Jó 42
Argumento
Salomão diz: “Melhor é o fim de uma coisa do que o seu princípio”, Eclesiastes 7:8. Assim aconteceu na história de Jó: ao cair da tarde, havia luz. Encontramos neste livro três coisas que, confesso, muito me perturbaram; mas neste capítulo vemos os três motivos de aflição reparados, plenamente reparados, e tudo posto em ordem.
I. Foi grande aflição para nós ver um homem tão santo como Jó tão irritadiço, impaciente e insatisfeito consigo mesmo e, sobretudo, ouvi-lo entrar em desavença com Deus e dirigir-lhe palavras indecorosas.
Embora tenha caído desse modo, não ficou inteiramente abatido: aqui recobra a serenidade, volta a si e ao juízo reto pelo arrependimento, lamenta o que disse de errado, retira suas palavras e se humilha diante de Deus, vv. 1-6.
II. Também foi grande aflição para nós ver Jó e seus amigos em tamanha discórdia: não só divergiam de opinião, mas trocavam muitas palavras duras e críticas severas, embora todos fossem homens sábios e bons.
Aqui, porém, esse mal também é reparado: suas diferenças se resolvem felizmente, a desavença termina, as críticas irritadas que lançaram uns contra os outros são perdoadas e esquecidas, e todos se unem em sacrifícios e orações que Deus aceita de ambas as partes, vv. 7-9.
III. Perturbou-nos ver um homem de piedade e utilidade tão notáveis como Jó tão duramente afligido, com tantas dores, tão doente, pobre, desacreditado e desprezado, feito o centro de todas as calamidades da vida humana. Aqui esse mal também é reparado: Jó é curado de todos os seus males, recebe mais honra e afeição que antes e é enriquecido com bens em dobro.
Cercado de todos os consolos da vida, torna-se um exemplo de prosperidade tão grande quanto antes fora de aflição e paciência, vv. 10-17. Tudo isso foi escrito para nossa instrução, para que, em meio a esses e a outros desânimos semelhantes que enfrentamos, tenhamos esperança pela paciência e pelo consolo desta Escritura.
Versículos 1 a 6
A Humilde Confissão de Jó. (a.C. 1520.)
As palavras com que Jó se justificava terminaram em Jó 31:40. Depois disso, nada mais disse com esse propósito. As palavras com que se julgava e condenava começaram em Jó 40:4, 5; aqui continua a falar no mesmo sentido. Embora sua paciência não tenha completado sua obra, seu arrependimento pela impaciência a completou.
Ele se humilha profundamente por sua insensatez e pelas palavras irrefletidas, e recebe perdão. Os homens bons acabam por enxergar e reconhecer suas faltas, ainda que às vezes seja difícil levá-los a isso. Depois que Deus lhe disse tudo aquilo sobre sua grandeza e seu poder, manifestos nas criaturas, Jó respondeu ao Senhor (v. 1).
Não respondeu para contradizê-lo, pois havia prometido que não voltaria a fazê-lo (Jó 40:5), mas para submeter-se. Assim todos nós devemos responder aos chamados de Deus.
I. Jó aceita a verdade do poder, do conhecimento e do domínio ilimitados de Deus, cuja demonstração era o objetivo do discurso divino vindo do redemoinho, v. 2. Paixões e práticas corruptas nascem ou de princípios corrompidos, ou da negligência e da incredulidade diante dos princípios da verdade; por isso o verdadeiro arrependimento começa pelo reconhecimento da verdade, 2 Timóteo 2:25.
Jó reconhece aqui que seu juízo se convenceu da grandeza, da glória e da perfeição de Deus. Disso resultaria a convicção de sua consciência acerca da insensatez de falar com irreverência a Deus.
- Reconhece que Deus pode fazer tudo. O que poderia ser difícil demais para aquele que fez o beemote e o leviatã e governa ambos como quer? Jó já sabia disso e até havia discorrido muito bem sobre o assunto, mas agora sabia aplicá-lo a si mesmo.
Deus o dissera uma vez, e Jó então o ouvira duas vezes: o poder pertence a Deus. Por isso é a maior loucura e presunção imaginável contender com ele. “Tu podes fazer tudo” e, portanto, você pode tirar-me desta condição tão baixa, o que tantas vezes, por insensatez, desesperei ser possível. Agora creio que você é capaz de fazê-lo.
- Reconhece que nenhum pensamento pode ser retido de Deus, isto é: (1.) Não há pensamento nosso cujo conhecimento se possa impedir a Deus. Em nenhum momento há em nossa mente pensamento irritado, insatisfeito ou incrédulo de que Deus não seja testemunha.
É inútil discutir com ele, pois não podemos ocultar-lhe nossos conselhos e projetos; e, se ele os descobrir, pode frustrá-los. (2.) Não há pensamento de Deus cuja execução alguém possa impedir. O Senhor fez tudo o que lhe agradou.
Jó já havia dito isso com exaltação, queixando-se: “O que sua alma deseja, isso mesmo faz”, Jó 23:13. Agora diz com prazer e satisfação que os conselhos de Deus permanecerão. Se os pensamentos de Deus acerca de nós forem pensamentos de bem, para nos dar um fim inesperado, nada poderá impedi-lo de cumprir seus propósitos graciosos, quaisquer que sejam os obstáculos aparentes no caminho.
II. Jó se reconhece culpado daquilo de que Deus o acusara no início de seu discurso, v. 3: “Senhor, a primeira palavra que disseste foi: ‘Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento?’ Não era preciso mais; essa palavra me convenceu. Reconheço que sou o homem que agiu tão insensatamente.”
“Aquela palavra atingiu minha consciência e pôs meu pecado em ordem diante de mim. É claro demais para ser negado e ruim demais para ser desculpado. Obscureci o conselho sem conhecimento. Por ignorância, deixei de perceber os conselhos e desígnios de Deus ao me afligir e, por isso, tive desavença com Deus e insisti demais em minha própria justificação.”
“Por isso proferi o que não entendia”, isto é: “Julguei as disposições da Providência, embora não conhecesse absolutamente os motivos delas.” Aqui:
- Jó reconhece que ignorava os conselhos divinos; e assim somos todos nós. Os juízos de Deus são um grande abismo, que não conseguimos sondar, muito menos descobrir de onde brotam. Vemos o que Deus faz, mas não sabemos por que o faz, o que pretende com isso nem a que resultado o levará.
Essas coisas são maravilhosas demais para nós: estão fora de nossa vista para descobri-las, fora de nosso alcance para mudá-las e fora de nossa competência para julgá-las. São coisas que não sabemos; está muito além da nossa capacidade emitir um veredito sobre elas.
Temos desavenças com a Providência porque não a compreendemos. Precisamos contentar-nos em permanecer no escuro quanto a ela até que o mistério de Deus seja consumado.
- Jó reconhece que foi imprudente e presunçoso ao se dispor a discorrer sobre o que não entendia e a levar a julgamento o que não podia julgar. Quem responde a uma questão antes de ouvi-la incorre em insensatez e vergonha. Fazemos mal a nós mesmos e à causa que nos dispomos a decidir quando não temos competência para julgá-la.
III. Jó não responderá, mas fará súplicas ao seu Juiz, como dissera em Jó 9:15: “Ouve, peço-te, e falarei” (v. 4). Não falará como autor da ação ou réu (Jó 13:22), mas como suplicante humilde; não como alguém que pretende ensinar e ditar ordens, mas como quem deseja aprender e está disposto a recebê-las.
“Senhor, não me faças mais perguntas difíceis, pois não consigo responder nem a uma em mil das que fizeste. Permite, porém, que eu te peça instrução; não a negues a mim nem me repreendas por minha insensatez e autossuficiência”, Tiago 1:5. Agora Jó chega à oração que Eliú lhe ensinou: “Ensina-me o que não vejo.”
IV. Jó assume a postura de penitente e parte de um princípio correto. No verdadeiro arrependimento deve haver não só convicção do pecado, mas contrição e tristeza piedosa por ele, tristeza segundo Deus, 2 Coríntios 7:9. Assim era a tristeza de Jó por seus pecados.
- Em seu arrependimento, Jó voltou os olhos para Deus, pensou nele com reverência e fez disso o princípio de sua atitude (v. 5): “Tenho ouvido de ti pelo ouvir do ouvido” muitas vezes: por meus mestres, quando era jovem, e, mais recentemente, por meus amigos. Eu conhecia algo de sua grandeza, poder e domínio soberano, mas aquilo que ouvira não me levara a submeter-me a você como devia.
As ideias que tinha dessas coisas serviam-me apenas para falar delas e não exerciam a devida influência sobre minha mente. Agora, porém, por revelação direta, você se mostrou a mim em sua majestade gloriosa; agora meus olhos veem você. Agora sinto o poder daquelas verdades das quais antes tinha apenas uma ideia; por isso agora me arrependo e retiro o que disse insensatamente.
Repare: (1.) É grande misericórdia receber boa educação e conhecer as coisas de Deus pelas instruções de sua palavra e de seus ministros. A fé vem pelo ouvir, e é mais provável que venha quando ouvimos com atenção, prestando realmente ouvidos.
(2.) Quando o entendimento é iluminado pelo Espírito da graça, nosso conhecimento das coisas divinas supera tanto o que tínhamos antes quanto a demonstração aos próprios olhos supera o que se conhece por relatos e pela fama comum.
Pelo ensino dos homens Deus nos revela seu Filho; pelo ensino do Espírito, porém, revela seu Filho em nós (Gálatas 1:16) e assim nos transforma na mesma imagem, 2 Coríntios 3:18.
(3.) Às vezes Deus tem por bem manifestar-se mais plenamente ao seu povo por meio das repreensões de sua palavra e de sua providência. Agora que fui afligido, agora que minhas faltas me foram apontadas, “agora meu olho te vê”. A vara e a censura dão sabedoria. Bem-aventurado é o homem a quem castigas e ensinas.
- Em seu arrependimento, Jó voltou os olhos para si, pensou severamente de si mesmo e assim expressou sua tristeza pelos pecados (v. 6): “Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” Observe:
(1.) Devemos humilhar-nos profundamente pelos pecados de que fomos convencidos, sem nos contentar com um desagrado leve e superficial contra nós mesmos por causa deles.
Até as pessoas boas, que não têm graves enormidades das quais se arrepender, devem afligir-se profundamente no íntimo pelos movimentos e manifestações de orgulho, paixão, irritação e descontentamento, e por todas as suas palavras precipitadas e irrefletidas.
Por essas coisas devemos sentir o coração traspassado e amargura. Até que o inimigo seja efetivamente humilhado, a paz permanecerá insegura.
(2.) As expressões exteriores de tristeza segundo Deus ficam bem aos penitentes; Jó arrependeu-se no pó e na cinza. Sem mudança interior, tais expressões apenas zombam de Deus. Mas, quando nascem de contrição sincera da alma, por meio delas o pecador glorifica a Deus, assume a vergonha que lhe cabe e pode levar outros ao arrependimento.
As aflições levaram Jó à cinza (Jó 2:8: “Sentou-se entre as cinzas”); agora seus pecados o levaram até lá. Os verdadeiros penitentes lamentam seus pecados tão profundamente quanto já lamentaram qualquer aflição exterior. Sentem amargura como pela perda de um filho único, de um primogênito, pois passam a ver mais males em seus pecados do que em suas tribulações.
(3.) A repulsa de si mesmo acompanha sempre o verdadeiro arrependimento. “Terão repulsa de si mesmos pelos males que cometeram”, Ezequiel 6:9. Não devemos apenas irar-nos contra nós mesmos pelo mal e pelo estrago que o pecado causou às nossas próprias almas; devemos também abominar-nos por nos termos tornado odiosos, pelo pecado, ao Deus puro e santo, que não suporta contemplar a iniquidade.
Se o pecado for, na verdade, uma abominação para nós, será especialmente assim o pecado em nós mesmos: quanto mais próximo de nós, mais repulsivo será.
(4.) Quanto mais vemos da glória e majestade de Deus, e quanto mais vemos da vileza e da repugnância do pecado e de nós mesmos por causa dele, mais nos humilharemos e nos abominaremos por isso.
“Agora meus olhos veem quem é o Deus que ofendi, o brilho daquela majestade em cujo rosto cuspi pelo pecado deliberado, a ternura daquela misericórdia cujas entranhas desprezei; agora vejo quão justo e santo é o Deus cuja cólera provoquei. Por isso me abomino. Ai de mim, porque estou perdido”, Isaías 6:5.
Deus havia desafiado Jó a olhar para os orgulhosos e humilhá-los. “Não posso”, diz Jó, “alegar fazê-lo; já tenho trabalho suficiente para humilhar meu próprio coração orgulhoso, abatê-lo e trazê-lo para baixo.” Deixemos a Deus o governo do mundo e façamos nossa parte, pela força de sua graça, para governar bem a nós mesmos e nosso próprio coração.
Versículos 7 a 9
Deus Defende Jó. (a.C. 1520.)
Em seus discursos, Jó se queixara muito das críticas dos amigos e da maneira dura como o trataram. Recorrera a Deus como Juiz entre ele e eles e achara penoso que a sentença não fosse proferida imediatamente após o recurso.
Enquanto Deus interrogava Jó do meio do redemoinho, poderíamos pensar que só Jó estava errado e que a causa certamente seria decidida contra ele. Aqui, porém, para nossa grande surpresa, vemos exatamente o contrário: a sentença definitiva é dada em favor de Jó. Portanto, não julguemos nada antes do tempo.
A justiça daqueles que são na verdade justos diante de Deus pode ficar encoberta e eclipsada por aflições grandes e incomuns, pelas críticas severas dos homens, por suas próprias fraquezas e paixões insensatas, pelas duras censuras da palavra e da consciência e pela profunda humilhação de seu espírito diante dos terrores de Deus.
No tempo devido, porém, todas essas nuvens se dissiparão, e Deus fará sair a justiça deles como a luz e seu julgamento como o meio-dia, Salmos 37:6. Deus vindicou aqui a justiça de Jó porque ele, como homem honesto, a reteve firmemente e não a abandonou. Temos aqui:
I. A sentença proferida contra os três amigos de Jó na controvérsia entre eles. Eliú não é criticado aqui, pois se distinguiu dos outros na condução da disputa e agiu como moderador, não como parte. A moderação receberá louvor de Deus, quer o receba dos homens, quer não.
Na sentença aqui proferida, Jó é honrado e seus três amigos são humilhados. Ao examinar os discursos de ambos os lados, não conseguíamos discernir, e por isso não ousávamos decidir, quem tinha razão. Parecia-nos que havia algo de verdadeiro em cada lado, mas não podíamos distinguir com precisão entre eles.
Por nada neste mundo desejaríamos ter de proferir a sentença decisiva no caso, com o risco de julgar erradamente. Felizmente, porém, o julgamento pertence ao Senhor, e sabemos que seu juízo é conforme a verdade. A ele nos submetemos e por ele permaneceremos. Agora, nessa sentença:
- Jó é muito honrado e sai com dignidade. Era apenas um contra três, agora um mendigo contra três príncipes; contudo, com Deus a seu lado, não precisava temer o resultado, ainda que milhares se levantassem contra ele. Observe aqui:
(1.) Quando Deus se manifestou em favor de Jó: “Depois que o Senhor disse estas palavras a Jó”, v. 7. Depois de convencê-lo e humilhá-lo, levando-o a arrepender-se do que dissera de errado, Deus reconheceu o que ele havia dito corretamente, consolou-o e o honrou. Só então o fez: não estamos prontos para a aprovação de Deus até julgarmos e condenarmos a nós mesmos.
Então, porém, Deus defendeu a causa de Jó, pois aquele que nos dilacerou também nos curará, e aquele que nos golpeou nos ligará as feridas. O Consolador convencerá, João 16:8. Veja a ordem em que devemos esperar a aceitação divina: primeiro precisamos humilhar-nos sob as repreensões de Deus.
Depois de causar dor a Jó por meio dessas palavras, Deus voltou-se para ele e teve compaixão conforme a abundância de suas misericórdias. Não contenderá para sempre, mas contenderá com medida e deterá seu vento impetuoso no dia do vento oriental. Agora que Jó se humilhara, Deus o exaltou.
Os verdadeiros penitentes encontrarão favor diante de Deus, e aquilo que disseram ou fizeram de errado não será mais lembrado contra eles. Deus se agrada de nós quando passamos a abominar a nós mesmos.
(2.) Como Deus se manifestou em favor dele. Pressupõe-se que todas as suas ofensas foram perdoadas, pois, se Jó recebe tamanha dignidade, como vemos aqui, certamente foi justificado. Às vezes ele afirmara com muita confiança que Deus o vindicaria por fim, e essa esperança não o envergonhou.
[1.] Deus o chama repetidas vezes de “meu servo Jó”, quatro vezes em dois versículos, e parece ter prazer em chamá-lo assim, como antes de suas tribulações (Jó 1:8): “Consideraste meu servo Jó? Embora esteja pobre e desprezado, continua a ser meu servo e tão querido para mim quanto era na prosperidade.”
“Embora tenha suas faltas e tenha mostrado estar sujeito às mesmas paixões dos outros, embora tenha contendido comigo, procurado anular meu juízo e obscurecido o conselho com palavras sem conhecimento, ele reconhece seu erro e retira o que disse; por isso ainda é meu servo Jó.”
Se, como Jó, conservarmos a integridade e a fidelidade dos servos de Deus, ainda que por algum tempo sejamos privados da honra e do consolo dessa relação, por fim nos serão restituídos, como aconteceu com ele.
O diabo se propusera a provar que Jó era hipócrita, e seus três amigos o haviam condenado como perverso. Deus, porém, reconhecerá aqueles a quem aceita e não permitirá que a malícia do inferno ou da terra os desacredite. Se Deus diz “Muito bem, servo bom e fiel”, pouco importa quem diga o contrário.
[2.] Deus reconhece que Jó falou dele o que era correto, mais do que seus adversários fizeram. Jó apresentou um relato muito melhor e mais verdadeiro da Providência divina. Os amigos fizeram injustiça a Deus ao fazer da prosperidade um sinal da verdadeira igreja e da aflição um indício certo de sua cólera.
Jó, porém, fez justiça a Deus ao sustentar que o amor e o ódio divinos devem ser julgados pelo que há dentro das pessoas, não pelo que se apresenta diante delas, Eclesiastes 9:1. Observe:
Em primeiro lugar, os que mais fazem justiça a Deus e à sua providência são os que atentam mais para as recompensas e punições do outro mundo do que para as deste. À luz das primeiras, resolvem as dificuldades do governo presente.
Jó remeteu as questões ao juízo futuro e ao estado futuro mais do que seus amigos. Por isso falou de Deus o que era correto, mais corretamente do que eles.
Em segundo lugar, embora Jó tenha dito algumas coisas erradas até sobre Deus, com quem tomou liberdades excessivas, é elogiado pelo que disse corretamente. Não basta deixar de rejeitar o que é verdadeiro e bom: também não devemos negar-lhe o louvor devido, embora nele se veja alguma mistura de fraqueza e enfermidade humanas.
Em terceiro lugar, Jó tinha razão e seus amigos estavam errados; contudo, ele sofria enquanto eles viviam tranquilos. É prova clara de que não podemos julgar as pessoas e suas opiniões pelo rosto ou pela bolsa. Só pode fazê-lo sem erro aquele que vê o coração humano.
[3.] Deus garante aos amigos que, apesar de todo o mal que fizeram a Jó, ele é homem tão bom e tem espírito tão humilde, terno e perdoador que prontamente orará por eles e empregará sua influência no céu em seu favor: “Meu servo Jó orará por vocês. Sei que orará. Eu o perdoei, e ele tem o consolo do perdão; por isso também perdoará vocês.”
[4.] Deus o designa sacerdote dessa congregação e promete aceitá-lo, bem como sua mediação em favor dos amigos: Levem seus sacrifícios ao meu servo Jó, pois “a ele aceitarei”. Daqueles que lava de seus pecados Deus faz reis e sacerdotes para si.
Os verdadeiros penitentes não só encontrarão favor como suplicantes por si mesmos, mas serão aceitos também como intercessores em favor de outros. Deus conferiu grande honra a Jó ao designá-lo para oferecer sacrifício pelos amigos, como antes costumava fazer pelos próprios filhos, Jó 1:5.
Sua restauração ao sacerdócio era um feliz prenúncio da restauração de sua prosperidade e, de fato, um bom passo em direção a ela. Assim, Jó tornou-se figura de Cristo, por meio de quem somente nós e nossos sacrifícios espirituais somos aceitáveis a Deus; veja 1 Pedro 2:5.
Vão a meu servo Jó, a meu servo Jesus, de quem por um tempo Deus escondera o rosto; ponham seus sacrifícios nas mãos dele e recorram a ele como Advogado de vocês, pois “a ele aceitarei”. Fora dele, porém, esperem ser tratados conforme sua insensatez.
Assim como Jó orou e ofereceu sacrifício pelos que haviam entristecido e ferido seu espírito, Cristo orou e morreu por seus perseguidores e vive para sempre intercedendo pelos transgressores.
- Os amigos de Jó são profundamente humilhados e saem desonrados. Eram homens bons e pertenciam a Deus; por isso ele não os deixaria permanecer no erro, assim como não deixara Jó. Depois de humilhá-lo por meio de um discurso vindo do redemoinho, Deus segue outro caminho para humilhá-los.
Primeiro Deus altercou com Jó, que lhe era o mais querido; depois, com os demais, em sua vez. Ao ouvirem Deus falar a Jó, provavelmente se encheram da ideia lisonjeira de que tinham razão e Jó era o único culpado. Deus, porém, logo os chamou a prestar contas e lhes mostrou o contrário.
Na maioria das disputas e controvérsias há algum erro de ambos os lados, quer na própria causa, quer na maneira de defendê-la, se não em ambas as coisas. É justo que os dois lados sejam advertidos e levados a reconhecer seus erros. Deus dirige suas palavras a Elifaz não só por ser o mais velho, mas também por ter liderado o ataque contra Jó. Agora:
(1.) Deus lhes diz claramente que, ao contrário de Jó, eles não falaram dele o que era correto. Haviam criticado e condenado Jó com base numa hipótese falsa: apresentaram Deus como se combatesse Jó na condição de inimigo, quando na verdade apenas o provava como amigo. Isso não era correto.
Não falam bem de Deus os que apresentam suas correções paternas aos próprios filhos como punições judiciais e, por causa delas, os excluem de seu favor. Repare: É perigoso julgar sem caridade o estado espiritual e eterno dos outros.
Ao fazê-lo, podemos condenar justamente aqueles que Deus aceitou, o que o provoca grandemente. Isso é ofender seus pequeninos, e ele considera feita a si toda injustiça cometida contra eles.
(2.) Deus lhes garante que estava irado com eles: “Minha cólera se acendeu contra ti e teus dois amigos.” Deus se ira muito contra aqueles que desprezam e desacreditam seus irmãos, triunfam sobre eles e os julgam severamente por causa de suas calamidades ou fraquezas.
Embora fossem sábios e bons, quando falaram erradamente Deus se irou com eles e lhes deu a conhecer sua ira.
(3.) Deus exige deles um sacrifício para expiar o que disseram de errado. Cada um deveria levar sete novilhos e sete carneiros para serem oferecidos a Deus em holocausto. Parece que, antes da lei de Moisés, todos os sacrifícios, inclusive os expiatórios, eram queimados por inteiro, daí seu nome.
Os amigos julgavam ter falado maravilhosamente bem e que Deus lhes devia gratidão e boa recompensa por defenderem sua causa. Ouviram, porém, que ele estava descontente com eles: exigiu-lhes um sacrifício e ameaçou tratá-los conforme sua insensatez se não o oferecessem.
Muitas vezes Deus se ira com aquilo de que nos orgulhamos em nós mesmos e vê muito erro no que pensamos ter feito bem.
(4.) Deus manda que procurem Jó e lhe peçam que ofereça os sacrifícios e ore por eles; do contrário, não seriam aceitos. Com isso, Deus tinha o desígnio de:
[1.] Humilhá-los e abatê-los. Eles pensavam ser os únicos favorecidos pelo Céu e que Jó não tinha influência ali. Deus, porém, lhes mostra que Jó tinha mais influência do que eles e estava em posição melhor para receber sua aceitação.
Talvez chegue o dia em que os que desprezam e criticam o povo de Deus buscarão seu favor e saberão que Deus o amou, Apocalipse 3:9. As virgens insensatas pedirão azeite às prudentes.
[2.] Obrigá-los a fazer as pazes com Jó como condição para fazer as pazes com Deus. Se seu irmão tem algo contra você, como Jó tinha muita coisa contra eles, reconcilie-se primeiro com seu irmão e depois vá oferecer sua dádiva.
É necessário reparar primeiro o mal cometido, conforme exige a natureza do caso, antes que possamos esperar de Deus o perdão do pecado. Veja com que firmeza Deus assumiu a causa de seu servo Jó e se envolveu nela. Não se reconciliará com aqueles que ofenderam Jó até que lhe peçam perdão e ele se reconcilie com eles.
Jó e seus amigos divergiam de opinião sobre muitas coisas e tinham sido duros demais em suas críticas mútuas. Agora, porém, precisavam tornar-se amigos. Para isso, não deveriam discutir tudo outra vez e tentar dar novo rumo à controvérsia, pois a discussão poderia não ter fim.
Deviam unir-se num sacrifício e numa oração, e isso os reconciliaria. Precisavam unir-se no afeto e na devoção, mesmo sem concordar nas mesmas opiniões. Aqueles que divergem em seu juízo sobre questões menores são, contudo, um só em Cristo, o grande sacrifício, e se encontram diante do mesmo trono da graça; por isso devem amar-se e suportar-se mutuamente.
Observe mais uma vez: quando Deus se irou com os amigos de Jó, ele mesmo lhes mostrou o caminho para fazerem as pazes com ele. As nossas desavenças com Deus sempre começam do nosso lado, mas a reconciliação começa do lado dele.
II. A aceitação dessa sentença pelos amigos de Jó, v. 9. Eram homens bons e, assim que entenderam qual era a vontade do Senhor, fizeram o que ele lhes ordenara, depressa e sem objeção, embora para a carne e o sangue fosse difícil buscar assim o favor daquele que haviam condenado.
Repare: Os que desejam reconciliar-se com Deus precisam empregar cuidadosamente os meios e os métodos de reconciliação que ele prescreveu. A paz com Deus só pode ser obtida pelo caminho e nos termos dele. Esses termos nunca parecerão duros àqueles que sabem valorizar tal privilégio; ficarão contentes com ele em quaisquer condições, por mais humilhantes que sejam.
Os amigos de Jó tinham-se unido para acusá-lo; agora se unem para pedir-lhe perdão. Os que pecaram juntos devem arrepender-se juntos. Aqueles que recorrem a Deus, como Jó e seus amigos fizeram tantas vezes, devem resolver aceitar sua decisão, quer ela agrade, quer desagrade a seus próprios pensamentos.
Os que observam conscientemente as ordens de Deus não precisam duvidar de seu favor: “O Senhor também aceitou Jó” e, em resposta à oração dele, seus amigos. Não se diz que Deus os aceitou, embora isso esteja implícito, mas que aceitou Jó em favor deles. Assim nos fez aceitos no Amado, Efésios 1:6; Mateus 3:17.
Jó não tripudiou sobre os amigos por causa do testemunho que Deus dera a seu respeito nem da submissão que eles foram obrigados a lhe prestar. Depois que Deus se reconciliou graciosamente com ele, Jó facilmente se reconciliou com os amigos, e então Deus o aceitou.
É isso que devemos buscar em todas as nossas orações e serviços: ser aceitos pelo Senhor. Essa deve ser nossa maior ambição, não receber louvor dos homens, mas agradar a Deus.
Versículos 10 a 17
A Prosperidade Renovada de Jó; a Morte de Jó. (a.C. 1520.)
“Vós ouvistes da paciência de Jó”, diz o apóstolo em Tiago 5:11, “e vistes o fim do Senhor”, isto é, o fim que o Senhor afinal deu às tribulações de Jó. No começo deste livro vimos, como exemplo, a paciência de Jó em meio às tribulações. Aqui, no encerramento, para nos animar a seguir esse exemplo, vemos o desfecho feliz das tribulações e a condição próspera à qual ele foi restaurado depois delas.
Isso nos confirma em considerar felizes os que perseveram. Talvez a prosperidade extraordinária com que Jó foi coroado depois das aflições também se destinasse a ser, para nós cristãos, figura da glória e da felicidade do céu, produzidas pelas aflições do presente e nas quais elas por fim resultarão.
Essa felicidade superará mais que o dobro de todos os prazeres e satisfações de que agora desfrutamos, assim como a prosperidade posterior de Jó superou a anterior, embora antes ele já fosse o maior de todos os homens do Oriente.
Aquele que suporta corretamente a tentação, depois de provado, receberá a coroa da vida (Tiago 1:12), assim como Jó, depois de provado, recebeu todas as riquezas, honras e consolações aqui narradas.
I. Deus voltou-se a Jó pelos caminhos da misericórdia. Seus pensamentos a respeito dele eram pensamentos de bem, não de mal, para dar-lhe o fim esperado, ou melhor, inesperado, Jeremias 29:11. Suas tribulações começaram com a malícia de Satanás, restringida por Deus; sua restauração começou com a misericórdia de Deus, à qual Satanás não podia opor-se.
A queixa mais dolorosa de Jó, e de fato o tom triste de todas as suas queixas, ao qual mais dava ênfase, era a impressão de que Deus se opunha a ele. Agora, porém, Deus se manifestou claramente em seu favor e velou sobre ele para edificar e plantar, assim como antes, ao menos na percepção de Jó, velara para arrancar e derrubar, Jeremias 31:28.
Isso imediatamente mudou o aspecto de suas circunstâncias: tudo agora parecia tão agradável e promissor quanto antes parecera sombrio e assustador.
- Deus mudou seu cativeiro, isto é, reparou seus males e removeu todos os motivos de suas queixas. Soltou-o das amarras com que Satanás o mantivera preso por tanto tempo e o livrou daquelas mãos cruéis às quais o havia entregado.
Podemos supor que todas as dores e doenças do corpo foram curadas tão depressa e tão completamente que a cura chegou perto de ser milagrosa: sua carne tornou-se mais fresca que a de uma criança, e ele voltou aos dias da juventude.
Mais que isso, sentiu uma mudança profunda na mente: ela estava calma e em paz, a agitação havia cessado, todos os pensamentos perturbadores desapareceram, seus temores se calaram, e os consolos de Deus eram agora tão deleitosos para sua alma quanto antes os terrores divinos lhe haviam sido pesados.
Com a mudança da maré, suas tribulações começaram a recuar tão rapidamente quanto tinham avançado, justamente quando orava em favor dos amigos sobre o sacrifício que oferecia em favor deles.
A misericórdia não voltou enquanto Jó discutia com os amigos, embora tivesse razão, mas quando orava em favor deles. Deus é mais bem servido e mais se agrada de nossas devoções ardentes do que de nossas disputas acaloradas. Quando Jó completou seu arrependimento perdoando as ofensas dos homens, Deus completou o perdão que lhe concedera ao mudar seu cativeiro.
Repare: Ao orarmos em favor dos amigos, estamos de fato cuidando de nossos próprios interesses, se orarmos corretamente, pois nessas orações há não só fé, mas também amor. Cristo nos ensinou a orar com outros e em favor de outros ao ensinar-nos a dizer “Pai nosso”; e, ao buscarmos misericórdia para eles, podemos encontrá-la para nós mesmos.
Nosso Senhor Jesus tem sua exaltação e seu domínio no lugar onde vive para sempre intercedendo. Alguns entendem que a mudança do cativeiro de Jó foi a restituição dos rebanhos que os sabeus e caldeus lhe haviam roubado, depois que Deus os inclinou de modo maravilhoso a devolvê-los. Com esses animais, Jó teria recomeçado a vida.
É provável que assim tenha sido. Aqueles saqueadores haviam engolido suas riquezas, mas foram obrigados a vomitá-las de volta, Jó 20:15. Prefiro, porém, entender essa mudança de maneira mais ampla, como a virada que agora ocorreu.
- Deus duplicou seus bens: “Também o Senhor deu a Jó o dobro do que tinha antes.” É provável que, no começo, Deus lhe tenha dado a entender de algum modo que seu propósito bondoso era elevá-lo aos poucos, no devido tempo, a uma prosperidade duas vezes maior do que a anterior.
Isso animaria sua esperança e estimularia seu trabalho, deixando claro que esse aumento maravilhoso era sinal especial do favor divino. Pode-se entender que Deus o destinou:
(1.) A compensar as perdas de Jó. Ele sofrera para a glória de Deus; por isso Deus o ressarciu com vantagem e lhe concedeu mais que juros sobre juros. Deus cuidará para que ninguém saia perdendo por sua causa.
(2.) A recompensar sua paciência e sua confiança em Deus, que, apesar da corrupção que ainda se manifestava, ele não abandonou, mas reteve firmemente. Essa confiança tem grande recompensa, Hebreus 10:35.
Muitas vezes os amigos de Jó haviam feito suas críticas severas dependerem deste resultado: “Se fosses puro e reto, certamente agora Deus despertaria em teu favor”, Jó 8:6. Mas Deus não desperta em seu favor; portanto você não é reto.
“Pois bem”, diz Deus, “embora a razão de vocês não seja conclusiva, por esse mesmo critério demonstrarei a integridade de meu servo Jó. Seu fim será grandemente próspero, e assim ficará claro, já que vocês insistem nisso, que ele não perdeu tudo por haver injustiça em suas mãos.”
Agora se via que Jó tinha razão para bendizer a Deus por tirar-lhe os bens, como fizera em Jó 1:21, pois a perda produziu um retorno tão bom.
II. Seus antigos conhecidos, vizinhos e parentes foram muito bondosos com ele, v. 11. Tinham-se afastado de Jó, e isso não fora dos menores males de sua condição aflita. Ele se queixara amargamente da falta de bondade deles, Jó 19:13, etc. Agora, porém, vieram visitá-lo com todas as demonstrações possíveis de afeição e respeito.
Honraram-no ao vir jantar com ele como antes, mas, podemos supor, trazendo discretamente a comida. Desse modo, Jó recebia a honra de oferecer-lhes um banquete sem ter a despesa.
Compadeceram-se dele e mostraram-lhe a terna solicitude que convém a irmãos. Lamentaram com Jó ao recordar todas as calamidades que ele sofrera e o consolaram ao reparar no retorno gracioso de Deus em seu favor.
Choraram suas dores e se alegraram com suas alegrias. Não foram consoladores tão miseráveis quanto os três amigos que, no princípio, haviam sido tão apressados e solícitos demais em assisti-lo. Não eram homens tão importantes, instruídos ou eloquentes quanto aqueles, mas mostraram muito mais habilidade e bondade para consolar Jó.
Às vezes Deus escolhe as coisas loucas e fracas do mundo tanto para trazer convicção como para trazer consolo.
- Fizeram uma coleta entre si para reparar suas perdas e ajudá-lo a recomeçar. Não acharam suficiente dizer “Sede aquecidos” e “Sede saciados”, mas lhe deram coisas úteis, Tiago 2:16.
Cada um lhe deu uma moeda, alguns provavelmente mais e outros menos, conforme suas possibilidades, e cada um lhe deu um brinco de ouro, ornamento muito usado pelos povos do Oriente, que para Jó valeria tanto quanto dinheiro. Era um bem excedente do qual podiam abrir mão, e a regra é que nossa abundância supra as necessidades dos irmãos.
Mas por que os parentes de Jó enfim lhe mostraram essa bondade? (1.) Deus a pôs no coração deles; cada criatura é para nós aquilo que Deus a faz ser. Jó reconhecera a mão de Deus no afastamento deles e foi recompensado por isso quando Deus os fez voltar.
(2.) Talvez alguns se tenham afastado por julgá-lo hipócrita. Agora que sua integridade se tornara manifesta, voltaram a ele e retomaram a comunhão com ele. Quando Deus se mostrou amigo de Jó, todos também se dispuseram a ser seus amigos, Salmos 119:74, 79.
Outros talvez se tenham afastado porque ele estava pobre, coberto de feridas e era um espetáculo lamentável. Agora que começava a recuperar-se, quiseram renovar a amizade. Amigos como andorinhas, que se vão no inverno, voltam na primavera, embora sua amizade tenha pouco valor.
(3.) Talvez a repreensão que Deus dirigira a Elifaz e aos outros dois pela falta de bondade com Jó tenha despertado os demais amigos para o dever. Devemos receber as censuras feitas a outros como advertência e instrução para nós mesmos.
- Jó orou pelos amigos; então eles se reuniram ao redor dele, conquistados por sua bondade, e cada um desejoso de ter parte em suas orações. Quanto mais oramos pelos amigos e parentes, mais consolo podemos esperar deles.
III. Seus bens aumentaram extraordinariamente pela bênção de Deus sobre o pouco que os amigos lhe deram. Jó recebeu agradecido a cortesia deles e não considerou indigno de si recuperar os bens por meio de contribuições.
Por um lado, não insistiu para que os amigos juntassem dinheiro para ele; havia negado tal pedido em Jó 6:22: “Acaso eu disse: Trazei-me algo ou dai-me recompensa dos vossos bens?” Por outro lado, aceitou agradecido o que trouxeram, sem repreendê-los pela falta de bondade anterior nem perguntar por que não o haviam feito mais cedo.
Não era tão cobiçoso e ávido a ponto de pedir-lhes caridade, nem tão orgulhoso e mal-humorado a ponto de recusá-la quando oferecida. Por estar assim bem disposto, Deus lhe deu algo muito melhor que o dinheiro e os brincos: sua bênção, v. 12.
O Senhor agora o consolou conforme os dias em que o havia afligido e abençoou seu fim mais do que seu começo. Observe:
A bênção do Senhor enriquece; é ele quem nos dá capacidade de obter riquezas e sucesso em esforços honestos. Portanto, os que desejam prosperar devem atentar para a bênção de Deus e nunca sair dela, nem mesmo para ir ao sol quente. Os que prosperaram não devem sacrificar à própria rede, mas reconhecer que devem sua prosperidade à bênção divina.
Essa bênção pode enriquecer muito, e às vezes enriquece pessoas boas. Os que se tornam ricos por adquirir bens pensam que podem facilmente ficar muito mais ricos por economizar. Mas, assim como quem tem pouco depende de Deus para multiplicá-lo, quem tem muito depende dele para aumentá-lo e duplicá-lo; caso contrário, “Semeastes muito e recolheis pouco”, Ageu 1:6.
Os últimos dias de um homem bom às vezes são os melhores, suas últimas obras são as melhores obras, e seus últimos consolos, os melhores consolos. Seu caminho, como a luz da manhã, brilha cada vez mais até o dia perfeito.
Do homem perverso se diz que seu último estado é pior que o primeiro (Lucas 11:26); do homem reto, porém, que seu fim é paz. Às vezes, quanto mais próximo esse fim, mais clara é sua visão dele.
Quanto à prosperidade exterior, às vezes Deus tem por bem tornar a última parte da vida de um homem bom mais confortável que a primeira e superar de modo extraordinário as expectativas de seu povo aflito, que pensava nunca viver para ver dias melhores. Assim, não devemos desesperar nem nas profundezas da adversidade.
Não sabemos que tempos bons ainda podem estar reservados para nosso fim. Non, si male nunc, et olim sic erit: Ainda pode ir-nos bem, embora agora seja diferente.
Em meio às aflições, Jó desejara voltar a ser como nos meses passados, tão rico quanto antes, mas perdera toda esperança disso. Deus, porém, muitas vezes nos trata melhor do que nossos temores, ou melhor, do que nossos desejos, pois os bens de Jó foram duplicados.
O número de seus animais, ovelhas e camelos, bois e jumentas, é aqui exatamente o dobro do que era em Jó 1:3. É um exemplo notável do alcance da providência divina a coisas aparentemente pequenas, como a contagem exata dos animais de um homem.
Mostra também a harmonia da providência e a relação de um acontecimento com outro, pois Deus conhece todas as suas obras do princípio ao fim. Sem dúvida, os outros bens de Jó, terras, dinheiro, servos etc., aumentaram na mesma proporção que os animais. Se antes era o maior de todos os homens do Oriente, que seria agora?
IV. Sua família foi edificada novamente, e ele encontrou grande consolo nos filhos, vv. 13-15. A última aflição registrada em Jó 1, e a mais dolorosa, foi a morte de todos os filhos de uma vez. Os amigos o repreenderam por isso (Jó 8:4), mas, com o tempo, Deus reparou até essa perda, quer por meio da mesma esposa, quer, se ela havia morrido, por meio de outra.
- O número de filhos era o mesmo de antes: sete filhos e três filhas. Alguns explicam por que não foram duplicados como os animais: os filhos falecidos não se perderam, mas foram antes para um mundo melhor. Assim, mesmo com o mesmo número de novos filhos, pode-se dizer que o total se duplicou.
Jó tinha dois rebanhos de filhos, por assim dizer, mahanaim, dois exércitos, um no céu e outro na terra, e era rico em ambos.
- Os nomes das filhas são registrados aqui (v. 14), pois os nomes, em seus significados, parecem ter sido dados com o desígnio de perpetuar a lembrança da grande bondade de Deus na surpreendente mudança da condição de Jó.
Chamou a primeira Jemima, o Dia, de onde talvez tenha vindo o nome Diana, por causa do brilho de sua prosperidade depois de uma noite escura de aflição. A segunda, Quézia, nome de uma especiaria muito perfumada, porque, segundo o bispo Patrick, Deus curara suas úlceras, cujo cheiro era desagradável.
A terceira recebeu o nome Queren-Hapuque, isto é, Abundância Restaurada ou Chifre de Maquiagem, porque, segundo o bispo, Deus enxugara as lágrimas que lhe manchavam o rosto, Jó 16:16. Sobre essas filhas, somos informados:
(1.) Que Deus as adornou de grande beleza: nenhuma mulher era tão bela como as filhas de Jó, v. 15. No Antigo Testamento encontramos muitas mulheres elogiadas por sua beleza, como Sara, Rebeca e outras.
No Novo Testamento, porém, não encontramos nenhuma cuja beleza seja sequer mencionada, nem mesmo a da virgem Maria, pois a beleza da santidade é apresentada pelo evangelho sob uma luz muito mais clara.
(2.) Que o pai, capacitado por Deus, lhes deu grandes bens: concedeu-lhes herança entre os irmãos e não as despediu apenas com pequenas porções, como a maioria fazia. É provável que possuíssem algum mérito pessoal extraordinário, que Jó considerou ao lhes conceder esse favor incomum.
Talvez superassem os irmãos em sabedoria e piedade. Por isso, para que permanecessem em sua família como apoio e bênção para ela, Jó as fez coerdeiras dos irmãos.
V. Sua vida foi longa. Em nenhum lugar se diz quantos anos tinha quando chegaram as tribulações, mas aqui se diz que viveu mais 140 anos. Daí alguns supõem que tinha setenta anos naquela época e que sua idade, assim como seus outros bens, foi duplicada.
- Viveu para desfrutar muito do consolo desta vida, pois viu seus descendentes até a quarta geração, v. 16. Embora o número de filhos não tivesse sido duplicado, entre os filhos de seus filhos, que são a coroa dos velhos, esse número mais que se duplicou.
Assim como Deus designou a Adão outra descendência em lugar daquela que fora abatida (Gênesis 4:25), fez o mesmo por Jó, com vantagem. Deus tem meios de reparar as perdas e contrabalançar as dores daqueles que chegam a ser considerados sem filhos, como Jó quando sepultou todos os seus.
- Viveu até ficar satisfeito: morreu cheio de dias, satisfeito de viver neste mundo e disposto a deixá-lo. Não por irritação, como nos dias da aflição, mas por piedade. Assim, como Elifaz o encorajara a esperar, chegou à sepultura como um feixe de espigas em sua estação.