Tiago 5
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo anuncia os juízos de Deus contra os ricos que oprimem os pobres.
Mostra-lhes quão grande é seu pecado e sua insensatez aos olhos de Deus, e quão dolorosos seriam os castigos que cairiam sobre eles próprios (vv. 1-6). Em seguida, exorta todos os fiéis à paciência em meio às provações e aos sofrimentos (vv. 7-11).
Adverte contra o pecado de jurar (v. 12). Orienta como agir tanto na aflição quanto na prosperidade (v. 13). Prescreve a oração pelos enfermos e a unção com azeite (v. 14, 15).
Orienta os cristãos a confessarem uns aos outros suas faltas, a orarem uns pelos outros e comprova a eficácia da oração (vv. 16-18). E, por fim, recomenda-nos que façamos o que pudermos para trazer de volta os que se desviam dos caminhos da verdade.
Versículos 1 a 11
Avisos aos Ricos; Motivos para a Paciência na Aflição. (61 d.C.)
O apóstolo se dirige aqui primeiro aos pecadores e depois aos santos.
I. Consideremos a exortação aos pecadores. Aqui vemos Tiago confirmar o que seu grande Mestre dissera: “Ai de vós, ricos, porque recebestes a vossa consolação” (Lucas 6:24).
Os ricos a quem este aviso foi enviado não eram os que professavam a religião cristã, mas os judeus mundanos e incrédulos, os mesmos que, segundo se diz aqui, condenavam e matavam o justo, algo que os cristãos não tinham poder para fazer.
Embora esta epístola tenha sido escrita em favor dos fiéis e enviada principalmente a eles, ainda assim, por uma apóstrofe, é bem possível supor que os judeus incrédulos sejam aqui interpelados. Eles não queriam ouvir a palavra; por isso, ela foi escrita para que pudessem lê-la.
É significativo que, já na inscrição inicial da epístola, ela não seja dirigida, como as de Paulo, aos irmãos em Cristo, mas de modo geral às doze tribos; e a saudação não diz “graça e paz de Cristo”, mas, de modo geral, “saudação” (Tiago 1:1).
Os pobres entre os judeus receberam o evangelho e muitos deles creram; mas, em sua maioria, os ricos rejeitaram o cristianismo, endureceram-se na incredulidade, odiaram e perseguiram os que criam em Cristo. É a esses ricos opressores, incrédulos e perseguidores que o apóstolo se dirige nos seis primeiros versículos.
- Ele anuncia os juízos de Deus que cairiam sobre eles (vv. 1-3). Sobreviriam misérias, misérias tão terríveis que só de imaginá-las já teriam motivo para chorar e uivar. A miséria surgiria das próprias coisas em que depositavam sua felicidade e se completaria quando essas coisas testemunhassem contra eles no fim, levando-os à destruição total.
E agora são chamados a refletir e ponderar bem a questão, pensando como estarão diante de Deus no juízo: “Eia agora, vós, ricos”.
(1.) “Podeis ter certeza de que calamidades muito terríveis virão sobre vós, calamidades sem qualquer apoio ou consolo, mas cheias de miséria: miséria no tempo, miséria na eternidade, miséria nas aflições externas, miséria na disposição e no temperamento interior da mente, miséria neste mundo, miséria no inferno.”
“Não virá sobre vós um único caso de miséria, mas muitas misérias.”
“A ruína da vossa igreja e da vossa nação está próxima; virá o dia da ira, quando as riquezas não aproveitarão às pessoas, mas todos os ímpios serão destruídos.”
(2.) Só de imaginar as misérias que viriam sobre eles já haveria motivo para chorar e uivar. Os ricos costumam dizer a si mesmos, e os outros estão prontos a lhes dizer: “Come, bebe e alegra-te”; mas Deus diz: “Chorai e uivai”. Não se diz “Chorai e arrependei-vos”, pois o apóstolo não espera isso deles: ele fala como quem anuncia condenação, não como quem admoesta.
É como se dissesse: “Chorai e uivai, pois, quando chegar a vossa condenação, haverá apenas choro, pranto e ranger de dentes”. Os que vivem como animais são chamados a uivar como eles. As calamidades públicas são muito dolorosas para os ricos, que vivem no prazer, seguros e entregues aos sentidos; por isso chorarão e uivarão por elas mais do que os outros.
(3.) A miséria surgirá das próprias coisas em que depositavam sua felicidade: “Corrupção, deterioração, ferrugem e ruína sobrevirão a todas as vossas coisas belas: ‘As vossas riquezas estão corrompidas, e as vossas vestes estão comidas da traça’” (v. 2).
“Aquilo que agora desejais desordenadamente mais tarde vos ferirá de modo insuportável: não terá valor nem vos servirá para nada; pelo contrário, vos traspassará com muitas dores. Pois:”
(4.) “Essas coisas testemunharão contra vós e comerão a vossa carne como se fosse fogo” (v. 3). As Escrituras muitas vezes apresentam coisas inanimadas como testemunhas contra os homens ímpios: o céu, a terra, as pedras do campo, os frutos do solo e, aqui, a própria ferrugem e corrosão dos tesouros mal adquiridos e mal conservados. Diz-se que tudo isso testemunha contra os ricos impiedosos.
Pensam acumular tesouros para os últimos dias, para viver em abundância quando envelhecerem; mas, ai!, estão apenas ajuntando tesouros que servirão de presa a outros, como aconteceu com os judeus, cujos bens os romanos tomaram, e que afinal serão apenas tesouros da ira, no dia em que se revelar o justo juízo de Deus. Então suas iniquidades, no castigo que lhes cabe, comerão sua carne como fogo.
Na ruína de Jerusalém, muitos milhares morreram pelo fogo; no juízo final, os ímpios serão condenados ao fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Que o Senhor nos livre da condição dos ricos ímpios! Para isso, cuidemos de não cair nos pecados deles, que agora consideraremos.
- O apóstolo mostra quais são os pecados que lhes trariam essas misérias. Uma condição tão deplorável devia, sem dúvida, decorrer de crimes muito graves:
(1.) A cobiça é imputada a esse povo. Guardavam as roupas até que criassem traças e fossem comidas; acumulavam ouro e prata até que enferrujassem e se corroessem. É uma grande vergonha para essas coisas que tragam em si os princípios de sua própria corrupção e consumo: a roupa produz a traça que a consome, e o ouro e a prata produzem a corrosão que os devora.
Mas a maior vergonha recai sobre os que acumulam e guardam essas coisas até que apodreçam e sejam corroídas e consumidas.
Deus nos dá bens deste mundo para que o honremos e façamos o bem com eles; mas, se em vez disso os acumulamos pecaminosamente por apego desordenado ou desconfiança da providência de Deus no futuro, cometemos um crime muito grave, e a própria ferrugem e corrupção do tesouro assim ajuntado testemunhará contra nós.
(2.) Outro pecado imputado àqueles a quem Tiago escreve é a opressão: “Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que por vós foi retido com fraude, clama, etc.” (v. 4). Quem tem riqueza nas mãos adquire poder e se sente tentado a abusar dele para oprimir os que lhe estão sujeitos. Aqui vemos os ricos empregando os pobres em seu trabalho.
Os ricos precisam tanto do trabalho dos pobres quanto estes precisam do salário dos ricos, e não poderiam ficar sem ele com mais facilidade; mesmo assim, sem considerar isso, retinham o pagamento dos trabalhadores. Como tinham poder nas mãos, é provável que fizessem com os pobres os acordos mais duros que pudessem e, mesmo depois de acertá-los, não cumprissem o que deviam.
Este é um pecado que clama, uma iniquidade cujo clamor chega aos ouvidos de Deus. Neste caso, devemos considerar Deus como o Senhor de Sabaote, ou o Senhor dos Exércitos, Kyriou sabaoth, expressão muitas vezes usada no Antigo Testamento quando o povo de Deus estava indefeso e precisava de proteção, e seus inimigos eram numerosos e poderosos.
O Senhor dos Exércitos tem à sua disposição todas as classes de seres e criaturas e designa a cada um o seu lugar. Ele ouve o oprimido quando clama por causa da crueldade ou injustiça de quem o oprime; dará ordens a alguns de seus exércitos, anjos, demônios, tempestades, doenças ou outros, para vingar as injustiças sofridas pelos que são tratados sem equidade e misericórdia.
Tomem cuidado com esse pecado de defraudar e oprimir; evitem até mesmo suas aparências.
(3.) Outro pecado mencionado aqui é a sensualidade e a voluptuosidade: “Vivestes em prazer sobre a terra e fostes dissolutos” (v. 5). Deus não nos proíbe de desfrutar prazeres; mas viver neles como se não houvesse outro propósito é um pecado muito provocador.
E fazê-lo sobre a terra, onde somos apenas estrangeiros e peregrinos, onde devemos permanecer apenas por um tempo e deveríamos nos preparar para a eternidade, isto, isto agrava muito o pecado da voluptuosidade.
O luxo torna as pessoas dissolutas, como em Oseias 13:6: “Conforme o seu pasto, assim ficaram fartos; ficaram fartos, e o seu coração foi exaltado; por isso se esqueceram de mim”. A vida dissoluta e o luxo costumam resultar de grande fartura e abundância; é árduo para as pessoas ter grande fartura e abundância.
É árduo para as pessoas ter grandes propriedades e não se entregar demais aos prazeres carnais e sensuais: “Alimentastes os vossos corações, como num dia de matança”. Vocês vivem como se todos os dias fossem dias de sacrifícios e festas; e assim seus corações são engordados e alimentados até a estupidez, o embotamento, o orgulho e a insensibilidade às carências e aflições dos outros.
Alguém pode perguntar: “Que prejuízo há em comer bem, desde que as pessoas não gastem mais do que têm?” Ora! Não há prejuízo em as pessoas fazerem de seus ventres deuses e dedicarem tudo a eles em vez de abundar em atos de caridade e piedade? Não há prejuízo em as pessoas se incapacitarem para cuidar das questões de suas almas ao satisfazer os apetites de seus corpos?
Certamente aquilo que trouxe chamas sobre Sodoma e traria as misérias pelas quais os ricos são aqui chamados a chorar e uivar deve ser um mal grave. Orgulho, ociosidade e fartura de pão significam o mesmo que viver em prazer, ser dissoluto e alimentar o coração como num dia de matança.
