Gálatas 1
Argumento
Concluído por Joshua Bayes.
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS
GÁLATAS.
Esta epístola de Paulo se dirige não à igreja ou às igrejas de uma única cidade, como algumas outras, mas às de um país ou província, pois a Galácia era isso.
É muito provável que esses gálatas tenham sido primeiro convertidos à fé cristã pelo seu ministério; ou, se ele não foi o instrumento de plantar, contudo ao menos fora empregado em regar essas igrejas, como fica evidente desta própria epístola.
Isso também fica evidente em Atos 18:23, onde o encontramos percorrendo em ordem toda a região da Galácia e Frígia, fortalecendo todos os discípulos.
Enquanto estava com eles, haviam expressado a maior estima e afeição tanto por sua pessoa quanto pelo seu ministério; mas ele não havia ficado muito tempo ausente deles quando alguns mestres judaizantes se introduziram entre eles.
Por seus artifícios e insinuações, logo foram atraídos a uma opinião menos favorável tanto da pessoa quanto do ministério.
O que esses falsos mestres principalmente almejavam era afastá-los da verdade como está em Jesus, particularmente na grande doutrina da justificação, que pervertiam grosseiramente, afirmando a necessidade de unir a observância da lei de Moisés à fé em Cristo para a justificação.
E, para melhor realizar esse seu desígnio, faziam tudo o que podiam para diminuir a posição e a reputação do apóstolo, e erguer a própria reputação sobre as ruínas da dele.
Apresentavam-no como alguém que, se devia ser reconhecido como apóstolo, contudo era muito inferior aos outros, e particularmente não merecia tanta consideração quanto Pedro, Tiago e João, de quem provavelmente alegavam ser seguidores; e em ambas essas tentativas tiveram êxito até grande demais.
Essa foi a ocasião de escrever essa epístola, na qual expressa a sua grande preocupação por terem permitido ser tão depressa desviados da fé do evangelho, e defende a sua própria posição e autoridade como apóstolo contra as difamações dos seus inimigos.
Mostra que tanto a sua missão quanto a sua doutrina eram divinas, e que não ficava, sob aspecto algum, atrás dos mais eminentes apóstolos, 2 Coríntios 11:5.
Depois se dedica a afirmar e manter a grande doutrina do evangelho da justificação pela fé sem as obras da lei, e a evitar algumas dificuldades que poderiam surgir na mente deles acerca dela.
E, tendo estabelecido essa importante doutrina, exorta-os a permanecer firmes na liberdade com que Cristo os libertara, adverte-os contra o abuso dessa liberdade, dá-lhes diversos conselhos e orientações muito necessários.
E depois conclui a epístola dando-lhes uma descrição justa daqueles falsos mestres pelos quais haviam sido enredados e, pelo contrário, da sua própria disposição e comportamento.
Em tudo isso, o seu grande objetivo e desígnio eram recuperar os que haviam sido pervertidos, firmar os que pudessem estar vacilando e confirmar aqueles entre eles que haviam conservado a sua integridade.
Neste capítulo, depois do prefácio ou introdução (vv. 1-5), o apóstolo censura severamente essas igrejas por sua deserção da fé (vv. 6-9), e então prova o seu próprio apostolado, que os seus inimigos os haviam levado a questionar:
I. Pelo seu fim e desígnio em pregar o evangelho, v. 10.
II. Por tê-lo recebido por revelação direta, v. 11, 12. Para prova disso, dá-lhes a conhecer:
Qual era a sua conduta anterior, v. 13, 14.
Como foi convertido e chamado ao apostolado, v. 15, 16.
Como se comportou depois, v. 16 até o fim.
Versículos 1 a 5
A Saudação Introdutória. (d.C. 56.)
Nestes versículos temos o prefácio ou introdução da epístola, onde observe:
I. A pessoa ou pessoas de quem essa epístola é enviada: de Paulo, apóstolo, etc., e todos os irmãos que estavam com ele:
- A epístola é enviada de Paulo; só ele foi o seu escritor. E, porque havia alguns entre os gálatas que procuravam diminuir a sua posição e autoridade, na abertura dela dá um relato geral tanto do seu ofício quanto da maneira como foi chamado a ele.
Depois, neste capítulo e no seguinte, desenvolve isso mais amplamente. Quanto ao seu ofício, era apóstolo. Não teme intitular-se assim, embora os seus inimigos dificilmente lhe consentissem esse título.
E, para que vissem que não assumia essa condição sem fundamento justo, dá-lhes a conhecer como foi chamado a essa dignidade e ofício, e lhes assegura que a sua comissão a ele era inteiramente divina.
Pois era apóstolo, não de homem, nem por homem; não tinha a chamada comum de um ministro ordinário, mas uma chamada extraordinária do céu a esse ofício.
Nem recebeu a sua qualificação para ele, nem a sua designação a ele, pela mediação dos homens, mas teve tanto uma quanto a outra diretamente do alto; pois era apóstolo por Jesus Cristo.
Recebeu dele, sem mediação, as suas instruções e comissão e, consequentemente, de Deus Pai, que era um com ele quanto à sua natureza divina, e que o designara, como Mediador, para ser o apóstolo e sumo sacerdote da nossa profissão e, como tal, autorizar outros a esse ofício.
Acrescenta: “Que o ressuscitou dos mortos”, tanto para nos dar a conhecer que nisso Deus Pai deu testemunho público de Cristo ser o seu Filho e o Messias prometido, quanto que, assim como a sua chamada ao apostolado veio sem mediação de Cristo, assim foi depois da sua ressurreição dos mortos.
E isso ocorreu quando Cristo havia entrado em seu estado exaltado; de modo que Paulo tinha motivo para considerar-se não só no mesmo nível dos outros apóstolos, mas de certa forma preferido acima deles; pois, ao passo que eles foram chamados por ele na terra, ele teve a sua chamada dele no céu.
Assim o apóstolo, constrangido a isso pelos seus adversários, engrandece o seu ofício, o que mostra que, embora os homens não devam de modo algum orgulhar-se de qualquer autoridade que possuam, contudo em certos tempos e ocasiões pode se tornar necessário afirmá-la. Mas:
- Une todos os irmãos que estavam com ele na inscrição da epístola, e escreve em nome deles assim como no seu próprio. Pelos irmãos que estavam com ele podem ser entendidos ou os cristãos em geral do lugar onde agora estava, ou aqueles que atuavam como ministros do evangelho.
Apesar da sua própria posição e qualificações superiores, está pronto a reconhecê-los como seus irmãos; e, embora só ele escrevesse a epístola, contudo os une a si mesmo na inscrição dela.
Nisso, assim como mostra a sua própria grande modéstia e humildade, e quão distante estava de uma disposição presunçosa, assim podia fazê-lo para dispor essas igrejas a terem maior consideração pelo que escrevia.
Pois com isso pareceria que tinha a concordância deles com ele na doutrina que pregara e agora estava prestes a confirmar, e que ela não era outra senão a que era tanto publicada quanto professada por outros assim como por ele próprio.
II. A quem essa epístola é enviada: às igrejas da Galácia. Havia diversas igrejas naquela época nesse país, e, ao que parece, todas estavam mais ou menos corrompidas pelos artifícios daqueles sedutores que haviam se insinuado entre elas.
E, por isso, Paulo, sobre quem pesava diariamente o zelo de todas as igrejas, profundamente tocado pelo estado delas e preocupado com a sua recuperação à fé e seu estabelecimento nela, escreve-lhes essa epístola.
Dirige-a a todas, pois todas eram mais ou menos envolvidas no seu assunto; e lhes dá o nome de igrejas, embora houvessem feito o suficiente para perdê-lo, pois nunca se consente que igrejas corruptas sejam igrejas.
Sem dúvida, havia alguns entre elas que continuavam na fé, e ele não estava sem esperança de que outros pudessem ser recuperados a ela.
III. A bênção apostólica, v. 3. Nela, o apóstolo e os irmãos que estavam com ele desejam a essas igrejas graça e paz de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Essa é a bênção usual com que abençoa as igrejas em nome do Senhor: graça e paz. A graça inclui a boa vontade de Deus para conosco e a sua boa obra em nós; e a paz implica todo aquele consolo interior, ou prosperidade exterior, realmente necessário para nós.
E vêm de Deus Pai como fonte, por Jesus Cristo como canal de transmissão. O apóstolo deseja ambas em favor desses cristãos. Mas podemos observar: primeiro graça, e depois paz, pois não pode haver verdadeira paz sem graça.
Tendo mencionado o Senhor Jesus Cristo, não pode seguir sem se alongar sobre o seu amor; e, por isso, acrescenta (v. 4): “Que se deu pelos nossos pecados, para que livrasse”, etc.
Jesus Cristo se deu pelos nossos pecados, como grande sacrifício para fazer expiação em favor de nós; isso exigia a justiça de Deus, e a isso livremente se submeteu por causa de nós.
Um grande fim disso era nos livrar deste presente mundo mau: não só nos redimir da cólera de Deus e da maldição da lei, mas também nos recuperar da corrupção que há no mundo pela concupiscência e nos resgatar das suas práticas e costumes viciosos, aos quais somos naturalmente escravizados.
E possivelmente também nos libertar da constituição mosaica, pois assim aion houtos é usado, 1 Coríntios 2:6, 8. Daí podemos reparar que:
Este mundo presente é um mundo mau; torna-se assim pelo pecado do homem, e o é pelo pecado e tristeza de que abunda e pelos muitos laços e tentações a que estamos expostos enquanto continuamos nele. Mas:
Jesus Cristo morreu para nos livrar deste presente mundo mau, não para tirar imediatamente o seu povo dele, mas para resgatá-los do seu poder, guardá-los do seu mal e, no devido tempo, dar-lhes posse de outro mundo melhor.
O apóstolo nos informa que fez isso segundo a vontade de Deus e nosso Pai. Ao oferecer-se como sacrifício para esse fim e propósito, agiu pela designação do Pai, assim como com a sua própria livre anuência.
E, por isso, temos o maior motivo para depender da eficácia e aceitabilidade do que fez e sofreu em favor de nós; sim, e ainda, disso temos ânimo para considerar Deus como nosso Pai, pois assim o apóstolo o representa aqui.
Assim como é o Pai do nosso Senhor Jesus, assim nele e por ele é também o Pai de todos os verdadeiros crentes, como o nosso próprio bendito Salvador nos dá a conhecer (João 20:17), quando diz aos seus discípulos que estava subindo ao seu Pai e Pai deles.
O apóstolo, tendo assim reparado no grande amor com que Cristo nos amou, conclui esse prefácio com uma solene atribuição de louvor e glória a ele (v. 5): “A quem seja glória para todo o sempre. Amém”.
Indica que, por esse motivo, tem justo direito à nossa mais elevada estima e consideração. Ou essa doxologia pode ser considerada como referente tanto a Deus Pai quanto ao nosso Senhor Jesus Cristo, de quem acabara de desejar graça e paz.
Ambos são os objetos apropriados do nosso culto e adoração, e toda honra e glória lhes são perpetuamente devidas, tanto pelas suas próprias excelências infinitas quanto também pelas bênçãos que recebemos deles.
Versículos 6 a 9
A Preocupação do Apóstolo com a Deserção Deles. (d.C. 56.)
Aqui o apóstolo chega ao corpo da epístola; e o começa com uma censura mais geral dessas igrejas pela sua inconstância na fé, sobre a qual depois se alonga mais em algumas partes seguintes dela. Aqui podemos observar:
I. Quanto se preocupava com a deserção deles: “Admiro-me”, etc. Isso o enchia ao mesmo tempo da maior surpresa e tristeza.
O seu pecado e insensatez eram não conservar firmemente a doutrina do cristianismo como lhes fora pregada, mas permitir ser afastados da sua pureza e simplicidade. E havia diversas coisas que agravavam grandemente a sua deserção, como:
- Que eram afastados daquele que os chamara; não só do apóstolo, instrumento de chamá-los à comunhão do evangelho, mas do próprio Deus, por cuja ordem e orientação o evangelho lhes foi pregado, e foram convidados a participar dos seus privilégios.
De modo que nisso eram culpados de um grande abuso da sua bondade e misericórdia para com eles.
- Que haviam sido chamados à graça de Cristo. Assim como o evangelho que lhes fora pregado era a mais gloriosa descoberta da graça e misericórdia divinas em Cristo Jesus, assim por ele haviam sido chamados a participar das maiores bênçãos e benefícios.
Essas bênçãos e benefícios incluíam a justificação e a reconciliação com Deus aqui, e a vida e a felicidade eternas no futuro. Nosso Senhor Jesus comprou essas bênçãos e benefícios em nosso favor à custa do seu sangue precioso, e os concede livremente a todos os que sinceramente o aceitam.
E, por isso, em proporção à grandeza do privilégio que desfrutavam, tais eram o seu pecado e insensatez em abandoná-lo e permitir ser afastados do caminho estabelecido para obter essas bênçãos.
- Que eram tão depressa afastados. Em muito pouco tempo perderam aquele gosto e apreço por essa graça de Cristo que pareciam ter.
E concordaram facilmente demais com os que ensinavam a justificação pelas obras da lei, como fizeram muitos que haviam sido criados nas opiniões e noções dos fariseus.
Eles mesclavam essas opiniões com a doutrina de Cristo e assim a corrompiam; e isso, assim como era uma prova da fraqueza deles, assim também agravava ainda mais a sua culpa.
- Que eram afastados para outro evangelho, que, contudo, não era outro. Assim o apóstolo representa a doutrina desses mestres judaizantes; chama-a outro evangelho, porque abria um caminho de justificação e salvação diferente do revelado no evangelho, a saber, por obras e não por fé em Cristo.
E, contudo, acrescenta: Que não é outro; vocês descobrirão que não é evangelho algum; não realmente outro evangelho, mas a perversão do evangelho de Cristo e a derrubada dos seus fundamentos.
Com isso indica que os que procuram estabelecer qualquer outro caminho ao céu além do que o evangelho de Cristo revelou são culpados de uma grosseira perversão dele, e no desfecho se descobrirão miseravelmente enganados.
Assim o apóstolo procura imprimir nesses gálatas a devida consciência da sua culpa em abandonar o caminho do evangelho da justificação; e, contudo, ao mesmo tempo tempera a sua censura com brandura e ternura para com eles.
E os representa antes como atraídos a isso pelos artifícios e pela diligência de alguns que os perturbavam do que como entrando nisso por sua própria vontade, o que, embora não os justificasse, contudo era alguma atenuação da sua falta.
E com isso nos ensina que, ao censurar os outros, assim como devemos ser fiéis, assim também devemos ser brandos e procurar restaurá-los no espírito de mansidão, Gálatas 6:1.
II. Quão confiante estava de que o evangelho que lhes pregara era o único evangelho verdadeiro.
Estava tão plenamente persuadido disso que pronunciou anátema sobre os que alegavam pregar qualquer outro evangelho (v. 8); e, para que vissem que isso não procedia de qualquer precipitação ou zelo imoderado nele, o repetiu, v. 9.
Isso não justificará trovejarmos anátemas contra os que diferem de nós em coisas menores. É só contra os que forjam um novo evangelho, derrubam o fundamento da aliança de graça, estabelecendo as obras da lei no lugar da justiça de Cristo e corrompendo o cristianismo com o judaísmo, que Paulo denuncia isso.
Põe o caso: Suponham que pregássemos qualquer outro evangelho; ou melhor, suponham que um anjo do céu o fizesse; não como se fosse possível um anjo do céu ser mensageiro de uma mentira, mas é assim expresso para fortalecer mais o que estava prestes a dizer.
Se qualquer outro evangelho lhes for pregado por qualquer outra pessoa, sob o nosso nome ou sob a alegação de tê-lo recebido de um anjo em pessoa, devem concluir que estão sendo iludidos; e quem prega outro evangelho se coloca sob maldição, e corre perigo de colocar vocês sob ela também.
Versículos 10 a 24
A Integridade do Apóstolo. (d.C. 56.)
O que Paulo dissera mais geralmente no prefácio dessa epístola agora prossegue desenvolvendo mais particularmente. Lá se declarara apóstolo de Cristo; e aqui vem mais diretamente sustentar a sua reivindicação dessa condição e ofício.
Havia alguns nas igrejas da Galácia que haviam sido persuadidos a questionar isso; pois os que exaltavam a lei cerimonial faziam tudo o que podiam para diminuir a reputação de Paulo, que pregava o puro evangelho de Cristo aos gentios.
E, por isso, aqui se dedica a provar a divindade tanto da sua missão quanto da sua doutrina, para assim apagar as difamações que os seus inimigos lançaram sobre ele e recuperar esses cristãos a uma opinião melhor do evangelho que lhes pregara. Disso dá evidência suficiente:
I. Pelo objetivo e desígnio do seu ministério, que era não persuadir homens, mas Deus, etc. O significado disso pode ser ou que, ao pregar o evangelho, não agia em obediência aos homens, mas a Deus, que o chamara a essa obra e ofício.
Ou que o seu alvo nisso era levar as pessoas à obediência não dos homens, mas de Deus. Assim como professava agir por comissão de Deus, assim o que principalmente almejava era promover a sua glória, recuperando pecadores a um estado de sujeição a ele.
E, como esse era o grande fim que perseguia, assim, em conformidade com isso, não procurava agradar aos homens. Em sua doutrina não se acomodava aos caprichos das pessoas, ou para ganhar a sua afeição ou para evitar o seu ressentimento; mas o seu grande zelo era mostrar-se aprovado a Deus.
Os mestres judaizantes, pelos quais essas igrejas eram corrompidas, haviam revelado uma disposição muito diferente; misturavam obras com fé e a lei com o evangelho só para agradar aos judeus, a quem queriam cortejar e com quem queriam manter boas relações, para escapar da perseguição.
Mas Paulo era homem de outro espírito; não era tão ansioso por agradar-lhes, nem por mitigar a sua fúria contra ele, ao ponto de alterar a doutrina de Cristo ou para ganhar o favor deles ou para evitar o seu furor.
E dá este muito bom motivo para isso: se ainda agradasse aos homens, não seria o servo de Cristo. Sabia que essas coisas eram inteiramente incompatíveis, e que nenhum homem podia servir a dois senhores assim.
E, por isso, embora não quisesse desagradar desnecessariamente a ninguém, contudo não ousava permitir-se satisfazer os homens à custa da sua fidelidade a Cristo.
Assim, pela sinceridade dos seus alvos e intenções no desempenho do seu ofício, prova que era na verdade apóstolo de Cristo. E dessa sua disposição e comportamento podemos reparar:
Que o grande fim que os ministros do evangelho devem almejar é levar os homens a Deus.
Que os que são fiéis não procurarão agradar aos homens, mas mostrar-se aprovados a Deus.
Que não devem ser ansiosos por agradar aos homens, se querem mostrar-se servos fiéis de Cristo. Mas, se essa razão não for considerada suficiente, prossegue provando o seu apostolado:
II. Pela maneira como recebeu o evangelho que lhes pregava, acerca do qual lhes assegura (v. 11, 12) que não o teve por informação dos outros, mas por revelação do céu.
Uma coisa peculiar da condição de um apóstolo era ter sido chamado a esse ofício e instruído para ele sem mediação pelo próprio Cristo. E nisso aqui mostra que não era de modo algum deficiente, fosse o que fosse que os seus inimigos sugerissem ao contrário.
Os ministros ordinários, assim como recebem a sua chamada para pregar o evangelho pela mediação dos outros, assim é pela instrução e assistência dos outros que são levados ao conhecimento dele.
Mas Paulo lhes dá a conhecer que teve o seu conhecimento do evangelho, assim como a sua autoridade para pregá-lo, diretamente do Senhor Jesus; o evangelho que pregava não era segundo o homem.
Nem o recebeu do homem, nem lhe foi ensinado pelo homem, mas por inspiração direta, ou revelação do próprio Cristo. Empenhava-se em demonstrar isso para provar que era apóstolo; e para esse propósito:
- Diz-lhes qual era a sua educação e, em conformidade com ela, qual fora a sua conduta no tempo passado, v. 13, 14.
Particularmente, dá-lhes a conhecer que fora criado na religião judaica e nela progredira acima de muitos iguais da sua própria nação; que fora extremamente zeloso das tradições dos anciãos, doutrinas e costumes inventados pelos seus pais e transmitidos de uma geração a outra.
Sim, e ainda, a tal ponto que, em seu zelo por elas, havia perseguido além da medida a igreja de Deus e a devastado.
Não só rejeitara a religião cristã, apesar das muitas provas evidentes dadas da sua origem divina, mas também fora seu perseguidor e se aplicara com a máxima violência e fúria a destruir os que a professavam.
Paulo repara frequentemente nisso para engrandecer aquela graça livre e rica que operara nele mudança tão maravilhosa, pela qual de tão grande pecador foi feito penitente sincero e de perseguidor se tornara apóstolo.
E era muito apropriado mencioná-lo aqui; pois disso pareceria que não foi levado ao cristianismo, como muitos outros são, puramente pela educação, visto que fora criado em inimizade e oposição a ele.
E podiam supor com razão que devia ser algo muito extraordinário que fizera nele mudança tão grande, que vencera os preconceitos da sua educação e o levara não só a professar, mas a pregar aquela doutrina a que antes se opusera tão veementemente.
- De que maneira maravilhosa foi afastado do erro dos seus caminhos, levado ao conhecimento e fé de Cristo e designado ao ofício de apóstolo, v. 15, 16. Isso não foi feito de maneira ordinária, nem por meios ordinários, mas de maneira extraordinária; pois:
(1.) Deus o separara para isso desde o ventre da sua mãe; a mudança operada nele seguia um propósito divino acerca dele, pelo qual foi designado a ser cristão e apóstolo antes de vir ao mundo, ou ter feito ou bem ou mal.
(2.) Foi chamado pela sua graça. Todos os convertidos para a salvação são chamados pela graça de Deus; a sua conversão é efeito do seu agrado acerca deles e é realizada pelo seu poder e graça neles.
Mas havia algo peculiar no caso de Paulo, tanto no caráter repentino quanto na grandeza da mudança operada nele.
Também havia algo peculiar na maneira como foi realizada: não pela mediação de outros como instrumentos, mas pela aparição pessoal de Cristo a ele e pela ação direta de Cristo sobre Paulo.
Por isso, a mudança se tornou um exemplo mais especial e extraordinário do poder e favor divinos.
(3.) Teve Cristo revelado nele. Não só lhe foi revelado, mas nele. Pouco nos valerá ter Cristo revelado a nós se não for também revelado em nós; mas esse não era o caso de Paulo.
Deus teve por bem revelar o seu Filho nele, levá-lo ao conhecimento de Cristo e do seu evangelho por revelação especial e direta. E:
(4.) Foi com este desígnio: que o pregasse entre os pagãos; não só que ele próprio o abraçasse, mas o pregasse aos outros; de modo que era tanto cristão quanto apóstolo por revelação.
- Dá-lhes a conhecer como se comportou em seguida, do v. 16 até o fim. Assim chamado à sua obra e ofício, não consultou carne e sangue.
Isso pode ser tomado mais geralmente, e assim podemos aprender disso que, quando Deus nos chama pela sua graça, não devemos consultar carne e sangue.
Mas o significado disso aqui é que não consultou homens; não recorreu a quaisquer outros pelo seu conselho e orientação; nem subiu a Jerusalém aos que eram apóstolos antes dele, como se precisasse ser aprovado por eles ou receber quaisquer instruções ou autoridade ulteriores deles.
Mas, em vez disso, tomou outro rumo e foi à Arábia, ou como lugar de retiro apropriado para receber revelações divinas ulteriores, ou para pregar o evangelho lá entre os gentios, tendo sido designado apóstolo dos gentios.
E daí retornou novamente a Damasco, onde primeiro começara o seu ministério e de onde, com dificuldade, escapara da fúria dos seus inimigos, Atos 9.
Só três anos depois da sua conversão subiu a Jerusalém para ver Pedro; e, quando o fez, permaneceu só por muito pouco tempo com ele, não mais que quinze dias; nem, enquanto estava lá, teve muito contato; pois não viu nenhum outro dos apóstolos senão Tiago, irmão do Senhor.
De modo que não se podia bem alegar que devesse a qualquer outro ou o seu conhecimento do evangelho ou a sua autoridade para pregá-lo; mas parecia que tanto as suas qualificações para o ofício apostólico quanto a sua chamada a ele eram extraordinárias e divinas.
Sendo esse relato importante para estabelecer a sua reivindicação desse ofício, remover as censuras injustas dos seus adversários e recuperar os gálatas das impressões que haviam recebido em seu prejuízo, confirma-o por juramento solene (v. 20).
Declara, como na presença de Deus, que o que dissera era estritamente verdadeiro e que não falseara minimamente o que relatara, o que, embora não nos justifique em apelos solenes a Deus em toda ocasião, contudo mostra que, em questões de peso e importância, isso às vezes pode ser não só lícito, mas dever.
Depois disso, dá-lhes a conhecer que foi às regiões da Síria e Cilícia; tendo feito essa breve visita a Pedro, retorna novamente à sua obra.
Não teve comunicação naquela época com as igrejas de Cristo na Judeia, que nem sequer haviam visto a sua face; mas, ouvindo que aquele que as perseguira no passado agora pregava a fé que antes destruía, glorificavam a Deus por causa dele.
Ações de graças eram dadas por muitos a Deus por esse motivo; o próprio relato dessa poderosa mudança nele, assim como os enchia de alegria, assim os incitava a dar glória a Deus por causa dela.