Matthew Henry

Salmos 19

Argumento

Há dois livros excelentes que o grande Deus publicou para instrução e edificação dos filhos dos homens. Este salmo trata de ambos e recomenda o estudo diligente dos dois.

I. O livro das criaturas, no qual podemos ler facilmente o poder e a divindade do Criador, vv. 1-6. II. O livro das Escrituras, que nos revela a vontade de Deus quanto ao nosso dever. O salmista mostra a excelência e a utilidade desse livro (vv. 7-11) e depois nos ensina a aproveitá-lo, vv. 12-14.

A Glória de Deus Vista na Criação.

Versículos 1 a 6

Ao Músico-Mor. Salmo de Davi.

Partindo das coisas que todos veem todos os dias, o salmista, nestes versículos, nos leva a considerar as coisas invisíveis de Deus. Sua existência se mostra incontestavelmente evidente, e sua glória resplandece com brilho sublime nos céus visíveis, na estrutura e beleza deles e na ordem e influência dos corpos celestes.

Essa manifestação do poder divino mostra não só a tolice dos ateus, que veem que há um céu e ainda dizem: “Não há Deus”; que veem o efeito e ainda dizem: “Não há causa”, mas mostra também a tolice dos idólatras e a vaidade da imaginação deles.

Embora os céus declarem a glória de Deus, eles atribuíram essa glória às luzes do céu, quando as próprias luzes os orientavam a atribuí-la somente a Deus, o Pai das luzes. Observe aqui:

  1. O que as criaturas nos anunciam. Elas nos são úteis e prestativas de muitas maneiras, mas em nenhuma tanto quanto nesta: declaram a glória de Deus ao mostrar as obras de suas mãos, v. 1.

Elas dizem claramente que são obras das mãos de Deus. Não poderiam existir desde a eternidade, pois toda sucessão e todo movimento devem ter tido um começo. Não poderiam ter feito a si mesmas: isso é uma contradição. Não poderiam ter sido produzidas por um encontro casual de átomos: isso é um absurdo, mais digno de zombaria do que de debate.

Portanto, devem ter um Criador, que só pode ser uma mente eterna, infinitamente sábia, poderosa e boa. Assim fica evidente que elas são obras de Deus, obras de seus dedos (Salmos 8:3), e por isso declaram sua glória. Da excelência da obra podemos facilmente deduzir a perfeição infinita de seu grande autor.

Do brilho dos céus podemos concluir que o Criador é luz; sua vasta extensão anuncia a imensidão dele; sua altura, sua transcendência e soberania; sua influência sobre esta terra, seu domínio, sua providência e sua beneficência universal.

Todos declaram também seu poder todo-poderoso, pelo qual foram feitos no princípio e pelo qual continuam até hoje, segundo as ordenanças então estabelecidas.

II. Quais são algumas das coisas que anunciam isso? 1. Os céus e o firmamento: a vasta extensão do ar e do éter e as esferas dos planetas e das estrelas fixas. Pela estrutura de seu corpo, o homem tem esta vantagem sobre os animais: enquanto eles foram feitos para olhar para baixo, para onde seus espíritos devem ir, ele foi feito ereto, para olhar para cima.

Isso porque seu espírito em breve deverá ir para cima, e seus pensamentos já deveriam elevar-se. 2. A sucessão constante e regular do dia e da noite (v. 2): dia após dia, e noite após noite, anunciam a glória do Deus que primeiro separou a luz das trevas.

Desde o princípio até hoje, ele preservou essa ordem estabelecida sem variação, conforme sua aliança com Noé (Gênesis 8:22): “Enquanto a terra permanecer, dia e noite não cessarão”. À estabilidade dessa aliança da providência se compara a aliança da graça, Jeremias 33:20; 31:35.

A alternância do dia e da noite, com tamanha exatidão, é uma grande demonstração do poder de Deus. Ela nos chama a observar que, tanto no reino da natureza quanto no da providência, ele forma a luz e cria as trevas (Isaías 45:7) e põe uma em oposição à outra.

É também uma demonstração de sua bondade para com o homem, pois ele faz as saídas da manhã e da tarde se alegrarem, Salmos 65:8. Por essa revolução constante, ele não apenas glorifica a si mesmo, mas também nos agrada: assim como a luz da manhã favorece as tarefas do dia, as sombras da tarde favorecem o repouso da noite.

Cada dia e cada noite anunciam a bondade de Deus e, terminado seu testemunho, deixam ao dia seguinte e à noite seguinte a tarefa de dizer o mesmo.

  1. A luz e a influência do sol declaram de modo especial a glória de Deus. De todos os corpos celestes, ele é o mais notável em si mesmo e o mais útil a este mundo inferior, que, sem ele, seria inteiramente uma masmorra e inteiramente um deserto.

Não é uma conjectura improvável que Davi tenha escrito este salmo enquanto contemplava o nascer do sol e, aproveitando a ocasião dada por seu brilho, tenha declarado a glória de Deus. Quanto ao sol, observe aqui: (1.) O lugar que lhe foi designado. Nos céus, Deus pôs um tabernáculo para o sol.

Os corpos celestes são chamados exércitos do céu e, por isso, diz-se apropriadamente que moram em tendas, como soldados em seus acampamentos. Diz-se que o sol recebeu um tabernáculo não só porque está em movimento contínuo e nunca tem residência fixa, mas também porque a morada que possui será desmontada como uma tenda no fim dos tempos.

Então os céus serão enrolados como um pergaminho e o sol se converterá em trevas. (2.) O percurso que lhe foi atribuído. Essa criatura gloriosa não foi feita para ficar ociosa: sua saída, pelo menos como parece aos nossos olhos, se dá de um ponto dos céus, e seu circuito vai dali ao ponto oposto e, depois, de volta ao mesmo ponto, completando sua revolução diária.

Isso acontece com tal regularidade e constância que podemos prever com certeza a hora e o minuto em que o sol nascerá em determinado lugar, em qualquer dia futuro. (3.) O brilho com que aparece. Ele é como um noivo que sai de seus aposentos, ricamente vestido e adornado, tão esmerado quanto mãos poderiam fazê-lo.

Seu aspecto é agradável, e ele torna agradável tudo ao redor, pois o amigo do noivo muito se alegra ao ouvir a voz do noivo, João 3:29. (4.) A alegria com que faz esse percurso. Embora pareça imensa a volta que precisa dar, e ele não tenha um momento de descanso, ainda assim, em obediência à lei de sua criação e para o serviço do homem, faz esse percurso.

Ele não apenas cumpre essa tarefa: faz isso com grande prazer e se alegra como um homem forte ao correr uma carreira. Com semelhante satisfação Cristo, o Sol da justiça, concluiu a obra que lhe foi dada para fazer.

(5.) Sua influência universal sobre a terra: “Nada se esconde do seu calor”; nem mesmo os metais nas entranhas da terra, sobre os quais o sol exerce influência.

III. A quem se faz essa declaração da glória de Deus. Ela alcança todas as partes do mundo (v. 3, 4): “Não há fala nem língua”, isto é, não há nação, pois as nações foram divididas segundo suas línguas (Gênesis 10:31, 32), “onde sua voz não seja ouvida”.

“Sua linha se estendeu por toda a terra”, talvez a linha equinocial, “e suas palavras até os confins do mundo”, proclamando o poder eterno do Deus da natureza, v. 4. O apóstolo usa isso como motivo para que os judeus não se irassem com ele e com outros por pregarem o evangelho aos gentios.

Deus já se havia dado a conhecer ao mundo gentio pelas obras da criação e não se deixara sem testemunho entre eles (Romanos 10:18). Assim, não tinham desculpa se eram idólatras, Romanos 1:20, 21. Também não eram culpados os que, ao lhes pregar o evangelho, procuravam afastá-los da idolatria.

Se Deus usou esses meios para impedir sua apostasia e eles se mostraram ineficazes, os apóstolos fizeram bem em usar outros meios para recuperá-los dela. Não têm fala nem língua, segundo outra leitura, e ainda assim sua voz é ouvida. Todos os povos podem ouvir esses pregadores naturais e imortais falar-lhes, em sua própria língua, das maravilhosas obras de Deus.

Ao cantar esses versículos, devemos dar a Deus a glória por todo o conforto e benefício que recebemos das luzes do céu, olhando sempre acima e além delas, para o Sol da justiça.

Versículos 7 a 14

A Excelência das Escrituras.

A glória de Deus, isto é, sua bondade para com o homem, aparece muito nas obras da criação, mas muito mais na revelação divina e por meio dela. A Sagrada Escritura, como regra tanto de nosso dever para com Deus quanto daquilo que esperamos dele, nos é de utilidade e benefício muito maiores que o dia ou a noite, que o ar que respiramos ou que a luz do sol.

O que as obras de Deus revelam a respeito dele poderia ter bastado se o homem tivesse conservado sua integridade. Mas, para recuperá-lo de seu estado caído, é necessário outro meio: isso deve ser feito pela palavra de Deus. E aqui:

  1. O salmista dá o relato das excelentes propriedades e os usos da palavra de Deus em seis sentenças (vv. 7-9). Em cada uma se repete o nome Jeová, sem repetição inútil, pois a lei recebe sua autoridade e toda a sua excelência do Legislador.

Aqui estão seis diversos títulos da palavra de Deus, que abrangem toda a revelação divina, preceitos e promessas, especialmente o evangelho. Aqui estão diversas de suas boas propriedades, que comprovam sua origem divina, a recomendam ao nosso afeto e a exaltam acima de todas as outras leis.

Aqui estão diversos bons efeitos da lei sobre a mente humana. Eles mostram o desígnio para o qual ela foi concebida, que uso devemos fazer dela e como é maravilhosa a eficácia da graça divina, que a acompanha e opera por meio dela.

  1. “A lei do Senhor é perfeita.” É inteiramente livre de toda corrupção, inteiramente cheia de tudo o que é bom e inteiramente adequada ao fim para o qual foi concebida por desígnio. Ela tornará perfeito o homem de Deus, 2 Timóteo 3:17. Nada lhe deve ser acrescentado nem retirado.

Ela serve para converter a alma, trazendo-nos de volta a nós mesmos, a nosso Deus e a nosso dever. Mostra-nos nossa pecaminosidade e miséria quando nos afastamos de Deus e a necessidade indispensável de retornar a ele.

  1. “O testemunho do Senhor”, que dá testemunho dele a nós, “é seguro”, incontestavelmente e inviolavelmente seguro. Podemos dar-lhe crédito, confiar nele e estar certos de que não nos enganará. É uma revelação segura da verdade divina, uma orientação segura no caminho do dever.

É fundamento seguro de consolos vivos e fundamento seguro de esperanças duradouras. Serve para nos tornar sábios, “sábios para a salvação”, 2 Timóteo 3:15. Ele nos dará entendimento das coisas divinas e previsão das coisas futuras. Nos ocupará na melhor obra e resguardará nossos verdadeiros interesses.

Tornará até os simples, por mais inábeis que sejam em maquinar para o mundo presente, sábios quanto à alma e à eternidade. Os que são humildemente simples, conscientes da própria insensatez e dispostos a aprender, serão feitos sábios pela palavra de Deus, Salmos 25:9.

  1. “Os estatutos do Senhor”, estabelecidos por sua autoridade e obrigatórios para todos aonde quer que cheguem, “são retos”. Concordam exatamente com as regras e os princípios eternos do bem e do mal, isto é, com a reta razão do homem e os retos conselhos de Deus.

Todos os preceitos de Deus, acerca de todas as coisas, são retos (Salmos 119:128), exatamente como devem ser. Eles nos porão no caminho certo se os recebermos e nos submetermos a eles. E, por serem retos, alegram o coração.

A lei, como a vemos nas mãos de Cristo, dá motivo de alegria. Quando escrita em nosso coração, lança o fundamento de uma alegria eterna, restaurando-nos à razão correta.

  1. “O mandamento do Senhor é puro”: é claro, sem escuridão; é limpo, sem escória nem maculação. Ele próprio está purificado de toda liga e purifica aqueles que o recebem e acolhem. É o meio habitual que o Espírito usa para iluminar os olhos: leva-nos a ver e sentir nosso pecado e nossa miséria e nos orienta no caminho do dever.

  2. “O temor do Senhor”, a verdadeira religião e piedade prescritas na palavra, que reinam no coração e são praticadas na vida, “é limpo”. É limpo em si mesmo e nos tornará limpos (João 15:3); tornará limpo o nosso caminho, Salmos 119:9.

E “permanece para sempre”: sua obrigação é perpétua e jamais pode ser revogada. A lei cerimonial foi abolida há muito tempo, mas a lei referente ao temor de Deus continua sempre a mesma. O tempo não mudará a natureza do bem e do mal morais.

  1. “Os juízos do Senhor”, todos os seus preceitos formulados com sabedoria infinita, “são verdadeiros”: fundamentam-se nas verdades mais sagradas e incontestáveis. São justos, todos de acordo com a equidade natural; e são assim em conjunto. Não há injustiça em nenhum deles: todos formam uma unidade.

II. Ele expressa o grande valor que dava à palavra de Deus e a grande vantagem que havia recebido dela e esperava continuar recebendo, v. 10, 11.

  1. Veja quanto ele prezava os mandamentos de Deus. É característica de todas as pessoas boas que prefiram sua religião e a palavra de Deus: (1.) Muito acima de toda a riqueza do mundo. Ela é mais desejável que o ouro, que o ouro fino, que muito ouro fino.

O ouro vem da terra e é terreno; a graça, porém, é a imagem do que é celestial. O ouro serve apenas ao corpo e aos interesses do tempo; a graça serve à alma e aos interesses da eternidade.

(2.) Muito acima de todos os prazeres e deleites dos sentidos. A palavra de Deus, recebida pela fé, é doce para a alma, mais doce que o mel e o favo de mel. Os prazeres dos sentidos são o deleite dos animais e, por isso, rebaixam a grande alma do homem; os prazeres da religião são o deleite dos anjos e elevam a alma.

Os prazeres dos sentidos são enganosos, logo enjoam e ainda assim nunca satisfazem. Os da religião, porém, são reais e satisfatórios, e não há perigo de exceder-se neles.

  1. Veja que uso ele fez dos preceitos da palavra de Deus: “Por eles teu servo é avisado.” A palavra de Deus é uma palavra de aviso aos filhos dos homens. Ela nos avisa do dever que devemos cumprir, dos perigos que devemos evitar e do dilúvio para o qual devemos nos preparar, Ezequiel 3:17; 33:7.

Avisa o perverso a não prosseguir em seu caminho perverso e avisa o justo a não se desviar de seu bom caminho. Todos os que são de fato servos de Deus acolhem esse aviso.

  1. Veja que vantagem ele esperava obter de sua obediência aos preceitos de Deus: “Em guardá-los há grande recompensa.” Os que cumprem seu dever por consciência não apenas não perderão nada com isso; ganharão de maneira indizível.

Há recompensa não só depois de guardar os mandamentos de Deus, mas também ao guardá-los: uma grande recompensa presente pela obediência. A religião é saúde e honra; é paz e prazer. Tornará doces nossos consolos e leves nossas cruzes, a vida na verdade valiosa e a própria morte na verdade desejável.

III. Ele tira boas conclusões dessa piedosa meditação sobre a excelência da palavra de Deus. Pensamentos assim devem despertar em nós sentimentos devotos, e isso serve a um bom propósito.

  1. Com isso, ele encontra ocasião para refletir com arrependimento sobre seus pecados, pois pela lei vem o conhecimento do pecado. “O mandamento é tão santo, justo e bom? Então, quem pode entender seus erros? Eu não posso, ainda que outros possam.”

Da retidão da lei divina, ele aprende a chamar seus pecados de erros. Se o mandamento é verdadeiro e justo, toda transgressão dele é um erro, pois se funda num engano. Toda prática perversa nasce de algum princípio corrompido: é um desvio da regra pela qual devemos agir e do caminho por onde devemos andar.

Da extensão, do rigor e da natureza espiritual da lei divina, ele aprende que seus pecados são tantos que não consegue compreender seu número, e tão excessivamente pecaminosos que não consegue compreender sua gravidade e malignidade.

Somos culpados de muitos pecados dos quais não nos damos conta, por descuido e parcialidade para conosco. Cometemos muitos outros que já esquecemos. Por isso, mesmo depois da confissão mais minuciosa dos pecados, precisamos terminar com um et cetera, “e outros semelhantes”, pois Deus conhece muito mais mal em nós do que nós mesmos conhecemos.

Em muitas coisas todos tropeçamos; e quem pode dizer quantas vezes tropeça? Ainda bem que estamos sob a graça, e não sob a lei; de outro modo, estaríamos perdidos.

  1. Com isso, ele encontra ocasião para orar contra o pecado. Tudo o que a lei nos revela acerca do pecado deve nos levar ao trono da graça para ali orarmos, como Davi faz aqui: (1.) Por misericórdia que perdoe.

Ao perceber que não consegue especificar todos os detalhes de suas transgressões, ele clama: Senhor, limpe-me de minhas faltas secretas. Não são secretas para Deus, pois nenhuma o é; nem apenas ocultas ao mundo, mas ocultas à própria observação que ele faz de si mesmo.

Até os melhores homens têm motivo para suspeitar que são culpados de muitas faltas secretas e para pedir a Deus que os limpe dessa culpa e não a lance em sua conta. Mesmo nossos pecados de fraqueza e inadvertência, e nossos pecados secretos, nos arruinariam se Deus nos tratasse como merecemos por eles.

Até as faltas secretas maculam e nos tornam impróprios para a comunhão com Deus. Quando são perdoadas, porém, somos limpos delas, 1 João 1:7. (2.) Por graça que ajude em tempo de necessidade.

Depois de orar para que seus pecados de fraqueza fossem perdoados, ele pede que os pecados presunçosos sejam impedidos, v. 13. Todos os que na verdade se arrependem de seus pecados e recebem perdão têm o zelo de não recair no pecado nem voltar à insensatez.

Isso fica claro em suas orações, que concordam com a de Davi aqui. Observe: [1.] Seu pedido: “Guarda-me para que eu nunca seja culpado de um pecado voluntário e presunçoso.” Devemos orar para ser preservados dos pecados de fraqueza, mas sobretudo dos presunçosos, que mais ofendem a Deus e ferem a consciência, ressecam nossos consolos e abalam nossas esperanças.

“Ao menos, que nenhum deles domine sobre mim; não permitas que eu fique às ordens de tal pecado nem que seja escravizado por ele.” [2.] Seu apelo: Assim, “serei íntegro”; parecerei íntegro; conservarei a evidência e o consolo de minha integridade; e “serei inocente da grande transgressão”.

É assim que ele chama o pecado presunçoso, porque nenhum sacrifício era aceito por ele, Números 15:28-30. Repare: Primeiro, os pecados presunçosos são muito graves e perigosos.

Aqueles que pecam contra as convicções habituais e as advertências concretas de sua consciência, desprezando e desafiando a lei e suas sanções, pecam de mão erguida. Pecam presunçosamente, e isso é uma grande transgressão.

Segundo, até os homens bons devem desconfiar de si mesmos e temer pecar presunçosamente, sim, e ainda, mesmo que a graça de Deus os tenha preservado disso até agora. Que ninguém seja arrogante, mas tema.

Terceiro, tão expostos que estamos, precisamos muito orar a Deus quando avançamos para um pecado presunçoso, pedindo-lhe que nos detenha, seja por sua providência, que impede a tentação, seja por sua graça, que nos dá vitória sobre ela.

  1. Com isso, ele encontra ocasião para pedir humildemente que Deus aceite seus pensamentos e sentimentos piedosos, v. 14. Observe a ligação disso com o que veio antes. Ele pede a Deus que o guarde do pecado e, depois, que aceite suas obras. Se favorecemos nossos pecados, não podemos esperar que Deus favoreça a nós ou a nossos serviços, Salmos 66:18.

Observe: (1.) Quais eram seus serviços: as palavras de sua boca e as meditações de seu coração, seus santos sentimentos oferecidos a Deus. As meditações piedosas do coração não devem ser sufocadas, mas expressas pelas palavras de nossa boca, para a glória de Deus e a edificação dos outros.

E as palavras de nossa boca, em oração e louvor, não devem ser formais; devem nascer da meditação do coração, Salmos 45:1. (2.) Qual era seu zelo quanto a esses serviços: que fossem aceitáveis a Deus. Se nossos serviços não são aceitáveis a Deus, de que nos servem? As almas agraciadas terão alcançado tudo a que aspiram se Deus as aceitar, pois nessa aceitação está sua felicidade.

(3.) Que ânimo ele tinha para esperar essa aceitação: Deus era sua força e seu redentor. Se buscamos em Deus, nossa força, ajuda para os deveres religiosos, podemos esperar ser aceitos por ele ao cumpri-los, pois, por sua força, temos poder junto dele.

Ao cantar este salmo, nosso coração deve ser profundamente tocado pela excelência da palavra de Deus e entregue a ela. Devemos ser profundamente tocados pelo mal do pecado, pelo perigo de cometê-lo e pelo perigo que ele nos traz, e buscar ajuda do céu contra ele.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra