Salmos 92
Argumento
É uma opinião sem fundamento de alguns escritores judeus (que geralmente não poupam conjecturas) que este salmo tenha sido escrito e cantado por Adão em seu estado de inocência, no primeiro sábado.
Isso é incompatível com o próprio salmo, que fala dos praticantes da iniquidade, quando o pecado ainda não havia entrado no mundo.
É provável que Davi o tenha escrito. E, como foi preparado para o dia de sábado, nele temos: I. A recomendação do louvor, a ocupação do sábado, vv. 1-3. II. A celebração das obras de Deus, que deram ocasião ao sábado, como grandes e insondáveis em geral, vv. 4-6.
Em particular, com referência tanto às obras da providência quanto às da redenção, o salmista canta a Deus tanto a misericórdia quanto o juízo, a ruína dos pecadores e a alegria dos santos, contrapostos em três alternâncias.
- Os ímpios perecerão (v. 7), mas Deus é eterno, v. 8. 2. Os inimigos de Deus serão eliminados, mas Davi será exaltado, v. 9, 10. 3. Os inimigos de Davi serão desconcertados (v. 11), mas todos os justos serão frutíferos e florescerão, vv. 12-15.
Ao cantar este salmo, devemos ter prazer em dar a Deus a glória devida a seu nome e triunfar em suas obras.
Incentivos ao Louvor de Deus.
Versículos 1 a 6
Salmo ou Cântico para o Dia de Sábado.
Este salmo foi designado para ser cantado, ou pelo menos costumava ser cantado, na casa do santuário no dia de sábado. Esse dia de descanso foi instituído como lembrança da obra da criação, do descanso de Deus dessa obra e da continuidade dela em sua providência; pois o Pai trabalha até agora.
Repare: 1. O sábado deve ser um dia não só de descanso santo, mas também de trabalho santo, e o descanso serve ao trabalho.
- O trabalho próprio do sábado é louvar a Deus: cada sábado deve ser um dia de ação de graças, e os outros serviços do dia devem servir a esse propósito; portanto, de modo nenhum devem empurrar o louvor para um canto.
Um dos escritores judeus relaciona o salmo ao reino do Messias e o chama de “salmo ou cântico para a era vindoura, que será inteiramente sábado”. Por meio de Cristo, os fiéis desfrutam daquele repouso sabático que resta para o povo de Deus (Hebreus 4:9), o início do sábado eterno. Nestes versículos:
I. Somos chamados e animados a louvar a Deus (vv. 1-3): “Bom é dar graças ao Senhor”. Louvar a Deus é boa obra: boa em si mesma e boa para nós. É nosso dever, o aluguel, o tributo que devemos pagar ao nosso grande Senhor; somos injustos se o retivermos.
É nosso privilégio sermos admitidos a louvar a Deus e termos esperança de que nosso louvor seja aceito. Isso é bom porque é agradável e proveitoso, um trabalho que é seu próprio salário; é o trabalho dos anjos, o trabalho do céu.
É bom dar graças pelas misericórdias recebidas, pois esse é o meio de trazer misericórdia ulterior. Convém cantar ao nome daquele que é o Altíssimo, exaltado acima de toda bênção e louvor.
Observe aqui: 1. Como devemos louvar a Deus. Devemos fazê-lo anunciando sua benignidade e sua fidelidade. Convencidos de seus gloriosos atributos e perfeições, devemos anunciá-los como pessoas profundamente tocadas por eles e que também desejam tocar os outros.
Devemos anunciar não só sua grandeza e majestade, sua santidade e justiça, que o exaltam e nos enchem de reverência, mas também sua benignidade e fidelidade. Pois sua bondade é sua glória (Êxodo 33:18, 19), e é por essas qualidades que ele proclama seu nome.
Sua misericórdia e sua verdade são os grandes sustentáculos de nossa fé e esperança e dão grande ânimo ao nosso amor e à nossa obediência. Por isso, devemos anunciá-las como nossos apelos na oração e como matéria de nossa alegria.
Naquela época, isso era feito não apenas pelo canto, mas também com música que o acompanhava, num instrumento de dez cordas (v. 3). A música, porém, devia ter um som solene, não alegre a ponto de dispersar o espírito, mas grave, capaz de concentrá-lo.
- Quando devemos louvar a Deus: pela manhã e todas as noites, não apenas aos sábados, mas todos os dias; esse é o dever exigido por cada dia.
Devemos louvá-lo não só nas assembleias públicas, mas também em particular e em nossas famílias, anunciando a nós mesmos e aos que estão ao nosso redor sua benignidade e fidelidade.
