no fundo do golfo de Corinto, chamado Lequeu, não longe da cidade, de onde comerciavam com a Itália e o Ocidente; o outro no fundo do golfo Sarônico, chamado Cencreia, mais distante, de onde comerciavam com a Ásia.

Dada essa localização, não admira que Corinto fosse um lugar de grande comércio e riqueza. E, como a prosperidade costuma produzir luxo de toda espécie, tampouco causa admiração que um lugar tão famoso pela riqueza e pelas artes fosse infame pelo vício.

Era de modo particular conhecida pela fornicação, a ponto de uma mulher coríntia ser expressão proverbial para uma prostituta; e korinthiazein, korinthiasesthai, isto é, «agir como coríntio», significava prostituir-se ou ceder a inclinações de prostituta.

Contudo, foi nessa cidade libertina que Paulo, pela bênção de Deus sobre seus trabalhos, plantou e fez crescer uma igreja cristã, sobretudo entre os gentios, como parece muito provável pela história do caso, em Atos 18:1-18, comparada com algumas passagens desta epístola, em especial 1 Coríntios 12:2.

Nela o apóstolo lhes diz que vocês sabem que eram gentios, levados para aqueles ídolos mudos, assim como eram conduzidos.

Embora não seja improvável que também houvesse entre eles muitos convertidos judeus, pois nos é dito que Crispo, principal dirigente da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa, em Atos 18:8.

Ele permaneceu nessa cidade quase dois anos, como fica claro pela comparação de Atos 18:11 e 18, e trabalhou com grande sucesso, animado por uma visão divina que lhe assegurou que Deus tinha ali muitas pessoas, em Atos 18:9, 10. Tampouco costumava permanecer muito tempo num lugar onde seu ministério não encontrasse aceitação e sucesso.

Algum tempo depois de deixá-los, escreveu-lhes esta epístola para regar o que havia plantado e corrigir desordens graves surgidas durante sua ausência, em parte pela influência que algum falso mestre ou alguns falsos mestres haviam obtido entre eles, e em parte pelo fermento de suas antigas máximas e costumes, que os princípios cristãos que haviam abraçado não tinham eliminado por completo.

E é por demais visível o quanto a riqueza deles havia contribuído para corromper seus costumes, a julgar pelas diversas faltas pelas quais o apóstolo os repreende. Orgulho, avareza, luxo e luxúria, frutos naturais de uma mente carnal e corrompida, são todos alimentados e estimulados pela abundância exterior.

E o apóstolo atribui aqui todos esses males ou ao conjunto daquele povo, ou a algumas pessoas em particular entre eles. O orgulho deles se revelou nos seus partidos e facções e nas desordens notórias que cometiam ao exercer seus dons espirituais. Esse vício não era alimentado apenas pela riqueza, mas também pela compreensão que tinham da erudição e da filosofia gregas.

Alguns autores antigos nos dizem que a cidade era repleta de retóricos e filósofos.

Esses homens eram naturalmente vaidosos, cheios de presunção e inclinados a desprezar a doutrina simples do evangelho, porque ela não satisfazia a curiosidade de uma disposição investigativa e discutidora, nem agradava ao ouvido com discursos artificiosos e uma torrente de palavras esmeradas.

A avareza deles se manifestava nas ações judiciais e litígios sobre meum — o que é meu — e tuum — o que é teu — diante de juízes pagãos.

O luxo deles aparecia em mais de um caso: nas suas roupas e no desregramento deles até mesmo à mesa do Senhor, quando os ricos, que mais erravam nesse aspecto, também desprezavam com grande arrogância e culpa seus irmãos pobres.

A luxúria deles irrompeu num caso escandaloso e infame, como jamais se ouvira entre os gentios e sobre o qual não se falava sem repulsa: um homem ter a mulher de seu pai, ou como sua esposa, ou para cometer fornicação com ela.

Isso de fato parece ser a falta de uma pessoa específica, mas toda a igreja era culpada por não ter maior abominação pelo crime dele e por tolerar entre si alguém de costumes tão corrompidos e comportamento tão vergonhoso.

Mas a participação deles no pecado dele foi ainda maior se, como alguns antigos nos contam, se ensoberbeceram por causa da grande erudição e eloquência desse homem incestuoso.

E outras passagens da epístola deixam claro que eles ainda não estavam totalmente livres de suas antigas inclinações libertinas a ponto de não precisarem de avisos muito rigorosos e razões fortes contra a fornicação. Veja 1 Coríntios 6:9-20. O orgulho pela sua erudição também levou muitos deles tão longe que descriam da doutrina da ressurreição ou disputavam contra ela.

Não é improvável que tratassem essa questão como algo em aberto, tal como faziam com muitas questões de filosofia, e testassem sua habilidade defendendo os dois lados.

É evidente, pelo estado das coisas, que havia muito que merecia censura e precisava de correção nessa igreja. E, sob a direção e a influência do Espírito Santo, o apóstolo se propõe a fazer ambas as coisas com toda a sabedoria e fidelidade e com uma devida mistura de ternura e autoridade, como convinha a alguém numa posição tão elevada e importante na igreja.

Depois de uma breve introdução no início da epístola, primeiro os censura pela discórdia e pelas facções, entra na origem e na fonte delas, e mostra quanto o orgulho, a vaidade e a pretensão à ciência, à erudição e à eloquência, lisonjeados por falsos mestres, contribuíram para aquele cisma escandaloso.

Como remédio para os males que abundavam entre eles, recomenda humildade e submissão à instrução divina, ao ensino de Deus por seu Espírito, tanto pela revelação externa quanto pela iluminação interior. Mostra de várias maneiras a vaidade da ciência e da eloquência que alegavam possuir. Faz isso ao longo dos quatro primeiros capítulos.

No quinto, trata do caso do homem incestuoso e ordena que o afastem do meio deles. Não é improvável o que dizem os antigos: esse homem era muito estimado e liderava ao menos um dos partidos entre eles. O apóstolo parece censurá-los por se ensoberbecerem por causa dele, em 1 Coríntios 5:2.

No sexto capítulo, censura-os pelas ações judiciais diante de juízes pagãos, quando suas disputas sobre propriedade deveriam ter sido resolvidas amigavelmente entre eles; ao fim do capítulo, adverte-os contra o pecado da fornicação e insiste em seu aviso com uma variedade de razões.

No sétimo, aconselha-os sobre uma questão de consciência que alguns daquela igreja lhe apresentaram numa carta: o casamento. Mostra que Deus o designou como remédio contra a fornicação e que os laços do casamento não se desfaziam embora o marido ou a mulher continuasse pagão quando o outro se tornava cristão.

Em suma, o cristianismo não alterava a condição nem as relações civis das pessoas. Também dá orientações sobre as virgens, provavelmente em resposta às perguntas dos coríntios. No oitavo, orienta-os sobre os alimentos oferecidos aos ídolos e os avisa contra o abuso da liberdade cristã.

Também aproveita essa ocasião, no capítulo nono, para se estender um pouco sobre sua própria conduta quanto a esse ponto da liberdade. Pois, embora pudesse ter exigido sustento das igrejas onde ministrava, abriu mão dessa exigência para que pudesse anunciar gratuitamente o evangelho de Cristo.

E, em outras coisas, conformou-se e adaptou-se ao temperamento e às circunstâncias daqueles entre os quais trabalhava, para o bem deles. No décimo capítulo, usando o exemplo dos judeus, dissuade-os de ter comunhão com idólatras, comendo de seus sacrifícios, pois não podiam participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Contudo, não eram obrigados a perguntar se o alimento vendido no mercado ou servido num banquete oferecido por descrentes fazia parte dos sacrifícios aos ídolos; tinham liberdade para comê-lo sem fazer perguntas.

No décimo primeiro, orienta-os sobre como se vestir no culto público, censura suas graves irregularidades e desordens escandalosas ao participar da ceia do Senhor e os adverte solenemente contra o abuso de uma instituição tão sagrada.

No décimo segundo, passa a considerar os dons espirituais, derramados com grande abundância sobre essa igreja e que os deixavam bastante envaidecidos. Diz-lhes, nesse capítulo, que todos vinham da mesma origem e todos se destinavam ao mesmo fim.

Procediam de um só Espírito e tinham por objetivo o bem da igreja; eram usados de modo errado quando não serviam a esse propósito. Perto do fim, informa que eram de fato dons valiosos, mas que podia recomendar-lhes algo muito mais excelente. Então, no décimo terceiro capítulo, irrompe no elogio e nas características do amor.

Depois, no décimo quarto, orienta-os a manter decoro e ordem nas igrejas ao usar os dons espirituais. Eles parecem ter sido muito desordenados nesse aspecto, por orgulho dos próprios dons e vaidade de exibi-los. O décimo quinto capítulo trata da confirmação e explicação da grande doutrina da ressurreição.

O último capítulo reúne alguns conselhos e saudações particulares; assim se encerra a epístola.

Neste capítulo temos:

I. O prefácio ou introdução a toda a epístola, vv. 1-9.

II. Uma ocasião principal para escrevê-la, mencionada de passagem, a saber, as divisões deles e sua origem, vv. 10-13.

III. Um relato do ministério de Paulo entre eles, que consistia principalmente em pregar o evangelho, vv. 14-17.

IV. A maneira como pregava o evangelho e seus diferentes resultados, com um relato de como ele se ajustava admiravelmente para dar glória a Deus e abater o orgulho e a vaidade dos homens, v. 17 até o fim.

Versículos 1 a 9

Saudação do Apóstolo. (d.C. 57.)

Temos aqui o prefácio do apóstolo a toda a epístola, no qual podemos reparar:

I. A inscrição, que, segundo o costume da época ao escrever cartas, traz tanto o nome de quem a escreveu quanto o das pessoas a quem se dirigia:

  1. É uma epístola de Paulo, apóstolo dos gentios, à igreja de Corinto, que ele próprio havia plantado, embora alguns entre eles agora questionassem seu apostolado (1 Coríntios 9:1, 2) e difamassem sua pessoa e seu ministério (2 Coríntios 10:10). Os ministros mais fiéis e úteis não estão livres desse desprezo.

Ele começa reivindicando esse título: «Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus». Não havia tomado essa honra para si; recebera uma comissão divina.

Era apropriado afirmá-lo em qualquer ocasião, mas necessário naquele momento, para declarar sua condição e engrandecer seu ofício, pois falsos mestres faziam mérito de desacreditá-lo, e seus seguidores volúveis e iludidos estavam muito inclinados a colocá-los em rivalidade com ele.

Naquela situação, Paulo não agia com orgulho, mas com fidelidade à incumbência que recebera ao defender seu caráter e autoridade apostólicos.

E, para tornar isso mais plenamente evidente, ele se une na escrita a Sóstenes, ministro de posição inferior. Paulo e Sóstenes, seu irmão: não um colega apóstolo, mas um colega ministro, antes dirigente da sinagoga judaica, depois convertido ao cristianismo, provavelmente coríntio de nascimento e querido por aquele povo.

Por esse motivo, para conquistar-lhes a boa vontade, Paulo o inclui em suas primeiras saudações. Não há motivo para supor que ele tenha sido feito participante da inspiração do apóstolo; por isso, no restante da epístola, Paulo fala em seu próprio nome e no singular.

Paulo não diminuía em nenhuma circunstância sua autoridade apostólica e, ainda assim, estava sempre disposto a fazer algo bondoso e condescendente em benefício daqueles a quem ministrava. As pessoas a quem a epístola se destinava eram a igreja de Deus em Corinto, santificada em Cristo Jesus e chamada para ser santa.

Até esse ponto, todos os cristãos são santificados em Cristo Jesus: pelo batismo, são dedicados e consagrados a ele, estão sob a obrigação rigorosa de ser santos e professam uma santidade verdadeira. Se não forem santos na verdade, a culpa e o descrédito são deles próprios. Repare: o desígnio do cristianismo é nos santificar em Cristo.

Ele se entregou por nós para nos resgatar de toda iniquidade e purificar para si um povo exclusivo, zeloso de boas obras.

Em conjunto com a igreja em Corinto, ele dirige a epístola a todos os que, em todo lugar, invocam o nome de Cristo Jesus, nosso Senhor, tanto deles quanto nosso. Assim os cristãos se distinguem dos profanos e ateus: não ousam viver sem orar. E por isso se distinguem dos judeus e Pagãos, pois invocam o nome de Cristo. Ele é o cabeça e Senhor comum de todos eles.

Observe: em todo lugar do mundo cristão há pessoas que invocam o nome de Cristo. Deus tem um remanescente em todos os lugares; devemos nos importar em comum com todos os que invocam o nome de Cristo e manter comunhão com eles.

II. A bênção apostólica. «Graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo». Um apóstolo do príncipe da paz deve ser mensageiro e ministro da paz. Essa bênção vem com o evangelho, e todo pregador do evangelho deve desejar de coração e orar para que ela seja concedida a todos entre os quais ministra.

Graça e paz: o favor de Deus e a reconciliação com ele. De fato, é a síntese de todas as bênçãos. «O Senhor levante sobre ti o seu rosto e te dê paz» era a fórmula de bênção sob o Antigo Testamento (Números 6:26), mas, por meio do evangelho, temos esta vantagem:

  1. Que somos instruídos sobre como obter essa paz de Deus: ela vem em Cristo e por meio dele. Pecadores não podem ter paz com Deus nem receber dele qualquer bem, a não ser por meio de Cristo.

