Eclesiastes 12
Argumento
O pregador sábio e penitente está aqui encerrando o seu sermão. E o encerra, não só como um bom orador, mas como um bom pregador, com aquilo que provavelmente causaria as melhores impressões e que desejava que fosse poderoso e duradouro nos seus ouvintes. Aqui está:
I. Uma exortação aos jovens para começarem cedo a ser religiosos e não adiarem isso até a velhice (v. 1), reforçada com razões tiradas das calamidades da velhice (vv. 1-5) e da grande mudança que a morte fará em nós, v. 6, 7.
II. Uma repetição da grande verdade que ele se propusera provar neste discurso, a vaidade do mundo, v. 8.
III. Uma confirmação e recomendação do que escrevera neste e nos seus outros livros, como digno de ser devidamente ponderado e considerado, v. 9.
IV. Todo o assunto resumido e concluído, com uma ordem a todos para serem na verdade religiosos, em consideração ao juízo por vir, v. 13, 14.
Versículos 1 a 7
As Debilidades da Velhice; os Efeitos da Morte.
Aqui está:
I. Um chamado aos jovens para pensarem em Deus e se ocuparem do seu dever para com ele, quando são jovens: “Lembra-te agora do teu Criador nos dias da tua juventude”. Isso é:
- A aplicação do sermão do pregador real sobre a vaidade do mundo e de tudo nele:
“Vocês que são jovens se lisonjeiam com expectativas de grandes coisas dele, mas creiam naqueles que o experimentaram; ele não produz satisfação sólida para uma alma.”
“Por isso, para que não sejam enganados por essa vaidade, nem demasiadamente perturbados por ela, lembrem-se do seu Criador e assim se resguardem dos danos que surgem da vaidade da criatura.”
- É o antídoto do médico real contra as doenças particulares da juventude, o amor à alegria e a satisfação dos prazeres sensuais, a vaidade à qual a infância e a juventude estão sujeitas. Para prevenir e curar isso, “lembra-te do teu Criador”. Aqui está:
(1.) Um grande dever insistentemente recomendado a nós, lembrar Deus como nosso criador. Não só lembrar que Deus é o nosso Criador, que ele nos fez e não nós mesmos, e por isso é o nosso legítimo Senhor e dono.
Mas devemos nos comprometer com ele sob as considerações que o fato de ele ser o nosso Criador nos impõe e lhe prestar a honra e o dever que lhe devemos como nosso Criador.
“Lembra-te dos teus Criadores”. A palavra é plural, como em Jó 35:10: “Onde está Deus, meus Criadores?” Pois Deus disse: “Façamos o homem”, nós, Pai, Filho e Espírito Santo.
(2.) A ocasião apropriada para esse dever: “nos dias da tua juventude”, nos dias da tua escolha (assim alguns), nos teus dias escolhidos, nos teus dias de escolher.
“Começa no começo dos teus dias a lembrar aquele de quem recebeste o teu ser, e prossegue de acordo com esse bom começo.”
“Recorda-o quando és jovem e mantém-no na memória durante todos os dias da tua juventude, e nunca o esqueças. Resguarda-te assim das tentações da juventude e assim aproveita as suas vantagens.”
II. Um motivo para reforçar esse mandamento: enquanto não vierem os dias maus e os anos dos quais você dirá: “Não tenho prazer neles”.
- Faça isso depressa:
(1.) “Antes que venham a doença e a morte. Faze isso enquanto vives, pois será tarde demais fazê-lo quando a morte te tiver removido deste estado de prova e provação para o de recompensa e retribuição.”
Os dias da doença e da morte são os dias do mal, terríveis para a natureza, dias maus de fato para aqueles que esqueceram o seu Criador.
Esses dias maus virão mais cedo ou mais tarde. Por enquanto não vêm, pois Deus é paciente para conosco e nos dá prazo para nos arrependermos. A continuação da vida é apenas o adiamento da morte.
Enquanto a vida continua e a morte é adiada, cabe a nós nos preparar e fazer com que o caráter da morte seja alterado, para que possamos morrer com conforto.
(2.) Antes que venha a velhice, que, se a morte não a preceder, virá. E serão anos dos quais diremos: “Não temos prazer neles”. Quando não saborearemos os deleites dos sentidos, como Barzilai (2 Samuel 19:35).
Quando estaremos carregados de debilidades corporais, velhos e cegos, ou velhos e mancos. Quando seremos afastados da nossa utilidade, e a nossa força será trabalho e tristeza.
Quando ou teremos nos separado dos nossos parentes e de todos os nossos velhos amigos, ou seremos afligidos por causa deles e os veremos cansados de nós. Quando sentiremos que morremos pouco a pouco.
Esses anos se aproximam, quando tudo que vier será vaidade, os meses restantes serão todos meses de vaidade, e não haverá prazer senão na reflexão sobre uma boa vida na terra e na expectativa de uma vida melhor no céu.
- Ele desenvolve essas duas razões nos versículos seguintes, apenas invertendo a ordem, e mostra:
(1.) Quão numerosas são as calamidades da velhice e que, se vivermos até ser velhos, os nossos dias serão tais que não teremos prazer neles.
Isso é um bom motivo para retornarmos a Deus e fazermos as pazes com ele nos dias da nossa juventude, e não adiarmos isso até ficarmos velhos. Pois não teremos mérito por deixar os prazeres do pecado quando eles nos deixaram, nem por retornar a Deus quando a necessidade nos força.
É o maior absurdo e a maior ingratidão imagináveis dar a nata e a flor dos nossos dias ao diabo e reservar o farelo, os refugos e a borra deles para Deus. Isso é oferecer o dilacerado, o coxo e o doente em sacrifício.
E, além disso, estando a velhice assim sobrecarregada de debilidades, é a maior insensatez imaginável adiar até então aquele trabalho necessário, que exige o melhor da nossa força, quando as nossas faculdades estão no seu auge.
E especialmente tornar o trabalho mais difícil por uma continuação mais longa no pecado e, acumulando tesouros de culpa na consciência, acrescentar aos fardos da idade e torná-los muito mais pesados.
Se as calamidades da idade forem tais como são aqui representadas, precisaremos então de algo para nos sustentar e confortar. E nada será mais eficaz para fazer isso do que o testemunho das nossas consciências em nosso favor de que começamos cedo a lembrar o nosso Criador e não deixamos desde então de lembrar dele.
Como podemos esperar que Deus nos ajude quando somos velhos, se não queremos servi-lo quando somos jovens? Veja Salmos 71:17, 18.
[1.] As deteriorações e debilidades da velhice são aqui elegantemente descritas em expressões figuradas, que têm alguma dificuldade para nós agora, que não conhecemos as expressões e metáforas comuns usadas na época e na língua de Salomão. Mas o propósito geral é claro: mostrar quão desconfortáveis, em geral, são os dias da velhice.
Primeiro, então o sol e a sua luz, a lua e as estrelas e a luz que tomam emprestada dele serão escurecidos. Parecem fracos aos velhos, em consequência da deterioração da sua vista.
O seu semblante fica nublado, e a sua beleza e o seu brilho são eclipsados. Os seus poderes e faculdades intelectuais, que são como luzes na alma, são enfraquecidos.
O seu entendimento e a sua memória lhes faltam, e a sua compreensão não é tão rápida nem a sua imaginação tão viva como foi. Os dias da sua alegria acabaram (a luz frequentemente representa a alegria e a prosperidade).
E não têm o prazer nem da comunhão durante o dia nem do repouso à noite, pois tanto o sol quanto a lua estão escurecidos para eles.
Segundo, então as nuvens retornam depois da chuva. Assim como, quando o tempo é de chuva, mal uma nuvem passou, outra a sucede, assim é com os velhos. Quando ficaram livres de uma dor ou enfermidade, são tomados por outra, de modo que os seus transtornos são como um gotejar contínuo num dia muito chuvoso.
O fim de uma tribulação, neste mundo, é apenas o começo de outra, e um abismo chama outro abismo.
Os velhos são frequentemente afligidos por fluxos de catarro, como chuva encharcante, depois da qual continuamente retornam mais nuvens, alimentando o fluido, de modo que é continuamente penoso. Nisso, o corpo, por assim dizer, se derrete.
Terceiro, então os guardas da casa tremem. A cabeça, que é como a torre de vigia, treme, e os braços e as mãos, que estão prontos para a preservação do corpo, também tremem e ficam fracos, a cada aproximação e ataque repentinos do perigo.
Aquele vigor dos espíritos animais que costumava ser exercido para a defesa própria falta e não pode cumprir a sua função. Os velhos são facilmente desalentados e desanimados.
Quarto, então os homens fortes se curvarão. As pernas e as coxas, que costumavam sustentar o corpo e suportar o seu peso, se dobram e não podem servir para viajar como serviram, mas logo ficam cansadas.
Homens velhos que no seu tempo foram homens fortes tornam-se fracos e se curvam pela idade, Zacarias 8:4. Deus não tem prazer nas pernas de um homem (Salmos 147:10), pois a força delas logo faltará. Mas no Senhor Jeová há força eterna; ele tem braços eternos.
Quinto, então os moedores cessam porque são poucos. Os dentes, com os quais moemos o nosso alimento e o preparamos para a digestão, cessam de cumprir a sua parte, porque são poucos. Estão apodrecidos e quebrados e talvez tenham sido extraídos porque doíam.
Alguns velhos perderam todos os seus dentes, e outros têm apenas poucos restantes. Essa debilidade é tanto mais considerável porque o alimento, não sendo bem mastigado por falta de dentes, não é bem digerido, o que tem tanta influência quanto qualquer coisa nas outras deteriorações da idade.
Sexto, aqueles que olham pelas janelas são escurecidos. Os olhos ficam fracos, como os de Isaque (Gênesis 27:1) e os de Aías, 1 Reis 14:4.
Moisés foi um exemplo raro de alguém que, aos 120 anos, tinha boa vista. Mas ordinariamente a vista se deteriora nos velhos tão cedo quanto qualquer coisa, e é uma misericórdia para eles que a arte ajude a natureza com óculos.
Precisamos aproveitar bem a nossa vista enquanto a temos, porque a luz dos olhos pode desaparecer antes da luz da vida.
Sétimo, as portas são fechadas nas ruas. Os velhos permanecem dentro de casa e não querem sair para divertimentos.
Os lábios, as portas da boca, ficam fechados ao comer, porque os dentes desapareceram, e o som da moagem com eles é baixo, de modo que não têm aquele domínio do seu alimento na boca que costumavam ter. Não podem digerir o seu alimento e por isso pouco grão é levado ao moinho.
Oitavo, os velhos se levantam à voz do pássaro. Não têm sono profundo como os jovens, mas uma pequena coisa os perturba, até o gorjeio de um pássaro. Não podem descansar por causa da tosse e por isso se levantam ao canto do galo, assim que alguém se move.
Ou são propensos a ser desconfiados e medrosos e cheios de preocupações, o que interrompe o seu sono e os faz se levantar cedo. Ou são propensos a ser supersticiosos e se levantam como num susto àquelas vozes de pássaros, como corvos ou corujas, que os adivinhos chamam agourentas.
Nono, com eles todas as filhas da música são rebaixadas. Não têm nem voz nem ouvido, não podem nem cantar eles mesmos nem ter nenhum prazer, como Salomão tivera nos dias da sua juventude, em cantores e cantoras e instrumentos musicais, Eclesiastes 2:8. Os velhos ficam duros de ouvido e inaptos para distinguir sons e vozes.
Décimo, eles têm medo do que é alto, medo de ir ao topo de qualquer lugar alto, ou porque, por falta de fôlego, não podem alcançá-lo, ou porque, tendo a cabeça tonta ou as pernas falhando, não ousam se aventurar nele. Ou se assustam imaginando que aquilo que é alto cairá sobre eles.
Há medo no caminho. Não podem nem cavalgar nem andar com a sua antiga ousadia, mas têm medo de tudo que está no seu caminho, receando que os derrube.
Décimo primeiro, a amendoeira floresce. O cabelo do velho ficou branco, de modo que a sua cabeça parece uma amendoeira em flor.
A amendoeira floresce antes de qualquer outra árvore e por isso mostra apropriadamente a pressa com que a velhice se apodera dos homens. Ela precede as suas expectativas e vem sobre eles mais depressa do que pensavam. Há cabelos grisalhos aqui e ali neles, e não o percebem.
Décimo segundo, o gafanhoto é um fardo e o desejo falta. Os velhos não podem suportar nada. A coisa mais leve pesa sobre eles, tanto nos seus corpos quanto nas suas mentes; uma pequena coisa os abate e quebra.
Talvez o gafanhoto fosse algum alimento considerado muito leve para a digestão (o alimento de João Batista eram gafanhotos), mas até isso pesa no estômago de um velho. Por isso o desejo falta; ele não tem apetite para o seu alimento, nem considerará o desejo de mulher, como aquele rei, Daniel 11:37.
Os velhos se tornam desatentos e apáticos, e os prazeres dos sentidos para eles são sem sabor e sem seiva.
[2.] É provável que Salomão tenha escrito isso quando ele mesmo era velho e pudesse falar com sentimento das debilidades da idade, que talvez aumentassem nele mais depressa pela satisfação que dera a si mesmo nos prazeres sensuais.
Alguns velhos resistem melhor que outros sob as deteriorações da idade, mas, em maior ou menor grau, os dias da velhice são e serão dias maus e de pouco prazer.
Por isso, deve-se ter grande zelo para prestar respeito e honra aos velhos, para que tenham algo para contrabalançar esses agravos e nada seja feito para acrescentar a eles.
Tudo isso, junto, constitui um bom motivo para lembrarmos o nosso Criador nos dias da nossa juventude, para que ele se lembre de nós com favor quando esses dias maus vierem, e os seus confortos deleitem as nossas almas quando os deleites dos sentidos estiverem de certa maneira desgastados.
(2.) Ele mostra quão grande mudança a morte fará conosco, que será ou a prevenção ou o fim das misérias da velhice. Nada mais as afastará, nem qualquer outra coisa as curará.
“Por isso, lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude, porque a morte certamente está diante de ti, talvez esteja muito perto de ti, e é uma coisa séria morrer, e deverias te preocupar com o máximo zelo e diligência em te preparar para ela.”
[1.] A morte nos fixará num estado imutável. O homem irá então à sua morada duradoura, e todas essas debilidades e deteriorações da idade são precursoras daquela terrível mudança e avanços em direção a ela.
Na morte, o homem parte deste mundo e de todas as suas ocupações e desfrutes. Partiu de uma vez por todas, quanto ao seu estado presente. Foi para casa, pois aqui era um estrangeiro e peregrino; tanto a alma quanto o corpo vão para o lugar de onde vieram, v. 7.
Foi para o seu descanso, para o lugar onde deve se fixar. Foi para a sua casa, para a casa do seu mundo (assim alguns), pois este mundo não é seu. Foi para a sua morada duradoura, pois os dias em que ficará na sepultura serão muitos.
Foi para a sua casa da eternidade, não só para a sua casa de onde nunca retornará a este mundo, mas para a casa onde deve estar para sempre.
Isso deve nos tornar dispostos a morrer: na morte, teremos de ir para casa. E por que não desejaríamos ir para a casa do nosso Pai? Isso deve nos despertar para nos prepararmos para morrer: teremos então de ir à nossa morada duradoura, a uma habitação eterna.
[2.] A morte será uma ocasião de tristeza para os nossos amigos que nos amam. Quando o homem vai à sua morada duradoura, os pranteadores percorrem as ruas. Os pranteadores reais e aqueles, como agora entre nós, distinguidos pelas suas vestes enquanto seguem pelas ruas.
Os pranteadores por cerimônia, que eram contratados para chorar pelos mortos, tanto para expressar quanto para despertar o luto real.
Quando morremos, não só nos mudamos para uma casa melancólica adiante de nós, mas deixamos uma casa melancólica atrás de nós. As lágrimas são um tributo devido aos mortos, e isso, entre outras circunstâncias, torna morrer uma coisa séria.
Mas em vão vamos à casa do luto e vemos os pranteadores percorrerem as ruas, se isso não ajuda a nos tornar pranteadores sérios e piedosos no quarto.
[3.] A morte dissolverá a estrutura da natureza e desmontará a casa terrestre deste tabernáculo, que é elegantemente descrita, v. 6.
Então o cordão de prata, pelo qual alma e corpo foram maravilhosamente unidos, será solto, aquele nó sagrado desatado, e aqueles velhos amigos serão forçados a se separar. Então a taça de ouro, que continha para nós as águas da vida, será quebrada.
Então o cântaro com que costumávamos buscar água para o sustento constante da vida e o reparo das suas deteriorações será quebrado, até na fonte, de modo que não poderá buscar mais.
E a roda (todos aqueles órgãos que servem para recolher e distribuir alimento) será quebrada e incapacitada para cumprir a sua função novamente.
O corpo se tornará como um relógio quando a mola é quebrada: o movimento de todas as rodas é interrompido e todas ficam paradas. A máquina é desmontada; o coração não bate mais, nem o sangue circula.
Alguns aplicam isso aos ornamentos e utensílios da vida. Os ricos, na morte, devem deixar atrás de si as suas roupas e mobília de prata e ouro, e os pobres os seus cântaros de barro, e os que tiram água terão a sua roda quebrada.
[4.] A morte nos decomporá nos nossos primeiros princípios, v. 7. O homem é uma espécie estranha de criatura, um raio do céu unido a um torrão de terra. Na morte, são separados, e cada um vai para o lugar de onde veio.
Primeiro, o corpo, aquele torrão de barro, retorna à sua própria terra. É feito da terra; assim era o corpo de Adão, e somos do mesmo molde. É uma casa de barro.
Na morte, é colocado na terra e em pouco tempo será decomposto em terra, sem se distinguir da terra comum, segundo a sentença (Gênesis 3:19): Você é pó e por isso retornará ao pó.
Por isso, não satisfaçamos os apetites do corpo nem o mimemos (em breve será alimento dos vermes), nem deixemos o pecado reinar nos nossos corpos mortais, pois são mortais, Romanos 6:12.
Segundo, a alma, aquele feixe de luz, retorna àquele Deus que, quando fez o homem do pó da terra, soprou nele o sopro da vida, para torná-lo uma alma vivente (Gênesis 2:7), e forma o espírito de cada homem dentro dele.
Quando o fogo consome a madeira, a chama sobe e as cinzas retornam à terra de onde a madeira cresceu.
A alma não morre com o corpo. É redimida do poder da sepultura (Salmos 49:15). Pode subsistir sem ele e subsistirá num estado de separação dele, como a vela arde, e arde com mais brilho, quando é retirada da lanterna escura.
Ela se muda para o mundo dos espíritos, ao qual é aparentada. Vai a Deus como Juiz, para dar o relato de si mesma e para ser alojada ou com os espíritos em prisão (1 Pedro 3:19) ou com os espíritos no paraíso (Lucas 23:43), conforme o que foi feito no corpo.
Isso torna a morte terrível para os ímpios, cujas almas vão a Deus como vingador, e confortável para os piedosos, cujas almas vão a Deus como Pai, em cujas mãos alegremente as entregam, por meio de um Mediador, fora de quem os pecadores podem com justiça temer pensar em ir a Deus.
Versículos 8 a 12
A Conclusão de Tudo.
Salomão está aqui se aproximando do fim e reluta em partir até ter alcançado o seu objetivo e conseguido o intento de levar os seus ouvintes, os seus leitores, a buscar somente em Deus e no seu dever para com ele aquela satisfação que nunca podem encontrar na criatura.
I. Ele repete o seu texto (v. 8):
Como aquilo cuja verdade havia demonstrado plenamente e assim cumprido o seu compromisso neste sermão, no qual se havia mantido estritamente ao seu texto, e tanto as suas razões quanto a sua aplicação eram pertinentes.
Como aquilo que desejava inculcar tanto nos outros quanto em si mesmo, para tê-lo pronto e usá-lo em todas as ocasiões. Vemos que é diariamente provado; que seja, por isso, diariamente aproveitado: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”.
II. Ele recomenda à nossa consideração séria aquilo que havia escrito sobre esse assunto por direção e inspiração divinas. As palavras deste livro são fiéis e bem dignas da nossa aceitação, pois:
- São palavras de alguém que era convertido, penitente, que podia falar por experiência comprada a alto preço da vaidade do mundo e da insensatez de esperar grandes coisas dele.
Ele era Coélet, alguém recolhido dos seus desvios e recolhido para casa, para aquele Deus de quem se havia rebelado. Vaidade das vaidades, diz o penitente.
Todos os verdadeiros penitentes estão convencidos da vaidade do mundo, pois descobrem que ele nada pode fazer para aliviá-los do fardo do pecado, do qual se queixam.
São palavras de alguém que era sábio, mais sábio que qualquer outro, dotado de medidas extraordinárias de sabedoria, famoso por ela entre os seus vizinhos, que todos o procuravam para ouvir a sua sabedoria. Por isso, era um juiz competente desse assunto, não só sábio como príncipe, mas sábio como pregador. E os pregadores precisam de sabedoria para ganhar almas.
Ele era alguém que fazia do bem a sua ocupação e usava corretamente a sabedoria. Porque ele mesmo era sábio, mas sabia que sua sabedoria não era para si mesmo, assim como não provinha de si mesmo, continuamente ensinava ao povo aquele conhecimento que achara útil para si mesmo e esperava que pudesse ser assim para eles também.
É do interesse dos príncipes ter o seu povo bem instruído na religião, e não é nenhum demérito para os príncipes que eles próprios ensinem ao povo o bom conhecimento do Senhor. Mas é o seu dever animar aqueles cujo ofício é ensiná-los e falar-lhes com consolo, 2 Crônicas 30:22.
O povo, o povo comum, não seja desprezado, não, nem mesmo pelos mais sábios e maiores, como ou indigno ou incapaz de bom conhecimento. Até aqueles a quem se ensinou bem precisam que se lhes continue ensinando, para que possam crescer em conhecimento.
- Ele empregava muito esforço e zelo para fazer o bem, com o desígnio de ensinar conhecimento ao povo. Não os dispensava com qualquer coisa que estivesse mais à mão, porque eram pessoas inferiores e ele um homem muito sábio.
Mas, considerando o valor das almas às quais pregava e o peso do assunto sobre o qual pregava, prestava boa atenção ao que lia e ouvia de outros, para que, tendo se abastecido bem, pudesse tirar do seu tesouro coisas novas e velhas.
Prestava boa atenção ao que ele mesmo falava e escrevia e era seletivo e exato nisso. Tudo o que fazia era elaborado:
(1.) Escolheu o modo mais proveitoso de pregar, por provérbios ou sentenças curtas, que seriam mais facilmente apreendidos e lembrados que períodos longos e trabalhados.
(2.) Não se contentou com algumas parábolas ou ditos sábios, repetidos muitas vezes, mas se abasteceu de muitos provérbios, uma grande variedade de discursos graves, para que pudesse ter algo a dizer em cada ocasião.
(3.) Não lhes deu só observações óbvias e banais, mas procurou as surpreendentes e incomuns. Cavou nas minas do conhecimento e não apenas recolheu o que estava na superfície.
(4.) Não expôs os seus tópicos e observações ao acaso, conforme lhe vinham à mente, mas os organizou metodicamente e os colocou em ordem, para que pudessem aparecer com mais força e brilho.
- Ele vestiu o que tinha a dizer da maneira que pensava que mais agradaria. Procurou encontrar palavras aceitáveis, palavras de deleite (v. 10). Teve zelo para que a boa matéria não fosse estragada por um estilo ruim e pela falta de agrado e incongruência da expressão.
Os ministros devem procurar, não palavras grandes nem palavras esmeradas, mas palavras aceitáveis, tais que provavelmente agradem aos homens para o seu bem, para edificação, 1 Coríntios 10:33. Aqueles que querem ganhar almas devem maquinar como conquistá-las com palavras apropriadamente ditas.
- Aquilo que ele escreveu para a nossa instrução é de certeza inquestionável e aquilo em que podemos confiar. O que foi escrito era reto e sincero, conforme os sentimentos reais do escritor, até palavras de verdade, a representação exata da coisa como ela é.
Aqueles que são guiados por essas palavras certamente não errarão o seu caminho. Que bem nos farão palavras aceitáveis se não forem retas e palavras de verdade?
A maioria prefere coisas suaves, que os lisonjeiam, a coisas retas, que os orientam (Isaías 30:10). Mas, para aqueles que entendem a si mesmos e o seu próprio interesse, palavras de verdade serão sempre palavras aceitáveis.
- Aquilo que ele e outros homens santos escreveram nos será de grande utilidade e vantagem, especialmente sendo inculcado em nós pela sua exposição, v. 11. Observe aqui:
(1.) Um benefício duplo que nos advém das verdades divinas se forem devidamente aplicadas e aproveitadas. São proveitosas para doutrina, para censura, para correção e instrução em justiça. São úteis:
[1.] Para nos despertar para o nosso dever. São como aguilhões para o boi que puxa o arado, fazendo-o avançar quando está lerdo e despertando-o para melhorar o seu passo.
As verdades de Deus picam os homens no coração (Atos 2:37) e os levam a refletir quando brincam e ficam negligentes, e a se esforçar com mais vigor no seu trabalho. Enquanto os nossos bons afetos são tão propensos como são a ficar frouxos e frios, precisamos desses aguilhões.
[2.] Para nos levar a perseverar no nosso dever. São como pregos para os vacilantes e inconstantes, para fixá-los ao que é bom.
São como aguilhões para os lerdos e que recuam, e pregos para os dispersos e que se desviam, meios para estabelecer o coração e confirmar boas resoluções. Para que não fiquemos frouxos no nosso dever, nem sequer sejamos afastados dele, mas que o bem que há em nós seja como um prego fixado em lugar seguro, Esdras 9:8.
(2.) Uma maneira dupla de comunicar verdades divinas, em vista desses benefícios:
[1.] Pelas escrituras, como regra permanente, as palavras dos sábios, isto é, dos profetas, que são chamados sábios, Mateus 23:34. Nós as temos em preto e branco e podemos recorrer a elas a qualquer tempo e usá-las como aguilhões e como pregos.
Por elas podemos ensinar a nós mesmos. Que ao menos venham com pungência e poder à alma, que as suas impressões sejam profundas e duradouras, e elas nos tornarão sábios para a salvação.
[2.] Pelo ministério. Para tornar as palavras dos sábios mais proveitosas para nós, é designado que sejam impressas e fixadas pelos mestres das assembleias.
As assembleias solenes para o culto religioso são uma instituição divina antiga, destinada à honra de Deus e à edificação da sua igreja, e são não só úteis, mas necessárias para essas finalidades.
Deve haver mestres dessas assembleias, que são ministros de Cristo e como tais devem presidir nelas, ser a boca de Deus para o povo e a boca deles para Deus.
A sua ocupação é fixar as palavras dos sábios e cravá-las como pregos até a cabeça. Para isso, a palavra de Deus é igualmente como um martelo, Jeremias 23:29.
- Aquilo que está escrito e assim recomendado a nós é de origem divina. Embora nos venha por diversas mãos (muitos sábios e muitos mestres de assembleias), ainda assim é dado por um só e mesmo pastor, o grande pastor de Israel, que guia José como um rebanho, Salmos 80:1.
Deus é aquele único Pastor, cujo bom Espírito compôs as escrituras e auxilia os mestres das assembleias a abrir e aplicar as escrituras. Essas palavras dos sábios são os verdadeiros ditos de Deus, nos quais podemos descansar as nossas almas.
Daquele único Pastor todos os ministros devem receber o que expõem e falar segundo a luz da palavra escrita.
- Os escritos sagrados inspirados, se ao menos quisermos usá-los, são suficientes para nos guiar no caminho da verdadeira felicidade, e não precisamos, na busca dela, nos fatigar com a exploração de outros escritos (v. 12):
“E, ulteriormente, nada resta agora senão dizer-te que não há fim de fazer muitos livros”, isto é:
(1.) De escrever muitos livros. “Se o que escrevi não serve para te convencer da vaidade do mundo e da necessidade de ser religioso, tampouco serias convencido, por mais que eu escrevesse.”
Se a finalidade não for alcançada no uso daqueles livros da escritura com que Deus nos abençoou, tampouco obteríamos a finalidade se tivéssemos duas vezes mais. Ou melhor: se tivéssemos tantos que o mundo inteiro não pudesse contê-los (João 21:25).
E muito estudo deles só nos confundiria e seria antes um cansaço para a carne do que qualquer vantagem para a alma. Temos tanto quanto Deus achou adequado nos dar, achou adequado para nós e nos achou aptos para receber.
Muito menos se pode esperar que aqueles que por esses não querem ser advertidos sejam movidos por outros escritos.
Os homens escrevam tantos livros quanto possam para a condução da vida humana, escrevam até se cansarem com muito estudo. Não podem dar melhores instruções do que as que temos da palavra de Deus. Ou:
(2.) De comprar muitos livros, nos tornando senhores deles e senhores do que está neles por muito estudo. O desejo de aprender continuaria insatisfeito.
Isso dará a um homem, de fato, o melhor entretenimento e a melhor formação que este mundo pode lhe oferecer.
Mas, se não formos advertidos por esses da vaidade do mundo e do saber humano, entre outras coisas, e da sua insuficiência para nos tornar felizes sem verdadeira piedade, ai! Não há fim disso, nem benefício real por isso. Cansará o corpo, mas nunca dará à alma nenhuma satisfação verdadeira.
O grande senhor Selden concordou com isso quando reconheceu que em todos os livros que lera nunca encontrou aquilo em que pudesse descansar a sua alma, senão na santa escritura, especialmente Tito 2:11, 12. Por esses, portanto, sejamos advertidos.
Versículos 13 a 14
A Conclusão de Tudo.
A grande investigação que Salomão conduz neste livro é: Qual é o bem que os filhos dos homens devem fazer? Eclesiastes 2:3. Qual é o verdadeiro caminho para a verdadeira felicidade, o meio certo para alcançar a nossa grande finalidade?
Ele a havia procurado em vão entre aquelas coisas que a maioria dos homens busca ansiosamente. Mas aqui, por fim, a encontrou, com o auxílio daquela descoberta que Deus antigamente fez ao homem (Jó 28:28), de que a piedade séria é o único caminho para a verdadeira felicidade.
“Ouçamos a conclusão de todo o assunto”, a resposta inscrita no mandado de investigação, o resultado desta exploração diligente. Vocês terão em duas palavras tudo a que tenho visado.
Ele não diz: “Ouçam vocês”, mas: “Ouçamos”. Pois os pregadores devem ser eles mesmos ouvintes daquela palavra que pregam aos outros, devem ouvi-la como vinda de Deus. São mestres pela metade aqueles que ensinam aos outros e não a si mesmos, Romanos 2:21.
Toda palavra de Deus é pura e preciosa, mas algumas palavras são dignas de observação mais especial, como esta. Os massoretas a começam com uma letra maiúscula, como aquela de Deuteronômio 6:4.
O próprio Salomão coloca um nota bene antes dela, exigindo atenção nestas palavras: “Ouçamos a conclusão de todo o assunto”. Observe aqui:
I. O resumo da religião. Deixando de lado todos os assuntos de disputa duvidosa, ser religioso é temer a Deus e guardar os seus mandamentos:
- A raiz da religião é o temor de Deus reinando no coração, e uma reverência pela sua majestade, uma deferência à sua autoridade e um receio da sua cólera.
“Teme a Deus”, isto é, adora a Deus, presta-lhe a honra devida ao seu nome em todos os exemplos de verdadeira devoção, interior e exterior. Veja Apocalipse 14:7.
- A regra da religião é a lei de Deus revelada nas escrituras. O nosso temor para com Deus deve ser ensinado pelos seus mandamentos (Isaías 29:13), e esses devemos guardar e cuidadosamente observar.
Onde quer que o temor de Deus seja supremo no coração, haverá respeito por todos os seus mandamentos e zelo para guardá-los. Em vão alegamos temer a Deus se não somos conscienciosos no nosso dever para com ele.
II. A sua vasta importância: isso é o todo do homem. É toda a sua ocupação e toda a sua bem-aventurança. Todo o nosso dever se resume nisso e todo o nosso conforto está ligado a isso.
É a incumbência de cada homem e deve ser o seu zelo principal e contínuo. É a incumbência comum de todos os homens, de todo o seu tempo.
Nada importa para um homem se é rico ou pobre, elevado ou baixo, mas é o assunto principal, é tudo em tudo para um homem temer a Deus e fazer como ele lhe ordena.
III. Um incentivo poderoso a isso, v. 14. Veremos quão vasta é para nós a importância de sermos religiosos se considerarmos o relato que cada um de nós deve em breve dar de si mesmo a Deus.
A partir disso ele argumentou contra uma vida voluptuosa e viciosa (Eclesiastes 11:9), e aqui em favor de uma vida religiosa: “Deus trará toda obra a juízo”. Repare:
Há um juízo por vir, no qual o estado eterno de cada homem será finalmente determinado.
O próprio Deus será o Juiz, o Deus-homem será, não só porque tem o direito de julgar, mas porque é perfeitamente apto para isso, infinitamente sábio e justo.
Toda obra será então trazida a juízo, será investigada e examinada novamente. Será um dia para trazer à lembrança tudo que foi feito no corpo.
A grande coisa a ser então julgada a respeito de cada obra é se é boa ou má, conforme a vontade de Deus ou uma violação dela.
Até as coisas secretas, tanto boas quanto más, serão trazidas à luz e à prestação de contas no juízo do grande dia (Romanos 2:16). Não há obra boa, nem obra má, escondida, que não seja então manifestada.
Em consideração ao juízo por vir e ao rigor desse juízo, cabe-nos muito agora ser muito rigorosos no nosso andar com Deus, para que possamos entregar o nosso relato com alegria.