Devemos começar e terminar cada dia louvando a Deus. Precisamos dar-lhe graças todas as manhãs, quando estamos revigorados e antes que os afazeres do dia se acumulem; e todas as noites, quando voltamos a estar tranquilos e recolhidos e reunimos nossos pensamentos.
Precisamos agradecer-lhe toda manhã pelas misericórdias da noite e toda noite pelas misericórdias do dia. Ao sair e ao entrar, devemos bendizer a Deus.
II. Temos diante de nós o exemplo do próprio salmista, tanto para nos mover quanto para nos orientar nessa obra (v. 4): “Tu, Senhor, me alegraste por meio da tua obra”. Repare:
Os que experimentaram pessoalmente o prazer do louvor são os mais capazes de recomendar aos outros esse dever. “As obras de Deus devem ser louvadas, pois muitas vezes alegraram meu coração; por isso, pensem delas os outros o que quiserem, devo pensar e falar bem delas.”
Se Deus nos deu a alegria de suas obras, temos todos os motivos para lhe dar a honra por elas. Ele alegrou nosso coração? Tornemos então gloriosos os louvores a ele. Deus nos alegrou por meio das obras de sua providência em nosso favor e de sua graça em nós, e de ambas por meio da grande obra da redenção?
(1.) Tiremos daí ânimo para nossa fé e esperança, como faz o salmista: “Triunfarei nas obras das tuas mãos”. Da lembrança alegre do que Deus fez em nosso favor podemos tirar uma expectativa alegre do que fará e triunfar na certeza disso, triunfar sobre toda oposição, 2 Tessalonicenses 2:13, 14.
(2.) Tiremos daí matéria para adorar e admirar a Deus santamente (v. 5): “Ó Senhor, quão grandes são as tuas obras!” São grandes além do que podemos conceber ou expressar, produtos de grande poder e sabedoria, de grande importância e relevância. As obras dos homens nada são em comparação com elas.
Não conseguimos compreender a grandeza das obras de Deus; por isso, devemos maravilhar-nos com elas de modo reverente e cheio de temor e até ficar assombrados com sua magnificência.
“As obras dos homens são pequenas e insignificantes, pois seus pensamentos são rasos; mas, Senhor, tuas obras são grandes e impossíveis de medir, pois teus pensamentos são muito profundos e impossíveis de sondar.”
Os conselhos de Deus excedem as maquinações de nossa sabedoria tanto quanto suas obras excedem os esforços de nosso poder. Seus pensamentos estão acima dos nossos pensamentos, assim como seus caminhos estão acima dos nossos caminhos, Isaías 55:9. Ó profundidade dos desígnios de Deus! Romanos 11:33.
A grandeza das obras de Deus deve nos levar a considerar a profundidade de seus pensamentos, aquele conselho da própria vontade segundo o qual faz todas as coisas: que amplitude seus pensamentos abrangem e quão longe alcançam!
III. Somos advertidos a não negligenciar as obras de Deus pelo caráter daqueles que o fazem, v. 6. São insensatos e grosseiros os que não conhecem nem entendem quão grandes são as obras de Deus, que não querem familiarizar-se com elas nem dar a ele a glória por elas.
Eles não atentam para a obra do Senhor nem consideram a operação de suas mãos (Salmos 28:5). Em particular, não entendem o significado de sua própria prosperidade, da qual se fala no v. 7: consideram-na uma garantia de sua felicidade, quando na verdade é preparação para sua ruína.
Se há tantos que não conhecem os desígnios da Providência nem se interessam em conhecê-los, os que, pela graça, os conhecem e gostam de conhecê-los têm mais motivos para dar graças.
Versículos 7 a 15
O Triunfo dos Justos; A Felicidade dos Justos.
O salmista dissera (v. 4) que aproveitaria as obras de Deus como ocasião para triunfar; aqui ele o faz.
I. Ele triunfa sobre os inimigos de Deus (v. 7, 9, 11), triunfa antevendo sua destruição, não pela miséria que isso traria a seus semelhantes, mas porque redundaria em honra à justiça e à santidade de Deus. Está certo da ruína dos pecadores:
- Embora floresçam (v. 7): quando os ímpios brotam como a erva na primavera, tão numerosos, tão densamente espalhados, tão verdes e crescendo tão depressa, e todos os praticantes da iniquidade florescem em pompa, poder e toda espécie de prosperidade exterior, vivem tranquilos e são muitos, e seus empreendimentos dão certo.
Alguém poderia pensar que tudo isso visasse à felicidade deles, que fosse prova segura do favor de Deus e penhor de algo tão bom ou ainda melhor reservado para eles. A realidade, porém, é bem outra: é para que sejam destruídos para sempre.
A própria prosperidade dos insensatos os abaterá, Provérbios 1:32. As ovelhas destinadas ao abate são colocadas no pasto mais fértil.
- Embora sejam atrevidos, v. 9. São inimigos de Deus e, com descaramento, assumem sê-lo. Opõem-se a Deus e lutam contra ele. Rebelam-se contra sua coroa e dignidade; por isso, é fácil prever que perecerão. Pois quem alguma vez endureceu o coração contra Deus e prosperou?
Repare: todos os praticantes impenitentes da iniquidade serão considerados e tratados como inimigos de Deus; como tais, perecerão e serão dispersos. Cristo considera seus inimigos aqueles que não querem que ele reine sobre eles; serão trazidos para fora e abatidos diante dele.
Os praticantes da iniquidade estão agora associados e fortemente unidos numa conspiração contra Deus e a religião. Serão, porém, dispersos e incapacitados de ajudar uns aos outros contra o justo juízo de Deus. No mundo vindouro, serão separados da congregação dos justos; assim diz a tradução caldeia de Salmos 1:5.
- Embora tivessem maldade particular contra o salmista e, por isso, ele pudesse ser tentado a temê-los, ainda assim triunfa sobre eles (v. 11): “Meu olho verá o que desejo para meus inimigos que se levantam contra mim.”
“Eu os verei não apenas impedidos de me causar qualquer dano ulterior, mas chamados a prestar contas do dano que me fizeram e levados ou ao arrependimento ou à ruína.” Esse era seu desejo a respeito deles.
No hebraico, o texto diz apenas: “Meu olho contemplará meus inimigos, e meu ouvido ouvirá acerca dos ímpios”. Não diz o que verá ou ouvirá, mas verá e ouvirá aquilo em que Deus será glorificado e com que, portanto, ficará satisfeito.
Talvez isso se refira a Cristo: à sua vitória sobre Satanás, a morte e o inferno; à destruição daqueles que o perseguiram e crucificaram e se opuseram ao seu evangelho; e à ruína final dos impenitentes no último dia. Os que se levantam contra Cristo cairão diante dele e serão feitos escabelo de seus pés.
II. Ele triunfa em Deus, em sua glória e graça.
- Na glória de Deus (v. 8): “Mas tu, ó Senhor, és o Altíssimo para sempre. Os praticantes da iniquidade que lutam contra nós podem ser elevados por algum tempo e pensar que dominarão tudo com mão altiva; mas tu és elevado, o Altíssimo, para sempre. A altura deles será humilhada e derrubada; a tua, porém, é eterna.”
Não temamos, portanto, o orgulho e o poder dos homens maus nem desanimemos diante de suas ameaças impotentes, pois a traça os comerá como uma veste, mas a justiça de Deus durará para sempre, Isaías 51:7, 8.
- Na graça de Deus, em seu favor e nos frutos desse favor:
(1.) Para si mesmo (v. 10): “Tu, ó Senhor, que és tu mesmo o Altíssimo, exaltarás meu chifre.” O grande Deus é a fonte da honra e, sendo elevado para sempre, ele próprio exaltará seu povo para sempre, pois é o louvor de todos os seus santos, Salmos 148:14.
Os ímpios são proibidos de levantar o chifre (Salmos 75:4, 5). Aqueles, porém, que servem a Deus e ao interesse de seu reino com sua honra ou seu poder e entregam tudo a ele para que guarde, eleve, use e disponha disso como quiser, podem esperar que Deus exalte seu chifre como o de um unicórnio, à maior altura, ou neste mundo ou no outro.
“Meu chifre exaltarás” quando teus inimigos perecerem; pois então os justos resplandecerão como o sol, enquanto os ímpios serão condenados à vergonha e ao desprezo eternos.
Ele acrescenta: “Serei ungido com óleo fresco”. Isso indica uma nova confirmação no cargo para o qual fora ungido, ou abundância de recursos, de modo que teria óleo fresco sempre que lhe agradasse, ou ainda consolos renovados que o reanimariam quando seu ânimo fraquejasse.
A graça é a unção do Espírito. Quando ela nos é dada para ajudar no momento da necessidade e, conforme a ocasião, a recebemos da plenitude que há em Cristo Jesus, somos ungidos com óleo fresco.
Alguns leem: “Quando eu envelhecer, tu me ungirás com óleo fresco”. Segundo a Septuaginta, minha velhice você exaltará com rica misericórdia. Compare com o v. 14: “Darão fruto na velhice”.
Os consolos do Espírito de Deus e as alegrias de sua salvação serão um óleo revigorante para as cabeças grisalhas encontradas no caminho da justiça.
(2.) Para todos os santos. Eles são representados aqui como “árvores de justiça”, Isaías 61:3; Salmos 1:3. Observe:
[1.] O bom lugar onde foram estabelecidos: estão plantados na casa do Senhor, v. 13. As árvores de justiça não crescem por conta própria; são plantadas, não num solo comum, mas no paraíso, na casa do Senhor.
Normalmente não se plantam árvores dentro de uma casa; diz-se, porém, que as árvores de Deus são plantadas em sua casa porque é da graça dele, por sua palavra e seu Espírito, que recebem toda a seiva e virtude que as mantêm vivas e as tornam frutíferas.
Elas se ligam às santas ordenanças, criam raízes nelas, permanecem junto delas, põem-se sob a proteção divina e produzem todos os seus frutos para a honra e a glória de Deus.
[2.] A boa condição em que serão mantidas. Aqui se promete, primeiro, que crescerão, v. 12. Onde Deus concede a verdadeira graça, concederá ainda mais graça.
As árvores de Deus crescerão mais altas, como os cedros, os altos cedros do Líbano; crescerão mais perto do céu e, com santa ambição, aspirarão ao mundo do alto. Crescerão mais fortes, como os cedros, e mais aptas para uso. “O que tem mãos limpas se tornará cada vez mais forte.”
Segundo, que florescerão, tanto no crédito de sua profissão quanto no consolo e na alegria de suas próprias almas. Elas próprias terão alegria e serão respeitadas por todos ao redor.
Florescerão como a palmeira, que tem tronco majestoso (Cantares de Salomão 7:7) e grandes ramos, Levítico 23:40; Juízes 4:5. As tâmaras, seu fruto, são muito agradáveis, mas ela é lembrada aqui especialmente por estar sempre verde.
Os ímpios florescem como a erva (v. 7), que logo murcha; os justos, porém, como a palmeira, que vive muito e que o inverno não altera. Da palmeira se diz: Sub pondere crescit — quanto mais a oprimem, mais ela cresce. Assim os justos florescem sob suas cargas; quanto mais são afligidos, mais se multiplicam.
Plantados na casa do Senhor, onde têm a raiz, florescem nos átrios de nosso Deus, onde espalham os ramos. Sua vida está escondida com Cristo em Deus, mas sua luz também brilha diante dos homens.
É desejável que os que têm lugar também tenham um nome na casa de Deus e dentro de seus muros, Isaías 56:5. Que os bons cristãos busquem distinguir-se, tornar-se notáveis e florescer, adornando assim a doutrina de Deus, nosso Salvador, como árvores florescentes adornam os átrios de uma casa.
Que os que florescem nos átrios de Deus lhe deem a glória por isso: é em virtude dessa promessa que serão “viçosos e florescentes”. Seu florescimento exterior vem de um viço interior, da raiz e do viço da boa oliveira, Romanos 11:17.
Sem um princípio vivo da graça no coração, a profissão de fé não florescerá por muito tempo. Onde esse princípio existe, porém, a folha também não murchará, Salmos 1:3. “As árvores do Senhor estão cheias de seiva”, Salmos 104:16. Veja Oseias 14:5, 6.
Terceiro, que serão frutíferas. Se nelas houvesse apenas folhas, não seriam árvores de valor algum; mas produzirão fruto continuamente.
Os produtos da santificação, todas as expressões de devoção viva e de uma conduta útil, as boas obras pelas quais Deus é glorificado e outros são edificados, são esses os frutos da justiça. Abundar neles é privilégio, assim como dever, dos justos; sua abundância neles é matéria de promessa, assim como de mandamento.
Promete-se que darão fruto na velhice. Outras árvores deixam de produzir quando envelhecem; nas árvores de Deus, porém, a força da graça não falha junto com a força da natureza.
Os últimos dias dos santos às vezes são seus melhores dias, e sua última obra, a melhor. Isso de fato mostra que são íntegros: a perseverança é a prova mais segura da sinceridade.
Mas aqui se diz isso para mostrar que o Senhor é íntegro (v. 15), verdadeiro em relação às suas promessas e fiel a cada palavra que falou, e constante na obra que começou.
Assim como é pelas promessas que os fiéis primeiro participam da natureza divina, também é por elas que essa natureza é preservada e mantida. Portanto, o poder que ela exerce comprova que o Senhor é íntegro e que assim se mostrará com o homem íntegro, Salmos 18:25.
Nisso o salmista triunfa: “Ele é minha rocha, e não há nele injustiça. Escolhi-o como minha rocha sobre a qual construir, em cujas fendas me abrigar e em cujo alto firmar meus pés. Encontrei nele uma rocha forte e firme, e sua palavra firme como rocha.”
“Descobri” (e que cada um fale conforme sua experiência) “que não há nele injustiça”. Deus é tão poderoso e será tão bondoso quanto sua palavra diz que é. Todos os que confiaram nele o acharam fiel e plenamente suficiente; ninguém jamais foi envergonhado em sua esperança nele.