  2. Somos informados do que nos prepara para essa paz: a graça. Primeiro a graça, depois a paz.

Antes de conceder sua paz aos pecadores, Deus primeiro os reconcilia consigo.

III. A gratidão do apóstolo a Deus em favor deles. Paulo começa a maioria de suas epístolas agradecendo a Deus por seus amigos e orando por eles. Repare: a melhor maneira de demonstrar nossa afeição pelos nossos amigos é orar e dar graças em favor deles. Dar graças a Deus uns pelos dons, graças e consolos dos outros é um aspecto da comunhão dos santos. Ele dá graças:

  1. Pela conversão deles à fé em Cristo: pela graça que lhes foi dada por meio de Jesus Cristo, v. 4. Ele é o grande provedor e distribuidor dos favores de Deus. Os que se unem a ele pela fé e passam a participar de seu Espírito e de seus méritos são objeto do favor divino.

Deus os ama, tem por eles sincera benevolência e lhes concede os sorrisos e as bênçãos paternas.

  1. Pela abundância dos dons espirituais deles. A igreja de Corinto era famosa por isso. Não ficava atrás de nenhuma outra igreja em dom algum, v. 7. Ele destaca a capacidade de falar e o conhecimento, v. 5. Quando Deus concede esses dois dons, dá grande capacidade de ser útil.

Muitos têm a flor da capacidade de falar sem a raiz do conhecimento, e sua conversa é estéril. Muitos têm o tesouro do conhecimento, mas lhes falta capacidade de falar para empregá-lo em benefício dos outros; assim, esse tesouro fica, por assim dizer, embrulhado num lenço. Mas, quando Deus dá ambos, a pessoa fica preparada para ser de grande utilidade.

Como a igreja de Corinto havia sido enriquecida em toda capacidade de falar e em todo conhecimento, era justo oferecer a Deus um grande tributo de louvor, sobretudo porque esses dons atestavam a verdade da doutrina cristã e confirmavam entre eles o testemunho de Cristo, v. 6.

Eram sinais, maravilhas e dons do Espírito Santo, pelos quais Deus dava testemunho dos apóstolos, tanto de sua missão quanto de sua doutrina (Hebreus 2:4). Assim, quanto mais abundantemente eram derramados sobre uma igreja, mais pleno era o testemunho dado à doutrina exposta pelos apóstolos e mais forte a confirmação de sua missão divina.

E não admira que, tendo alicerce tão sólido para a fé, vivessem à espera da vinda de seu Senhor Jesus Cristo, v. 7. Os cristãos se caracterizam por esperar a segunda vinda de Cristo; toda a nossa religião se volta para isso: cremos nela, esperamos por ela e, se somos de fato cristãos, nossa vida se ocupa em nos preparar para ela.

E quanto mais confirmados estivermos na fé cristã, mais firme será nossa crença na segunda vinda de nosso Senhor e mais intensa nossa expectativa por ela.

IV. As esperanças animadoras que o apóstolo tinha a respeito deles no futuro, fundadas no poder e no amor de Cristo e na fidelidade de Deus, v. 8, 9. Aquele que havia começado neles uma boa obra e a levara até aquele ponto não a deixaria inacabada.

Os que esperam a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo serão guardados por ele e confirmados até o fim; e os que assim forem guardados estarão irrepreensíveis no dia de Cristo. Isso não se dará com base na justiça estrita, mas na absolvição graciosa; não pelo rigor da lei, mas pela graça rica e gratuita.

Quão desejável é ser confirmado e guardado por Cristo para esse propósito! Quão gloriosas são as esperanças desse privilégio, ou para nós mesmos, ou para os outros! Ser guardado pelo poder de Cristo contra o poder da nossa própria corrupção e contra a tentação de Satanás, para comparecer sem culpa no grande dia!

Ó, que expectativa gloriosa, sobretudo quando a fidelidade de Deus vem sustentar nossas esperanças! Aquele que nos chamou para a comunhão com seu Filho é fiel e o fará, 1 Tessalonicenses 5:24.

Aquele que nos trouxe para uma relação íntima e querida com Cristo, para uma comunhão doce e próxima com ele, é fiel; podemos confiar-lhe nossas questões mais preciosas. Quem atende ao chamado dele jamais verá suas esperanças nele frustradas. Se nos mostrarmos fiéis a Deus, nunca o encontraremos infiel para conosco.

Ele não permitirá que sua fidelidade falhe, Salmos 89:33.

Versículos 10 a 13

Censura ao Espírito Partidário. (d.C. 57.)

Aqui o apóstolo passa ao assunto.

I. Exorta-os à unidade e ao amor fraternal e os censura por suas divisões. Recebera notícias de algumas pessoas que lhes queriam bem a respeito de diferenças infelizes entre eles.

Não foi por má vontade para com a igreja ou seus ministros que lhe deram essas notícias, mas por uma preocupação bondosa e prudente de ver aqueles ânimos exaltados moderados pela intervenção de Paulo.

Ele lhes escreve de modo muito envolvente: «Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo»; se têm algum respeito por esse nome querido e digno pelo qual são chamados, estejam de acordo. Digam todos a mesma coisa; evitem divisões ou cismas (como diz o original), isto é, todo afastamento do afeto uns dos outros.

Estejam perfeitamente unidos no mesmo modo de pensar, tanto quanto puderem. Nos grandes assuntos da religião, tenham o mesmo modo de pensar; mas, quando não houver unidade de opinião, que haja união de afeto. A consideração de vocês estarem de acordo nas questões maiores deveria extinguir todas as hostilidades e divisões por questões menores.

II. Ele indica a origem dessas disputas. O orgulho estava na raiz e os tornou facciosos. «É somente do orgulho que vem a disputa», Provérbios 13:10. Desavinham-se por causa de seus ministros. Paulo e Apolo eram ambos ministros fiéis de Jesus Cristo e auxiliares de sua fé e alegria.

Mas os inclinados à disputa formaram partidos e puseram seus ministros à frente das suas diversas facções:

Alguns exaltavam Paulo, talvez como o mestre mais sublime e espiritual; outros exaltavam Apolo, talvez como o orador mais eloquente; alguns preferiam Cefas, ou Pedro, talvez pela autoridade de sua idade ou por ele ser o apóstolo da circuncisão; e outros não eram por nenhum deles, mas somente por Cristo.

Como as melhores coisas do mundo estão sujeitas à corrupção! O evangelho e suas instituições, perfeitamente harmoniosos em si mesmos e entre si, podem ser transformados em instrumentos de divergência, discórdia e disputa. Isso não traz descrédito à nossa religião; é uma prova muito triste da corrupção e depravação da natureza humana.

Repare: até onde o orgulho pode levar os cristãos em sua oposição uns aos outros! A ponto de colocar Cristo e os seus próprios apóstolos em divergência e transformá-los em rivais e competidores.

III. Ele os confronta por sua discórdia e suas desavenças: «Cristo está dividido?» Não: há apenas um Cristo; portanto, os cristãos deveriam ter um só coração. «Paulo foi crucificado por vós?» Foi ele o sacrifício e a expiação de vocês? Alguma vez aleguei ser o salvador de vocês ou algo mais que ministro dele? «Ou fostes batizados em nome de Paulo?»

Foram consagrados ao meu serviço ou comprometidos a ser meus discípulos por esse rito sagrado? Reivindiquei esse direito sobre vocês ou essa dependência de vocês, que pertencem somente ao seu Deus e Redentor? Não: por mais que os ministros sejam instrumentos do nosso bem, não devem tomar o lugar de Cristo.

Não devem usurpar a autoridade de Cristo nem animar no povo qualquer coisa que pareça transferir essa autoridade para eles. Cristo é nosso Salvador e sacrifício; é nosso Senhor e guia. Felizes seriam as igrejas se não houvesse entre elas nomes que as distinguissem, pois Cristo não está dividido.

Versículos 14 a 16

Censura ao Espírito Partidário. (d.C. 57.)

Aqui o apóstolo dá o relato de seu ministério entre eles. Agradece a Deus por ter batizado apenas alguns deles: Crispo, que havia sido dirigente de uma sinagoga em Corinto (Atos 18:8), Gaio e a casa de Estéfanas. Além desses, diz não se lembrar de ter batizado mais ninguém. Mas por que isso seria motivo apropriado para agradecer?

Batizar todas as nações não fazia parte da comissão apostólica? E Paulo poderia agradecer a Deus por sua própria negligência do dever?

Não devemos entendê-lo como se agradecesse por não ter batizado ninguém, mas por não ter feito isso naquelas circunstâncias, para evitar que interpretassem de modo muito errado o ato, dizendo que ele batizava em seu próprio nome, fazia discípulos para si ou se estabelecia como chefe de uma seita.

Deixou o batismo a outros ministros e se dedicou a um trabalho mais útil, ocupando o tempo em pregar o evangelho. Considerava essa mais a sua tarefa, pois era a mais importante das duas. Tinha auxiliares que podiam batizar, enquanto ninguém podia cumprir a outra parte de seu ofício tão bem quanto ele.

É nesse sentido que diz: Cristo não o enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não tanto para batizar quanto para pregar.

Repare: os ministros devem considerar que foram enviados e separados mais especialmente para o serviço que mais honrará a Cristo, promoverá a salvação de almas e para o qual estão mais bem preparados, sem negligenciar parte alguma do dever.

A principal tarefa que Paulo realizou entre eles foi pregar o evangelho (v. 17), a cruz (v. 18), Cristo crucificado, v. 23. Os ministros são soldados de Cristo e devem erguer e exibir o estandarte da cruz.

Paulo não pregava sua própria fantasia, mas o evangelho: as boas-novas de paz e reconciliação com Deus por meio da mediação de um Redentor crucificado. Essa é a essência e o conteúdo do evangelho. Cristo crucificado é o fundamento de todas as nossas alegrias. Vivemos por causa da morte dele.

Foi isso que Paulo pregou, que todos os ministros devem pregar e de que todos os santos vivem.

Eficácia do Evangelho; Caráter do Evangelho. (d.C. 57.)

Versículos 17 a 31

Temos aqui:

I. A maneira como Paulo pregava o evangelho e a cruz de Cristo: «não com sabedoria de palavras», v. 17, «as palavras sedutoras da sabedoria do homem» (1 Coríntios 2:4), o floreio da oratória ou as precisões da linguagem filosófica, tão prezada pelos gregos e que parece ter sido o atrativo especial de alguns líderes da facção nessa igreja que mais se opunham a esse apóstolo.

Paulo não pregava o evangelho assim, para que a cruz de Cristo não perdesse o efeito e o sucesso não fosse atribuído à força da arte, em vez da verdade; não à doutrina simples de Jesus crucificado, mas à poderosa oratória dos que a divulgavam, diminuindo ou obscurecendo assim a honra da cruz.

O próprio Paulo fora educado na erudição judaica aos pés de Gamaliel, mas, ao pregar a cruz de Cristo, deixou de lado sua erudição.

Pregava Jesus crucificado em linguagem simples e dizia ao povo que aquele Jesus crucificado em Jerusalém era o Filho de Deus e Salvador das pessoas, e que todos os que quisessem ser salvos precisavam se arrepender dos seus pecados, crer nele e se submeter ao governo e às leis dele.

Essa verdade não precisava de roupagem artificial: brilhava com a maior majestade por sua própria luz e prevalecia no mundo por sua autoridade divina e pela demonstração do Espírito, sem auxílio humano algum. A pregação simples de Jesus crucificado era mais poderosa do que toda a oratória e filosofia do mundo pagão.

II. Os diferentes efeitos dessa pregação: Para os que perecem, é loucura; mas, para os que são salvos, é poder de Deus, v. 18. É escândalo para os judeus e loucura para os gregos, mas, para os chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, o poder de Deus e a sabedoria de Deus, v. 23, 24.

  1. Cristo crucificado é escândalo para os judeus.

Não conseguiam superar essa dificuldade. Imaginavam que o Messias que esperavam seria um grande príncipe temporal e, por isso, jamais reconheceriam como seu libertador e rei alguém de aparência tão humilde durante a vida e que morrera de maneira tão maldita.

Desprezavam-no e o consideravam execrável por ter sido pendurado numa árvore e por não lhes ter concedido um sinal do jeito que queriam, embora seu poder divino brilhasse em inúmeros milagres. «Os judeus pedem um sinal», v. 22. Veja Mateus 12:38.

  1. Para os gregos, ele era loucura. Riam da história de um Salvador crucificado e desprezavam a maneira como os apóstolos a contavam. Buscavam sabedoria. Eram homens de inteligência e erudição, que haviam cultivado as artes e as ciências e, havia vários séculos, eram, por assim dizer, a própria casa da moeda do conhecimento e da instrução.

Nada na doutrina simples da cruz agradava ao gosto deles, alimentava a sua vaidade ou satisfazia uma disposição investigativa e litigiosa; por isso, a receberam com escárnio e desprezo. Como esperar ser salvo por alguém que não pôde salvar a si mesmo?

Como confiar naquele que foi condenado e crucificado como malfeitor, homem de nascimento humilde e condição pobre, e morto de maneira tão vil e vergonhosa? O orgulho da razão e da erudição humanas não podia aceitar isso. Os gregos julgavam pouco melhor que estupidez receber tal doutrina e demonstrar tamanho respeito por uma pessoa assim.

Por isso, foram justamente deixados a perecer em seu orgulho e obstinação. Repare: é justo que Deus deixe entregues a si mesmos aqueles que desprezam com arrogância a sabedoria e a graça divinas.

  1. Para os chamados e salvos, Cristo é sabedoria e poder de Deus. Os chamados e santificados, que recebem o evangelho e são iluminados pelo Espírito de Deus, enxergam na doutrina de Cristo crucificado manifestações da sabedoria e do poder de Deus mais gloriosas do que em todas as suas outras obras.

Repare: os salvos se reconciliam com a doutrina da cruz e são conduzidos a conhecer por experiência os mistérios de Cristo crucificado.

III. Aqui temos os triunfos da cruz sobre a sabedoria humana, conforme a antiga profecia (Isaías 29:14): «Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos prudentes». «Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o disputador deste mundo? Acaso Deus não tornou louca a sabedoria deste mundo?», v. 19, 20.

Todo o saber que este mundo valorizava foi confundido, derrotado e eclipsado pela revelação cristã e pelos gloriosos triunfos da cruz. Os políticos e filósofos pagãos, os rabinos e doutores judeus e os investigadores curiosos dos segredos da natureza ficaram perplexos e sem resposta.

Esse plano estava além do alcance dos estadistas e filósofos mais profundos e dos maiores alegadores de erudição, tanto entre os judeus quanto entre os gregos. Quando Deus quis salvar o mundo, escolheu um caminho próprio; e com bom motivo, pois «o mundo, pela sabedoria, não conheceu a Deus», v. 21.

Toda a ciência tão celebrada do mundo pagão não trazia nem podia trazer o mundo de volta a Deus de modo eficaz. Apesar de toda a sua sabedoria, a ignorância continuava a prevalecer e a iniquidade continuava a abundar. As pessoas se ensoberbeciam por seu conhecimento imaginário e se afastavam ainda mais de Deus.

Por isso, agradou a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. Loucura da pregação, não na realidade, mas segundo a opinião vulgar.

  1. Aos olhos dos sábios deste mundo, o conteúdo pregado era loucura. Vivermos por meio de alguém que morreu, sermos abençoados por alguém que se tornou maldição e sermos justificados por alguém que foi condenado era, para pessoas cegadas pela presunção e apegadas aos próprios preconceitos e às descobertas proclamadas pela sua razão e filosofia, loucura e incoerência.

  2. A maneira de pregar o evangelho também lhes parecia loucura. Nenhum dos homens famosos por sabedoria ou eloquência foi empregado para plantar a igreja ou propagar o evangelho. Alguns pescadores foram chamados e enviados nessa missão.

Receberam a incumbência de fazer discípulos entre as nações; foram escolhidos como vasos para levar ao mundo o tesouro do conhecimento que salva. À primeira vista, nada neles parecia grandioso ou majestoso o bastante para vir de Deus. Os orgulhosos que alegavam erudição e sabedoria desprezavam a doutrina por causa daqueles que a anunciavam.

Ainda assim, «a loucura de Deus é mais sábia do que os homens», v. 25.

Os métodos da ação divina, que os homens vaidosos costumam censurar como insensatos e fracos, contêm mais sabedoria verdadeira, sólida e eficaz do que todo o saber e a sabedoria dos homens: «Vedes o vosso chamado, irmãos, que não são chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres», v. 26, etc.

Vejam a condição do cristianismo: não são chamados muitos homens de erudição, autoridade ou linhagem honrada. Há muita insignificância e fraqueza na aparência exterior da nossa religião. Pois:

(1.) Poucos dos que se destacavam em qualquer desses aspectos foram escolhidos para o ministério. Deus não escolheu filósofos, nem oradores, nem estadistas, nem homens de riqueza, poder e influência no mundo para anunciar o evangelho da graça e da paz.

Não escolheu os sábios segundo a carne, embora as pessoas talvez pensassem que a reputação de sabedoria e erudição poderia ter contribuído muito para o sucesso do evangelho. Não escolheu os poderosos e nobres, embora as pessoas talvez imaginassem que a pompa e o poder mundanos abririam caminho para que o evangelho fosse recebido no mundo.

Mas Deus não vê como o homem vê. Escolheu as coisas loucas do mundo, as coisas fracas do mundo, as coisas vis e desprezíveis do mundo, homens de nascimento humilde, de baixa posição, sem educação liberal, para serem pregadores do evangelho e plantadores da igreja.

Seus pensamentos não são como os nossos pensamentos, nem seus caminhos como os nossos caminhos. Ele julga melhor que nós quais instrumentos e medidas servirão melhor aos propósitos de sua glória.

(2.) Poucos de posição e caráter destacados foram chamados a ser cristãos. Assim como os mestres eram pobres e humildes, assim também, em geral, eram os convertidos. Poucos dos sábios, poderosos e nobres abraçaram a doutrina da cruz.

Os primeiros cristãos, tanto entre os judeus quanto entre os gregos, eram fracos, insensatos e vis; homens de poucos recursos quanto ao seu aperfeiçoamento mental e de posição e condição muito humildes quanto ao seu estado exterior.

E, ainda assim, que manifestações gloriosas da sabedoria divina há em todo o plano do evangelho e nessa circunstância particular de seu sucesso!

IV. Temos um relato de como tudo se ajusta admiravelmente:

  1. Para abater o orgulho e a vaidade dos homens. Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios: homens sem erudição para confundir os mais eruditos.

Escolheu as coisas fracas do mundo para confundir os poderosos, homens de posição e condição humildes para confundir e prevalecer contra todo o poder e a autoridade dos reis terrenos.

Escolheu as coisas vis e desprezíveis do mundo, aquilo que as pessoas têm na mais baixa estima ou tratam com o maior desprezo, para derramar desprezo e desonra sobre tudo que elas valorizam e veneram; e escolheu as coisas que não existem para reduzir a nada (abolir) as que existem.

A conversão dos gentios, a quem os judeus desprezavam e difamavam profundamente, abriria caminho para abolir a constituição de que tanto gostavam e pela qual se valorizavam a ponto de desprezar o restante do mundo. Os judeus costumavam falar dos gentios nesses termos, como coisas que não existem.

Assim, no livro apócrifo de Ester, ela aparece orando para que Deus não entregue seu cetro àqueles que não existem, Ester 14:11. Esdras, num dos livros apócrifos que levam seu nome, fala a Deus dos pagãos como aqueles que são considerados nada, 2 Esdras 6:56, 57.

E o apóstolo Paulo parece ter em vista essa linguagem comum dos judeus quando chama Abraão de pai de todos nós diante daquele em quem creu: «Deus, que chama as coisas que não existem como se existissem», Romanos 4:17.

O evangelho serve para abater o orgulho tanto dos judeus como dos gregos: para envergonhar o saber e a erudição de que os gregos se vangloriavam e derrubar a constituição de que os judeus se orgulhavam e pela qual desprezavam todo o restante do mundo. «Para que nenhuma carne se glorie na sua presença», v. 29, para que não houvesse alegação para se gabar.

Somente a sabedoria divina maquinou o método da redenção, e somente a graça divina o revelou e tornou conhecido. Em ambos os aspectos, estava além do alcance humano. A doutrina e a revelação prevaleceram apesar de toda oposição da arte ou da autoridade humanas; assim Deus ocultou a glória e desonrou de modo tão eficaz o orgulho humano em tudo.

A dispensação do evangelho é uma maquinação para humilhar as pessoas.

Mas, 2. Ela é igualmente admiravelmente adequada para glorificar a Deus. Há grande poder e glória na substância e na vida do cristianismo. Embora os ministros fossem pobres e sem instrução e os convertidos, em geral, pertencessem às classes mais humildes, ainda assim a mão do Senhor acompanhava os pregadores e agia com poder no coração dos ouvintes.

E Jesus Cristo se tornou tanto para ministros quanto para cristãos aquilo que é na verdade grande e honroso. Tudo o que temos vem de Deus como fonte e nos é transmitido em Cristo e por meio dele como canal. Cristo nos é feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção, v. 30: tudo de que precisamos ou que podemos desejar.

Somos insensatos, ignorantes e cegos nas coisas de Deus, apesar de todo o conhecimento de que nos vangloriamos; ele nos é feito sabedoria. Somos culpados e expostos à justiça; ele é feito justiça, nossa grande expiação e sacrifício. Somos depravados e corrompidos; ele é feito santificação, a fonte da nossa vida espiritual.

De Cristo, o cabeça, ela é comunicada a todos os membros de seu corpo místico por seu Espírito Santo. Estamos em amarras, e ele nos é feito redenção, nosso Salvador e libertador. Observe: a toda alma a quem Cristo é feito justiça, também é feito santificação. Ele nunca libera da culpa do pecado sem libertar do poder dele.

E Cristo é feito justiça e santificação para que possa, por fim, ser feito redenção completa, possa libertar a alma da própria existência do pecado e soltar o corpo das amarras da sepultura. E o desígnio em tudo isso é que toda carne possa se gloriar no Senhor, v. 31.

Observe: é vontade de Deus que todo o nosso gloriar seja no Senhor; como a nossa salvação se dá somente por meio de Cristo, fica assim efetivamente assegurado que seja desse modo. Todo o plano humilha o ser humano e glorifica e exalta a Deus.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra