Gênesis 50
Argumento
Aqui está:
I. O preparo para o funeral de Jacó, vv. 1-6.
II. O funeral em si, vv. 7-14.
III. O estabelecimento de um bom entendimento entre José e os seus irmãos depois da morte de Jacó, vv. 15-21.
IV. A idade e a morte de José, vv. 22-26.
Assim o livro de Gênesis, que começou com a origem da luz e da vida, termina com nada além de morte e trevas; tão triste foi a mudança que o pecado fez.
Versículos 1 a 6
O Sepultamento de Jacó. (a.C. 1689.)
José está aqui prestando os últimos respeitos ao seu pai falecido.
- Com lágrimas e beijos, e com todas as expressões ternas de um afeto filial, ele se despede do corpo abandonado, v. 1.
Ainda que Jacó fosse velho e decrépito, e tivesse necessariamente de morrer no curso da natureza — ainda que fosse pobre, comparativamente, e um encargo constante para o seu filho José —, tal era o afeto que ele tinha por um pai afetuoso, e tanto sentia a perda de um pai prudente, piedoso, que orava, que não pôde separar-se dele sem torrentes de lágrimas.
Repare: assim como é uma honra morrer lamentado, assim é dever dos sobreviventes lamentar a morte daqueles que foram úteis no seu dia, ainda que por algum tempo possam ter sobrevivido à sua utilidade.
A alma que partiu está fora do alcance das nossas lágrimas e dos nossos beijos, mas com eles é próprio mostrar o nosso respeito pelo pobre corpo, do qual esperamos uma ressurreição gloriosa e alegre.
Assim José mostrou a sua fé em Deus e o seu amor ao pai, beijando-lhe os lábios pálidos e frios, e dando assim um adeus afetuoso. Provavelmente o restante dos filhos de Jacó fez o mesmo, muito comovido, sem dúvida, com as palavras que ele disse ao morrer.
- Ele ordenou que o corpo fosse embalsamado (v. 2), não só porque morreu no Egito, e esse era o costume dos egípcios, mas porque devia ser levado a Canaã, o que seria obra de tempo, e por isso era necessário que o corpo fosse preservado da putrefação o melhor possível.
Veja quão vis são os nossos corpos quando a alma os abandonou; sem muita arte, muito trabalho e muito cuidado, eles se tornam fétidos em pouquíssimo tempo. Se o corpo estiver morto há quatro dias, a essa altura já é ofensivo.
- Ele observou a cerimônia do luto solene por ele, v. 3.
Quarenta dias foram gastos em embalsamar o corpo, coisa que os egípcios (dizem) tinham arte de fazer com tanto apuro que preservavam inalterados os próprios traços do rosto.
Todo esse tempo, e mais trinta dias, setenta ao todo, ou se recolhiam e ficavam sentados em solidão, ou, quando saíam, apareciam no traje de luto fechado, segundo o costume decoroso do país.
Até muitos egípcios, pelo grande respeito que tinham por José (cujos bons serviços prestados ao rei e ao país estavam agora frescos na memória), puseram-se de luto pelo pai dele: como entre nós, quando a corte entra em luto, as pessoas de posição elevada fazem o mesmo.
Cerca de dez semanas esteve a corte do Egito de luto por Jacó. Repare: o que eles fizeram por aparato, nós devemos fazer com sinceridade, chorar com os que choram e prantear com os que pranteiam, como estando nós mesmos também no corpo.
- Ele pediu e obteve licença de Faraó para ir a Canaã, e ali assistir ao funeral do pai, vv. 4-6:
(1.) Era mostra de respeito necessário a Faraó que ele não fosse sem licença; pois podemos supor que, ainda que o seu encargo sobre o trigo estivesse acabado havia muito, ele continuava primeiro-ministro de Estado, e por isso não se ausentaria dos seus negócios por tanto tempo sem licença.
(2.) Ele observou um decoro, empregando alguns da família real, ou alguns dos oficiais da casa, para interceder por essa licença, ou porque não era próprio para ele, nos dias do seu luto, entrar na câmara de audiências, ou porque não queria presumir demais do seu próprio crédito.
Repare: a modéstia é um grande ornamento para a dignidade.
(3.) Ele alegou a obrigação que o seu pai lhe havia imposto, por juramento, de sepultá-lo em Canaã, v. 5.
Não era por orgulho ou capricho, mas pelo respeito a um dever indispensável, que ele o desejava. Todas as nações entendem que os juramentos devem ser cumpridos, e que a vontade dos mortos deve ser observada.
(4.) Ele prometeu voltar: “voltarei”.
Quando voltamos para as nossas casas depois de sepultar os corpos dos nossos parentes, dizemos: “Nós os deixamos para trás”; mas, se as almas deles foram para a casa do nosso Pai celestial, podemos dizer com mais razão: “Eles nos deixaram para trás”.
(5.) Ele obteve licença (v. 6): “Vai, e sepulta teu pai”.
Faraó estava disposto a que os seus negócios parassem por tanto tempo; mas o serviço de Cristo é mais necessário, e por isso ele não quis permitir que alguém que tinha trabalho a fazer por ele fosse primeiro sepultar o seu pai. Não: “Deixa os mortos sepultar os seus mortos”, Mateus 8:22.
Versículos 7 a 14
Temos aqui o relato do funeral de Jacó. Dos funerais dos reis de Judá, em geral, não se diz mais do que terem sido sepultados com os seus pais na cidade de Davi.
O funeral do patriarca, porém, é descrito de modo mais amplo para mostrar quanto Deus foi melhor com ele do que ele esperava: Jacó havia falado mais de uma vez de morrer de tristeza e descer à sepultura privado dos filhos, mas morre com honra e é seguido até a sepultura por todos eles.
A descrição também é extensa porque as ordens que ele deu sobre o sepultamento foram dadas e cumpridas pela fé, na expectativa tanto da Canaã terrena quanto da celestial. Ora:
- Foi um funeral imponente. Ele foi acompanhado até a sepultura não só pela sua própria família, mas pelos cortesãos e por todos os grandes do reino, que, em sinal de gratidão a José, mostraram esse respeito ao pai dele por causa dele, e o honraram na sua morte.
Embora os egípcios tivessem tido antipatia pelos hebreus e os olhassem com desdém (Gênesis 43:32), contudo agora, que estavam mais familiarizados com eles, começaram a ter respeito por eles. O bom velho Jacó se portara tão bem entre eles que ganhou a estima de todos.
Repare: os que professam a religião devem esforçar-se, com sabedoria e amor, por remover os preconceitos que muitos possam ter concebido contra eles por não os conhecerem.
Foram em abundância os carros e os cavaleiros, não só para acompanhá-los um trecho, mas para ir com eles até o fim.
Repare: as solenidades decentes dos funerais, conforme a situação de cada um, são muito louváveis; e não devemos dizer delas: “Para que este desperdício?” Veja Atos 8:2; Lucas 7:12.
- Foi um funeral triste (v. 10, 11): os que estavam por perto repararam nele como um pranto doloroso.
Repare: a morte dos homens bons é grande perda para qualquer lugar, e deve ser muito lamentada. Estêvão morre mártir, e ainda assim homens piedosos fazem grandes lamentações por ele.
O luto solene por Jacó deu nome ao lugar, Abel-Mizraim, o pranto dos egípcios, o que serviu de testemunho contra a geração seguinte dos egípcios, que oprimiram a posteridade deste Jacó a quem os seus antepassados mostraram tanto respeito.
Versículos 15 a 21
José Consola os Seus Irmãos. (a.C. 1689.)
Temos aqui o estabelecimento de um bom relacionamento entre José e os seus irmãos, agora que o pai deles estava morto.
José estava na corte, na cidade real; os seus irmãos estavam em Gósen, distantes, no interior; ainda assim, a manutenção de um bom entendimento e de um bom afeto entre eles seria tanto honra dele quanto interesse deles.
Repare: quando a Providência tirou os pais pela morte, os melhores métodos devem ser tomados, não só para evitar desavenças entre os filhos (que muitas vezes acontecem na partilha dos bens), mas para preservar o convívio e o amor, para que a unidade continue mesmo quando aquele centro de unidade é tirado.
I. Os irmãos de José pedem humildemente o seu favor:
- Começaram a ficar desconfiados de José — não que ele lhes tivesse dado motivo para isso, mas a consciência da culpa e da própria incapacidade de perdoar e esquecer num caso desses os fez duvidar da sinceridade e da constância do favor de José (v. 15): “Talvez José nos odeie”.
Enquanto o pai vivia, julgavam-se seguros à sombra dele; mas agora que ele estava morto, temiam o pior da parte de José.
Repare: uma consciência culpada expõe os homens a sustos contínuos, até onde não há temor algum, e os torna suspeitosos de todo mundo, como Caim, Gênesis 4:14.
Quem quiser ficar sem medo deve manter-se sem culpa. Se o nosso coração não nos repreende, então temos confiança tanto para com Deus quanto para com os homens.
- Humilharam-se diante dele, confessaram a sua falta e lhe pediram perdão. Fizeram-no por procuração (v. 17); fizeram-no em pessoa, v. 18.
Agora que o sol e a lua se tinham posto, as onze estrelas prestaram homenagem a José, para o cumprimento ulterior do sonho dele.
Falam da sua antiga ofensa com pesar renovado: “Perdoa a transgressão”. Lançam-se aos pés de José e remetem-se à misericórdia dele: são seus servos.
Assim devemos lamentar os pecados que cometemos há muito tempo, mesmo aqueles que esperamos, pela graça, estarem perdoados; e, quando oramos a Deus por perdão, devemos prometer ser servos dele.
- Alegaram a sua relação com Jacó e com o Deus de Jacó:
(1.) Com Jacó, insistindo em que ele os instruiu a fazer esta submissão, mais porque punha em dúvida se eles cumpririam o seu dever de se humilhar do que porque punha em dúvida se José cumpriria o seu dever de perdoá-los.
Nem podia ele esperar razoavelmente a bondade de José para com eles a não ser que assim se colocassem em condição de recebê-la (v. 16): “Teu pai ordenou”.
Assim, ao nos humilharmos diante de Cristo pela fé e pelo arrependimento, podemos alegar que é ordem do Pai dele, e nosso Pai, que façamos isso.
(2.) Com o Deus de Jacó. Eles alegam (v. 17) ser servos do Deus do pai de José — não só filhos do mesmo Jacó, mas adoradores do mesmo Jeová.
Repare: embora devamos estar prontos a perdoar todos os que de algum modo nos prejudicam, devemos guardar-nos especialmente de nutrir rancor contra qualquer um que seja servo do Deus do nosso pai.
A esses devemos sempre tratar com uma ternura particular, porque nós e eles temos o mesmo Senhor.
II. José, com muita compaixão, confirma a sua reconciliação e o seu afeto para com eles; a compaixão dele aparece, v. 17.
Ele chorou quando lhe falaram. Eram lágrimas de tristeza pela suspeita que tinham dele, e lágrimas de ternura diante da submissão deles. Na sua resposta:
- Ele os instrui a olhar para Deus no arrependimento deles (v. 19): “Estou eu no lugar de Deus?”
Ele, na sua grande humildade, achou que lhe mostravam respeito demais, como se toda a felicidade deles estivesse presa ao favor dele, e disse-lhes, na prática, o que Pedro disse a Cornélio: “Levanta-te; eu mesmo também sou homem. Fazei as vossas pazes com Deus, e então achareis que é coisa fácil fazer as pazes comigo.”
Repare: quando pedimos perdão àqueles a quem ofendemos, devemos guardar-nos de pô-los no lugar de Deus, temendo a ira deles e solicitando o favor deles mais do que o de Deus.
“Estou eu no lugar de Deus, a quem somente pertence a vingança? Não, eu vos deixarei à misericórdia dele.” Os que se vingam entram no lugar de Deus, Romanos 12:19.
- Ele atenua a falta deles, pela consideração do grande bem que Deus maravilhosamente tirou dela — o que, embora não devesse deixá-los menos pesarosos pelo seu pecado, podia, ainda assim, deixá-lo mais disposto a perdoá-lo (v. 20):
Vocês planejaram o mal (para frustrar os sonhos), “mas Deus o intentou para o bem”, a fim de cumprir os sonhos e de fazer de José uma bênção maior para a sua família do que de outro modo ele poderia ter sido.
Repare: quando Deus se serve da ação dos homens para a execução dos seus conselhos, é comum ele pretender uma coisa e eles outra, até mesmo o exato contrário; mas o conselho de Deus subsistirá. Veja Isaías 10:7.
Mais uma vez, Deus muitas vezes tira o bem do mal e promove os desígnios da sua providência até mesmo pelos pecados dos homens.
Não que ele seja o autor do pecado — longe de nós pensar assim; mas a sua infinita sabedoria de tal modo governa os acontecimentos, e dirige o encadeamento deles, que, no desfecho, termina no louvor dele aquilo que na sua própria natureza tinha tendência direta para a desonra dele; como o entregar Cristo à morte, Atos 2:23.
Isto não torna o pecado menos pecaminoso, nem os pecadores menos puníveis, mas redunda grandemente para a glória da sabedoria de Deus.
- Ele os assegura da continuação da sua bondade para com eles: “Não temais; eu vos sustentarei”, v. 21. Veja que espírito excelente José tinha, e aprenda com ele a retribuir o mal com o bem.
Ele não lhes disse que estavam à prova e que seria bondoso com eles se visse que se conduziam bem. Não: ele não os manteria assim em suspense, nem pareceria desconfiado deles, embora eles tivessem desconfiado dele. Ele os consolou e, para banir todos os seus temores, falou-lhes com bondade.
Repare: os espíritos quebrantados devem ser ligados e animados. Àqueles a quem amamos e perdoamos não devemos apenas fazer o bem, mas também falar com bondade.
Versículos 22 a 25
A Morte de José. (a.C. 1635.)
Aqui está: I. O prolongamento da vida de José no Egito: ele viveu até os cento e dez anos, v. 22.
Tendo honrado o seu pai, os seus dias foram longos na terra que, por ora, Deus lhe tinha dado; e foi grande misericórdia para os seus parentes que Deus o conservasse tanto tempo, amparo e consolo para eles.
II. A edificação da família de José: ele viveu para ver os seus bisnetos pelos dois filhos (v. 23), e provavelmente viu os seus dois filhos solenemente reconhecidos como cabeças de tribos distintas, iguais a qualquer dos seus irmãos.
Contribui muito para o consolo dos pais idosos verem a sua posteridade em condição florescente, especialmente se com isso veem “paz sobre Israel”, Salmos 128:6.
III. A última vontade e testamento de José, publicada na presença dos seus irmãos, quando ele viu a morte se aproximar.
Dos que eram propriamente seus irmãos, talvez alguns tivessem morrido antes dele, pois diversos eram mais velhos que ele; mas aos que ainda sobreviviam, e aos filhos dos que se tinham ido, que estavam no lugar dos pais, a estes ele disse isto.
- Ele os consolou com a certeza de que voltariam a Canaã no devido tempo: José morreria, mas “Deus certamente vos visitará”, v. 24.
Nesse sentido Jacó lhe tinha falado, Gênesis 48:21. Assim devemos consolar os outros com os mesmos consolos com que nós mesmos fomos consolados por Deus, e animá-los a descansar sobre aquelas promessas que têm sido o nosso apoio.
José era, sob Deus, tanto o protetor quanto o benfeitor dos seus irmãos; e o que seria deles agora que ele estava morrendo? Ora, que este seja o consolo deles: “Deus certamente vos visitará”.
Repare: as visitas cheias de graça de Deus servirão para suprir a perda dos nossos melhores amigos. Eles morrem; mas nós podemos viver, e viver com consolo, se tivermos o favor e a presença de Deus conosco.
Ele lhes manda ter confiança: Deus os tirará desta terra; e por isso:
(1.) Eles não devem esperar estabelecer-se ali, nem olhar para ela como o seu descanso para sempre; devem pôr o coração na terra da promessa, e chamar a isso a sua casa.
(2.) Eles não devem temer afundar e ser arruinados ali; provavelmente ele previa o mau trato que encontrariam ali depois da morte dele, e por isso lhes dá esta palavra de ânimo: Deus acabará por tirá-los desta terra em triunfo.
Nisto ele tem em vista a promessa, Gênesis 15:13, 14, e, em nome de Deus, assegura-lhes o cumprimento dela.
- Para confissão da sua própria fé, e confirmação da deles, ele os encarrega de conservá-lo insepulto até que aquele dia, aquele dia glorioso, chegasse, quando estivessem estabelecidos na terra da promessa, v. 25.
Ele os faz prometer-lhe com juramento que o sepultariam em Canaã. No Egito sepultavam os seus grandes homens com muita honra e com abundância de pompa; mas José prefere um sepultamento significativo em Canaã, e esse ainda adiado por quase 200 anos, a um magnífico no Egito.
Assim José, pela fé na doutrina da ressurreição e na promessa de Canaã, “deu ordem a respeito dos seus ossos”, Hebreus 11:22. Ele morre no Egito; mas deixa os seus ossos como garantia de que Deus certamente visitará Israel, e os levará a Canaã.
IV. A morte de José e a preservação do seu corpo para o sepultamento em Canaã, v. 26.
Ele foi posto num caixão no Egito, mas não sepultado até que os seus descendentes tivessem recebido a herança em Canaã, Josué 24:32. Repare:
Se a alma separada, na morte, apenas volta ao seu descanso com Deus, a coisa não é de grande monta, ainda que o corpo abandonado não encontre de todo, ou não encontre depressa, o seu descanso na sepultura.
Contudo, deve-se ter cuidado dos corpos mortos dos santos, na crença da sua ressurreição; porque há uma aliança com o pó, que há de ser lembrada, e uma ordem é dada a respeito dos ossos.