Rute 1
Argumento
Rute
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO LIVRO DE
RUTE.
Esta breve história das questões de uma família em particular vem apropriadamente depois do livro de Juízes, pois os acontecimentos aqui relatados ocorreram nos dias dos juízes. Também vem apropriadamente antes dos livros de Samuel, porque, no final, introduz Davi.
Os judeus, contudo, a separam de ambos em suas Bíblias e a incluem entre os cinco Meguilotes, ou Volumes, que agrupam perto do fim, nesta ordem: Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester. É provável que Samuel a tenha escrito.
Ela não relata milagres nem leis, guerras nem vitórias, nem revoluções de estados, mas a aflição de Noemi, primeiro, e depois seu consolo; a conversão de Rute, primeiro, e depois sua elevação de posição.
Aconteceram muitos eventos semelhantes, que talvez julguemos igualmente dignos de registro; mas Deus considerou apropriado transmitir-nos o conhecimento destes. Até os historiadores comuns entendem que têm liberdade para escolher seu tema.
O desígnio deste livro é: I. Conduzir-nos à providência, mostrando como ela se ocupa dos nossos assuntos particulares e ensinando-nos, em todos eles, a olhar para ela, reconhecendo Deus em todos os nossos caminhos e em todos os acontecimentos que nos dizem respeito. Veja 1 Samuel 2:7, 8; Salmos 113:7-9.
II. Conduzir-nos a Cristo, descendente de Rute; parte da genealogia dele encerra o livro e é dali trazida para Mateus 1. Na conversão de Rute, a moabita, e em sua inclusão na linhagem do Messias, temos um tipo do chamado dos gentios, no devido tempo, para a comunhão com Cristo Jesus, nosso Senhor.
O relato das aflições de Noemi e Rute está em Rute 1; exemplos de sua diligência e humildade, em Rute 2; sua aliança com Boaz, em Rute 3; e a feliz estabilidade que elas assim alcançaram, em Rute 4. Lembremos que a cena se passa em Belém, a cidade onde nosso Redentor nasceu.
Neste capítulo temos as aflições de Noemi: I. Como dona de casa aflita, forçada pela fome a mudar-se para a terra de Moabe (v. 1, 2). II. Como viúva e mãe enlutada, lamentando a morte do marido e dos dois filhos (vv. 3-5).
III. Como sogra zelosa, desejosa de ser bondosa com as duas noras, mas sem saber como fazê-lo ao voltar para seu próprio país (vv. 6-13). Ela se despede de Orfa com tristeza (v. 14) e leva Rute consigo, temerosa (vv. 15-18).
IV. Como mulher pobre, enviada de volta ao lugar onde antes se estabelecera, para ser amparada pela bondade dos seus amigos (vv. 19-22). Todas essas coisas eram melancólicas e pareciam estar contra ela; ainda assim, todas cooperavam para o bem.
Versículos 1 a 5
Elimeleque e Noemi; Morte de Elimeleque e de Seus Filhos. (a.C. 1312.)
As primeiras palavras trazem toda a informação sobre a data desta história. Foi nos dias em que os juízes governavam (v. 1), não naqueles tempos desordenados em que não havia rei em Israel; mas não nos dizem sob qual juiz isso aconteceu, e as conjecturas dos estudiosos são muito incertas.
Deve ter sido perto do início do período dos juízes, pois Boaz, que se casou com Rute, nasceu de Raabe, que recebeu os espias nos dias de Josué. Alguns pensam que foi nos dias de Eúde, outros nos de Débora; o erudito bispo Patrick tende a pensar que foi nos dias de Gideão, pois somente nos seus dias lemos de uma fome causada pela invasão dos midianitas (Juízes 6:3, 4).
Enquanto os juízes governavam, alguns em uma cidade, outros em outra, a Providência toma conhecimento especial de Belém e tem os olhos em um Rei, no próprio Messias, que descenderia de duas mães gentias, Raabe e Rute. Aqui está:
I. Uma fome na terra, na terra de Canaã, terra que manava leite e mel. Foi um dos juízos que Deus ameaçara trazer sobre eles por seus pecados (Levítico 26:19, 20). Ele tem muitas flechas em sua aljava. Nos dias dos juízes, eles eram oprimidos pelos inimigos; e, quando aquele juízo não os reformou, Deus tentou este, pois, quando julga, sairá vencedor.
Quando a terra teve descanso, contudo, não teve abundância; até em Belém, que significa casa do pão, havia escassez. Uma terra fértil é transformada em esterilidade para corrigir e conter o luxo e a devassidão de seus habitantes.
II. O relato de uma família em particular, aflita pela fome: a de Elimeleque. Seu nome significa “meu Deus é rei”, de acordo com a condição de Israel quando os juízes governavam, pois o Senhor era seu Rei; e era consolador para ele e sua família em sua aflição saber que Deus era deles e reina para sempre. Sua mulher era Noemi, nome que significa “minha amável” ou “minha agradável”.
Os nomes dos filhos, porém, eram Malom e Quiliom, que significam doença e definhamento, talvez porque fossem crianças frágeis e sem perspectiva de vida longa. Assim são os frutos das nossas coisas agradáveis: frágeis e enfermiços, murcham e morrem.
III. A mudança dessa família de Belém para a região de Moabe, do outro lado do Jordão, para seu sustento, por causa da fome (v. 1, 2). Parece que havia abundância em Moabe quando faltava pão na terra de Israel. Os dons comuns da providência muitas vezes são concedidos em maior abundância a quem é estranho a Deus do que aos que o conhecem e adoram.
Moabe está tranquilo desde a juventude, enquanto Israel é esvaziado de vaso em vaso (Jeremias 48:11), não porque Deus ame mais os moabitas, mas porque eles têm sua porção nesta vida. Elimeleque vai para lá, não para se estabelecer de vez, mas para morar por algum tempo durante a escassez, assim como Abraão, em ocasião semelhante, foi para o Egito, e Isaque, para a terra dos filisteus. Agora, aqui:
- Sem dúvida, foram louváveis o zelo de Elimeleque em prover para a família e o fato de levar consigo a mulher e os filhos. “Se alguém não provê para os seus, negou a fé” (1 Timóteo 5:8).
Em sua dificuldade, ele não abandonou a casa para buscar fortuna por conta própria, deixando mulher e filhos cuidarem de seu próprio sustento; mas, como marido terno e pai afetuoso, levou-os consigo para onde foi, e não agiu como o avestruz (Jó 39:16).
- Mas não vejo como se poderia justificar, nessa ocasião, a mudança dele para a região de Moabe. Abraão e Isaque eram apenas peregrinos em Canaã, e era próprio de sua condição mudarem de lugar; mas os filhos de Israel estavam estabelecidos e não deviam mudar-se para os territórios dos pagãos. Que motivo Elimeleque tinha para ir, mais do que qualquer dos seus vizinhos?
Se, por má administração, desperdiçara seu patrimônio, vendera ou hipotecara sua terra (como parece ter acontecido, Rute 4:3, 4), e isso o deixara em condição mais necessitada que os outros, a lei de Deus teria obrigado os vizinhos a socorrê-lo (Levítico 25:35). Mas não era esse o caso, pois ele saiu cheio (v. 21).
Pelo que fizeram os que ficaram em casa, parece que a fome não era tão severa que não houvesse o bastante para manter juntas a vida e a alma; e seu encargo era pequeno, apenas dois filhos.
Mas, se ele não podia contentar-se com a ração reduzida com que seus vizinhos se contentavam, se durante a fome não se satisfazia sem manter a mesa tão farta como antes, se não podia esperar que os anos de abundância voltassem no devido tempo ou aguardar esses anos com paciência, a culpa era dele.
Com isso, desonrou a Deus e a boa terra que lhes dera, enfraqueceu as mãos de seus irmãos, com quem devia estar disposto a compartilhar a sorte, e deu mau exemplo aos outros. Se todos fizessem o mesmo que ele, Canaã ficaria despovoada.
Repare: é sinal de um espírito descontente, desconfiado e instável cansar-se do lugar onde Deus nos pôs e querer deixá-lo imediatamente sempre que encontramos algum incômodo ou inconveniência nele. É tolice pensar que escaparemos da cruz que foi colocada em nosso caminho e que devemos tomar sobre nós.
Nossa sabedoria é tirar o melhor proveito do que temos, pois raramente mudar de lugar significa melhorar de situação. Ou, se ele queria mudar-se, por que para a região de Moabe? Se tivesse perguntado, provavelmente teria encontrado abundância em algumas tribos de Israel, por exemplo, naquelas do outro lado do Jordão, junto à terra de Moabe.
Se tivesse o zelo por Deus e por sua adoração, e o afeto pelos seus irmãos que convinham a um israelita, não teria se convencido tão facilmente a ir morar entre moabitas.
IV. O casamento de seus dois filhos com duas das filhas de Moabe depois da morte dele (v. 4). Todos concordam que isso foi errado. O Targum caldeu diz que transgrediram o decreto da palavra do Senhor ao se casarem com mulheres estrangeiras. Se não quisessem permanecer solteiros até voltar à terra de Israel, não estavam tão longe que não pudessem buscar esposas lá.
Elimeleque mal imaginava, quando foi morar em Moabe, que seus filhos acabariam assim aparentados com os moabitas. Mas os que levam os jovens a más companhias e os afastam das ordenanças públicas, embora pensem que estão firmados em bons princípios e armados contra a tentação, não sabem o que fazem nem qual será o desfecho.
Não parece que as mulheres tenham se convertido à religião judaica, pois se diz que Orfa voltou para os seus deuses (v. 15): os deuses de Moabe ainda eram os dela. É uma tradição judaica sem fundamento que Rute era filha de Eglom, rei de Moabe, embora o parafrasta caldeu a inclua.
Mas essa tradição e a outra que ele também registra não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo: a de que Boaz, que se casou com Rute, era o mesmo Ibzã que julgou Israel duzentos anos depois da morte de Eglom (Juízes 12).
V. A morte de Elimeleque e dos dois filhos, que deixou Noemi em condição desconsolada. Seu marido morreu (v. 3), e seus dois filhos (v. 5), pouco depois de se casarem. O Targum diz que seus dias foram abreviados por terem transgredido a lei ao se casarem com mulheres estrangeiras. Veja aqui:
Que, aonde quer que vamos, não podemos escapar da morte, cujas flechas fatais voam por toda parte.
Que não podemos esperar prosperar quando nos afastamos do caminho do dever. Quem quiser salvar a vida por meios indiretos a perderá.
Que, quando a morte entra numa família, muitas vezes faz uma brecha após outra. Um é levado para preparar outro para segui-lo logo depois; alguém é levado, a aflição não é aproveitada devidamente e, por isso, Deus envia outra da mesma espécie. Depois de perder o marido, Noemi encontrou ainda mais satisfação nos filhos e confiou mais neles.
À sombra desses consolos que ainda lhe restavam, pensou que viveria entre os pagãos e ficou muito contente com essas cabaças; mas eis que imediatamente murcham, verdes e crescendo pela manhã, cortadas e secas antes da noite. Os filhos foram sepultados pouco depois de se casarem, pois nenhum deles deixou filhos.
Assim são incertos e passageiros todos os nossos prazeres aqui. Portanto, é sábio assegurar aqueles consolos que serão assegurados e dos quais a morte não nos pode roubar. Mas quão desolada era a condição e quão desconsolado o espírito da pobre Noemi, quando a mulher ficou sem os dois filhos e o marido!
Quando essas duas coisas, a perda dos filhos e a viuvez, lhe sobrevêm num instante, em toda a sua intensidade, quem poderá consolá-la? (Isaías 47:9; 51:19). Só Deus tem com que consolar os que assim estão abatidos.
A Volta de Noemi a Canaã; Noemi e Suas Noras; a Constância de Rute a Noemi. (a.C. 1312.)
Versículos 6 a 18
Veja aqui: I. O bom afeto que Noemi tinha pela terra de Israel (v. 6). Embora não pudesse permanecer nela enquanto durasse a fome, não quis ficar fora quando a fome cessou. Embora a terra de Moabe lhe tivesse oferecido abrigo e sustento numa hora de necessidade, contudo, ela não pretendia fazer dela seu repouso para sempre.
Nenhuma terra seria seu repouso senão a terra santa, onde ficava o santuário de Deus e da qual ele dissera: “Este é o meu repouso para sempre”. Observe:
- Por fim, Deus voltou a tratar seu povo com misericórdia; pois, embora contenda por muito tempo, não contenderá para sempre. O juízo da opressão, sob o qual tantas vezes gemeram nos dias dos juízes, também chegava ao fim depois de algum tempo, quando Deus lhes suscitava um libertador. Assim foi agora com o juízo da fome: por fim Deus visitou graciosamente seu povo, dando-lhe pão.
A abundância é dádiva de Deus; é sua visitação que, por meio do pão, bordão da vida, mantém vivas nossas almas. Embora essa misericórdia seja mais marcante quando vem depois da fome, não devemos considerá-la menos valiosa se sempre a desfrutamos e nunca soubemos o que é passar fome.
- Noemi então voltou, por dever para com seu povo. Muitas vezes perguntara como estavam, que colheitas tinham e como iam os preços nos mercados, mas as notícias continuavam desanimadoras.
Como o servo do profeta que, depois de olhar sete vezes e não ver sinal de chuva, por fim avistou uma nuvem não maior que a mão de um homem, que logo cobriu os céus, Noemi finalmente recebeu boas notícias da abundância em Belém e não pôde pensar em outra coisa senão voltar para lá. Seus novos laços em Moabe não a fizeram esquecer sua relação com a terra de Israel.
Repare: ainda que haja motivo para estarmos em lugares ruins, quando esse motivo cessa, de modo algum devemos permanecer neles. A ausência forçada das ordenanças de Deus e a presença forçada entre pessoas ímpias são grandes aflições; mas, quando cessa a força que nos constrangia e permanecemos nessa situação por escolha, ela se torna grande pecado.
Parece que Noemi começou a pensar em voltar logo depois da morte dos dois filhos:
(1.) Porque ela considerou aquela aflição um juízo sobre sua família por permanecer tanto tempo na terra de Moabe. Ao ouvir a voz da vara e daquele que a designou, obedeceu e voltou. Se tivesse voltado após a morte do marido, talvez pudesse ter salvado a vida dos filhos; mas, quando Deus julga, sairá vencedor. Se uma aflição não nos despertar para ver e sentir o pecado e o dever, outra o fará.
Quando a morte entra numa família, devemos aproveitá-la para corrigir o que nela está errado. Quando nossos parentes nos são tirados, devemos investigar se, em algum aspecto, nos desviamos do caminho do dever, para que voltemos a ele. Deus traz nossos pecados à lembrança quando abate um filho (1 Reis 17:18).
Se ele cerca nosso caminho de espinhos, é para nos levar a dizer que iremos e voltaremos ao nosso primeiro marido, como Noemi voltou para seu país (Oseias 2:7).
(2.) Porque a terra de Moabe havia se tornado um lugar melancólico para ela. Pouco prazer teria em respirar o ar em que o marido e os filhos haviam expirado, ou em pisar o solo onde estavam sepultados, fora de sua vista, mas não de seus pensamentos. Agora voltaria a Canaã.
Assim Deus tira de nós os consolos nos quais confiamos demais e nos deleitamos demais nesta terra de peregrinação, para que pensemos mais em nosso lar no outro mundo e nos apressemos para lá pela fé e pela esperança. A terra se torna amarga para nós a fim de que o céu se torne mais querido.
II. O bom afeto que as noras tinham por Noemi, sobretudo uma delas, e a retribuição generosa que ela deu a esse afeto:
- Ambas foram bondosas o bastante para acompanhá-la por parte do caminho, pelo menos, quando ela voltou em direção à terra de Judá. As duas noras não tentaram convencê-la a ficar em Moabe; se ela estava decidida a voltar para casa, prestariam toda a cortesia e o respeito possíveis na despedida.
Foi uma demonstração disso acompanhá-la pelo menos até os limites mais distantes de seu país e ajudá-la a carregar sua bagagem até onde fossem, pois não parece que tivesse algum servo para atendê-la (v. 7).
Vemos por isso tanto que Noemi, como convinha a uma israelita, fora muito bondosa e atenciosa com elas e conquistara seu amor, no que é exemplo a todas as sogras, quanto que Orfa e Rute tinham uma justa compreensão da bondade dela, pois estavam dispostas a retribuí-la até aquele ponto.
Era sinal de que haviam vivido em união, embora já tivessem morrido aqueles que as ligavam.
Embora elas continuassem afeiçoadas aos deuses de Moabe (v. 15), e Noemi permanecesse fiel ao Deus de Israel, isso não impedia que se amassem, fossem bondosas umas com as outras e prestassem todos os bons serviços exigidos por aquela relação.
Sogras e noras muitas vezes vivem em conflito (Mateus 10:35); por isso, é ainda mais louvável que vivam em amor. Que todas as que têm esse vínculo procurem merecer tal elogio.
- Depois de caminharem um pouco com Noemi, ela, com muito afeto, insistiu para que voltassem (v. 8, 9): “Voltai, cada uma à casa de sua mãe”. Quando uma triste providência as desalojou da casa dos maridos, foi uma misericórdia terem ainda os pais vivos e casas para onde voltar, onde seriam acolhidas e ficariam à vontade, em vez de serem lançadas ao mundo.
Noemi sugere que suas próprias mães seriam mais agradáveis para elas do que uma sogra, sobretudo porque aquelas tinham casa, enquanto ela própria nem sabia se possuía um lugar onde reclinar a cabeça e que pudesse chamar de seu. Ela se despede delas:
(1.) Com elogio. Essa é uma dívida para com quem se conduz bem em qualquer relação; essas pessoas devem receber o louvor disso: vocês foram bondosas com os mortos e comigo; isto é, “Fostes boas esposas para os vossos maridos que partiram e boas filhas para mim, sem faltar ao vosso dever em nenhuma dessas relações”.
Repare: quando nós e nossos parentes nos separamos, pela morte ou por outro motivo, é muito consolador que tanto eles como nossa consciência testemunhem que, enquanto estivemos juntos, procuramos cumprir com zelo nosso dever na relação. Isso ajuda a suavizar a amargura da separação.
Enquanto estamos juntos, devemos nos esforçar para nos conduzir de modo que, ao nos separarmos, não tenhamos motivo para lamentar nossas faltas naquela relação.
(2.) Com oração. É muito apropriado que amigos se despeçam em oração. Ela as envia para casa com sua bênção, e a bênção de uma sogra não deve ser desprezada. Nessa bênção, menciona duas vezes o nome Jeová, o Deus de Israel e o único Deus verdadeiro, para ensinar às noras que olhassem para ele como a única fonte de todo bem.
Em geral, pede que ele recompense a bondade que elas demonstraram a ela e aos seus. Podemos esperar e pedir com fé que Deus trate bondosamente os que trataram bondosamente seus parentes. Quem dá de beber também receberá de beber. Em particular, pede que sejam felizes num novo casamento: “O Senhor vos conceda que encontreis descanso, cada uma na casa de seu marido”. Repare:
[1.] É muito apropriado que as mulheres mais jovens, como recomenda o apóstolo (1 Timóteo 5:14), e ali ele fala de viúvas jovens, se casem, tenham filhos e governem a casa. É uma pena que as que se mostraram boas esposas não sejam novamente abençoadas com bons maridos, sobretudo as que, como essas viúvas, não têm filhos.
[2.] O casamento é um estado de repouso, tanto repouso quanto este mundo permite: repouso na casa do marido, mais do que se pode esperar na casa da mãe ou da sogra.
[3.] Esse repouso é dádiva de Deus. Se encontramos contentamento e satisfação em nossa condição exterior, devemos reconhecer a Deus por isso. Há quem esteja unido em jugo desigual e encontre pouco repouso até na casa do marido.
Essa aflição deve tornar ainda mais gratas aquelas para quem o relacionamento é confortável. Contudo, que Deus seja o repouso da alma; não pensemos em repouso perfeito deste lado do céu.
(3.) Ela as despediu com grande afeto. Beijou-as e desejou ter algo melhor para lhes dar, mas não tinha prata nem ouro. Ainda assim, aquele beijo de despedida seria o selo de uma amizade verdadeira, cuja lembrança agradável conservaria enquanto vivesse, mesmo que nunca mais as visse.
Se os parentes precisam se separar, que se separem assim, em amor, para que, se nunca mais se encontrarem neste mundo, encontrem-se no mundo do amor eterno.
- As duas jovens viúvas não conseguiam pensar em separar-se de sua boa sogra. Tanto as havia conquistado a boa conduta daquela israelita piedosa. Não apenas ergueram a voz e choraram, tristes por se separarem, mas declararam que estavam decididas a permanecer com ela (v. 10): “Certamente voltaremos contigo para junto do teu povo e compartilharemos a tua sorte”.
É um exemplo raro de afeto por uma sogra e mostra que, por causa dela, tinham formado boa opinião sobre o povo de Israel. Até Orfa, que depois voltou aos seus deuses, agora parecia decidida a seguir com Noemi.
A triste cerimônia da despedida e as lágrimas derramadas naquela ocasião arrancaram dela essa declaração, mas ela não durou. Paixões intensas sem juízo firme costumam produzir resoluções fracas.
- Noemi se empenha em dissuadi-las de acompanhá-la (vv. 11-13):
(1.) Noemi apresenta sua condição aflitiva. Se tivesse filhos em Canaã, ou parentes próximos que pudesse esperar que se casassem com as viúvas, suscitassem descendentes aos que morreram e resgatassem o patrimônio hipotecado da família, isso poderia animá-las a esperar uma estabilidade confortável em Belém.
Mas ela não tinha filhos nem conseguia pensar em algum parente próximo que provavelmente cumprisse o dever de parente. Por isso, argumenta que provavelmente não teria filhos que pudessem ser maridos para elas: era velha demais para ter marido; sua idade convinha mais a pensar em morrer e deixar o mundo do que em se casar e começar tudo de novo.
Ou, se tivesse marido, não podia esperar ter filhos; e, se tivesse filhos, não podia esperar que essas jovens viúvas permanecessem solteiras até que os meninos, que ainda haveriam de nascer, crescessem e chegassem à idade de casar.
Mas esse não era o único obstáculo. Não só não podia pensar em casá-las de maneira condizente com a posição delas, como também não sabia como sustentá-las segundo essa posição. A maior dor da condição de pobreza a que fora reduzida era não poder fazer por elas o que desejava: dói-me mais por causa de vocês do que por mim mesma que a mão do Senhor tenha saído contra mim. Observe:
[1.] Ela julgava ser o alvo principal daquela aflição, que a desavença de Deus era especialmente com ela: “A mão do Senhor saiu contra mim. Eu sou a pecadora; Deus tem uma questão comigo, está contendendo comigo; assumo isso para mim”. É apropriado que, quando sofremos, façamos assim.
Embora muitos outros compartilhem a dificuldade, devemos ouvir a voz da vara como se falasse somente contra nós e conosco, sem alojar as repreensões nas casas de outras pessoas, mas tomando-as para nós.
[2.] Ela lamentava sobretudo a dificuldade que recaía sobre elas por causa da aflição. Ela era a pecadora, mas elas eram as que sofriam: “Isso muito me dói por vossa causa”. Um espírito gracioso e generoso suporta melhor o próprio fardo do que ver que ele causa dor a outros ou que, de qualquer modo, outros são arrastados por ele para a dificuldade.
Noemi suportaria mais facilmente a própria carência do que ver suas noras passando necessidade. “Por isso, voltai, minhas filhas, pois, ai de mim! Não tenho condições de vos fazer bem algum.” Mas:
(2.) Noemi agiu bem ao desanimar as noras de acompanhá-la, se, levando-as consigo, poderia salvá-las da idolatria de Moabe e conduzi-las à fé e à adoração do Deus de Israel? Sem dúvida, Noemi desejava isso. Mas:
[1.] Se fossem com ela, não queria que viessem por causa dela. Os que assumem uma profissão de religião apenas para agradar aos parentes, ser atenciosos com os amigos ou ter companhia são convertidos de pouco valor e pouca duração.
[2.] Se fossem com ela, queria que essa fosse uma escolha deliberada; queria que primeiro se sentassem e calculassem o custo, como convém a quem venha a assumir uma profissão de religião. É bom que nos digam o pior.
Nosso Salvador seguiu esse caminho com aquele que, no fervor do zelo, proferiu a ousada palavra: “Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores”. “Ora, ora”, diz Cristo, “podes viver como eu vivo? O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Sabe disso e então considera se podes dispor teu coração a compartilhar a sorte dele” (Mateus 8:19, 20).
Assim Noemi age com as noras. Pensamentos amadurecidos em resoluções pela reflexão séria provavelmente permanecerão para sempre na imaginação do coração; o que amadurece depressa logo apodrece.
- Orfa foi facilmente convencida a ceder à própria inclinação corrompida e voltar para seu país, seus parentes e a casa de seu pai, justamente quando tinha boas perspectivas de receber um chamado eficaz para sair de lá. Ambas ergueram a voz e choraram outra vez (v. 14), profundamente tocadas pelas ternas palavras de Noemi.
Mas o efeito foi diferente para cada uma: para Orfa, foi cheiro de morte para morte. O quadro dos inconvenientes da ida a Canaã a fez voltar a Moabe e serviu de desculpa para sua apostasia. Ao contrário, isso fortaleceu a decisão e o afeto de Rute por Noemi, cuja sabedoria e bondade nunca a haviam encantado tanto como naquela ocasião; nela foi cheiro de vida para vida.
(1.) Orfa beijou a sogra, isto é, despediu-se dela com afeto e disse adeus para sempre, sem propósito de segui-la depois, como aquele que disse que seguiria a Cristo depois de sepultar o pai ou de se despedir dos que estavam em casa. O beijo de Orfa mostrou que tinha afeto por Noemi e relutava em separar-se dela; ainda assim, não a amava o bastante para deixar o país por sua causa.
Assim muitos estimam e amam a Cristo, mas não alcançam a salvação por meio dele, porque não conseguem decidir-se a abandonar outras coisas por ele. Amam-no e, mesmo assim, deixam-no, pois não o amam o bastante: amam mais outras coisas. Assim, o jovem que se afastou de Cristo foi embora triste (Mateus 19:22).
(2.) Rute, porém, apegou-se a ela. Não sabemos se, quando saiu de casa, já estava decidida a prosseguir; talvez já tivesse determinado o que faria por causa de seu afeto sincero pelo Deus de Israel e pela lei dele, que conhecera em parte pelas boas instruções de Noemi.
- Noemi procura convencer Rute a voltar, usando como incentivo ulterior o exemplo da irmã (v. 15): sua cunhada voltou para o povo dela e, por isso, naturalmente, voltou para os deuses dela. Pois, fizesse o que fizesse enquanto viveu com a sogra, seria quase impossível mostrar algum respeito ao Deus de Israel ao ir viver entre os adoradores de Quemós.
Os que abandonam a comunhão dos santos e voltam ao povo de Moabe certamente rompem sua comunhão com Deus e abraçam os ídolos de Moabe. Agora, volte após sua irmã; isto é: “Se algum dia fores voltar, volta agora. Esta é a maior prova da tua constância; resiste a esta prova e serás minha para sempre”.
Tropeços como a deserção de Orfa precisam acontecer, para que os íntegros e sinceros se revelem, como aconteceu com Rute nessa ocasião.
- Rute põe fim à discussão com a solene declaração de sua resolução inabalável de nunca abandonar Noemi nem voltar a seu país e a seus antigos parentes (v. 16, 17).
(1.) Nada poderia ser dito de modo mais esmerado ou mais corajoso do que isso. Agora que sua irmã partira, Rute parece ter recebido outro espírito e outra maneira de falar. É exemplo da graça de Deus inclinando a alma a escolher resolutamente a melhor parte. Atraia-me assim, e correremos após você.
As tentativas da sogra de dissuadi-la a tornaram ainda mais resoluta, assim como, quando Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor”, eles responderam com mais veemência: “Não; mas serviremos”.
[1.] Ela pede à sogra que não continue falando contra sua ida: “Não me instes para que te deixe ou para que volte de após ti; pois todas as tuas súplicas agora não podem abalar a resolução que tuas instruções antes produziram em mim; por isso, não me deixes ouvir mais delas”.
Repare: é grande tormento e incômodo para os que decidiram seguir a Deus e a religião serem tentados e instados a mudar de decisão. Não querem sequer ouvir falar daquilo em que não pensariam. “Não me instes”; a nota marginal diz: “Não sejas contra mim”.
Repare: devemos considerar contrários a nós, e de fato inimigos, os que nos impedem de seguir para a Canaã celestial. Podem ser nossos parentes, mas não podem ser nossos amigos se nos dissuadem e desanimam do serviço de Deus e da obra da religião.
[2.] Ela é muito específica em sua decisão de permanecer com Noemi e nunca abandoná-la; fala como alguém decidido por Deus e pelo céu. Não se apaixonara pela beleza, riqueza ou alegria da sogra, pois tudo isso havia murchado e desaparecido, mas por sua sabedoria, virtude e graça, que permaneciam mesmo em sua condição pobre e melancólica. Por isso decidiu apegar-se a ela.
Primeiro, viajaria com ela: “Aonde fores, irei”, mesmo que seja para um país que nunca vi e do qual fui ensinada a ter uma opinião baixa e desfavorável; ainda que longe do meu próprio país, contigo toda estrada será agradável.
Segundo, moraria com ela: “Onde te hospedares, eu me hospedarei, ainda que seja numa cabana; ou melhor, ainda que o alojamento não seja melhor que o de Jacó quando teve pedras por travesseiro. Onde fincares teu cajado, fincarei o meu, seja onde for”.
Terceiro, uniria seus interesses aos dela: “Teu povo será o meu povo”. Pelo caráter de Noemi, concluiu que aquela grande nação era um povo sábio e entendido. Julgou todos por sua boa sogra, que, onde quer que fosse, honrava seu país. Todos os que professam pertencer à pátria melhor, a celestial, devem procurar fazer o mesmo.
Rute se consideraria feliz em ser contada entre eles: “Teu povo será meu, para conviver com ele, conformar-me a ele e interessar-me por ele”.
Quarto, compartilharia da religião dela. Rute decidira pertencer-lhe usque ad aras, até os próprios altares: “Teu Deus será o meu Deus, e adeus a todos os deuses de Moabe, que são vaidade e mentira. Adorarei o Deus de Israel, o único Deus vivo e verdadeiro, confiarei somente nele, o servirei e em tudo serei governada por ele”. Isso é tomar o Senhor por nosso Deus.
Quinto, morreria alegremente no mesmo leito: “Onde morreres, morrerei”. Ela supõe que ambas morreriam e que, provavelmente, Noemi, sendo mais velha, morreria primeiro. Resolve continuar na mesma casa, se possível, até que seus próprios dias se completassem.
Também demonstra desejar compartilhar a felicidade da sogra na morte; queria morrer no mesmo lugar, como sinal de que morreria do mesmo modo: “Que eu morra a morte da justa Noemi, e que o meu último fim seja como o dela”.
Sexto, desejava ser sepultada na mesma sepultura e ter os ossos depositados ao lado dos dela: “Ali serei sepultada”. Não queria sequer que seu corpo fosse levado de volta a Moabe, o que demonstraria algum afeto restante por aquele país.
Como Noemi e Rute uniram suas almas, Rute desejava que também misturassem o pó, na esperança de ressuscitarem juntas e permanecerem juntas para sempre no outro mundo.
[3.] Rute confirma sua decisão de acompanhar Noemi com um juramento solene: “O Senhor me faça assim e ainda mais” (antiga fórmula de imprecação), “se outra coisa que não seja a morte separar a ti e a mim”. Um juramento para confirmação foi o fim dessa contenda e a obrigaria para sempre a não abandonar o bom caminho que então escolhia.
Primeiro, fica implícito que a morte as separaria por algum tempo. Rute podia prometer morrer e ser sepultada no mesmo lugar, mas não ao mesmo tempo; talvez ela morresse primeiro, e isso as separaria. Repare: a morte separa aqueles que nada mais separaria. A hora da morte é hora de separação; devemos ter isso em mente e nos preparar.
Segundo, ela decide que nada mais as separará: nem a bondade de seus próprios parentes e de seu povo, nem qualquer esperança de elevação de posição entre eles, nem a falta de bondade de Israel, nem o medo da pobreza e da desonra entre os israelitas. “Não, nunca te deixarei.” Agora:
(2.) Este é um modelo de alguém resolutamente convertido a Deus e à religião. Devemos ter essa decisão:
[1.] Devemos tomar o Senhor por nosso Deus: “Este Deus é o meu Deus para todo o sempre; declarei que ele é meu”.
[2.] Ao tomar Deus por nosso Deus, devemos tomar seu povo como nosso, em qualquer condição. Ainda que seja um povo pobre e desprezado, se pertence a Deus, deve pertencer a nós.
[3.] Tendo lançado nossa sorte entre eles, devemos estar dispostos a compartilhar a sorte deles e a enfrentar o que enfrentam.
Devemos nos submeter ao mesmo jugo e puxá-lo fielmente; tomar a mesma cruz e carregá-la com alegria; ir aonde Deus quiser que vamos, ainda que seja para o exílio; hospedar-nos onde ele quiser, mesmo que seja numa prisão; morrer onde ele nos quiser e depositar os ossos nas sepulturas dos justos, que entram em paz e descansam em seus leitos, mesmo que sejam sepulturas de gente comum.
[4.] Devemos resolver continuar e perseverar. Nisso, nosso apego a Cristo deve ser mais firme do que o de Rute a Noemi. Ela decidiu que nada além da morte as separaria; nós devemos decidir que nem mesmo a morte nos separará do dever para com Cristo. Então podemos ter certeza de que nem a própria morte nos separará da felicidade em Cristo.
[5.] Devemos prender nossa alma com um vínculo para nunca rompermos essas resoluções piedosas e jurar ao Senhor que nos apegaremos a ele. Quem amarra firme encontra firme. Quem é sincero não se assusta com compromissos.
- Noemi se calou (v. 18). Quando viu que Rute estava decidida a ir com ela — justamente o que pretendia ao dizer tudo aquilo, torná-la firme em sua decisão —, satisfez-se por ter alcançado seu objetivo e parou de insistir. Não podia desejar mais do que a solene declaração que Rute acabara de fazer. Veja o poder da resolução: ela silencia a tentação.
Os indecisos, que seguem caminhos religiosos sem firmeza, tentam o tentador e ficam como uma porta entreaberta, convidando o ladrão a entrar. A resolução fecha e tranca a porta, resiste ao diabo e o obriga a fugir.
O parafrasta caldeu relata assim a conversa entre Noemi e Rute: Rute disse: “Não me instes para que te deixe, pois serei prosélita”. Noemi disse: “Recebemos a ordem de guardar os sábados e os dias festivos, nos quais não podemos viajar mais de dois mil côvados, a jornada de um sábado”. “Pois bem”, disse Rute, “aonde fores, irei”.
Noemi disse: “Recebemos a ordem de não passar a noite com gentios”. “Pois bem”, disse Rute, “onde te hospedares, eu me hospedarei”. Noemi disse: “Recebemos a ordem de guardar 613 preceitos”. “Pois bem”, disse Rute, “guardarei tudo o que teu povo guardar, pois será o meu povo”. Noemi disse: “Estamos proibidos de adorar qualquer deus estrangeiro”.
“Pois bem”, disse Rute, “teu Deus será o meu Deus”. Noemi disse: “Há quatro tipos de morte para os malfeitores: apedrejamento, queima, estrangulamento e morte à espada”. “Pois bem”, disse Rute, “onde morreres, morrerei”. “Temos casas sepulcrais”, disse Noemi. “E ali”, disse Rute, “serei sepultada”.
Versículos 19 a 22
A Recepção de Noemi em Belém. (a.C. 1312.)
Depois de muitos passos cansativos — podemos supor que o cansaço da viagem tenha sido aliviado em parte pelas boas instruções que Noemi dava à sua prosélita e pelas boas conversas que tinham —, Noemi e Rute finalmente chegaram a Belém. Chegaram numa época muito oportuna, no começo da colheita da cevada, a primeira das colheitas; a do trigo viria depois.
Os próprios olhos de Noemi podiam convencê-la de que era verdade o que ouvira na terra de Moabe: o Senhor visitara seu povo, dando-lhe pão. Rute podia ver aquela boa terra em seu melhor estado, e agora tinham oportunidade de conseguir provisões para o inverno. Nossos tempos estão nas mãos de Deus, tanto os acontecimentos como o momento em que ocorrem. Aqui se registra:
I. A agitação dos vizinhos naquela ocasião (v. 19): “Toda a cidade se agitou por causa delas”. Os antigos conhecidos de Noemi se reuniram à sua volta para perguntar como estava e dar-lhe as boas-vindas de volta a Belém. Ou talvez tenham se agitado por temer que ela se tornasse um encargo para a cidade, pois parecia tão pobre.
Isso mostra que antes ela vivera com dignidade; caso contrário, não teriam dado tanta atenção a ela. Quando pessoas que viveram em condição elevada e próspera fracassam, caem na pobreza ou na desonra, sua queda chama ainda mais atenção.
E perguntaram: “Esta é Noemi?” Foram as mulheres da cidade que disseram isso, pois a palavra está no feminino. As pessoas que antes conviviam com ela ficaram surpresas ao vê-la naquele estado. As aflições a haviam abatido e transformado tanto que mal podiam acreditar nos próprios olhos e pensar que era a mesma pessoa que antes viam tão viçosa, bonita e alegre: “Esta é Noemi?”
Uma rosa murcha é tão diferente de quando florescia. Que figura pobre Noemi faz agora, comparada ao que fora em sua prosperidade!
Se alguém fazia essa pergunta com desprezo, repreendendo-a por suas misérias: “É esta a mulher que não se contentava com a sorte dos vizinhos e precisava vagar por um país estrangeiro? Veja o que conseguiu com isso!”, revelava um ânimo vil e mesquinho. Nada é mais bárbaro do que triunfar sobre os que caíram.
Mas podemos supor que a maioria perguntou com compaixão e pena: “É esta a mulher que vivia com tanta fartura, tinha uma casa tão boa e era tão generosa com os pobres? Como o ouro perdeu o brilho!” Os que tinham visto a magnificência do primeiro templo choraram ao ver a pobreza do segundo; assim fizeram essas mulheres.
Repare: as aflições provocarão mudanças grandes e surpreendentes em pouco tempo. Quando vemos como a doença e a velhice alteram as pessoas, mudando o rosto e o temperamento, podemos pensar no que disseram os habitantes de Belém: “Esta é Noemi? Ninguém diria que é a mesma pessoa”. Que Deus, pela sua graça, nos prepare para todas essas mudanças, especialmente para a grande mudança!
II. A serenidade do espírito de Noemi. Se alguns a repreendiam por sua pobreza, ela não se irritava contra eles, como teria feito se fosse pobre e orgulhosa; com muita paciência piedosa, suportava isso e todos os outros efeitos melancólicos de sua aflição (v. 20, 21): “Não me chameis Noemi; chamai-me Mara”, e assim por diante.
“Noemi significa agradável ou amável; mas todas as minhas coisas agradáveis foram destruídas. Chamai-me Mara, amarga ou amargura, pois agora sou uma mulher de espírito triste.” Assim ela ajusta o ânimo à condição, como todos devemos fazer quando nossa condição não corresponde em tudo ao que desejamos. Observe:
- A mudança de sua condição e como ela a descreve, com consideração piedosa pela providência divina, sem murmurações nem queixas exaltadas:
(1.) Foi uma mudança muito triste e melancólica. Ela saiu cheia; assim se considerava quando tinha o marido e dois filhos consigo. Grande parte da plenitude de nosso consolo neste mundo vem de parentes queridos. Mas voltou para casa vazia, viúva e sem filhos; provavelmente vendera seus bens e, de tudo que levara consigo, não trouxe para casa mais do que as roupas do corpo.
É incerto tudo o que chamamos de plenitude na criatura (1 Samuel 2:5). Mesmo na plenitude dessa suficiência podemos passar necessidade. Mas há uma plenitude espiritual e divina da qual nunca podemos ser esvaziados: a boa parte que não será tirada dos que a possuem.
(2.) Ela reconhece a mão de Deus, sua mão poderosa, na aflição. “O Senhor me fez voltar para casa vazia; o Todo-Poderoso me afligiu.” Repare: nada contribui mais para satisfazer uma alma graciosa em meio à aflição do que considerar nela a mão de Deus. “É o Senhor” (1 Samuel 3:18; Jó 1:21).
Devemos considerar, sobretudo, que quem nos aflige é Shaddai, o Todo-Poderoso, com quem é tolice contender e a quem é nosso dever e interesse nos submeter. Esse é o nome de Deus pelo qual ele estabelece aliança com seu povo: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso”, Deus todo-suficiente (Gênesis 17:1).
Ele aflige como Deus da aliança, e sua total suficiência pode ser nosso sustento e provisão em todas as aflições. Aquele que nos esvazia das coisas criadas sabe como nos encher de si mesmo.
(3.) Ela fala com muito sentimento da marca que a aflição deixou nela: ele me tratou com muita amargura. O cálice da aflição é amargo; mesmo aquilo que depois produz o fruto pacífico da justiça, no presente não parece motivo de alegria, mas de tristeza (Hebreus 12:11). Jó se queixa: “Escreves contra mim coisas amargas” (Jó 13:26).
(4.) Ela reconhece que a aflição veio de Deus como uma contenda: “O Senhor testemunhou contra mim”. Repare: quando Deus nos corrige, testemunha contra nós e contende conosco (Jó 10:17), indicando que está descontente conosco. Cada vara tem voz, a voz de uma testemunha.
- A conformidade de seu espírito com essa mudança: “Não me chameis Noemi, pois já não sou agradável, nem para mim nem para meus amigos; chamai-me Mara, nome mais adequado à minha condição atual”. Muitos que são rebaixados e empobrecidos ainda gostam de ser chamados pelos nomes e títulos vazios de honra que antes tinham. Noemi não fez isso.
Sua humildade não se importa com um nome glorioso numa condição abatida. Se Deus a trata com amargura, ela se acomodará à providência e está disposta a ser chamada Mara, amarga.
Repare: convém que nosso coração se humilhe sob providências humilhantes. Quando nossa condição é rebaixada, nosso ânimo também deve ser. E as dificuldades nos são santificadas quando nos comportamos assim; não é a aflição em si, mas a aflição suportada corretamente, que nos faz bem.
Perdidisti tot mala, si nondum misera esse didicisti — tantas calamidades foram desperdiçadas em você, se ainda não aprendeu a sofrer. Sêneca, Ad Helviam. A tribulação produz paciência.