(4.) Outro pecado aqui atribuído aos ricos é a perseguição: “Condenastes e matastes o justo; ele não vos resiste” (v. 6). Isso completa a medida da iniquidade deles.
Oprimiram e agiram com grande injustiça para acumular riqueza; quando a obtiveram, entregaram-se ao luxo e à sensualidade, até perder toda percepção e sensibilidade às carências ou aflições dos outros; então perseguem e matam sem remorso.
Alegam agir legalmente, de fato; condenam antes de matar; mas processos injustos, por mais aparência de legalidade que tenham, serão considerados quando Deus fizer investigação pelo sangue, assim como massacres e assassinatos declarados.
Observe aqui: o justo pode ser condenado e morto. Mas observe também que, quando sofre e se submete sem resistência à sentença injusta dos opressores, Deus registra isso para honra dos que sofrem e infâmia de seus perseguidores.
Em geral, é sinal de que os juízos estão às portas; podemos concluir com certeza que chegará o dia de prestar contas, para recompensar a paciência dos oprimidos e despedaçar o opressor. Até aqui vai a exortação aos pecadores.
II. Em seguida, acrescenta-se uma exortação aos santos. Alguns têm se mostrado prontos a desprezar ou condenar essa forma de pregar, em que os ministros, ao aplicar a mensagem, têm dirigido uma palavra aos pecadores e outra aos santos; mas, como o apóstolo segue esse método, podemos concluir que é a melhor maneira de manejar corretamente a palavra da verdade.
O que foi dito sobre os ricos ímpios e opressores dá ocasião para consolar o povo aflito de Deus: “Sede, pois, pacientes; já que Deus enviará tais misérias sobre os ímpios, podeis ver qual é o vosso dever e onde está o maior motivo de ânimo”.
- Atentem para seu dever: “Sede pacientes” (v. 7), “fortalecei os vossos corações” (v. 8), “não vos queixeis uns contra os outros, irmãos” (v. 9). Consideremos bem o sentido dessas três expressões.
(1.) “Sede pacientes: suportai as vossas aflições sem murmurar e as vossas injúrias sem vingança. E, embora Deus não se manifeste imediatamente em vosso favor de alguma maneira notável, ainda assim esperai por ele. A visão é para um tempo determinado; no fim, falará e não mentirá. Portanto, esperai por ela. Falta apenas um pouco, e aquele que há de vir virá e não tardará.”
“Prolongai a vossa paciência até a longanimidade.”
Assim significa a palavra usada aqui, makrothymesate. Depois de cumprir nosso trabalho, precisamos de paciência para esperar nossa recompensa.
Essa paciência cristã não é mera submissão à necessidade, como a paciência moral ensinada por alguns filósofos; é uma aquiescência humilde à sabedoria e à vontade de Deus, com os olhos voltados para uma gloriosa recompensa futura: “Sede pacientes até a vinda do Senhor”.
Como os cristãos precisam aprender essa lição, por mais árdua ou difícil que lhes seja, ela se repete no v. 8: “Sede vós também pacientes”.
(2.) “Fortalecei os vossos corações: mantende a vossa fé firme, sem vacilar; sede constantes e perseverantes na prática do bem, sem vos cansardes; e fixai as vossas resoluções para com Deus e o céu, apesar de todos os sofrimentos ou tentações.” A prosperidade dos ímpios e a aflição dos justos sempre foram uma grande prova para a fé do povo de Deus.
Davi nos conta que seus pés quase se foram ao ver a prosperidade dos ímpios (Salmos 73:2, 3). Alguns daqueles cristãos a quem São Tiago escreveu poderiam provavelmente estar na mesma condição vacilante; por isso são chamados a fortalecer o coração. A fé e a paciência o fortalecerão.
(3.) “Não vos queixeis uns contra os outros.” As palavras me stenazete significam “Não gemais uns contra os outros”.
Isto é: “Não perturbeis uns aos outros com gemidos de murmuração pelo que vos acontece, com gemidos de desconfiança pelo que ainda poderá sobrevir, com gemidos de vingança contra os instrumentos do sofrimento ou com gemidos de inveja dos que talvez estejam livres das vossas calamidades.”
“Não vos inquieteis a vós mesmos nem uns aos outros gemendo assim uns contra os outros e causando dor uns aos outros.” “Parece-me”, diz o dr. Manton, “que o apóstolo censura aqui as injúrias e animosidades mútuas pelas quais os cristãos daqueles tempos, divididos sob os nomes de circuncisão e incircuncisão, afligiam uns aos outros e davam uns aos outros motivo para gemer.”
“Assim, não suspiravam apenas sob a opressão dos ricos perseguidores, mas também pelas injúrias que sofriam de muitos irmãos que professavam com eles a santa fé.” Os que vivem cercados de inimigos comuns e em circunstâncias de sofrimento devem ter especial cuidado para não magoar nem se queixar uns dos outros; caso contrário, os juízos virão sobre eles também.
Quanto mais prevalecem essas queixas, mais próximo mostram estar o juízo.
- Considerem o ânimo que os cristãos têm para ser pacientes, fortalecer o coração e não se queixar uns dos outros.
(1.) “E olhai para o exemplo do lavrador: ele espera o precioso fruto da terra e aguarda por ele com paciência prolongada, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Quando semeais os vossos cereais na terra, esperais muitos meses pelas chuvas temporãs e serôdias, e estais dispostos a esperar até a colheita pelo fruto do vosso trabalho.”
“Isso não deveria ensinar-vos a suportar algumas tempestades e esperar por um tempo, quando aguardais um reino e a felicidade eterna? Considerai quem espera uma safra de cereais: não esperareis uma coroa de glória? Se fordes chamados a esperar um pouco mais do que o lavrador, aquilo por que esperais não é proporcionalmente maior e infinitamente mais valioso?”
(2.) “Mas pensai em quão breve poderá ser o tempo de espera: a vinda do Senhor está próxima” (v. 8); “eis que o Juiz está diante da porta” (v. 9). Não sejam impacientes nem tenham desavenças uns com os outros. O grande Juiz, que porá tudo em ordem, punirá os ímpios e recompensará os bons, está perto; devem imaginá-lo tão próximo quanto alguém que já bate à porta.
Quando Tiago escreveu esta epístola, a vinda do Senhor para punir os judeus ímpios estava próxima. E sempre que a paciência e as outras graças do povo de Deus são provadas de maneira extraordinária, a certeza e a proximidade da vinda de Cristo como Juiz devem fortalecer o coração.
A vinda do Juiz para julgar o mundo está agora muito mais próxima do que quando esta epístola foi escrita, mais de mil e setecentos anos mais perto; por isso, esse fato deve ter efeito ainda maior sobre nós.
(3.) O perigo de sermos condenados quando o Juiz aparecer deve nos levar a cumprir os deveres já apresentados: “Não vos queixeis, para que não sejais condenados”. A irritação e o descontentamento nos expõem ao justo juízo de Deus; por nossas queixas murmuradoras, desconfiadas e invejosas uns contra os outros, trazemos sobre nós mais calamidades do que percebemos.
Se evitarmos esses males e formos pacientes em nossas provações, Deus não nos condenará. Animemo-nos com isso.
(4.) O exemplo dos profetas também nos anima a ter paciência (v. 10): “Tomai os profetas, que falaram em nome do Senhor, por exemplo de sofrimento da aflição e de paciência”. Observe aqui: os profetas, a quem Deus concedeu a maior honra e por quem demonstrou maior favor, foram os mais afligidos.
Quando pensamos que os melhores homens sofreram o tratamento mais árduo neste mundo, devemos nos reconciliar com a aflição. Observe também: os maiores exemplos de sofrimento foram os melhores e maiores exemplos de paciência: a tribulação produz paciência. Então Tiago apresenta o sentimento comum entre os fiéis (v. 11): “Temos por felizes os que suportam”.
Consideramos os que sofrem com retidão e paciência as pessoas mais felizes. Veja Tiago 1:2-12.
(5.) Jó também é apresentado como exemplo para dar ânimo aos aflitos: “Ouvistes da paciência de Jó e vistes o fim do Senhor, etc.” (v. 11). No caso de Jó, temos um exemplo de muitos sofrimentos diferentes e muito graves; mesmo em meio a eles, ele podia bendizer a Deus e, na disposição geral do espírito, foi paciente e humilde. E o que lhe aconteceu no fim?
Ora, na verdade, Deus realizou e levou a efeito em favor dele as coisas que provam claramente que o Senhor é muito compassivo e de terna misericórdia. A melhor maneira de suportar as aflições é olhar para o seu desfecho.
A compaixão de Deus é tamanha que ele não demora a pôr fim às aflições quando seus propósitos se cumprem; e sua terna misericórdia é tamanha que compensará abundantemente seu povo por todos os sofrimentos e aflições.
Suas entranhas se movem em favor deles enquanto sofrem, e sua generosidade se manifesta depois. Sirvamos ao nosso Deus e suportemos nossas provações como quem crê que, no fim, tudo será coroado.
Cuidado contra os Juramentos; a Profanação Condenada; Confissão e Oração; Eficácia da Oração. (61 d.C.)
Versículos 12 a 20
Esta epístola está chegando ao fim, e o autor passa muito rapidamente de um assunto a outro; por isso, insiste em temas muito diferentes nestes poucos versículos.
I. Adverte-se contra o pecado de jurar: “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis” (v. 12). Alguns entendem isso de modo muito restrito, como se o sentido fosse: “Não jureis contra vossos perseguidores, contra os que vos insultam e dizem todo tipo de mal a vosso respeito; não vos deixeis dominar pela ira por causa das injúrias que vos fazem, a ponto de serdes provocados a jurar”.
Sem dúvida, esse tipo de juramento é proibido aqui; e os culpados por esse pecado não se desculpam dizendo que só juram quando são provocados e sem perceber. Mas o aviso do apóstolo se estende a outras ocasiões de jurar também.
Alguns traduziram as palavras pro panton como “antes de todas as coisas” e entenderam que o trecho diz que não se deve, numa conversa comum, pôr um juramento antes de cada coisa que se diz. Todo juramento habitual e desnecessário é certamente proibido e condenado em toda a Escritura como pecado muito grave.
Entre os judeus era muito comum jurar profanamente; e, como já observamos, esta epístola se dirige de modo geral às doze tribos da dispersão, por isso podemos imaginar que a exortação tenha sido enviada aos que não creram.
É difícil supor que jurar fosse uma das manchas dos filhos de Deus, pois Pedro, quando o acusaram de ser discípulo de Cristo e quis refutar a acusação, praguejou e jurou, pensando assim convencê-los da maneira mais eficaz de que não era discípulo de Jesus. Era bem sabido que os discípulos não se permitiam jurar.
Mas é possível que alguns dos mais devassos entre os que eram chamados cristãos também fossem culpados desse pecado, entre os demais aqui imputados a eles. Nos últimos anos, esse pecado prevaleceu de modo escandaloso, até mesmo entre os que quereriam ser considerados, acima de todos os outros, com direito ao nome e aos privilégios cristãos.
É muito raro, de fato, ouvir falar de um dissidente da Igreja da Inglaterra que seja culpado de jurar; entre os que se orgulham de pertencer à igreja estabelecida, porém, nada é mais comum. E, na verdade, os juramentos e as maldições mais execráveis ferem diariamente os ouvidos e o coração de todos os cristãos sérios. Tiago diz aqui:
- “Sobretudo, não jureis”. Mas quantas pessoas dão a isso a menor atenção e não fazem pouco caso de nada tanto quanto dos juramentos profanos comuns! Por que se proíbe jurar sobretudo?
(1.) Porque isso atinge diretamente a honra de Deus e despreza de modo explícito seu nome e sua autoridade.
(2.) Porque, entre todos os pecados, este é o que menos tem a tentá-lo: não são o lucro, o prazer ou a reputação que levam as pessoas a jurar, mas o prazer desenfreado de pecar e a demonstração desnecessária de inimizade contra Deus. “Os teus inimigos tomam o teu nome em vão” (Salmos 139:20).
Isso prova que as pessoas são inimigas de Deus, por mais que aleguem chamar a si mesmas pelo nome dele ou às vezes lhe façam um elogio em atos de culto.
(3.) Porque, quando alguém se acostuma a jurar, é muito difícil abandonar o hábito; por isso, mais do que tudo, deve vigiar contra ele.
(4.) “Sobretudo, não jureis, pois como podeis esperar que o nome de Deus seja para vós uma torre forte na angústia, se em outros momentos vós o profanais e tratais com leviandade?” Mas, como observa o sr. Baxter, “longe de proibir juramentos necessários, tudo isso apenas os confirma, preservando a devida reverência por eles”.
Ele observa ainda: “A verdadeira natureza de um juramento é empenhar, por meio da fala, a reputação de algo certo ou grandioso para afirmar algo menor de que se duvida; não é, como se costuma pensar, um recurso a Deus ou a outro juiz”. Foi assim que se passaram a usar juramentos pelo céu, pela terra e por outras coisas mencionadas pelo apóstolo.
Os judeus pensavam estar seguros se apenas deixassem de fazer o grande juramento por Chi-Eloah. Mas se tornaram tão profanos que juravam pelas criaturas como se fossem Deus, elevando-as ao lugar dele; por outro lado, os que juram habitual e profanamente pelo nome de Deus o colocam no mesmo nível de qualquer coisa comum.
- “Mas que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não; para que não caiais em condenação.” Isto é: “Baste-vos afirmar ou negar algo quando houver ocasião; assegurai-vos de manter a vossa palavra e serdes fiéis a ela, de modo a não dar motivo para suspeitarem que sois falsos.”
“E então sereis guardados da condenação de apoiar o que dizeis ou prometeis em juramentos precipitados e de profanar o nome de Deus para vos justificardes.”
“É ser suspeito de falsidade que leva as pessoas a jurar. Seja sabido que vos mantendes fiéis à verdade e firmes na vossa palavra; assim vereis que não é necessário jurar pelo que dizeis. Desse modo, escapareis da condenação expressamente ligada ao terceiro mandamento: ‘O Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão’.”
II. Como cristãos, aprendemos a nos adaptar às dispensações da Providência (v. 13): “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante salmos”.
Nossa condição neste mundo varia; nossa sabedoria está em nos submeter a isso e agir como convém tanto na prosperidade quanto na aflição. Às vezes estamos tristes, às vezes alegres; Deus estabeleceu uma situação em oposição à outra para que observemos melhor os diferentes deveres que nos ordena e para que as impressões em nossas paixões e afeições sirvam à devoção.
As aflições devem nos levar à oração, e a prosperidade deve nos fazer abundar em louvores.
Isso não quer dizer que a oração deva ficar restrita aos tempos difíceis nem o canto aos tempos de alegria; cada dever, porém, pode ser cumprido com especial proveito e para os melhores fins em sua ocasião própria.
- Em dia de aflição, nada é mais apropriado do que orar. A própria pessoa aflita deve orar e também pedir que outros orem por ela. Os tempos de aflição devem ser tempos de oração. Para isso Deus envia aflições: para nos levar a buscá-lo cedo e fazer com que os que o negligenciavam em outros momentos passem a procurá-lo.
Então o espírito se mostra o mais humilde, e o coração, quebrantado e sensível; a oração que procede de um espírito contrito e humilde é a mais aceitável a Deus. As aflições naturalmente provocam queixas; e a quem devemos nos queixar, senão a Deus em oração?
É necessário exercitar a fé e a esperança em meio às aflições; a oração é o meio estabelecido tanto para obter quanto para aumentar essas graças em nós. “Está alguém aflito? Ore.”
- Em dia de alegria e prosperidade, é muito apropriado e oportuno cantar salmos. No original, diz-se apenas “cante”, psalleto, sem acrescentar “salmos” nem qualquer outra palavra.
Pelos escritos de várias pessoas dos primeiros séculos do cristianismo, em especial uma carta de Plínio e algumas passagens de Justino Mártir e Tertuliano, sabemos que os cristãos costumavam cantar, no culto a Deus, hinos tirados das Escrituras ou compostos em particular.
Embora alguns tenham pensado que a recomendação de Paulo tanto aos colossenses quanto aos efésios de falar uns aos outros psalmois kai hymnois kai odais pneumatikais, em salmos, hinos e cânticos espirituais, se refere apenas às composições das Escrituras.
Os salmos de Davi são distinguidos em hebraico por Shurim, Tehillim e Mizmorim, palavras que correspondem exatamente às do apóstolo. Seja como for, disto, porém, temos certeza: que cantar salmos é uma ordenança do evangelho e que nossa alegria deve ser santa, consagrada a Deus.
A orientação para cantar mostra que, se alguém estiver em circunstâncias de alegria e prosperidade, deve conduzir sua alegria por esse caminho, embora esteja só e por si mesmo. A alegria santa convém tanto à família e à vida privada quanto às assembleias públicas.
Cantemos de modo a fazer melodia ao Senhor no coração, e Deus certamente se agradará dessa devoção.
III. Recebemos orientações específicas sobre os enfermos e a promessa de cura e perdão misericordiosos se essas orientações forem seguidas. Se alguém estiver doente, deverá:
Mandar chamar os presbíteros, presbyterous tes ekklesias, os presbíteros, pastores ou ministros da igreja (v. 14, 15). É dever dos enfermos chamar os ministros e pedir a ajuda e as orações deles.
É dever dos ministros orar pelos enfermos quando forem chamados e solicitados. “Orem sobre ele”; que suas orações sejam adequadas ao caso e suas intercessões próprias de quem se compadece das aflições do enfermo.
Na época das curas milagrosas, os enfermos deviam ser ungidos com azeite em nome do Senhor. Os expositores em geral limitam a unção com azeite aos que tinham o poder de operar milagres; quando os milagres cessaram, essa instituição também cessou. No Evangelho de Marcos, lemos que os apóstolos ungiram com azeite muitos enfermos e os curaram (Marcos 6:13).
Há relatos de que isso foi praticado na igreja duzentos anos depois de Cristo; mas o dom de curar também acompanhava a prática. Quando o dom milagroso cessou, esse rito foi abandonado.
Os papistas, de fato, fizeram disso um sacramento, que chamam de extrema-unção. Não o usam para curar os enfermos, como os apóstolos o usavam; como costumam contrariar as Escrituras nas ordenanças da igreja, determinam que seja administrado apenas a quem está à beira da morte.
Os apóstolos ungiam para curar a doença; a unção papista serviria para expulsar os vestígios do pecado e capacitar a alma, como alegam, a combater melhor os poderes do ar. Quando não conseguem provar por efeitos visíveis que Cristo os reconhece na continuidade desse rito, ainda assim querem que as pessoas creiam que seus efeitos invisíveis são extraordinários.
É certamente muito melhor deixar de lado a unção com azeite do que inverter por completo os propósitos que as Escrituras lhe atribuem.
Alguns protestantes pensaram que Cristo apenas tolerou ou aprovou essa unção, sem instituí-la. Mas, pelas palavras de Tiago, parece que era ordenada nos casos em que havia fé para a cura; alguns protestantes defenderam essa interpretação. Ela não deveria ser usada de modo comum, nem mesmo na era apostólica.
Alguns pensaram que não deveria ser totalmente abandonada em nenhuma época, e que, quando houvesse medidas extraordinárias de fé tanto em quem unge quanto em quem é ungido, uma bênção extraordinária poderia acompanhar a observância dessa orientação para os enfermos.
Seja como for, uma coisa deve ser cuidadosamente observada: não se atribui a cura do enfermo à unção com azeite, mas à oração: “A oração da fé salvará o doente, etc.” (v. 15). Portanto:
A oração pelos enfermos deve proceder de uma fé viva e ser acompanhada por ela. Deve haver fé tanto em quem ora quanto naquele por quem se ora. Em tempo de doença, não é uma oração fria e formal que tem eficácia, mas a oração da fé.
Devemos observar o êxito da oração: “O Senhor levantará”, isto é, se a pessoa estiver em condições apropriadas para ser libertada e se Deus ainda tiver alguma obra para ela realizar neste mundo.
E “se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”; quer dizer, se a doença for enviada como castigo por algum pecado específico, esse pecado será perdoado e, como sinal disso, a doença será removida. Como quando Cristo disse ao homem incapacitado “Vai e não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior”, deu a entender que certo pecado específico havia causado sua doença.
Portanto, a principal coisa que devemos pedir a Deus por nós mesmos e pelos outros em tempos de doença é o perdão do pecado. O pecado é tanto a raiz quanto o aguilhão da doença. Se o pecado for perdoado, ou a aflição será removida em misericórdia, ou veremos que há misericórdia em sua continuidade.
Quando a cura se fundamenta no perdão, podemos dizer como Ezequias: “Tu, por amor à minha alma, a livraste da cova da corrupção” (Isaías 38:17). Quando estamos doentes e com dores, é muito comum orar e clamar: “Oh, dá-me alívio! Oh, restitui-me a saúde!” Mas a oração deveria ser, antes e principalmente: “Oh, que Deus perdoe os meus pecados!”
IV. Os cristãos são orientados a confessar suas faltas uns aos outros e, assim, unir-se em suas orações uns com os outros e uns em favor dos outros (v. 16). Alguns expositores ligam essa instrução ao v. 14, como se os enfermos, ao chamar os ministros para orar por eles, devessem confessar-lhes as faltas.
De fato, quando alguém reconhece que sua doença é uma punição vingadora por algum pecado específico e não pode esperar que ela seja removida sem pedir particularmente a Deus perdão por esse pecado, talvez seja apropriado confessar e contar seu caso para que os que oram saibam como interceder por ele. Mas a confissão aqui exigida é entre cristãos, não ao sacerdote, como querem os papistas.
Quando alguém prejudica outra pessoa, deve confessar a injustiça a quem sofreu o dano. Quando as pessoas induzem umas às outras a pecar ou consentem juntas nas mesmas más ações, devem reconhecer mutuamente a culpa e despertar umas às outras ao arrependimento.
Quando os crimes são públicos e causaram dano público, devem ser confessados mais publicamente, de modo a melhor alcançar todos os envolvidos. E às vezes também pode ser bom confessarmos nossas faltas a um ministro prudente ou a um amigo que ora, para que nos ajude a pedir misericórdia e perdão a Deus.
Não devemos pensar, porém, que Tiago nos manda contar tudo o que sabemos estar errado em nós ou nos outros.
Devemos estar prontos a confessar nossas faltas na medida necessária para nos reconciliarmos com quem está em desavença conosco, obtermos esclarecimento sobre uma questão de consciência e aquietarmos nosso espírito.
Às vezes também é muito útil aos cristãos revelar uns aos outros fraquezas e fragilidades particulares, quando há grande intimidade e amizade e eles podem ajudar-se por meio de suas orações a obter perdão de seus pecados e força contra eles.
Os que confessam suas faltas uns aos outros devem então orar com e uns pelos outros. O v. 13 orienta as pessoas a orar por si mesmas: “Está alguém aflito? Ore”. O v. 14 ensina a pedir as orações dos ministros; e o v. 16 orienta os cristãos em particular a orar uns pelos outros. Assim, são recomendadas todas as formas de oração: ministerial, social e secreta.
V. Declara-se e comprova-se a grande vantagem e eficácia da oração: “A oração eficaz e fervorosa de um justo tem grande eficácia”, quer ele ore por si mesmo, quer pelos outros, como demonstra o exemplo de Elias (v. 17, 18). Quem ora deve ser justo, não em sentido absoluto, pois Elias, aqui apresentado como modelo, não o era, mas no sentido do evangelho: não deve amar nem aprovar iniquidade alguma.
Se eu considerar a iniquidade no meu coração, o Senhor não ouvirá minha oração (Salmos 66:18).
Além disso, a própria oração deve ser fervorosa, feita interiormente, bem feita. Deve ser o derramamento do coração diante de Deus e proceder de uma fé sincera. Essa oração tem grande eficácia. É muito proveitosa para nós, pode beneficiar bastante nossos amigos e certamente é aceitável a Deus. É bom ter por amigos aqueles cujas orações são eficazes aos olhos de Deus.
O poder da oração é comprovado aqui pelo êxito de Elias. Isso pode nos animar até mesmo nas situações comuns, se considerarmos que Elias era uma pessoa sujeita às mesmas paixões que nós. Era um homem zeloso e bom, e muito grande; mas tinha suas fraquezas e, como qualquer outro, estava sujeito a se descontrolar nas paixões.
Na oração, não devemos olhar para o mérito humano, mas para a graça de Deus. Devemos imitar Elias apenas nisto: ele orou fervorosamente, ou, como diz o original, “na oração, orou”. Não basta recitar uma oração; é preciso orar na oração. Nossos pensamentos devem estar concentrados, nossos desejos, firmes e ardentes, e nossas graças, em exercício.
E, quando assim orarmos na oração, teremos êxito na oração.
Elias orou para que não chovesse; Deus o ouviu ao interceder contra um país idólatra e perseguidor, e não choveu sobre a terra por três anos e seis meses. Novamente ele orou, e o céu deu chuva. Assim vemos que a oração é a chave que abre e fecha o céu. Há uma alusão a isso em Apocalipse 11:6, onde se diz que as duas testemunhas têm “poder para fechar o céu, para que não chova”.
Esse exemplo da eficácia extraordinária da oração foi registrado para dar ânimo até os cristãos comuns a orar com insistência e fervor. Deus nunca diz a qualquer um da descendência de Jacó: “Buscai minha face em vão”. Se Elias pôde fazer por meio da oração coisas tão grandes e extraordinárias, certamente a oração de nenhum justo voltará vazia.
Ainda que a resposta de Deus às nossas orações não inclua tantos milagres, poderá conter tanta graça.
VI. A epístola termina com uma exortação para que façamos, em nossa esfera, tudo o que pudermos para promover a conversão e a salvação dos outros (v. 19, 20). Alguns interpretam estes versículos como uma justificativa que o apóstolo apresenta por ter censurado com tanta clareza e severidade os cristãos judeus por seus muitas faltas e erros.
E Tiago certamente dá uma razão muito boa para sua preocupação em recuperá-los de seus erros: ao fazê-lo, salvaria almas e cobriria uma multidão de pecados.
Mas não devemos limitar este trecho à conversão, pelo apóstolo, dos que se desviaram da verdade; não, nem aos outros esforços ministeriais semelhantes, pois se diz: “Se alguém errar, e alguém o converter, seja quem for que faça tão bom serviço em favor de outro, será nisso um instrumento para salvar uma alma da morte”.
Os que o apóstolo aqui chama de irmãos, ainda assim ele supõe sujeitos ao erro. Não é sinal de sabedoria nem de santidade vangloriar-se de estar livre de erros ou recusar-se a reconhecê-los quando se está errado.
Se alguém se desviar, ainda que seja muito importante, não tenham medo de lhe mostrar o erro; e, ainda que seja fraco e insignificante, não desprezem a oportunidade de torná-lo mais sábio e melhor. Se se desviar da verdade, isto é, do evangelho, a grande regra e padrão da verdade, seja na opinião, seja na prática, vocês devem procurar trazê-lo de volta à regra.
Erros de julgamento e de vida em geral andam juntos. Na base de toda falta prática há algum engano doutrinário; ninguém persiste em uma vida má sem algum princípio mau.
Converter essa pessoa é afastá-la do erro e chamá-la de volta dos males a que foi conduzida. Não devemos imediatamente acusar e denunciar um irmão que erra, procurando trazer sobre ele descrédito e calamidade; devemos convertê-lo. Se, apesar de todos os nossos esforços, não conseguirmos fazê-lo, não recebemos autoridade alguma para persegui-lo e destruí-lo.
Se formos instrumento da conversão de alguém, diz-se que o convertemos, embora isso seja principalmente e de modo eficaz obra de Deus. E, se não pudermos fazer mais pela conversão dos pecadores, ainda assim podemos pedir que a graça e o Espírito de Deus os convertam e transformem.
Os que de alguma maneira servem à conversão dos outros devem saber quão feliz será a consequência desse trabalho: podem ter grande consolo nisso no presente e receberão uma coroa no fim.
Quem, no v. 19, se diz desviado da verdade é descrito no v. 20 como alguém que se desviou do caminho; não se pode dizer que convertemos alguém apenas mudando suas opiniões, se não o levamos a corrigir e emendar sua conduta. Conversão é isto: tirar um pecador do erro de seus caminhos, não fazê-lo passar de um partido a outro nem apenas de uma ideia ou maneira de pensar a outra.
Quem converte um pecador do erro de seus caminhos salva uma alma da morte. A alma está em jogo; e o que se faz em favor da salvação dela certamente terá bom resultado.
Como a alma é a parte principal da pessoa, menciona-se apenas sua salvação, mas isso inclui a salvação da pessoa inteira: o espírito será salvo do inferno, o corpo será ressuscitado da sepultura, e ambos serão salvos da morte eterna.
Por meio dessa conversão do coração e da vida, uma multidão de pecados será coberta. Este é um trecho muito consolador das Escrituras. Aprendemos que, embora nossos pecados sejam muitos, até uma multidão, ainda assim podem ser cobertos ou perdoados; e que, quando nos afastamos do pecado ou o abandonamos, ele será coberto e nunca aparecerá contra nós no juízo.
As pessoas podem maquinar para encobrir ou desculpar o pecado como quiserem, mas não há meio eficaz e definitivo de escondê-lo senão abandoná-lo.
Alguns entendem que o sentido deste texto é que a conversão evita uma multidão de pecados. É indiscutivelmente verdade que muitos pecados são evitados na pessoa convertida e que muitos outros podem ser evitados nas pessoas sobre as quais ela exerce influência ou com quem convive. Diante de tudo isso, como devemos nos dedicar com toda a preocupação possível à conversão dos pecadores!
Isso contribuirá para a felicidade e a salvação dos convertidos; evitará muito dano e a disseminação e multiplicação do pecado no mundo; promoverá a glória e a honra de Deus; e aumentará grandemente nosso consolo e nosso renome no grande dia. Os que conduzem muitos à justiça e os que os ajudam a fazê-lo resplandecerão como as estrelas para todo o sempre.