Matthew Henry

Efésios 1

Argumento

Efésios

Concluído por Samuel Rosewell.

UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS.

Alguns pensam que esta epístola aos efésios era uma carta circular enviada a diversas igrejas, e que a cópia dirigida aos efésios acabou sendo incluída no cânon, passando assim a levar essa inscrição particular.

E foram ainda mais levados a pensar isso porque é a única de todas as epístolas de Paulo que não tem nada especialmente adaptado ao estado ou à situação daquela igreja particular. Mas contém muito que interessa em comum a todos os cristãos, especialmente a todos os que, tendo sido gentios no passado, se converteram ao cristianismo.

Mas, por outro lado, pode-se observar que a epístola é expressamente dirigida (Efésios 1:1) “aos santos que estão em Éfeso”; e, no final dela, ele lhes diz que lhes havia enviado Tíquico, de quem, em 2 Timóteo 4:12, diz que o havia enviado a Éfeso.

É uma epístola datada de uma prisão; e alguns observaram que aquilo que esse apóstolo escreveu quando era prisioneiro tinha o maior gosto e sabor das coisas de Deus.

Quando suas tribulações abundavam, seus consolos e experiências abundavam muito mais. Daí podemos observar que as experiências aflitivas do povo de Deus, particularmente de seus ministros, frequentemente tendem ao proveito dos outros, assim como ao deles próprios.

O desígnio do apóstolo é consolidar e estabelecer os efésios na verdade e, para isso, dar-lhes a conhecer mais amplamente o mistério do evangelho.

Na primeira parte, ele apresenta o grande privilégio dos efésios que, tendo sido no passado pagãos idólatras, agora estavam convertidos ao cristianismo e recebidos em aliança com Deus. Ele o ilustra mediante uma visão de seu deplorável estado antes da conversão, Efésios 1–3.

Na última parte (que temos nos capítulos 4, 5 e 6), ele os instrui nos principais deveres da religião, tanto pessoais como relativos aos outros, e os exorta e desperta para seu fiel cumprimento. Zanchy observa que temos aqui um resumo de toda a doutrina cristã e de quase todos os principais temas da teologia.

Neste capítulo temos: I. A introdução a toda a epístola, que é muito semelhante à de outras, v. 1, 2. II. As ações de graças e os louvores do apóstolo a Deus por suas bênçãos inestimáveis concedidas aos efésios crentes, vv. 3–14. III. Suas fervorosas orações a Deus em favor deles, vv. 15–23.

Esse grande apóstolo costumava abundar em orações e ações de graças a Deus todo-poderoso. Em geral, ele as dispõe e ordena de tal modo que, ao mesmo tempo, levam consigo e transmitem as grandes e importantes doutrinas da religião cristã e as instruções mais relevantes a todos os que as leem seriamente.

Versículos 1 a 2

Introdução. (d.C. 61.)

Aqui está:

  1. O título que São Paulo toma para si como pertencente a ele: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo”, etc. Ele considerava uma grande honra ser empregado por Cristo como um de seus mensageiros aos filhos dos homens. Os apóstolos eram os principais oficiais da igreja cristã, sendo ministros extraordinários designados apenas por algum tempo.

Seu grande Senhor lhes havia fornecido dons extraordinários e a assistência direta do Espírito, para que estivessem preparados para publicar e propagar o evangelho e governar a igreja em seu estado inicial.

Paulo era um deles, e isso não pela vontade de homem que lhe conferisse esse ofício, nem por sua própria intromissão nele; mas pela vontade de Deus, indicada a ele muito expressa e claramente, sendo chamado sem mediação (como foram os outros apóstolos) pelo próprio Cristo para o trabalho.

Todo ministro fiel de Cristo (embora seu chamado e ofício não sejam de natureza tão extraordinária) pode, com nosso apóstolo, refletir como honra e conforto para si mesmo que ele é o que é pela vontade de Deus.

