Matthew Henry

Neemias 1

Argumento

Neemias
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO LIVRO DE
NEEMIAS.

Este livro dá continuidade à história dos filhos do cativeiro, os pobres judeus que haviam voltado recentemente da Babilônia para sua terra. Nessa época, não só a monarquia persa florescia em grande pompa e poder, mas a Grécia e Roma também começavam a crescer muito e a ganhar destaque.

Dispomos de relatos autênticos dos assuntos desses Estados grandes e poderosos. A história sagrada e inspirada, porém, só se ocupa da situação dos judeus e não menciona outras nações, a não ser quando o Israel de Deus teve relações com elas.

Pois a porção do Senhor é seu povo; eles são seu tesouro particular e, comparado com eles, o resto do mundo não passa de tralha.

Na minha opinião, Esdras, o escriba, e Neemias, o tirsata, embora nenhum deles tenha usado coroa, comandado exército, conquistado país ou alcançado fama pela filosofia ou pela oratória, foram homens de fato maiores e mais honrados.

Ambos eram piedosos e dedicados à oração e, em seu tempo, prestaram grandes serviços à igreja de Deus e aos interesses da religião. Foram maiores não só que qualquer cônsul ou ditador romano, mas também que Xenofonte, Demóstenes ou o próprio Platão, que viveram na mesma época e foram os brilhantes ornamentos da Grécia.

Neste livro de seus próprios comentários ou memórias, temos um relato completo da atuação de Neemias em favor da estabilidade de Israel. Nele, registra não só as obras de suas mãos, mas também os movimentos de seu coração ao conduzir os assuntos públicos.

Ao longo da narrativa, insere muitas reflexões e breves orações devotas, que revelam em sua mente uma profunda marca de piedade séria e são peculiares à sua escrita.

Durante doze anos, do vigésimo ano de Artaxerxes (Neemias 1:1) até o trigésimo segundo (Neemias 13:6), Neemias foi governador da Judeia sob esse rei da Pérsia. O dr. Lightfoot supõe que seja o mesmo Artaxerxes de quem Esdras recebeu sua comissão.

Este livro relata: I. A preocupação de Neemias com Jerusalém e a comissão que obteve do rei para ir até lá, Neemias 1; 2. II. A construção do muro de Jerusalém, apesar da oposição que enfrentou, Neemias 3; 4. III. A correção dos agravos do povo, Neemias 5. IV. A conclusão do muro, Neemias 6.

V. O recenseamento que fez do povo, Neemias 7. VI. As solenidades religiosas de leitura da lei, jejum, oração e renovação das alianças, para as quais convocou o povo (Neemias 8-10).

VII. O zelo que teve em povoar novamente a cidade santa e estabelecer a tribo santa, Neemias 11; 12. VIII. Seu ardor em corrigir diversos abusos, Neemias 13.

Alguns o chamam de segundo livro de Esdras, não porque Esdras o tenha escrito, mas porque é a continuação da história do livro anterior, ao qual está ligado, Neemias 1:1. Este foi o último livro histórico do Antigo Testamento a ser escrito, assim como Malaquias foi o último livro profético.

Aqui encontramos Neemias pela primeira vez na corte persa. Nós o vemos: I. Interessado em saber da situação dos judeus e de Jerusalém, v. 1, 2. II. Informado da condição deplorável deles, v. 3. III. Jejuando e orando em consequência disso (v. 4), com um relato particular de sua oração, vv. 5-11. Assim se dá a ascensão desse grande homem: pela piedade, não pela sagacidade.

Versículos 1 a 4

A Angústia de Neemias. (a.C. 445.)

Em parte alguma se diz de que tribo era Neemias. Mas, se é verdade que ele ofereceu sacrifício (como nos diz o autor de Macabeus, 2 Macabeus 1:18), devemos concluir que era sacerdote. Observe:

I. A posição de Neemias na corte da Pérsia. Somos informados de que ele estava em Susã, o palácio, ou cidade real, do rei da Pérsia, onde a corte costumava ficar (v. 1), e de que era o copeiro do rei (v. 11). Reis e grandes homens provavelmente consideravam sinal de distinção ser servidos por pessoas de outras nações.

Esse lugar na corte o prepararia melhor para servir ao seu país no posto ao qual Deus o havia destinado, assim como Moisés estava mais apto a governar por ter sido criado na corte do faraó, e Davi, na de Saul. Também teria melhor oportunidade de servir ao seu país pela influência que exercia junto ao rei e aos que o cercavam.

Observe: ele não se apressa em nos contar o grande cargo que ocupava na corte. Só no fim do capítulo diz que era o copeiro do rei (posto de grande confiança, assim como de honra e proveito), quando a história seguinte o obriga a mencioná-lo. No começo, diz apenas: “Eu estava em Susã, o palácio.” Podemos aprender daí a ser humildes e modestos, e a demorar em falar de nossa própria ascensão.

Mas, nas providências de Deus a respeito dele, podemos observar, para nosso consolo: 1. Que, quando Deus tem uma obra a fazer, nunca lhe faltarão instrumentos para realizá-la. 2. Que, para aqueles que Deus tem o desígnio de empregar em seu serviço, ele encontrará meios adequados tanto para prepará-los quanto para chamá-los.

  1. Que Deus tem seu remanescente em todos os lugares; lemos sobre Obadias na casa de Acabe, santos na casa de César e um devoto Neemias em Susã, o palácio. 4. Que Deus pode fazer das cortes dos príncipes, às vezes, viveiros e, às vezes, santuários para os amigos e defensores da causa da igreja.

II. A pergunta terna e compassiva de Neemias sobre a situação dos judeus em sua própria terra, v. 2. Aconteceu que um amigo e parente seu veio à corte com outras pessoas. Por meio dele, Neemias teve a oportunidade de se informar plenamente sobre a situação dos filhos do cativeiro e o estado de Jerusalém, a cidade amada.

O próprio Neemias vivia com conforto, honra e abundância, mas não podia esquecer que era israelita nem afastar o pensamento de seus irmãos em angústia. Em espírito, visitou-os, como Moisés (Atos 7:23), e olhou para os fardos deles.

Assim como a distância não afastou deles o seu afeto (embora estivessem fora da vista, não estavam fora da mente), tampouco o afastou: 1. A dignidade à qual fora elevado. Embora fosse um grande homem, e provavelmente estivesse subindo ainda mais, não achou indigno de si tomar conhecimento de seus irmãos humildes e desprezados.

Também não se envergonhou de reconhecer seu parentesco com eles e sua preocupação por eles.

  1. A diferença entre as opiniões deles e as suas, e a consequente diferença de conduta. Embora ele próprio não tivesse ido morar em Jerusalém (como achamos que deveria ter feito agora que a liberdade fora proclamada), tendo antes se adaptado à corte e permanecido ali, nem por isso julgou ou desprezou os que haviam retornado, nem os repreendeu por falta de sagacidade.

Antes, interessou-se por eles com bondade e estava pronto a prestar-lhes todos os bons serviços que pudesse. Para saber como lhes fazer o bem, perguntou por eles. Repare: é lícito e bom perguntar: “Quais são as notícias?” Devemos perguntar especialmente pela situação da igreja e da religião, e por como vai o povo de Deus.

O desígnio da nossa pergunta não deve ser, como o dos atenienses, ter assunto para conversar, mas saber como dirigir nossas orações e nossos louvores.

III. O relato melancólico que lhe é dado da situação dos judeus e de Jerusalém naquele momento, v. 3. Hanani, a pessoa a quem ele perguntou, é descrito como alguém que temia a Deus mais do que muitos (Neemias 7:2). Por isso, não só falaria a verdade, mas também falaria com ternura das desolações de Jerusalém.

É provável que sua missão à corte nessa ocasião fosse pedir algum favor, algum tipo de socorro de que precisavam. O relato que ele apresenta é este: 1. A santa descendência era miseravelmente pisada e maltratada, em grande aflição e descrédito, insultada a todo momento por seus vizinhos e cheia do escárnio dos que viviam em segurança.

  1. A cidade santa estava exposta e em ruínas. O muro de Jerusalém continuava derrubado, e as portas permaneciam em ruínas, como os caldeus as haviam deixado. Isso tornava a condição dos habitantes tanto muito desprezível, sob as marcas persistentes da pobreza e da escravidão, quanto muito perigosa, pois seus inimigos poderiam fazer deles presa fácil quando quisessem.

O templo estava construído, o governo estabelecido e uma obra de reforma havia alcançado algum progresso, mas uma boa obra ainda estava por fazer; isso ainda faltava. Toda Jerusalém deste lado da celestial terá algum defeito cuja reparação exigirá a ajuda e o serviço de seus amigos.

IV. A grande aflição que isso causou a Neemias e a profunda preocupação que despertou nele, v. 4. 1. Ele chorou e ficou de luto. Não foi somente no instante em que ouviu a notícia que irrompeu em lágrimas: sua tristeza durou alguns dias. Repare: as desolações e angústias da igreja devem ser motivo da nossa dor, por mais que vivamos com conforto.

  1. Ele jejuou e orou; não em público (não tinha oportunidade para isso), mas diante do Deus do céu, que vê em secreto e recompensará publicamente.

Ao jejuar e orar, (1.) ele consagrou suas tristezas e dirigiu bem as suas lágrimas. Entristeceu-se de modo piedoso, com os olhos voltados para Deus, porque o nome divino era desacreditado no desprezo lançado sobre seu povo, cuja causa ele, portanto, entregou a Deus.

(2.) Aliviou suas tristezas e desafogou o espírito, derramando sua queixa diante de Deus e deixando-a com ele. (3.) Adotou o método correto para obter socorro para seu povo e orientação para si mesmo sobre como servir a eles.

Que aqueles que estão formando bons desígnios para o serviço público levem Deus consigo desde a primeira concepção deles e exponham diante dele todos os seus projetos; esse é o caminho para prosperar neles.

Versículos 5 a 11

A Oração de Neemias. (a.C. 445.)

Temos aqui a oração de Neemias. Ela se refere a todas as orações que ele vinha dirigindo a Deus dia e noite havia algum tempo, enquanto persistia sua tristeza pelas desolações de Jerusalém, e também ao pedido que agora pretendia apresentar ao rei, seu senhor, para obter o favor dele em benefício de Jerusalém. Podemos observar nessa oração:

I. Sua humilde e reverente invocação a Deus, na qual ele se prostra diante dele e lhe dá a glória devida ao seu nome, v. 5. É muito semelhante à de Daniel (Daniel 9:4). Ela nos ensina a nos aproximar de Deus: 1. Com santo temor de sua majestade e glória, lembrando que ele é o Deus do céu, infinitamente acima de nós e Senhor soberano sobre nós.

Ele é o Deus grande e terrível, que supera infinitamente todos os principados e poderes tanto do mundo de cima quanto do mundo de baixo, anjos e reis. É um Deus a quem todo o seu povo deve adorar com temor e de cuja poderosa cólera todos os seus inimigos têm motivos para ter medo. Até os terrores do Senhor podem ser aproveitados para o consolo e o ânimo daqueles que confiam nele.

  1. Com santa confiança em sua graça e verdade, pois ele guarda a aliança e a misericórdia para os que o amam: não só a misericórdia prometida, mas até mais do que prometeu. Nada será considerado excessivo para fazer em favor daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

II. Seu pedido geral para que Deus ouvisse e aceitasse todas as orações e confissões que agora lhe fazia (v. 6):

“Que o teu ouvido esteja atento à oração, não à que digo” (apenas dizer uma oração não basta), “mas à que oro diante de ti” (é quando oramos ao orar que provavelmente seremos atendidos); “e que os teus olhos estejam abertos para o coração de onde vem a oração e para a situação apresentada a ti nela.”

Deus formou o olho e implantou o ouvido; portanto, não veria ele com clareza? Não ouviria com atenção?

III. Sua confissão penitente do pecado: não só Israel pecou (admitir isso não lhe exigia grande humilhação), mas “eu e a casa de meu pai pecamos”, v. 6. Assim ele se humilha e assume a vergonha nessa confissão. “Temos procedido de modo muito corrupto contra ti” (eu e minha família entre os demais), v. 7.

Na confissão do pecado, reconheçamos estes dois aspectos da sua perversidade: que ele corrompe a nós mesmos e afronta a Deus. Proceder de modo corrupto contra Deus é opor às suas ordens as corrupções do nosso próprio coração.

IV. Os apelos que ele apresenta ao pedir misericórdia para Israel, seu povo:

  1. Ele apela para o que Deus lhes havia dito antigamente, a regra que estabelecera para seu modo de agir com eles e que podia orientar o que esperavam dele, v. 8, 9. Deus dissera de fato que, se quebrassem a aliança com ele, os dispersaria entre as nações; essa ameaça se cumpriu no cativeiro deles.

Nunca um povo foi tão amplamente disperso quanto Israel naquela época, embora no começo estivesse tão intimamente unido. Mas Deus também dissera que, se voltassem para ele (como agora começavam a fazer, tendo renunciado à idolatria e permanecido fiéis ao culto no templo), os reuniria novamente.

Neemias cita isso de Deuteronômio 30:1-5 e pede licença para lembrar Deus dessa palavra (embora a Mente Eterna não precise de quem lhe avive a memória). Por ela orientou seus desejos e nela fundamentou sua fé e esperança ao fazer esta oração: “Lembra-te, peço-te, daquela palavra; pois tu disseste: ‘Faze-me lembrar’.”

Ele havia reconhecido (v. 7): “Não temos guardado os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.” Ainda assim, suplica (v. 8): “Senhor, lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo”; pois muitas vezes se diz que a aliança é ordenada. Se Deus se lembrasse de suas promessas tão pouco quanto nós nos lembramos de seus preceitos, estaríamos perdidos.

Portanto, nossos melhores apelos na oração são as tiradas da promessa de Deus, a palavra na qual ele nos fez esperar (Salmos 119:49).

  1. Ele apela para a relação que antes tinham com Deus: “Estes são os teus servos e o teu povo” (v. 10), “que tu separaste para ti e acolheste em aliança contigo. Permitirás que teus inimigos jurados pisem e oprimam teus servos jurados? Se não te manifestares em favor do teu povo, em favor de quem te manifestarás?” Veja Isaías 63:19.

Como prova de que eram servos de Deus, ele lhes atribui esta característica (v. 11): “Eles desejam temer o teu nome; não são apenas chamados pelo teu nome, mas realmente o reverenciam. Agora te adoram, e somente a ti, conforme a tua vontade, e reverenciam todas as revelações que tens por bem fazer de ti mesmo. É isso que desejam fazer.”

Isso indica (1.) sua boa vontade para fazê-lo: “Seu zelo e seu empenho constantes consistem em permanecer no caminho do dever, e é isso que buscam, embora em muitos casos fiquem aquém.” (2.) Sua satisfação em fazê-lo: “Eles têm prazer em temer teu nome” (assim também se pode ler); “não apenas cumprem o dever, mas o fazem com deleite.”

Aqueles que verdadeiramente desejam temer o nome de Deus serão por ele acolhidos com bondade, pois tal desejo é obra do próprio Deus.

  1. Ele apela para as grandes coisas que Deus havia feito em favor deles no passado (v. 10): “Que remiste com o teu grande poder, nos dias antigos. Teu poder continua o mesmo; não continuarás, portanto, a remi-los e a aperfeiçoar sua redenção? Não deixes que o inimigo subjugue aqueles que têm ao seu lado um Deus de poder infinito.”

Por fim, ele conclui com um pedido específico: que Deus lhe dê êxito em seu empreendimento e lhe conceda o favor do rei. Chama o rei de “este homem”, pois até os maiores homens são apenas homens diante de Deus. Eles precisam saber que é assim (Salmos 9:20), e os outros também precisam saber. “Quem és tu, para temeres um homem?”

Ele pede misericórdia diante deste homem, referindo-se não à misericórdia do rei, mas à misericórdia de Deus em sua audiência com o rei. O favor dos homens é consolador quando podemos ver que procede da misericórdia de Deus.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra