1 Coríntios 13
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo prossegue mostrando mais particularmente qual era aquele caminho mais excelente de que acabara de falar. Ele o recomenda:
I. Mostrando a sua necessidade e importância, vv. 1-3.
II. Dando uma descrição das suas propriedades e frutos, vv. 4-7.
III. Mostrando quanto ele excede os melhores dons e outras graças, pela sua permanência, quando eles não mais existirão nem terão qualquer uso, v. 8 até o fim.
Versículos 1 a 3
Sobre os Dons Espirituais. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo mostra qual caminho mais excelente queria dizer, ou tinha em vista, no encerramento do capítulo anterior: a saber, caridade, ou, como é comumente traduzida em outros lugares, amor, agape.
Não o que se entende por caridade no nosso uso comum da palavra, que a maioria dos homens entende como dar esmolas, mas amor no seu significado mais pleno e extenso, verdadeiro amor a Deus e ao homem, disposição benevolente de mente para com os nossos companheiros cristãos, que nasce de sincera e fervorosa devoção a Deus.
Esse princípio vivo de todo dever e obediência é o caminho mais excelente de que o apóstolo fala, preferível a todos os dons. Ou melhor: sem ele os dons mais gloriosos são nada, sem valor para nós, sem estima à vista de Deus. Ele especifica:
- O dom de línguas: “Embora eu fale com as línguas dos homens e dos anjos e não tenha caridade, tornei-me como bronze que soa ou címbalo que retine”, v. 1.
Se um homem pudesse falar todas as línguas na terra, e isso com a maior propriedade, elegância e fluência, pudesse falar como um anjo e, contudo, estar sem caridade, seria tudo ruído vazio, mero som desarmonioso e inútil, que nem beneficiaria nem deleitaria.
Não é falar livremente, nem elegantemente, nem eruditamente das coisas de Deus que salvará a nós mesmos ou beneficiará os outros, se somos destituídos de santo amor. É o coração caridoso, não a língua fluente, que é aceitável diante de Deus.
O apóstolo especifica primeiro esse dom porque por ele os coríntios pareciam principalmente valorizar a si mesmos e desprezar os seus irmãos.
- A profecia, e o entendimento dos mistérios, e todo conhecimento. Isso sem caridade é como nada, v. 2.
Se um homem tivesse entendimento tão claro quanto possível das profecias e tipos sob a antiga dispensação, conhecimento tão exato quanto possível das doutrinas do cristianismo, ou melhor, e isso por inspiração, pelos ditames e iluminação infalíveis do Espírito de Deus, sem caridade seria nada; tudo isso não lhe serviria de nada. Repare:
Uma cabeça clara e profunda não tem valor sem um coração benevolente e caridoso. Não é grande conhecimento que Deus valoriza, mas verdadeira e sincera devoção e amor.
- A fé milagrosa, a fé dos milagres, ou a fé pela qual as pessoas eram capacitadas a operar milagres: Se eu tivesse toda a fé (o mais alto grau dessa espécie de fé), de modo que pudesse remover montanhas (ou lhes dizer que vão daqui para o meio do mar, e ter a minha ordem obedecida, Marcos 11:23), e não tivesse caridade, nada sou.
A fé que mais opera maravilhas, para a qual nada é de certo modo impossível, é ela própria nada sem caridade. Mover montanhas é grande realização na avaliação dos homens; mas uma dracma de caridade tem, na avaliação de Deus, valor muito maior do que toda a fé dessa espécie no mundo.
Podem fazer muitas obras maravilhosas em nome de Cristo aqueles que, contudo, ele negará reconhecer e mandará afastar-se dele como praticantes da iniquidade, Mateus 7:22, 23. A fé salvadora está sempre em conjunção com a caridade, mas a fé dos milagres pode estar sem ela.
- Os atos exteriores de caridade: Dar os seus bens para alimentar os pobres, v. 3. Se tudo que um homem tem fosse gasto dessa maneira, se não tivesse caridade, nada lhe aproveitaria. Pode haver mão aberta e pródiga onde não há coração liberal e caridoso.
O ato exterior de dar esmolas pode proceder de um princípio muito mau. Ostentação vangloriosa, ou presunção orgulhosa de mérito, pode levar a grande despesa dessa maneira um homem que não tem verdadeiro amor a Deus nem aos homens.
O nosso fazer bem aos outros não fará nenhum bem a nós se não for bem feito, a saber, por um princípio de devoção e caridade, amor a Deus e boa vontade para com os homens. Repare: Se deixarmos a caridade fora da religião, os serviços mais custosos não terão proveito para nós.
Se dermos tudo que temos enquanto negamos o coração a Deus, não aproveitará.
- Até os sofrimentos, e até os da espécie mais penosa: Se dermos os nossos corpos para serem queimados, sem caridade, nada aproveita, v. 3.
Se sacrificássemos a nossa vida pela fé do evangelho e fôssemos queimados até a morte em defesa da sua verdade, isso não nos serviria de nada sem caridade, a menos que fôssemos animados a esses sofrimentos por um princípio de verdadeira devoção a Deus, sincero amor à sua igreja e povo, e boa vontade para com a humanidade.
A conduta exterior pode ser plausível quando o princípio invisível é muito mau. Alguns homens se lançaram ao fogo para obter nome e reputação entre os homens.
É possível que o mesmo princípio tenha levado alguns à resolução suficiente para morrer pela sua religião, sem que jamais tivessem crido nela e a abraçado de coração. Mas defender a religião ao custo da nossa vida nada aproveitará se não sentirmos o seu poder; e a verdadeira caridade é o próprio coração e espírito da religião.
Se não sentimos nada do seu calor sagrado no nosso coração, nada aproveitará, embora sejamos queimados até virar cinzas pela verdade. Repare: Os sofrimentos mais penosos, os sacrifícios mais custosos, não nos recomendarão a Deus se não amamos os irmãos; se déssemos os nossos próprios corpos para serem queimados, não nos aproveitaria.
Que estranho caminho para se recomendarem a Deus tomaram aqueles que esperam fazê-lo queimando outros, assassinando, massacrando e atormentando os seus companheiros cristãos, ou por qualquer tratamento injurioso deles! Minha alma, não entre nos segredos deles.
Se não posso esperar recomendar-me a Deus dando o meu próprio corpo para ser queimado enquanto não tenho caridade, nunca esperarei fazê-lo queimando ou maltratando outros, em aberto desafio a toda caridade.
Versículos 4 a 7
Caridade Descrita. (d.C. 57.)
O apóstolo nos dá nesses versículos algumas das propriedades e efeitos da caridade, tanto para descrevê-la quanto para elogiá-la, para sabermos se temos essa graça e, se não a temos, para nos enamorarmos do que é tão extremamente amável e não descansarmos até obtê-la.
É uma graça excelente e tem um mundo de boas propriedades pertencentes a ela. Como:
I. É longânima, makrothymei. Pode suportar mal, injúria e provocação sem ser cheia de ressentimento, indignação ou vingança.
Torna a mente firme, dá-lhe poder sobre as paixões iradas e a equipa com paciência perseverante que antes esperará e desejará a reforma de um irmão do que explodirá em ressentimento da sua conduta.
Suportará muitas desconsiderações e negligências da pessoa que ama e esperará muito tempo para ver nela os efeitos bondosos de tal paciência.
II. É bondosa, chresteuetai. É benigna, generosa; é cortês e atenciosa. A lei da bondade está nos seus lábios; o seu coração é amplo e a sua mão aberta. Está pronta a mostrar favores e fazer bem.
Procura ser útil; e não somente aproveita oportunidades de fazer bem, mas vai em busca delas. Esse é o seu caráter geral. É paciente sob injúrias e apta e inclinada a fazer todos os bons serviços ao seu alcance. E a essas duas características gerais podem ser reduzidos todos os traços particulares do caráter.
III. A caridade suprime a inveja: Não inveja; não se entristece com o bem dos outros; nem com os seus dons nem com as suas boas qualidades, suas honras nem suas propriedades.
Se amamos o nosso próximo, estaremos tão longe de invejar o seu bem-estar ou de ficar descontentes com ele que participaremos dele e nos alegraremos com ele. A sua felicidade e santificação serão acréscimo à nossa, em vez de prejudicá-la ou diminuí-la.
Esse é o efeito próprio da bondade e benevolência; a inveja é efeito da má vontade. A prosperidade daqueles a quem desejamos bem nunca pode nos entristecer; e a mente voltada a fazer bem a todos nunca pode desejar mal a ninguém.
IV. A caridade subjuga o orgulho e a vanglória; não se vangloria, não se ensoberbece, não é inchada de presunção, não se infla pelas suas aquisições nem arroga a si aquela honra, ou poder, ou respeito que não lhe pertence.
Não é insolente, apta a desprezar outros, ou pisá-los, ou tratá-los com desprezo e escárnio. Os que são animados por um princípio de verdadeiro amor fraternal em honra preferirão uns aos outros, Romanos 12:10.
Nada farão por espírito de disputa ou vanglória, mas em humildade de mente considerarão os outros melhores do que a si mesmos, Filipenses 2:3. O verdadeiro amor nos dará estima pelos nossos irmãos e elevará o nosso apreço por eles; e isso limitará a nossa estima por nós mesmos e impedirá os inchaços da presunção e arrogância.
Essas qualidades más nunca podem nascer de terna afeição pelos irmãos nem de benevolência difusiva. A palavra traduzida na nossa tradução como se vangloria tem outros significados; nem está estabelecido, tanto quanto posso descobrir, o significado próprio; mas, em todo sentido e significado, a verdadeira caridade se opõe a ela.
O siríaco a traduz: non tumultuatur, não levanta tumultos e perturbações. A caridade acalma as paixões iradas em vez de levantá-las.
Outros a traduzem: Non perperàm et perversè agit, não age insidiosamente com ninguém, não procura enredá-los, nem os importuna com importunações e abordagens desnecessárias. Não é obstinada, nem teimosa e intratável, nem apta a ser contrariadora e contraditória.
Alguns a entendem da dissimulação e adulação, quando se apresenta um rosto bonito e se dizem palavras elegantes sem nenhuma consideração pela verdade ou intenção de bem. A caridade abomina tal falsidade e adulação. Nada é comumente mais pernicioso nem mais apto a contrariar os propósitos do verdadeiro amor e boa vontade.
V. A caridade é cuidadosa em não ultrapassar os limites do decoro; ouk aschemonei, não se comporta indecorosamente; não faz nada indecoroso, nada que na avaliação comum dos homens seja baixo ou vil.
Não faz nada fora de lugar ou tempo; mas se comporta para com todos os homens como convém à posição deles e à nossa, com reverência e respeito aos superiores, com bondade e condescendência aos inferiores, com cortesia e boa vontade para com todos os homens.
Não favorece quebrar a ordem, confundir posições, trazer todos os homens ao mesmo nível. Mas favorece manter a distinção que Deus fez entre os homens e agir decorosamente na sua própria posição e atentar para a sua própria ocupação, sem assumir emendar, ou censurar, ou desprezar a conduta dos outros.
A caridade não fará nada que não lhe convenha.
VI. A caridade é inimiga completa do egoísmo: Não busca o que é seu, não deseja nem busca desordenadamente o seu próprio louvor, ou honra, ou lucro, ou prazer. De fato, o amor-próprio, em algum grau, é natural a todos os homens, entra na sua própria constituição.
E um amor razoável de si mesmo é feito por nosso Salvador medida do nosso amor aos outros, daquela caridade aqui descrita: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
O apóstolo não quer dizer que a caridade destrua toda consideração por si; não quer dizer que o homem caridoso nunca deva reivindicar o que é seu, mas negligenciar inteiramente a si mesmo e todos os seus interesses. A caridade teria então de arrancar aquele princípio que está inserido na nossa natureza.
Mas a caridade nunca busca o que é seu em prejuízo dos outros, ou com negligência dos outros. Frequentemente negligencia o que é seu por causa dos outros; prefere o bem-estar, satisfação e vantagem deles aos seus próprios.
E sempre prefere o bem do público, da comunidade, quer civil quer eclesiástica, à sua vantagem particular. Não se promoveria, nem engrandeceria, nem enriqueceria, nem gratificaria ao custo e estrago do público.
VII. Ela modera e restringe as paixões. Ou paroxynetai, não é exasperada. Corrige a aspereza de temperamento, adoça e suaviza a mente, de modo que não conceba subitamente nem mantenha por muito tempo uma paixão veemente.
Onde o fogo do amor é mantido, as chamas da cólera não se acenderão facilmente nem continuarão ardendo por muito tempo. A caridade nunca se irará sem causa e procurará confinar as paixões dentro dos limites apropriados, para que não excedam a medida justa, quer em grau quer em duração.
A ira não pode descansar no peito onde o amor reina. É difícil irar-se com aqueles que amamos, mas muito fácil deixar os nossos ressentimentos e nos reconciliar.
VIII. A caridade não pensa mal. Não cultiva malícia nem cede à vingança; assim alguns a entendem. Não se ira depressa nem por muito tempo; nunca é danosa nem inclinada à vingança.
Não suspeita mal dos outros, ou logizetai to kakon, não deduz mal, não lhes imputa culpa por inferência e insinuação quando nada dessa espécie aparece abertamente.
O verdadeiro amor não é apto a ser ciumento e suspeitoso; ocultará as faltas que aparecem e estenderá um véu sobre elas, em vez de caçar e desenterrar as que jazem cobertas e escondidas.
Nunca satisfará suspeita sem provas, mas antes se inclinará a obscurecer e desacreditar evidências contra a pessoa a quem se afeiçoa. Dificilmente cederá a uma má opinião de outro, e o fará com pesar e relutância quando a evidência não puder ser resistida.
Por isso, nunca estará pronto a suspeitar mal e a raciocinar até formar uma má opinião sobre meras aparências, nem ceder à suspeita sem nenhuma. Não fará a pior interpretação das coisas, mas dará a melhor face que puder às circunstâncias que não têm boa aparência.
IX. A matéria da sua alegria e prazer é aqui sugerida:
- Negativamente: Não se alegra na iniquidade. Não tem prazer em fazer injúria ou lesão a ninguém. Não pensa mal de ninguém sem prova muito clara. Não deseja mal a ninguém, muito menos ferirá ou lesará alguém, e menos ainda fará disso matéria do seu deleite, alegrar-se em causar prejuízo e dano.
Nem se alegrará nas faltas e falhas dos outros e triunfará sobre eles, quer por orgulho quer por má vontade, porque isso destacará as suas próprias excelências ou gratificará a sua maldade.
Os pecados dos outros são antes a dor de um espírito caridoso do que a sua diversão ou deleite; o tocarão no íntimo e despertarão toda a sua compaixão, mas não lhe darão entretenimento. É o próprio ápice da malícia ter prazer na miséria de uma criatura semelhante.
E cair em pecado não é a maior calamidade que pode acontecer a alguém? Como é incompatível com a caridade cristã alegrar-se com tal queda!
- Afirmativamente: Alegra-se na verdade, está contente com o êxito do evangelho, comumente chamado a verdade, por ênfase, no Novo Testamento; e se alegra em ver os homens moldados por ele numa disposição evangélica e tornados bons.
Não tem prazer nos seus pecados, mas muito se deleita em vê-los agir bem, mostrar-se homens de probidade e integridade. Dá-lhe muita satisfação ver a verdade e a justiça prevalecerem entre os homens, a inocência comprovada e a fé e confiança mútuas estabelecidas, e ver a piedade e a verdadeira religião florescerem.
X. Suporta todas as coisas, tolera todas as coisas, panta stegei, panta hypomenei. Alguns leem o primeiro: cobre todas as coisas. Assim o original também significa. “A caridade cobrirá uma multidão de pecados”, 1 Pedro 4:8. Estenderá um véu sobre eles até onde puder consistentemente com o dever.
Não favorece alardear nem publicar as faltas de um irmão até que o dever manifestamente o exija. Somente a necessidade pode arrancar isso da mente caridosa. Embora tal homem esteja em liberdade de dizer ao seu irmão as suas faltas em particular, está muito indisposto a expô-lo tornando-as públicas.
Assim fazemos com as nossas próprias faltas, e assim a caridade nos ensinaria a fazer com as faltas dos outros: não publicá-las para sua vergonha e descrédito, mas cobri-las da observação pública enquanto pudermos fazê-lo e permanecer fiéis a Deus e aos outros.
Ou suporta todas as coisas; deixará passar e suportará injúrias sem satisfazer a ira ou cultivar vingança, será paciente diante da provocação e paciente por muito tempo, panta hypomenei, mantém-se firme, embora seja muito abalada e duramente pressionada.
Sustenta toda espécie de injúria e mau tratamento e se mantém sob eles, como maldições, contumácias, calúnias, prisão, exílio, amarras, tormentos e a própria morte, por causa do injurioso e dos outros; e persevera nessa firmeza. Repare:
Que fortaleza e firmeza o amor fervoroso dará à mente! O que um amante não pode tolerar pelo amado e por causa dele! Quantas desconsiderações e injúrias suportará! Quantos riscos correrá e quantas dificuldades encontrará!
XI. A caridade crê e espera bem dos outros: Crê todas as coisas; espera todas as coisas. De fato, a caridade de modo algum destrói a prudência nem, por mera simplicidade e tolice, crê em toda palavra, Provérbios 14:15. A sabedoria pode habitar com o amor, e a caridade ser cautelosa.
Mas é apta a crer bem de todos, a nutrir boa opinião deles quando não há aparência contrária; ou melhor, a crer bem quando pode haver algumas aparências obscuras, se a evidência do mal não for clara.
Toda caridade é cheia de benevolência, apta a fazer de tudo o melhor juízo e dar-lhe a melhor face e aparência. Julgará bem e crerá bem até onde puder com alguma razão, e antes estenderá a sua fé além das aparências para sustentar uma opinião bondosa.
Mas entrará numa má opinião com a maior relutância e se defenderá dela tanto quanto justa e honestamente puder. E, quando, apesar da inclinação, não puder crer bem dos outros, contudo, esperará bem e continuará esperando enquanto houver algum fundamento para isso.
Não concluirá imediatamente que um caso é desesperado, mas deseja a emenda dos piores homens e é muito apta a esperar o que deseja. Como é bem-disposta e amável a caridade cristã! Como é bela uma mente inteiramente tingida de tal benevolência e que a tem difundida por toda a sua estrutura!
Feliz o homem que tem esse fogo celestial brilhando no seu coração, fluindo da sua boca e difundindo o seu calor sobre todos com quem tem de tratar!
Que bela coisa o cristianismo pareceria ao mundo se os que o professam fossem mais movidos e animados por esse princípio divino e dessem a devida consideração a um mandamento sobre o qual o seu autor bendito pôs principal ênfase!
“Um novo mandamento vos dou: que ameis uns aos outros, como eu vos amei, que também ameis uns aos outros”, João 13:34. “Nisto todos os homens saberão que sois meus discípulos”, v. 35. Jesus bendito! Quão poucos dos seus discípulos professos devem ser distinguidos e assinalados por essa característica!
Versículos 8 a 13
Caridade Elogiada. (d.C. 57.)
Aqui o apóstolo prossegue elogiando a caridade e mostrando quanto ela é preferível aos dons de que os coríntios eram tão aptos a se orgulhar, com completa negligência e quase extinção da caridade. Isso ele demonstra:
I. Pela sua permanência e duração maiores: A caridade nunca falha. É graça permanente e perpétua, que dura como a eternidade; ao passo que os dons extraordinários pelos quais os coríntios se valorizavam eram de breve permanência.
Eram somente para edificar a igreja na terra, e isso só por um tempo, não durante toda a sua permanência neste mundo; mas no céu seriam todos substituídos, o qual, contudo, é a própria sede e elemento do amor.
A profecia deve falhar, isto é, ou a predição das coisas por vir (que é o seu sentido mais comum) ou a interpretação da escritura por inspiração direta. As línguas cessarão, isto é, o poder milagroso de falar línguas sem aprendê-las.
Haverá somente uma língua no céu. Não há confusão de línguas na região da perfeita tranquilidade. E o conhecimento desaparecerá. Não que, no estado perfeito acima, as almas santas e felizes sejam desconhecedoras, ignorantes; é uma felicidade muito pobre aquela que pode consistir em completa ignorância.
O apóstolo está claramente falando de dons milagrosos e, por isso, de conhecimento obtido fora do caminho comum (veja 1 Coríntios 14:6), conhecimento de mistérios comunicado sobrenaturalmente. Tal conhecimento desapareceria.
Alguns de fato o entendem do conhecimento comum adquirido por instrução, ensinado e aprendido. Esse modo de conhecer desaparecerá, embora o próprio conhecimento, uma vez adquirido, não seja perdido. Mas fica claro que o apóstolo está aqui pondo a graça da caridade em oposição aos dons sobrenaturais.
E ela é mais valiosa porque mais durável; durará quando eles não mais existirem; entrará no céu, onde eles não terão lugar porque não terão uso.
Embora, num sentido, até o nosso conhecimento comum possa ser dito cessar no céu por motivo do aperfeiçoamento que então será feito nele. A luz de uma vela é perfeitamente obscurecida pelo sol brilhando na sua força.
II. Ele indica que esses dons são adaptados somente a um estado de imperfeição: “Conhecemos em parte e profetizamos em parte”, v. 9. O nosso melhor conhecimento e as nossas maiores capacidades são no presente como a nossa condição, limitados e temporários.
Até o conhecimento que tinham por inspiração era só em parte. Quão pequena porção de Deus e do mundo invisível foi ouvida até por apóstolos e homens inspirados! Quanto os outros ficam aquém deles!
Mas esses dons eram adequados ao presente estado imperfeito da igreja, valiosos em si mesmos, mas não para serem comparados com a caridade, porque desapareceriam com as imperfeições da igreja, ou melhor, e muito antes, ao passo que a caridade duraria para sempre.
III. Ele aproveita daí a ocasião para mostrar quanto melhor será com a igreja no futuro do que pode ser aqui. Um estado de perfeição está em vista (v. 10): “Quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será eliminado.” Quando o fim é uma vez alcançado, os meios naturalmente serão abolidos.
Não haverá necessidade de línguas, profecia e conhecimento inspirado numa vida futura, porque então a igreja estará em estado de perfeição, completa tanto em conhecimento quanto em santidade.
Deus será então conhecido claramente e de certo modo por intuição, e tão perfeitamente quanto a capacidade das mentes glorificadas consentir; não por tais vislumbres transitórios e pequenas porções como aqui. A diferença entre esses dois estados é aqui indicada em dois particulares:
- O presente estado é estado de infância, o futuro de maturidade: “Quando eu era criança, falava como criança” (isto é, como alguns pensam, falava com línguas), “entendia como criança”; ephronoun, sapiebam.
Isto é: “Profetizava, eram-me ensinados os mistérios do reino do céu de maneira tão extraordinária que manifestava que eu não estava fora do meu estado infantil”. “Pensava”, ou raciocinava, elogizomen, “como criança; mas, quando me tornei homem, pus de lado as coisas infantis”.
Tal é a diferença entre a terra e o céu. Que pontos de vista limitados, que noções confusas e indistintas das coisas têm as crianças em comparação com os homens adultos!
E quão naturalmente os homens, quando a razão está amadurecida e madura, desprezam e abandonam os seus pensamentos infantis, os põem de lado, os rejeitam, os consideram nada! Assim pensaremos dos nossos dons e aquisições mais valorizados neste mundo quando chegarmos ao céu.
Desprezaremos a nossa insensatez infantil de nos orgulharmos de tais coisas quando estivermos crescidos até a maturidade em Cristo.
- As coisas são todas obscuras e confusas agora em comparação com o que serão no futuro: Agora vemos por um espelho obscuramente (en ainigmati, num enigma), então face a face; agora conhecemos em parte, mas então conheceremos como somos conhecidos.
Agora só podemos discernir as coisas a grande distância, como por um telescópio, e isso envoltas em nuvens e obscuridade; mas no futuro as coisas a serem conhecidas estarão próximas e evidentes, abertas aos nossos olhos; e o nosso conhecimento estará livre de toda obscuridade e erro.
Deus deve ser visto face a face; e devemos conhecê-lo como somos conhecidos por ele; não de fato tão perfeitamente, mas em algum sentido da mesma maneira. Somos conhecidos por ele por mera inspeção; volta o seu olho para nós e nos vê e investiga inteiramente.
Então fixaremos o nosso olho nele e o veremos como é, 1 João 3:2. Conheceremos como somos conhecidos, entraremos em todos os mistérios do amor e graça divinos.
Oh, gloriosa mudança! Passar das trevas à luz, das nuvens ao claro brilho do rosto do nosso Salvador, e na própria luz de Deus ver luz! Salmos 36:9. Repare: Somente a luz do céu removerá todas as nuvens e trevas do rosto de Deus.
Na melhor hipótese, é só crepúsculo enquanto estamos neste mundo; lá será dia perfeito e eterno.
IV. Para resumir as excelências da caridade, ele a prefere não somente aos dons, mas às outras graças, à fé e à esperança (v. 13): “E agora permanecem fé, esperança e caridade; mas a maior dessas é a caridade”.
A verdadeira graça é muito mais excelente do que quaisquer dons espirituais. E fé, esperança e amor são as três graças principais, das quais a caridade é a principal, sendo o fim para o qual as outras duas são somente meios.
Essa é a natureza divina, a felicidade da alma, ou o seu descanso cheio de satisfação em Deus e santo deleite em todos os seus santos. E é obra eterna quando a fé e a esperança não mais existirem.
A fé se fixa na revelação divina e anui a ela; a esperança se prende à felicidade futura e espera por ela; e no céu a fé será absorvida na visão, e a esperança na fruição. Não há lugar para crer e esperar quando vemos e desfrutamos.
Mas o amor se prende às próprias perfeições divinas, à imagem divina nas criaturas e à nossa relação mútua tanto com Deus quanto com elas.
Todas elas brilharão nos mais gloriosos esplendores em outro mundo, e lá o amor será tornado perfeito; lá amaremos perfeitamente a Deus, porque aparecerá amável para sempre, e o nosso coração se acenderá à vista dele e brilhará com devoção perpétua.
E lá amaremos perfeitamente uns aos outros, quando todos os santos se encontrarem lá, quando ninguém além de santos estiver lá, e santos tornados perfeitos. Oh, estado bendito! Quanto supera o melhor daqui de baixo! Oh, amável e excelente graça da caridade!
Quanto excede o dom mais valioso, quando ofusca toda graça e é a consumação eterna delas! Quando a fé e a esperança estiverem no fim, a verdadeira caridade arderá para sempre com a chama mais brilhante. Repare:
Os que mais se aproximam do estado e perfeição celestiais são aqueles cujo coração é mais cheio desse princípio divino e arde com a caridade mais fervorosa. É a mais segura descendência de Deus e traz a sua mais bela impressão. Pois “Deus é amor”, 1 João 4:8, 16.
E onde Deus deve ser visto como é e face a face, ali a caridade está na sua maior altura; ali, e somente ali, será aperfeiçoada.