Matthew Henry

Joel 1

Argumento

Joel

UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DO LIVRO DO PROFETA JOEL.

Não temos certeza alguma quanto à época em que este profeta profetizou. É provável que tenha sido por volta da mesma época em que Amós profetizou. O motivo, porém, não é o apresentado pelos rabinos: “Porque Amós começa sua profecia com aquilo com que Joel conclui a sua: O Senhor rugirá de Sião”.

É o motivo apresentado pelo Dr. Lightfoot: “Porque ele fala dos mesmos juízos de gafanhotos, seca e fogo que Amós lamenta, o que indica que apareceram por volta da mesma época: Amós em Israel e Joel em Judá”.

Oseias e Obadias profetizaram por volta da mesma época. E parece que Amós profetizou nos dias de Jeroboão II, rei de Israel, Amós 7:10. Deus enviou diversos profetas para que fortalecessem as mãos uns dos outros e para que, da boca de duas ou três testemunhas, toda palavra fosse estabelecida.

Nesta profecia: I. Descrevem-se as desolações causadas por hostes de insetos nocivos, Joel 1 e parte de Joel 2. II. O povo é então chamado ao arrependimento, Joel 2. III. Promete-se o retorno da misericórdia mediante o arrependimento do povo (Joel 2), e promete-se o derramamento do Espírito nos últimos dias.

IV. A causa do povo de Deus é defendida contra os seus inimigos, com os quais Deus acertaria contas no devido tempo (Joel 3); e coisas gloriosas são ditas da Jerusalém do evangelho, de sua prosperidade e de sua perpetuidade.

Este capítulo descreve a devastação lamentável da região de Judá por gafanhotos e lagartas. Alguns pensam que o profeta fala dela como algo ainda por vir e dá aviso a respeito dela antecipadamente, como os profetas costumavam fazer com os juízos vindouros. Outros pensam que ela já ocorria e que a tarefa dele era sensibilizar o povo e despertá-lo, por meio dela, para o arrependimento.

I. Fala-se dela como um juízo sem precedente nas eras anteriores, vv. 1-7. II. Todas as classes de pessoas que participam da calamidade são chamadas a lamentá-la, vv. 8-13. III. Elas são orientadas a voltar os olhos para Deus em suas lamentações e a humilhar-se diante dele, vv. 14-20.

Versículos 1 a 7

Ameaças de Juízo. (a.C. 720.)

É uma fantasia tola de alguns judeus pensar que este profeta Joel era o mesmo Joel que foi filho de Samuel (1 Samuel 8:2). Ainda assim, um dos seus rabinos se propõe, com muita seriedade, a mostrar por que Samuel é chamado aqui de Petuel. Este Joel viveu muito depois daquele.

Aqui ele fala de um juízo triste e severo que estava sendo, ou ainda seria, trazido sobre Judá por causa dos seus pecados. Observe:

I. A grandeza do juízo, expressa aqui de duas maneiras: 1. Era um juízo sem paralelo nas eras passadas, quer na história, quer na memória de qualquer pessoa viva, v. 2. Recorre-se aos anciãos, que podiam lembrar-se do que acontecera muito tempo antes. Ou melhor, e todos os habitantes da terra são chamados a testemunhar se algum deles conseguia lembrar-se de algo semelhante.

Que remontem a um tempo anterior à memória de qualquer pessoa e se disponham a investigar os seus pais (Jó 8:8), e não encontrarão registro de coisa semelhante em nenhum documento. Repare: aqueles que ultrapassam os seus antepassados no pecado podem, com justiça, esperar cair sob juízos maiores e mais severos do que qualquer um que os seus antepassados conheceram.

  1. Era um juízo que não seria esquecido nas eras futuras (v. 3): “Contem-no a seus filhos; que eles saibam sob que sinais terríveis da cólera de Deus vocês estiveram, para que tomem o aviso e aprendam a obediência pelas coisas que vocês sofreram, pois isto também se destina a avisá-los.”

“Sim, e ainda: que seus filhos o contem aos filhos deles, e os filhos deles a outra geração. Que o contem não apenas como uma coisa estranha que pode servir de assunto de conversa” (assim como acidentes tão incomuns são registrados em nossos almanaques: faz tanto tempo desde a peste e o incêndio; tanto tempo desde a grande geada e o grande vendaval).

“Mas que o contem para ensinar seus filhos a temer a Deus e seus juízos e a tremer diante dele.”

Repare: devemos transmitir à posteridade a memória dos juízos de Deus, assim como a das suas misericórdias.

II. O próprio juízo: uma invasão da região da Judeia por um grande exército. Muitos intérpretes, tanto antigos quanto modernos, entendem que se trata de exércitos de homens, as forças dos assírios que, sob Senaqueribe, tomaram todas as cidades fortificadas de Judá e, sem dúvida, devastaram a região e destruíram seus produtos.

Ou melhor, alguns fazem das quatro espécies de animais aqui nomeadas (v. 4) símbolos das quatro monarquias que, sucessivamente, oprimiram o povo judeu, cada uma destruindo o que escapara à fúria da outra. Muitos expositores judeus julgam que se trata de uma expressão parabólica para a vinda dos inimigos, em grande número, a fim de devastar tudo.

Assim, o parafrasta caldeu menciona esses animais (v. 4); depois, porém, põe no lugar deles (Joel 2:25) nações, povos, línguas, idiomas, potentados e reinos vingadores. Mas parece muito mais adequado entendê-la literalmente como exércitos de insetos que vêm sobre a terra e comem os seus frutos.

Os gafanhotos foram uma das pragas do Egito. Deles se disse: “Nunca houve outros semelhantes, nem os haverá” (Êxodo 10:14): nenhum como aqueles do Egito, nenhum como estes de Judá; nenhum como aqueles gafanhotos em tamanho, nenhum como estes em multidão e no dano que causaram. A praga dos gafanhotos no Egito durou apenas alguns dias.

Esta parece ter continuado por quatro anos sucessivos, como alguns pensam, porque aqui se mencionam quatro espécies de insetos (v. 4), uma destruindo o que a outra deixara; mas outros pensam que todas vieram em um só ano. Não nos é dito, na história do Antigo Testamento, quando isto aconteceu; mas estamos certos de que nenhuma palavra de Deus caiu por terra.

Embora aqui se tenha em vista, em primeiro lugar, uma devastação causada por esses insetos, ainda assim ela é descrita em linguagem que também se aplica muito bem à destruição da região pela invasão de um inimigo estrangeiro.

Se o povo não se humilhasse nem se reformasse diante daquele juízo menor que devorou a terra, Deus enviaria sobre ele este juízo maior, que devoraria os habitantes; e, pela descrição deste, eles são instruídos a tomá-lo por aviso.

Se esta nação de vermes não os subjugar, outra nação virá arruiná-los. Observe: 1. Quais são os animais enviados contra eles: gafanhotos, lagartas, gafanhotos cortadores e lagartas roedoras, v. 4. Hoje não podemos descrever em que diferiam uns dos outros. Todos eram pequenos insetos, cada um desprezível, que uma pessoa poderia facilmente esmagar com o pé ou com o dedo.

Mas, quando vinham em enormes enxames, ou multidões, eram muito temíveis e devoravam tudo à sua frente. Repare: Deus é o Senhor dos Exércitos, tem todas as criaturas às suas ordens e, quando quer, pode humilhar e abater um povo orgulhoso e rebelde por meio das criaturas mais fracas e desprezíveis.

Diz-se que o homem é um verme; e por isto se vê que ele é menos que um verme. Pois, quando Deus quer, os vermes são fortes demais para ele: saqueiam a sua região, comem aquilo por que trabalhou, destroem a forragem e acabam com o sustento de uma nação poderosa. Quanto mais fraco é o instrumento que Deus emprega, mais o seu poder é engrandecido.

  1. Com que fúria e força eles vieram. Aqui são chamados de nação (v. 6) porque se reúnem em um só corpo e agem de comum acordo, como que com um desígnio comum. Pois, embora os gafanhotos não tenham rei, ainda assim todos saem em bandos (Provérbios 30:27), e ali isto é mencionado como exemplo da sabedoria deles.

É prudente que aqueles que são fracos isoladamente se unam e ajam em conjunto. Eles são fortes porque são incontáveis. O pó miúdo da balança é leve e facilmente levado pelo vento, mas um monte de pó tem peso. Assim, um verme pode fazer pouco (contudo, um só verme bastou para destruir a aboboreira de Jonas), mas uma multidão deles pode fazer maravilhas.

Diz-se que têm dentes de leão, de um grande leão, por causa da grande e terrível destruição que causam. Repare: os gafanhotos se tornam como leões quando vêm armados de uma ordem divina. Lemos que os gafanhotos saídos do poço do abismo “seus dentes eram como dentes de leões”, Apocalipse 9:8.

  1. Que dano causam. Devoram tudo à sua frente (v. 4): o que um deixa, o outro devora. Destroem não só a erva e os cereais, mas também as árvores (v. 7): A videira é devastada. Esses insetos comem as folhas que deveriam proteger o fruto enquanto amadurece; por isso, o próprio fruto perece e não dá em nada.

Comem a própria casca da figueira e assim a matam. Desse modo, a figueira não floresce, nem há fruto na videira.

III. Um chamado aos beberrões para que lamentem este juízo (v. 5): “Despertai e chorai, todos vós que bebeis vinho”. Isto indica: 1. Que sofreriam de modo muito palpável com esta calamidade. Ela os atingiria em um ponto sensível: o vinho novo que tanto amavam lhes seria tirado da boca.

Repare: é justo que Deus tire os confortos usados indevidamente para o luxo e o excesso, que recupere o cereal e o vinho preparados para Baal e transformados em alimento e combustível de uma paixão vil. Para essas pessoas, os juízos dessa espécie são os mais penosos. Quanto mais os homens põem a sua felicidade na satisfação dos sentidos, mais os afligem as aflições temporais.

Os que bebem água não precisavam preocupar-se quando a videira foi devastada; podiam viver tão bem sem ela quanto antes, e isso não era problema para os nazireus. Mas os que bebem vinho chorarão e uivarão. Quanto mais prazeres tornamos necessários à nossa satisfação, mais nos expomos à aflição e à decepção.

  1. Isto indica que haviam sido muito irrefletidos e obtusos diante dos sinais anteriores do desagrado de Deus; por isso, aqui são chamados a despertar e chorar. Os que não forem despertados da sua segurança pela palavra de Deus serão despertados pela sua vara. Os que não se assustarem com juízos distantes serão, eles próprios, presos por eles.

E, quando estiverem prestes a provar do fruto proibido, uma proibição de outra espécie se interporá entre a taça e os lábios e lhes tirará o vinho da boca.

Versículos 8 a 13

Ameaças de Juízo. (a.C. 720.)

O juízo é descrito aqui como muito lamentável, do qual todas as classes de pessoas participariam. Ele não só roubará dos beberrões o seu prazer (se esse fosse o seu pior efeito, seria mais fácil suportá-lo), mas também privará outras pessoas do sustento necessário.

Por isso, elas são chamadas a lamentar (v. 8), como uma virgem lamenta a morte do amado com quem estava prometida, mas com quem ainda não se casara por completo, embora ele fosse, na prática, seu marido.

Ou como uma jovem recém-casada de quem o marido da sua juventude, seu jovem marido, ou o homem com quem se casou quando era jovem, é subitamente levado pela morte. Entre um casal de recém-casados jovens, que se uniram por amor e são amáveis e agradáveis um ao outro em todos os aspectos, há grande afeição e, consequentemente, grande dor se um dos dois for levado.

Assim será o lamento pela perda do seu cereal e do seu vinho. Repare: quanto mais nos ligamos aos confortos das criaturas como a um cônjuge, mais difícil é separar-nos deles. Veja a passagem paralela, Isaías 32:10-12. Dois grupos de pessoas são aqui apresentados como interessados em lamentar esta devastação: os homens do campo e os clérigos.

I. Lamentem os lavradores e os viticultores, v. 11. Envergonhem-se do zelo e do trabalho que dedicaram às suas vinhas, pois tudo será trabalho perdido e não tirarão proveito algum disso. Verão o fruto do seu trabalho ser devorado diante dos seus olhos, sem conseguir salvar nada dele.

Repare: aqueles que trabalham somente pelo alimento que perece, mais cedo ou mais tarde, se envergonharão do seu trabalho.

Os viticultores expressarão então sua dor extrema com uivos, ao verem suas vinhas despojadas de folhas e frutos e as videiras secas. Delas nada poderão obter ou esperar para pagar o aluguel e sustentar suas famílias. A destruição é descrita aqui em particular: “O campo está devastado” (v. 10); tudo o que ele produz é consumido.

“A terra pranteia”: o solo tem um aspecto melancólico e parece cheio de tristeza; todos os habitantes da terra choram pelo que perderam e temem perecer por falta de alimento, Isaías 24:4; Jeremias 4:28.

“O cereal, o cereal de que se faz pão, que é o sustento da vida, está arruinado; o vinho novo, que deveria ser levado às adegas para abastecê-las quando o velho fosse bebido, secou e se envergonha de ter prometido tão belamente o que agora não pode cumprir; o azeite definha, ou diminui, porque”, como traduz o caldeu, “as azeitonas caíram”.

O povo não era grato a Deus como deveria pelo pão que fortalece o coração do homem, pelo vinho que alegra o coração e pelo azeite que faz brilhar o rosto (Salmos 104:14, 15). Por isso, com justiça, foi levado a lamentar a perda e a falta deles e de todos os produtos da terra, que Deus dera ou para a necessidade ou para o prazer (isto se repete, v. 11, 12).

O trigo e a cevada eram os dois principais cereais de que então se fazia o pão: trigo para os ricos e cevada para os pobres. Assim, ricos e pobres se encontram na calamidade. As árvores são destruídas: não só a videira e a figueira (como antes, v. 7), mais úteis e necessárias, mas também outras árvores destinadas ao prazer: a romãzeira, a palmeira e a macieira.

Sim, e ainda: todas as árvores do campo, assim como as do pomar; as árvores de madeira, assim como as frutíferas. Em suma, toda a colheita do campo pereceu, v. 11. Por este meio, a alegria definhou entre os filhos dos homens (v. 12). A alegria da colheita, usada para expressar uma alegria grande e geral, reduziu-se a nada, transformou-se em vergonha e em lamento.

Repare: a perda da colheita é o definhamento da alegria dos filhos dos homens. Aqueles que põem sua felicidade nos prazeres dos sentidos, quando deles são privados ou, de qualquer modo, perturbados em seu desfrute, perdem toda a sua alegria.

Os filhos de Deus, porém, consideram os prazeres dos sentidos com santa indiferença e desprezo e sabem o que é fazer de Deus o prazer do seu coração. Por isso, podem alegrar-se nele como o Deus da sua salvação, mesmo quando a figueira não floresce. Então a alegria espiritual está tão longe de definhar que floresce mais do que nunca, Habacuque 3:17, 18.

Vejamos aqui: 1. Como todos os nossos confortos das criaturas são perecíveis e incertos. Nunca podemos ter certeza de que permanecerão. Aqui os céus haviam dado as chuvas no tempo devido, a terra produzira sua força e, quando as semanas marcadas para a colheita se aproximavam, eles não viam motivo para duvidar de que teriam uma safra muito abundante.

Ainda assim, foram então invadidos por esses inimigos inesperados, que devastaram tudo, e não por fogo e espada. É sábio não ajuntarmos nosso tesouro em coisas sujeitas a tantos acidentes adversos.

  1. Veja quanto precisamos viver em contínua dependência de Deus e da sua providência, pois nossas próprias mãos não nos bastam. Quando vemos a espiga cheia e pensamos que já podemos contar com o cereal — ou melhor, quando o trouxemos para casa —, se Deus soprar sobre ele, ou melhor, se não o abençoar, dificilmente tiraremos dele algum benefício.

  2. Veja a obra ruinosa que o pecado faz. Um paraíso se transforma em deserto; uma terra fértil, a mais fértil da terra, em lugar estéril, por causa da iniquidade dos que nela moravam.

II. Lamentem os sacerdotes, os ministros do Senhor, pois participam profundamente da calamidade: “Cingi-vos de pano de saco” (v. 13). Ou melhor, eles pranteiam, v. 9. Observe: os sacerdotes são chamados ministros do altar, pois o serviam, e ministros do Senhor (“do meu Deus”, diz o profeta), pois, ao servirem o altar, serviam a Deus, faziam a obra dele e o honravam.

Repare: aqueles que se ocupam das coisas santas são, nisso, ministros de Deus e o servem. Os ministros do altar costumavam alegrar-se diante do Senhor e passar muito tempo cantando. Agora, porém, precisam lamentar e uivar, pois a oferta de cereais e a libação foram retiradas da casa do Senhor (v. 9), e outra vez (v. 13), da casa do Deus de vocês.

“Ele é o Deus de vocês de uma maneira particular; vocês têm com ele uma relação mais próxima do que os outros israelitas. Por isso, espera-se que se preocupem mais do que os outros com aquilo que atrapalha o serviço do seu santuário.”

Isto indica: 1. Que o povo, enquanto recebia os frutos da terra em sua estação, apresentava ao Senhor a parte que lhe era devida, trazendo ofertas ao altar e dízimos àqueles que serviam no altar.

Repare: um povo pode encher rapidamente a medida da sua iniquidade e, ainda assim, manter uma rotina de práticas religiosas externas. 2. Que, quando faltaram o alimento e a bebida, faltaram naturalmente a oferta de cereais e a libação; e este foi o aspecto mais doloroso da calamidade.

Repare: na medida em que qualquer aflição pública obstrui a prática da religião, deve ser lamentada tristemente por essa razão mais do que por qualquer outra, especialmente pelos sacerdotes, ministros do Senhor. Na medida em que a pobreza causa o declínio da piedade, o abandono dos ofícios divinos e faz morrer de fome a causa da religião entre um povo, ela é, de fato, um juízo severo.

Quando a fome prevalecia, Deus não podia receber seus sacrifícios, nem os sacerdotes, seu sustento. Por isso, lamentem os ministros do Senhor.

Versículos 14 a 20

Ameaças de Juízo; Proclamação de um Jejum. (a.C. 720.)

Vimos muitas lágrimas derramadas pela destruição dos frutos da terra pelos gafanhotos. Agora vemos essas lágrimas dirigidas para o canal certo: o arrependimento e a humilhação diante de Deus. O juízo era muito pesado, e aqui eles são orientados a reconhecer nele a mão de Deus, sua mão poderosa, e a humilhar-se sob ela. Aqui está:

I. Uma proclamação de jejum geral. Os sacerdotes recebem a ordem de designá-lo. Eles não só precisam prantear, mas também chamar outros a prantear: “Santificai um jejum; separe-se algum tempo de todos os negócios mundanos para ser empregado nos exercícios da religião, nas expressões de arrependimento e em outras demonstrações extraordinárias de devoção”.

Repare: sob juízos públicos devem ocorrer humilhações públicas, pois por meio deles o Senhor Deus chama ao choro e ao pranto. O pecado deve ser confessado e lamentado com todos os sinais de dor e vergonha; a justiça de Deus deve ser reconhecida e seu favor implorado. Observe o que uma nação deve fazer em tal ocasião:

  1. Deve ser designado um dia para isso, um dia de restrição (assim diz a nota marginal), um dia em que as pessoas devem afastar-se dos seus outros negócios habituais, para que se dediquem mais plenamente ao serviço de Deus, e abster-se de todos os refrigérios do corpo.

  2. Pois deve ser um jejum, uma abstinência religiosa de comida e bebida, exceto pelo estritamente necessário. O rei de Nínive designou um jejum durante o qual ninguém deveria provar coisa alguma, Jonas 3:7. Por meio dele reconhecemos que não somos dignos do nosso alimento necessário, que perdemos o direito a ele e que merecemos ser totalmente privados dele.

Punimos a nós mesmos e mortificamos o corpo, que foi ocasião de pecado; conservamo-lo em condição adequada para servir à alma no serviço de Deus. Quando o apetite reclama alimento, despertam-se os desejos da alma por aquilo que é melhor que a vida e todos os seus sustentos.

Isto era especialmente oportuno agora que Deus os privava de comida e bebida, pois assim se acomodavam à aflição sob a qual estavam. Quando Deus diz: “Vocês jejuarão”, é hora de dizer: “Jejuaremos”.

  1. Deve haver uma assembleia solene. Os anciãos e o povo, magistrados e súditos, devem reunir-se, todos os habitantes da terra. Assim Deus seria honrado por suas humilhações públicas, eles tomariam sobre si maior vergonha e estimulariam e despertariam uns aos outros nos deveres religiosos daquele dia.

Todos haviam contribuído para a culpa nacional, todos participavam da calamidade nacional e, por isso, todos deveriam unir-se nas declarações de arrependimento.

  1. Devem reunir-se no templo, a casa do Senhor, seu Deus, porque aquela era a casa de oração. Ali podiam esperar encontrar-se com Deus, pois era o lugar que ele escolhera para pôr o seu nome; ali podiam esperar obter resposta, pois era um tipo de Cristo e da sua mediação.

Assim se beneficiavam da oração de Salomão pela aceitação de todos os pedidos que fossem apresentados nesta casa ou voltados para ela, oração que mencionava especialmente a situação presente deles: 1 Reis 8:37: “Se houver gafanhoto, se houver lagarta”.

  1. Devem santificar esse jejum, observá-lo de maneira religiosa, com devoção sincera. De que vale um jejum se não for santificado? 6. Devem clamar ao Senhor. A ele devem apresentar sua queixa e dirigir sua súplica. Quando clamamos em nossa aflição, devemos clamar ao Senhor; isto é jejuar para ele, Zacarias 7:5.

II. Algumas considerações sugeridas para levá-los a proclamar esse jejum e observá-lo rigorosamente.

  1. Deus estava começando uma contenda com eles. É tempo de clamar ao Senhor, pois o dia do Senhor está próximo, v. 15. Ou querem dizer a continuação e as consequências deste juízo presente, que agora viam apenas começar a cair sobre eles, ou juízos maiores dos quais este era apenas o prenúncio.

Seja como for, lhes é ensinado a fazer disto o assunto do seu lamento: “Ai do dia! Pois o dia do Senhor está próximo”. Portanto, clamem a Deus. Pois: (1.) “O dia do seu juízo está muito perto, está próximo; ele não dormirá e, por isso, vocês também não devem dormir. É tempo de jejuar e orar, pois lhes resta pouco tempo para voltar-se a Deus.”

(2.) Será muito terrível; não há como escapar dele nem resistir-lhe: “Como destruição vinda do Todo-Poderoso, ele virá”. Veja Isaías 13:6. Não é uma correção, mas uma destruição; e vem da mão, não de uma criatura fraca, mas do Todo-Poderoso. Quem conhece, ou melhor, quem não conhece o poder da sua ira?

A quem dirigiríamos nossos clamores, senão àquele de quem vem o juízo que tememos? Não há como fugir dele senão fugindo para ele, nem escapar da destruição vinda do Todo-Poderoso senão submetendo-nos a ele e suplicando-lhe. Isto é agarrar-nos à sua força para que façamos paz, Isaías 27:5.

  1. Eles já viam sobre si os sinais do seu desagrado. É tempo de jejuar e orar, pois sua aflição é muito grande, v. 16. (1.) Que olhem para dentro de suas casas: já não havia ali a abundância habitual. Os que costumavam manter uma mesa farta agora eram obrigados a reduzir os gastos: “Não está o alimento cortado diante dos nossos olhos?”

Se os homens não quiserem ver quando a mão de Deus se ergue, verão quando ela cair sobre eles. Não é o alimento muitas vezes cortado diante dos nossos olhos? Trabalhemos, então, pelo alimento espiritual que não está diante dos nossos olhos e que não pode ser cortado.

(2.) Que olhem para a casa de Deus e vejam ali os efeitos do juízo: “A alegria e o regozijo foram cortados da casa de Deus”. Repare: a casa do nosso Deus é o lugar próprio da alegria e do regozijo. Quando Davi vai ao altar de Deus, é a “Deus, minha alegria suprema”.

Mas, quando a alegria e o regozijo são cortados da casa de Deus, seja pela corrupção das coisas santas, seja pela perseguição das pessoas santas, quando a piedade séria declina e o amor esfria, então é tempo de clamar ao Senhor, tempo de clamar: “Ai!”

  1. O profeta volta a descrever a gravidade da calamidade em alguns de seus aspectos. Cereais e gado são os principais bens do lavrador, e aqui ele perde ambos. (1.) As lagartas devoraram o cereal, v. 17. Os celeiros, que costumavam encher de cereal, estão desolados, e os depósitos estão arruinados porque o cereal secou.

Os donos julgam que não vale a pena arcar com o custo de repará-los quando não têm nada para guardar neles nem há perspectiva de que venham a ter. Pois a semente apodreceu debaixo dos torrões, seja pelo excesso de chuva, seja, o que era mais comum em Canaã, pela falta dela; ou talvez alguns insetos subterrâneos a tenham devorado.

Quando uma safra fracassa, o lavrador espera que a próxima compense a perda. Aqui, porém, eles perdem essa esperança, porque a semeadura foi tão ruim quanto a colheita. (2.) O gado também perece por falta de pasto (v. 18): “Como gemem os animais!” O profeta repara nisto para que o povo se sensibilize e leve o juízo a sério.

Os gemidos do gado deveriam abrandar seus corações duros e impenitentes. Os rebanhos de animais grandes, o gado graúdo (que chamamos de gado preto), estão perplexos. Ou melhor, até os rebanhos de ovelhas, que conseguem viver em terras comunais e contentar-se com a relva bem baixa, estão desolados.

Veja aqui as criaturas inferiores sofrendo por nossa transgressão e gemendo sob o fardo duplo de servirem ao pecado do homem e estarem sujeitas, por causa dele, à maldição de Deus. “Maldita é a terra por tua causa.”

III. O profeta os estimula a clamar a Deus mediante a consideração dos exemplos que lhes são dados:

  1. Seu próprio exemplo (v. 19): “Ó Senhor! A ti clamarei”. Ele não lhes pediria que fizessem aquilo que ele próprio não estivesse decidido a fazer. Ou melhor, quer eles o fizessem quer não, ele o faria. Repare: se os ministros de Deus não conseguem sensibilizar os outros com as manifestações da cólera divina, ainda assim, eles próprios devem ser sensibilizados por elas.

Se não conseguem levar os outros a clamar a Deus, devem, ainda assim, dedicar-se muito à oração. Em tempos de aflição, não devemos apenas orar, mas clamar, ser fervorosos e insistentes na oração. Nosso clamor deve sempre dirigir-se a Deus, de quem vem a destruição e de quem deve vir também a salvação.

O que o levou a clamar a Deus não foi tanto alguma aflição pessoal quanto a calamidade nacional: “O fogo devorou as pastagens do deserto”. Parece referir-se ao calor ressecante e abrasador do sol, que era como fogo para os frutos da terra e consumiu todos eles.

Repare: quando Deus chama à contenda por meio do fogo, convém àqueles que têm algum acesso ao céu clamar intensamente a ele por socorro. Veja Números 11:2; Amós 7:4, 5.

  1. O exemplo das criaturas inferiores: “Os animais do campo não apenas gemem, mas clamam a ti, v. 20. Recorrem à tua compaixão segundo a capacidade que possuem; e, embora não sejam capazes de uma religião racional e revelada, agem como se tivessem, por instinto natural, alguma dependência de Deus.”

Ao menos, quando gemem por causa da sua calamidade, Deus tem por bem interpretar esse gemido como se clamassem a ele. Com muito mais razão dará uma interpretação favorável aos gemidos dos seus próprios filhos, embora às vezes tão fracos que não possam ser expressos em palavras, Romanos 8:26.

Diz-se aqui que os animais clamam a Deus, assim como é dele que os leões buscam seu alimento (Salmos 104:21), e também os filhotes dos corvos, Jó 38:41. As queixas dos animais irracionais aqui são pela falta de água (“Os rios secaram” por causa do calor excessivo) e pela falta de pasto, pois o fogo devorou as pastagens do deserto.

E em que são melhores que os animais aqueles que só clamam a Deus por cereal e vinho e só se queixam da falta dos prazeres dos sentidos? Ainda assim, o clamor dos animais a Deus nessas situações envergonha a insensibilidade dos que não clamam a ele em situação alguma.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra