Matthew Henry

Salmos 150

Argumento

O primeiro e o último dos salmos têm ambos o mesmo número de versículos, são ambos curtos e fáceis de guardar na memória. Mas seu propósito é muito diferente: o primeiro salmo é uma instrução detalhada sobre nosso dever, para nos preparar para as consolações da devoção; este é inteiramente êxtase e arrebatamento.

Talvez tenha sido escrito de propósito para concluir estes cânticos sagrados e mostrar o desígnio de todos eles: ajudar-nos a louvar a Deus. O próprio salmista estava cheio dos louvores de Deus e, aqui, desejava muito encher deles o mundo inteiro. Repetidas vezes, chama: “Louvai ao Senhor, louvai-o, louvai-o”, nada menos que treze vezes nesses seis breves versículos.

Ele mostra: I. Por que e por qual motivo Deus deve ser louvado (v. 1, 2). II. Como e com quais expressões de alegria Deus deve ser louvado, vv. 3-5. III. Quem deve louvar ao Senhor: é tarefa de todos, v. 6.

Ao cantar este salmo, devemos procurar que nosso coração seja profundamente tocado pelas perfeições de Deus e pelos louvores que o acompanham e o acompanharão para sempre, por todas as gerações, pelos séculos sem fim.

Versículos 1 a 6

Um Convite a Louvar a Deus; Todas as Criaturas Chamadas a Louvá-lo.

Aqui somos exortados a louvar a Deus com o maior fervor imaginável. Se, como alguns supõem, este salmo se destinava principalmente aos levitas, para estimulá-los a cumprir seu ofício na casa do Senhor como cantores e instrumentistas, ainda assim devemos recebê-lo como dirigido a nós, que fomos feitos sacerdotes espirituais para o nosso Deus.

A insistência repetida nesse chamado indica que se trata de um dever grande e necessário, no qual devemos estar muito ocupados e crescer muito. Por natureza, porém, somos pouco dispostos e frios para cumpri-lo; por isso, precisamos ser conduzidos e mantidos nele por preceito sobre preceito e linha sobre linha. Observe aqui:

I. De onde surge esse tributo de louvor e de que parte do domínio divino ele procede especialmente. Ele vem: 1. Do seu santuário; louvem-no ali. Que seus sacerdotes e seu povo, que ali comparecem, o sirvam com seus louvores. Onde deveria ser louvado, senão no lugar em que, de modo especial, tanto manifesta sua glória quanto comunica sua graça?

Louvem a Deus por causa de seu santuário e dos privilégios que desfrutamos por tê-lo entre nós, Ezequiel 37:26. “Louvai a Deus em seus santos” (assim alguns leem); devemos reparar na imagem de Deus tal como aparece nos santificados e amá-los por causa dessa imagem. Quando os louvamos, devemos louvar a Deus neles.

  1. Do firmamento de seu poder. Louvem-no por causa do poder e da glória que aparecem no firmamento: sua vastidão, seu brilho e seus esplêndidos adornos; e por causa das poderosas influências que exerce sobre esta terra. Que os habitantes do firmamento de seu poder, os santos anjos, conduzam essa boa obra.

Alguns entendem tanto o santuário quanto o firmamento de seu poder como o mais alto céu, a morada de sua glória. Esse é, de fato, seu santuário, seu templo santo, e ali ele é louvado continuamente, de maneira muito melhor do que nós podemos louvá-lo. Quando vemos quão pobremente o fazemos, é um consolo saber que ali o louvor é tão bem prestado.

II. Por quais motivos esse tributo de louvor lhe é devido:

São muitos, especialmente: 1. As obras de seu poder (v. 2): “Louvai-o por seus atos poderosos”, por suas grandezas de poder (esse é o termo), por todas as manifestações de sua força, pelo poder de sua providência e de sua graça, pelo que fez na criação, no governo e na redenção do mundo, em favor dos filhos dos homens em geral e, em particular, de sua própria igreja e de seus filhos.

  1. A glória e a majestade de seu ser: “Louvai-o conforme sua excelente grandeza”, conforme a multidão de sua magnificência (assim lê o Dr. Hammond).

Não que nossos louvores possam guardar qualquer proporção com a grandeza de Deus, pois ela é infinita; mas, já que ele é maior do que podemos expressar ou conceber, devemos elevar nossas concepções e expressões ao grau mais alto que pudermos alcançar.

Não tenham medo de dizer demais ao louvar a Deus, como tantas vezes fazemos ao louvar até homens grandes e bons. Deus non patitur hyperbolum — Não podemos falar de Deus com hipérboles. O perigo inteiro está em dizer pouco demais.

Por isso, quando tivermos feito tudo o que pudermos, devemos reconhecer que, embora o tenhamos louvado em consideração à sua excelente grandeza, ainda assim não o louvamos na proporção dela.

III. De que maneira esse tributo deve ser pago: com todos os tipos de instrumentos musicais então usados no serviço do templo, vv. 3-5. É bom que não precisemos investigar que instrumentos eram esses; basta que fossem bem conhecidos naquela época. O que nos importa é saber:

  1. Que, por meio deles, se indica quão cheio estava o coração do salmista dos louvores de Deus e quanto ele desejava que essa boa obra prosseguisse. 2. Que, ao servir a Deus, não devemos poupar despesa nem esforço.

  2. Que a melhor música aos ouvidos de Deus são as afeições devotas e piedosas: non musica chordula, sed cor — não uma corda melodiosa, mas um coração melodioso. Louvem a Deus com fé vigorosa; louvem-no com amor e deleite santos; louvem-no com plena confiança em Cristo; louvem-no com triunfo, pela fé, sobre os poderes das trevas.

Louvem-no com ardente desejo por ele e plena satisfação nele; louvem-no respeitando todos os seus mandamentos; louvem-no submetendo-se alegremente a todo o seu dispor; louvem-no alegrando-se em seu amor e consolando-se em sua grande bondade.

Louvem-no promovendo os interesses do reino de sua graça; louvem-no com viva esperança e expectativa do reino de sua glória. 4. Que, embora vários instrumentos fossem usados para louvar a Deus, ainda assim isso devia ser feito em harmonia exata e perfeita: não deviam atrapalhar-se uns aos outros, mas ajudar-se mutuamente.

Em vez disso, o concerto do Novo Testamento consiste em glorificar a Deus “com uma só mente e uma só boca”, Romanos 15:6.

IV. Quem deve pagar esse tributo (v. 6): “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor.”

Ele começou chamando os que tinham lugar em seu santuário e trabalhavam no serviço do templo, mas conclui chamando todos os filhos dos homens, tendo em vista o tempo em que os gentios seriam recebidos na igreja e em que esse incenso seria oferecido em todos os lugares de maneira tão aceitável quanto em Jerusalém, Malaquias 1:11.

Alguns pensam que em “tudo o que tem fôlego” devemos incluir as criaturas inferiores (como em Gênesis 7:22), todos aqueles em cujas narinas havia o fôlego de vida. Eles louvam a Deus segundo sua capacidade. O canto dos pássaros é uma forma de louvar a Deus. Os animais irracionais, na prática, dizem ao homem: “Louvaríamos a Deus se pudéssemos; faça você isso por nós.”

João ouviu em visão um cântico de louvor de toda criatura que está no céu, na terra e debaixo da terra, Apocalipse 5:13. Outros pensam que se referem apenas aos filhos dos homens, pois foi neles que Deus soprou de modo mais especial o fôlego de vida, de sorte que se tornaram almas viventes, Gênesis 2:7.

Agora que se ordena a pregação do evangelho a toda criatura, a toda criatura humana, exige-se que toda criatura humana louve ao Senhor. Para que temos nosso fôlego, nosso espírito, senão para gastá-lo louvando a Deus? E como poderíamos gastá-lo melhor? As orações são chamadas de nossos suspiros, Lamentações 3:56.

Que todos os que suspiram diante de Deus em oração e recebem o benefício disso também exalem seus louvores. Já que temos fôlego, que os louvores de Deus perfumem nossa respiração; que estejamos nessa obra como em nosso elemento, como no ar que respiramos, sem o qual não poderíamos viver.

Já que temos o fôlego nas narinas, consideremos que ele continuamente sai e em breve partirá sem voltar. Portanto, visto que logo daremos nosso último suspiro, louvemos ao Senhor enquanto temos fôlego. Então expiraremos consolados e, quando a morte nos tirar o fôlego, passaremos a um estado melhor, para respirar os louvores de Deus num ar mais livre e melhor.

Os três primeiros dos cinco livros dos salmos (segundo a divisão hebraica) terminaram com “Amém e amém”; o quarto, com “Amém, aleluia”; mas o último e, com ele, o livro inteiro, termina apenas com “Aleluia”. Isso porque os seis últimos salmos são inteiramente dedicados ao louvor de Deus, sem uma só palavra de queixa ou petição.

Quanto mais perto do fim chegarem os bons cristãos, tanto mais cheios devem estar dos louvores de Deus. Alguns pensam que este último salmo se destina a representar a obra dos santos glorificados no céu, que ali louvam continuamente a Deus.

Entendem que os instrumentos musicais aqui mencionados são tão pouco literais quanto o ouro, as pérolas e as pedras preciosas que adornam a Nova Jerusalém, Apocalipse 21:18, 19.

Mas, assim como estes indicam que as glórias do céu são as mais excelentes glórias, assim aqueles indicam que os louvores oferecidos pelos santos ali são os mais excelentes louvores. No céu, as orações serão absorvidas por louvores eternos; não haverá interrupção no louvor a Deus e, ainda assim, não haverá cansaço: aleluias repetidos para sempre e, contudo, cânticos sempre novos.

Tenhamos com frequência prazer em pensar no que fazem os santos glorificados no céu, inclusive aqueles que conhecemos na terra e que nos precederam até lá. Que isso não apenas nos faça desejar estar entre eles, mas também nos estimule a cumprir esta parte da vontade de Deus na terra como a cumprem os que estão no céu.

Gastemos tanto tempo quanto possível nessa boa obra, pois esperamos nela passar uma eternidade de alegria. “Aleluia” é a palavra ali (Apocalipse 19:1, 3); ecoemo-la agora, como quem espera unir-se a ela em breve. “Aleluia, louvai ao Senhor.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra