Provérbios 1
Argumento
UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DOS PROVÉRBIOS.
Temos agora diante de nós: I. Um novo autor, ou melhor, escritor, ou pena (se preferirem), usada pelo Espírito Santo para nos dar a conhecer a mente de Deus. Ele escreveu movido pelo dedo de Deus (assim é chamado o Espírito de Deus): trata-se de Salomão. Por sua mão vieram este livro da Escritura e os dois seguintes, Eclesiastes e Cantares de Salomão, um sermão e um cântico.
Alguns pensam que escreveu Cantares de Salomão quando era muito jovem, Provérbios na meia-idade e Eclesiastes na velhice. No título de seu cântico, chama a si mesmo apenas de Salomão, talvez porque o tenha escrito antes de subir ao trono, quando ainda jovem estava cheio do Espírito Santo.
No título de seus Provérbios, chama a si mesmo de filho de Davi, rei de Israel, pois então governava todo Israel. No título de Eclesiastes, chama a si mesmo de filho de Davi, rei de Jerusalém, talvez porque, nessa época, sua influência sobre as tribos distantes tivesse diminuído e ele se concentrasse sobretudo em Jerusalém.
Sobre esse autor, podemos observar: 1. Que ele era rei e filho de rei. Até aqui, os escritores da Escritura tinham sido, em sua maioria, homens da mais alta posição no mundo, como Moisés e Josué, Samuel e Davi, e agora Salomão. Depois dele, porém, os escritores inspirados foram em geral profetas pobres, homens sem destaque no mundo.
Isso porque se aproximava a dispensação em que Deus escolheria as coisas fracas e loucas do mundo para confundir as sábias e poderosas, e os pobres seriam empregados para evangelizar. Salomão era um rei muito rico e governava domínios imensos, um rei da mais alta grandeza; ainda assim, dedicou-se ao estudo das coisas divinas e foi profeta e filho de profeta.
Não diminui em nada os maiores príncipes e potentados do mundo ensinar religião e suas leis aos que os cercam.
- Que Deus o dotou de medidas extraordinárias de sabedoria e conhecimento em resposta às orações que fez ao subir ao trono. Sua oração foi exemplar: “Dá-me um coração sábio e entendido”; a resposta foi animadora: recebeu o que desejava, e todas as outras coisas lhe foram acrescentadas.
Aqui vemos o bom uso que fez da sabedoria recebida de Deus: não apenas governou a si mesmo e seu reino com ela, mas também deu regras de sabedoria a outros e as transmitiu à posteridade. Assim devemos negociar com os talentos que nos foram confiados, conforme a natureza de cada um.
- Que ele tinha suas faltas e, no fim da vida, desviou-se daqueles bons caminhos de Deus que neste livro havia indicado a outros. Temos essa história em 1 Reis 11, e é uma história triste: o escritor de um livro como este apostatou como ele o fez. Não anunciem isso em Gate.
Mas que os mais notavelmente úteis tomem isso como aviso para não se tornarem orgulhosos nem confiantes demais; e aprendamos todos a não considerar piores as boas instruções só porque as recebemos de pessoas que não vivem inteiramente de acordo com elas.
II. Uma nova maneira de escrever, pela qual a sabedoria divina nos é ensinada por provérbios, ou frases breves, que contêm em si todo o seu desígnio e não estão ligadas umas às outras.
Já tivemos leis, histórias e cânticos divinos; agora temos provérbios divinos. A Sabedoria Infinita usou métodos tão variados para nos instruir que, tendo empregado todos os meios para nos fazer bem, seremos indesculpáveis se perecermos em nossa insensatez.
Ensinar por provérbios era: 1. Uma maneira antiga de ensinar. Entre os gregos, era a mais antiga; cada um dos sete sábios da Grécia tinha algum dito do qual se orgulhava e que o tornara famoso. Essas frases eram inscritas em colunas e muito veneradas como palavras que, dizia-se, haviam descido do céu.
A coelo descendit, Gnothi seauton — “Conhece-te a ti mesmo” é um preceito que desceu do céu. 2. Era uma maneira clara e fácil de ensinar, que não exigia muito esforço nem dos mestres nem dos alunos, nem forçava seu entendimento ou sua memória.
Longos períodos e razões rebuscadas exigem trabalho tanto de quem os formula quanto de quem deseja entendê-los; já um provérbio, que contém seu sentido e sua prova em poucas palavras, é logo compreendido e aceito, e facilmente retido na memória.
Tanto as devoções de Davi quanto as instruções de Salomão se expressam em sentenças breves. Isso pode recomendar essa forma de expressão aos que servem nas coisas santas, tanto ao orar quanto ao pregar.
- Era uma maneira muito proveitosa de ensinar e servia admiravelmente a seu propósito. A palavra Mashal, aqui usada para provérbio, vem de uma palavra que significa governar ou ter domínio, em razão do poder de comando e da influência que os ditos sábios e ponderados exercem sobre os filhos dos homens. Quem ensina por eles dominatur in concionibus — governa seus ouvintes.
É fácil perceber como o mundo é governado por provérbios. “Como diz o provérbio dos antigos” (1 Samuel 24:13), ou, como costumamos dizer, “como diz o velho ditado”, tem grande peso para a maioria das pessoas ao formar suas ideias e firmar suas decisões. Grande parte da sabedoria dos antigos foi transmitida à posteridade por provérbios.
Alguns pensam que podemos julgar a disposição e o caráter de uma nação pela índole de seus provérbios populares. Os provérbios na conversa são como axiomas na filosofia, máximas no direito e postulata na matemática: ninguém os contesta, mas todos procuram interpretá-los de modo a tê-los a seu favor.
Há, porém, muitos provérbios corruptos, que tendem a perverter a mente dos homens e endurecê-los no pecado. O diabo tem seus provérbios, e o mundo e a carne têm os seus, que lançam descrédito sobre Deus e sobre a religião (como em Ezequiel 12:22; 18:2). Para nos guardar da influência corruptora deles, Deus tem seus provérbios, todos sábios e bons, que tendem a tornar-nos sábios e bons.
Esses provérbios de Salomão não eram mera coleção de ditos sábios anteriormente proferidos, como alguns imaginaram; eram ditames do Espírito de Deus em Salomão. O primeiro deles (Provérbios 1:7) concorda com o que Deus disse ao homem no princípio (Jó 28:28): “Eis que o temor do Senhor, isso é sabedoria.”
Assim, embora Salomão fosse grande e seu nome pudesse recomendar seus escritos tanto quanto o de qualquer homem, eis que aqui está alguém maior que Salomão. É Deus quem nos fala aqui por meio de Salomão — digo, a nós, pois esses provérbios foram escritos para nosso aprendizado. Quando Salomão fala a seu filho, diz-se que a exortação fala a nós como a filhos, Hebreus 12:5.
Assim como não temos livro tão útil às nossas devoções quanto os salmos de Davi, também não temos nenhum tão útil para ordenar corretamente nossa conduta quanto os provérbios de Salomão. Como Davi diz dos mandamentos, os provérbios são amplíssimos e contêm, em poucas palavras, um corpo completo de ética, política e economia divinas.
Expõem cada vício, recomendam cada virtude e sugerem regras para governarmos a nós mesmos em toda relação e condição e em cada circunstância da vida. O erudito bispo Hall elaborou um sistema de filosofia moral a partir dos Provérbios e de Eclesiastes de Salomão.
Os nove primeiros capítulos deste livro são considerados um prefácio, na forma de exortação ao estudo e à prática das regras da sabedoria e de precaução contra o que poderia impedir isso. Temos então o primeiro volume dos provérbios de Salomão (Provérbios 10-24), seguido por um segundo volume (Provérbios 25-29); depois vêm a profecia de Agur (Provérbios 30) e a de Lemuel (Provérbios 31).
O objetivo de todos é o mesmo: orientar-nos a ordenar tão bem nossa conduta que, no fim, possamos ver a salvação do Senhor. O melhor comentário dessas regras é deixar-nos governar por elas.
Quem lê os salmos de Davi, especialmente os que estão perto do fim, poderia ser levado a pensar que a religião é puro arrebatamento e consiste apenas em êxtases e transportes de devoção; sem dúvida há tempo para eles e, se existe um céu na terra, é neles que se encontra. Mas, enquanto estamos na terra, não podemos ocupar-nos inteiramente deles.
Temos uma vida a viver na carne, precisamos ter uma conduta no mundo, e é para ela que agora nos deve ser ensinado como levar nossa religião.
Ela é racional, muito útil para governar a vida humana, e tende tanto a nos tornar prudentes quanto devotos: a fazer nosso rosto brilhar diante dos homens mediante uma conduta prudente, honesta e útil, assim como a fazer o coração arder para com Deus em afetos santos e piedosos.
Neste capítulo temos:
I. O título do livro, mostrando seu alcance e desígnio gerais, vv. 1-6.
II. Seu primeiro princípio, recomendado à nossa séria consideração, vv. 7-9.
III. Uma advertência necessária contra as más companhias, vv. 10-19.
IV. Uma representação fiel e viva dos raciocínios da sabedoria com os filhos dos homens, e da ruína certa dos que fazem ouvidos moucos a esses raciocínios, vv. 20-33.
Versículos 1 a 6
O Desígnio dos Provérbios.
Temos aqui uma introdução a este livro, que alguns pensam ter sido posta no início pelo compilador e editor, como Esdras. É mais provável, porém, que tenha sido escrita pelo próprio Salomão, que, no começo do livro, declara seu objetivo ao escrevê-lo, para que se mantivesse dedicado à sua tarefa e seguisse esse objetivo de perto. Somos informados aqui:
I. Quem escreveu estes ditos sábios, v. 1. São os provérbios de Salomão.
- Seu nome significa pacífico, e o caráter tanto do seu espírito quanto do seu reinado correspondia a isso; ambos eram pacíficos. Davi, cuja vida foi cheia de tribulações, escreveu um livro de devoção; pois, se alguém está aflito, que ore. Salomão, que viveu em tranquilidade, escreveu um livro de instrução; pois, quando as igrejas tiveram descanso, foram edificadas.
Em tempos de paz, devemos aprender e ensinar aos outros aquilo que, em tempos de tribulação, tanto eles quanto nós devemos praticar.
- Ele era filho de Davi; era uma honra ter parentesco com aquele homem bom, e ele, com razão, assim o considerava, pois foi beneficiado por isso, 1 Reis 11:12. Tinha recebido uma boa educação, e muitas boas orações haviam sido feitas em seu favor (Salmos 72:1); o efeito de ambas apareceu em sua sabedoria e utilidade.
A descendência dos retos às vezes é abençoada deste modo: tornam-se bênçãos, bênçãos notáveis, em seus dias. Cristo é muitas vezes chamado Filho de Davi, e Salomão foi um tipo dele nisto, como em outras coisas: abriu a boca em parábolas ou provérbios.
- Ele era rei de Israel; era rei, mas instruir os ignorantes e ensinar as criancinhas não lhe diminuía a dignidade. Era rei de Israel, o povo entre o qual Deus era conhecido e seu nome era grande; entre eles aprendeu sabedoria e a eles a comunicou.
Toda a terra procurava Salomão para ouvir sua sabedoria, que superava a de todos os homens (1 Reis 4:30; 10:24). Era uma honra para Israel que seu rei fosse mestre de tamanha autoridade, um oráculo. Salomão era famoso por seus ditos memoráveis; cada palavra sua tinha peso e algo surpreendente e edificante.
Seus servos, que o acompanhavam e ouviam sua sabedoria, haviam reunido três mil dos seus provérbios e os registrado em seus diários; mas estes foram escritos por ele próprio e não chegam nem perto de mil. Nestes ele foi divinamente inspirado.
Alguns pensam que daqueles seus outros provérbios, que não eram assim inspirados, foram compilados os livros apócrifos de Eclesiástico e da Sabedoria de Salomão, nos quais há muitos ditos excelentes e de grande utilidade; mas, tomados em conjunto, ficam muito aquém deste livro.
Os imperadores romanos tinham, cada um, seu símbolo ou lema, como muitos hoje têm em seu brasão. Salomão, porém, tinha muitos ditos de peso, não tomados de outros, como os deles, mas todos produzidos por aquela sabedoria extraordinária com que Deus o dotara.
II. Com que finalidade foram escritos (vv. 2-4): não para dar reputação ao autor nem fortalecer sua influência entre os súditos, mas para uso e benefício de todos os que, em qualquer época e lugar, se governarem por estes ditames e os estudarem com atenção. Este livro nos ajudará:
A formar noções corretas das coisas e a ter na mente ideias claras e distintas sobre elas, para que conheçamos a sabedoria e a instrução, aquela sabedoria adquirida pela instrução, pela revelação divina; e saibamos tanto falar e agir sabiamente quanto instruir os outros.
A distinguir a verdade da falsidade e o bem do mal: discernir as palavras de entendimento, compreendê-las, julgá-las, guardar-nos dos erros e adaptar o que nos é ensinado a nós mesmos e ao nosso uso. Assim poderemos discernir as coisas que diferem e não ser iludidos, e poder aprovar as coisas excelentes sem perder seu benefício, como o apóstolo ora, Filipenses 1:10.
A ordenar corretamente nossa conduta em todas as coisas, v. 3. Este livro dará, para que recebamos, a instrução da sabedoria: o conhecimento que guiará nossa prática na justiça, no juízo e na equidade (v. 3), e nos disporá a dar a cada um o que lhe é devido.
Daremos a Deus o que é de Deus, em todos os exercícios da religião, e a todos os homens o que lhes é devido, segundo as obrigações que temos para com eles por parentesco, ofício, contrato ou qualquer outro motivo.
Repare: são, na verdade, sábios, e ninguém mais o é, aqueles que são conscienciosos em tudo. O desígnio da Escritura é ensinar-nos essa sabedoria: justiça nos deveres da primeira tábua, juízo nos da segunda, e equidade (isto é, sinceridade) em ambas; assim alguns os distinguem.
III. Para uso de quem foram escritos, v. 4. São úteis a todos, mas destinam-se especialmente:
- Aos simples, para lhes dar perspicácia. As instruções aqui dadas são claras e fáceis, ao alcance da capacidade mais modesta; os viajantes, mesmo que sejam insensatos, não se desviarão nesse caminho. É provável que sejam beneficiados por elas os que reconhecem sua própria ignorância e necessidade de ensino e, por isso, desejam receber instrução.
Os que recebem estas instruções em sua luz e poder, embora sejam simples, tornar-se-ão perspicazes por meio delas, habilidosos pela graça para conhecer o pecado que devem evitar e o dever que devem cumprir, e para escapar das astúcias do tentador.
Aquele que é inofensivo como a pomba pode, observando as regras de Salomão, tornar-se sábio como a serpente; e aquele que foi insensato de modo pecaminoso, quando começa a governar-se pela palavra de Deus, torna-se sábio pela graça.
- Aos jovens, para lhes dar conhecimento e discrição. A juventude é a idade de aprender: acolhe instruções, recebe impressões e retém o que recebe então. Por isso, é muito importante que a mente seja bem formada nessa época; e ela não pode receber melhor formação do que a dos provérbios de Salomão.
A juventude é precipitada, obstinada e irrefletida; o homem nasce como a cria do jumento selvagem e, por isso, precisa ser disciplinado pelas restrições e guiado pelas regras que encontramos aqui. E, se os jovens tomarem cuidado com seus caminhos segundo os provérbios de Salomão, logo adquirirão o conhecimento e a discrição dos antigos.
Ao escrever este livro, Salomão tinha os olhos na posteridade, esperando com ele formar a mente da geração que surgia com os nobres princípios da sabedoria e da virtude.
IV. Que bom uso se pode fazer deles, v. 5, 6. Por meio deles, os jovens e os simples podem tornar-se sábios; não são excluídos da escola de Salomão, como eram da de Platão. Mas será o livro apenas para eles? Não: Há aqui não só leite para as criancinhas, mas alimento sólido para os homens fortes.
Este livro não só tornará sábios e bons os insensatos e maus, mas também tornará ainda mais sábios e melhores os que já o são. E, embora o simples e o jovem talvez desprezem estas instruções e não se beneficiem delas, o sábio ouvirá.
A sabedoria será justificada por seus próprios filhos, embora não pelas crianças sentadas na praça. Repare: até os sábios devem ouvir e não se considerar sábios demais para aprender.
O sábio reconhece suas próprias deficiências (Plurima ignoro, sed ignorantiam meam non ignoro — ignoro muitas coisas, mas não ignoro minha própria ignorância) e, por isso, avança continuamente: deseja crescer em conhecimento, saber mais e saber melhor, com mais clareza e distinção, e saber melhor como aproveitá-lo.
Enquanto vivermos, devemos esforçar-nos por crescer em todo conhecimento útil. Um dos maiores rabinos dizia: Qui non auget scientiam, amittit de ea — quem não aumenta seu conhecimento vai perdendo o que tem. Quem deseja crescer em conhecimento deve estudar as Escrituras; elas tornam perfeito o homem de Deus.
O sábio, ao crescer em conhecimento, beneficia não só a si mesmo, mas também aos outros:
- Como conselheiro. O homem que entende estes preceitos de sabedoria, comparando-os uns com os outros e com suas próprias observações, alcançará aos poucos conselhos sábios. Terá boas chances de receber um cargo, será consultado como um oráculo e receberá a responsabilidade de administrar assuntos públicos; chegará a sentar-se ao leme, como significa a palavra.
Repare: a diligência é o caminho para a honra; e aqueles a quem Deus abençoou com sabedoria devem procurar fazer o bem com ela, conforme sua esfera de ação. É maior dignidade, de fato, aconselhar um príncipe, mas é maior caridade aconselhar os pobres, como Jó fez com sua sabedoria. Jó 29:15, “Eu era olhos para o cego.”
- Como intérprete (v. 6): para entender um provérbio. O próprio Salomão era famoso por explicar enigmas e resolver questões árduas, o que antigamente era um divertimento celebrado entre os príncipes orientais. Testemunham isso as soluções que deu às perguntas com que a rainha de Sabá julgava poder confundi-lo.
Agora ele se propõe a dar aos leitores essa habilidade, na medida em que sirva aos melhores fins. “Eles entenderão um provérbio, até a interpretação, sem a qual o provérbio é uma noz que não foi quebrada; quando ouvirem um dito sábio, ainda que seja figurado, captarão seu sentido e saberão aproveitá-lo.”
As palavras dos sábios às vezes são ditos obscuros. Nas epístolas de São Paulo há coisas difíceis de entender; mas, para aqueles que, versados nas Escrituras, sabem comparar coisas espirituais com espirituais, elas serão fáceis e seguras. Assim, se lhes perguntarem: “Entenderam todas estas coisas?”, poderão responder: “Sim, Senhor.”
Repare: é um crédito para a religião quando homens honestos são homens sensatos. Todos os bons, portanto, devem procurar ser esclarecidos, ir de um lado para outro e esforçar-se em usar os meios disponíveis, para que seu conhecimento aumente.
Versículos 7 a 9
Admoestações Paternas.
Salomão, tendo assumido a tarefa de ensinar conhecimento e discrição a um jovem, apresenta aqui duas regras gerais a observar para esse fim: temer a Deus e honrar os pais. Pitágoras começa seus versos áureos com essas duas leis fundamentais da moralidade, mas apresenta a primeira delas em estado lamentavelmente corrompido.
Primum, deos immortales cole, parentesque honora — Primeiro, cultue os deuses imortais e honre seus pais. Para tornar os jovens o que devem ser:
I. Que tenham Deus em consideração como seu Supremo:
- Ele estabelece esta verdade: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (v. 7); é a parte principal do conhecimento (assim diz a margem); é a cabeça do conhecimento. Isto é:
(1.) De todas as coisas que se devem conhecer, esta é a mais evidente: Deus deve ser temido, reverenciado, servido e adorado. É de tal modo o princípio do conhecimento que nada sabem os que não sabem isto.
(2.) Para alcançar todo conhecimento útil, o mais necessário é que temamos a Deus. Não estamos aptos a aproveitar as instruções que nos são dadas a menos que nossa mente esteja tomada por santa reverência a Deus e cada pensamento em nós seja levado a obedecer-lhe. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá sua doutrina, João 7:17.
(3.) Assim como todo o nosso conhecimento deve nascer do temor de Deus, também deve tender a ele como sua perfeição e seu centro. Sabem o suficiente os que sabem temer a Deus, zelosos em agradar-lhe em tudo e receando ofendê-lo em qualquer coisa; este é o Alfa e o Ômega do conhecimento.
- Para confirmar essa verdade, de que a atenção a Deus deve tanto dirigir quanto estimular todas as nossas buscas pelo conhecimento, ele observa: “Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” São ateus, que não levam Deus em conta; não temendo nada da sua cólera nem desejando seu favor, não agradecerão a você por lhes dizer o que podem fazer para escapar da cólera e obter o favor dele.
Os que dizem ao Todo-Poderoso: “Aparta-te de nós”, e estão tão longe de temê-lo que o desafiam, não causam surpresa se não desejam conhecer seus caminhos, mas desprezam essa instrução. Repare: são insensatos os que não temem a Deus nem dão valor às Escrituras; e, embora possam alegar que admiram o engenho, na verdade são estranhos e inimigos da sabedoria.
II. Que tenham seus pais em consideração como seus superiores (v. 8, 9): “Meu filho, ouve a instrução de teu pai.” Ele quer dizer não apenas que desejava que os próprios filhos lhe dessem atenção e ouvissem o que lhes dizia, nem apenas que seus alunos e os que vinham aprender com ele o considerassem seu pai e atendessem a seus preceitos com disposição de filhos.
Quer também que todos os filhos sejam obedientes e respeitosos para com os pais e se conformem à educação virtuosa e religiosa que recebem deles, segundo a lei do quinto mandamento.
- Ele dá por certo que os pais, com toda a sabedoria que têm, instruirão os filhos e, com toda a autoridade que têm, lhes darão leis para o bem deles. Os filhos são criaturas racionais; por isso, não devemos impor-lhes uma lei sem instrução. Devemos atraí-los com cordas humanas e, ao dizer-lhes o que devem fazer, dizer-lhes por quê.
Mas eles são corruptos e obstinados; por isso, junto com a instrução, é necessária uma lei. Abraão não apenas catequizará, mas também dará ordens à sua casa. Tanto o pai quanto a mãe devem fazer tudo o que puderem pela boa educação dos filhos, e mesmo tudo isso é pouco.
- Ele ordena aos filhos que recebam e conservem as boas lições e leis que os pais lhes dão:
(1.) Que as recebam prontamente: “Ouve a instrução de teu pai; ouve-a e dá-lhe atenção; ouve-a e acolhe-a, agradece por ela e aceita-a.”
(2.) Que as conservem com firmeza: “Não abandones a lei deles; não penses que, depois de cresceres e já não estares sob tutores e governantes, podes viver sem restrições; não, a lei de tua mãe estava de acordo com a lei de teu Deus e, por isso, jamais deve ser abandonada; foste educado no caminho em que deverias andar e, quando envelheceres, não te desvies dele.”
Alguns observam que, enquanto a ética dos gentios e as leis dos persas e romanos apenas estabeleciam que os filhos respeitassem o pai, a lei divina assegura também a honra da mãe.
- Ele recomenda isso como algo muito gracioso, que nos trará honra: “As instruções e leis de teus pais, observadas com cuidado e praticadas, serão um ornamento de graça para a tua cabeça (v. 9), ornamento de grande valor aos olhos de Deus, e farão com que pareças tão ilustre quanto os que trazem correntes de ouro no pescoço.”
Que as verdades e os mandamentos divinos sejam para nós uma coroa, ou um colar de SS, insígnias das mais altas honras; que os valorizemos e aspiremos a eles, e então assim serão para nós. São, na verdade, valiosos, e serão valorizados, os que se estimam mais por sua virtude e piedade do que por sua riqueza e posição no mundo.
Versículos 10 a 19
Admoestações Paternas.
Salomão dá aqui aos jovens outra regra geral para encontrar os caminhos da sabedoria e permanecer neles: tomar cuidado com a armadilha das más companhias.
Os salmos de Davi começam com essa precaução, e os provérbios de Salomão também, pois nada é mais destrutivo tanto para uma devoção viva quanto para uma conduta ordenada (v. 10): “Meu filho, a quem amo e por quem tenho terno cuidado, se os pecadores te atraírem, não anuas.”
Este é um bom conselho para os pais darem aos filhos quando os enviam ao mundo; é o mesmo que São Pedro deu aos seus novos convertidos (Atos 2:40): “Salvai-vos desta geração perversa.” Observe:
- Como os perversos se empenham em seduzir outros para os caminhos do destruidor: eles os atraem. Os pecadores gostam de companhia no pecado; os anjos caídos se tornaram tentadores quase tão logo se tornaram pecadores.
Não ameaçam nem argumentam, mas atraem com lisonja e palavras agradáveis; com uma isca, puxam o jovem incauto para o anzol. Enganam-se, porém, se pensam que, levando outros a compartilhar sua culpa e a ficar, por assim dizer, presos ao mesmo compromisso, terão menos a pagar; pois terão tanto mais pelo que responder.
- Como os jovens devem ser cautelosos para não serem seduzidos por eles: “Não anuas; então, embora te atraiam, não poderão forçar-te. Não digas o que dizem, nem faças o que fazem ou desejariam que fizesses; não tenhas comunhão com eles.” Para reforçar essa precaução:
I. Ele apresenta os argumentos enganosos que os pecadores usam para atrair e os artifícios de lisonja com que iludem as pessoas instáveis. Menciona os assaltantes das estradas, que fazem tudo o que podem para atrair outros ao seu bando, vv. 11-14. Veja o que querem que o jovem faça: “Vem conosco” (v. 11); “queremos tua companhia”. A princípio, fingem não pedir mais nada.
Mas o aliciamento avança (v. 14): “Lança tua sorte entre nós; entra como sócio, une tuas forças às nossas, e decidamos viver e morrer juntos. Terás a mesma sorte que nós; e tenhamos todos uma só bolsa, para que gastemos alegremente juntos o que obtivermos juntos.” Esse é o objetivo deles.
Propõem-se a satisfazer duas paixões irracionais e insaciáveis e, com eles, atraem sua presa para a armadilha:
- Sua crueldade. Têm sede de sangue e odeiam os inocentes, que nunca lhes deram motivo de provocação, porque a honestidade e a diligência deles os envergonham e condenam: “Armemos, pois, uma emboscada para derramar seu sangue e espreitemos às escondidas por eles.”
“Eles não sabem de crime algum que tenham cometido e, por isso, não suspeitam de perigo, mas viajam desarmados; assim serão presa ainda mais fácil para nós.”
“E como será agradável engoli-los vivos!” (v. 12). Esses homens sanguinários fariam isso com a mesma avidez com que o leão faminto devora o cordeiro.
Se alguém objetar: “Os restos dos mortos denunciarão os assassinos”, eles respondem: “Não há perigo; vamos engoli-los inteiros, como os que são sepultados.” Quem poderia imaginar que a natureza humana se degeneraria tanto a ponto de um homem sentir prazer em destruir outro?
- Sua cobiça. Esperam obter um bom saque com isso (v. 13): “Acharemos toda substância preciosa seguindo esse ofício. E daí se arriscarmos o pescoço por isso? Encheremos nossas casas de despojos.” Veja aqui:
(1.) A ideia que fazem da riqueza do mundo. Chamam-na de substância preciosa, quando ela não é nem substância nem preciosa: é sombra, é vaidade, sobretudo a adquirida por roubo, Salmos 62:10. É como aquilo que não existe e não dará satisfação sólida a ninguém.
É barata e comum; contudo, segundo a avaliação deles, é preciosa. Por isso, arriscarão a vida e talvez a alma para buscá-la. É um erro que arruína milhares superestimar a riqueza deste mundo e considerá-la substância preciosa.
(2.) A abundância dela que prometem a si mesmos: “Encheremos nossas casas com ela.” Os que negociam com o pecado prometem a si mesmos grandes negócios e enormes lucros (“Tudo isto te darei”, diz o tentador); mas apenas sonham que comem. O que enchia casas reduz-se a mal um punhado, como a erva nos telhados.
II. Ele mostra como esses caminhos são perniciosos, razão pela qual devemos temê-los (v. 15): “Meu filho, não andes pelo caminho com eles; não te associes a eles; afasta-te deles e permanece tão longe quanto puderes; retém teu pé da vereda deles; não sigas seu exemplo nem faças o que fazem.”
Tal é a corrupção da nossa natureza que nosso pé está muito inclinado a entrar no caminho do pecado; por isso, precisamos exercer sobre nós a violência necessária para retê-lo e nos deter se dermos o menor passo naquela direção. Considere:
- Como o caminho deles é pernicioso em sua própria natureza (v. 16): “Seus pés correm para o mal”, para o que desagrada a Deus e prejudica a humanidade, pois se apressam a derramar sangue.
Repare: o caminho do pecado é uma descida. As pessoas não apenas são incapazes de se deter, mas, quanto mais tempo seguem nele, mais depressa correm e se apressam, como se receassem não causar dano suficiente e estivessem decididas a não perder tempo.
Disseram que procederiam sem pressa (“Armemos uma emboscada para derramar sangue”, v. 11), mas você descobrirá que estão todos apressados: a tal ponto Satanás lhes encheu o coração.
- Como suas consequências serão perniciosas. São claramente avisados de que esse caminho perverso terminará com certeza na própria destruição e, ainda assim, persistem nele. Nisto:
(1.) São como a ave tola que vê a rede estendida para apanhá-la, mas a vê em vão: a isca a atrai para a rede, e ela não atende ao aviso que seus próprios olhos lhe deram, v. 17. Nós, porém, nos julgamos de mais valor do que muitos pardais e, portanto, devemos ter mais discernimento e agir com mais cautela.
Deus nos fez mais sábios que as aves do céu (Jó 35:11); seremos então tão estúpidos quanto elas?
(2.) São piores que as aves e não têm o discernimento que às vezes vemos nelas; pois o caçador sabe que é inútil armar sua rede à vista da ave e, por isso, dispõe de artifícios para escondê-la. O pecador, porém, vê a ruína no fim do seu caminho; o assassino e o ladrão veem diante de si a prisão e a forca, e podem até ver o inferno.
Seus vigias lhes dizem que certamente morrerão, mas de nada adianta: lançam-se ao pecado e prosseguem nele impetuosamente, como o cavalo à batalha. Pois, na verdade, a pedra que rolam se voltará contra eles, v. 18, 19.
Armam emboscadas e espreitam às escondidas pelo sangue e pela vida dos outros, mas, contra sua intenção, isso acabará por ser uma emboscada contra o próprio sangue e a própria vida. Por fim, terão um desfecho vergonhoso; e, se escaparem da espada do magistrado, ainda assim há uma Nêmesis divina que os persegue. A vingança não lhes permite viver.
A avidez de ganho os arrasta a práticas que não lhes permitirão viver nem metade de seus dias, mas abreviarão o número de seus meses no meio do curso. Têm poucos motivos para se orgulhar da posse daquilo que tira a vida dos donos e depois passa a outros senhores.
E que aproveita ao homem ganhar o mundo se perder a vida? Então já não poderá desfrutar do mundo; muito menos se perder a alma e ela afundar na destruição e perdição, como acontece com multidões por amor ao dinheiro.
Embora Salomão mencione apenas a tentação de roubar nas estradas, com isso pretende nos advertir contra todos os outros males a que os pecadores atraem as pessoas. Assim são os caminhos dos bêbados e dos impuros: entregam-se a prazeres que tendem à sua ruína aqui e para sempre. Portanto, não anua com eles.
Versículos 20 a 33
As Exortações da Sabedoria; Condenação dos Pecadores Obstinados.
Salomão, depois de mostrar como é perigoso dar ouvidos às tentações de Satanás, mostra aqui como é perigoso não dar ouvidos aos chamados de Deus, descuido que lamentaremos para sempre. Observe:
I. Por quem Deus nos chama: pela sabedoria. É a sabedoria que clama lá fora. A palavra está no plural — sabedorias —, pois, assim como há sabedoria infinita em Deus, também há a multiforme sabedoria de Deus, Efésios 3:10. Deus fala aos filhos dos homens por todos os tipos de sabedoria e, assim como em cada vontade, também em cada palavra de Deus há um conselho.
- O entendimento humano é sabedoria: a luz e a lei da natureza, os poderes e faculdades da razão e o ofício da consciência, Jó 38:36. Por meio deles Deus fala aos filhos dos homens e raciocina com eles.
O espírito do homem é a lâmpada do Senhor; e, aonde quer que as pessoas vão, podem ouvir uma voz atrás delas que diz: “Este é o caminho.” A voz da consciência é a voz de Deus, nem sempre uma voz mansa e delicada, pois às vezes ela clama.
- O governo civil é sabedoria; é uma ordenança de Deus, e os magistrados são seus representantes. Deus havia dito, por meio de Davi, aos insensatos: “Não ajais insensatamente”, Salmos 75:4.
À entrada das portas da cidade e nos lugares de reunião, onde funcionavam os tribunais, os juízes, que eram a sabedoria da nação, chamavam os perversos, em nome de Deus, ao arrependimento e à reforma.
- A revelação divina é sabedoria; todos os seus ditames, todas as suas leis, são sábios como a própria sabedoria. Deus, pela palavra escrita e pela lei de Moisés, que põe diante de nós a bênção e a maldição, pelos lábios dos sacerdotes que guardam o conhecimento, por seus servos, os profetas, e por todos os ministros desta palavra, declara sua vontade aos pecadores.
Ele lhes dá aviso com tanta clareza quanto os pregoeiros que fazem anúncios nas ruas ou nos tribunais. Em sua palavra, Deus não apenas apresenta a causa, mas a argumenta com os filhos dos homens: “Vinde, agora, e arrazoemos juntos”, Isaías 1:18.
- O próprio Cristo é Sabedoria, é Sabedorias, pois nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, e ele é o centro de toda revelação divina.
Não é apenas a Sabedoria essencial, mas a Palavra eterna, por quem Deus nos fala e a quem confiou todo julgamento; por isso, é ele quem aqui tanto pleiteia com os pecadores quanto profere sentença contra eles. Ele chama a si mesmo de Sabedoria, Lucas 7:35.
II. Como ele nos chama e de que maneira:
- Muito publicamente, para que todo aquele que tem ouvidos para ouvir possa ouvir, pois todos são bem-vindos a aproveitar o que é dito e todos têm o dever de prestar atenção.
As regras da sabedoria são publicadas fora, nas ruas, não apenas nas escolas ou nos palácios dos príncipes, mas nos principais lugares de reunião, entre as pessoas comuns que passam e tornam a passar à entrada das portas e pela cidade.
É consolador lançar a rede do evangelho onde há muitos peixes, na esperança de que alguns sejam apanhados. Isso se cumpriu em nosso Senhor Jesus, que ensinou publicamente no templo, em meio às multidões, e em segredo nada disse (João 18:20), e ordenou a seus ministros que proclamassem seu evangelho sobre os telhados, Mateus 10:27.
Deus diz (Isaías 45:19): “Não falei em segredo.” Não há fala nem língua em que não se ouça a voz da Sabedoria. A verdade não procura esconderijos, nem a virtude se envergonha de si mesma.
- Com muita emoção: ela clama e torna a clamar, como quem fala com seriedade. Jesus se pôs de pé e clamou. Ela faz ouvir sua voz e profere suas palavras com toda a clareza e afeição possíveis. Deus deseja ser ouvido e atendido.
III. Qual é o chamado de Deus e de Cristo:
- Ele censura os pecadores por sua insensatez e por persistirem nela obstinadamente, v. 22. Observe:
(1.) Quem são os que a Sabedoria aqui censura e com quem argumenta. Em geral, são pessoas simples e, por isso, poderiam com justiça ser desprezadas; amam a simplicidade e, por isso, poderíamos com justiça perder a esperança nelas. Mas devemos usar os meios até com aqueles de quem temos pouca esperança, pois não sabemos o que a graça divina pode fazer. Três tipos de pessoas são aqui chamados:
[1.] Os simples que amam a simplicidade. O pecado é simplicidade, e os pecadores são simples; agem tolamente, muito tolamente.
Muito ruim é a condição daqueles que amam a simplicidade, apreciam suas noções simples do bem e do mal e seus preconceitos simples contra os caminhos de Deus, e se sentem em seu elemento ao fazer algo simples, divertindo-se com seus próprios enganos e lisonjeando-se em sua perversidade.
[2.] Os escarnecedores que se deleitam em escarnecer: pessoas orgulhosas que sentem prazer em intimidar todos ao redor, e pessoas joviais que zombam de toda a humanidade e fazem troça de tudo o que lhes aparece. Mas se tem em vista especialmente os que escarnecem da religião, os piores pecadores.
Eles desdenham sujeitar-se às verdades e leis de Cristo e às censuras e advertências da sua palavra; orgulham-se de depreciar tudo o que é sagrado e sério.
[3.] Os insensatos que odeiam o conhecimento. Só os insensatos odeiam o conhecimento. Apenas os que não compreendem corretamente a religião lhe são inimigos. Os piores insensatos são os que odeiam ser instruídos e corrigidos e têm uma antipatia arraigada à piedade séria.
(2.) Como a censura é expressa: “Até quando farão isso?” Isso indica que o Deus do céu deseja a conversão e a reforma dos pecadores, e não sua ruína; que sua obstinação e demora muito lhe desagradam; que ele espera para lhes mostrar graça e está disposto a argumentar com eles.
- Ele os convida a arrepender-se e tornar-se sábios, v. 23. Aqui:
(1.) O preceito é claro: “Voltai-vos à minha censura.” Não fazemos o devido uso das censuras que recebemos pelo que é mau se não nos voltamos disso para o que é bom, pois foi para esse fim que a censura nos foi dada. Voltem-se, isto é, recuperem o bom senso, voltem-se para Deus e para seu dever; voltem-se e vivam.
(2.) As promessas são muito animadoras. Os que amam a simplicidade encontram em si mesmos uma incapacidade moral de mudar a própria mente e o próprio caminho; não podem voltar-se por força própria.
A isso Deus responde: “Eis que derramarei meu Espírito sobre vós; disponde-vos a fazer o que puderdes, e a graça de Deus se unirá a vós e operará em vós tanto o querer quanto o realizar aquele bem que, sem essa graça, não poderíeis fazer.”
Ajude-se, e Deus o ajudará; estenda a mão ressequida, e Cristo a fortalecerá e curará.
[1.] O autor dessa graça é o Espírito, e ele é prometido: “Derramarei meu Espírito sobre vós”, como óleo, como água; vocês terão o Espírito em abundância, rios de água viva, João 7:38. Nosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem.
[2.] O meio dessa graça é a palavra, que, se a recebermos corretamente, nos converterá; por isso, há esta promessa: “Dar-vos-ei a conhecer minhas palavras; não apenas as direi a vós, mas as farei conhecidas, dando-vos entendimento delas.”
Repare: a graça especial é necessária para uma conversão sincera. Mas essa graça jamais será negada a quem sinceramente a buscar e a ela se submeter.
- Ele anuncia a condenação dos que continuam obstinados diante de todos esses meios e métodos da graça. Ela é extensa e muito terrível, vv. 24-32. A Sabedoria, tendo chamado os pecadores a voltar, faz uma pausa para ver o efeito do chamado; escuta e ouve, mas eles não falam corretamente (Jeremias 8:6). Por isso, ela prossegue para lhes dizer qual será o fim de tudo isso.
(1.) O crime é apresentado, e é altamente provocador. Veja por que os pecadores impenitentes serão julgados no grande dia, e você dirá que merecem isso e que o Senhor é justo ao julgá-los. Em suma, é por rejeitarem Cristo e as ofertas da sua graça e recusarem sujeitar-se aos termos do seu evangelho, que os teria salvado tanto da maldição da lei de Deus quanto do domínio da lei do pecado.
[1.] Cristo os chamou para avisá-los do perigo; estendeu a mão para oferecer-lhes misericórdia e até para ajudá-los a sair da condição miserável em que estavam, estendendo-a para que a segurassem. Mas recusaram, e ninguém lhe deu atenção: alguns eram descuidados e nunca se importaram com isso nem repararam no que lhes era dito.
Outros eram obstinados e, embora não pudessem evitar ouvir a vontade de Cristo, negaram-lhe categoricamente o pedido: recusaram, v. 24. Amavam a própria insensatez e não queriam tornar-se sábios. Resistiram a todos os métodos empregados para trazê-los de volta.
Deus estendeu a mão pelas misericórdias que lhes concedeu e, quando estas não os comoveram, pelas correções; mas tudo foi em vão. Não deram mais atenção às obras da sua mão do que às declarações da sua boca.
[2.] Cristo os censurau e aconselhou: não apenas os censurau pelo que fizeram de errado, mas os aconselhou a fazer melhor — são censuras instrutivas e provas de amor e boa vontade.
Eles, porém, desprezaram todos os seus conselhos, como indignos de atenção, e não quiseram nenhuma das suas censuras, como se fosse indigno deles receberem sua censura e como se nunca tivessem feito algo que a merecesse, v. 25.
Isso se repete (v. 30): “Não quiseram nenhum dos meus conselhos, mas os rejeitaram com desprezo; consideraram as censuras um descrédito e as tomaram como um insulto (Jeremias 6:10); mais ainda, desprezaram todas as minhas censuras, como se tudo fosse uma brincadeira, indigna de atenção.”
Repare: estão marcados para a ruína os que fazem ouvidos moucos à censura e aos bons conselhos.
[3.] Foram exortados a sujeitar-se ao governo da reta razão e da religião, mas se rebelaram contra ambos. Primeiro, a razão não os governaria, pois odiaram o conhecimento (v. 29); odiaram a luz da verdade divina porque lhes mostrava o mal de suas obras, João 3:20. Odiavam ouvir aquilo que não suportavam saber.
Segundo, a religião não podia governá-los, pois não escolheram o temor do Senhor, mas escolheram andar no caminho do próprio coração e segundo o que viam os próprios olhos. Foram instados a pôr Deus sempre diante de si, mas preferiram lançar Deus e seu temor para trás das costas. Repare: os que não escolhem o temor do Senhor mostram que não têm conhecimento.
(2.) A sentença é pronunciada e certamente os arruinará. Os que não se sujeitarem ao governo de Deus certamente perecerão sob sua cólera e maldição, e nem mesmo o evangelho os socorrerá. Não quiseram aproveitar a misericórdia de Deus quando lhes foi oferecida e, portanto, caem com justiça como vítimas da sua justiça, Provérbios 29:1.
As ameaças aqui se cumprirão plenamente no julgamento do grande dia e na miséria eterna dos impenitentes, das quais, porém, já existem alguns prenúncios nos julgamentos presentes.
[1.] Agora os pecadores prosperam e se sentem seguros; vivem à vontade e desafiam a tristeza. Mas, primeiro, a calamidade virá sobre eles (v. 26). Virão as enfermidades, doenças que lhes parecerão mandados de prisão e prenúncios da própria morte. Virão outras tribulações, na mente e nos bens, que os convencerão de sua insensatez em manter Deus à distância.
Segundo, a calamidade os encherá de grande pavor. O medo se apoderará deles, e suspeitarão que o mal piorará. Quando os julgamentos públicos se espalham, os pecadores em Sião se apavoram, e o terror surpreende os hipócritas. A morte é para eles o rei dos terrores (Jó 15:21, etc.; Jó 18:11, etc.); esse medo será seu tormento contínuo.
Terceiro, acontecerá com eles conforme o seu pavor. Seu medo virá: aquilo que temiam lhes sucederá. Virá como desolação, como uma grande inundação que derruba tudo em seu caminho; será sua destruição, completa e final. Virá como um redemoinho, que leva a palha de repente e com força.
Repare: os que não admitem o temor de Deus se expõem a todos os outros temores, e seus medos não serão sem motivo.
Quarto, seu pavor se transformará em desespero: aflição e angústia virão sobre eles, pois, tendo caído na cova que temiam, não verão saída, v. 27. Saul clama (2 Samuel 1:9): “A angústia veio sobre mim.” No inferno há choro, lamento e ranger de dentes por causa da angústia; tribulação e angústia vêm sobre a alma do pecador, fruto da indignação e da cólera do Deus justo, Romanos 2:8, 9.
[2.] Agora Deus se compadece da insensatez deles, mas então rirá da sua calamidade (v. 26): “Eu também rirei da vossa aflição, assim como ristes dos meus conselhos.” Os que ridicularizam a religião apenas se tornarão ridículos diante de todo o mundo. Os justos rirão deles (Salmos 52:6), pois o próprio Deus o fará.
Isso indica que ficarão para sempre excluídos da compaixão de Deus. Pecaram tanto tempo contra a misericórdia que por fim a perderam de todo. Seu olhar não poupará, nem ele terá piedade. Mais ainda, visto que sua justiça será glorificada na ruína deles, ele se agradará dela, embora agora prefira que eles se voltem e vivam. Ah! Aliviarei a mim mesmo dos meus adversários.
[3.] Agora Deus está pronto para ouvir suas orações e encontrá-los com misericórdia, se ao menos a buscarem nele; mas então a porta estará fechada, e eles clamarão em vão (v. 28): “Então clamarão a mim, quando for tarde demais: Senhor, Senhor, abre-nos.”
“Então recorreriam de bom grado à misericórdia que agora rejeitam e da qual fazem pouco caso; mas eu não responderei, porque, quando os chamei, não responderam.”
Toda a resposta então será: Afastem-se de mim, não os conheço. Isso já aconteceu a alguns nesta vida, como Saul, a quem Deus não respondeu nem por Urim nem por profetas. Em geral, porém, enquanto há vida há lugar para a oração e esperança de obter resposta; por isso, isso deve referir-se à justiça inflexível do juízo final.
Então aqueles que desprezaram a Deus o buscarão cedo (isto é, com empenho), mas em vão; não o encontrarão, porque não o buscaram quando ele podia ser encontrado, Isaías 55:6. O rico no inferno suplicou, mas teve seu pedido negado.
[4.] Agora estão ávidos por seguir seu próprio caminho e apegados aos próprias maquinações; então terão deles até fartar-se (v. 31), conforme o provérbio: que bebam o que prepararam. Comerão o fruto do próprio caminho; seu salário corresponderá ao seu trabalho e, conforme sua escolha, assim será sua condenação, Gálatas 6:7, 8.
Repare, primeiro: o pecado tende naturalmente à destruição, Tiago 1:15. Os pecadores certamente serão miseráveis se apenas comerem o fruto do próprio caminho.
Segundo: os que perecem devem culpar a si mesmos e não podem lançar a culpa sobre ninguém mais. É a maquinação deles próprios; que se vangloriem dele. Deus escolhe suas ilusões, Isaías 66:4.
[5.] Agora se orgulham de sua prosperidade no mundo; então ela contribuirá para agravar sua ruína, v. 32. Primeiro, agora se orgulham de poder afastar-se de Deus e livrar-se das restrições da religião; mas isso mesmo os abaterá, e sua lembrança lhes traspassará o coração.
Segundo, agora se orgulham de sua segurança e sensualidade; mas a tranquilidade dos simples (assim diz a margem) os abaterá. Quanto mais seguros se sentem, mais certa e terrível será sua destruição.
A prosperidade dos insensatos ajudará a destruí-los: os incha de orgulho, cola-lhes o coração ao mundo, fornece combustível para suas paixões e endurece-lhes o coração nos maus caminhos.
- Ele conclui com a garantia de segurança e felicidade para todos os que se submetem às instruções da sabedoria (v. 33): “Quem me der ouvidos e se deixar governar por mim estará” (1.) “seguro; habitará sob a proteção especial do Céu, de modo que nada lhe causará dano real.”
(2.) “Estará tranquilo e não terá apreensões perturbadoras de perigo; não apenas estará a salvo do mal, mas sossegado, sem temor dele.”
Embora a terra seja removida, eles não temerão. Queremos estar a salvo do mal e sossegados, sem temor dele? Deixemos que a religião nos governe sempre e que a palavra de Deus seja nossa conselheira. Esse é o caminho para habitar em segurança neste mundo e estar sossegado, sem temor do mal, no outro mundo.