Matthew Henry

Salmos 94

Argumento

Este salmo foi escrito quando a igreja de Deus estava confinada sob as escotilhas, oprimida e perseguida. E é um recurso a Deus, como juiz do céu e da terra, e um pedido dirigido a ele para que se manifeste em favor de seu povo contra os inimigos de Deus e do povo.

O salmo trata de duas coisas: I. Convencimento e terror para os perseguidores (vv. 1-11), mostrando-lhes seu perigo e sua insensatez e argumentando com eles.

II. Consolo e paz para os perseguidos (vv. 12-23), assegurando-lhes, tanto pela promessa de Deus quanto pela experiência do próprio salmista, que suas perturbações terminariam bem e Deus, no devido tempo, se manifestaria para alegria deles e confusão dos que se opõem a eles.

Ao cantar este salmo, devemos olhar ao redor para o orgulho dos opressores com santa indignação e para as lágrimas dos oprimidos com santa compaixão. Mas, ao mesmo tempo, devemos olhar para cima, para o justo Juiz, com plena satisfação, e para a frente, para o desfecho de todas essas coisas, com agradável esperança.

Versículos 1 a 11

Recurso a Deus contra os Perseguidores; A Insensatez dos Ateus e Opressores.

Nestes versículos temos:

I. Um recurso solene a Deus contra os cruéis opressores de seu povo, v. 1, 2. É motivo suficiente de terror para eles terem contra si as orações do povo de Deus, que clama dia e noite a ele para que o vingue de seus adversários. E ele não o vingará depressa? Lucas 18:3, 7. Observe aqui:

  1. Os títulos que dão a Deus para animar sua fé nesse recurso: “Ó Deus, a quem pertence a vingança!”; e “Tu, Juiz da terra”. Podemos recorrer a ele com ousadia, pois:

(1.) Ele é juiz, o juiz supremo, o único juiz de quem procede o julgamento de cada pessoa. Aquele que dá a lei pronuncia a sentença sobre cada um segundo suas obras, pela regra dessa lei. Ele preparou seu trono para o julgamento.

De fato, designou magistrados para serem vingadores sob sua autoridade (Romanos 13:4), mas ele é o vingador principal, a quem até os próprios magistrados devem prestar contas. Seu trono é o último recurso (dernier ressort, como diz o direito) da inocência oprimida.

Ele é o juiz universal, não apenas desta cidade ou deste país, mas juiz da terra, da terra inteira. Ninguém está isento de sua jurisdição; tampouco se pode alegar contra um recurso apresentado a ele, em qualquer tribunal, que seja coram non judice, isto é, perante alguém sem competência judicial.

(2.) Ele é justo. Assim como tem autoridade para vingar a injustiça, assim fazê-lo corresponde à sua natureza, ao seu caráter e à sua honra. Isso também está implícito no título que lhe é dado e repetido com tanta ênfase: “Ó Deus, a quem pertence a vingança!”, que não permitirá que a força prevaleça sempre contra o direito.

Esse é um bom motivo para não nos vingarmos, pois Deus disse: “Minha é a vingança”. Usurpar sua prerrogativa e subir ao seu trono é uma presunção ousada, Romanos 12:19.

Isso deve alarmar os que praticam o mal, seja às escondidas, de modo que não sejam descobertos, seja com arrogância, de modo que ninguém os possa deter. Há um Deus a quem pertence a vingança e que certamente lhes pedirá contas.

Isso também deve animar os que sofrem injustiça a suportá-la em silêncio, entregando-se àquele que julga com justiça.

  1. O que pedem a Deus. (1.) Que glorifique a si mesmo e dê honra ao seu próprio nome. Os perseguidores ímpios pensavam que Deus se retirara e abandonara a terra. “Senhor”, dizem eles, “manifesta-te; faze-os saber que existes e estás pronto a mostrar tua força em favor daqueles cujo coração é reto para contigo.”

Os inimigos pensavam que Deus fora vencido porque seu povo o fora. “Senhor”, dizem eles, “exalta-te; sê exaltado em tua própria força. Exalta-te, para seres visto e temido, e não permitas que teu nome seja pisado e desprezado.”

(2.) Que abata os opressores: “Dá a recompensa aos soberbos”, isto é: “Pede-lhes contas de toda a insolência e das injúrias que cometeram contra teu povo.” Essas orações são profecias que anunciam terror a todos os filhos da violência. O Deus justo os tratará conforme seus méritos.

II. Uma humilde queixa a Deus sobre o orgulho e a crueldade dos opressores, acompanhada de uma interpelação a ele a esse respeito, vv. 3-6. Observe aqui:

  1. O caráter dos inimigos dos quais se queixam. Eles são ímpios e praticantes da iniquidade; são maus, muito maus, e por isso odeiam e perseguem aqueles cuja bondade os envergonha e condena.

São de fato ímpios, praticantes da pior iniquidade e destituídos de toda honra e virtude aqueles que são cruéis com os inocentes e odeiam os justos.

  1. A conduta arrogante e bárbara da qual se queixam. (1.) São insolentes e têm prazer em engrandecer a si mesmos.

Falam em tom altivo e grandioso; triunfam, pronunciam palavras arrogantes e se vangloriam, como se sua língua e suas mãos fossem propriedade deles e não devessem prestar contas a ninguém pelo que dizem ou fazem.

Agem como se o dia lhes pertencesse e não tivessem dúvida de que venceriam a causa contra Deus e a religião. Os que falam de si mesmos com altivez, triunfam e se vangloriam tendem a falar duramente dos outros.

Mas chegará o dia de prestar contas de todas as palavras duras que os pecadores ímpios proferiram contra Deus, suas verdades, seus caminhos e seu povo, Judas 1:15.

(2.) São irreverentes e têm prazer em destruir o povo de Deus precisamente por esse povo pertencer a ele (v. 5): “Despedaçam teu povo, ó Senhor!” “Despedaçam suas assembleias, seus bens, suas famílias e suas pessoas; fazem tudo que podem para afligir tua herança, causar-lhes dor, esmagá-los, abatê-los e exterminá-los.”

O povo de Deus é sua herança; há quem o odeie por causa dele e procure sua ruína. Esse é um apelo muito bom para apresentar a Deus em nossas intercessões pela igreja: “Senhor, ela é tua; tens direito sobre ela.”

“É tua herança, na qual tens prazer, e dela provém a renda de tua glória neste mundo.” “E permitirás que esses ímpios a pisem assim?”

(3.) São desumanos e têm prazer em lesar os que menos podem defender-se (v. 6). Não apenas oprimem e empobrecem, mas abatem a viúva e o estrangeiro. Não apenas negligenciam os órfãos e deles fazem presa, mas os assassinam, porque são fracos e vulneráveis e, às vezes, ficam à mercê deles.

São justamente aqueles que deveriam proteger da injúria a quem mais injuriam, talvez porque Deus os tomou sob seu zelo especial. Quem imaginaria que algum filho dos homens pudesse ser tão bárbaro?

  1. Uma modesta súplica a Deus sobre a continuidade da perseguição: “Senhor, até quando agirão assim?” E de novo: “Até quando?” Quando chegará ao fim essa maldade dos ímpios?

III. Uma acusação de ateísmo apresentada contra os perseguidores, acompanhada de uma interpelação dirigida a eles:

  1. Seus pensamentos ateus são aqui expostos (v. 7): contudo, dizem: “O Senhor não verá”.

Embora o clamor de sua perversidade seja muito grande e alto, embora se rebelem contra a luz da natureza e os ditames de suas próprias consciências, ainda assim têm a ousadia de dizer: “O Senhor não verá; não apenas fechará os olhos para faltas pequenas, mas também os cerrará para as grandes.”

Ou pensam ter agido com tanta astúcia, talvez sob a aparência de justiça e religião, que seu ato não será considerado assassinato. “O Deus de Jacó, embora seu povo alegue ter tal vínculo com ele, não o considera uma afronta à justiça nem ao próprio povo; jamais nos pedirá contas disso.”

Assim negam o governo de Deus sobre o mundo, zombam de sua aliança com seu povo e desafiam o juízo futuro.

  1. São aqui convencidos de insensatez e absurdo. Aquele que diz ou que Jeová, o Deus vivo, não verá, ou que o Deus de Jacó não levará em conta as injúrias cometidas contra seu povo, chama-se Nabal e tem consigo a insensatez.

Ainda assim, recebe argumentos claros para ser convencido e convertido antes que venha sua vergonha (v. 8): “Entendei, ó grosseiros dentre o povo, e deixai que a razão vos guie.”

Repare: os ateus, embora se façam passar por homens sagazes, filósofos e políticos, ainda assim são realmente os grosseiros dentre o povo. Se apenas compreendessem, creriam.

Deus, por meio do profeta, fala como se lhe parecesse longa a espera até que os homens agissem como homens, mostrando isso por sua compreensão e reflexão: “Ó insensatos, quando sereis sábios, sábios o bastante para saber que Deus vê e leva em conta tudo quanto dizeis e fazeis, e para falar e agir de acordo com isso, como quem terá de prestar contas?”

Repare: ninguém é tão mau que não se deva tentar recuperá-lo e reformá-lo; ninguém é tão grosseiro e tão insensato que não se deva verificar se ainda pode tornar-se sábio. Enquanto há vida, há esperança. Para provar a insensatez daqueles que põem em dúvida a onisciência e a justiça de Deus, o salmista argumenta:

(1.) A partir das obras da criação (v. 9), da formação dos corpos humanos, que, assim como prova a existência de Deus, também prova que ele possui em si, de modo infinito e superior, todas as perfeições que se encontram em qualquer criatura.

“Aquele que plantou o ouvido (e ele está plantado na cabeça como uma árvore na terra), porventura não ouvirá?” Sem dúvida ouvirá, mais e melhor do que nós.

“Aquele que formou o olho (e os anatomistas sabem, e nos mostram em suas dissecações, com quanto primor foi formado, acima de qualquer outra parte do corpo), porventura não verá?”

Poderia ele dar, daria ele a uma criatura uma perfeição que não possui em si mesmo? Repare: [1.] Todas as capacidades da natureza procedem do Deus da natureza. Veja Êxodo 4:11. [2.] O conhecimento de nós mesmos pode levar-nos longe no conhecimento de Deus.

Se isso ocorre pelo conhecimento de nossos próprios corpos e dos órgãos dos sentidos, de modo que concluamos que, se nós podemos ver e ouvir, muito mais Deus pode, certamente também ocorre pelo conhecimento de nossas próprias almas e de suas nobres faculdades.

Os deuses dos pagãos tinham olhos e não viam, ouvidos e não ouviam. Nosso Deus não tem olhos nem ouvidos como nós temos; ainda assim, devemos concluir que tanto vê quanto ouve, pois dele recebemos a visão e a audição e a ele devemos prestar contas de como as usamos.

(2.) A partir das obras da providência (v. 10): aquele que castiga os pagãos por seu politeísmo e sua idolatria não corrigirá ainda mais seu próprio povo por seu ateísmo e sua profanação?

Aquele que castiga os filhos dos homens por oprimirem e prejudicarem uns aos outros não corrigirá os que professam ser seus filhos, e assim se chamam, e, ainda assim, perseguem os que realmente o são?

Não estaremos sujeitos à correção daquele sob cujo governo está o mundo inteiro? Se ele presta atenção como Rei das nações, não prestará ainda mais atenção como Deus de Jacó?

O dr. Hammond apresenta outro sentido bastante provável: “Aquele que instrui as nações (isto é, lhes dá sua lei) não as corrigirá? Ou seja, não as julgará segundo essa lei nem lhes pedirá contas por transgredi-la? A lei foi dada em vão se não houver julgamento com base nela.”

É verdade que a mesma palavra significa castigar e instruir, porque o castigo visa à instrução, e a instrução deve acompanhar o castigo.

(3.) A partir das obras da graça: “Aquele que ensina conhecimento ao homem não saberá?” Como Deus da natureza, ele não apenas deu a luz da razão, mas, como Deus da graça, deu a luz da revelação e mostrou ao homem o que é verdadeira sabedoria e entendimento.

Aquele que faz isso não saberá? Jó 28:23, 28. O fluxo dos riachos é sinal certo da abundância da fonte. Se todo conhecimento procede de Deus, não há dúvida de que todo conhecimento está nele.

Dessa doutrina geral da onisciência divina, o salmista não apenas refuta os ateus, que diziam: “O Senhor não verá (v. 7); ele não tomará conhecimento do que fazemos”, mas desperta todos nós para considerar que Deus tomará conhecimento até do que pensamos (v. 11): “O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.”

[1.] Ele conhece, em particular, os pensamentos sobre a suposta tolerância de Deus à maldade dos ímpios; sabe que são vãos e ri da insensatez daqueles que, com tais fantasias, se mantêm à tona no pecado.

[2.] Conhece todos os pensamentos dos filhos dos homens e sabe que, em sua maioria, são vãos; as imaginações dos pensamentos do coração humano são más, somente más, e continuamente. Mesmo nos bons pensamentos há instabilidade e inconstância que podem muito bem ser chamadas vaidade.

Devemos vigiar rigorosamente nossos pensamentos, pois Deus repara particularmente neles. Para Deus, pensamentos são palavras, e pensamentos vãos são provocações.

Versículos 12 a 23

Consolo aos Santos que Sofrem; Deus, Defesa de Seu Povo.

Depois de anunciar tribulação aos que perturbam o povo de Deus, o salmista assegura descanso aos perturbados. Veja 2 Tessalonicenses 1:6, 7. Ele oferece consolo aos santos que sofrem com base nas promessas de Deus e em sua própria experiência.

I. Com base nas promessas de Deus, que não apenas os livram da miséria, mas lhes asseguram a felicidade (v. 12): “Bem-aventurado o homem a quem castigas.” Aqui ele olha além dos instrumentos da perturbação e reconhece a mão de Deus, o que dá a ela outro nome e uma aparência inteiramente diferente.

Os inimigos despedaçam o povo de Deus (v. 5); não têm por alvo menos que isso. Mas a verdade é que Deus, por meio deles, disciplina seu povo, como o pai disciplina o filho em quem se compraz, e os perseguidores são apenas a vara que ele usa.

Contudo, não é assim que eles entendem nem que pensa seu coração, Isaías 10:5-7. Aqui, portanto, se promete:

  1. Que o povo de Deus obterá benefício de seus sofrimentos. Quando o disciplina, ele o ensinará, e bem-aventurado é o homem que assim é submetido à disciplina divina, pois ninguém ensina como Deus.

Repare: (1.) As aflições dos santos são correções paternas destinadas à sua instrução, reforma e aproveitamento.

(2.) Quando os ensinamentos da palavra e do Espírito acompanham as repreensões da Providência, tanto revelam que as pessoas são bem-aventuradas quanto ajudam a torná-las assim; pois então são marcas da adoção e meios de santificação.

Quando somos disciplinados, devemos orar para que nos seja ministrado ensino e recorrer à lei como a melhor intérprete da Providência. Não é a própria correção que faz bem, mas o ensinamento que a acompanha e a explica.

  1. Que verão o fim de seus sofrimentos (v. 13): “Para lhe dares descanso dos dias de adversidade.” Repare: (1.) Há descanso reservado para o povo de Deus depois dos dias de adversidade. Embora possam ser muitos e longos, serão contados e terminarão no devido tempo; não durarão para sempre.

Aquele que envia a perturbação enviará o descanso, para consolá-los de acordo com o tempo em que os afligiu. (2.) Deus ensina seu povo por meio das perturbações para prepará-lo para o livramento e, assim, dar-lhe descanso das perturbações; para que, reformado, possa ser aliviado e, tendo a aflição cumprido sua obra, ela possa ser removida.

  1. Que verão a ruína daqueles que serviram de instrumentos de seus sofrimentos.

Isso é objeto de promessa, não para satisfazer alguma paixão deles, mas para a glória de Deus: “Até que se cave a cova” (ou, antes, enquanto se cava a cova) para o ímpio, Deus prepara paz para seu povo ao mesmo tempo que ordena suas flechas contra os perseguidores.

  1. Que, embora possam ser abatidos, ainda assim certamente não serão rejeitados, v. 14. Que os sofredores do povo de Deus tenham certeza de que, façam seus amigos o que fizerem, Deus não os rejeitará nem os excluirá de sua aliança ou de seu zelo.

Não os abandonará, porque são sua herança, à qual não renunciará nem permitirá que alguém o prive dela. Paulo se consolou com isso, Romanos 11:1.

  1. Que, por ruins que as coisas estejam, melhorarão e, embora agora estejam fora de curso, ainda assim voltarão ao seu devido e antigo leito (v. 15): “O juízo tornará à justiça.” As aparentes desordens da Providência, pois desordens reais nunca houve, serão corrigidas.

O juízo de Deus, isto é, seu governo, às vezes parece distante da justiça, enquanto os ímpios prosperam e as melhores pessoas recebem o pior tratamento. Mas tornará à justiça, ou neste mundo ou, no máximo, no juízo do grande dia, que porá tudo em ordem.

Então todos os retos de coração o seguirão, acompanhando-o com louvores e plena satisfação. Voltarão a uma condição próspera e florescente e sairão da obscuridade para brilhar.

Ajustar-se-ão às dispensações da Providência divina e acompanharão todos os seus movimentos com sentimentos apropriados. “Andarão após o Senhor”, Oseias 11:10.

O dr. Hammond entende que isso se cumpriu de modo especialmente notável primeiro na destruição de Jerusalém, depois na de Roma pagã, responsáveis pela crucificação de Cristo e pela perseguição aos cristãos, e no descanso que daí resultou para as igrejas.

Então o juízo voltou até à justiça, à misericórdia, à bondade e ao favor para com o povo de Deus, que passou a receber tanto apoio quanto antes fora pisado.

II. Com base em suas próprias experiências e observações:

  1. Ele e seus amigos haviam sido oprimidos por homens cruéis e autoritários, que tinham poder nas mãos e abusavam dele para maltratar todas as pessoas de bem.

Eles próprios eram malfeitores e praticantes da iniquidade (v. 16); entregavam-se a toda forma de impiedade e imoralidade, e por isso seu trono era um trono de iniquidade, v. 20.

Sua dignidade dava prestígio ao pecado, e sua autoridade era usada para sustentá-lo e executar seus desígnios perversos. É lamentável que um trono, que deveria causar temor aos malfeitores e proteger e louvar os que fazem o bem, seja sede e abrigo da iniquidade.

Trono de iniquidade é aquele que, pela sagacidade de seu conselho, produz dano e, por sua soberania, o decreta e transforma em lei.

A iniquidade já é bastante ousada mesmo quando as leis humanas lhe são contrárias, pois muitas vezes estas são fracas demais para detê-la de modo eficaz. Quanto mais insolente e danosa ela é quando tem o respaldo de uma lei!

A iniquidade não se torna melhor, mas muito pior, ao ser decretada por lei. Tampouco dizer que apenas cumpriam ordens servirá de desculpa aos que a praticam.

Depois de transformar o dano em lei, esses praticantes da iniquidade zelam para que a lei seja executada: reúnem-se contra a vida do justo, que não ousa guardar os estatutos de Onri nem a lei da casa de Acabe, e condenam o sangue inocente por violar seus decretos.

Veja o caso dos inimigos de Daniel. Produziram dano por meio de uma lei ao obterem um decreto ímpio contra a oração (Daniel 6:7). Quando Daniel se recusou a obedecer, reuniram-se contra ele (Daniel 6:11) e condenaram seu sangue inocente aos leões.

Muitas vezes os maiores benfeitores da humanidade foram assim tratados, sob a aparência de lei e justiça, como se fossem os piores criminosos.

  1. A opressão que suportavam pesava-lhes muito e também lhes abatia o espírito. Que os santos sofredores não se desesperem se, ao serem perseguidos, se virem perplexos e abatidos.

Assim aconteceu com o salmista: sua alma quase habitou no silêncio (v. 17). Ele não sabia mais o que dizer ou fazer e, segundo sua própria percepção, estava no fim da vida, prestes a descer à sepultura, terra do silêncio.

Paulo, em situação semelhante, recebeu em si mesmo a sentença de morte, 2 Coríntios 1:8, 9. O salmista dizia: “Meu pé escorrega (v. 18); estou perdido sem possibilidade de recuperação; não há remédio; tenho de cair.”

“Um dia perecerei pela mão de Saul. Minha esperança falha; não encontro para minha fé apoio tão firme quanto por vezes encontrei”, Salmos 73:2.

Dentro dele havia uma multidão de pensamentos confusos e entrelaçados sobre a situação em que se encontrava, o modo de entendê-la, o rumo que deveria tomar e o desfecho provável.

  1. Nessa angústia, procuraram ajuda, amparo e algum alívio.

(1.) Olharam ao redor, mas se decepcionaram (v. 16): “Quem se levantará por mim contra os malfeitores? Tenho algum amigo que, por amor a mim, aparecerá em minha defesa? Tem a justiça algum amigo que, movido por santa indignação contra a injustiça, defenderá minha causa prejudicada?”

Ele olhou, mas não havia quem salvasse ou sustentasse. Repare: quando o poder está do lado dos opressores, não surpreende que os oprimidos não tenham consolador, ninguém que ouse reconhecê-los ou dizer algo de bom a seu respeito, Eclesiastes 4:1.

Quando Paulo foi levado diante do trono de iniquidade de Nero, ninguém ficou a seu lado, 2 Timóteo 4:16.

(2.) Olharam para cima em busca de auxílio, v. 20. Interpelam humildemente a Deus: “Senhor, terá o trono de iniquidade comunhão contigo? Apoiarás e sustentarás esses tiranos em sua perversidade? Sabemos que não.” Um trono tem comunhão com Deus quando é um trono de justiça e cumpre a finalidade para a qual foi estabelecido.

Pois é por Deus que os reis reinam; quando reinam para ele, seus julgamentos são os julgamentos dele, e ele os reconhece como ministros seus. Quem lhes resiste ou se levanta contra eles traz condenação sobre si. Mas, quando se torna um trono de iniquidade, deixa de ter comunhão com Deus.

Longe esteja do Deus justo e santo favorecer a injustiça, mesmo quando cometida por príncipes e ocupantes de tronos, sim, ainda que sejam tronos da casa de Davi.

  1. Encontraram amparo e alívio em Deus, e somente nele. Quando os outros amigos falharam, nele encontraram um amigo fiel e poderoso. Por isso, recomenda-se a todos os santos de Deus que sofrem que confiem nele.

(1.) Deus ajuda quando já não restam forças (v. 17): “Quando minha alma quase habitou no silêncio, então o Senhor foi meu auxílio; conservou-me vivo e animado.”

“Se eu não tivesse feito dele meu auxílio, confiando nele e esperando dele o alívio, jamais teria conseguido manter o domínio sobre minha própria alma. Mas viver pela fé nele manteve minha cabeça acima da água, deu-me fôlego e algo a dizer.”

(2.) A bondade de Deus é o grande apoio dos espíritos abatidos (v. 18): “Quando eu disse: Meu pé escorrega para o pecado, a ruína e o desespero, então tua misericórdia, ó Senhor, me sustentou, impediu-me de cair e frustrou o desígnio dos que conspiravam para me derrubar da minha posição elevada”, Salmos 62:4.

Devemos não apenas ao poder de Deus, mas também à sua compaixão, o apoio espiritual: “Tua misericórdia”, os dons da tua misericórdia e minha esperança em tua misericórdia, “me sustentou”. A mão direita de Deus sustenta seu povo quando ele olha à direita e à esquerda e não encontra quem o ampare.

Estamos preparados para receber seu amparo gracioso quando reconhecemos nossa fraqueza e incapacidade de permanecer em pé por nossa própria força e nos aproximamos de Deus para admitir isso e lhe dizer que nosso pé escorrega.

(3.) As consolações divinas são o alívio eficaz para os espíritos perturbados (v. 19): “Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, ruidosos como uma multidão, que se apertam e se empurram como uma multidão, indisciplinados e difíceis de governar; na multidão de meus pensamentos tristes, ansiosos e temerosos, teus consolos alegram minha alma.”

“Nunca são tão agradáveis quanto quando chegam em momento tão oportuno para aquietar meus pensamentos inquietos e manter serena minha mente.” Os consolos do mundo dão pouca alegria à alma quando ela é agitada por pensamentos melancólicos; são canções para um coração pesado.

Mas os consolos de Deus alcançam a alma, não apenas a imaginação, e trazem consigo uma paz e uma alegria que os sorrisos do mundo não podem dar e que os cenhos franzidos do mundo não podem tirar.

  1. Deus é, e será, como justo Juiz, defensor e protetor do direito, punidor e vingador do mal. O salmista tinha disso tanto certeza quanto experiência.

(1.) Fará justiça aos que sofreram injúria (v. 22): “Quando ninguém mais quiser, puder ou ousar me abrigar, o Senhor é minha defesa, preservando-me do mal das perturbações, de sucumbir sob elas e de ser arruinado por elas.”

“E é a rocha do meu refúgio, em cujas fendas posso me esconder e sobre cujo topo posso firmar meus pés, fora do alcance do perigo.”

Deus é o refúgio de seu povo: as pessoas podem fugir para ele, nele estar seguras e ali encontrar proteção. É a rocha de seu refúgio, tão forte, firme, inexpugnável e imóvel quanto uma rocha. Às vezes, fortalezas naturais superam fortificações construídas.

(2.) Pedirá contas aos que praticam injúrias (v. 23): ele lhes retribuirá a própria iniquidade deles. Ele os tratará conforme merecem, e precisamente o dano que fizeram e tiveram o desígnio de causar contra o povo de Deus recairá sobre eles. Segue-se: “Ele os exterminará em sua perversidade.”

Ninguém pode ser mais infeliz do que sua própria maldade o tornará se Deus lhe der a devida retribuição: ela o ferirá na lembrança e o exterminará na recompensa.

O salmo termina com esta certeza triunfante: sim, o Senhor nosso Deus, que toma nosso partido e nos reconhece como seus, os excluirá de qualquer comunhão com ele. Assim os tornará completamente infelizes, e toda a sua pompa e poder de nada lhes servirão.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra