Joel 3
Argumento
No fim do capítulo anterior, tivemos uma graciosa promessa de libertação no monte Sião e em Jerusalém. Agora, todo este capítulo é um comentário sobre essa promessa, mostrando qual será essa libertação, como será realizada pela destruição dos inimigos da igreja e como será aperfeiçoada no descanso e na alegria eternos da igreja.
Isso se cumpriu em parte quando Jerusalém foi libertada da investida de Senaqueribe, no tempo de Ezequias, e, depois, no retorno dos judeus do cativeiro na Babilônia e em outras libertações realizadas em favor da igreja judaica entre aquela época e a vinda de Cristo.
Mas tem uma referência mais ampla à grande redenção realizada em nosso favor por Jesus Cristo e à destruição dos nossos inimigos espirituais e de todos os seus agentes, e terá seu cumprimento pleno no julgamento do grande dia. Aqui há uma predição:
I. Do acerto de contas de Deus com os inimigos do seu povo por todas as injúrias e indignidades que lhe fizeram, fazendo-as recair sobre a cabeça deles, vv. 1-8.
II. Do julgamento de Deus sobre todas as nações quando a medida da iniquidade delas estiver completa, e da sua manifestação pública, para a confusão eterna de todos os pecadores impenitentes e o consolo eterno de todos os seus servos fiéis, vv. 9-17.
III. Da provisão que Deus fez para o refrigério do seu povo, para sua segurança e pureza, quando seus inimigos forem desolados, vv. 18-21.
Essas promessas não eram apenas de interpretação particular, mas foram escritas para nosso ensino, para que nós, por meio da paciência e do consolo desta escritura, possamos ter esperança.
Versículos 1 a 8
Ameaças contra os Inimigos de Israel. (a.C. 720.)
Ouvimos muitas vezes falar do ano dos remidos e do ano das retribuições pela causa de Sião. Agora temos aqui uma descrição dos acontecimentos daquele ano e uma profecia do que será feito quando ele chegar, quando quer que chegue, pois chega muitas vezes e, no fim dos tempos, chegará de uma vez por todas.
I. Será o ano dos remidos, pois Deus fará voltar os cativos de Judá e Jerusalém, v. 1. Embora a servidão do povo de Deus possa ser penosa e muito longa, ainda assim não será eterna. A do Egito terminou, por fim, com sua libertação para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. “Deixa meu filho ir, para que me sirva.”
A da Babilônia também terminará bem. E o Senhor Jesus providenciará a redenção eficaz das pobres almas escravizadas sob o domínio do pecado e de Satanás. Ele proclamará aquele ano aceitável, o ano do jubileu, a remissão das dívidas e a libertação dos servos, e a abertura da prisão aos que estavam presos.
Há um dia, há um tempo fixado para fazer voltar os cativos dentre os filhos de Deus, para redimi-los do poder da sepultura. Será o último dia e o fim de todos os tempos.
II. Será o ano das retribuições pela causa de Sião. Embora Deus possa permitir que os inimigos do seu povo prevaleçam contra ele em grande medida e por muito tempo, ainda assim os chamará a prestar contas disso e levará cativo o cativeiro (Salmos 68:18). Levará cativos os que levaram seu povo cativo, Apocalipse 13:10. Observe:
- Quem são aqueles com quem se acertarão as contas: todas as nações, v. 2. Isso indica, (1.) Que todas as nações se haviam tornado sujeitas ao julgamento de Deus pelo mal feito ao seu povo. A perseguição é o pecado predominante do mundo, que clama por justiça. O próprio mundo, que jaz na maldade, põe-se contra a piedade.
A inimizade que há na antiga serpente, o deus deste mundo, contra a descendência da mulher aparece, em maior ou menor grau, nos filhos deste mundo. Não se maravilhem se o mundo os odeia.
(2.) Que nenhuma nação que prejudicasse a nação de Deus ficaria impune. Pois aquele que toca no Israel de Deus será levado a saber que toca na menina dos olhos dele. Jerusalém será uma pedra pesada para todos os povos, Zacarias 12:3.
Mas se acertarão as contas especialmente com as nações vizinhas: Tiro, Sidom e todas as regiões da Palestina, ou seja, os filisteus, que têm sido vizinhos incômodos para o Israel de Deus, v. 4.
Quando se acertarem as contas com as nações mais distantes e poderosas que devastaram Israel, a malícia impotente daquelas que moravam perto dele, contribuíram para sua aflição (Zacarias 1:15) e tiraram proveito dela (Ezequiel 26:2) não será deixada de lado.
Repare: os pequenos perseguidores serão chamados a prestar contas assim como os grandes. Embora não tenham podido causar muito dano, serão julgados segundo a maldade dos seus esforços e o dano que teriam causado.
- A instalação desse tribunal para julgamento. Todos serão reunidos (v. 2), para que aqueles que se uniram contra o povo de Deus, de comum acordo (Salmos 83:5), recebam juntos sua condenação. Serão conduzidos ao vale de Josafá, que ficava perto de Jerusalém, e ali Deus pleiteará com eles:
(1.) Porque convém que os criminosos sejam julgados na mesma terra em que cometeram o delito.
(2.) Para sua maior confusão, quando virem que Jerusalém, cuja ruína por tanto tempo buscaram e esperaram, apesar de toda a fúria deles, tornou-se motivo de louvor na terra.
(3.) Para maior consolo e honra da Jerusalém de Deus, que verá Deus defender sua causa.
(4.) Então se repetirá o que Deus fez por Josafá, quando lhe deu a vitória sobre os que o invadiram e deu a ele e ao seu povo motivo de alegria e louvor no vale de Beraca. Veja 2 Crônicas 20:26.
(5.) Foi nesse vale de Josafá, como sugere o Dr. Lightfoot, que o exército de Senaqueribe, ou parte dele, estava acampado quando foi destruído por um anjo. Vieram juntos para arruinar Jerusalém, mas Deus os reuniu para a própria ruína, como feixes na eira, Miquéias 4:12.
- O autor da ação, em favor de quem se inicia esse processo: é por meu povo e por minha herança, Israel. É a causa deles que Deus agora defenderá com zelo. Repare: o povo de Deus é sua herança, sua propriedade peculiar, sua porção, seu tesouro acima de todos os povos, Êxodo 19:5; Deuteronômio 32:9.
Eles são sua propriedade particular e, por isso, ele tem fundamento para mover uma ação contra os que a invadem.
- A acusação apresentada contra eles, que é muito específica. Haviam feito muitas afrontas a Deus por suas idolatrias, mas a afronta que fizeram ao seu povo e aos utensílios do seu santuário é a causa da desavença de Deus com eles.
(1.) Haviam maltratado muito o povo de Israel: espalharam-no entre as nações e o obrigaram a buscar abrigo onde encontrasse lugar. Ou o levaram cativo para seus respectivos países e ali o dispersaram deliberadamente, por receio de que os cativos se unissem para sua segurança comum.
Dividiram sua terra e cada um tomou sua parte como se fosse sua. Mais que isso, lançaram sortes sobre meu povo e o venderam. Depois de fazerem prisioneiros, [1.] Zombaram deles, trataram-nos com desprezo, como se não tivessem valor. Não queriam soltá-los e, ainda assim, achavam que não valia a pena mantê-los; não viam importância em perdê-los num jogo de dados.
Ou dividiram os prisioneiros por sorteio, como os soldados fizeram com as vestes de Cristo. [2.] Lucraram com eles. Quando os tiveram em suas mãos, venderam-nos, mas com tamanho desprezo que não aumentaram sua riqueza com o preço recebido. Venderam-nos mais por prazer do que por lucro.
Deram um menino capturado na guerra como pagamento a uma prostituta e uma menina em troca de tantas garrafas de vinho quantas bastassem para uma única bebedeira. Belo preço pelo qual os avaliaram e bela promoção para um filho e uma filha de Israel: tornarem-se escravo e serva de trabalhos pesados numa taverna ou num bordel.
Observe aqui como o que se obtém por um pecado costuma ser gasto em outro. O despojo que esses inimigos dos judeus ajuntaram pela injustiça e pela violência, dissiparam-no e desperdiçaram-no em bebedeira e prostituição. Tal é frequentemente o caráter, e tal a conduta, dos inimigos e perseguidores do povo de Deus.
Quando os tírios e os filisteus se apoderavam de algum dos filhos de Judá e de Jerusalém, ou os faziam prisioneiros na guerra, ou os sequestravam. Vendiam-nos aos gregos (com os quais os homens de Tiro comerciavam pessoas, Ezequiel 27:13), para afastá-los de sua própria fronteira, v. 6.
Era grande desonra para Israel, o primogênito de Deus, nascido livre, ser assim comprado e vendido entre os pagãos.
(2.) Haviam tomado injustamente a prata e o ouro de Deus (v. 5), pelos quais alguns entendem a riqueza de Israel. Ele chama de sua a prata e o ouro que o povo de Deus possuía, porque o haviam recebido dele e dedicado a ele. Deus considerava que qualquer pessoa que os roubasse também o roubava, e faria a devida retaliação.
Aqueles que tiram os bens de homens bons por eles fazerem o bem serão considerados culpados de sacrilégio: tomam a prata e o ouro de Deus. Mas parece tratar-se, antes, dos utensílios e tesouros do templo, aos quais Deus chama aqui de seus belos e agradáveis objetos, preciosos e desejáveis para ele e para todos os que são seus.
Levaram-nos aos seus templos como troféus da vitória sobre o Israel de Deus, pensando que, com isso, triunfavam sobre o Deus de Israel e, mais ainda, que seus ídolos triunfavam sobre ele. Assim foi colocada a arca no templo de Dagom.
Ao fazerem isso, agiram injustamente. “Que tendes vós comigo (v. 4) e com meu povo? Que mal vos fizeram? Que provocação vos deram? Nada tínheis a ver com eles e, ainda assim, fazeis tudo isso contra eles. Tramam-se planos contra os pacíficos da terra, e os que não fazem mal nem ofendem ninguém são ofendidos e prejudicados: porventura me dareis a paga?”
Poderiam alegar que Deus ou seu povo lhes havia feito alguma injúria pela qual pudessem justificar, pela lei da retaliação, os danos que lhes causaram? Não; não têm sequer aparência de justificativa.
Repare: não é novidade que aqueles que têm sido muito corteses e atenciosos para com seus vizinhos os encontrem muito duros e pouco amistosos, nem que aqueles que não praticam injúrias sofram muitas delas.
- A sentença proferida contra eles. Em geral (v. 4): “Se me pagardes, se alegardes uma desavença comigo, se assim me provocardes ao zelo, se tocardes na menina dos meus olhos, farei recair depressa e sem demora a vossa paga sobre a vossa própria cabeça”. Aqueles que contendem com Deus descobrirão que não são capazes de sustentar sua posição diante dele.
Ele lhes dará a paga de repente, quando mal pensarem nisso e não tiverem tempo de evitá-la. Se os chamar a prestar contas, logo levará a cabo sua ruína.
Especificamente, ameaça-se: (1.) Que não alcançarão o objetivo do dano que planejaram contra o povo de Deus. Pensaram afastá-lo tanto de sua fronteira que nunca mais voltaria para ela, v. 6. Mas Deus diz: “Eu os levantarei do lugar para onde vós os vendestes, e não serão ali enterrados vivos, como pretendíeis”. A venda do povo de Deus pelos homens não o privará de sua propriedade sobre ele.
(2.) Que receberão paga na mesma moeda, como aconteceu com Adoni-Bezeque (v. 8): “Venderei vossos filhos e vossas filhas nas mãos dos filhos de Judá; ficareis tão à mercê deles quanto eles estiveram à vossa”, Isaías 60:14. Assim os judeus dominaram aqueles que os odiavam, Ester 9:1. Então eles serão justamente vendidos aos sabeus, a um povo distante.
Alguns pensam que isso se cumpriu nas vitórias obtidas pelos macabeus sobre os inimigos dos judeus. Outros pensam que a profecia aponta até o último dia, quando os retos dominarão (Salmos 49:14) e os santos julgarão o mundo.
É certo que ninguém jamais endureceu o coração contra Deus ou contra sua igreja e prosperou por muito tempo; nem sequer o próprio faraó. Pois o Senhor o disse, para consolo de todos os seus servos sofredores: a vingança lhe pertence, e ele retribuirá.
Versículos 9 a 17
Ameaças contra os Inimigos de Israel. (a.C. 720.)
O que o salmista havia ordenado muito antes que se dissesse entre os pagãos (Salmos 96:10), o profeta quer aqui que também seja anunciado a todas as nações: que o Senhor reina e que ele vem, vem julgar a terra, assim como há muito a julga.
O anúncio aqui feito do julgamento das nações por Deus pode referir-se à destruição de Senaqueribe, Nabucodonosor, Antíoco e, especialmente, do Anticristo e de todos os orgulhosos inimigos da igreja cristã.
Mas alguns dos melhores intérpretes, antigos e modernos, especialmente o erudito Dr. Pocock, entendem que o propósito desses versículos é apresentar o dia do juízo final por meio da imagem de Deus guerreando contra os inimigos do seu reino e recolhendo a colheita da terra. Encontramos ambas as imagens no Apocalipse, Apocalipse 19:11; 14:18. Aqui temos:
I. Um desafio lançado a todos os inimigos do reino de Deus para que façam o pior que puderem. Para lhes mostrar que Deus está preparando guerra contra eles, são convocados a preparar guerra contra ele, vv. 9-11.
Quando chegar a hora do julgamento de Deus, serão empregados meios eficazes para reunir todas as nações para a batalha daquele grande dia do Deus Todo-Poderoso, Apocalipse 16:14; 20:8.
Parece que aqui se fala com ironia: “Proclamem isto entre os gentios; sejam convocadas todas as forças das nações para se unirem numa aliança contra Deus e seu povo”. É como em Isaías 8:9: ajuntem-se, ó povos, e cinjam-se, mas serão despedaçados.
“Preparai a guerra; reuni todas as vossas forças; despertai os valentes; convocai-os para vosso serviço; incitai-os à vigilância e à determinação; aproximem-se todos os homens de guerra. Que venham e ousem entrar em combate com a Onipotência.”
“Que não se queixem da falta de armas, mas transformem suas relhas de arado em espadas e suas podadeiras em lanças. Que resolvam, se quiserem, nunca mais voltar ao trabalho no campo, mas vencer ou morrer. Que ninguém alegue incapacidade de pegar em armas; diga o fraco: Sou forte e me aventurarei no campo de batalha.”
Assim, um Deus de poder onipotente desafia toda a oposição dos poderes das trevas. Que os pagãos se enfureçam e os reis da terra conspirem juntos contra o Senhor e seu Cristo; que se ajuntem, venham e se reúnam. Mas aquele que está sentado nos céus rirá deles; ao convocá-los assim, ele zomba deles, Salmos 2:1, 4.
Os pagãos têm de ser despertados, têm de ser ressuscitados dos mortos, para subir ao vale de Josafá e receber sua condenação (v. 12). Podem subir de seus túmulos e elevar-se no ar para ali encontrar o Senhor.
Josafá significa o julgamento do Senhor. Que venham ao lugar do julgamento de Deus, talvez o principal motivo para o emprego desse nome aqui. Mas ele é usado como nome próprio para permitir as alusões ao lugar assim chamado, que observamos antes.
Que venham para ali, onde Deus se assentará para julgar os pagãos, para aquele trono de glória diante do qual todas as nações serão reunidas (Mateus 25:32), pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo. O desafio (v. 9) torna-se uma convocação, v. 12.
Não se trata apenas de “Venham, se tiverem coragem”, mas de “Vocês virão, queiram ou não”, pois não há como escapar dos julgamentos de Deus.
II. Uma ordem dada aos ministros da justiça de Deus para que apareçam e ajam contra esses atrevidos inimigos do seu reino entre os homens: Por isso, “faze descer os teus valentes, ó Senhor!”, v. 11.
Quando eles trouxerem suas forças ao campo de batalha, que Deus traga as suas. Que a trombeta do arcanjo soe o chamado às armas, para reunir os seus valentes, isto é, os seus anjos. Talvez seja com referência a isso que se diz que Cristo, ao vir do céu no último dia, virá com seus anjos poderosos, 2 Tessalonicenses 1:7.
Eles são os exércitos do Senhor, que travarão suas batalhas quando ele derrubar todo domínio, principado e poder que se oponha a ele, quando julgar entre os pagãos, Salmos 110:6.
Alguns entendem que as palavras dos vv. 9-10, “Preparai a guerra, despertai os valentes”, não são um desafio aos exércitos inimigos, mas uma ordem aos exércitos de Deus: que se aproximem e subam.
Quando a causa de Deus deve ser defendida, seja pela lei, seja pela espada, ele tem à disposição aqueles que a defenderão com eficácia: testemunhas prontas a aparecer em seu favor no tribunal e soldados prontos a aparecer em seu favor no campo de batalha. Se for preciso, transformarão relhas de arado em espadas.
De qualquer forma, está claro que a eles se dá a ordem (v. 13): “Metei a foice, porque a colheita está madura”; isto é, a maldade deles é grande, sua medida está completa, e estão maduros para a ruína. Nosso Salvador explicou isso em Mateus 13:39: “A colheita é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos”.
Eles recebem a ordem de meter a foice, sua foice afiada, e recolher tanto a colheita quanto a vindima, Apocalipse 14:15, 18. Repare: a grandeza da maldade dos homens os torna maduros para o julgamento de Deus.
III. A imensa multidão que aparecerá naquele dia grande e solene (v. 14): “Multidões, multidões, no vale da decisão”, o mesmo que antes se chamou vale de Josafá, ou do julgamento do Senhor, pois o dia do Senhor está perto naquele vale. Repare:
O dia do juízo, aquele dia do Senhor, sempre foi considerado e descrito como próximo. Enoque disse: “Eis que o Senhor vem”, como se o Juiz já estivesse à porta, porque é certo que esse dia virá, e virá no tempo designado. Mil anos para Deus são apenas como um dia; as coisas amadurecem depressa para ele. Devemos estar sempre preparados para esse dia, porque nosso julgamento está próximo.
O dia do juízo será o dia da decisão, quando se determinará o estado eterno de cada pessoa. A disputa que há muito permanece entre o reino de Cristo e o de Satanás será definitivamente decidida, e a luta terá fim.
O vale da distribuição do julgamento, segundo o caldeu, quando cada pessoa receberá segundo o que fez no corpo. O vale da debulha, segundo a nota à margem, dando continuidade à metáfora da colheita, v. 13.
Os orgulhosos inimigos do povo de Deus serão então esmagados e despedaçados, e serão como o pó das eiras de verão.
- Multidões incontáveis se reunirão para receber naquele dia sua condenação final, assim como, na destruição de Gogue, lemos sobre o vale de Hamom-Gogue e a cidade de Hamoná (Ezequiel 39:15, 16). Ambos os nomes significam a multidão dos inimigos vencidos.
É a palavra usada aqui, Hamonim, Hamonim, expressa em tom de admiração: Oh, em quantas vastas multidões de pecadores a justiça divina será glorificada pela ruína deles naquele dia! Uma multidão de vivos, diz um dos rabinos, e uma multidão de mortos, pois Cristo virá julgar tanto os vivos quanto os mortos.
IV. A espantosa mudança que então ocorrerá no reino da natureza (v. 15): “O sol e a lua escurecerão”, como antes, Joel 2:31. Sua glória e seu brilho serão eclipsados pelo esplendor muito maior da glória com a qual o Juiz então aparecerá.
Mais ainda, eles próprios serão postos de lado na dissolução de todas as coisas. Pois aos pecadores condenados no inferno não será concedida a luz deles, porque o próprio Deus será a luz eterna deles, Isaías 60:19.
Aqueles que caírem sob a cólera de Deus naquele dia de cólera serão privados de todo consolo e de toda alegria, o que é representado pelo escurecimento não apenas do sol e da lua, mas também das estrelas.
V. As diferentes impressões que aquele dia causará nos filhos deste mundo e nos filhos de Deus, conforme o que ele será para cada grupo:
- Para os ímpios, será um dia terrível. O Senhor então falará de Sião e Jerusalém, do trono de sua glória, do céu, onde se manifesta de modo peculiar, como às vezes fez no glorioso e elevado trono do seu santuário. Contudo, este era apenas uma tênue semelhança da glória daquele dia.
Ele falará do céu, do meio de seus santos e anjos, segundo o entendimento de alguns. A santa comunidade deles pode ser chamada Sião e Jerusalém, pois, quando chegamos à Jerusalém celestial, chegamos à companhia incontável dos anjos. Veja Hebreus 12:22, 25.
Ora, sua fala naquele dia será para os ímpios como um rugido, terrível como o rugido de um leão, pois é isso que a palavra significa. Por muito tempo ele guardou silêncio, mas agora nosso Deus virá e não ficará calado, Salmos 50:3, 21.
Repare: o julgamento do grande dia fará tinir os ouvidos daqueles que continuam inimigos implacáveis do reino de Deus. A voz de Deus então abalará terrivelmente tanto o céu quanto a terra (Isaías 2:21), mais uma vez, Ageu 2:6; Hebreus 12:26.
Isso indica que, no grande dia, a voz de Deus falará aos ímpios com tamanho terror que bastaria para lançar até o céu e a terra em consternação.
Quando Deus vier derrubar e destruir seus inimigos e fazer de todos eles o estrado dos seus pés, mesmo que o céu e a terra se levantassem para defendê-los e se encarregassem de protegê-los, tudo seria em vão. Até eles tremerão diante dele e serão abrigo insuficiente para aqueles contra os quais ele sai para contender.
Repare: assim como as bênçãos vindas de Sião são as mais doces e bastam para fazer o céu e a terra cantar, os terrores vindos de Sião são os mais intensos e bastam para fazer o céu e a terra tremer.
- Para os justos, será um dia alegre. Quando o céu e a terra tremerem, forem dissolvidos e consumidos pelo fogo, então o Senhor será “a esperança do seu povo e a força dos filhos de Israel” (v. 16), e então “Jerusalém será santa”, v. 17.
Os santos são o Israel de Deus; são seu povo; a igreja é sua Jerusalém. Eles estão em aliança e comunhão com ele. Agora, no grande dia:
(1.) Seus anseios serão satisfeitos: o Senhor será a esperança do seu povo. Assim como sempre foi o fundador e o fundamento das esperanças deles, então será a coroa dessas esperanças. Ele será o porto seguro do seu povo, como diz a palavra, seu lugar de acolhida, refúgio e lar.
No grande dia, os santos chegarão ao porto desejado, desembarcarão depois de uma viagem tempestuosa. Irão morar para sempre com Deus, na casa do Pai, a casa não feita por mãos humanas.
(2.) Sua felicidade será confirmada. Naquele dia, Deus será a força dos filhos de Israel, capacitando-os a acolher aquele dia e a suportar o peso de suas glórias e alegrias.
Neste mundo, quando os julgamentos de Deus se espalham e pecadores sucumbem a eles, Deus é e será a esperança e a força do seu povo, a força do seu coração e sua porção, quando o coração de outros homens desfalece de medo.
(3.) Sua santidade será completada (v. 17): “Então Jerusalém será santa”, verdadeiramente a cidade santa. Assim será a Jerusalém celestial; assim será a igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou coisa semelhante.
Jerusalém será santidade, como diz a palavra. Será perfeitamente santa; nela não restará pecado. A igreja do evangelho é uma comunidade santa, mesmo em seu estado militante, mas só será a própria santidade quando se tornar triunfante.
Então nenhum estrangeiro passará mais por ela. Na Nova Jerusalém não entrará coisa alguma que contamine ou pratique a iniquidade. Só estarão ali aqueles que têm direito de estar, seus próprios cidadãos, pois será uma comunidade sem mistura.
(4.) Em tudo isso Deus será manifestado e engrandecido: “Assim sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus.” Pela santificação e glorificação da igreja, Deus será conhecido em sua santidade e glória como o Deus que habita em seu santo monte e o santifica por nele habitar.
Aqueles que são santificados e glorificados o são pelo conhecimento daquele que os chamou. O conhecimento de Deus que os verdadeiros crentes possuem é:
[1.] Um conhecimento que o reconhece como seu. Sabem que ele é o Senhor, seu Deus, mas não apenas deles: é seu em comum com toda a igreja. Ele é seu Deus, mas habita em Sião, seu santo monte, pois, embora a fé tome para si os privilégios da aliança, não os retém exclusivamente nem os monopoliza.
[2.] É um conhecimento experimental. Eles o encontrarão como sua esperança e força nos piores tempos e, assim, saberão que ele é o Senhor, seu Deus. Os que melhor conhecem a bondade de Deus são os que a provaram e viram, e descobriram que ele é bom para eles.
Versículos 18 a 21
Juízos e Misericórdias; Promessas à Igreja. (a.C. 720.)
Essas promessas que encerram a profecia têm cumprimento parcial no reino da graça e nos consolos e nas graças de todos os súditos fiéis desse reino, mas terão cumprimento pleno no reino da glória.
Pois, quanto à igreja judaica, não conhecemos nenhum acontecimento referente a ela que corresponda à amplitude dessas promessas.
Quaisquer exemplos de paz e prosperidade com que tenha sido abençoada, e dos quais se poderia supor que essas promessas são uma descrição hiperbólica, foram apenas figuras de coisas melhores reservadas para nós, para que seus fiéis, mesmo em sua melhor condição, não fossem aperfeiçoados sem nós.
I. Promete-se que os inimigos da igreja serão vencidos e abatidos, v. 19. O Egito, antigo inimigo de Israel, e Edom, que nutria uma inimizade arraigada contra Israel, herdada de Esaú, tornar-se-ão uma desolação, um deserto desolado, que não voltará a ser habitado. Tornaram-se o povo da maldição de Deus; assim aconteceu com os idumeus, Isaías 34:5.
Nem a força nem a riqueza de uma nação a defendem do julgamento de Deus. Mas qual é a causa da desavença de Deus com esses reinos poderosos? É a violência que praticaram contra os filhos de Judá e as injúrias que lhes fizeram. Veja Ezequiel 25:3, 8, 12, 15; 26:2.
Derramaram o sangue inocente dos judeus que fugiam para lá em busca de abrigo ou tentavam escapar através da terra deles. Repare: o sangue inocente do povo de Deus é muito precioso para ele, e nem uma gota será derramada sem que se prestem contas por ela.
No último dia, esta terra, que se encheu de violência contra o povo de Deus, será desolada, quando ela e todas as obras que nela há forem consumidas pelo fogo. E, cedo ou tarde, os opressores e perseguidores do Israel de Deus serão abatidos e lançados ao pó; mais ainda, por fim serão abatidos e lançados às chamas.
II. Promete-se que a igreja será muito feliz. E ela é verdadeiramente feliz em seus privilégios espirituais, mesmo durante seu estado militante, mas o será muito mais quando se tornar triunfante. Três coisas lhe são prometidas aqui:
- Pureza. Ela é mencionada por último aqui, como motivo das outras promessas (v. 21), mas podemos considerá-la primeiro, como sua base e seu fundamento: “Purificarei o sangue deles que não purifiquei”, isto é, seus pecados sangrentos e hediondos, especialmente o derramamento de sangue inocente.
Trata-se daquela impureza e culpa que contraíram pelo pecado, que os tornavam impróprios para a comunhão com Deus, repulsivos à sua santidade e expostos à sua justiça. Disso serão lavados na fonte aberta, Zacarias 13:1.
O que não podia ser purificado pelos sacrifícios e pelas purificações da lei cerimonial será purificado pelo sangue de Cristo. Ou, se aplicarmos isso à felicidade de um estado futuro, indica a purificação dos santos de todas as corrupções das quais não foram purificados nem pelas ordenanças nem pelas providências neste mundo.
Lá não restará neles o menor vestígio de pecado. Aqui, embora se lavem diariamente, ainda há algo que não foi purificado; mas no céu até isso será removido.
O motivo é que o Senhor habita em Sião, habita com sua igreja e, de maneira muito mais gloriosa, com ela no céu. A santidade convém à sua casa para sempre. Por esse motivo, onde ele habita deve haver, e haverá, santidade perfeita.
Repare: embora a purificação e a reforma da igreja sejam uma obra que avança lentamente, e ainda haja algo de que nos queixamos por não ter sido purificado, virá um dia em que tudo o que está errado será corrigido. A igreja será inteiramente bela, sem mancha nem mácula, e devemos esperar esse dia.
- Abundância, v. 18. Ela aparece primeiro porque é o contrário do julgamento anunciado nos capítulos anteriores. (1.) Os rios dessa abundância transbordam pela terra e a enriquecem: “Os montes destilarão vinho novo, e os outeiros manarão leite”. Tão grande será a abundância de alimento adequado tanto para as criancinhas quanto para os homens fortes.
Isso indica a abundância de vinhedos, todos frutíferos, e a abundância de gado nas pastagens que o enchem de leite. E, para tornar produtivas as terras de cultivo, os rios de Judá correrão com água. Assim, a região será como o jardim do Éden, bem regada em toda parte e muito enriquecida, Salmos 65:9.
Mas isso parece ter sentido espiritual. As graças e os consolos da nova aliança são comparados a vinho e leite (Isaías 55:1), e o Espírito, a rios de água viva, João 7:38. Esses dons são muito mais abundantes sob o Novo Testamento do que sob o Antigo.
Quando os crentes recebem graça sobre graça da plenitude de Cristo, são enriquecidos com consolações eternas e se enchem de alegria e paz ao crer, então os montes destilam vinho novo e os outeiros manam leite. Bebam, bebam abundantemente, ó amados!
Quando há abundante efusão do Espírito da graça, os rios de Judá correm com água e alegram não apenas a cidade do nosso Deus (Salmos 46:4), mas toda a terra.
(2.) A fonte dessa abundância está na casa de Deus, de onde os rios têm origem, como as águas do santuário (Ezequiel 47:1) que saem de debaixo do limiar da casa, e o rio da vida que procede do trono de Deus e do Cordeiro, Apocalipse 22:1. O salmista, falando de Sião, diz: “Todas as minhas fontes estão em ti”, Salmos 87:7.
Aqueles que entendem que a primeira parte do versículo se refere a bênçãos temporais compreendem, ainda assim, que essa fonte que sai da casa do Senhor é a graça de Deus. Quanto mais abundantes são nossas bênçãos temporais, tanto mais precisamos dessa graça, para não abusarmos delas.
O próprio Cristo é a fonte; seu mérito e sua graça nos purificam, nos refrigeram e nos tornam frutíferos. Diz-se que essa fonte regará o vale de Sitim, que ficava muito longe do templo de Jerusalém, do outro lado do Jordão, e era um vale seco e estéril.
Isso indica que a graça do evangelho, que flui de Cristo, alcançará lugares distantes, até o mundo gentílico e suas regiões mais remotas. Ela fará abundar em frutos de justiça aqueles que por muito tempo permaneceram como o deserto estéril.
Essa graça é uma fonte que transborda e corre sem cessar. Podemos tirar dela continuamente, sem receio de que se esgote. Essa fonte sai da casa do Senhor no alto, do seu templo no céu. De lá flui todo o bem cujas correntes provamos diariamente aqui, mas esperamos em breve, esperamos eternamente, beber na própria nascente.
- Perpetuidade. Ela coroa todo o restante (v. 20): “Judá habitará para sempre”, quando o Egito e Edom forem desolados, e “Jerusalém permanecerá de geração em geração”. Esta é uma promessa, e uma promessa preciosa:
(1.) A igreja de Cristo permanecerá no mundo até o fim dos tempos. Quando uma geração de cristãos professos passar, outra virá, na qual o trono de Cristo permanecerá para sempre, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
(2.) Todos os membros vivos dessa igreja, pois Judá e Jerusalém representam os habitantes daquela cidade e daquela terra, Mateus 3:5, serão estabelecidos em sua felicidade até as eras mais distantes da eternidade. Essa nova Jerusalém existirá de geração em geração, pois é uma cidade que tem fundamentos, não feita por mãos humanas, mas eterna nos céus.