  1. As pessoas a quem esta epístola é enviada: aos santos que estão em Éfeso, isto é, aos cristãos que eram membros da igreja em Éfeso, a metrópole da Ásia. Ele os chama santos, pois assim eram em profissão, assim tinham a obrigação de ser em verdade e realidade, e muitos deles assim eram.

Todos os cristãos devem ser santos; e, se não tiverem esse caráter na terra, nunca serão santos na glória. Ele os chama “os fiéis em Cristo Jesus”, crentes nele, e firmes e constantes em sua adesão a ele e às suas verdades e caminhos.

Não são santos aqueles que não são fiéis, crendo em Cristo, aderindo firmemente a ele e sendo leais à profissão que fazem de relação com seu Senhor. Repare: É honra não apenas dos ministros, mas também dos cristãos particulares, ter obtido misericórdia do Senhor para ser fiéis.

“Em Cristo Jesus”, de quem derivam toda a sua graça e força espiritual, e em quem suas pessoas e tudo o que realizam se tornam aceitos.

  1. A bênção apostólica: “Graça seja a vós”, etc. Esse é o sinal em cada epístola; e expressa a boa vontade do apóstolo para com seus amigos e um verdadeiro desejo de seu bem.

Por graça devemos entender o amor e o favor gratuitos e imerecidos de Deus, e aquelas graças do Espírito que deles procedem; por paz, todas as outras bênçãos, espirituais e temporais, os frutos e o produto da graça. Não há paz sem graça.

Não há paz nem graça senão de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Essas bênçãos peculiares procedem de Deus, como Pai por uma relação especial, e não como Criador. E vêm de nosso Senhor Jesus Cristo, que, tendo-as adquirido para seu povo, tem direito de concedê-las a ele.

De fato, os santos e os fiéis em Cristo Jesus já haviam recebido graça e paz; mas o aumento delas é muito desejável, e os melhores santos necessitam de novas provisões das graças do Espírito, e não podem deixar de desejar aperfeiçoar-se e crescer.

Portanto, devem orar, cada um por si mesmo e todos uns pelos outros, para que essas bênçãos continuamente lhes abundem.

Depois dessa breve introdução, ele passa ao assunto e ao corpo da epístola. E, embora possa parecer um tanto peculiar numa carta, contudo o Espírito de Deus julgou apropriado que seu discurso sobre coisas divinas neste capítulo tomasse a forma de orações e louvores.

Assim como são expressões solenes dirigidas a Deus, também transmitem instruções relevantes aos outros. A oração pode pregar; e o louvor também pode fazê-lo.

Versículos 3 a 14

Louvor pelas Bênçãos Espirituais. (d.C. 61.)

Ele começa com ações de graças e louvor, e discorre, com muita fluência e abundância de afeição, sobre os benefícios extraordinariamente grandes e preciosos que desfrutamos por Jesus Cristo. Pois os grandes privilégios de nossa religião são muito apropriadamente relatados e desenvolvidos em nossos louvores a Deus.

I. Em geral, ele bendiz a Deus pelas bênçãos espirituais, v. 3, onde o chama “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Pois, como Mediador, o Pai era seu Deus; como Deus e segunda pessoa da bendita Trindade, Deus era seu Pai.

O fato de o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ser o Deus e Pai dos crentes, e isso nele e por ele, expressa a união mística entre Cristo e os crentes. Todas as bênçãos vêm de Deus como Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Nenhum bem pode ser esperado de um Deus justo e santo para criaturas pecadoras, senão por sua mediação.

Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais. Repare: As bênçãos espirituais são as melhores bênçãos com que Deus nos abençoa e pelas quais devemos bendizê-lo. Ele nos abençoa concedendo-nos coisas que nos tornam verdadeiramente bem-aventurados.

Não podemos retribuir a Deus abençoando-o dessa maneira; mas devemos fazê-lo louvando-o, engrandecendo-o e falando bem dele por causa disso. Aqueles a quem Deus abençoa com algumas, ele abençoa com todas as bênçãos espirituais; a quem dá Cristo, dá gratuitamente todas essas coisas.

Não é assim com as bênçãos temporais; alguns são favorecidos com saúde, mas não com riquezas; alguns com riquezas, mas não com saúde, etc. Mas, onde Deus abençoa com bênçãos espirituais, abençoa com todas.

São bênçãos espirituais “nos lugares celestiais”, isto é, dizem alguns, na igreja, distinta do mundo e chamada para fora dele. Ou pode-se ler: em coisas celestiais, tais como vêm do céu e se destinam a preparar os homens para ele e assegurar sua recepção nele.

Daí devemos aprender a considerar as coisas espirituais e celestiais como as principais coisas, e as bênçãos espirituais e celestiais como as melhores bênçãos, com as quais não podemos ser miseráveis e sem as quais não podemos deixar de sê-lo. Não ponham suas afeições nas coisas da terra, mas naquelas coisas que estão no alto.

Com essas somos abençoados em Cristo; pois, assim como todos os nossos serviços sobem a Deus por Cristo, também todas as nossas bênçãos nos são transmitidas pelo mesmo caminho, sendo ele o Mediador entre Deus e nós.

II. As bênçãos espirituais particulares com que somos abençoados em Cristo, e pelas quais devemos bendizer a Deus, são aqui enumeradas e desenvolvidas (muitas delas):

  1. Eleição e predestinação, que são as fontes secretas de onde fluem as outras, v. 4, 5, 11. Eleição, ou escolha, diz respeito àquela massa ou conjunto da humanidade de onde alguns são escolhidos, da qual são separados e distinguidos.

A predestinação diz respeito às bênçãos a que são destinados; particularmente a adoção de filhos, sendo o propósito de Deus que, no devido tempo, nos tornemos seus filhos adotivos e, assim, tenhamos direito a todos os privilégios e à herança de filhos.

Temos aqui a data desse ato de amor: foi antes da fundação do mundo; não apenas antes que o povo de Deus existisse, mas antes que o mundo tivesse um começo; pois foram escolhidos no conselho de Deus desde toda a eternidade. Engrandece essas bênçãos em alto grau que sejam produtos de um conselho eterno.

As esmolas que você dá aos mendigos à sua porta procedem de uma resolução repentina; mas a provisão que um pai faz para seus filhos é resultado de muitos pensamentos e é incluída em sua última vontade e testamento com muita solenidade.

E, assim como isso engrandece o amor divino, também assegura as bênçãos aos eleitos de Deus; pois o propósito de Deus segundo a eleição permanecerá. Ele age em cumprimento de seu propósito eterno ao conceder bênçãos espirituais ao seu povo.

“Ele nos abençoou”, conforme “nos escolheu nele”, em Cristo, o grande cabeça da eleição, que é enfaticamente chamado o eleito de Deus, seu escolhido; e, no Redentor escolhido, um olhar de favor foi lançado sobre eles.

Observe aqui um grande fim e desígnio dessa escolha: escolhidos “para que fôssemos santos”; não porque previu que seriam santos, mas porque determinou torná-los assim. Todos os que são escolhidos para a felicidade como fim são escolhidos para a santidade como meio.

Sua santificação, assim como sua salvação, é resultado dos conselhos do amor divino.

“E sem culpa diante dele”: para que sua santidade não fosse meramente exterior e de aparência externa, de modo a impedir censura dos homens, mas interior e real, e tal que o próprio Deus, que olha para o coração, a considerará assim, uma santidade que procede do amor a Deus e às criaturas nossas semelhantes, sendo essa caridade o princípio de toda verdadeira santidade.

A palavra original significa uma inocência tal que ninguém pode criticá-la.

Portanto, alguns entendem que se refere àquela santidade perfeita que os santos alcançarão na vida futura, que será eminentemente diante de Deus, estando eles em sua presença direta para sempre.

Aqui também estão a regra e a causa originária da eleição de Deus: é “segundo o beneplácito de sua vontade” (v. 5), não por qualquer coisa neles prevista, mas porque era sua vontade soberana e algo que lhe era altamente agradável.

É segundo o propósito, a vontade fixa e inalterável, “daquele que opera todas as coisas segundo o conselho de sua própria vontade” (v. 11), que realiza poderosamente tudo o que diz respeito aos seus eleitos, como sábia e livremente predeterminou e decretou.

O último e grande fim e desígnio de tudo isso é sua própria glória: “Para o louvor da glória de sua graça” (v. 6), “para que fôssemos para o louvor de sua glória” (v. 12). Isto é, que vivêssemos e nos conduzíssemos de tal maneira que sua rica graça fosse engrandecida e parecesse gloriosa e digna do mais elevado louvor.

Tudo é de Deus, vem dele e é por ele; portanto, tudo deve ser para ele e concentrar-se em seu louvor. Repare: A glória de Deus é seu próprio fim, e deveria ser o nosso em tudo o que fazemos.

Essa passagem tem sido entendida por alguns num sentido muito diferente, e com referência especial à conversão desses efésios ao cristianismo. Aqueles que desejam ver o que se diz a esse respeito podem consultar o senhor Locke e outros escritores bem conhecidos sobre a passagem.

  1. A bênção espiritual seguinte em que o apóstolo repara é a aceitação diante de Deus por Jesus Cristo: “Na qual”, ou pela qual graça, “ele nos tornou aceitos no amado”, v. 6. Jesus Cristo é o amado de seu Pai (Mateus 3:17), assim como dos anjos e dos santos.

É nosso grande privilégio sermos aceitos por Deus, o que implica seu amor por nós e o fato de nos tomar sob seu zelo e para sua família. Não podemos ser assim aceitos por Deus senão em Jesus Cristo e por ele. Ele ama seu povo por causa do amado.

  1. Remissão dos pecados e redenção pelo sangue de Jesus, v. 7. Não há remissão sem redenção. Foi por causa do pecado que fomos levados cativos, e não podemos ser libertos de nosso cativeiro senão pela remissão de nossos pecados. Essa redenção temos em Cristo, e essa remissão, por seu sangue.

A culpa e a mancha do pecado não poderiam ser removidas de outro modo senão pelo sangue de Jesus. Todas as nossas bênçãos espirituais fluem até nós nessa corrente. Esse grande benefício, que nos vem gratuitamente, foi adquirido e pago a grande preço por nosso bendito Senhor; contudo, é segundo as riquezas da graça de Deus.

A satisfação de Cristo e a rica graça de Deus são muito compatíveis na grande questão da redenção do homem. Deus foi satisfeito por Cristo como nosso substituto e fiador; mas foi rica graça aceitar um fiador, quando poderia ter executado a severidade da lei sobre o transgressor.

E foi rica graça prover um fiador como seu próprio Filho e entregá-lo gratuitamente, quando nada dessa natureza poderia ter entrado em nossos pensamentos, nem ter sido encontrado de outra maneira para nós.

Nesse caso, ele não apenas manifestou riquezas de graça, mas “abundou para conosco em toda sabedoria e prudência” (v. 8): sabedoria em maquinar a dispensação e prudência em executar o conselho de sua vontade, como fez.

Quão ilustres se tornaram a sabedoria e a prudência divinas, ajustando tão felizmente a questão entre justiça e misericórdia nesse grande assunto, assegurando a honra de Deus e de sua lei, ao mesmo tempo que a recuperação dos pecadores e sua salvação são confirmadas e garantidas!

  1. Outro privilégio pelo qual o apóstolo aqui bendiz a Deus é a revelação divina: que Deus nos deu a conhecer o mistério de sua vontade (v. 9), isto é, tanto de sua boa vontade para com os homens, que havia estado oculto por longo tempo e continua oculto de parte tão grande do mundo.

Isso devemos a Cristo, que, tendo estado no seio do Pai desde a eternidade, veio declarar sua vontade aos filhos dos homens. Segundo seu beneplácito, seus conselhos secretos acerca da redenção do homem, que havia proposto ou resolvido apenas em si mesmo e a partir de si mesmo, e não por qualquer coisa neles.

Nessa revelação, e ao dar-nos a conhecer o mistério de sua vontade, a sabedoria e a prudência de Deus resplandecem abundantemente. Ela é descrita (v. 13) como “a palavra da verdade” e o evangelho de nossa salvação. Toda palavra dela é verdadeira.

Ela contém e nos instrui nas verdades mais relevantes e importantes, e é confirmada e selada pelo próprio juramento de Deus; daí devemos aprender a recorrer a ela em todas as nossas buscas pela verdade divina.

É o evangelho de nossa salvação: publica as boas novas de salvação e contém sua oferta; aponta o caminho que leva a ela; e o bendito Espírito torna sua leitura e ministração eficazes para a salvação das almas.

Oh, como devemos estimar esse glorioso evangelho e bendizer a Deus por ele! Essa é a luz que brilha em lugar escuro, pela qual temos motivo para ser gratos e à qual devemos tomar cuidado em prestar atenção.

  1. A união em Cristo e com Cristo é um grande privilégio, uma bênção espiritual e o fundamento de muitas outras. Ele reúne em um todas as coisas em Cristo, v. 10. Todas as linhas da revelação divina se encontram em Cristo; toda a religião se concentra nele.

Judeus e gentios foram unidos uns aos outros por estarem ambos unidos a Cristo. As coisas do céu e as coisas da terra são reunidas nele; a paz é feita e a correspondência estabelecida entre céu e terra por ele.

A inumerável companhia de anjos se torna uma com a igreja por Cristo. Isso Deus propôs em si mesmo, e era seu desígnio naquela dispensação que seria cumprida pelo envio de Cristo na plenitude do tempo, no momento exato que Deus havia fixado de antemão e estabelecido.

  1. A herança eterna é a grande bênção com que somos abençoados em Cristo: “Em quem também obtivemos uma herança”, v. 11. O céu é a herança, cuja felicidade é uma porção suficiente para uma alma. É transmitido como herança, sendo o dom de um Pai a seus filhos.

Se filhos, então herdeiros. Todas as bênçãos que temos em mãos são apenas pequenas se comparadas com a herança. O que é gasto com um herdeiro durante sua menoridade nada é em comparação com o que lhe é reservado quando chega à maioridade.

Diz-se que os cristãos obtiveram essa herança, pois têm direito presente a ela, e até posse efetiva dela, em Cristo, seu cabeça e representante.

  1. O selo e o penhor do Espírito estão entre essas bênçãos. Diz-se que somos selados “com aquele Santo Espírito da promessa”, v. 13. O bendito Espírito é ele mesmo santo, e nos torna santos. Ele é chamado Espírito da promessa, pois é o Espírito prometido.

Por ele os crentes são selados, isto é, separados e postos à parte para Deus, e distinguidos e marcados como pertencentes a ele. O Espírito é “o penhor de nossa herança”, v. 14.

O penhor é parte do pagamento e assegura a soma total; assim é o dom do Espírito Santo. Todas as suas influências e operações, tanto como santificador quanto como confortador, são o céu começado, a glória na semente e no broto.

A iluminação do Espírito é um penhor da luz eterna; a santificação é um penhor da santidade perfeita; e seus confortos são penhores das alegrias eternas. Diz-se que ele é o penhor, “até a redenção da posse adquirida”.

Pode ser aqui chamada a posse porque esse penhor a torna tão segura para os herdeiros como se eles já a possuíssem; e ela é adquirida em favor deles pelo sangue de Cristo.

Sua redenção é mencionada porque havia sido hipotecada e perdida pelo pecado; e Cristo a restitui a nós, e por isso se diz que a redime, em alusão à lei de redenção. Observe, de tudo isso, quão graciosa é aquela promessa que assegura o dom do Espírito Santo àqueles que lhe pedem.

O apóstolo menciona o grande fim e desígnio de Deus ao conceder todos esses privilégios espirituais: que fôssemos para o louvor de sua glória, nós que primeiro confiamos em Cristo, nós a quem o evangelho foi pregado primeiro e que primeiro fomos convertidos à fé de Cristo e a depositar nossa esperança e confiança nele.

Repare: A antiguidade na graça é uma distinção: “Que estavam em Cristo antes de mim”, diz o apóstolo (Romanos 16:7).

Aqueles que há mais tempo experimentaram a graça de Cristo estão sob obrigações mais especiais de glorificar a Deus. Devem ser fortes na fé e glorificá-lo mais eminentemente; mas esse deve ser o fim comum de todos.

Para isso fomos feitos, e para isso fomos redimidos; esse é o grande desígnio de nosso cristianismo e de Deus em tudo o que fez em nosso favor: “Para o louvor de sua glória”, v. 14.

Ele pretende que sua graça, poder e outra perfeição se tornem, por esse meio, visíveis e ilustres, e que os filhos dos homens o engrandeçam.

Versículos 15 a 23

A Oração do Apóstolo. (d.C. 61.)

Chegamos à última parte deste capítulo, que consiste na fervorosa oração de Paulo a Deus em favor desses efésios. Devemos orar pelas pessoas por quem damos graças. Nosso apóstolo bendiz a Deus pelo que havia feito em favor deles, e então ora para que faça mais em favor deles.

Ele dá graças pelas bênçãos espirituais e ora por provisões ulteriores delas; pois Deus será consultado a esse respeito pela casa de Israel, para fazê-lo em favor deles. Ele reservou essas bênçãos espirituais para nós nas mãos de seu Filho, o Senhor Jesus; mas então nos designou para retirá-las e buscá-las mediante a oração.

Não temos parte nem porção no assunto além da medida em que a reivindicamos pela fé e pela oração. Um incentivo para orar em favor deles era o bom relato que tinha deles, de sua fé no Senhor Jesus e amor a todos os santos, v. 15. A fé em Cristo e o amor aos santos serão acompanhados de todas as outras graças.

O amor aos santos, como tais e porque são tais, deve incluir o amor a Deus. Aqueles que amam os santos como tais amam todos os santos, por mais fracos na graça, de condição modesta no mundo, irritadiços e mal-humorados que alguns deles possam ser.

Outro incentivo para orar em favor deles era terem recebido o penhor da herança. Isso podemos observar pelo fato de as palavras estarem ligadas às anteriores pela partícula portanto.

“Talvez vocês pensem que, tendo recebido o penhor, deveria seguir-se: portanto, vocês são suficientemente felizes e não precisam ter nenhum zelo ulterior; não precisam orar por si mesmos, nem eu por vocês.” Não: muito pelo contrário.

“Portanto”, “não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós em minhas orações”, v. 16. Enquanto bendiz a Deus por lhes dar o Espírito, não cessa de orar para que lhes dê o Espírito (v. 17), para que lhes dê medidas maiores do Espírito.

Observe: Mesmo os melhores cristãos precisam que se ore em favor deles. E, enquanto ouvimos bem de nossos amigos cristãos, devemos considerar-nos obrigados a interceder com Deus em favor deles, para que abundem e cresçam ainda mais e mais.

Ora, o que Paulo pede em favor dos efésios? Não que sejam livres da perseguição, nem que possuam as riquezas, honras ou prazeres do mundo; mas a grande coisa que pede é a iluminação de seu entendimento e que seu conhecimento cresça e abunde. Ele se refere a um conhecimento prático e experimental.

As graças e os confortos do Espírito são comunicados à alma pela iluminação do entendimento. Dessa maneira, ele conquista e conserva a posse. Satanás segue um caminho contrário: toma posse pelos sentidos e paixões; Cristo, pelo entendimento. Observe:

I. De onde esse conhecimento deve vir: do “Deus de nosso Senhor Jesus Cristo”, v. 17. O Senhor é um Deus de conhecimento, e não há conhecimento sadio e salvador senão o que vem dele.

Portanto, a ele devemos recorrer para obtê-lo, que é o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo (veja v. 3) e “o Pai da glória”. É um hebraísmo. Deus é infinitamente glorioso em si mesmo; toda glória lhe é devida por suas criaturas, e ele é o autor de toda aquela glória de que seus santos estão ou estarão revestidos.

Ora, ele dá conhecimento dando o Espírito de conhecimento; pois o Espírito de Deus é o mestre dos santos, “o Espírito de sabedoria e revelação”. Temos a revelação do Espírito na palavra; mas isso nos aproveitará, se não tivermos a sabedoria do Espírito no coração?

Se o mesmo Espírito que escreveu as sagradas escrituras não tirar o véu de nossos corações e nos capacitar a entendê-las e aproveitá-las, não seremos nem um pouco melhores.

“No conhecimento dele”, ou para o reconhecimento dele; não apenas um conhecimento especulativo de Cristo e do que lhe diz respeito, mas um reconhecimento da autoridade de Cristo por uma conformidade obediente a ele, o que deve ser pela ajuda do Espírito de sabedoria e revelação.

Esse conhecimento está primeiro no entendimento. Ele ora para que os olhos de seu entendimento sejam iluminados, v. 18. Observe: Aqueles que têm os olhos abertos e algum entendimento das coisas de Deus precisam ser cada vez mais iluminados e ter seu conhecimento mais claro, distinto e experimental.

Os cristãos não devem julgar suficiente ter afeições fervorosas, mas devem esforçar-se para ter entendimento claro. Devem ambicionar ser cristãos conhecedores e cristãos criteriosos.

II. Aquilo em cujo conhecimento ele deseja mais particularmente que cresçam:

  1. “A esperança de seu chamado”, v. 18. O cristianismo é nosso chamado. Deus nos chamou a ele, e por isso é chamado seu chamado. Há esperança nesse chamado; pois aqueles que tratam com Deus tratam com base na confiança.

E é desejável saber o que é essa esperança de nosso chamado, conhecer de tal maneira os imensos privilégios do povo de Deus e as expectativas que têm de Deus e a respeito do mundo celestial, que por isso sejamos despertados à máxima diligência e paciência na carreira cristã.

Devemos esforçar-nos e orar fervorosamente por uma percepção mais clara e um conhecimento mais pleno dos grandes objetos das esperanças de um cristão.

  1. “As riquezas da glória de sua herança nos santos.” Além da herança celestial preparada para os santos, há uma herança presente nos santos; pois a graça é a glória começada, e a santidade é a felicidade em broto.

Há uma glória nessa herança, riquezas de glória, que tornam o cristão mais excelente e mais verdadeiramente honrado que todos ao seu redor. E é desejável conhecer isso experimentalmente, conhecer os princípios, prazeres e poderes da vida espiritual e divina.

Pode ser entendido como a herança gloriosa nos santos, ou entre os santos, no céu, onde Deus, por assim dizer, expõe todas as suas riquezas para torná-los felizes e gloriosos, e onde tudo o que os santos possuem é transcendentemente glorioso.

Assim, o conhecimento que disso pode ser alcançado na terra é muito desejável e deve ser extraordinariamente agradável e deleitoso. Procuremos então, mediante leitura, contemplação e oração, conhecer tanto do céu quanto pudermos, para que desejemos e ansiemos estar lá.

  1. A extraordinária grandeza do poder de Deus para com aqueles que creem, v. 19. A crença prática na plena suficiência de Deus e na onipotência da graça divina é absolutamente necessária para andar com ele de modo próximo e firme.

É desejável conhecer experimentalmente o vigoroso poder daquela graça que começa e leva adiante a obra de fé em nossa alma. É difícil levar uma alma a crer em Cristo e arriscar tudo apoiando-se em sua justiça e na esperança da vida eterna. Nada menos que um poder todo-poderoso operará isso em nós.

O apóstolo fala aqui com grande fluência e abundância de expressão, contudo, ao mesmo tempo, como se lhe faltassem palavras para expressar a extraordinária grandeza do poder todo-poderoso de Deus, aquele poder que Deus exerce para com seu povo e pelo qual ressuscitou Cristo dos mortos, v. 20.

Essa, de fato, era a grande prova da verdade do evangelho para o mundo; mas sua reprodução em nós mesmos (nossa santificação e ressurreição da morte do pecado, em conformidade com a ressurreição de Cristo) é a grande prova para nós.

Embora isso não possa provar a verdade do evangelho a outro que nada sabe do assunto (nesse caso, a ressurreição de Cristo é a prova), contudo poder falar experimentalmente, como os samaritanos, “Nós mesmos o ouvimos, sentimos uma poderosa mudança em nossos corações”, nos capacitará a dizer, com a mais plena satisfação:

Agora cremos e temos certeza de que este é o Cristo, o Filho de Deus. Muitos entendem que o apóstolo aqui fala daquela extraordinária grandeza de poder que Deus exercerá para ressuscitar os corpos dos crentes para a vida eterna, o mesmo vigoroso poder que operou em Cristo quando o ressuscitou, etc.

E quão desejável deve ser chegar, por fim, a conhecer esse poder, sendo por ele ressuscitados do túmulo para a vida eterna!

Tendo dito algo de Cristo e de sua ressurreição, o apóstolo se desvia um pouco do assunto de que trata, para fazer uma menção ulterior e honrosa do Senhor Jesus e de sua exaltação.

Ele está sentado à direita do Pai nos lugares celestiais, etc., v. 20, 21. Jesus Cristo é elevado acima de todos e posto em autoridade sobre todos, sendo eles sujeitos a ele. Toda a glória do mundo superior e todos os poderes de ambos os mundos são inteiramente dedicados a ele.

O Pai pôs todas as coisas debaixo de seus pés (v. 22), segundo a promessa, Salmos 110:1. Todas as criaturas, quaisquer que sejam, estão sujeitas a ele; devem ou prestar-lhe obediência sincera ou cair sob o peso de seu cetro e receber dele sua condenação.

Deus o deu para ser cabeça sobre todas as coisas. Foi um dom a Cristo, considerado como Mediador, ser elevado a tal domínio e posição de cabeça, e ter preparado para ele um corpo místico como esse; e foi um dom à igreja ser provida de um cabeça dotado de tanto poder e autoridade.

Deus o deu para ser o cabeça sobre todas as coisas. Deu-lhe todo poder tanto no céu como na terra. O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas em suas mãos.

Mas o que completa o conforto disso é que ele é o cabeça sobre todas as coisas para a igreja. Todo poder lhe é confiado, isto é, para que disponha de todos os assuntos do reino providencial em subordinação aos desígnios de sua graça acerca de sua igreja.

Com isso, portanto, podemos responder aos mensageiros das nações que o Senhor fundou Sião. O mesmo poder que sustenta o mundo sustenta a igreja; e temos certeza de que ele ama sua igreja, pois ela é seu corpo (v. 23), seu corpo místico, e ele zelará por ela.

Ela é “a plenitude daquele que enche tudo em todos”. Jesus Cristo enche tudo em todos; supre todas as deficiências de todos os seus membros, enchendo-os com seu Espírito e até com “a plenitude de Deus”, Efésios 3:19.

Contudo, diz-se que a igreja é sua plenitude, porque Cristo, como Mediador, não seria completo se não tivesse uma igreja. Como poderia ser rei se não tivesse um reino? Portanto, isso contribui para a honra de Cristo como Mediador: que a igreja seja sua plenitude.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra