Isaías 66
Argumento
O propósito deste capítulo é muito parecido com o do anterior, e muitas expressões se repetem. Também ele trata das diferentes condições dos bons e dos maus entre os judeus quando voltaram do cativeiro, mas isso prefigura a rejeição dos judeus nos dias do Messias, a conversão dos gentios e o estabelecimento do reino do evangelho no mundo.
Estêvão aplica o primeiro versículo deste capítulo ao desmantelamento do templo pela implantação da igreja cristã (Atos 7:49, 50), o que pode servir de chave para todo o capítulo. Temos aqui: I. O desprezo de Deus pelos serviços cerimoniais, em comparação com os deveres morais, e uma indicação de que logo poria fim ao templo e aos sacrifícios e rejeitaria os que a eles se apegavam, vv. 1-4.
II. A salvação que Deus, a seu tempo, realizaria para seu povo, libertando-o dos opressores (v. 5), com terror para os perseguidores (v. 6) e consolo para os perseguidos: libertação rápida e completa (vv. 7-9), estabelecimento feliz (v. 10, 11), a chegada dos gentios e a grande satisfação decorrente disso, vv. 12-14.
III. A terrível vingança que Deus traria sobre os inimigos de sua igreja e de seu povo, vv. 15-18. IV. O estabelecimento feliz da igreja sobre fundamentos amplos e seguros, sua constante adoração a Deus e seu triunfo sobre os inimigos, vv. 19-24.
Podemos esperar com razão que este profeta evangélico, ao concluir sua profecia, olhe, como faz aqui, para um futuro muito distante: os últimos dias, o último dia e os dias da eternidade.
Versículos 1 a 4
A Vaidade da Simples Obediência Ritual. (a.C. 706.)
Aqui:
I. O templo é desprezado em comparação com uma alma cheia de graça (v. 1, 2). Os judeus do tempo do profeta e, depois, do tempo de Cristo se gloriavam muito no templo e esperavam grandes coisas dele. Para humilhá-los e abalar sua confiança vã, tanto os profetas quanto Cristo anunciaram a ruína do templo: Deus o abandonaria, e então logo ficaria desolado.
Depois de destruído pelos caldeus, o templo logo se recuperou, e os serviços cerimoniais foram restaurados com ele. Mas os romanos o deixaram perpetuamente desolado, e a lei cerimonial foi abolida com ele. Para preparar o mundo para isso, muitas vezes lhes disseram, como aqui, que o templo tinha pouca importância para Deus.
- Deus não precisava dele. O céu é o trono de sua glória e governo. Ali ele está assentado, infinitamente exaltado em dignidade e domínio, acima de toda bênção e louvor.
A terra é o estrado de seus pés, sobre o qual ele está e governa todos os assuntos segundo sua vontade. Se Deus tem um trono tão esplêndido e um estrado tão vasto, que casa poderiam construir para ele que servisse de morada à sua glória? Onde estaria o lugar de seu repouso?
Que satisfação a Mente Eterna poderia encontrar numa casa feita por mãos humanas? Por que ele precisaria, como nós, de uma casa para repousar, se não desfalece nem se cansa, não cochila nem dorme?
Ou, se precisasse, não nos diria (Salmos 50:12), pois sua mão fez todas estas coisas: o céu e todas as suas regiões, a terra e todas as suas fronteiras, e todos os exércitos de ambos.
Todas estas coisas começaram a existir pelo poder de Deus, que era feliz desde a eternidade antes que existissem; portanto, elas não poderiam beneficiá-lo. Alguns traduzem: “Todas estas coisas existem”; continuam a ser sustentadas pelo mesmo poder que as criou, de modo que nossa bondade não se estende a ele.
Se precisasse de uma casa para morar, ele próprio a teria construído quando fez o mundo. E, se a tivesse feito, ela teria permanecido até hoje, como as outras criaturas, segundo sua ordem. Portanto, não precisava de um templo feito por mãos humanas.
- Deus não daria atenção ao templo como daria a um coração humilde, penitente e cheio de graça. Ele tem um céu e uma terra feitos por ele e um templo feito por pessoas; mas não leva nenhum deles em conta, para olhar com favor à pessoa pobre de espírito, humilde e séria, que se humilha e nega a si mesma.
Essa pessoa tem o coração verdadeiramente contrito por causa do pecado, arrepende-se dele e sofre enquanto não obtém perdão. Treme diante da palavra de Deus, não como Félix, cujo sobressalto passageiro passou quando o sermão terminou, mas com reverência habitual diante da majestade e pureza de Deus e temor constante de sua justiça e ira.
Esse coração é um templo vivo para Deus: ele habita ali, e ali é seu lugar de repouso; é como o céu e a terra, seu trono e estrado.
II. Os sacrifícios são desprezados quando vêm de mãos sem graça. O sacrifício dos maus não é apenas inaceitável, mas abominável ao Senhor (Provérbios 15:8). Isso é amplamente demonstrado aqui (v. 3, 4). Repare:
- Como os sacrifícios deles eram detestáveis para Deus. Depois de voltar do cativeiro, os judeus carnais não retornaram à idolatria, mas se tornaram muito descuidados e negligentes no serviço de Deus. Levavam animais mutilados, mancos e doentes para o sacrifício (Malaquias 1:8, 13), e isso tornava suas ofertas abomináveis.
Não davam importância aos sacrifícios; como poderiam pensar que Deus lhes daria importância? Depois da pregação do evangelho e do anúncio de que seria oferecido o grande sacrifício, que pôs fim a todos os serviços cerimoniais, os judeus incrédulos continuaram oferecendo sacrifícios, como se a lei de Moisés ainda estivesse em vigor e pudesse aperfeiçoar os que dela se aproximavam.
Isso era abominável.
Quem mata um boi para a própria mesa pode fazê-lo sem problema. Mas quem agora o mata para o altar de Deus é como se matasse um homem; ofende a Deus tanto quanto um homicida.
Na prática, esse homem anula o sacrifício de Cristo, pisa o sangue da aliança e se torna cúmplice da culpa pelo corpo e pelo sangue do Senhor, instituindo aquilo que Cristo morreu para abolir.
Quem oferece um cordeiro, se ele é defeituoso e não o melhor macho do rebanho, pensando em se livrar de Deus com qualquer coisa, afronta-o em vez de agradá-lo. É como cortar o pescoço de um cão, criatura tão vil aos olhos da lei que, ao contrário do jumento, seu preço nunca podia ser levado ao tesouro, Deuteronômio 23:18.
Quem oferece uma oblação, oferta de cereais ou libação, age como se pudesse fazer expiação com sangue de porco, animal que não devia ser comido nem tocado, e cujo caldo era abominável (Isaías 65:4), quanto mais seu sangue.
Quem queima incenso a Deus e, assim, despreza o incenso da intercessão de Cristo age como se abençoasse um ídolo. É afronta tão grande a Deus quanto prestar devoção a um falso deus. Hipocrisia e profanação são tão provocadoras quanto idolatria.
- Qual era a maldade deles que tornava seus sacrifícios tão detestáveis. Haviam escolhido os próprios caminhos, os caminhos de seus corações perversos; não apenas as mãos praticavam as abominações, mas a alma deles se deleitava nelas.
Eram viciosos e imorais em sua conduta. Preferiam o caminho do pecado ao caminho dos mandamentos de Deus e tinham prazer no que o provocava. Isso tornava os sacrifícios tão ofensivos a Deus, Isaías 1:11-15.
Os que pretendem honrar a Deus professando religião, mas levam uma vida perversa, afrontam-no, como se ele fosse patrono do pecado. E a maldade deles era ainda pior porque persistiam nela, apesar dos frequentes chamados ao arrependimento e à reforma.
Faziam ouvidos moucos a todas as advertências da justiça divina e a todas as ofertas da graça divina: quando chamei, ninguém respondeu, como antes, Isaías 65:12. E aqui se repete o que foi dito ali: fizeram o mal diante dos meus olhos.
Como eram surdos ao que Deus dizia, não se importavam com o que ele via e escolhiam aquilo de que sabiam que ele não se agradava. Como poderiam esperar agradá-lo em suas devoções, se não cuidavam de agradá-lo em sua conduta e, pelo contrário, pretendiam provocá-lo?
- A sentença pronunciada contra eles por isso. Escolheram os próprios caminhos; por isso, diz Deus: “Eu também escolherei os enganos deles.” Como explica o senhor Gataker, eles fizeram sua escolha, e agora Deus fará a dele. Agiram comigo como bem quiseram, e agora agirei com eles como eu quiser.
“Escolherei as ilusões”, ou zombarias, dizem alguns. Como zombaram de Deus e o desonraram com sua maldade, Deus os entregará aos inimigos, para serem pisoteados e insultados por eles.
Ou serão enganados pelas falsas seguranças com que enganaram a si mesmos. Deus fará do pecado deles o castigo: serão açoitados com a própria vara e levados à ruína pelas próprias ilusões.
Deus fará cair sobre eles aquilo que temem: trará sobre eles grande terror, ou o que temiam e pensavam evitar por meio de artifícios pecaminosos. Para tornar alguém miserável, basta que um coração incrédulo e uma consciência não purificada nem apaziguada sejam tomados por seus próprios temores.
Versículos 5 a 14
Ânimo aos Perseguidos; a Ampliação da Igreja. (a.C. 706.)
Depois de anunciar os juízos de Deus contra uma nação hipócrita, que zombava da palavra de Deus e não quis lhe responder quando ele a chamou, o profeta dirige-se aos que tremiam diante de sua palavra, para confortá-los e animá-los. Eles não serão incluídos nos juízos que cairão sobre sua nação incrédula.
Os ministros devem fazer essa distinção para que, quando falarem terror aos perversos, não entristeçam os corações dos justos. Bone Christiane, hoc nihil ad te — “Bom cristão, isto não diz respeito a você.” O profeta, tendo assegurado aos que tremem diante da palavra de Deus que ele os olharia com favor (v. 2), agora lhes traz uma mensagem graciosa da parte de Deus.
A palavra de Deus tem confortos reservados para os que, pela verdadeira humilhação por causa do pecado, estão preparados para recebê-los. Alguns (v. 4), quando Deus falou, não quiseram ouvir; mas, se alguns não quiserem, outros ouvirão. Se o coração treme diante da palavra, o ouvido se abrirá para ela. Ora, o que lhes é dito aqui?
I. Que saibam que Deus defenderá sua causa justa, mas lesada, contra seus perseguidores (v. 5): “Vossos irmãos que vos odiaram disseram: ‘Seja o Senhor glorificado.’ Mas ele aparecerá para vossa alegria.”
Talvez isso se refira à situação de alguns judeus quando voltaram do cativeiro; nada semelhante, porém, aparece na história. Portanto, deve antes ser referido aos primeiros pregadores e professantes do evangelho entre os judeus, aos quais se aplica muito bem. Observe: 1. Como os servos fiéis de Deus foram perseguidos: seus irmãos os odiaram.
Os apóstolos eram judeus de nascimento; ainda assim, até nas cidades gentias, os judeus que encontravam eram seus inimigos mais ferrenhos e implacáveis e incitavam os gentios contra eles. A esposa queixa-se (Cantares de Salomão 1:6) de que os filhos de sua mãe se iraram contra ela.
Pilatos repreendeu nosso Senhor Jesus com isto: “A tua própria nação te entregou a mim”, João 18:35. Os irmãos deles, que deveriam amá-los e animá-los por causa de seu trabalho, odiavam-nos e os expulsavam das sinagogas, excomungando-os como se fossem as maiores manchas de sua igreja e nação, quando na realidade eram suas maiores bênçãos.
Isso era fruto da antiga inimizade da descendência da serpente contra a descendência da mulher. Os que odiavam Cristo odiavam seus discípulos, pois estes sustentavam seu reino e seu interesse (João 15:18). Expulsavam-nos por causa do nome dele: eram chamados por seu nome, invocavam seu nome e se dedicavam a promovê-lo.
Repare: não é novidade que as censuras da igreja sejam mal aplicadas e que sua artilharia, destinada a defendê-la, seja voltada contra seus melhores amigos pela traição de seus governantes.
Os que agiam assim diziam: “Seja o Senhor glorificado.” Alegavam consciência e zelo pela honra de Deus e da igreja e agiam com todas as formalidades da devoção. Nosso Salvador explica isso e parece referir-se a tal coisa, João 16:2: Expulsarão vocês de suas sinagogas, e quem os matar pensará que presta serviço a Deus.
In nomine Domini incipit omne malum — “Em nome do Senhor começa todo tipo de mal.” Ou podemos entender que falavam em desafio a Deus: “Vocês dizem que Deus será glorificado em sua libertação; que seja glorificado então; que se apresse e apresse sua obra (Isaías 5:19); que o livre, visto que se deleitou nele.”
Alguns consideram que essa era a fala dos judeus ímpios no cativeiro, que zombavam dos irmãos que esperavam a libertação e ridicularizavam as expectativas com que muitas vezes se confortavam: Deus logo seria glorificado por libertá-los. Assim, faziam o que podiam para envergonhar o conselho dos pobres, Salmos 14:6.
- Como foram animados em meio a essas perseguições: “Que sua fé e paciência resistam mais um pouco. Seus inimigos os odeiam e oprimem; seus irmãos os odeiam e expulsam. Mas o Pai de vocês, no céu, os ama e aparecerá em favor de vocês, quando ninguém mais o fizer ou ousar fazê-lo.”
“Sua providência ordenará as coisas de modo que sejam para conforto de vocês; aparecerá para sua alegria e para confusão dos que os maltratam e pisoteiam; terão vergonha de sua inimizade contra vocês.”
Isso se cumpriu quando, ao surgirem os sinais da ruína próxima de Jerusalém, os judeus desfaleceram de medo, enquanto os discípulos de Cristo, que eles haviam odiado e perseguido, ergueram a cabeça com alegria, sabendo que sua redenção se aproximava, Lucas 21:26, 28. Mesmo que Deus pareça esconder-se, no devido tempo se mostrará.
II. Que saibam que as manifestações de Deus em seu favor causarão grande alvoroço no mundo (v. 6): Haverá uma voz de tumulto da cidade, do templo. Alguns entendem que é a voz alegre e triunfante dos amigos da igreja; outros, a voz aterrorizada e lamentosa de seus inimigos, surpreendidos na cidade e fugindo em vão para o templo em busca de abrigo.
Essas vozes apenas ecoam a voz do Senhor, que agora dá uma recompensa a seus inimigos. Os que não quiserem ouvi-lo anunciar esse terror ouvirão o eco dos alarmes em gritos dolorosos.
Podemos imaginar o tumulto na cidade e no templo quando Jerusalém, após longo cerco, foi finalmente tomada pelos romanos. Alguns consideram que a profecia se cumpriu nos prodígios que precederam a destruição de Jerusalém, relatados por Josefo em sua History of the Wars of the Jews (4.388 e 6.311).
As portas do templo se abriram de repente, por si mesmas; os sacerdotes ouviram um ruído de movimento ou deslocamento no lugar santíssimo e imediatamente uma voz que dizia: “Vamos embora daqui.”
Algum tempo depois, um certo Jesus Bar-Annas percorreu a cidade durante a Festa dos Tabernáculos, clamando continuamente: “Uma voz do Oriente, uma voz do Ocidente, uma voz dos quatro ventos; uma voz contra Jerusalém e o templo, uma voz contra todo este povo.”
III. Que saibam que Deus estabelecerá para si uma igreja no mundo, que em pouco tempo será abundantemente povoada (v. 7): “Antes de entrar em trabalho de parto, ela deu à luz.” No tipo, isso se aplica à libertação dos judeus do cativeiro na Babilônia, realizada muito fácil e silenciosamente, sem qualquer sofrimento nem luta como na saída do Egito.
Aquela foi feita pela força e pelo poder (Deuteronômio 4:34); esta, porém, pelo Espírito do Senhor dos Exércitos, Zacarias 4:6. O menino da libertação causa alegria e, contudo, a mãe nunca entrou em trabalho de parto por ele; “antes que viesse seu sofrimento, deu à luz”.
Isso é inteiramente surpreendente, incomum e sem precedentes, salvo pela história que as parteiras egípcias contaram das mulheres hebreias (Êxodo 1:19): eram vigorosas e davam à luz antes que as parteiras chegassem a elas.
Mas a terra seria levada a produzir seus frutos num só dia? Não: é trabalho de algumas semanas na primavera para renovar a superfície da terra e cobri-la com seus produtos. Alguns leem isso no mesmo sentido da seguinte: “Poderia uma terra nascer num só dia, ou uma nação ser gerada de uma vez?”
Pode-se imaginar que uma mulher, num só parto, tenha filhos suficientes para povoar um país e que eles cresçam num instante até a maturidade? Não. Algo semelhante ocorreu na criação, mas Deus desde então descansou de todas essas obras e deixa que as causas secundárias produzam seus efeitos gradualmente.
Nihil facit per saltum — “Ele nada faz abruptamente.” Ainda assim, neste caso, assim que Sião entrou em trabalho de parto, deu à luz.
Assim que Ciro publicou seu decreto, os cativos foram formados num corpo e ficaram prontos para voltar à sua terra pelo caminho mais rápido. A razão é dada no v. 9: é obra do Senhor; aquele cuja obra é perfeita se compromete com ela.
Se ele leva ao parto ao preparar seu povo para a libertação, também o fará dar à luz ao realizar essa libertação. Quando tudo estiver maduro e pronto para sua soltura e se completar o número de seus meses, de modo que as crianças estejam prestes a nascer, “não darei então força para dar à luz, mas deixarei mãe e criancinha perecerem juntas na situação mais miserável?”
Como isso seria compatível com a compaixão divina? “Começarei uma obra e não a levarei até o fim?” Como isso seria compatível com o poder e a perfeição divinos? “Sou eu aquele que faz dar à luz”, assim se pode ler a cláusula seguinte, “e a impedirei?”
Deus faz a humanidade e todas as espécies de criaturas vivas se multiplicarem e encherem a terra. Impediria Sião? Não a tornaria fecunda, com descendência bendita que povoasse a igreja?
Ou: “Sou eu aquele que gerou, e impediria de dar à luz?” Deus gerou a libertação em seu propósito e promessa; não a faria nascer ao cumprir e realizar o que prometeu?
Isso, porém, era figura do estabelecimento da igreja cristã no mundo e do povoamento daquela família que receberia o nome de Jesus Cristo. Quando o Espírito foi derramado e o evangelho saiu de Sião, multidões se converteram em pouco tempo e com pouco trabalho, em comparação com o vasto resultado.
Os apóstolos, mesmo antes de entrar em trabalho de parto, deram à luz; os filhos nascidos para Cristo eram tão numerosos e surgiram tão depressa e facilmente que pareciam mais o orvalho do ventre da manhã do que o filho do ventre da mãe, Salmos 110:3.
O sucesso do evangelho foi espantoso. Sua luz, como a manhã, espalhou-se de modo extraordinário até alcançar os confins da terra. Cidades e nações nasceram de uma só vez para Cristo. No mesmo dia em que o Espírito foi derramado, três mil almas foram acrescentadas à igreja.
Quando essa obra gloriosa começou, prosseguiu de forma maravilhosa, além do que se podia imaginar; tão poderosamente cresceu a palavra de Deus e prevaleceu. Aquele que levou ao parto no convencimento do pecado fez dar à luz numa conversão completa a Deus.
IV. Que saibam que suas tristezas atuais logo se transformarão em abundantes alegrias (v. 10, 11). Observe: 1. Como são descritos os amigos da igreja: amam-na e choram com ela e por ela.
Repare: todos os que amam a Deus amam Jerusalém; amam a igreja de Deus e têm seu interesse muito perto do coração. Admiram sua beleza, têm prazer na comunhão com ela e abraçam de coração sua causa.
Os que têm afeição sincera pela igreja têm cordial compaixão para com ela em todas as preocupações e tristezas de sua condição militante. Choram por ela: todos os agravos dela são suas dores; se Jerusalém está em angústia, suas harpas estão penduradas nos salgueiros.
- Como são animados: “Alegrai-vos com ela”, e de novo e de novo digo: alegrem-se. Isso indica que Jerusalém terá motivo para se alegrar. Seus dias de luto chegarão ao fim e ela será confortada segundo o tempo em que foi afligida.
É da vontade de Deus que todos os amigos dela participem de sua alegria, pois compartilharão as bênçãos que serão motivo dessa alegria. Se sofrermos com Cristo e nos entristecermos com sua igreja, reinaremos com ele e nos alegraremos com ela.
Aqui somos chamados: (1.) A participar dos louvores da igreja: “Venham, alegrem-se com ela, alegrem-se de alegria com ela, alegrem-se muito, alegrem-se e saibam por que se alegram, alegrem-se nos dias designados para ação de graças pública. Vocês que choraram por ela em suas tristezas não podem, pelo mesmo princípio, deixar de se alegrar com ela em suas alegrias.”
(2.) A participar dos confortos da igreja. Devemos mamar e nos saciar com os seios de sua consolação. A palavra de Deus, a aliança da graça, especialmente as promessas dessa aliança, as ordenanças de Deus e todas as oportunidades de nos aplicarmos a ele e termos comunhão com ele são os seios que a igreja chama e considera os seios de suas consolações.
Ali seus confortos estão guardados, e dali são extraídos pela fé e pela oração. Com a igreja, devemos mamar desses seios, aplicando a nós as promessas de Deus e participando diligentemente de suas ordenanças.
Devemos nos satisfazer com as consolações que daí são extraídas, sem nos descontentar, embora tenhamos pouquíssimos confortos terrenos. A glória da igreja é ter o Senhor por seu Deus, ter a adoção e o serviço de Deus; devemos nos deleitar na abundância dessa glória.
Devemos ter mais prazer em nossa relação com Deus e na comunhão com ele do que em todos os prazeres dos filhos e filhas dos homens. Tudo o que é a glória da igreja deve ser nossa glória e alegria, sobretudo sua pureza, unidade e crescimento.
V. Que saibam que aquele que os chama a se alegrar lhes dará motivo e corações para isso (vv. 12-14).
- Dará motivo para isso. Pois: (1.) Desfrutarão de longo período de prosperidade ininterrupta: estenderei, ou estou estendendo, a paz a ela, isto é, todo bem a ela, como um rio, que corre num fluxo constante, sempre crescendo até ser absorvido pelo oceano.
Onde quer que o evangelho seja recebido em seu poder, traz consigo uma paz assim, que seguirá como um rio, provendo tudo de bom às almas e tornando-as frutíferas, como um rio faz com as terras por onde passa.
Será um rio de paz que as fontes dos confortos do mundo não conseguem produzir, nem as barragens das tribulações do mundo deter ou fazer retroceder, nem sua areia pode entulhar: um rio de paz que nos levará ao oceano da bem-aventurança ilimitada e eterna.
(2.) Haverá grandes e vantajosos acréscimos a eles: A glória dos gentios virá a eles como correnteza. Os gentios convertidos afluirão à igreja e aumentarão o rio de sua paz e prosperidade, pois trarão sua glória consigo.
Sua riqueza, honra, poder e influência serão dedicados ao serviço de Deus e empregados para o bem da igreja. “Então mamarão nos seios de suas consolações. Ao verem tamanha aglomeração para participar desses confortos, vocês serão tanto mais cuidadosos e tanto mais vigorosos para assegurar sua parte.”
“Não por medo de terem menos por outros virem participar de Cristo”, não há perigo disso, ele tem bastante para todos e bastante para cada um, “mas o zelo deles os provocará a um santo zelo.” É bom quando isso acontece, Romanos 11:14; 2 Coríntios 9:2.
(3.) Deus será glorificado em tudo, e isso deve ser motivo de nossa alegria acima de todas as coisas (v. 14): “A mão do Senhor será conhecida para com seus servos”, a mão protetora e sustentadora de seu poder onipotente, a mão provedora e enriquecedora de sua bondade inesgotável.
O benefício que seus servos recebem de ambas será conhecido tanto para glória dele quanto para a deles. Para tornar isso mais evidente, ao mesmo tempo tornará conhecida sua indignação contra seus inimigos. Tanto a misericórdia quanto a justiça de Deus serão manifestadas e engrandecidas para sempre.
- Deus não apenas lhes dará motivo para se alegrarem, mas lhes falará conforto, falará a seus corações; só ele pode fazer isso e fazê-lo se fixar ali. Veja o que fará para o conforto de todos os filhos de Sião.
(1.) A pátria será para eles uma ama terna: Vocês serão levados sobre os lados dela, debaixo dos braços dela, como criancinhas, e serão balançados sobre os joelhos dela, como os queridos, especialmente quando estão cansados e de mau humor e precisam ser postos para dormir.
Os que se unem à igreja devem ser tratados com esse afeto. O grande Pastor reúne os cordeiros nos braços e os leva no peito; os pastores subordinados também devem fazer isso para que não sejam desanimados. Os prosélitos devem ser favoritos.
(2.) O próprio Deus será seu poderoso confortador: como alguém a quem sua mãe conforta, quando está doente ou dolorido, ou por qualquer motivo em tristeza, assim eu confortarei vocês.
Deus usará não só os argumentos racionais de um pai prudente, mas também as ternas afeições e compaixões de uma mãe afetuosa, que lamenta pelo filho aflito quando caiu e se machucou, para aquietá-lo e tranquilizá-lo.
Ou procura pacificá-lo depois de altercar com ele e se desentender com ele, Jeremias 31:20: Desde que falei contra ele, minhas entranhas estão perturbadas por ele; é um filho querido, é uma criança agradável.
Assim a mãe conforta. Assim vocês serão confortados em Jerusalém: pelos favores concedidos à igreja, dos quais participarão, e pelas ações de graças oferecidas por ela, às quais se unirão.
(3.) Sentirão os benditos efeitos desse conforto na própria alma (v. 14): quando virem isso, a que estado feliz a igreja foi restaurada, não apenas suas línguas e seus semblantes, mas seus corações se alegrarão.
Isso se cumpriu na profunda satisfação que os discípulos de Cristo tiveram com o êxito de seu ministério. Pensando nisso, Cristo lhes diz: “Vosso coração se alegrará, e vossa alegria ninguém vos tira”, João 16:22.
Então seus ossos, que estavam secos e murchos, com sua medula inteiramente esgotada, recuperarão força e vigor juvenis e florescerão como uma erva. Os confortos divinos alcançam o ser interior; são medula e umidade para os ossos, Provérbios 3:8.
Os ossos são a força do corpo; esses confortos farão com que floresçam. A alegria do Senhor será sua força, Neemias 8:10.
Juízo Divino; Juízo e Misericórdia; a Ampliação da Igreja. (a.C. 706.)
Versículos 15 a 24
Estes versículos, como a coluna de nuvem e fogo, têm um lado sombrio para os inimigos do reino de Deus e os rebeldes contra sua coroa, e um lado luminoso para seus súditos fiéis e leais.
Provavelmente se refiram aos judeus cativos na Babilônia: diz-se que alguns foram enviados para lá para seu próprio prejuízo, e Deus aqui ameaça prosseguir em sua contenda com eles, pois odiavam ser reformados e, por isso, seriam arruinados pela calamidade (Jeremias 24:9).
Outros foram enviados para o próprio bem e teriam a tribulação santificada para eles, atravessariam-na bem no tempo devido e ainda veriam muitos dias felizes.
Muitas expressões aqui se aplicam àquela gloriosa dispensação; mas, sem dúvida, a profecia olha adiante, para o juízo pelo qual Cristo veio uma vez e voltará a este mundo, e para a distinção que sua palavra, em ambas as vindas, estabelece entre o precioso e o vil.
I. Cristo aparecerá para a confusão e o terror de todos os que persistem em se opor a ele. Às vezes, aparecerá em juízos temporais. Os judeus que persistiram na incredulidade foram eliminados pelo fogo e pela espada dele.
A ruína foi muito extensa; então o Senhor contendeu com toda carne; e, como foram eliminados por sua espada, são chamados de abatidos dele, sacrificados à sua justiça, e serão muitos.
No grande dia, a cólera de Deus será seu fogo e sua espada, com os quais eliminará e consumirá todos os impenitentes; e sua palavra, quando alcança a consciência dos pecadores, arde como fogo e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes. Os idólatras serão especialmente confrontados no dia da cólera, v. 17.
Talvez alguns dos que voltaram da Babilônia mantivessem as práticas de idolatria e superstição aqui mencionadas: tinham ídolos em seus jardins, sem ousar erguê-los publicamente nos lugares altos.
Ali se purificavam, como os adoradores do Deus verdadeiro costumavam fazer, quando se ocupavam de seus ritos idólatras, um após o outro ou, como lemos, atrás de uma árvore no meio, atrás de Ahad ou Ehad, algum ídolo adorado por esse nome. Em honra dele comiam carne de porco, expressamente proibida pela lei de Deus, e outras abominações, como o rato ou algum animal semelhante.
Mas a profecia pode se referir a todos os juízos que a cólera de Deus, segundo a palavra de Deus, trará sobre os pecadores provocadores, que vivem em desprezo a Deus e se entregam ao mundo e à carne: “Juntamente serão consumidos”. Da felicidade do céu são expressamente excluídos todos os idólatras e todo aquele que pratica abominação (Apocalipse 21:27; 22:15).
No dia da vingança, a maldade secreta será revelada e cobrada, pois (v. 18): “Conheço as suas obras e os seus pensamentos”. Deus conhece tanto o que as pessoas fazem como o princípio e o desígnio com que o fazem; por isso é apto a julgar o mundo, pois pode julgar os segredos dos seres humanos (Romanos 2:16).
II. Ele aparecerá para o conforto e a alegria de todos os que lhe são fiéis, estabelecendo neste mundo seu reino, o reino da graça, penhor e primícias do reino da glória. Chegará o tempo em que reunirá a si todas as nações e línguas, para que venham e vejam sua glória, resplandecente no rosto de Jesus Cristo (v. 18).
Isso se cumpriu quando todas as nações deveriam ser discipuladas e o dom de línguas foi concedido para esse fim.
Até então, a igreja estivera confinada a uma só nação, e somente numa língua Deus era adorado; mas, nos dias do Messias, o muro de separação seria derrubado, e os que eram estranhos a Deus seriam levados a conhecê-lo e veriam sua glória no evangelho, como os judeus a tinham visto no santuário. A esse respeito, promete-se aqui:
- Que alguns da nação judaica seriam, pela graça de Deus, distinguidos dos demais e marcados para a salvação: Não somente levantarei entre eles uma bandeira de ajuntamento, à qual os gentios recorrerão (como se promete em Isaías 11:12), mas haverá entre eles pessoas sobre as quais porei um sinal distintivo, pois esse é o sentido da palavra.
Embora sejam uma nação corrupta e degenerada, Deus separará um remanescente, dedicado a ele e empregado para ele; será posto um sinal sobre esse povo, e Deus o reconhecerá com certeza (Ezequiel 9:4). Os servos de Deus serão selados na testa (Apocalipse 7:3). O Senhor conhece os que são seus. As ovelhas de Cristo estão marcadas.
- Que os que, pela graça de Deus, forem assim distinguidos receberão a missão de convidar outros a vir e desfrutar dessa graça. Os que escaparem do poder dos preconceitos que mantêm a maioria daquela nação na incredulidade serão enviados às nações para levar o evangelho entre elas e pregá-lo a toda criatura.
Repare: Os que escaparam da cólera vindoura devem fazer tudo o que puderem para também arrancar outros como tições do fogo.
Deus escolhe para suas missões pessoas capazes de transmitir a mensagem com sentimento e experiência, avisando os outros do perigo do pecado como quem escapou dele por pouco.
(1.) Serão enviados às nações, várias das quais são aqui nomeadas: Társis, Pul, Lud, etc. Não se sabe ao certo, e os intérpretes não concordam, que países são esses. Társis geralmente significa o mar, embora alguns a identifiquem com Tarso, na Cilícia. Pul é às vezes mencionado como o nome de um dos reis da Assíria; talvez alguma região daquele país também tivesse esse nome.
Supõe-se que Lud seja a Lídia, nação guerreira famosa por seus arqueiros; diz-se que os lídios “manejam e retesam o arco” (Jeremias 46:9).
Alguns pensam que Tubal seja a Itália ou a Espanha; a maioria concorda que Javã seja a Grécia, os jônios; e provavelmente as ilhas dos gentios, povoadas pelos descendentes de Jafé (Gênesis 10:5), sejam aqui as “ilhas distantes, que não ouviram o meu nome nem viram a minha glória”. Durante muitas eras, Deus era conhecido somente em Judá e somente ali seu nome era grande.
Outros países estavam sentados nas trevas, não ouviram o som jubiloso nem viram a luz jubilosa. Essa condição deplorável parece ser mencionada aqui com compaixão, pois é triste que algum ser humano esteja tão distante de seu Criador a ponto de não ouvir seu nome nem ver sua glória.
Em consideração a isso, (2.) Os enviados às nações cumprirão a missão de Deus, declarando sua glória entre os gentios. Os judeus dispersos entre as nações declararão a glória da providência de Deus acerca de sua nação ao longo de todo o tempo; assim, muitos serão convidados a se unir a eles, bem como pelas manifestações da glória de Deus entre eles em suas ordenanças.
Algumas pessoas de todas as línguas das nações agarrarão a orla da veste daquele que é judeu, pedindo-lhe que repare nelas, as acolha em sua companhia e espere um pouco até que estejam prontas: “pois iremos com vocês, tendo ouvido que Deus está com vocês” (Zacarias 8:23).
Assim, a glória de Deus foi declarada em parte entre os gentios; mas com mais clareza e plenitude, foi declarada pelos apóstolos e primeiros pregadores do evangelho, enviados a todo o mundo, até às ilhas distantes, para publicar o glorioso evangelho do Deus bendito. “Saíram e pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor” (Marcos 16:20).
- Que assim muitos serão convertidos (v. 20).
(1.) “Trarão todos os vossos irmãos”, pois os prosélitos devem ser reconhecidos e acolhidos como irmãos, “por oferta ao Senhor”. A glória de Deus não lhes será declarada em vão: serão tanto convidados como orientados a se unir ao Senhor.
Os enviados terão tanto êxito em sua negociação que haverá em Jerusalém uma afluência tão grande quanto a das festas solenes, quando todos os homens de todas as partes do país deviam comparecer, sem aparecer de mãos vazias. Observe:
[1.] As comodidades com que serão providos para vir: Alguns virão a cavalo, porque vêm de longe e a viagem seria longa demais a pé, como os judeus costumavam ir às festas. Pessoas de posição virão em carros; os idosos, enfermiços e criancinhas serão trazidos em liteiras ou carroças cobertas; e os jovens, em mulas e animais velozes. Isso indica seu zelo e prontidão para vir.
Não pouparão esforço nem despesa para chegar a Jerusalém. Os que não puderem cavalgar virão em liteiras; e, com tanta pressa e impaciência diante da demora, os que puderem cavalgar montarão mulas e animais velozes.
Essas expressões são figuradas, e os diversos meios de transporte são acumulados para indicar, diz o erudito Sr. Gataker, a abundância de todos os auxílios graciosos necessários para trazer os eleitos de Deus para casa, a Cristo. Todos serão bem-vindos, e nada faltará para seu auxílio e ânimo.
[2.] A condição em que serão trazidos: Virão não como antes a Jerusalém, para serem ofertantes, mas para serem eles mesmos uma oferta ao Senhor; isso deve ser entendido espiritualmente, como apresentação a Deus de sacrifícios vivos (Romanos 12:1).
O apóstolo explica isso, e talvez faça alusão à passagem, em Romanos 15:16, quando fala de seu ministério do evangelho aos gentios, para que a oferta, ou o sacrifício, dos gentios fosse aceitável.
Eles se oferecerão, e aqueles que forem instrumentos de sua conversão os oferecerão como despojos conquistados para Cristo e dedicados ao seu serviço e honra. Serão trazidos como os filhos de Israel trazem uma oferta num vaso limpo, com todo o cuidado para que sejam santos, purificados do pecado e santificados para Deus.
Sobre os gentios convertidos, diz-se que o coração deles foi purificado pela fé (Atos 15:9).
Tudo o que era oferecido a Deus era trazido num vaso limpo, separado para usos religiosos. Deus será servido e honrado do modo que designou, nas ordenanças de sua própria instituição, os veículos apropriados para essas ofertas espirituais.
Quando a alma é oferecida a Deus, o corpo deve ser um vaso limpo para ela, possuído em santificação e honra, e não nas paixões da impureza (1 Tessalonicenses 4:4, 5); os convertidos a Cristo não são apenas purificados da má consciência, mas também têm o corpo lavado com água pura (Hebreus 10:22). Agora:
(2.) Isso pode se referir:
[1.] Aos judeus devotos e prosélitos de todas as nações debaixo do céu que se reuniram em Jerusalém, esperando o aparecimento do reino do Messias (Atos 2:5, 6, 10). Vieram de todas as partes ao santo monte de Jerusalém como oferta ao Senhor, e ali muitos passaram a crer em Cristo pelo dom de línguas derramado sobre os apóstolos.
Parece-me haver certa correspondência entre essa história e a profecia. Algum tempo depois, o eunuco veio adorar em Jerusalém na sua carruagem e levou para casa o conhecimento de Cristo e de sua santa religião.
[2.] Aos gentios, alguns de todas as nações que seriam convertidos a Cristo e acrescentados à sua igreja, algo muitas vezes representado na profecia por um deslocamento físico, embora seja um ingresso espiritual.
O apóstolo diz que todos os cristãos verdadeiros chegaram ao monte Sião e à Jerusalém celestial (Hebreus 12:22), explicando esta passagem e mostrando que toda essa pompa significa apenas que, pela graça de Deus e com o uso dos meios dessa graça, serão conduzidos à igreja com tanto cuidado, segurança e conforto como se fossem levados em carros e liteiras.
Assim, Deus persuadirá Jafé, e ele habitará nas tendas de Sem (Gênesis 9:27).
- Que será estabelecido na igreja um ministério evangélico, estando ela assim ampliada pela inclusão de tal multidão de membros (v. 21): “Tomarei deles”, isto é, dos prosélitos e gentios convertidos, “para sacerdotes e para levitas”, a fim de ministrarem nas coisas santas e presidirem às reuniões religiosas, algo muito necessário à doutrina, ao culto e à disciplina.
Até então, os sacerdotes e levitas eram todos escolhidos entre os judeus e pertenciam a uma só tribo; mas, nos tempos do evangelho, Deus tomará dentre os gentios convertidos para ministrar a ele nas coisas santas, ensinar o povo, abençoá-lo em nome do Senhor e ser despenseiros dos mistérios de Deus, como eram os sacerdotes e levitas sob a lei.
Serão pastores e mestres (ou bispos), dedicados à palavra e à oração; haverá diáconos para servir às mesas e, como os levitas, cuidar dos serviços externos da casa de Deus (Filipenses 1:1; Atos 6:2-4).
Os apóstolos eram todos judeus, assim como os setenta discípulos; o grande apóstolo dos gentios era ele próprio hebreu de hebreus. Mas, quando igrejas foram fundadas entre os gentios, estabeleceram-se ministros dentre eles mesmos, presbíteros em cada igreja (Atos 14:23; Tito 1:5).
Isso fez o ministério se espalhar com mais facilidade e familiaridade e, se não mais reverenciado, pelo menos mais bem recebido. Podia-se esperar que a graça do evangelho curasse as corrupções que impediam um profeta de ser honrado em sua própria terra.
Deus diz: “Tomarei”, não todos eles, embora, num sentido espiritual, todos sejam feitos reis e sacerdotes para o nosso Deus, mas dentre eles, alguns deles. Cabe a Deus, desde o princípio, escolher ministros, capacitando-os e inclinando-os ao serviço, bem como constituindo-os ministros ao lhes dar sua comissão.
Eu os tomarei, isto é, os admitirei, embora gentios, e aceitarei tanto eles como suas ministrações. É grande honra e vantagem para a igreja gentílica, assim como foi para a igreja judaica Deus levantar filhos deles como profetas e seus jovens como nazireus (Amós 2:11).
- Que a igreja e o ministério, assim estabelecidos, continuarão e serão mantidos em sucessão de uma geração a outra (v. 22). A mudança promovida pelo estabelecimento do reino do Messias é descrita assim:
(1.) Será uma mudança universal e muito grande: um mundo novo, os novos céus e a nova terra prometidos anteriormente (Isaías 65:17). “As coisas velhas passaram; eis que todas as coisas se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
A antiga aliança de exclusividade foi deixada de lado e estabeleceu-se uma nova aliança, uma aliança de graça (Hebreus 8:13).
Agora devemos “servir em novidade de espírito, e não na velhice da letra” (Romanos 7:6).
São dados novos mandamentos relativos tanto ao céu como à terra e novas promessas relativas a ambos; ambos juntos formam um Novo Testamento. De modo que são novos céus e uma nova terra que Deus criará, e estes são uma preparação para os novos céus e nova terra destinados ao fim dos tempos (2 Pedro 3:13). (2.) A mudança será obra do próprio Deus: ele criará os novos céus e a nova terra.
A mudança foi feita por aquele que tinha autoridade para fazer novas ordenanças, bem como poder para fazer novos mundos.
(3.) Será uma mudança permanente e duradoura, uma mudança que nunca será mudada: um mundo sempre novo, que nunca envelhecerá como aquilo que está prestes a desaparecer. Permanecerá diante de mim, imutável, pois a dispensação do evangelho continuará até o fim dos tempos e não será sucedida por outra.
O reino de Cristo é um reino que não pode ser removido; suas leis e privilégios são coisas que não podem ser abaladas, mas permanecerão para sempre (Hebreus 12:27, 28).
Permanecerá porque está diante de Deus, sob seu olhar, zelo e proteção especial. (4.) Será mantida por uma descendência que servirá a Cristo: “A vossa descendência” e, nela, “o vosso nome permanecerá”.
Será uma descendência de ministros, uma descendência de cristãos: quando uma geração de ambos passar, outra virá; assim, o nome de Cristo e o dos cristãos permanecerão na terra enquanto ela existir, e o trono de Cristo permanecerá como os dias do céu. As portas do inferno, embora lutem contra a igreja, não prevalecerão nem esgotarão os santos do Altíssimo.
- Que todos os que são assim trazidos como oferta ao Senhor se aplicarão cuidadosa e constantemente ao culto público de Deus nas reuniões religiosas (v. 23).
Isso é descrito em expressões próprias da dispensação do Antigo Testamento, para mostrar que, embora a lei cerimonial fosse abolida e o serviço do templo chegasse ao fim, Deus continuaria a ser adorado com a mesma regularidade, constância e aceitação.
Antes, somente os judeus subiam para comparecer diante de Deus; eram obrigados a fazê-lo apenas três vezes por ano, e somente os homens.
Agora, porém, toda carne, tanto gentios como judeus, tanto mulheres como homens, virá adorar diante de Deus, em sua presença, embora não no templo de Jerusalém, mas em reuniões religiosas espalhadas pelo mundo inteiro, que serão para eles como a tenda da congregação era para os judeus.
Nessas reuniões, Deus registrará seu nome; ainda que apenas dois ou três se reúnam, estará entre eles, se encontrará com eles e os abençoará. E desfrutarão dessas santas convocações com frequência, em toda lua nova e em todo sábado, e não, como anteriormente, somente nas três festas anuais. Não é necessário um único lugar fixo, como era o templo.
Cristo é nosso templo, no qual todos os crentes se encontram pela fé; e, agora que a igreja se estendeu tanto, é impossível que todos se reúnam num só lugar.
Convém, porém, que haja um tempo designado, para que o culto seja realizado com regularidade e frequência, dando assim um sinal da comunhão espiritual que todas as reuniões cristãs têm entre si pela fé, esperança e santo amor.
Mencionam-se as luas novas e os sábados porque, sob a lei, embora as festas anuais fossem celebradas em Jerusalém, as luas novas e os sábados eram observados religiosamente por todo o país, primeiro nas escolas dos profetas e depois nas sinagogas (2 Reis 4:23; Amós 8:5; Atos 15:21), segundo o modelo do qual parecem ter sido formadas as reuniões cristãs.
Onde o Dia do Senhor é santificado semanalmente, e a Ceia do Senhor celebrada mensalmente, com a devida participação em ambos, cumpre-se essa promessa; ali são observadas as luas novas e os sábados cristãos.
Veja aqui: (1.) Que Deus deve ser adorado em reuniões solenes, e é dever de todos, conforme tenham oportunidade, aplicar-se ao culto de Deus nessas reuniões: toda carne deve vir; embora sejam carne, fraca, corrupta e pecadora, que venham para que a carne seja mortificada. (2.) Ao adorar a Deus, apresentamo-nos diante dele e estamos especialmente em sua presença.
(3.) Para isso, devem existir, e existem, tempos determinados; devemos reconhecer que observá-los constantemente e com consciência é tanto de nosso interesse como de nosso dever.
- Que sua percepção agradecida do favor distintivo de Deus deve aumentar muito pela consideração da terrível condenação e destruição dos que persistem e perecem em sua incredulidade e impiedade (v. 24). Os que adoraram o Senhor dos Exércitos e se alegraram diante dele na bondade de sua casa contemplarão a miséria dos perversos, para sentirem ainda mais a própria felicidade. Observe:
(1.) Quem são aqueles cuja miséria é descrita. São pessoas que transgrediram contra Deus: não apenas violaram suas leis, mas romperam a aliança com ele e pensaram que podiam contender com ele. A passagem pode se referir especialmente aos judeus incrédulos que rejeitaram o evangelho de Cristo.
(2.) Qual é a miséria deles. É representada pelo espetáculo aterrador de um campo de batalha coberto pelos cadáveres dos abatidos, apodrecendo sobre a terra, cheios de vermes que rastejam e se alimentam deles.
Se alguém tentar queimá-los, estarão tão espalhados, e será tão repugnante reuni-los, que o trabalho não terá fim e o fogo nunca se apagará; serão uma abominação para toda carne, e ninguém desejará aproximar-se deles.
Isso às vezes se cumpre em juízos temporais; talvez nunca tenha se aproximado tanto da letra quanto na destruição de Jerusalém e da nação judaica pelos romanos, em cuja destruição, calcula-se, mais de dois milhões, do princípio ao fim, foram eliminados pela espada, além dos que morreram de fome e peste.
Também pode se referir aos juízos espirituais que recaíram sobre os judeus incrédulos, que Paulo contempla e nos apresenta (Romanos 11:8, etc.). Tornaram-se mortos em pecados, mortos duas vezes. A igreja dos judeus era um cadáver de igreja; todos os seus membros eram cadáveres putrefatos.
O verme deles não morria: suas próprias consciências os mantinham continuamente inquietos; o fogo de sua ira contra o evangelho não se apagava, sendo ao mesmo tempo seu pecado e castigo; e mais do que qualquer outra nação debaixo do sol, tornaram-se uma abominação para toda carne.
Mas nosso Salvador aplica isso à miséria e ao tormento eternos dos pecadores impenitentes no estado futuro, onde “o seu verme não morre, e o fogo não se apaga” (Marcos 9:44); pois a alma, cuja consciência é seu tormento constante, é imortal, e Deus, cuja cólera é seu terror constante, é eterno.
(3.) Que atenção se dará a isso: Os que adoram a Deus sairão e olharão para eles, para que o coração se comova com o amor de seu Redentor ao verem de que miséria foram resgatados.
Assim como agravará a miséria dos condenados ver outros no reino dos céus enquanto eles são lançados fora (Lucas 13:28), também ilustrará a alegria e a glória dos bem-aventurados ver o que acontece aos que morreram em sua transgressão; isso elevará seus louvores ao pensarem que eles próprios foram como tições arrancados daquele fogo.
Para honrar essa graça gratuita que assim os distinguiu, que os resgatados do Senhor cantem seus cânticos triunfais com toda humildade e não sem santo tremor.