Salmos 14
Argumento
Não se sabe em que ocasião este salmo foi escrito, nem se houve alguma ocasião específica. Alguns dizem que Davi o escreveu quando Saul o perseguia; outros, quando Absalão se rebelou contra ele. Mas são apenas conjecturas, sem certeza suficiente para nos autorizar a interpretar o salmo por meio delas.
O apóstolo cita parte deste salmo (Romanos 3:10, etc.) para provar que judeus e gentios estão todos sob o pecado (v. 9) e que o mundo inteiro é culpado diante de Deus (v. 19).
Leva-nos a entendê-lo, em geral, como descrição da depravação da natureza humana, da pecaminosidade do pecado em que somos concebidos e nascemos e da lamentável corrupção de grande parte da humanidade, até do mundo que jaz na maldade, 1 João 5:19.
Mas, assim como os salmos cujo desígnio é revelar nosso remédio em Cristo geralmente aludem a Davi, sim, e ainda, têm passagens primariamente sobre ele (Salmos 2, Salmos 16, Salmos 22 e outros), assim este salmo, cujo desígnio é revelar nossa ferida pelo pecado, alude aos inimigos e perseguidores de Davi e a outros opressores dos bons de então, a quem certas passagens se referem diretamente.
Em todos os salmos, do terceiro até este (exceto o oitavo), Davi se queixara daqueles que o odiavam e perseguiam, o afrontavam e maltratavam. Agora ele remonta todas essas correntes amargas à sua fonte, a corrupção geral da natureza, e percebe que não apenas seus inimigos, mas todos os filhos dos homens estavam assim corrompidos.
Aqui está: I. Uma acusação apresentada contra um mundo ímpio, v. 1. II. A prova da acusação, vv. 2-3. III. Uma séria interpelação aos pecadores, especialmente aos perseguidores, a respeito dela, vv. 4-6. IV. Uma oração de fé pela salvação de Israel e a alegre expectativa dessa salvação, v. 7.
Depravação Humana.
Versículos 1 a 3
Ao Músico-Mor. Salmo de Davi.
Se aplicarmos o coração, como Salomão fez (Eclesiastes 7:25), a explorar a maldade da tolice, até mesmo da insensatez e da loucura, estes versículos nos ajudarão na exploração e nos mostrarão que o pecado é extremamente pecaminoso. O pecado é a doença da humanidade, e aqui se mostra maligna e epidêmica.
- Veja como ela é maligna (v. 1) em dois aspectos:
(1.) O desprezo que lança sobre a honra de Deus, pois há algo de ateísmo prático no fundo de todo pecado. “O insensato disse em seu coração: Não há Deus.” Às vezes somos tentados a pensar: “Certamente nunca houve tanto ateísmo e irreverência como em nossos dias.” Mas vemos que os tempos antigos não eram melhores.
Mesmo no tempo de Davi havia pessoas que tinham chegado a tal extremo de impiedade que negavam a própria existência de Deus e os princípios primeiros e evidentes da religião. Observe: [1.] O pecador aqui descrito. É alguém que diz em seu coração: “Não há Deus”; é um ateu.
“Não há Elohim, nenhum Juiz ou governante do mundo, nenhuma providência que presida os assuntos humanos.” Não podem duvidar da existência de Deus, mas questionarão seu domínio. Ele diz isso no coração; não é seu juízo, mas sua imaginação. Não consegue convencer a si mesmo de que Deus não existe, mas deseja que não existisse e se agrada da ideia de que talvez não exista.
Ele não consegue ter certeza de que Deus existe e, por isso, está disposto a pensar que não existe. Não ousa dizê-lo em voz alta, receando ser refutado e, assim, desenganado. Em vez disso, sussurra secretamente no coração para silenciar os clamores da consciência e dar a si mesmo ousadia em seus maus caminhos.
[2.] O caráter desse pecador. É um insensato, simplório e sem sabedoria; isso é uma prova de sua tolice. É perverso e profano; essa é a causa dela. Repare: pensamentos ateus são pensamentos perversos e muito insensatos, e estão na raiz de grande parte da maldade deste mundo. A palavra de Deus discerne esses pensamentos e marca com justiça aquele que os abriga.
Nabal é seu nome, e a tolice está com ele. Pois pensa contra a luz mais clara, contra seu próprio conhecimento e suas convicções e contra o sentimento comum de toda a parte sábia e sensata da humanidade. Ninguém dirá “Não há Deus” até ficar tão endurecido no pecado que lhe seja vantajoso não haver quem lhe peça contas.
(2.) A desonra e o rebaixamento que impõe à natureza humana. Os pecadores estão corrompidos, inteiramente degenerados em relação ao que o homem era em seu estado de inocência: “tornaram-se imundos” (v. 3), pútridos. Todas as suas faculdades estão tão desordenadas que se tornaram odiosos ao seu Criador e totalmente incapazes de cumprir os fins para os quais foram criados.
São de fato corruptos, pois: [1.] Não fazem bem algum; são pesos inúteis para a terra. Não prestam serviço a Deus, não lhe trazem honra nem fazem a si mesmos nenhum bem verdadeiro. [2.] Causam muito prejuízo. “Praticaram obras abomináveis”, pois assim são todas as obras pecaminosas.
O pecado é uma abominação para Deus, aquela coisa abominável que ele odeia (Jeremias 44:4) e que, mais cedo ou mais tarde, também o será para o pecador. Descobrir-se-á que é odioso (Salmos 36:2), uma “abominação da desolação”, isto é, que causa desolação, Mateus 24:15.
Isso decorre de dizerem “Não há Deus”. Pois aqueles que professam conhecer a Deus, mas o negam pelas obras, são abomináveis e reprovados para toda boa obra, Tito 1:16.
- Veja como essa doença é epidêmica: infectou toda a raça humana. Para prová-lo, o próprio Deus é apresentado aqui como testemunha, e testemunha ocular, vv. 2-3. Observe: (1.) Sua investigação: “O Senhor olhou do céu”, um lugar de observação que domina este mundo inferior. De lá, com olhos que tudo veem, examinou todos os filhos dos homens.
A questão era se havia entre eles alguém que compreendesse corretamente a si mesmo, seus deveres e seus interesses, e buscasse a Deus e o pusesse diante de si. Aquele que fez essa exploração não apenas era capaz de encontrar um homem bom caso existisse, por mais obscuro que fosse, mas também se alegraria em encontrá-lo e certamente repararia nele, como reparou em Noé no mundo antigo.
(2.) O resultado dessa investigação, v. 3. Após a exploração, a exploração dele, ficou evidente: “todos se desviaram”; a apostasia é universal. “Não há quem faça o bem, não, nem um sequer”, até que a graça livre e poderosa de Deus produza uma mudança.
Qualquer bem que haja em qualquer dos filhos dos homens, ou que seja feito por eles, não procede deles próprios; é obra de Deus neles.
Quando Deus fez o mundo, olhou para sua própria obra, e tudo era muito bom (Gênesis 1:31). Mas, algum tempo depois, olhou para a obra do homem e, eis que tudo era muito mau (Gênesis 6:5): toda operação dos pensamentos do coração humano era má, somente má, e isso continuamente.
Desviaram-se do caminho reto de seu dever, o caminho que conduz à felicidade, e se voltaram para as veredas do destruidor.
Ao cantar este salmo, lamentemos a corrupção de nossa própria natureza e vejamos quanto precisamos da graça de Deus. E, visto que o que nasce da carne é carne, não nos admiremos de ouvir que precisamos nascer de novo.
Versículos 4 a 7
Nestes versículos, o salmista procura:
I. Convencer os pecadores do mal e do perigo do caminho em que andam, por mais seguros que se sintam nele. Ele lhes mostra três coisas que talvez não estejam dispostos a ver — sua maldade, sua insensatez e seu perigo — enquanto tendem a se considerar muito sábios, bons e seguros. Veja aqui:
- Sua maldade. Ela é descrita em quatro aspectos: (1.) Eles próprios praticam a iniquidade; têm o desígnio de praticá-la, praticam-na e têm nela tanto prazer quanto qualquer pessoa já teve em seu trabalho.
(2.) Devoram o povo de Deus com a mesma avidez com que comem pão. É tão inata e arraigada a inimizade que nutrem contra ele e tão de coração desejam sua ruína, porque realmente odeiam a Deus, a quem esse povo pertence.
Causar dano é comida e bebida para os perseguidores; é-lhes tão agradável quanto seu alimento necessário. Devoram o povo de Deus com facilidade, diariamente e sem receio, sem freio da consciência enquanto o fazem nem remorso depois de fazê-lo. Assim os irmãos de José o lançaram numa cisterna e depois se sentaram para comer pão, Gênesis 37:24-25. Veja Miquéias 3:2-3.
(3.) Não invocam o Senhor. Repare: os que não se importam com o povo de Deus, com seus pobres, tampouco se importam com o próprio Deus, mas vivem em desprezo por ele. O motivo pelo qual as pessoas caem em todo tipo de maldade, até as piores, é que não clamam a Deus por sua graça. Que bem se pode esperar de quem vive sem oração?
(4.) Envergonham o conselho dos pobres e os repreendem por fazer de Deus seu refúgio, como os inimigos de Davi o repreendiam, Salmos 11:1. Repare: são de fato muito perversos, e terão muito por que responder, os que não apenas rejeitam a religião e vivem sem ela, mas também dizem e fazem tudo o que podem para fazer com que outros, bem dispostos a ela, percam o apreço que lhe têm.
Procuram fazê-los perder o apreço por seus deveres, como se fossem mesquinhos, melancólicos e inúteis, e por seus privilégios, como se fossem insuficientes para tornar alguém seguro e feliz. Os que ridicularizam a religião e as pessoas religiosas descobrirão, à própria custa, que é mau brincar com ferramentas afiadas e perigoso perseguir aqueles que fazem de Deus seu refúgio.
“Não sejais zombadores, para que vossas amarras não sejam tornadas fortes.” Ele lhes mostra:
Sua tolice: não têm conhecimento. Isso é evidente, pois, se tivessem algum conhecimento de Deus, se compreendessem corretamente a si mesmos e ao menos considerassem as coisas como seres humanos, não tratariam o povo de Deus com tanta dureza e falta de humanidade.
Seu perigo (v. 5): “Ali se acharam em grande temor.” Ali, onde devoravam o povo de Deus, suas próprias consciências condenavam o que faziam e os enchiam de terrores secretos. Sorviam com prazer o sangue dos santos, mas, nas suas entranhas, ele se transforma e se torna fel de áspides.
Houve muitos casos de perseguidores orgulhosos e cruéis que foram feitos como Pasur, Magor-Missabibes — terrores para si mesmos e para todos os que os cercavam. Os que não querem temer a Deus talvez sejam levados a tremer diante do agitar de uma folha.
II. Ele procura consolar o povo de Deus: 1. Com o que eles possuem. Têm a presença de Deus (v. 5): ele está na geração dos justos. Têm sua proteção (v. 6): o Senhor é seu refúgio. Isso lhes dá tanta segurança quanto causa terror aos seus inimigos, que podem zombar de sua confiança em Deus, mas não conseguem zombar até tirá-la deles.
No dia do juízo, aumentará o terror e a confusão dos pecadores ver Deus reconhecer a geração dos justos, a quem odiaram e ridicularizaram. 2. Com o que eles esperam: a salvação de Israel, v. 7. Quando Davi foi expulso por Absalão e seus cúmplices rebeldes, consolou-se com a certeza de que Deus, no devido tempo, restauraria a sorte dele, para a alegria de todos os seus bons súditos.
Mas certamente essa agradável perspectiva alcança mais longe. Ele havia lamentado, no início do salmo, a corrupção geral da humanidade e, diante desse quadro melancólico, deseja a salvação que seria realizada pelo Redentor, cuja vinda a Sião era esperada para afastar a impiedade de Jacó, Romanos 11:26.
O mundo é mau. Ah, se o Messias viesse e mudasse seu caráter! Há corrupção universal. Ah, se chegassem os tempos de reforma! Esses tempos serão tão alegres quanto estes são melancólicos. Então Deus reverterá o cativeiro de seu povo, pois o Redentor subirá ao alto, levará cativo o cativeiro, e Jacó se alegrará.
Os triunfos do Rei de Sião serão as alegrias dos filhos de Sião. A segunda vinda de Cristo, para extinguir definitivamente o domínio do pecado e de Satanás, completará essa salvação, que é a esperança e será a alegria de todo israelita de fato.
Com essa certeza, ao cantar este salmo, devemos consolar a nós mesmos e uns aos outros diante dos pecados atuais dos pecadores e dos sofrimentos dos santos.