Matthew Henry

Lamentações 5

Argumento

Este capítulo, embora tenha o mesmo número de versículos que o primeiro, o segundo e o quarto, não é alfabético como eles; mas seu propósito é o mesmo de todas as elegias anteriores. Temos nele: I. Uma descrição da atual condição calamitosa do povo de Deus no cativeiro, vv. 1-16.

II. Uma declaração solene de sua preocupação com o santuário de Deus, que lhes estava mais perto do coração do que qualquer interesse secular próprio, v. 17, 18.

III. Uma humilde súplica a Deus e um apelo a ele pelo retorno da misericórdia (vv. 19-22); pois os que lamentam e não oram pecam em suas lamentações. Algumas versões antigas chamam este capítulo de “A Oração de Jeremias”.

Versículos 1 a 16

Um Apelo a Deus; Tristezas Complicadas. (a.C. 588.)

Alguém está aflito? Que ore; e que, em oração, derrame sua queixa diante de Deus e exponha perante ele sua tribulação.

É o que faz aqui o povo de Deus: tomado pela dor, dá vazão às suas tristezas junto ao escabelo do trono da graça e, assim, encontra alívio. Não se queixam dos males que temem, mas dos males que sentem: Lembre-se do que nos sobreveio, v. 1.

Aquilo que havia muito nos fora anunciado como ameaça e demorara a chegar por fim nos alcançou, e estamos prestes a sucumbir sob seu peso. Lembre-se do passado, considere e veja o presente; que toda a tribulação em que nos encontramos não lhe pareça pequena nem indigna de atenção, Neemias 9:32.

Repare: tanto é grande consolo para nós como deve ser consolo suficiente em nossas tribulações que Deus veja, considere e se lembre de tudo o que nos sobreveio; em nossas orações, basta apresentarmos nossa situação à sua consideração bondosa e compassiva.

A palavra que resume todos os seus agravos é descrédito: Considere e veja o nosso descrédito.

As tribulações que sofriam, comparadas com sua dignidade e abundância anteriores, traziam-lhes mais descrédito do que trariam a qualquer outro povo, especialmente pela sua relação com Deus e dependência dele, e pelas antigas intervenções dele em favor deles.

Por isso se queixam disso com tanta intensidade: como era um descrédito, atingia o nome e a honra daquele Deus que os reconhecera como seu povo. E o que você fará pelo seu grande nome?

I. Reconhecem o descrédito do pecado que carregam, o descrédito de sua juventude (que Efraim lamenta em Jeremias 31:19), dos primeiros dias de sua nação.

Isso aparece no meio de suas queixas (v. 7), mas pode muito bem ser posto à frente delas: “Nossos pais pecaram e já não existem”; morreram e se foram, mas “nós carregamos suas iniquidades”.

Esta não é uma queixa irritada nem uma acusação de injustiça contra Deus, como aquela que encontramos em Jeremias 31:29; Ezequiel 18:2: os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram; portanto, os caminhos do Senhor não são iguais.

É, porém, uma confissão arrependida dos pecados de seus antepassados, nos quais eles próprios também haviam persistido, e pelos quais agora sofriam com justiça.

Os juízos que Deus trouxe sobre eles eram tão grandes que parecia que, neles, Deus tinha em vista os pecados dos antepassados (pois estes não haviam sido castigados de maneira notável neste mundo), assim como os pecados deles próprios.

Desse modo, a justiça de Deus se mostrava tanto em sua tolerância para com os antepassados (guardou a iniquidade deles para os filhos) quanto em sua severidade com estes, sobre quem visitou aquela iniquidade, Mateus 23:35, 36.

Assim, fazem aqui duas coisas: 1. Submetem-se à justiça divina: “Senhor, és justo em tudo o que nos sobreveio, pois somos descendência de malfeitores, filhos da cólera e herdeiros da maldição; somos pecadores e recebemos isso por herança”.

Repare: os pecados aos quais Deus olha ao castigar são os mesmos aos quais devemos olhar ao nos arrepender, e devemos reparar em tudo o que ajuda a mostrar que Deus é justo ao nos corrigir.

  1. Apelam à compaixão divina: “Senhor, nossos pais pecaram, e sofremos com justiça pelos pecados deles; mas eles já não existem; foram retirados do mal que havia de vir; não viveram para ver nem partilhar estas misérias que nos sobrevieram, e nós fomos deixados para carregar suas iniquidades.”

“Embora Deus seja justo nisso, ainda assim é preciso reconhecer que nossa situação é digna de pena e de compaixão.”

Repare: se formos arrependidos e pacientes sob o que sofremos pelos pecados de nossos pais, poderemos esperar que aquele que castiga também tenha compaixão e logo volte a nós com misericórdia.

II. Descrevem, em diversos pontos que muito contribuem para sua desonra, o descrédito da tribulação que carregam.

  1. Foram privados da posse daquela boa terra que Deus lhes dera, e seus inimigos se apoderaram dela, v. 2. Canaã era sua herança; pertencia-lhes por promessa.

Deus a dera a eles e à sua descendência, e eles a possuíam por concessão de sua coroa (Salmos 136:21, 22); agora, porém, ela passou a estranhos: possuem-na os que não têm direito a ela, estranhos à comunidade de Israel e alheios às alianças da promessa. Moram nas casas que construímos, e nisso está o nosso descrédito.

É felicidade de todo o Israel espiritual de Deus que a Canaã celestial seja uma herança da qual não podem ser privados e que nunca passará a estranhos.

  1. Seu Estado e sua nação foram reduzidos à condição de viúvas e órfãos (v. 3): “Estamos sem pai” (isto é, desamparados); não temos quem nos proteja, sustente ou tenha algum zelo por nós. Nosso rei, o pai da pátria, foi eliminado; ou melhor: parece que Deus, nosso Pai, nos abandonou e rejeitou.

Nossas mães, nossas cidades, que eram como mães fecundas em Israel, tornaram-se como viúvas, como esposas cujos maridos morreram, privadas de consolo e expostas a injustiças e injúrias. E nisso está o nosso descrédito: nós, que antes tínhamos destaque, agora somos vistos com desprezo.

  1. Enfrentam grande dificuldade para obter o necessário para si e suas famílias, quando antes viviam em abundância e tinham tudo com fartura.

A água costumava ser gratuita e fácil de conseguir, mas agora (v. 4) “bebemos nossa água por dinheiro”, e já não vale o dito Usus communis aquarum, “A água é gratuita para todos”. Seus opressores os tratavam tão duramente que não podiam obter um gole de água limpa sem comprá-lo, com dinheiro ou com trabalho.

Antes, também tinham lenha, bastando buscá-la; mas agora nossa lenha nos é vendida, e pagamos caro por cada feixe. Eram então castigados por empregar os filhos para recolher lenha para o fogo em que assavam bolos para a rainha dos céus, Jeremias 7:18.

Seus opressores os haviam proscrito completamente, proibindo-lhes o uso tanto do fogo quanto da água, conforme a antiga fórmula Interdico tibi aqua et igni, “Proíbo a você o uso de água e fogo”.

Mas o que fariam para obter pão? Na verdade, era tão difícil consegui-lo quanto qualquer outra coisa, pois: (1.) Alguns venderam a liberdade por ele (v. 6): estendemos a mão aos egípcios e aos assírios e fizemos com eles o melhor negócio que pudemos, para servi-los e assim nos fartar de pão.

Aceitamos de bom grado o emprego mais humilde, nas condições mais duras, para obter uma subsistência miserável.

Entregamo-nos para ser seus vassalos e cedemos-lhes tudo, como fizeram os egípcios a Faraó nos anos de fome, para termos algo com que nós e nossas famílias pudéssemos subsistir.

As nações vizinhas costumavam negociar trigo com Judá (Ezequiel 27:17), pois era uma terra fértil; agora, porém, ela devora seus habitantes, e eles se alegram por buscar o favor dos egípcios e assírios.

(2.) Outros arriscaram a vida por pão (v. 9): “Conseguimos nosso pão com perigo da própria vida”. Quando, apertados pelo cerco e privados de todos os mantimentos, faziam incursões ou saíam furtivamente da cidade para trazer algum suprimento, corriam o risco de cair nas mãos dos sitiantes e ser mortos à espada.

Ela é chamada de espada do deserto, ou da planície (pois é isso que a palavra significa), porque os sitiantes se espalhavam por todas as planícies ao redor da cidade.

Aproveitemos isso para bendizer a Deus pela fartura de que desfrutamos, por conseguirmos nosso pão tão facilmente, quase sem o suor do rosto e muito menos com perigo da vida; e pela paz de que desfrutamos, por podermos sair e aproveitar não apenas os produtos necessários do campo, mas também seus prazeres, sem temor algum da espada do deserto.

  1. Foram reduzidos à escravidão aqueles que eram um povo livre e que não apenas governavam a si mesmos, mas dominavam todos ao redor; isso lhes traz tanto descrédito quanto qualquer outra coisa (v. 5):

Nossos pescoços estão sob o jugo penoso e insuportável da perseguição (o jugo de ferro que Jeremias predisse que lhes seria imposto, Jeremias 28:14). Somos tratados como animais sob o jugo, inteiramente a serviço dos donos e às ordens dos condutores.

O que agravava sua servidão era: (1.) O trabalho incessante, semelhante ao dos israelitas no Egito, que recebiam tarefas diárias, ou melhor, tarefas excessivas: “Trabalhamos e não temos descanso”, nem permissão nem tempo para descansar.

Os bois sob o jugo são desatrelados à noite e descansam; por uma disposição especial da lei, também descansam no sábado.

Mas os pobres cativos na Babilônia, obrigados a trabalhar para viver, labutavam sem descanso, sem descanso à noite nem no sábado; estavam completamente exaustos de tanto trabalho contínuo.

(2.) Seus senhores eram insuportáveis (v. 8): “Servos dominaram sobre nós”; e nada é mais irritante que um servo quando reina, Provérbios 30:22.

Não eram apenas os grandes homens dos caldeus que lhes davam ordens; até os mais humildes servos deles os maltratavam a seu bel-prazer e os insultavam, e eles também tinham de atender a seu chamado.

A maldição de Canaã tornara-se agora a condenação de Judá: “Servo dos servos será ele”. Não quiseram ser governados por seu Deus e por seus servos, os profetas, cujo governo era brando e bondoso; com justiça, portanto, são governados com rigor por seus inimigos e pelos servos deles.

(3.) Não viam meio provável de remediar seus agravos: “Não há ninguém que nos livre das mãos deles”; não apenas ninguém para nos resgatar do cativeiro, mas ninguém para conter e refrear a insolência dos servos que nos maltratam e pisoteiam.

Seria de esperar que os senhores destes o fizessem, pois era uma usurpação de sua autoridade; mas parece que consentiam com isso e o incentivavam.

Como se os cativos não fossem dignos de ser corrigidos por cavalheiros, foram entregues aos lacaios para que estes os espezinhassem. Bem podiam orar: Senhor, considere e veja o nosso descrédito.

  1. Os que costumavam participar de banquetes agora passam fome (v. 10): “Nossa pele estava negra como um forno”, também ressecada e crestada, por causa da terrível fome, das tempestades de fome (assim diz a palavra).

Embora a fome venha gradualmente sobre um povo, ela chega com violência, arrasta tudo à sua frente e não se pode resistir a ela. Isso também lhes traz desonra; por isso lemos sobre o “descrédito da fome” que receberam entre os gentios no cativeiro, Ezequiel 36:30.

  1. Pessoas de todas as classes, mesmo aquelas cuja pessoa e posição eram mais invioláveis, foram maltratadas e desonradas. (1.) As mulheres foram violentadas, até as mulheres em Sião, aquele monte santo, v. 11. É muito justo e triste que se lamente a prática de perversidades tão abomináveis ali.

(2.) Os grandes homens não apenas foram mortos, mas sofreram mortes infamantes. Os príncipes foram enforcados pelas mãos dos caldeus, como se fossem escravos (v. 12); estes se orgulhavam de executar pessoalmente tal barbaridade.

Alguns pensam que os cadáveres dos príncipes, depois de abatidos à espada, foram pendurados, como os corpos dos filhos de Saul, para desonrá-los e, por assim dizer, expiar a culpa da nação.

(3.) Não se mostrou respeito aos magistrados e às autoridades: “As faces dos anciãos”, anciãos por idade e anciãos por cargo, “não foram honradas”. Isso será lembrado especialmente contra os caldeus em outro dia. Isaías 47:6: “Sobre o ancião fizeste pesar muito o teu jugo”.

(4.) A fragilidade da juventude não foi mais considerada do que a dignidade da velhice (v. 13): puseram os jovens a moer nos moinhos manuais; ou melhor: talvez nos moinhos movidos a cavalo.

Os jovens carregaram o grão para moer (segundo alguns); carregaram o moinho, ou as pedras de moinho (segundo outros). Carregavam-nos como animais de carga, de modo que lhes quebraram as costas enquanto ainda eram jovens e tornaram mais miserável o restante de sua vida.

Ou melhor: fizeram as criancinhas carregar sua lenha para casa, como combustível, e puseram sobre elas fardos tão pesados que caíram debaixo deles; eram tão desumanos esses capatazes cruéis!

  1. Toda a sua alegria chegou ao fim, e seu júbilo se extinguiu por completo (v. 14): os jovens, que costumavam gostar de diversão, deixaram sua música e penduraram suas harpas nos salgueiros.

De fato, convém aos idosos deixar a música; é tempo de abandoná-la com piedoso desapego quando todas as filhas da música se enfraquecem. Mas é sinal de grande calamidade para um povo quando os jovens são forçados a abandoná-la.

Foi assim com o povo em geral (v. 15): a alegria do coração deles cessou; desde que o inimigo caiu sobre eles como uma inundação, não souberam mais o que era alegria, pois desde então um abismo chamou outro abismo, e uma onda avançou sobre o pescoço da outra, até ficarem inteiramente submersos.

“Nossa dança transformou-se em luto”; em vez de saltarmos de alegria como antes, sucumbimos e nos deitamos em tristeza.

Isso pode referir-se especialmente à alegria de suas festas solenes e às danças praticadas nelas (Juízes 21:21), que não eram apenas modestas, mas sagradas. Essa alegria transformou-se em luto, redobrado nos dias de festa pela lembrança das coisas agradáveis que antes possuíam.

  1. Toda a sua glória chegou ao fim. (1.) A administração pública da justiça era sua glória, mas desapareceu: “Os anciãos deixaram a porta” (v. 14); o curso da justiça, que costumava correr como um rio, agora está interrompido.

Os tribunais, que costumavam funcionar com tanta solenidade, foram extintos, pois os juízes foram abatidos ou levados cativos.

(2.) A dignidade real era sua glória, mas também desapareceu: a coroa caiu da nossa cabeça; não apenas o próprio rei caiu em desgraça, mas também a coroa; ele não tem sucessor, e todas as insígnias reais se perderam.

Repare: as coroas terrenas murcham e caem; mas, bendito seja Deus, existe uma coroa de glória que não murcha nem cai, um reino que não pode ser abalado.

Diante dessa queixa, mas referindo-se também a todas as anteriores, fazem esta confissão arrependida: “Ai de nós, porque pecamos! Que tristeza para nós!”

Nossa situação é muito deplorável, e toda ela se deve a nós mesmos; estamos arruinados e, o que agrava a situação, fomos arruinados por nossas próprias mãos. Deus é justo, pois pecamos.

Repare: todas as nossas desgraças vêm de nosso próprio pecado e insensatez. Se a coroa da nossa cabeça cair (pois é assim que dizem as palavras), se perdermos nossa excelência e nos tornarmos insignificantes, só podemos culpar a nós mesmos: com nossa própria iniquidade profanamos nossa coroa e lançamos nossa honra ao pó.

Versículos 17 a 22

A Imutabilidade de Deus; Oração por Misericórdia e Graça. (a.C. 588.)

Aqui, I. O povo de Deus expressa a profunda preocupação que tinha com as ruínas do templo, mais do que com qualquer outra de suas calamidades; os interesses da casa de Deus lhes estavam mais perto do coração que os próprios interesses (v. 17, 18):

“Por isso nosso coração desfalece”, sucumbe sob o peso da própria tristeza; “por estas coisas nossos olhos se escurecem”, e perdemos a visão, como costuma acontecer num deliquium, ou desmaio.

É por causa do monte Sião, que está desolado, o monte santo, e do templo construído sobre ele. Por outras desolações nossos corações sofrem e nossos olhos choram; por esta, porém, nossos corações desfalecem e nossos olhos se escurecem.

Repare: nada pesa tanto sobre o espírito das pessoas boas como aquilo que ameaça arruinar a religião ou enfraquece seus interesses; e é um consolo poder apelar a Deus que isso nos aflige mais que qualquer aflição temporal nossa.

“O povo contaminou o monte Sião com seus pecados e, por isso, Deus, com justiça, o tornou desolado, a ponto de as raposas andarem por ele tão livremente e com tanta frequência quanto andam pelos bosques.”

É de fato triste quando o monte Sião se torna porção das raposas (Salmos 63:10); mas o pecado primeiro o havia feito assim, Ezequiel 13:4.

II. Consolam-se com a doutrina da eternidade de Deus e da permanência de seu governo (v. 19): mas “tu, ó Senhor, permaneces para sempre”. São ensinados a fazer isso pelo salmo intitulado “Uma oração do aflito”, Salmos 102:27, 28.

Quando todos os consolos que as criaturas nos dão nos são tirados e nosso coração desfalece, podemos animar-nos com a crença em duas verdades:

  1. A eternidade de Deus: “Tu permaneces para sempre”. Aquilo que abala o mundo não perturba aquele que o criou; quaisquer que sejam as revoluções na terra, não há mudança na Mente Eterna. Deus continua o mesmo e permanece para sempre infinitamente sábio e santo, justo e bom; nele não há variação nem sombra de mudança.

  2. A continuidade infalível de seu domínio: seu trono é de geração em geração. O trono da glória, o trono da graça e o trono do governo são todos imutáveis e imóveis; isso nos consola quando a coroa cai da nossa cabeça.

Quando os tronos dos príncipes, que deveriam ser nossos protetores, são reduzidos ao pó e nele sepultados, o trono de Deus continua; ele ainda governa o mundo e o faz para o bem da igreja. “O Senhor reina, reina para sempre, sim, o teu Deus, ó Sião!”

III. Apresentam humildemente suas razões a Deus sobre sua condição humilde e o desagrado do céu sob o qual viviam (v. 20): por que você nos abandona por tanto tempo, como se estivéssemos inteiramente privados dos sinais de sua presença? Por que adia nossa libertação, como se nos tivesse abandonado de vez?

Você é o mesmo e, embora o trono de seu santuário esteja demolido, seu trono no céu permanece inabalável. Mas não será o mesmo para nós?

Não que pensassem que Deus os tivesse esquecido e abandonado, muito menos que temessem que ele os esquecesse e abandonasse para sempre; dessa maneira, porém, expressam quanto estimavam seu favor e sua presença, dos quais julgavam estar privados havia muito tempo, sem sua evidência nem seu consolo.

O último versículo pode ser lido como uma argumentação desse tipo, como de fato o lê a margem: Pois você nos rejeitará totalmente? Estará perpetuamente encolerizado conosco, não só deixando de sorrir para nós e de lembrar-se de nós com misericórdia, mas também olhando-nos com desagrado e pondo-nos sob os sinais de sua cólera?

Não só deixando de se aproximar de nós, mas expulsando-nos de sua presença e proibindo-nos de nos aproximar de você? Como se poderia conciliar isso com sua bondade, sua fidelidade e a firmeza de sua aliança?

Nós o lemos assim: mas você nos rejeitou; deu-nos motivo para temer que o tenha feito. Senhor, até quando estaremos sujeitos a essa tentação?

Repare: embora não possamos ter desavença com Deus, podemos pleitear diante dele; e, embora não possamos concluir que ele nos rejeitou, podemos (com o profeta, Jeremias 12:1) argumentar humildemente com ele acerca de seus juízos, especialmente da duração da desolação de seu santuário.

IV. Oram fervorosamente a Deus por misericórdia e graça: Senhor, não nos rejeite para sempre, mas converta-nos a si; renove nossos dias, v. 21.

Embora essas palavras não sejam as últimas, o rabino, por não querer que o livro terminasse com as palavras melancólicas do v. 22, repete esta oração, para que o sol não se ponha sob uma nuvem; assim, faz dela as últimas palavras tanto da escrita quanto da leitura deste capítulo.

Aqui oram: 1. Pela graça que converte, para prepará-los e capacitá-los para a misericórdia: “Converte-nos a ti, ó Senhor!” Haviam-se queixado de que Deus os abandonara e esquecera; então sua oração não é “Converte-te a nós”, mas “Converte-nos a ti”, o que implica reconhecer que a causa da distância estava neles mesmos.

Deus nunca abandona ninguém antes que o abandonem, nem fica distante de ninguém além do tempo em que a pessoa permanece distante dele; se, portanto, ele os converter a si no caminho do dever, sem dúvida voltará rapidamente a eles no caminho da misericórdia.

Isso concorda com a oração repetida (Salmos 80:3, 7, 19): “Converte-nos de novo”, e então “faz resplandecer o teu rosto”.

“Converte-nos de nossos ídolos a ti mesmo, por um arrependimento e uma reforma sinceros, e então seremos convertidos.” Isso implica reconhecer ainda sua fraqueza e incapacidade de converter-se por si mesmos.

Há em nossa natureza uma propensão a nos desviarmos de Deus, mas não há disposição para voltar a ele até que sua graça opere em nós tanto o querer quanto o realizar.

Essa graça é tão necessária que podemos na verdade dizer: Converta-nos, ou não seremos convertidos, mas vagaremos sem fim.

Ela também é tão poderosa e eficaz que podemos dizer com igual verdade: Converta-nos, e seremos convertidos; pois o dia em que o povo de Deus se torna um povo disposto é um dia de poder, de poder onipotente, Salmos 110:3.

  1. Pela misericórdia que restaura: “Converte-nos a ti” e então “renova os nossos dias como outrora”; põe-nos no mesmo estado feliz em que nossos antepassados estiveram há muito tempo e no qual permaneceram por muito tempo.

Que seja conosco como foi no princípio e no começo, Isaías 1:26. Repare: se Deus renovar nosso coração por sua graça, por seu favor renovará nossos dias, de modo que renovaremos nossa juventude como a águia, Salmos 103:5.

Os que se arrependem e praticam suas primeiras obras se alegrarão e recuperarão seus primeiros consolos.

As misericórdias de Deus para com seu povo existem desde os tempos antigos (Salmos 25:6); por isso, mesmo quando parece tê-los abandonado e esquecido, podem esperar que a misericórdia que existe desde a eternidade permaneça por toda a eternidade.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra