Habacuque 2
Argumento
Neste capítulo temos uma resposta esperada pelo profeta (v. 1) e dada pelo Espírito de Deus às queixas que ele apresentou, no fim do capítulo anterior, acerca das violências e das vitórias dos caldeus. A resposta é:
I. Que, depois que Deus tiver cumprido os seus próprios propósitos por meio do poder dominante dos caldeus, provado a fé e a paciência do seu povo e distinguido entre os hipócritas e os sinceros dentre eles, ele pedirá contas aos caldeus.
Humilhará e derrubará não só aquele monarca orgulhoso, Nabucodonosor, mas também aquela monarquia orgulhosa, por sua sede ilimitada e insaciável de domínio e riquezas. Por isso, eles próprios acabariam se tornando presa (vv. 2-8).
II. Que não somente eles, mas todos os outros pecadores semelhantes a eles pereceriam sob um ai divino:
Os cobiçosos, ávidos por riquezas e honras (v. 9, 11).
Os que praticam injúrias e oprimem os outros e acumulam bens pela injustiça e pelo saque (vv. 12-14).
Os que promovem a embriaguez para expor os seus próximos à vergonha (vv. 15-17).
Os que adoram ídolos (vv. 18-20).
Versículos 1 a 4
Esperando em Deus; O Povo Instruído. (a.C. 600.)
Aqui, I. O profeta humildemente se põe à disposição de Deus (v. 1): “Ficarei no meu posto de guarda”, como uma sentinela nos muros de uma cidade sitiada ou nas fronteiras de um país invadido, muito ansiosa por obter notícias.
“Olharei para cima, ao redor e para dentro, e vigiarei para ver o que ele me dirá; ouvirei atentamente as palavras da sua boca e observarei com cuidado os passos da sua providência, para não perder a menor indicação de instrução ou direção. Vigiarei para ver o que ele dirá em mim” (pois assim também se pode ler), “o que o Espírito de profecia em mim me ditará em resposta às minhas queixas”.
Mesmo de maneira comum, Deus não nos fala apenas por sua palavra, mas também fala em nós por nossa própria consciência, sussurrando-nos: “Este é o caminho; andai nele”. Devemos estar atentos à voz de Deus em ambas.
O fato de o profeta ficar sobre sua torre, ou lugar elevado, indica sua prudência ao usar os recursos e meios ao seu alcance para conhecer a mente de Deus e ser instruído a respeito dela.
Os que esperam ouvir de Deus precisam retirar-se do mundo e elevar-se acima dele, aumentar a atenção, concentrar o pensamento, estudar as Escrituras, consultar as experiências e os experientes, perseverar na oração e, assim, colocar-se sobre a torre.
O fato de ele ficar em seu posto de guarda indica sua paciência, constância e determinação. Ele aguardará o tempo e resistirá às dificuldades, como faz uma sentinela, mas obterá uma resposta.
Saberá o que Deus lhe dirá não apenas para sua própria satisfação, mas também para que, como profeta, possa satisfazer os outros e responder às objeções deles quando for censurado ou questionado. Nisto o profeta é um exemplo para nós:
- Quando somos agitados e perplexos por dúvidas acerca dos caminhos da Providência, somos tentados a pensar que é o destino ou o acaso, e não um Deus sábio, que governa o mundo, ou que a igreja foi abandonada e a aliança de Deus com seu povo foi anulada e deixada de lado.
Então devemos nos esforçar para reunir considerações capazes de esclarecer a questão. Devemos permanecer em nosso posto de guarda contra a tentação, para que ela não ganhe terreno sobre nós, e colocar-nos sobre a torre para ver se descobrimos algo que a silencie e resolva as dificuldades levantadas.
Devemos fazer como o salmista: considerar os dias antigos e investigar diligentemente (Salmos 77:6); devemos entrar no santuário de Deus e ali procurar compreender o fim dessas coisas (Salmos 73:17). Não devemos ceder às dúvidas, mas lutar para encontrar a melhor saída delas.
- Quando oramos, derramando diante de Deus nossas queixas e pedidos, devemos observar com cuidado as respostas que ele dá, por sua palavra, por seu Espírito e por sua providência, às nossas humildes exposições.
Quando Davi diz: “Dirigirei a ti a minha oração”, como uma flecha ao alvo, acrescenta: “Olharei para cima”. Acompanhará sua oração com o olhar, como um homem acompanha a flecha que disparou (Salmos 5:3). Devemos ouvir o que Deus, o Senhor, dirá (Salmos 85:8).
- Quando vamos ler e ouvir a palavra de Deus e, assim, consultar os oráculos vivos, devemos dispor-nos a observar o que Deus nos dirá por meio dela para atender à nossa situação.
Devemos observar que palavra de convencimento, cautela, conselho e consolo ele trará à nossa alma, para que a recebamos e nos submetamos ao seu poder. Devemos também considerar o que responderemos, que resposta daremos à palavra de Deus quando ela nos censurar.
- Quando somos atacados pelos que têm desavenças com Deus e com sua providência, como parece ter acontecido aqui com o profeta, cercado e sitiado por grupos de contestadores, como numa torre, devemos pensar em como responder a eles.
Devemos buscar em Deus a nossa instrução, ouvir o que ele nos diz para nossa satisfação e ter essa resposta pronta para os outros quando formos censurados, a fim de satisfazê-los, como razão da esperança que há em nós (1 Pedro 3:15). Devemos pedir a Deus boca e sabedoria, e que naquela mesma hora nos seja dado o que falar.
II. Deus bondosamente vem ao encontro dele, pois não decepcionará as expectativas cheias de fé do seu povo, que espera ouvir o que ele lhes dirá. Ele falará de paz e lhes responderá com palavras boas e consoladoras (Zacarias 1:13).
O profeta se queixara do predomínio dos caldeus, do qual Deus lhe dera uma visão antecipada. Agora, para tranquilizá-lo a esse respeito, dá-lhe uma visão ulterior da queda e ruína deles, assim como Isaías, antes disso, ao predizer o cativeiro na Babilônia, também predisse a destruição dela.
Como esse grande e importante acontecimento lhe foi dado a conhecer por uma visão, toma-se o cuidado de divulgar a visão e transmiti-la às gerações futuras, que veriam o seu cumprimento.
- O profeta deve escrever a visão (v. 2). Assim, quando São João teve uma visão da Nova Jerusalém, recebeu ordem de escrever (Apocalipse 21:5).
Ele deve escrevê-la para gravá-la na própria mente e torná-la mais clara para si mesmo, mas sobretudo para que seja comunicada aos que estão em lugares distantes e transmitida aos que viverão em épocas futuras.
O que se transmite por tradição é facilmente entendido de modo errado e está sujeito à corrupção; o que se escreve, porém, é fixado com certeza e preservado seguro e puro. Temos motivos para bendizer a Deus pelas visões escritas, pois ele nos escreveu as grandes coisas dos seus profetas, assim como as da sua lei.
Ele deve escrever a visão e torná-la clara em tábuas, com letras legíveis e grandes, de modo que quem passa correndo possa lê-la. Assim, mesmo os que não se dão tempo para lê-la com atenção não poderão evitar uma leitura rápida dela.
Provavelmente os profetas costumavam escrever algumas das mais notáveis entre suas predições em tábuas e pendurá-las no templo (Isaías 8:1). Agora se diz ao profeta que escreva esta com muita clareza.
Repare: Os que são empregados na pregação da palavra de Deus devem buscar a maior clareza possível, para que sejam compreendidos até pelas pessoas de menor capacidade.
As coisas relativas à nossa paz eterna, que Deus escreveu para nós, foram tornadas claras: “Todas são claras para quem entende” (Provérbios 8:9). E são publicadas com autoridade: o próprio Deus lhes apôs seu imprimatur; ele disse: “Torna-as claras”.
- O povo deve esperar o cumprimento da visão (v. 3): “A visão ainda é para um tempo determinado que há de vir. Agora vocês ouvirão falar de sua libertação pela quebra do poder dos caldeus, e que o tempo dela está fixado no conselho e decreto de Deus. Há um tempo determinado, mas não está próximo; ainda será adiado por muito tempo”.
Isso aparece aqui como razão para escrevê-la, a fim de que depois possa ser revista e comparada com o acontecimento. Repare: Deus tem um tempo determinado para sua obra designada e certamente realizará a obra quando esse tempo chegar. Não nos cabe antecipar seus desígnios, mas esperar seu tempo.
É um grande ânimo para esperar com paciência saber que, embora o favor prometido demore muito, por fim virá e nos recompensará abundantemente pela espera: “No fim ela falará e não mentirá”.
Não seremos privados dela, pois virá no tempo determinado; nem ficaremos decepcionados com ela, pois corresponderá plenamente às nossas expectativas cheias de fé.
A promessa pode parecer silenciosa por muito tempo, mas no fim falará. Portanto, embora demore mais do que esperávamos, devemos continuar aguardando-a, certos de que virá e dispostos a esperar até que venha.
O dia que Deus fixou para a libertação do seu povo e a destruição dos inimigos dele e do seu povo é um dia: (1.) Que certamente virá por fim. Nunca é adiado sine die, sem que outro dia seja fixado, mas chegará sem falta no tempo determinado e mais apropriado.
(2.) Que não tardará, pois Deus não é vagaroso, como alguns entendem a demora (2 Pedro 3:9). Embora tarde segundo o nosso tempo, não tarda segundo o tempo de Deus, que é sempre o melhor.
- Essa visão, cujo cumprimento é esperado por tanto tempo, será um exercício de fé e paciência que testará e revelará quem as pessoas são (v. 4).
(1.) Há alguns que orgulhosamente desprezarão essa visão. Seu coração está tão exaltado que desdenham prestar atenção a ela. Se Deus agir em favor deles imediatamente, agradecerão, mas não lhe darão crédito.
Seu coração se eleva à vaidade e, visto que Deus os faz esperar, buscarão um meio por conta própria, sem querer dever nada a ele. Acham que suas próprias mãos lhes bastam e que a promessa de Deus nada significa para eles.
A alma do homem que assim se eleva não é reta nele. Ela não está em boa relação com Deus nem é como deveria ser. Os que desconfiam da plena suficiência de Deus ou a desprezam não andarão retamente com ele (Gênesis 17:1).
Mas, (2.) os que são na verdade bons e têm o coração reto diante de Deus darão valor à promessa e arriscarão tudo por ela.
Confiando que ela é verdadeira, permanecerão junto de Deus e do dever nos tempos mais difíceis de provação. Então viverão consolados na comunhão com Deus, na dependência dele e na espera por ele.
“O justo viverá pela fé”. Durante o cativeiro, as pessoas boas se sustentarão e viverão consoladas pela fé nessas preciosas promessas, enquanto seu cumprimento estiver adiado.
“O justo viverá por sua fé”, pela fé que ele exerce com base na palavra de Deus. Essa passagem é citada no Novo Testamento (Romanos 1:17; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38) como prova da grande doutrina da justificação somente pela fé e da influência que a graça da fé tem sobre a vida cristã.
Os que são feitos justos pela fé viverão e serão felizes aqui e para sempre. Enquanto estão aqui, vivem por ela; quando chegarem ao céu, a fé será absorvida pela visão.
Versículos 5 a 14
Juízo Predito; Juízo do Rei da Babilônia. (a.C. 600.)
Depois de o profeta receber ordem de escrever a visão e de o povo receber ordem de esperar seu cumprimento, vem a própria visão. Como várias outras profecias que encontramos, ela é a sentença contra a Babilônia e seu rei, aquele de quem se disse que avançaria e se tornaria culpado (Habacuque 1:11).
Ela anuncia a condenação, segundo alguns, de Nabucodonosor, que foi o principal agente da destruição de Jerusalém; ou daquela monarquia, ou de todo o reino dos caldeus; ou de todos os poderes orgulhosos e opressores semelhantes, que pesam sobre qualquer povo, especialmente sobre o povo de Deus. Observe:
I. A acusação apresentada contra esse inimigo, sobre a qual se fundamenta a sentença (v. 5). Os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida são armadilhas que prendem os homens, sobretudo os grandes. E vemos que aquele que levou Israel cativo foi ele próprio levado cativo por cada uma delas.
Pois, 1. Ele é sensual, dado aos prazeres e à voluptuosidade: transgride por causa do vinho. A embriaguez é em si uma transgressão e causa muitas outras. Lemos sobre os que erram por causa do vinho (Isaías 28:7).
Belsazar, em quem esta profecia se cumpriu de modo especial, estava no auge de sua transgressão por causa do vinho quando a escrita na parede assinou a ordem de sua execução imediata, conforme esta sentença (Daniel 5:1).
- Ele é altivo e autoritário: é um homem orgulhoso, e seu orgulho é prenúncio certo da queda que se aproxima. Se os grandes homens forem orgulhosos, o grande Deus lhes fará saber que está acima deles.
Sua transgressão por causa do vinho é apresentada como causa de sua arrogância e insolência: por isso ele é um homem orgulhoso. Quando um homem está bêbado, embora se rebaixe ao nível de um animal, julga-se tão grande quanto um rei e se orgulha precisamente do que o envergonha.
Encontramos a coroa de orgulho sobre a cabeça dos bêbados de Efraim, e um ai contra ambos (Isaías 28:1).
- Ele é cobiçoso e ávido por riquezas, e isso é efeito de seu orgulho. Julga-se digno de possuir tudo e, por isso, dedica-se a concentrar tudo nas próprias mãos. A monarquia caldeia pretendia ser universal.
Ele não permanece em casa; não se contenta com o que é seu e a que tem direito incontestável. Acha pouco o que possui e, assim, nem desfruta disso nem recebe o consolo que poderia receber em seu próprio palácio, em seu próprio domínio.
Seu pecado é seu castigo; sua ambição é seu contínuo desassossego. Embora a casa seja um palácio, para uma mente descontente ela é uma prisão.
Ele amplia seu desejo como o inferno, ou como a sepultura, que recebe diariamente os corpos dos mortos e ainda clama: “Dá, dá”. É como a morte, que continua a devorar e não pode ser saciada.
Repare: O pecado e a insensatez de muitos que possuem grande parte das riquezas deste mundo consistem em não saber quando já têm o suficiente. Quanto mais possuem, mais desejam possuir e mais ávidos se tornam por isso.
É justo da parte de Deus que desejos insaciáveis continuem insatisfeitos. A condenação proferida contra os que amam a prata é que nunca se fartarão dela (Eclesiastes 5:10). Os que não se contentam com o que lhes foi designado não terão o consolo daquilo que conquistam.
Esse príncipe orgulhoso continua a reunir para si todas as nações e a amontoar para si todos os povos. Invade seus direitos, toma seus bens e não lhes permite existir a menos que lhe pertençam e estejam sob seu comando.
Uma nação não o satisfaz se não possuir outra, e depois outra, até que por fim possua todas. Assim também agem, numa esfera menor, os que, para satisfazer o mesmo desejo desordenado, ajuntam casa a casa e campo a campo, para que fiquem sozinhos no meio da terra (Isaías 5:8).
É difícil dizer qual situação é mais digna de pena: a insensatez desses príncipes ambiciosos, que põem sua honra em ampliar os domínios, e não em governá-los bem; ou a miséria das nações que eles atormentam e despedaçam.
II. A sentença proferida contra ele (v. 6): “Não levantarão todos estes um provérbio contra ele?” Sua condenação é:
Que, visto que o orgulho foi seu pecado, a vergonha e a desonra serão seu castigo. Ele será coberto de desprezo, alvo do riso e do desdém de todos ao redor, como merecem os que se mostram grandiosos e têm altas pretensões, e como geralmente acontece quando são derrubados e frustrados.
Que, visto que maltratou os seus próximos, as próprias pessoas que maltratou serão instrumentos de sua desgraça: Todos estes levantarão contra ele um provérbio de zombaria.
Elas terão o prazer de insultá-lo, e ele, a vergonha de ser pisado por elas. Aos que triunfarão sobre a queda desse grande tirano é dado aqui um provérbio e um dito de zombaria, para levantarem contra ele.
Ele dirá, isto é, quem compuser a canção de escárnio dirá: “Ah, aquele que aumenta o que não é seu! Ora, que foi feito dele agora?” Assim se pode ler em tom de zombaria.
Ou ele dirá, isto é, o justo que vive por sua fé, aquele para quem a visão foi escrita e tornada clara. Com a ajuda dela, ele dirá isso e predirá a queda do inimigo mesmo quando o vir prosperar; amaldiçoará de repente sua morada mesmo quando ele estiver criando raízes (Jó 5:3). Ele de fato anunciará ais contra ele.
(1.) Aqui há um ai contra ele por aumentar as próprias posses mediante a invasão dos direitos de seu próximo (vv. 6-8). Ele aumenta o que não é seu, mas de outras pessoas.
Repare: Do que possuímos, só devemos considerar nosso aquilo que adquirimos honestamente; tampouco o que foi adquirido de outra maneira permanecerá nosso por muito tempo, pois as riquezas obtidas por vaidade diminuirão.
Que os que prosperam neste mundo não se apressem a felicitar a si mesmos por isso, pois, se não prosperam licitamente, estão debaixo de um ai. Veja aqui:
[1.] O que faz esse príncipe próspero: carrega-se de barro espesso. As riquezas não passam de barro, barro espesso. Que são o ouro e a prata senão terra branca e amarela?
Os que viajam por barro espesso têm a jornada retardada e ficam sujos. Assim também acontece com os que atravessam o mundo em meio à abundância de suas riquezas. Mas, como se isso não bastasse, que insensatos são os que se carregam delas, como se esse lixo fosse seu tesouro!
Sobrecarregam-se com a preocupação constante a seu respeito, com grande culpa ao obtê-las, guardá-las e gastá-las, e com uma pesada prestação de contas que um dia terão de fazer. Carregam demais seu navio com esse barro espesso e, assim, afundam a si mesmos e ao navio na destruição e perdição.
[2.] Veja o que as pessoas dizem dele enquanto aumenta assim suas riquezas. Clamam: “Até quando? Quanto tempo passará antes que tenha o suficiente?” Clamam a Deus: “Até quando permitirás que esse opressor orgulhoso perturbe as nações?”
Ou dizem umas às outras: “Vejam quanto tempo isso durará, por quanto tempo ele conseguirá conservar o que adquire tão desonestamente”. Não ousam falar abertamente, mas sabemos o que querem dizer quando perguntam: “Até quando?”
[3.] Veja o que resultará disso por fim. O que ele tomou dos outros pela violência, outros tomarão dele pela violência. Os medos e persas farão dos caldeus sua presa, como os caldeus fizeram de outras nações (v. 7, 8).
“Haverá os que te morderão e atormentarão. Aqueles de quem não temias perigo algum, que pareciam dormir, se levantarão e despertarão para ser uma praga para ti. Levantar-se-ão de repente, quando estiveres mais seguro e menos preparado para receber o choque e aparar o golpe. Não se levantarão de repente?”
“Sem dúvida se levantarão, e tu mesmo tens razão para esperar receber o tratamento que deste aos outros: serás presa para eles, como outros foram para ti. Segundo a lei da retribuição, assim como saqueaste muitas nações, tu mesmo serás saqueado (v. 8); todo o remanescente do povo te saqueará”.
O rei da Babilônia julgava ter abatido a tal ponto todas as nações ao seu redor que nenhuma delas poderia retaliar. Mas, embora fossem apenas um restante dos povos, bem poucos sobreviventes, bastariam para saqueá-lo quando Deus tivesse tal causa contra ele:
Primeiro, pelo sangue dos homens e pelos milhares de vidas sacrificadas à sua ambição e vingança, especialmente pelo sangue dos israelitas, que é particularmente precioso para Deus.
Segundo, pela violência contra a terra, pela devastação de tantos países e pela destruição dos frutos do solo, especialmente na terra de Israel.
Terceiro, pela violência contra a cidade, contra as muitas cidades que ele transformou em montes de ruínas, especialmente Jerusalém, a cidade santa, e contra todos os que ali habitavam e foram arruinados por ele.
Repare: A violência praticada pelos orgulhosos para se promoverem e enriquecerem será lembrada novamente, e por ela terão de prestar contas um dia àquele a quem pertence a vingança.
(2.) Aqui há um ai contra ele por cobiçar ainda mais e aspirar a uma posição ainda mais elevada (vv. 9-11). O crime pelo qual esse ai é pronunciado é muito semelhante ao do artigo anterior: um desejo insaciável de riquezas e honras.
É cobiçar para sua casa uma cobiça má, isto é, agarrar-se a uma abundância de bens para sua família. Repare: A cobiça é muito má numa família. Traz-lhe inquietação e desassossego, pois quem é ávido por ganhos perturba sua própria casa; e, pior ainda, traz a maldição de Deus sobre ela e sobre todos os seus assuntos.
“Ai daquele que obtém um ganho mau”; assim diz a leitura marginal. Há um ganho lícito que, pela bênção de Deus, pode ser um consolo para uma casa, pois um homem bom deixa herança aos filhos de seus filhos.
Mas o que se obtém por fraude e injustiça é mal adquirido e será um ganho miserável. Não apenas deixará de fazer bem à família, mas também lhe trará pobreza e ruína. Agora observe:
[1.] O que pretende esse miserável cobiçoso: colocar seu ninho no alto, elevar sua família a uma dignidade maior do que antes alcançara ou, como imagina, pô-la fora do alcance do perigo. Assim espera livrar-se do poder do mal, de modo que nem o pior de seus inimigos possa lhe causar dano ou sequer perturbar-lhe o descanso.
Repare: É comum que os homens aleguem, como desculpa para sua cobiça e ambição, que somente cuidam da própria segurança e procuram garanti-la. Contudo, enganam a si mesmos ao pensar que sua riqueza lhes será uma cidade forte e um muro alto, pois ela só o é na imaginação deles (Provérbios 18:11).
[2.] O que ele obterá com isso: “Planejaste vergonha, e não segurança, para tua casa, exterminando muitos povos” (v. 10). Repare: Um patrimônio acumulado pela iniquidade é uma desonra para a família.
Os que eliminam ou minam os outros para abrir espaço para si, empobrecendo-os para enriquecer, apenas planejam vergonha para suas casas e lhes imprimem uma marca de infâmia.
Mas isso não é o pior: “Pecaste contra tua própria alma”, trazendo sobre ela culpa e cólera e colocando-a em perigo. Repare: Os que fazem mal ao próximo fazem um mal muito maior à própria alma.
Se, porém, o pecador alegar inocência e achar que conduziu suas fraudes e violências com tanta habilidade e maquinação que nada poderá ser provado contra ele, saiba que, mesmo que não haja outras testemunhas, a pedra da parede clamará contra ele.
A viga de madeira do teto lhe responderá, confirmará o clamor e testemunhará que o dinheiro e os materiais com que ele construiu a casa foram obtidos injustamente (v. 11). As pedras e as madeiras clamam ao céu por vingança, assim como toda a criação geme sob o pecado do homem e aguarda a libertação desse cativeiro de corrupção.
(3.) Aqui há um ai contra ele por construir uma vila e uma cidade com sangue e extorsão (v. 12). Ele constrói uma vila e se torna seu senhor; funda uma cidade e a faz sua sede real.
Foi o que fez Nabucodonosor (Daniel 4:30): “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para casa do reino?” Mas ela foi construída com o sangue de seus próprios súditos, a quem ele oprimiu, e com o sangue de seus vizinhos, que invadiu injustamente.
Foi estabelecida pela iniquidade, por leis injustas feitas para lhe dar segurança. Ai daquele que assim procede, pois as vilas e cidades construídas desse modo jamais poderão permanecer firmes. Cairão, e seus fundadores serão sepultados em suas ruínas.
A Babilônia, construída com sangue e iniquidade, não durou muito. Logo chegou o dia de sua queda, e então esse ai produziu efeito, quando a profecia expressa como relato histórico (Isaías 21:9) tornou-se história de fato: “Caiu, caiu a Babilônia!” A destruição daquela cidade foi:
[1.] A vergonha dos caldeus, que tinham trabalhado tanto e gastado tão vastos recursos para fortificá-la (v. 13). Não vem do Senhor dos Exércitos que os povos que tanto trabalharam para defender aquela cidade trabalhem em pleno fogo, vejam incendiadas as defesas externas em cuja força confiavam e trabalhem em vão para salvá-las?
Ou então, em sua busca de riquezas e honras mundanas, eles se impuseram grande fadiga e correram grande perigo, como os que trabalham no fogo.
O pior que se pode dizer dos trabalhadores nas vinhas de Deus é que suportaram o peso e o calor do dia (Mateus 20:12). Os ávidos por conquistas mundanas, porém, trabalham em pleno fogo e se tornam escravos completos de seus desejos.
Não há servo mais fatigado no mundo do que aquele dominado por uma cobiça reinante. E o que resulta disso? Embora façam esforços imensos, recebem uma paga miserável, pois, depois de tudo, cansam-se por pura vaidade.
Disseram-lhes que aquilo era vaidade. Quando descobrirem que não o alcançaram e que aquilo que alcançaram os decepciona, reconhecerão que é pior que vaidade: é aflição de espírito.
[2.] A honra de Deus, como Deus de justiça imparcial e poder irresistível. Pela ruína da monarquia caldeia, que o mundo inteiro não poderia deixar de notar, a terra se encheu do conhecimento da glória do Senhor (v. 14).
O Senhor é conhecido por esses juízos que executa, sobretudo quando lhe agrada olhar para os orgulhosos e abatê-los, pois assim demonstra que somente ele é Deus (Jó 40:11, 12).
Veja que bem Deus tira da desonra e da queda da glória terrena.
Por meio delas, manifesta e engrandece sua própria glória e enche a terra do conhecimento dela tão abundantemente como as águas cobrem o mar, águas profundas que se estendem longe e não secarão até que o tempo deixe de existir.
Assim é o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo dado pelo evangelho (2 Coríntios 4:6); e assim foi o conhecimento de sua glória pela ruína milagrosa da Babilônia.
Repare: Os que não aprenderem a conhecer a glória de Deus pelos juízos de sua boca serão levados a conhecê-la e reconhecê-la pelos juízos de sua mão.
Versículos 15 a 20
Juízo Predito. (a.C. 600.)
Os três artigos anteriores, nos quais se fundamentam os ais aqui pronunciados, são muito próximos uns dos outros. Os culpados acusados neles são opressores e extorsores que acumulam bens pelo saque e pela injustiça.
Isso é mencionado novamente aqui (v. 17), exatamente como fora dito no v. 8, pois é o crime sobre o qual recai a maior ênfase. É por causa do sangue dos homens, sangue inocente derramado de modo bárbaro e injusto, algo que clama e provoca a Deus.
É pela violência contra a terra, a cidade e todos os que nelas habitam, pela qual Deus certamente pedirá contas, cedo ou tarde, como defensor do direito e vingador da injustiça.
Aqui, porém, há mais dois artigos, de outra natureza, que trazem um ai a todos os que, de modo geral, se enquadram neles e, em particular, aos monarcas babilônios, que levaram cativo o povo de Deus e o mantiveram no cativeiro.
I. Os que promovem a embriaguez são aqui acusados e condenados. Belsazar era um deles, de maneira notável justamente na noite em que a profecia deste capítulo se cumpriu com o fim de sua vida e de seu reino.
Ele bebeu vinho diante de mil dos seus nobres (Daniel 5:1), iniciou os brindes e os obrigou a acompanhá-lo.
Talvez um motivo para os monarcas persas que o sucederam fazerem uma lei do reino segundo a qual ninguém devia ser obrigado a beber, mas cada um faria segundo sua vontade, como vemos em Ester 1:8, tenha sido terem visto nos reis da Babilônia as consequências danosas de impor brindes e embriagar as pessoas.
Mas o ai aqui permanece firme e muito temível contra todos os que forem culpados desse pecado, sejam quem forem, em qualquer tempo e lugar, desde o palácio majestoso, onde aquilo aconteceu, até a taberna miserável. Observe:
- Quem é o pecador contra quem se apresenta a acusação: aquele que embriaga o próximo (v. 15).
Dar de beber ao próximo necessitado, sedento e pobre, ainda que seja apenas um copo de água fria a um discípulo, em nome de discípulo; dar de beber ao viajante cansado; e até dar bebida forte ao que está prestes a perecer e vinho aos aflitos de coração: tudo isso é um ato de caridade exigido de nós e pelo qual seremos recompensados. “Tive sede, e vós me destes de beber”.
Mas dar de beber ao próximo que já tem o suficiente, mais do que o suficiente, com o desígnio de embriagá-lo, para que ele se exponha, fale tolices e se torne ridículo, revele assuntos pessoais secretos ou seja induzido a aceitar um negócio ruim para si, é uma perversidade abominável.
Os culpados disso, que fazem disso uma prática e nela encontram orgulho e prazer, são rebeldes contra Deus no céu e suas leis sagradas, agentes do diabo no inferno e de seus interesses malditos, e inimigos dos homens na terra e de sua honra e bem-estar. São como o filho de Nebate, que pecou e fez Israel pecar.
Seduzir outros à embriaguez, pondo-lhes a garrafa diante dos olhos para que seus encantos os atraiam, ao olhar o vinho vermelho que mostra sua cor no copo, ou obrigá-los, pelas regras da confraria (e são mesmo regras de porrete), a beber tantos copos bem cheios, é fazer o que podemos, talvez mais do que sabemos, para matar tanto a alma quanto o corpo. Os que assim agem têm muito por que responder.
- Qual é a sentença aqui proferida contra ele. Há um ai contra ele (v. 15) e um castigo (v. 16) correspondente ao pecado.
(1.) Ele põe o cálice da embriaguez na mão do próximo? O cálice do furor, o cálice do tremor, o cálice da mão direita do Senhor, será voltado contra ele. O poder de Deus se armará contra ele.
Esse cálice, que passara entre as nações para torná-las uma desolação, um espanto e objeto de zombaria, e as fizera tropeçar e cair sem jamais se levantar, por fim seria posto nas mãos do rei da Babilônia, como fora predito (Jeremias 25:15, 16, 18, 26, 27).
Assim, à Babilônia do Novo Testamento, que embriagou as nações com o cálice de suas prostituições, será dado sangue para beber, pois ela o merece (Apocalipse 18:3, 6).
(2.) Ele tem prazer em envergonhar o próximo? Ele próprio será coberto de desprezo: “Estás cheio de vergonha por glória, de vergonha em vez de glória, ou estás agora cheio de mais vergonha do que jamais estiveste de glória. E a glória de que estiveste cheio apenas tornará tua vergonha mais penosa para ti e mais infamante aos olhos dos outros”.
“Tu também beberás do cálice do tremor e te exporás pelo medo e pela covardia, que serão como a exposição de tua nudez, para tua vergonha.” “Todos ao redor te cobrirão de desonra, pois um vômito vergonhoso cairá sobre tua glória, sobre aquilo de que mais te orgulhaste: tua dignidade, riqueza e domínio.” “Os próprios que embriagaste vomitarão sobre isso”.
“Pois a violência do Líbano te cobrirá, assim como a devastação dos animais (v. 17).” “Serás caçado e abatido com tanta violência quanto os animais selvagens do Líbano, serás saqueado como eles, e tua queda servirá de diversão.” “Pois és como um dos animais que os amedrontavam; por isso triunfam quando conseguem te dominar”.
Ou: “É por causa da violência que praticaste contra o Líbano, isto é, contra a terra de Israel (Deuteronômio 3:25) e o templo (Zacarias 11:1), que Deus agora te pede contas. Esse é o pecado que agora te cobre”.
II. Os que promovem a idolatria são aqui acusados e condenados. Também esse era um pecado pelo qual a Babilônia era notoriamente conhecida: ela era a mãe das prostitutas. Belsazar, em seus festejos, louvou seus ídolos.
Por isso há aqui um ai contra eles e, neles, contra todos os outros que procedem da mesma forma, particularmente a Babilônia do Novo Testamento. Veja agora:
- O que fazem para promover a idolatria. São loucos por seus ídolos; assim se diz dos caldeus (Jeremias 50:38). Pois:
(1.) Têm grande variedade de ídolos, imagens esculpidas e imagens fundidas, para que as pessoas possam escolher aquela de que mais gostam.
(2.) São muito cuidadosos e primorosos ao fazê-los: o artífice da obra desempenhou admiravelmente sua parte; “o formador de sua forma”, como diz a leitura marginal, maquinou o modelo da maneira mais expressiva.
(3.) Gastam muito para embelezá-los e adorná-los: revestem-nos de ouro e prata. Como as pessoas amam e admiram essas coisas onde quer que as encontrem, vestem com elas seus ídolos para atrair com mais eficácia a adoração dos filhos deste mundo.
(4.) Esperam muito deles: o artífice da obra confia nela como em seu deus, deposita nela sua confiança e lhe presta honra como a seu deus.
Os adoradores de Deus lhe prestam honra ao dirigir-lhe suas orações e esperar receber dele instruções e orientações. Essas mesmas honras eles prestam a seus ídolos:
[1.] Oram a eles. Dizem à madeira: “Desperta para nos socorrer”, isto é, “desperta para ouvir nossas orações”; e à pedra muda: “Levanta-te e salva-nos”, assim como a igreja ora a seu Deus: “Desperta, ó Senhor! Levanta-te” (Salmos 44:23).
Ao orar à imagem, reconhecem-na como deus. “Livra-me, porque tu és o meu deus” (Isaías 44:17). Deos qui rogat ille facit: aquilo a que um homem dirige pedidos é para ele um deus.
[2.] Consultam-nos como oráculos e esperam ser dirigidos e instruídos por eles. Dizem à pedra muda, embora ela não possa falar: “Ela ensinará”.
O que o demônio perverso ou o sacerdote igualmente perverso lhes diz por meio da imagem, recebem com a maior reverência, como se tivesse autoridade divina, e estão prontos a se deixar governar por isso. Assim a idolatria é implantada e propagada sob a aparência atraente de religião e devoção.
- Como se expõe a extrema insensatez disso. Por meio de Isaías, quando predisse a libertação do seu povo da Babilônia, Deus mostrou amplamente a estupidez e a falta de discernimento vergonhosas dos idólatras. Aqui faz o mesmo pelo profeta, numa ocasião semelhante.
(1.) Depois de feitas, suas imagens não passam de matéria, a categoria mais humilde e mais baixa da existência. Todo o gasto que têm com elas não as eleva nem um grau acima disso.
São totalmente desprovidas de sentidos e razão, sem vida e sem fala: o ídolo é mudo, uma pedra muda, e não há fôlego algum dentro dele. Assim, até o menor animal, que possui apenas fôlego e movimento, lhes é superior. Não têm sequer o espírito de um animal.
(2.) Não têm poder para fazer bem algum a seus adoradores (v. 18): “De que serve a imagem esculpida?” Embora seja mera matéria, se fosse moldada de outra forma poderia servir a algum propósito da vida humana.
Mas, transformada em deus, não serve para nada nem pode fazer o menor favor a seus adoradores. Ou melhor, (3.) longe de lhes ser útil, ela os engana e os mantém sob o poder de uma forte ilusão.
Dizem: “Ela ensinará”, mas é uma mestra de mentiras. Representa Deus como se tivesse corpo, como se fosse finito, visível e dependente, quando ele é Espírito, infinito, invisível e independente.
Confirma os que se tornam vãos em suas imaginações nas falsas ideias que têm de Deus, e transforma a ideia de Deus em algo incerto, moldado à vontade de cada pessoa.
Se podemos dizer às obras das nossas mãos: “Vocês são nossos deuses”, podemos dizer o mesmo a qualquer criatura da nossa fantasia, por mais extravagante que seja essa quimera. Uma imagem é uma doutrina de vaidades; é falsidade e obra de erros (Jeremias 10:8, 14, 15).
Portanto, é fácil perceber qual é a religião dos que recomendam esses mestres da mentira como livros para os leigos estudarem e pelos quais se conduzirem, e qual é seu objetivo, quando trancaram para esses mesmos leigos o livro das Escrituras numa língua desconhecida.
- Como o povo de Deus triunfa nele e assim se sustenta quando os idólatras se cobrem de vergonha (v. 20): “Mas o Senhor está no seu santo templo”.
(1.) Nossa rocha não é como a rocha deles (Deuteronômio 32:31). Os deles são ídolos mudos; o nosso é Jeová, um Deus vivo, que é o que é, e não, como os ídolos deles, aquilo que os homens querem fazer dele.
Ele está no seu santo templo no céu, morada de sua glória, onde temos acesso a ele pelo caminho que ele próprio instituiu, e não por um caminho que inventamos. Compare com Salmos 115:3: “Mas o nosso Deus está nos céus”, e com Salmos 11:4.
(2.) A multidão de deuses que eles levantam e tanto se esforçam para sustentar não pode expulsar o nosso Deus. Ele continua e continuará em seu santo templo, glorioso em santidade.
Devastaram seu templo em Jerusalém, mas ele tem acima outro templo, fora do alcance de sua fúria e malícia e ao alcance da fé e das orações do seu povo.
(3.) Nosso Deus fará o mundo inteiro calar-se diante dele. Tornará os idólatras tão mudos quanto seus ídolos, convencendo-os de sua insensatez e cobrindo-os de vergonha. Silenciará a fúria dos opressores e conterá sua raiva contra seu povo.
(4.) É dever do seu povo comparecer diante dele em silenciosa adoração (Salmos 65:1) e esperar pacientemente que ele apareça para salvá-los à sua maneira e no seu tempo. Aquietem-se e saibam que ele é Deus (Zacarias 2:13).