Números 1
Argumento
Números
UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DO QUARTO LIVRO DE MOISÉS, CHAMADO NÚMEROS.
Os títulos dos cinco livros de Moisés, que usamos nas nossas Bíblias, são todos tomados da tradução grega dos Setenta, a versão mais antiga do Antigo Testamento que conhecemos.
Mas só o título deste livro nós traduzimos para o inglês; em todos os demais retemos a própria palavra grega, e para essa diferença não conheço razão, a não ser que os tradutores latinos geralmente fizeram o mesmo.
De outro modo, este livro poderia muito bem ter sido chamado Arithmoi, o título grego, assim como o primeiro Gênesis e o segundo Êxodo; ou esses poderiam muito bem ter sido traduzidos e chamados, o primeiro a Geração, ou Origem, o segundo a Saída, ou Fuga, assim como este, Números.
Este livro foi assim intitulado por causa dos números dos filhos de Israel, tantas vezes mencionados neste livro, e tão dignos de dar-lhe título, porque foram o notável cumprimento da promessa de Deus a Abraão, de que a sua descendência seria como as estrelas do céu em multidão.
Ele também relata duas contagens deles, uma no monte Sinai (Números 1), a outra nas planícies de Moabe, trinta e nove anos depois, Números 26. E na última relação não havia três homens que fossem os mesmos da primeira. O livro está quase igualmente dividido entre histórias e leis, entremeadas.
Temos aqui:
I. As histórias da contagem e da ordenação das tribos (Números 1-4), da dedicação do altar e dos levitas (Números 7-8), da sua marcha (Números 9-10), da sua murmuração e incredulidade, pelas quais foram sentenciados a vagar quarenta anos no deserto (Números 11-14), da rebelião de Coré (Números 16-17).
A história do último ano dos quarenta (Números 20-26), a conquista de Midiã e o estabelecimento das duas tribos (Números 31-32), com um relato das suas jornadas, Números 33.
II. Diversas leis a respeito dos nazireus, etc. (Números 5-6); e de novo a respeito do encargo dos sacerdotes, etc. (Números 18-19), das festas (Números 28-29) e dos votos (Números 30), e relativas ao seu estabelecimento em Canaã, Números 27; 34; 35; 36.
Um resumo de muito deste livro temos em poucas palavras em Salmos 95:10: “Por quarenta anos estive eu contristado com esta geração”; e uma aplicação dele a nós mesmos em Hebreus 4:1: temamos que pareçamos ficar aquém.
Existiam então muitas nações consideráveis, que habitavam em cidades e vilas fortificadas, das quais não se faz nenhuma menção, nenhum registro se guarda, na história sagrada.
Mas registros muito exatos se guardam dos assuntos de um punhado de gente, que habitava em tendas e vagava estranhamente num deserto, porque eram os filhos da aliança. Porque a porção do Senhor é o seu povo, Jacó é a sorte da sua herança.
Israel devia agora ser formado numa comunidade política, ou melhor, num reino; pois o Senhor era o seu Rei (1 Samuel 12:12), o seu governo era uma teocracia, e Moisés, sob ele, era “rei em Jesurum”, Deuteronômio 33:5.
Ora, para o reto estabelecimento deste santo estado, depois da instituição de boas leis era necessária a instituição de boa ordem; e, portanto, é preciso tomar a conta dos súditos deste reino, o que é feito neste capítulo, onde temos:
I. Ordens dadas a Moisés para numerar o povo, vv. 1-4.
II. Pessoas nomeadas para ajudá-lo nisso, vv. 5-16.
III. O número particular de cada tribo, tal como foi apresentado a Moisés, vv. 17-43.
IV. A soma total de todos juntos, vv. 44-46.
V. Uma exceção quanto aos levitas, v. 47, etc.
Versículos 1 a 16
A Numeração dos Israelitas. (a.C. 1490.)
I. Temos aqui uma comissão expedida para a numeração do povo de Israel; e Davi, muito tempo depois, pagou caro por fazê-la sem comissão. Aqui está:
- A data desta comissão, v. 1:
(1.) O lugar: ela é dada na corte de Deus, no deserto do Sinai, do seu palácio real, o tabernáculo da congregação.
(2.) O tempo: no segundo ano depois que subiram do Egito; podemos chamá-lo de segundo ano daquele reinado. As leis de Levítico foram dadas no primeiro mês daquele ano; estas ordens foram dadas no começo do segundo mês.
- As instruções dadas para a execução dela, v. 2, 3:
(1.) Ninguém devia ser numerado senão os do sexo masculino, e destes somente os que fossem aptos para a guerra. Ninguém abaixo de vinte anos; pois, embora alguns com menos de vinte anos pudessem ter corpo e força bastantes para o serviço militar, ainda assim, por compaixão da sua tenra idade, Deus não quis que fossem obrigados a pegar em armas.
(2.) Tampouco se deviam numerar os que, por idade ou enfermidade do corpo, cegueira, coxeadura ou doenças crônicas, fossem inaptos para a guerra. Sendo a igreja militante, só são tidos por verdadeiros membros dela os que se alistaram como soldados de Jesus Cristo; pois a nossa vida, a nossa vida cristã, é uma guerra.
(3.) A conta devia ser tomada segundo as suas famílias, para que se soubesse não só quantos eram e quais eram os seus nomes, mas de que tribo e família, ou clã, ou melhor, de que casa em particular era cada pessoa; ou, tomando-a como a revista de um exército, a que regimento pertencia cada homem, para que ele mesmo conhecesse o seu lugar e o governo soubesse onde encontrá-lo.
Eles tinham sido numerados pouco antes disto, quando se pagou o dinheiro por cabeça para o serviço do tabernáculo, Êxodo 38:25, 26. Mas parece que não foram registrados então segundo a casa de seus pais, como agora o foram.
O número deles então era o mesmo de agora: 603.550 homens; pois, quantos haviam morrido desde então e se perderam na conta, tantos haviam chegado aos vinte anos e foram acrescentados à conta.
Repare: à medida que uma geração passa, outra geração vem. Assim como diariamente se abrem vagas, assim diariamente se levantam recrutas para preencher as vagas, e a Providência cuida de que, num tempo ou noutro, num lugar ou noutro, os nascimentos equilibrem os sepultamentos, para que a raça humana e a semente santa não sejam cortadas nem se extingam.
- Nomeiam-se comissários para a realização desta obra. Moisés e Arão deviam presidir (v. 3), e um homem de cada tribo, que fosse renomado na sua tribo e se presumisse conhecê-la bem, devia auxiliar nela: “os príncipes das tribos”, v. 16.
Repare: os que são honrados devem empenhar-se em ser úteis; aquele que é grande, seja ministro de vocês, e mostre, pelo seu conhecimento do público, que merece ser publicamente conhecido. O encargo desta revista foi confiado àquele que era o lorde-tenente daquela tribo.
II. Ora, por que se mandou tomar e guardar esta conta? Por diversas razões:
- Para provar o cumprimento da promessa feita a Abraão, de que Deus multiplicaria grandemente a sua semente, promessa renovada a Jacó (Gênesis 28:14), de que a sua semente seria “como o pó da terra”.
Agora se vê que não falhou um só til daquela boa promessa, o que era para eles um encorajamento a esperar que a outra promessa, a da terra de Canaã por herança, também se cumprisse a seu tempo.
Quando o número de um corpo de homens é apenas estimado, à vista, é fácil a quem está disposto a sofismar supor que a conjectura está errada e que, se fossem contados, não se achariam nem a metade.
Por isso Deus quis que Israel fosse numerado, para que ficasse registrado quão imensamente tinham crescido em pouco tempo, para que o poder da providência de Deus e a verdade da sua promessa sejam vistos e reconhecidos por todos.
Não se poderia esperar, em nenhum curso ordinário da natureza, que setenta e cinco almas (que era o número da família de Jacó quando desceu ao Egito) se multiplicassem em 215 anos (e não foi mais que isso) em tantas centenas de milhares. Por isso, deve ser atribuído a uma virtude extraordinária da promessa e da bênção divinas.
- Era para dar a entender o cuidado particular que o próprio Deus teria do seu Israel, e que se esperava que Moisés e os governantes inferiores tivessem deles. Deus é chamado de “Pastor de Israel”, Salmos 80:1.
Ora, os pastores sempre mantinham a conta dos seus rebanhos e os entregavam por número aos pastores auxiliares, para saberem se faltava algum; do mesmo modo Deus numera o seu rebanho, para que, de todos os que recolheu no seu aprisco, nenhum se perca senão por motivo ponderoso, como os que foram sacrificados à sua justiça.
- Era para fazer diferença entre os israelitas legítimos de nascimento e a multidão mista que estava entre eles; ninguém era numerado senão os israelitas: o mundo inteiro não passa de tralha em comparação com essas joias.
Pouco caso se faz dos outros, mas nos santos Deus tem uma propriedade particular, e por eles um cuidado particular. “O Senhor conhece os que são seus” (2 Timóteo 2:19), conhece-os pelo nome, Filipenses 4:3. Os cabelos da cabeça deles estão numerados; mas aos outros ele dirá que nunca os conheceu nem fez caso deles.
- Era para que fossem dispostos em diversos distritos, para a mais fácil administração da justiça e para a sua marcha mais ordenada pelo deserto. É turba e ralé, não exército, o que não é passado em revista e posto em ordem.
Versículos 17 a 43
Temos aqui a pronta execução das ordens dadas para a numeração do povo. Ela foi começada no mesmo dia em que as ordens foram dadas, “no primeiro dia do segundo mês”; compare v. 18 com v. 1.
Repare: quando alguma obra deve ser feita para Deus, é bom pôr mãos a ela depressa, enquanto o senso do dever é forte e premente. E, pelo que se vê, foi obra de um dia só, pois muitas outras coisas foram feitas entre isto e o vigésimo dia deste mês, quando levantaram o arraial, Números 10:11.
Joabe levou quase dez meses numerando o povo no tempo de Davi (2 Samuel 24:8); mas naquele tempo eles estavam dispersos, agora viviam bem juntos; naquele tempo Satanás propôs que se fizesse, agora Deus o ordenou.
Foi feito agora tanto mais cedo e mais facilmente porque tinha sido feito havia só pouco tempo, e eles só precisavam rever os livros antigos, com as alterações feitas desde então, das quais provavelmente tinham mantido registro à medida que ocorriam.
Nos pormenores aqui deixados em registro, podemos observar:
- Que os números são registrados em palavras por extenso (por assim dizer), e não em algarismos.
A cada uma das doze tribos se repete, para maior cerimônia e solenidade do relato, que foram numerados “segundo as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes”, para mostrar que cada tribo tomou e apresentou a conta pela mesma regra e pelo mesmo método, embora tantas mãos estivessem empregadas nela.
A genealogia era assentada primeiro, para mostrar que a família deles descendia de Israel; depois, as próprias famílias em sua ordem; depois, dividindo-se cada família nas casas, ou famílias subordinadas, que dela se ramificavam, e sob estas os nomes das pessoas particulares, segundo as regras da heráldica.
Assim cada um podia saber quem eram os seus parentes, ou consanguíneos mais próximos, e disso dependiam algumas leis que já encontramos; além de que, quanto mais próximos de nós alguém está em parentesco, tanto mais prontos devemos estar a fazer-lhe o bem.
- Que todos terminam em centenas, só Gade em cinquenta (v. 25), mas nenhum dos números desce às unidades ou às dezenas.
Alguns pensam que foi uma providência especial que dispôs que todas as tribos, justamente neste tempo, fossem números redondos, e nenhum número ímpar ou quebrado entre elas, para mostrar-lhes que havia algo mais que o ordinário intentado no seu aumento, havendo isto de incomum na circunstância dele.
É antes provável que, tendo Moisés algum tempo antes nomeado “chefes de cem” e “chefes de cinquenta” (Êxodo 18:25), eles numerassem o povo pelos seus respectivos chefes, o que levaria os números a centenas ou cinquentenas redondas.
- Que Judá é a mais numerosa de todas, mais que o dobro de Benjamim e de Manassés, e quase 12.000 a mais que qualquer outra tribo, v. 27.
Era Judá a quem os seus irmãos deviam louvar, porque dele devia descender o Messias, o Príncipe; mas, porque isso era coisa distante, Deus, enquanto isso, honrou aquela tribo de muitos modos, particularmente pelo grande aumento dela, por amor daquele que devia “brotar de Judá” (Hebreus 7:14) na plenitude dos tempos.
A tribo de Judá devia ir na vanguarda pelo deserto e, por isso, foi dotada de força maior que qualquer outra tribo.
- Efraim e Manassés, os filhos de José, são numerados como tribos distintas, e os dois juntos somavam quase tanto quanto Judá; isto era em cumprimento da adoção deles por Jacó, pela qual foram igualados aos seus tios Rúben e Simeão, Gênesis 48:5. Foi também o efeito da bênção de José, que devia ser “um ramo frutífero”, Gênesis 49:22.
E Efraim, o mais novo, é posto primeiro, e é mais numeroso que Manassés, pois Jacó tinha cruzado as mãos, e previsto os dez milhares de Efraim e os milhares de Manassés. O cumprimento disto confirma a nossa fé no espírito de profecia de que os patriarcas foram dotados.
- Quando desceram ao Egito, Dã tinha só um filho (Gênesis 46:23), e assim a sua tribo era só uma família, Números 26:42. Benjamim tinha então dez filhos (Gênesis 46:21), e contudo agora a tribo de Dã é quase o dobro em número da de Benjamim.
Repare: o aumento e a diminuição das famílias nem sempre seguem as probabilidades. Umas são grandemente multiplicadas, e de novo são diminuídas, enquanto outros, que eram pobres, recebem famílias feitas “como um rebanho”, Salmos 107:38, 39, 41; e veja Jó 12:23.
- Diz-se de cada uma das tribos que foram numerados os que “podiam sair à guerra”, para lembrar-lhes que tinham guerras diante de si, embora agora estivessem em paz e não encontrassem oposição. Não se glorie aquele que cinge a armadura como se já a tivesse tirado.
Versículos 44 a 46
Temos aqui a soma total ao pé da conta: eram ao todo 600.000 homens de guerra, e 3.550 a mais. Alguns pensam que, quando este era o número deles alguns meses antes (Êxodo 38:26), os levitas foram contados com eles.
Mas agora aquela tribo tinha sido separada para o serviço de Deus e, contudo, tantos mais tinham chegado a esta altura aos vinte anos de idade que eles continuavam sendo o mesmo número, para mostrar que tudo aquilo de que abrimos mão pela honra e pelo serviço de Deus certamente nos será compensado, de um jeito ou de outro. Agora vemos que corpo imenso de homens eles eram. Consideremos:
- Quanto foi preciso para sustentar todos estes (além de duas vezes mais, sem dúvida, de mulheres e crianças, doentes e idosos, e a multidão mista) durante quarenta anos seguidos no deserto; e todos eles estavam a cargo de Deus a cada dia, tirando o seu alimento do orvalho do céu, e não da gordura da terra.
Ó, que grande e bom dono de casa é o nosso Deus, que tem tamanha multidão dependendo dele e recebendo dele a cada dia!
- Que estrago o pecado faz num povo. Dentro de quarenta anos a maior parte deles teria de fato morrido pelo curso natural, pelo pecado comum da humanidade; pois, quando o pecado entrou no mundo, a morte veio com ele, e quão grandes são as desolações que ele faz na terra!
Mas, pelo pecado particular de incredulidade e murmuração, todos os que agora foram numerados, exceto dois, deitaram os seus ossos debaixo da sua iniquidade e pereceram no deserto.
- Que grande multidão o Israel espiritual de Deus somará por fim. Embora num tempo e num lugar pareçam ser só um pequeno rebanho, contudo, quando todos se reunirem, serão “uma grande multidão”, inumerável, Apocalipse 7:9.
E, embora o princípio da igreja seja pequeno, o seu fim aumentará grandemente. “O pequeno virá a ser mil.”
Versículos 47 a 54
Toma-se aqui o cuidado de distinguir do restante das tribos a tribo de Levi, que, no caso do bezerro de ouro, se tinha distinguido, Êxodo 32:26. Repare: serviços singulares serão recompensados com honras singulares. Ora:
I. Foi honra dos levitas terem sido feitos guardiões das coisas sagradas; a eles foi confiado o cuidado do tabernáculo e dos seus tesouros, tanto nos seus acampamentos quanto nas suas marchas.
- Quando se deslocavam, os levitas deviam desmontar o tabernáculo, carregá-lo com tudo o que lhe pertencia, e depois armá-lo de novo no lugar designado, v. 50, 51. Era para honra das coisas santas que a ninguém se permitisse vê-las nem tocá-las, senão somente aos que eram chamados por Deus para o serviço.
Assim todos nós somos inaptos e indignos de ter comunhão com Deus até que sejamos primeiro chamados pela sua graça à comunhão do seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, e assim, sendo a semente espiritual daquele grande sumo sacerdote, sejamos feitos sacerdotes para o nosso Deus; e está prometido que Deus tomaria para si levitas, até mesmo dentre os gentios, Isaías 66:21.
- Quando repousavam, os levitas deviam acampar ao redor do tabernáculo (v. 50, 53), para que estivessem perto do seu trabalho e presentes no seu posto, sempre prontos a servir, e para que montassem guarda ao tabernáculo, a fim de impedir que fosse saqueado ou profanado.
Deviam acampar ao redor do tabernáculo, “para que não haja ira sobre a congregação”, como haveria se o tabernáculo e o seu encargo fossem negligenciados, ou se se aglomerassem sobre ele aqueles a quem não se permitia chegar perto. Repare: grande cuidado se deve ter para evitar o pecado, porque evitar o pecado é evitar a ira.
II. Foi mais uma honra deles que, assim como Israel, sendo um povo santo, não era contado entre as nações, assim eles, sendo uma tribo santa, não foram contados entre os outros israelitas, mas numerados depois à parte, v. 49.
O serviço que os levitas deviam prestar no santuário é chamado (como o traduzimos na margem) uma guerra, Números 4:23. E, estando empenhados nessa guerra, eram dispensados dos serviços militares, e por isso não eram numerados com os que deviam sair à guerra.
Repare: os que ministram nas coisas santas não devem nem enredar-se, nem ser enredados, em negócios seculares. O ministério é por si só trabalho bastante para um homem inteiro, e todo ele mal basta para ser empregado nele.
É uma admoestação aos ministros para que se distingam dos israelitas comuns pela sua conduta exemplar, não afetando parecer maiores, mas visando ser realmente melhores, de todo modo melhores que os outros.