Josué 1
Argumento
Josué
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO LIVRO DE
JOSUÉ.
I. Temos agora diante de nós a história da nação judaica neste livro e nos que o seguem até o fim do livro de Ester. Esses livros, até o fim dos livros dos Reis, os escritores judeus chamam de primeiro livro dos profetas, para incluí-los na divisão dos livros do Antigo Testamento em Lei, Profetas e Quetubim, ou Hagiógrafos, Lucas 24:44.
Os demais eles incluem nos Hagiógrafos. Pois, embora a história seja o assunto deles, supõe-se com razão que profetas foram seus autores. Aos livros pura e propriamente proféticos antepõe-se o nome do profeta, porque a credibilidade das profecias dependia muito do caráter dos profetas.
Mas estes livros históricos provavelmente eram compilações dos registros autênticos da nação, que alguns dos profetas (e a igreja judaica foi, por muitos séculos, mais ou menos continuamente abençoada com eles) foram divinamente dirigidos e ajudados a reunir para o serviço da igreja até o fim do mundo.
Assim como seus outros oficiais, seus historiadores recebiam sua autoridade do céu. Ao que parece, embora a substância das diversas histórias tivesse sido escrita quando os acontecimentos estavam frescos na memória, e escrita sob direção divina, contudo, sob a mesma direção, outra mão lhes deu, muito depois, a forma em que agora as temos.
Provavelmente todas pela mesma mão, ou aproximadamente na mesma época. As razões da conjectura são:
Porque escritos anteriores são tantas vezes mencionados, como o Livro de Jasar (Josué 10:13; 2 Samuel 1:18), as Crônicas dos Reis de Israel e de Judá e os livros de Gade, Natã e Ido.
Porque às vezes se fala dos dias em que as coisas foram feitas como dias passados há muito tempo; como em 1 Samuel 9:9, aquele que agora é chamado profeta era antes chamado vidente.
E porque tantas vezes lemos de coisas que permanecem até este dia, como pedras (Josué 4:9; 7:26; 8:29; 10:27; 1 Samuel 6:18), nomes de lugares (Josué 5:9; 7:26; Juízes 1:26; 15:19; 18:12; 2 Reis 14:7), direitos e possessões (Juízes 1:21; 1 Samuel 27:6), costumes e usos (1 Samuel 5:5; 2 Reis 17:41).
Essas expressões foram acrescentadas depois à história pelos compiladores inspirados, para confirmá-la e esclarecê-la aos de sua própria época. E, se alguém pode oferecer uma mera conjectura, não é improvável que os livros históricos, até o fim dos Reis, tenham sido reunidos pelo profeta Jeremias um pouco antes do cativeiro.
Pois se diz de Ziclague (1 Samuel 27:6) que pertence aos reis de Judá (designação que começou depois de Salomão e terminou no cativeiro) até este dia. E é ainda mais provável que os livros seguintes tenham sido reunidos pelo escriba Esdras algum tempo depois do cativeiro.
Contudo, embora estejamos no escuro quanto aos seus autores, não temos dúvida quanto à sua autoridade; faziam parte dos oráculos de Deus confiados aos judeus, e assim foram recebidos e mencionados por nosso Salvador e pelos apóstolos.
Nos cinco livros de Moisés tivemos um relato muito completo da origem, do avanço e da constituição da igreja do Antigo Testamento, da família da qual ela surgiu, da promessa, aquela grande carta pela qual foi constituída, dos milagres pelos quais foi edificada e das leis e ordenanças pelas quais devia ser governada.
A partir disso, alguém conceberia uma expectativa do seu caráter e estado muito diferente do que encontramos nesta história. Uma nação com estatutos e juízos tão justos, seria de supor, deveria ter sido muito santa; e uma nação com promessas tão ricas deveria ter sido muito feliz.
Mas, infelizmente, grande parte da história é uma representação melancólica dos seus pecados e misérias; pois a lei nada aperfeiçoou, mas isso devia ser feito pela introdução de uma esperança melhor.
E contudo, se compararmos a história da igreja cristã com a sua constituição, encontraremos o mesmo motivo de espanto, tantos têm sido os seus erros e corrupções; pois o evangelho tampouco aperfeiçoa coisa alguma neste mundo, mas nos deixa continuamente à espera de uma esperança melhor no estado futuro.
II. Temos em seguida diante de nós o livro de Josué, assim chamado, talvez, não por ter sido escrito por ele, pois isso é incerto. O dr. Lightfoot pensa que Fineias o escreveu. O bispo Patrick está certo de que o próprio Josué o escreveu. Seja como for, está escrito a respeito dele e, se outro o escreveu, foi compilado dos seus diários ou memórias.
Contém a história de Israel sob o comando e o governo de Josué, de como ele presidiu, como general dos exércitos deles:
À entrada deles em Canaã, Josué 1-5.
À conquista deles de Canaã, Josué 6-12.
À distribuição da terra de Canaã entre as tribos de Israel, Josué 13-21.
À estabilidade e ao estabelecimento da religião entre eles, Josué 22-24.
Em tudo isso ele foi grande exemplo de sabedoria, coragem, fidelidade e piedade para todos os que ocupam cargos públicos de confiança. Mas essa não é toda a utilidade a extrair desta história. Podemos ver nela:
- Muito de Deus e de sua providência: seu poder no reino da natureza, sua justiça ao castigar os cananeus quando a medida da iniquidade deles estava cheia, sua fidelidade à sua aliança com os patriarcas e sua bondade para com seu povo Israel, apesar das provocações deles.
Podemos vê-lo como o Senhor dos Exércitos, determinando os resultados da guerra, e como aquele que dirige a sorte, determinando os limites das habitações dos homens.
- Muito de Cristo e de sua graça. Embora Josué não seja expressamente mencionado no Novo Testamento como tipo de Cristo, contudo todos concordam que foi um tipo muito eminente. Tinha o nome do nosso Salvador, assim como outro tipo dele, Josué, o sumo sacerdote, Zacarias 6:11, 12.
A Septuaginta, dando ao nome de Josué uma terminação grega, chama-o em toda parte de Iesous, Jesus, e assim ele é chamado em Atos 7:45 e Hebreus 4:8.
Justino Mártir, um dos primeiros escritores da igreja cristã (Dialog. cum Tryph., p. 300 da minha edição), faz aquela promessa de Êxodo 23:20, meu anjo levará você ao lugar que preparei, apontar para Josué; e estas palavras, “Meu nome está nele”, referir-se a isto: que o nome dele seria o mesmo do Messias.
Significa: “Ele salvará.” Josué salva o povo de Deus dos cananeus; nosso Senhor Jesus os salva dos seus pecados. Cristo, como Josué, é o capitão da nossa salvação, líder e comandante do povo, para pisar Satanás debaixo dos pés deles, pô-los na posse da Canaã celestial e dar-lhes descanso, o que, segundo Hebreus 4:8, Josué não fez.
O livro começa com a história não da vida de Josué (muitas passagens notáveis dela tivemos antes nos livros de Moisés), mas do seu reinado e governo. Neste capítulo:
I. Deus o designa para o governo no lugar de Moisés, dá-lhe ampla comissão, instruções completas e grandes motivos de ânimo, vv. 1-9.
II. Ele aceita o governo e imediatamente se dedica ao trabalho dele, dando ordens aos oficiais do povo em geral, v. 10, 11, e em particular às duas tribos e meia, vv. 12-15.
III. O povo concorda com isso e lhe presta juramento de fidelidade, vv. 16-18.
Um reinado que assim começou com Deus não podia deixar de ser honroso para o príncipe e confortável para o súdito. As últimas palavras de Moisés continuam se confirmando: “Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu, ó povo?”, Deuteronômio 33:29.
Versículos 1 a 9
Josué Orientado e Animado. (a.C. 1451.)
Honra é aqui posta sobre Josué, e grande poder é confiado à sua mão por aquele que é a fonte de honra e poder e por quem os reis reinam. Instruções lhe são dadas pela Sabedoria Infinita, e motivos de ânimo pelo Deus de toda consolação.
Deus já havia falado a Moisés a respeito dele (Números 27:18), mas agora fala com ele (v. 1), provavelmente como falou a Moisés (Levítico 1:1), de dentro do tabernáculo da congregação, onde Josué se apresentara com Moisés (Deuteronômio 31:14), para aprender como servir ali.
Embora Eleazar tivesse o peitoral do juízo, que Josué fora instruído a consultar quando surgisse ocasião (Números 27:21), contudo, para dar-lhe maior ânimo, Deus aqui fala com ele sem mediação. Alguns pensam que foi num sonho ou visão (como em Jó 33:15).
Pois, embora Deus nos tenha vinculado às ordenanças instituídas, para servi-lo nelas, contudo ele não se vinculou a elas a ponto de não poder, sem elas, manifestar-se ao seu povo e falar aos corações deles de outro modo que não pelos seus ouvidos. Sobre o chamado de Josué para governar, observe aqui:
I. O momento em que lhe foi dado: depois da morte de Moisés. Assim que Moisés morreu, Josué assumiu a administração, em virtude de sua solene ordenação ainda durante a vida de Moisés. Um interregno, mesmo que durasse poucos dias, poderia ter tido más consequências.
Mas é provável que Deus só tenha falado com ele para avançar em direção a Canaã depois dos trinta dias de luto por Moisés.
Isso não se deve, como dizem os judeus, a que a tristeza do seu espírito o tornasse incapaz de ter comunhão com Deus (ele não se entristeceu como quem não tinha esperança), mas à pausa solene e ao adiamento por um mês dos conselhos públicos, mesmo quando o tempo lhes era tão precioso.
Deus queria honrar a memória de Moisés e dar ao povo tempo não só para lamentar a perda dele, mas também para se arrepender das faltas cometidas contra ele durante os quarenta anos de seu governo.
II. A posição que Josué ocupava antes de ser promovido: era ministro de Moisés, isto é, um assistente direto da sua pessoa e auxiliar nos negócios. A Septuaginta traduz o termo por hypourgos, trabalhador subordinado a Moisés, sob sua direção e comando. Observe:
Aquele que foi aqui chamado à honra havia sido preparado por muito tempo para o trabalho. Nosso Senhor Jesus mesmo assumiu a forma de servo, e então Deus o exaltou grandemente.
Ele foi treinado em sujeição e sob comando. Os mais aptos para governar são os que aprenderam a obedecer.
Aquele que sucederia a Moisés o conhecia intimamente, para conhecer plenamente sua doutrina e seu modo de vida, seu propósito e sua paciência (2 Timóteo 3:10), seguir os mesmos métodos, andar no mesmo espírito e nos mesmos passos, dando continuidade à mesma obra.
Nisso ele foi um tipo de Cristo, que podia ser chamado ministro de Moisés porque nasceu sob a lei e cumpriu toda a sua justiça.
III. O chamado que o próprio Deus lhe dirigiu, muito completo:
- A razão pela qual foi chamado ao governo: “Moisés, meu servo, está morto” (v. 2). Todos os homens bons são servos de Deus; isso não é desonra, mas honra até para os maiores, pois os próprios anjos são seus ministros.
Moisés foi chamado para uma obra extraordinária e era administrador da casa de Deus. Ao cumprir as responsabilidades que lhe foram confiadas, não serviu a si mesmo, mas a Deus, que o empregou.
Foi fiel como servo e com os olhos voltados para o Filho, como se indica em Hebreus 3:5, onde se diz que o que fez serviu de testemunho das coisas que seriam anunciadas depois. Deus reconhecerá seus servos e os confessará no grande dia.
Mas Moisés, embora servo de Deus e alguém de quem dificilmente se podia abrir mão, está morto, pois Deus mudará de mãos para mostrar que, quaisquer que sejam os instrumentos que usa, não está preso a nenhum. Depois de concluir seu trabalho como servo, Moisés morre e descansa de suas fadigas; entra na alegria do seu Senhor.
Observe: Deus repara na morte de seus servos. Ela é preciosa aos seus olhos (Salmos 116:15).
- O chamado propriamente dito: “Agora, pois, levanta-te.” (1.) “Embora Moisés tenha morrido, a obra precisa continuar. Portanto, levanta-te e põe-te a realizá-la.” Que o choro não impeça a semeadura, nem o murchar das mãos mais úteis enfraqueça as nossas.
Pois, quando Deus tem uma obra a fazer, encontrará ou preparará instrumentos capazes de levá-la adiante. Moisés, o servo, está morto, mas Deus, o Mestre, não está: vive para sempre.
(2.) “Como Moisés morreu, a obra passou para ti, seu sucessor, pois foste designado para isso. Portanto, é necessário que ocupes o lugar dele. Levanta-te e age.” Repare:
[1.] A remoção de homens úteis deve estimular os que ficam a serem ainda mais diligentes em fazer o bem. Fulano e sicrano morreram, e nós também morreremos em breve; portanto, trabalhemos enquanto é dia.
[2.] É grande misericórdia para um povo que, quando homens úteis são levados no meio da sua utilidade, outros sejam levantados no lugar deles para continuar de onde eles pararam. Josué deve levantar-se para terminar o que Moisés começou. Assim, as gerações posteriores entram nos trabalhos das anteriores.
E assim Cristo, nosso Josué, faz em nosso favor o que jamais poderia ser feito pela lei de Moisés: justifica (Atos 13:39) e santifica (Romanos 8:3). A vida de Moisés abriu caminho para Josué e preparou o povo para o que seria feito por Josué. Assim, a lei é um tutor para nos conduzir a Cristo; depois, a morte de Moisés abriu espaço para Josué.
Do mesmo modo, morremos para a lei, nosso primeiro marido, para nos casarmos com Cristo (Romanos 7:4).
- O serviço específico para o qual foi chamado naquele momento: “Levanta-te, atravessa este Jordão, este rio que tens diante de ti e às margens do qual estais acampados.”
Isso pôs a fé de Josué à prova: ele daria ordens para preparar a travessia quando não havia maneira visível de atravessar o rio, pelo menos naquele lugar e naquele momento, pois todas as margens estavam transbordando (Josué 3:15)?
Ele não tinha pontões nem uma ponte de barcos para transportá-los, e contudo devia crer que Deus, que lhes ordenara a travessia, abriria um caminho para eles.
Atravessar o Jordão era entrar em Canaã; Moisés não tinha permissão nem podia levá-los até lá (Deuteronômio 31:2). Assim, a honra de conduzir muitos filhos à glória ficou reservada a Cristo, o capitão da nossa salvação (Hebreus 2:10).
- A concessão da terra de Canaã aos filhos de Israel é repetida aqui (vv. 2-4): “Eu a dou a eles.” Aos patriarcas, Deus prometera: “Eu a darei”. Mas agora que a quarta geração havia chegado ao fim, a iniquidade dos amorreus se completara e chegara o momento de cumprir a promessa, a terra foi efetivamente concedida; eles foram postos na posse daquilo que esperavam havia muito tempo.
“Eu a dou. Tomem posse; ela é toda de vocês. Ou melhor (v. 3): eu a dei. Embora ainda não tenha sido conquistada, é tão certa para vocês como se estivesse em suas mãos.” Repare:
(1.) As pessoas a quem a concessão é feita: “a eles, aos filhos de Israel” (v. 2), pois eram descendentes de Jacó, que recebeu o nome de Israel quando essa promessa lhe foi feita (Gênesis 35:10, 12).
Embora os filhos de Israel tivessem provocado muito a Deus no deserto, contudo, por causa dos seus pais, teriam a herança preservada. E Deus disse que os filhos dos murmuradores entrariam em Canaã (Números 14:31).
(2.) A própria terra concedida: do rio Eufrates, a leste, até o mar Mediterrâneo, a oeste (v. 4). O pecado deles os impediu de possuir todo esse território, e nunca povoaram todo o país dentro dos limites indicados. Contudo, se tivessem obedecido, Deus lhes teria dado essa terra e muito mais.
Com o tempo, houve prosélitos da religião judaica em todos esses países e em muitos outros, como se vê em Atos 2:5, etc. Se a igreja deles se ampliou, embora a sua nação não se multiplicasse, não se pode dizer que a promessa tenha ficado sem efeito.
E, se ela não se cumpriu plenamente em sentido literal, os crentes podiam inferir que tinha um sentido ulterior e devia cumprir-se no reino do Messias, tanto o da graça quanto o da glória.
(3.) A condição implícita dessa concessão está nas palavras “como disse a Moisés”, isto é: “Nos termos que Moisés vos explicou muitas vezes: se guardardes os meus estatutos, entrareis e possuireis aquela boa terra. Recebei-a sob essas condições e limitações, e não de outro modo.” O mandamento e a promessa não devem ser separados.
(4.) Estas palavras indicam com que facilidade tomariam posse da terra se a culpa não fosse deles: “Todo lugar em que pisar a planta do vosso pé (dentro dos limites seguintes) será vosso. Basta pordes o pé ali, e já o tendes.”
- As promessas que Deus faz aqui a Josué para dar-lhe ânimo:
(1.) Que ele teria a certeza da presença de Deus nessa grande obra para a qual foi chamado (v. 5): “Assim como estive com Moisés, para orientá-lo e fortalecê-lo, reconhecê-lo e fazê-lo prosperar, dando-lhe êxito ao tirar Israel do Egito e conduzi-lo pelo deserto, assim estarei contigo para te capacitar a estabelecê-los em Canaã.”
Josué sabia o quanto ficava aquém de Moisés em sabedoria e graça. Mas o que Moisés fez foi possível pela presença de Deus com ele. Embora Josué não tivesse sempre a mesma presença de espírito que Moisés, contudo, se tivesse sempre a mesma presença de Deus, ele se sairia bem o bastante.
Repare: é grande consolo para a nova geração de ministros e cristãos saber que a mesma graça que bastou aos que vieram antes não lhes faltará, se eles não faltarem a si mesmos no aproveitamento dela. A promessa se repete aqui (v. 9): “O Senhor, teu Deus, está contigo como Deus poderoso, e seu poder está empenhado em teu favor aonde quer que vás.”
Repare: quem vai aonde Deus o envia terá Deus consigo aonde quer que vá; não precisa desejar mais nada para viver em paz e prosperar.
(2.) Que a presença de Deus nunca seria retirada dele: “Não te faltarei, nem te abandonarei” (v. 5). Moisés lhe havia assegurado isso (Deuteronômio 31:8): embora agora tivesse de deixá-lo, Deus nunca o deixaria. Aqui, o próprio Deus confirma a palavra de seu servo Moisés (Isaías 44:26) e se compromete a nunca abandonar Josué.
Precisamos da presença de Deus não só no começo do trabalho, para nos pôr a caminho, mas também durante seu curso, para nos ajudar continuamente. Se ela nos faltar em algum momento, estaremos perdidos. Podemos ter certeza disto: o Senhor está conosco enquanto estamos com ele.
Essa promessa feita aqui a Josué é aplicada a todos os crentes e usada como argumento contra a avareza (Hebreus 13:5): “Contentai-vos com o que tendes, porque ele disse: ‘Nunca te deixarei’.”
(3.) Que teria vitória sobre todos os inimigos de Israel (v. 5): Ninguém que vier contra você poderá resistir diante de você. Repare: ninguém pode resistir aos que têm Deus ao seu lado. Se ele é por nós, quem será contra nós? Deus lhe promete êxito certo: o inimigo não conseguirá enfrentá-lo; e êxito contínuo, todos os dias de sua vida.
Ainda que a situação de Israel mudasse depois que Josué partisse, todo o seu governo seria marcado por triunfos.
Aquilo com que o próprio Josué animara o povo havia muito tempo (Números 14:9), Deus agora usa para animá-lo.
(4.) Que ele próprio dividiria aquela terra entre o povo de Israel (v. 6). Era grande motivo de ânimo, ao começar a obra, ter certeza de que a veria concluída e de que seu trabalho não seria em vão.
Alguns fazem disso um motivo para que ele se armasse de resolução e tivesse bom ânimo por causa do mau caráter do povo que ele faria herdar a terra. Josué sabia como aquele povo era obstinado e descontente e como fora difícil governá-lo no tempo de seu antecessor. Portanto, deveria esperar aflições causadas por eles e ter bom ânimo.
- O encargo ou mandamento que Deus dá a Josué é o seguinte:
(1.) Que se conforme em tudo à lei de Deus e faça dela sua regra (v. 7, 8). Deus põe, por assim dizer, o livro da lei nas mãos de Josué, assim como, quando Joás foi coroado, lhe entregaram o testemunho (2 Reis 11:12). A respeito desse livro, ele recebe as seguintes ordens:
[1.] Meditar nele dia e noite, para compreendê-lo e tê-lo pronto em si em todas as ocasiões. Se alguma vez o trabalho de alguém pudesse desculpá-lo da meditação e de outros atos de devoção, poderíamos pensar que seria o de Josué naquele momento. Uma grande responsabilidade estava em suas mãos.
O cuidado com ela bastaria para ocupá-lo por inteiro, mesmo que tivesse dez almas. Ainda assim, devia encontrar tempo e pensamentos para meditar. Quaisquer que sejam os assuntos deste mundo que precisemos atender, não devemos negligenciar a única coisa necessária.
[2.] Não deixar que a lei se afaste de sua boca, isto é, todas as ordens que desse ao povo e todas as decisões sobre os recursos apresentados a ele deviam estar de acordo com a lei de Deus. Em toda ocasião, devia falar segundo essa regra (Isaías 8:20).
Josué devia sustentar e dar continuidade à obra que Moisés começara. Portanto, não só deveria completar a salvação que Moisés havia realizado em favor deles, como também manter a religião santa que Moisés estabelecera entre eles. Não era preciso criar novas leis; ele devia guardar com cuidado e fidelidade o bem que lhe fora confiado (2 Timóteo 1:14).
[3.] Devia ter o cuidado de agir de acordo com toda essa lei. Para isso, devia meditar nela, não apenas para contemplá-la, encher a cabeça de ideias ou encontrar algo com que confundir os sacerdotes, mas para ter o cuidado de agir de acordo com o que estava escrito nela, tanto como homem quanto como magistrado.
Várias disposições diziam respeito diretamente à tarefa que tinha diante de si, como as leis sobre as suas guerras, a destruição dos cananeus e a divisão de Canaã, etc.; estas devia observar religiosamente.
Josué tinha grande poder e autoridade, mas devia estar sob comando e fazer o que lhe era ordenado. Nenhuma dignidade ou domínio, por maiores que sejam, põem alguém acima da lei de Deus. Josué não devia apenas governar segundo a lei e cuidar para que o povo a observasse; devia observá-la pessoalmente e, assim, sustentar a honra e o poder dela pelo seu próprio exemplo.
Primeiro, devia fazer o que estava escrito. Não basta ouvir e ler a palavra, elogiá-la e admirá-la, conhecê-la e lembrá-la, falar e discorrer sobre ela: devemos praticá-la.
Segundo, devia fazer conforme o que estava escrito, seguindo exatamente a lei como modelo e cumprindo não só o que ela exigia, mas também tudo o que determinava em cada circunstância.
Terceiro, devia fazer de acordo com tudo o que estava escrito, sem exceção nem reserva, respeitando todos os mandamentos de Deus, inclusive os mais desagradáveis à carne e ao sangue.
Quarto, devia ter o cuidado de agir assim, observar as advertências da consciência, as indicações da providência e todas as vantagens da oportunidade. A observância cuidadosa é necessária para a obediência universal.
Quinto, não devia desviar-se da lei nem em sua conduta pessoal, nem em qualquer ato de governo, para a direita ou para a esquerda, pois há erros dos dois lados, e a virtude está no meio.
Sexto, devia ser forte e corajoso para agir conforme a lei. Há tantos desânimos no caminho do dever que os que querem prosseguir e perseverar precisam revestir-se de resolução.
Por fim, para animá-lo a obedecer, Deus lhe garante que então agirá com sabedoria, como diz a margem, e fará prosperar o seu caminho (v. 7, 8).
Os que fazem da palavra de Deus sua regra e a seguem conscientemente tanto farão o bem como terão êxito. Ela lhes dará os melhores princípios para orientar sua conduta (Salmos 111:10) e lhes dará direito às melhores bênçãos: Deus lhes concederá o desejo do coração.
(2.) Que se anime nisso com a promessa e a presença de Deus e faça delas seu apoio (v. 6): “Sê forte e corajoso.” E outra vez (v. 7), como se isso fosse o único necessário: “Somente sê forte e muito corajoso.” Ele conclui assim (v. 9): “Sê forte e corajoso; não tenhas medo nem desanimes.”
Josué havia, muito antes, demonstrado o seu valor na guerra contra Amaleque e ao discordar do relatório dos espias perversos. Mesmo assim, Deus considera necessário insistir nessa ordem. Os que receberam graça precisam ser chamados repetidas vezes a exercê-la e a progredir nela.
Josué era humilde e tinha pouca estima por si mesmo. Não desconfiava de Deus, de seu poder ou de sua promessa, mas duvidava de si, de sua própria sabedoria, força e capacidade para a obra, ainda mais porque sucederia a um homem tão grandioso como Moisés.
Por isso Deus lhe repete tantas vezes: “Sê forte e corajoso; que a percepção de tuas próprias fraquezas não te desanime: Deus é plenamente suficiente. Não fui eu que te ordenei?”
[1.] “Ordenei que a obra fosse feita; portanto, ela será feita, por mais invencíveis que pareçam as dificuldades que estão no caminho.”
[2.] Ou melhor: “Eu te ordenei, chamei e encarreguei de fazê-la; por isso, certamente te reconhecerei, te fortalecerei e te sustentarei.”
Repare: no caminho do dever, temos motivo para ser fortes e muito corajosos. Muito nos ajudará a animar-nos e a ter ousadia se mantivermos os olhos na autorização divina e ouvirmos Deus dizer: “Não fui eu que te ordenei? Por isso, te ajudarei, te darei êxito, te aceitarei e te recompensarei.”
Nosso Senhor Jesus, assim como Josué, foi sustentado em seus sofrimentos por considerar a vontade de Deus e o mandamento que recebera do seu Pai (João 10:18).
Versículos 10 a 15
Josué Se Dirige aos Rubenitas. (a.C. 1451.)
Firmado no governo, Josué se dedica imediatamente ao trabalho. Não busca pompa nem prazer, mas o avanço da obra de Deus entre o povo sobre o qual Deus o colocara. Assim como quem deseja o ofício de ministro (1 Timóteo 3:1), assim quem deseja o ofício de magistrado deseja uma obra, uma boa obra; nenhum dos dois é promovido para ficar ocioso.
I. Ele dá ordens ao povo para preparar a partida. Como haviam acampado por tanto tempo naquele lugar, seria difícil desmontar o acampamento. Os oficiais do povo que comandavam sob Josué, nas suas respectivas tribos e famílias, se apresentaram a ele para receber ordens, que deviam transmitir ao povo.
Magistrados subordinados são tão necessários e úteis ao bem público em seus lugares quanto o magistrado supremo no seu. O que Josué poderia ter feito sem os oficiais? Por isso, exige-se que nos sujeitemos não só ao rei, como autoridade suprema, mas também aos governadores enviados por ele (1 Pedro 2:13, 14). Por meio desses oficiais:
- Josué anuncia publicamente que dentro de três dias atravessariam o Jordão. Suponho que essas ordens só tenham sido dadas depois da volta dos espias enviados para trazer um relato de Jericó, embora a história dessa missão venha em seguida (Josué 2).
E talvez esse tenha sido tal exemplo da desconfiança e da cautela excessiva de Josué que tornou necessário ordenar-lhe tantas vezes que fosse forte e tivesse bom ânimo.
Observe a segurança com que Josué diz ao povo, porque Deus lhe havia dito: vocês atravessarão o Jordão e tomarão posse da terra. Honramos muito a verdade de Deus.
- Ele os orienta a preparar mantimentos, não embarcações para o transporte. Aquele que os levou para fora do Egito sobre asas de águias os levaria de igual modo a Canaã, para levá-los a si (Êxodo 19:4). Mas os que quisessem outros alimentos além do maná, que ainda não havia cessado, deviam prepará-los e tê-los prontos para o tempo designado.
Talvez, embora o maná não tivesse cessado por completo até chegarem a Canaã (Josué 5:12), contudo, como tinham chegado a uma terra habitada (Êxodo 16:35), onde podiam ser supridos em parte com outras provisões, ele não caísse tão abundantemente, nem recolhessem tanto quanto quando lhes foi dado pela primeira vez no deserto, mas diminuísse gradualmente.
Por isso, receberam ordem de preparar outros alimentos, o que talvez incluísse tudo o mais de que precisariam na viagem.
E alguns dos escritores judeus, considerando que, por terem maná, não precisavam preparar outros alimentos, entendem isso em sentido figurado: deviam arrepender-se dos seus pecados, reconciliar-se com Deus e resolver viver uma vida nova, para estarem prontos a receber esse grande favor. Veja Êxodo 19:10, 11.
II. Josué lembra às duas tribos e meia a obrigação que tinham de atravessar o Jordão com seus irmãos, embora deixassem deste lado suas posses e famílias. O interesse próprio faria as outras tribos desejarem atravessar o Jordão; para estas, porém, isso exigia renúncia e ia contra a vontade delas.
Por isso, era necessário lembrar o acordo que Moisés fizera com elas quando lhes deu sua herança antes das outras tribos (v. 13): “Lembrai-vos da palavra que Moisés vos ordenou.”
Talvez algumas estivessem prontas a pensar que, agora que Moisés morrera e elas o consideravam severo demais nessa questão, poderiam encontrar alguma desculpa para se livrar do compromisso ou conseguir que Josué as dispensasse.
Mas ele as mantém obrigadas ao acordo e lhes mostra que, embora Moisés tivesse morrido, as ordens dele e as promessas delas ainda vigoravam plenamente. Ele os lembra:
- Das vantagens que tinham recebido ao serem estabelecidos primeiro: “O Senhor, vosso Deus, vos deu descanso. Ele deu descanso às vossas mentes; sabeis com o que podeis contar e não estais, como as demais tribos, esperando primeiro o desfecho da guerra e depois o da sorte.”
“Ele também deu descanso às vossas famílias, às vossas mulheres e aos vossos filhos, cuja estabilidade é a vossa satisfação. Deu-vos descanso ao vos dar esta terra, esta boa terra, da qual tendes plena e tranquila posse.”
Repare: quando Deus nos dá descanso por sua providência, devemos pensar em como honrá-lo com essas vantagens e que serviço podemos prestar aos irmãos que ainda não encontraram estabilidade ou não estão tão bem estabelecidos quanto nós.
Quando Deus deu descanso a Davi (2 Samuel 7:1), veja como Davi não teve descanso até encontrar morada para a arca (Salmos 132:4, 5). Quando Deus nos dá descanso, devemos tomar cuidado para não cair na preguiça nem nos acomodar sobre as nossas borras.
- Ele os lembra do seu acordo de ajudar os seus irmãos nas guerras de Canaã até que Deus, de igual modo, lhes tivesse dado descanso, v. 14, 15. Isso era:
(1.) Razoável por si só. Todas as tribos estavam tão estreitamente unidas que deviam considerar-se membros umas das outras.
(2.) Uma ordem de Moisés, servo do Senhor. Ele mandou que agissem assim, e Josué, seu sucessor, cuidaria para que suas ordens fossem cumpridas.
(3.) O único meio de não incorrerem na culpa de um grande pecado ao se estabelecerem deste lado do Jordão, pecado que mais cedo ou mais tarde as alcançaria (Números 32:23).
(4.) Uma condição da concessão da terra que Moisés lhes fizera. Portanto, não podiam ter certeza de que tinham bom direito à terra da sua possessão, como aqui é chamada (v. 15), ou de que a desfrutariam confortavelmente, se não cumprissem essa condição.
(5.) Eles mesmos tinham feito aliança e concordado com isso (Números 32:25): “Os teus servos farão como meu senhor ordena.” Assim, temos muitas obrigações de fortalecer as mãos uns dos outros e não buscar apenas o nosso próprio bem-estar, mas também o dos outros.
Versículos 16 a 18
A Resposta dos Rubenitas. (a.C. 1451.)
Essa resposta não foi dada apenas pelas duas tribos e meia, embora elas tenham sido mencionadas imediatamente antes, mas pelos oficiais de todo o povo (v. 10), que o representavam. Eles concordavam com a designação divina que pusera Josué à frente deles e o fizeram de coração, com muita alegria e determinação.
I. Prometem obedecer-lhe (v. 16), não só como súditos ao príncipe, mas como soldados ao general, cujas ordens específicas devem cumprir. Quem tem soldados sob seu comando diz a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem (Mateus 8:9).
Assim, o povo diz a Josué: “Faremos prontamente tudo o que nos ordenares, sem murmurar nem discutir; e iremos aonde quer que nos enviares, ainda que seja para a expedição mais difícil e perigosa.” Devemos assim jurar lealdade ao nosso Senhor Jesus, capitão da nossa salvação, comprometendo-nos a fazer o que ele nos ordena por sua palavra e a ir aonde nos envia por sua providência.
Como Josué tinha consciência humilde de quanto ficava aquém de Moisés, temia não exercer sobre o povo a mesma influência nem ter entre eles o mesmo prestígio que Moisés tinha. Por isso, prometem ser tão obedientes a Josué quanto haviam sido a Moisés (v. 17).
Para dizer a verdade, não tinham motivo para se gabar da obediência a Moisés: ele os encontrara um povo de pescoço duro (Deuteronômio 9:24). Mas queriam dizer que seriam tão obedientes a Josué quanto deveriam ter sido e quanto alguns deles foram — e a maioria, ao menos por vezes, foi — a Moisés.
Repare: não devemos exaltar tanto os que já partiram, por mais eminentes que tenham sido ou na magistratura ou no ministério, a ponto de deixar de honrar e cumprir o dever para com os que continuam vivos e os sucedem, embora nos dons possam ficar aquém deles. A obediência por consciência permanece, embora a Providência mude as mãos por meio das quais governa e age.
II. Oram para que Deus esteja com ele (v. 17): “Que ao menos o Senhor, teu Deus, esteja contigo para abençoar-te, fazer-te prosperar e dar-te êxito, assim como esteve com Moisés.” Devem-se fazer orações e súplicas por todos os que exercem autoridade (1 Timóteo 2:1, 2). A melhor coisa que podemos pedir a Deus em favor dos nossos magistrados é que ele esteja com eles.
Isso fará deles bênçãos para nós; assim, ao buscar isso em favor deles, olhamos pelo nosso próprio interesse.
Há aqui um motivo implícito para obedecerem a Josué como obedeceram a Moisés: acreditavam — e oravam com fé — que a presença de Deus estaria com ele como estivera com Moisés. Aqueles que, ao que temos razão para crer, contam com o favor de Deus devem receber honra e respeito de nossa parte.
Alguns entendem que isso limita a obediência deles: “Só obedeceremos enquanto percebermos que o Senhor está contigo, mas não além disso. Enquanto te mantiveres junto de Deus, nós também nos manteremos junto de ti; nossa obediência irá até esse ponto, e não mais.” Mas estavam tão longe de suspeitar que Josué se desviaria da regra divina que tal ressalva não era necessária.
III. Decretam que a desobediência de qualquer israelita às ordens de Josué ou a rebelião contra seu mandamento seria punida com a morte (v. 18). Talvez, se uma lei assim tivesse sido feita no tempo de Moisés, muitas rebeliões contra ele tivessem sido evitadas, pois a maioria teme mais a espada do magistrado do que a justiça de Deus.
Havia, porém, um motivo especial para decretar essa lei ao entrarem nas guerras de Canaã: em tempo de guerra, a severidade da disciplina militar é mais necessária do que em outras ocasiões. Alguns pensam que esse estatuto aludia à lei sobre o profeta que Deus levantaria como Moisés.
Embora essa lei se refira sobretudo a Cristo, eles entendem que também inclui Josué como tipo dele: quem não lhe desse ouvidos seria eliminado do seu povo. “Eu lhe pedirei contas” (Deuteronômio 18:19).
IV. Animam Josué a prosseguir com alegria na obra para a qual Deus o chamara. Ao lhe desejarem força e coragem, na prática, prometeram que fariam tudo o que pudessem para animá-lo, obedecendo a todas as suas ordens com exatidão, ousadia e alegria. Ver os que os seguem fazerem isso de boa vontade dá muito ânimo aos que lideram uma boa obra.
Embora tivesse coragem comprovada, Josué não considerou uma afronta, mas uma grande bondade, o fato de o povo lhe dizer que fosse forte e corajoso.