Filipenses 1
Argumento
Concluído por William Harris.
UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DA EPÍSTOLA DE S. PAULO AOS FILIPENSES.
Filipos era uma cidade principal da parte ocidental da Macedônia, prote tes meridos tes Makedonias polis, Atos 16:12. Recebeu o seu nome de Filipe, o famoso rei da Macedônia, que a restaurou e embelezou, e depois foi feita colônia romana.
Perto desse lugar ficavam os Campi Philippici, notáveis pelas famosas batalhas entre Júlio César e Pompeu, o Grande, e aquela entre Augusto e Antônio de um lado e Cássio e Bruto do outro. Mas é mais notável entre os cristãos por esta epístola, escrita quando Paulo era prisioneiro em Roma, em 62 d.C.
Paulo parece ter tido uma bondade muito particular para com a igreja de Filipos, em cuja implantação ele próprio havia sido instrumento. E, embora tivesse o cuidado de todas as igrejas, tinha, por esse motivo, um cuidado particular, paternal e terno por esta.
Para com aqueles a quem Deus nos empregou para fazer algum bem, devemos considerar-nos tanto animados quanto comprometidos a procurar fazer mais bem. Ele os considerava seus filhos e, tendo-os gerado pelo evangelho, desejava pelo mesmo evangelho nutri-los e criá-los.
I. Ele foi chamado de maneira extraordinária a pregar o evangelho em Filipos, Atos 16:9. Uma visão apareceu a Paulo à noite: “Estava de pé um homem da Macedônia, e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos”.
Ele viu Deus ir adiante dele, e foi animado a usar todos os meios para levar adiante a boa obra começada entre eles e edificar sobre o fundamento lançado.
II. Em Filipos ele sofreu coisas árduas. Foi açoitado e posto no tronco (Atos 16:23, 24). Contudo, não tinha menos bondade para com o lugar por causa do tratamento duro que ali encontrou. Nunca devemos amar menos os nossos amigos por causa dos maus-tratos que os nossos inimigos nos dão.
III. Os começos daquela igreja foram muito pequenos. Lídia se converteu ali, e o carcereiro, e mais alguns. Contudo, isso não o desanimou. Se o bem não é feito a princípio, pode ser feito depois, e as últimas obras podem ser mais abundantes. Não devemos nos desanimar com pequenos começos.
IV. Parece, por muitas passagens desta epístola, que esta igreja em Filipos cresceu até se tornar uma igreja florescente, e particularmente que os irmãos eram muito bondosos para com Paulo. Ele havia colhido das coisas temporais deles, e lhes retribuiu em coisas espirituais.
Ele reconhece o recebimento de um presente que lhe haviam enviado (Filipenses 4:18), e isso quando nenhuma outra igreja teve comunicação com ele quanto a dar e receber (v. 15). E lhes dá uma recompensa de profeta, de apóstolo, nesta epístola, que vale mais que milhares de ouro e prata.
Ele começa com a inscrição e a bênção, v. 1, 2. Dá graças pelos santos em Filipos, vv. 3-6.
Fala da sua grande afeição e preocupação com o bem-estar espiritual deles (v. 7, 8), das suas orações em favor deles (vv. 9-11), do seu zelo em impedir que se ofendam diante dos seus sofrimentos (vv. 12-20), da sua prontidão para glorificar Cristo pela vida ou pela morte (vv. 21-26), e então conclui com uma dupla exortação ao rigor e à constância, vv. 27-30.
Versículo 1
Bênção Apostólica. (62 d.C.)
Temos aqui a inscrição e a bênção. Observe:
I. As pessoas que escrevem a epístola: Paulo e Timóteo. Embora só Paulo fosse divinamente inspirado, ele associa Timóteo a si, para expressar a sua própria humildade e conferir honra a Timóteo. Os que são idosos, fortes e eminentes devem respeitar os que são mais jovens, mais fracos e menos notáveis, e sustentar a reputação deles.
Os servos de Jesus Cristo, não só na relação comum dos seus discípulos, mas no trabalho peculiar do ministério, no elevado ofício de apóstolo e evangelista. Observe: a mais elevada honra do maior apóstolo e dos ministros mais eminentes é serem os servos de Jesus Cristo, não os senhores das igrejas, mas os servos de Cristo. Observe:
II. As pessoas a quem ela é dirigida:
- A todos os santos em Cristo que estão em Filipos. Ele menciona a igreja antes dos ministros, porque os ministros existem para a igreja, para a sua edificação e benefício, e não as igrejas para os ministros, para a sua dignidade, domínio e riqueza.
“Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores da vossa alegria”, 2 Coríntios 1:24. Eles são não só os servos de Cristo, mas os servos da igreja por causa dele. “Nós mesmos, vossos servos por causa de Jesus”, 2 Coríntios 4:5.
Observe: os cristãos aqui são chamados santos, separados para Deus, ou santificados pelo seu Espírito, ou pela profissão visível ou pela santidade real. E os que não são realmente santos na terra nunca serão santos no céu.
Observe: ela é dirigida a todos os santos, a um assim como a outro, até ao mais humilde, ao mais pobre e aos que têm menos dons. Cristo não faz diferença. Os ricos e os pobres se encontram nele. E os ministros não devem fazer diferença no seu zelo e ternura por esses motivos.
Não devemos ter a fé do nosso Senhor Jesus Cristo com acepção de pessoas, Tiago 2:1. Santos em Cristo Jesus. Os santos são aceitos só em virtude de estarem em Cristo Jesus, ou por serem cristãos. Fora de Cristo, os melhores santos parecerão pecadores, e incapazes de permanecer diante de Deus.
- Ela é dirigida aos ministros, ou oficiais da igreja, com os bispos e diáconos. Os bispos ou presbíteros, em primeiro lugar, cujo ofício era ensinar e governar, e os diáconos, ou supervisores dos pobres, que zelavam pelos assuntos exteriores da casa de Deus: o lugar, os móveis, o sustento dos ministros e a provisão para os pobres.
Estes eram todos os ofícios então conhecidos na igreja, e que eram de designação divina. O apóstolo, ao endereçar a sua epístola a uma igreja cristã, reconhece só duas ordens, que chama bispos e diáconos.
E quem considerar que os mesmos caracteres e títulos, as mesmas qualificações, os mesmos atos de ofício e a mesma honra e respeito são atribuídos por toda parte no Novo Testamento aos chamados bispos e presbíteros (como o dr. Hammond e outros homens eruditos admitem), achará difícil fazer deles um ofício diferente ou uma ordem distinta de ministério nos tempos das Escrituras.
III. Aqui está a bênção apostólica: “Graça a vós, e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo”, v. 2. Ela é a mesma, quase palavra por palavra, em todas as epístolas, para nos ensinar que não devemos recear fórmulas, embora não devamos ficar presos a elas, especialmente às que não são bíblicas.
A única fórmula no Antigo Testamento é a de uma bênção (Números 6:23-26): “Desta maneira abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes: O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e seja gracioso contigo. O Senhor levante sobre ti a luz do seu semblante e te dê paz.”
Assim, no Novo Testamento, o bem desejado é bem espiritual, graça e paz: o favor gratuito e a boa vontade de Deus, e todos os seus frutos e efeitos benditos, e isso da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, conjuntamente de ambos, embora de maneira diferente. Observe:
Não há paz sem graça. A paz interior brota de uma percepção do favor divino.
Não há graça e paz senão da parte de Deus, nosso Pai, a fonte e origem de todas as bênçãos, o Pai das luzes, de quem desce toda dádiva boa e perfeita, Tiago 1:17.
Não há graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, senão no nosso Senhor Jesus Cristo e por meio dele. Cristo, como Mediador, é o canal de transmissão de todas as bênçãos espirituais à igreja, e dirige a distribuição delas a todos os seus membros.
Versículos 3 a 6
A Gratidão e a Alegria do Apóstolo. (62 d.C.)
O apóstolo passa, depois da inscrição e da bênção, à ação de graças pelos santos em Filipos. Ele lhes diz pelo que agradecia a Deus a respeito deles. Observe aqui:
I. Paulo se lembrava deles. Trazia-os muito nos seus pensamentos. E, embora estivessem fora da sua vista, e ele estivesse distante deles, contudo não estavam fora da sua mente. Ou: a cada menção de vocês, epi pase te mneia.
Assim como pensava frequentemente neles, assim falava frequentemente deles e se deleitava em ouvi-los mencionados. A simples menção deles lhe era agradável. É um prazer ouvir falar do bem-estar de um amigo ausente.
II. Ele se lembrava deles com alegria. Em Filipos foi maltratado. Ali foi açoitado e posto no tronco, e naquele momento viu pouco do fruto do seu trabalho. E, contudo, lembra-se de Filipos com alegria.
Ele considerava os seus sofrimentos por Cristo como o seu crédito, o seu consolo, a sua coroa, e se alegrava a cada menção do lugar onde sofreu. Estava tão longe de se envergonhar deles ou de não querer ouvir falar do cenário dos seus sofrimentos que se lembrava dele com alegria.
III. Ele se lembrava deles em oração: “Sempre, em toda oração minha por vós todos”, v. 4. A melhor lembrança dos nossos amigos é lembrar-nos deles diante do trono da graça. Paulo orava muito pelos seus amigos, por todos os seus amigos, por estes particularmente.
Ao que parece, por essa maneira de expressão, ele mencionava diante do trono da graça as diversas igrejas em que tinha interesse e com as quais se preocupava, particularmente e pelo nome. Tinha momentos de oração pela igreja de Filipos.
Deus nos dá liberdade para falar assim com ele, embora, para o nosso consolo, saiba a quem nos referimos quando não os nomeamos.
IV. Ele agradecia a Deus a cada alegre lembrança deles. Observe: a ação de graças deve ter parte em toda oração. E tudo o que é matéria do nosso regozijo deve ser matéria da nossa ação de graças. Daquilo que nos traz consolo, Deus deve receber a glória.
Ele agradecia a Deus, assim como fazia pedidos com alegria. Assim como a santa alegria é o coração e a alma do louvor agradecido, assim o louvor agradecido é o lábio e a linguagem da santa alegria.
V. Assim como nas nossas orações, assim na nossa ação de graças, devemos olhar para Deus como o nosso Deus: “Agradeço ao meu Deus”. Anima-nos na oração e dilata o coração no louvor ver cada misericórdia vindo da mão de Deus como o nosso Deus. “Agradeço ao meu Deus a cada lembrança de vós”.
Devemos agradecer ao nosso Deus pelas graças e consolos, dons e utilidade dos outros, conforme recebemos o benefício deles, e Deus recebe glória por eles. Mas qual é a matéria desta ação de graças?
- Ele dá graças a Deus pelo consolo que tinha neles: “Pela vossa comunhão no evangelho, desde o primeiro dia até agora”, v. 5. Observe: a comunhão no evangelho é uma boa comunhão. E os cristãos mais humildes têm comunhão no evangelho com os maiores apóstolos.
Pois a salvação do evangelho é uma salvação comum (Judas 1:3), e eles obtêm fé igualmente preciosa com eles, 2 Pedro 1:1. Os que sinceramente recebem e abraçam o evangelho têm comunhão nele desde o primeiro dia.
Um cristão recém-nascido, se verdadeiramente nascido, participa de todas as promessas e privilégios do evangelho desde o primeiro dia em que se torna tal. Até agora. Observe: é um grande consolo para os ministros quando os que começam bem prosseguem e perseveram.
Alguns entendem por sua comunhão no evangelho a sua liberalidade para propagar o evangelho, e traduzem koinonia, não comunhão, mas comunicação.
Mas, comparando-a com a ação de graças de Paulo a respeito de outras igrejas, parece antes ser tomada mais geralmente pela comunhão que tinham, em fé, esperança e santo amor, com todos os bons cristãos: uma comunhão nas promessas, ordenanças, privilégios e esperanças do evangelho. E isso desde o primeiro dia até agora.
- Pela confiança que tinha a respeito deles (v. 6): “Estando confiante disto mesmo”, etc. Observe: a confiança dos cristãos é o grande consolo dos cristãos, e podemos extrair matéria de louvor das nossas esperanças assim como das nossas alegrias.
Devemos dar graças não só por aquilo de que temos a posse e evidência presentes, mas por aquilo de que temos a perspectiva futura. Paulo fala com muita confiança a respeito do bom estado dos outros, esperando bem a respeito deles no julgamento da caridade.
E está confiante, no julgamento da fé, de que, se fossem sinceros, seriam felizes: que aquele que começou uma boa obra em vocês a realizará até o dia de Jesus Cristo. Uma boa obra entre vocês, en hymin, assim se pode ler. Entenda-se, em geral, da implantação da igreja entre eles.
Aquele que implantou o cristianismo no mundo o preservará enquanto o mundo existir. Cristo terá uma igreja até que o mistério de Deus seja terminado e o corpo místico completado. A igreja está edificada sobre uma rocha, e as portas do inferno não conseguirão o intento contra ela.
Mas isso deve antes ser aplicado a pessoas particulares, e então fala da realização certa da obra da graça onde quer que seja começada. Observe aqui:
(1.) A obra da graça é uma boa obra, uma obra bendita. Pois nos faz bons e é um penhor de bem para nós. Faz-nos semelhantes a Deus e nos prepara para desfrutar de Deus. Bem pode ser chamada boa obra aquela que nos faz o maior bem.
(2.) Onde quer que esta boa obra seja começada, o seu começo é de Deus: ele começou uma boa obra em vocês. Não poderíamos começá-la nós mesmos, pois por natureza estamos mortos em transgressões e pecados.
E que podem os mortos fazer para se ressuscitarem à vida? Ou como podem começar a agir até serem vivificados no mesmo aspecto em que são ditos mortos? É Deus quem vivifica os que assim estão mortos, Efésios 2:1; Colossenses 2:13.
(3.) A obra da graça é só começada nesta vida. Não é terminada aqui. Enquanto estivermos neste estado imperfeito, há algo mais a fazer.
(4.) Se o mesmo Deus que começa a boa obra não se encarregasse de levá-la adiante e terminá-la, ela ficaria para sempre inacabada. Aquele que a começou deve realizá-la.
(5.) Podemos estar confiantes, ou bem persuadidos, de que Deus não só não abandonará, mas terminará e coroará a obra das suas próprias mãos. Pois, quanto a Deus, a sua obra é perfeita.
(6.) A obra da graça nunca será aperfeiçoada até o dia de Jesus Cristo, o dia da sua aparição. Quando vier julgar o mundo e terminar a sua mediação, então esta obra estará completa, e a pedra de remate será trazida com aclamação. Temos a mesma expressão no v. 10.
Versículos 7 a 8
A Afeição e a Esperança do Apóstolo. (62 d.C.)
O apóstolo expressa a afeição ardente que tinha por eles e a sua preocupação com o bem-estar espiritual deles: “Tenho-vos no meu coração”, v. 7. Ele os amava como a sua própria alma, e estavam perto do seu coração. Pensava muito neles, e zelava por eles. Observe:
- Por que os tinha no seu coração: “Visto que, tanto nas minhas amarras quanto na defesa e confirmação do evangelho, vós todos sois participantes da minha graça”. Isto é, haviam recebido benefício por ele e pelo seu ministério.
Eram participantes daquela graça de Deus que, por ele e por suas mãos, lhes era comunicada. Isso torna as pessoas queridas aos seus ministros: receberem benefício pelo ministério deles. Ou: vocês são participantes da minha graça, uniram-se a mim no fazer e no sofrer.
Eram participantes da sua aflição pela simpatia e preocupação, e prontidão em ajudá-lo. A isso ele chama participar da sua graça. Pois os que sofrem com os santos são e serão consolados com eles. E os que suportam a sua parte do fardo compartilharão a recompensa.
Ele os amava porque aderiram a ele nas suas amarras e na defesa e confirmação do evangelho. Estavam tão prontos a apresentar-se nos seus lugares e segundo a sua capacidade, para a defesa do evangelho, quanto o apóstolo no seu. E, por isso, os tinha no seu coração.
Companheiros de sofrimento devem ser queridos uns aos outros. Os que se arriscaram e sofreram na mesma boa causa de Deus e da religião devem, por esse motivo, amar-se ternamente. Ou: porque vocês me têm no coração, dia to echein me en te kardia hymas.
Manifestaram o seu respeito por ele aderindo firmemente à doutrina que pregava e prontamente sofrendo por ela junto com ele. A marca mais verdadeira de respeito para com os nossos ministros é receber a doutrina que pregam e permanecer nela.
- A evidência disso: “É justo que eu pense isto de vós todos, porque vos tenho no meu coração”. Por isto aparecia que os tinha no seu coração: tinha boa opinião deles e boas esperanças a respeito deles.
Observe: é muito apropriado pensar o melhor das outras pessoas e o melhor que pudermos delas, supor o melhor delas que o assunto admitir em todos os casos.
- Um recurso a Deus acerca da verdade disso (v. 8): “Pois Deus é minha testemunha de quanto anseio por vós todos nas entranhas de Jesus Cristo”.
Tendo-os no seu coração, ansiava por eles. Ou ansiava vê-los, ansiava receber notícias deles, ou ansiava pelo bem-estar espiritual deles e pelo seu crescimento e aproveitamento em conhecimento e graça.
Tinha alegria neles (v. 4) por causa do bem que via e de que ouvia falar entre eles. Contudo, continuamente ansiava por eles, para ouvir falar de mais desse bem entre eles. E ansiava por todos eles, não só pelos inteligentes e ricos entre eles, mas até pelos mais humildes e pobres.
E ansiava grandemente por eles, ou com forte afeição e grande boa vontade. E isso nas entranhas de Jesus Cristo, com aquela terna preocupação que o próprio Cristo tem e tem mostrado por almas preciosas. Paulo era nisto um seguidor de Cristo, e todos os bons ministros devem procurar sê-lo.
Ó, as entranhas de compaixão que estão em Jesus Cristo para com pobres almas! Foi por compaixão delas que se encarregou da salvação delas e se submeteu a tão vasto dispêndio para realizá-la.
Ora, em conformidade com o exemplo de Cristo, Paulo tinha compaixão deles, e ansiava por todos eles nas entranhas de Jesus Cristo. Não teremos nós piedade e amor por aquelas almas pelas quais Cristo teve tanto amor e piedade? Quanto a isso, recorre a Deus: “Deus é minha testemunha”.
Era uma disposição interior da mente que expressava para com eles, de cuja sinceridade só Deus era testemunha, e por isso recorre a ele. “Quer vocês saibam disso ou não, ou o percebam, Deus, que conhece o coração, o sabe.”
Versículos 9 a 11
A Afeição e a Esperança do Apóstolo. (62 d.C.)
Estes versículos contêm as orações que ele fazia em favor deles. Paulo frequentemente dava a conhecer aos seus amigos o que pedia a Deus em favor deles, para que soubessem o que pedir para si mesmos e fossem dirigidos nas suas próprias orações.
E para que fossem animados a esperar que receberiam de Deus a graça vivificante, fortalecedora, eterna, consoladora, que um intercessor tão poderoso como Paulo pedia a Deus em favor deles.
É um ânimo para nós saber que os nossos amigos oram em nosso favor, amigos que temos motivo para pensar que têm influência diante do trono da graça. Isso se destinava igualmente à direção deles no seu andar, e a que trabalhassem para corresponder às suas orações em favor deles. Pois por isso apareceria que Deus lhes havia respondido.
Paulo, ao orar assim em favor deles, esperava bem a respeito deles. É um incentivo a fazermos o nosso dever, para que não decepcionemos as expectativas de amigos e ministros que oram. Ele orava:
- Que fossem um povo afetuoso, e que boas afeições abundassem entre eles: que o amor de vocês abundasse ainda mais e mais. Refere-se ao amor deles a Deus, uns aos outros e a todos os homens. O amor é o cumprimento tanto da lei quanto do evangelho.
Observe: os que abundam muito em qualquer graça ainda precisam abundar mais e mais, porque ainda lhes falta algo e somos imperfeitos nas nossas melhores realizações.
- Que fossem um povo conhecedor e criterioso: que o amor abundasse em conhecimento e em todo discernimento. Não é um amor cego que nos recomendará a Deus, mas um amor fundado no conhecimento e no discernimento.
Devemos amar a Deus por causa da sua infinita excelência e amabilidade, e amar os nossos irmãos por causa do que vemos da imagem de Deus neles. Paixões fortes, sem conhecimento e discernimento firme, não nos tornarão completos na vontade de Deus, e às vezes causam mais dano do que bem.
Os judeus tinham zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento, e por ele eram arrastados à violência e ao furor, Romanos 10:2; João 16:2.
- Que fossem um povo capaz de distinguir. Isso seria o efeito do seu conhecimento e discernimento: “Para que aproveis as coisas que são excelentes” (v. 10). Ou, como está na margem: “Provai as coisas que diferem”, eis to dokimazein humas ta diapheronta.
Para que aprovemos as coisas que são excelentes ao prová-las e distingamos a diferença entre elas e outras coisas. Observe: as verdades e leis de Cristo são coisas excelentes. E é necessário que cada um de nós as aprove e as estime como tais.
Só precisamos prová-las para aprová-las. E elas facilmente se recomendarão a qualquer mente que explore e distinga.
- Que fossem um povo honesto e de coração reto: “Para que sejais sinceros”. A sinceridade é a nossa perfeição evangélica, aquela em que devemos ter a nossa conduta no mundo, e que é a glória de todas as nossas graças.
Quando o olho é simples, quando somos íntimos de Deus no que fazemos, somos realmente o que parecemos ser e temos intenções honestas, então somos sinceros.
- Que fossem um povo que não ofendesse: que vocês sejam sem ofensa até o dia de Cristo. Não propensos a sentir-se ofendidos, e muito cuidadosos para não causar ofensa a Deus ou aos seus irmãos, viver em toda boa consciência diante de Deus (Atos 23:1).
E exercitar-nos para ter sempre uma consciência sem ofensa para com Deus e para com os homens, Atos 24:16. E devemos continuar irrepreensíveis até o fim, para que assim sejamos apresentados no dia de Cristo.
Ele apresentará a igreja sem mancha ou ruga (Efésios 5:27), e apresentará os crentes sem culpa diante da presença da sua glória com alegria excedente, Judas 1:24.
- Que fossem um povo frutífero e útil (v. 11): “Cheios dos frutos de justiça”, etc. O nosso fruto é encontrado em Deus e, por isso, deve ser pedido a ele. Os frutos de justiça são as evidências e efeitos da nossa santificação, os deveres da santidade que brotam de um coração renovado, a raiz da questão em nós.
“Cheios” deles. Observe: os que fazem muito bem devem continuamente procurar fazer mais. Os frutos de justiça, produzidos para a glória de Deus e a edificação da sua igreja, devem realmente encher-nos e ocupar-nos inteiramente.
Não tema ficar vazio ao produzir os frutos de justiça, pois você será cheio deles. Estes frutos são por Jesus Cristo, pela sua força e graça, pois sem ele nada podemos fazer. Ele é a raiz da boa oliveira, da qual ela deriva a sua seiva.
Somos fortes na graça que está em Cristo Jesus (2 Timóteo 2:1), e “fortalecidos com poder pelo seu Espírito” (Efésios 3:16), e eles são para a glória e o louvor de Deus.
Não devemos visar a nossa própria glória na nossa fecundidade, mas o louvor e a glória de Deus, para que Deus seja glorificado em todas as coisas (1 Pedro 4:11). E tudo o que fizermos, devemos fazê-lo todo para a glória de Deus, 1 Coríntios 10:31.
É muito para a honra de Deus quando os cristãos não só são bons, mas fazem o bem e abundam em boas obras.
Versículos 12 a 20
O Êxito e a Alegria do Apóstolo. (62 d.C.)
Vemos aqui o zelo com que o apóstolo procura impedir que se sintam ofendidos pelos seus sofrimentos. Ele era então prisioneiro em Roma. Isso poderia ser uma pedra de tropeço para os que haviam recebido o evangelho pelo seu ministério.
Poderiam ser atraídos a pensar: se esta doutrina fosse de fato de Deus, Deus não permitiria que alguém tão ativo e instrumental em pregá-la e propagá-la fosse lançado de lado como um vaso desprezado e quebrado. Poderiam recear reconhecer esta doutrina, para que eles próprios não fossem envolvidos na mesma tribulação.
Ora, para remover a ofensa da cruz, ele expõe este capítulo escuro e árduo dos seus sofrimentos, e o torna muito fácil e inteligível, e conciliável com a sabedoria e bondade de Deus, que o empregava.
I. Ele sofreu por meio dos inimigos jurados do evangelho, que o puseram na prisão e visavam tirar-lhe a vida. Mas eles não deveriam tropeçar nisso, pois disso foi extraído bem, e isso tendia ao avanço do evangelho (v. 12):
“As coisas que me aconteceram resultaram antes no avanço do evangelho.” Estranha química da Providência esta: extrair tão grande bem como a expansão do evangelho de tão grande mal como o confinamento do apóstolo.
“Sofro tribulação como um malfeitor, até às amarras. Mas a palavra de Deus não está presa”, 2 Timóteo 2:9. “Eles não podem aprisionar a palavra de Deus. Ela tem o seu livre curso, embora eu esteja confinado.” Mas como se deu isso?
- Isso alarmou os que estavam de fora (v. 13): “As minhas amarras em Cristo, ou por Cristo, são manifestas em todo o palácio e em todos os outros lugares. O imperador, os cortesãos, os magistrados estão convencidos de que não sofro como malfeitor, mas como homem honesto, com boa consciência. Sabem que sofro por Cristo, e não por qualquer maldade.” Observe:
(1.) Os sofrimentos de Paulo o tornaram conhecido na corte, onde talvez de outro modo nunca fosse conhecido. E isso poderia levar alguns deles a indagar sobre o evangelho pelo qual sofria, do qual de outro modo talvez nunca tivessem ouvido falar.
(2.) Quando as suas amarras foram manifestas no palácio, foram manifestas em todos os outros lugares. Os sentimentos da corte têm grande influência nos sentimentos de todo o povo, Regis ad exemplum totus componitur orbis.
- Isso deu ousadia aos que estavam de dentro. Assim como os seus inimigos ficaram sobressaltados com os seus sofrimentos, assim os seus amigos foram animados por eles.
“Os retos ficarão espantados com isto, e o inocente se levantará contra o hipócrita. O justo também se manterá no seu caminho, e aquele que tem mãos limpas será cada vez mais forte”, Jó 17:8, 9.
Assim foi aqui: “Muitos dos irmãos no Senhor ganhando confiança pelas minhas amarras”, v. 14. A expectativa de tribulação pela sua religião, em geral, talvez os tivesse desalentado e desanimado.
Mas, quando viram Paulo preso por Cristo, estavam tão longe de ser dissuadidos de pregar Cristo e louvar o seu nome que isso lhes deu mais ousadia. Pois poderiam alegremente sofrer na companhia de Paulo.
Se fossem arrastados do púlpito à prisão, poderiam conformar-se com isso, porque ali estariam em tão boa companhia. Além disso, o consolo que Paulo tinha nos seus sofrimentos, as suas extraordinárias consolações recebidas de Cristo num estado de sofrimento, os animava grandemente.
Viam que os que serviam a Cristo serviam a um bom Mestre, que podia tanto sustentá-los quanto defendê-los nos seus sofrimentos por ele. “Ganhando confiança pelas minhas amarras.” Pepoithotas. Ficavam mais plenamente satisfeitos e persuadidos pelo que viam.
Observe o poder da graça divina. Aquilo que o inimigo destinava a desanimar os pregadores do evangelho teve o seu efeito contrariado em favor do ânimo deles. E “têm muito mais ousadia para falar a palavra sem medo”. Eles veem o pior disso, e por isso não têm medo de arriscar-se.
A sua confiança lhes dava coragem, e a sua coragem os preservava do poder do medo.
II. Ele sofreu de falsos amigos assim como de inimigos (v. 15, 16): “Alguns pregam Cristo até por inveja e contenda”. “Uns pregam Cristo por disputa, não sinceramente.”
Ora, isso seria uma pedra de tropeço e um desânimo para alguns: havia os que invejavam a reputação de Paulo nas igrejas e a influência que tinha entre os cristãos, e procuravam suplantá-lo e miná-lo.
Alegravam-se secretamente quando ele foi encerrado na prisão, para que tivessem melhor oportunidade de roubar as afeições do povo. E esforçavam-se mais na pregação, para ganhar para si a reputação que nele invejavam: “Supondo acrescentar aflição às minhas amarras”.
Pensavam por esse meio causar dor ao seu espírito, e fazê-lo temer perder a sua influência, ficar inquieto no seu confinamento e impaciente por soltura.
É triste que haja homens que professam o evangelho, especialmente que o pregam, governados por princípios como estes, que preguem Cristo por despeito contra Paulo e para aumentar a aflição das suas amarras. Não achemos estranho se nestas épocas posteriores e mais degeneradas da igreja houver alguns assim.
Contudo, havia outros que eram estimulados pelos sofrimentos de Paulo a pregar Cristo mais vigorosamente: alguns também de boa vontade e amor. Por sincera afeição ao evangelho, para que a obra não parasse enquanto o trabalhador estava encerrado. “Sabendo que estou posto para a defesa do evangelho.”
Sabiam que ele era designado para sustentar e propagar o evangelho no mundo, contra toda a violência e oposição dos seus inimigos, e temiam que o evangelho sofresse pelo seu confinamento. Isso lhes dava mais ousadia para pregar a palavra e suprir a sua falta de serviço à igreja.
III. É muito comovente ver como ele estava tranquilo em meio a tudo: contudo, de toda maneira, seja por alegação ou em verdade, Cristo é pregado. E nisso me regozijo. Sim, e ainda, me regozijarei, v. 18.
Repare: a pregação de Cristo é a alegria de todos os que desejam bem ao seu reino entre os homens. Já que pode tender ao bem de muitos, devemos regozijar-nos nela, embora feita por alegação, e não na realidade.
É prerrogativa de Deus julgar os princípios pelos quais os homens agem. Isso está fora da nossa alçada. Paulo estava tão longe de invejar os que tinham liberdade de pregar o evangelho enquanto ele estava confinado que se regozijava na pregação dele até pelos que a fazem por alegação, e não em verdade.
Quanto mais, então, devemos regozijar-nos na pregação do evangelho pelos que a fazem em verdade, sim, e ainda, embora com muita fraqueza e algum erro! Duas coisas faziam o apóstolo regozijar-se na pregação do evangelho:
- Porque tendia à salvação das almas dos homens: “Sei que isto resultará na minha salvação”, v. 19. Observe: Deus pode extrair bem do mal. E o que não resulta na salvação dos ministros pode, contudo, pela graça de Deus, ser feito resultar na salvação do povo.
Que recompensa podem esperar os que pregam Cristo por contenda, inveja e disputa, e para acrescentar aflição às amarras de um ministro fiel? Que pregam por alegação, e não em verdade? E, contudo, até isso pode resultar na salvação de outros. E o regozijo de Paulo nisso resultou na sua salvação também.
Esta é uma das coisas que acompanham a salvação: poder regozijar-se em que Cristo é pregado, embora isso nos diminua e diminua a nossa reputação. Este nobre espírito apareceu em João Batista, na primeira pregação pública de Cristo:
“Portanto, esta minha alegria está cumprida. Ele deve crescer, mas eu devo diminuir”, João 3:29, 30. “Que ele brilhe, embora eu seja obscurecido. E a sua glória seja exaltada, embora sobre as minhas ruínas.”
Outros entendem esta expressão como a derrota da malícia dos seus inimigos e a contribuição dela para a sua libertação do seu confinamento. Pelas orações de vocês e pela provisão do Espírito de Cristo.
Repare: tudo o que resulta na nossa salvação é pela provisão ou pelos auxílios e assistência do Espírito de Cristo. E a oração é o meio designado de obter essa provisão. As orações do povo podem trazer uma provisão do Espírito aos seus ministros, para sustentá-los no sofrimento, assim como na pregação do evangelho.
- Porque resultaria na glória de Cristo, v. 20, onde ele aproveita a ocasião para mencionar a sua própria inteira dedicação ao serviço e à honra de Cristo: “Segundo a minha veemente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado”, etc. Observe aqui:
(1.) O grande desejo de todo verdadeiro cristão é que Cristo seja engrandecido e glorificado, que o seu nome seja grande e venha o seu reino.
(2.) Os que verdadeiramente desejam que Cristo seja engrandecido desejam que seja engrandecido no seu corpo. Apresentam os seus corpos como sacrifício vivo (Romanos 12:1), e entregam os seus membros como instrumentos de justiça a Deus, Romanos 6:13.
Estão dispostos a servir aos seus desígnios e ser instrumentos para a sua glória, com cada membro do seu corpo, assim como com cada faculdade da sua alma.
(3.) É muito para a glória de Cristo que o sirvamos ousadamente e não nos envergonhemos dele, com liberdade e desembaraço de mente, e sem desânimo: que em nada serei envergonhado, mas que com toda a ousadia Cristo seja engrandecido. A ousadia dos cristãos é a honra de Cristo.
(4.) Os que fazem da glória de Cristo o seu desejo e desígnio podem fazer dela a sua expectativa e esperança. Se ela for sinceramente visada, certamente será alcançada.
Se com sinceridade oramos: “Pai, glorifica o teu nome”, podemos ter certeza da mesma resposta a essa oração que Cristo recebeu: “Eu o glorifiquei, e o glorificarei de novo”, João 12:28.
(5.) Os que desejam que Cristo seja engrandecido nos seus corpos têm uma santa indiferença quanto a ser pela vida ou pela morte. Deixam a ele decidir de que maneira os tornará úteis à sua glória: se pelos seus trabalhos ou sofrimentos, pela sua diligência ou paciência, se vivendo para a honra dele ao trabalhar para ele, ou morrendo para a honra dele ao sofrer por ele.
Versículos 21 a 26
A Exultação Generosa do Apóstolo. (62 d.C.)
Temos aqui um relato da vida e morte do bendito Paulo: a sua vida era Cristo, e a sua morte era ganho. Observe:
É o caráter indubitável de todo bom cristão que para ele viver é Cristo. A glória de Cristo deve ser o fim da nossa vida, a graça de Cristo o princípio da nossa vida, e a palavra de Cristo a regra dela. A vida cristã é derivada de Cristo e dirigida a ele. Ele é o princípio, a regra e o fim dela.
Todos aqueles para quem viver é Cristo, para eles morrer será ganho. É grande ganho, ganho presente, ganho eterno. A morte é grande perda para um homem carnal e mundano. Pois perde todos os seus consolos e todas as suas esperanças.
Mas para um bom cristão ela é ganho, pois é o fim de toda a sua fraqueza e miséria, e a perfeição dos seus consolos e a realização das suas esperanças. Livra-o de todos os males da vida e o conduz à posse do bem supremo.
Ou: para mim morrer é ganho. Isto é: “Para o evangelho assim como para mim, evangelho que receberá uma confirmação ulterior pelo selo do meu sangue, como teve antes pelos trabalhos da minha vida”. Assim Cristo seria engrandecido pela sua morte, v. 20.
Alguns leem a expressão inteira assim: para mim, vivendo e morrendo, Cristo é ganho. Isto é: não desejo mais nada, nem enquanto vivo nem quando morrer, senão ganhar Cristo e ser encontrado nele.
Poder-se-ia pensar que, se a morte era ganho para ele, estaria cansado da vida e impaciente pela morte. Não, diz ele:
I. “Se vivo na carne, este é o fruto do meu trabalho” (v. 22), isto é, Cristo é. Ele considerava o seu trabalho bem empregado, se pudesse ser instrumento para promover a honra e o interesse do reino de Cristo no mundo.
É o fruto do meu trabalho, karpos ergou, operæ pretium. Vale a pena um bom cristão e um bom ministro viver no mundo enquanto puder glorificar a Deus e fazer o bem à sua igreja.
“Contudo, o que escolherei não sei. Pois estou num aperto entre dois.” Era um bendito aperto aquele em que Paulo estava, não entre duas coisas más, mas entre duas coisas boas. Davi estava num aperto por três juízos: espada, fome e peste. Paulo estava num aperto entre duas bênçãos: viver para Cristo e estar com ele. Temos aqui o seu raciocínio consigo mesmo sobre o assunto:
- A sua inclinação era pela morte. Veja o poder da fé e da graça divina. Pode reconciliar a mente com a morte e tornar-nos dispostos a morrer, embora a morte seja a destruição da nossa natureza presente e o maior mal natural.
Temos naturalmente aversão à morte, mas ele tinha inclinação a ela (v. 23): “Tendo desejo de partir e estar com Cristo”. Observe:
(1.) É estar com Cristo que torna a partida desejável a um homem bom. Não é simplesmente morrer, ou despir-se do corpo. Isso não é, por si mesmo e por causa de si mesmo, algo desejável. Mas pode estar necessariamente ligado a algo mais que o torne verdadeiramente assim.
Se não posso estar com Cristo sem partir, considerarei desejável partir por esse motivo.
(2.) Assim que a alma parte, está imediatamente com Cristo. “Hoje estarás comigo no paraíso”, Lucas 23:43. “Ausente do corpo e presente com o Senhor” (2 Coríntios 5:8), sem qualquer intervalo entre ambos.
“O que é muito melhor”, pollo gar mallon kreisson, que excede muitíssimo, ou é vastamente preferível. Os que conhecem o valor de Cristo e do céu prontamente reconhecerão ser muito melhor estar no céu que neste mundo, estar com Cristo que com qualquer criatura.
Pois neste mundo somos cercados de pecado, nascidos para a tribulação, nascidos de novo para ela. Mas, se chegarmos a estar com Cristo, adeus pecado e tentação, adeus tristeza e morte, para sempre.
- O seu julgamento era antes viver por algum tempo mais neste mundo, para o serviço da igreja (v. 24): “Contudo, permanecer na carne é mais necessário para vós”.
É necessário para a igreja ter ministros. E dificilmente se pode dispensar ministros fiéis quando a colheita é abundante e os trabalhadores são poucos. Observe: os que têm mais motivo para desejar partir devem estar dispostos a continuar no mundo enquanto Deus tiver algum trabalho para eles fazerem.
O aperto de Paulo não era entre viver neste mundo e viver no céu. Entre esses dois não há comparação. Mas o seu aperto era entre servir a Cristo neste mundo e desfrutar dele em outro.
Continuamente o seu coração estava em Cristo. Embora, para promover o interesse de Cristo e da sua igreja, escolhesse antes ficar aqui, onde encontrava oposições e dificuldades, e negar a si mesmo por algum tempo a satisfação da sua recompensa.
II. “E, tendo esta confiança, sei que permanecerei e continuarei com vós todos para o vosso avanço e alegria da fé”, v. 25. Observe aqui:
Que grande confiança Paulo tinha na Providência divina, de que ordenaria tudo para o melhor para ele. “Tendo esta confiança, de que será necessário para vocês que eu permaneça na carne, sei que permanecerei.”
Tudo o que é melhor para a igreja podemos ter certeza de que Deus fará. Se sabemos o que é necessário para edificar o corpo de Cristo, podemos certamente saber o que será. Pois ele zelará pelos interesses dele e fará o que é melhor, consideradas todas as coisas, em cada condição em que esteja.
Observe para que os ministros são conservados: para o nosso avanço e alegria da fé, o nosso avanço ulterior em santidade e consolo.
O que promove a nossa fé e alegria da fé serve muito ao nosso avanço no caminho para o céu. Quanto mais fé, mais alegria, e quanto mais fé e alegria, mais avançamos no nosso percurso cristão.
Há necessidade de um ministério estável, não só para o convencimento e conversão de pecadores, mas para a edificação dos santos e o seu avanço em realizações espirituais.
III. Que o regozijo de vocês seja mais abundante em Jesus Cristo por mim, pela minha vinda a vocês de novo, v. 26. Eles se regozijavam na esperança de vê-lo e desfrutar dos seus trabalhos ulteriores entre eles. Observe:
A permanência dos ministros com a igreja deve ser o regozijo de todos os que desejam bem à igreja e aos seus interesses.
Todas as nossas alegrias devem terminar em Cristo. A nossa alegria em bons ministros deve ser a nossa alegria em Cristo Jesus por eles. Pois são só os amigos do noivo, e devem ser recebidos no nome dele e por causa dele.
Versículos 27 a 30
As Exortações do Apóstolo. (62 d.C.)
O apóstolo conclui o capítulo com duas exortações:
I. Ele os exorta ao rigor da conduta (v. 27): “Somente seja a vossa conduta como convém ao evangelho de Cristo”. Observe: os que professam o evangelho de Cristo devem ter a sua conduta como convém ao evangelho, ou em conformidade e acordo com ele.
Que ela seja como convém aos que creem nas verdades do evangelho, se submetem às leis do evangelho e dependem das promessas do evangelho, e com fé, santidade e consolo correspondentes. Que seja em todos os aspectos como a dos que pertencem ao reino de Deus entre os homens, e são membros e súditos dele.
É um ornamento à nossa profissão quando a nossa conduta forma um todo com ela. “Para que, quer eu venha e vos veja, quer esteja ausente, possa ouvir dos vossos assuntos.”
Ele havia falado no v. 26 da sua vinda a eles de novo, e havia falado disso com alguma segurança, embora fosse agora prisioneiro. Mas não queria que se apoiassem nisso. A nossa religião não deve ficar presa nas mãos dos nossos ministros: “Quer eu venha ou não, que eu ouça bem de vocês, e permaneçam firmes”.
Quer os ministros venham ou não, Cristo está sempre perto. Está próximo de nós, nunca longe de nós, e apressa a sua segunda vinda. “A vinda do Senhor se aproxima”, Tiago 5:8.
Que eu ouça de vocês que permanecem firmes num só espírito, com uma só mente, contendendo juntos pela fé do evangelho. Três coisas ele desejava ouvir deles. E são todas tais como convêm ao evangelho:
- Convém aos que professam o evangelho contender por ele, usar uma santa violência ao tomar o reino do céu. A fé do evangelho é a doutrina da fé, ou a religião do evangelho. Há na fé do evangelho aquilo pelo que vale a pena contender.
Se a religião vale alguma coisa, vale tudo. Há muita oposição, e há necessidade de contender. Um homem pode dormir e ir para o inferno. Mas aquele que irá para o céu deve olhar ao seu redor e ser diligente.
- A unidade e a unanimidade dos cristãos convêm ao evangelho: contendam juntos, não contendam uns com os outros. Todos vocês devem contender contra o adversário comum. Um só espírito e uma só mente convêm ao evangelho. Pois há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
Pode haver unidade de coração e afeição entre os cristãos onde há diversidade de julgamento e compreensão sobre muitas coisas.
- A firmeza convém ao evangelho: permaneçam firmes num só espírito, com uma só mente. Sejam firmes e inabaláveis diante de qualquer oposição.
É uma vergonha para a religião quando os que a professam são inconstantes, sem firmeza nas suas mentes e instáveis como água. Pois nunca se distinguirão. Os que desejam contender pela fé do evangelho devem manter-se firmes nela.
II. Ele os exorta à coragem e à constância no sofrimento: “E em nada aterrorizados pelos vossos adversários”, v. 28. Os que professam o evangelho sempre encontraram adversários, especialmente na primeira implantação do cristianismo.
O nosso grande cuidado deve ser manter-nos próximos da nossa profissão e ser constantes nela. Quaisquer oposições que encontremos, não devemos amedrontar-nos com elas, considerando que a condição dos perseguidos é muito melhor e mais desejável que a dos perseguidores. Pois perseguir é um sinal evidente de perdição.
Os que se opõem ao evangelho de Cristo e prejudicam os que o professam estão assinalados para a ruína. Mas ser perseguido é um sinal de salvação.
Não que seja uma marca certa. Muitos hipócritas sofreram pela sua religião. Mas é um bom sinal de que somos sinceramente sérios na religião e destinados à salvação, quando somos capacitados de maneira correta a sofrer pela causa de Cristo.
Pois a vocês é dado, em favor de Cristo, não só crer, mas também sofrer pelo seu nome, v. 29. Aqui estão dados dois dons preciosos, e ambos em favor de Cristo:
Crer nele. A fé é dom de Deus em favor de Cristo, que comprou para nós não só a bem-aventurança que é o objeto da fé, mas a própria graça da fé. A capacidade ou disposição de crer é de Deus.
Sofrer por causa de Cristo é um dom valioso também. É grande honra e grande vantagem. Pois podemos ser muito úteis à glória de Deus, que é o fim da nossa criação, e animar e confirmar a fé dos outros.
E há uma grande recompensa que o acompanha também: “Benditos sois vós quando os homens vos perseguirem, pois grande é a vossa recompensa no céu”, Mateus 5:11, 12. E, se sofrermos com ele, também reinaremos com ele, 2 Timóteo 2:12.
Se sofrermos descrédito e perda por Cristo, devemos considerá-los um grande dom e valorizá-los de acordo com isso, sempre desde que nos portemos sob os nossos sofrimentos com a disposição genuína de mártires e confessores (v. 30):
“Tendo o mesmo conflito que vistes em mim e agora ouvis estar em mim.” Isto é, sofrendo da mesma maneira como vocês viram e agora ouvem de mim que sofro.
Não é simplesmente o sofrimento, mas a causa, e não só a causa, mas o espírito, que faz o mártir. Um homem pode sofrer numa causa má, e então sofre justamente. Ou numa causa boa, mas com uma mente errada, e então os seus sofrimentos perdem o seu valor.