Daniel 1
Argumento
Daniel
UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DO LIVRO DO PROFETA DANIEL.
O livro de Ezequiel deixou os assuntos de Jerusalém sob um aspecto doloroso, tudo em ruínas, mas com a alegre perspectiva de que tudo voltaria à glória. O de Daniel vem em seguida de modo apropriado. Ezequiel nos contou o que ele viu e previu nos primeiros anos do cativeiro; Daniel nos conta o que foi visto e previsto nos últimos anos do cativeiro.
Quando Deus emprega mãos diferentes, ainda assim elas trabalham na mesma obra. E era consolo para os pobres cativos ter primeiro um profeta entre eles e depois outro, para lhes mostrar por quanto tempo duraria o cativeiro, e como sinal de que Deus não os havia rejeitado por completo.
Investiguemos: I. A respeito desse profeta. Seu nome hebraico era Daniel, que significa o juízo de Deus; seu nome caldeu era Beltessazar. Ele era da tribo de Judá e, ao que parece, da família real. Desde cedo se destacou pela sabedoria e pela piedade.
Ezequiel, seu contemporâneo, porém muito mais velho, fala dele como de um oráculo quando assim censura o rei de Tiro por sua presunção: “Tu és mais sábio do que Daniel”, Ezequiel 28:3. Ali também ele é celebrado pelo êxito na oração, quando Noé, Daniel e Jó são contados entre os três homens que tinham a maior influência junto ao céu, Ezequiel 14:14.
Ele começou cedo a ser famoso e assim permaneceu por muito tempo. Alguns rabinos judeus relutam em reconhecê-lo como profeta da categoria mais elevada e, por isso, classificam seu livro entre os Hagiógrafos, não entre as profecias, e não querem que seus discípulos lhe deem muita atenção.
Uma razão que alegam é que ele não viveu uma vida tão humilde e mortificada quanto Jeremias e alguns outros profetas, mas viveu como príncipe e foi primeiro-ministro de Estado.
Contudo, nós o vemos perseguido como foram outros profetas (Daniel 6) e mortificando a si mesmo como outros profetas fizeram, quando não comeu pão agradável (Daniel 10:3), além de adoecer e desfalecer quando estava sob o poder do Espírito de profecia, Daniel 8:27.
Outra razão que alegam é que ele escreveu seu livro num país pagão e ali teve suas visões, e não na terra de Israel. Mas, pela mesma razão, Ezequiel também teria de ser riscado da lista dos profetas. A verdadeira razão, porém, é que ele fala tão claramente do tempo da vinda do Messias que os judeus não conseguem escapar à convicção disso e, por essa razão, não se importam em ouvir a respeito.
Josefo, porém, chama-o de um dos maiores profetas; mais ainda, o anjo Gabriel o chama de homem muito amado. Ele viveu uma longa vida ativa nas cortes e nos conselhos de alguns dos maiores monarcas que o mundo já teve: Nabucodonosor, Ciro e Dario.
Pois nos enganamos se limitamos o privilégio de ter comunhão com o céu aos homens voltados para a especulação ou aos que passam o tempo em contemplação. Não: quem conhecia mais intimamente a mente de Deus do que Daniel, homem da corte, estadista e homem ocupado com negócios? O Espírito, como o vento, sopra onde quer.
E, se os que têm muito a fazer no mundo alegam isso como desculpa para a raridade e a superficialidade de sua comunhão com Deus, Daniel os condenará. Alguns pensam que ele voltou a Jerusalém e foi um dos mestres da sinagoga grega, mas nada disso aparece nas Escrituras. Por isso, conclui-se geralmente que ele morreu na Pérsia, em Susã, onde viveu até idade muito avançada.
II. A respeito deste livro. Seus primeiros seis capítulos são históricos e são claros e fáceis; os últimos seis são proféticos e contêm muitas coisas obscuras e difíceis de entender. Contudo, elas seriam mais inteligíveis se tivéssemos uma história mais completa das nações, sobretudo da nação judaica, desde os dias de Daniel até a vinda do Messias.
Nosso Salvador sugere a dificuldade de compreender o sentido das profecias de Daniel quando, falando delas, diz: “Quem lê, entenda”, Mateus 24:15. O primeiro capítulo e os três primeiros versículos do segundo estão em hebraico; daí até o oitavo capítulo, no dialeto caldeu; e daí até o fim, em hebraico.
O sr. Broughton observa que, como os caldeus foram bondosos com Daniel e lhe deram copos de água fria quando ele a pediu em lugar do vinho do rei, Deus não quis que perdessem sua recompensa. Assim, fez com que a língua que lhe ensinaram recebesse honra em seus escritos por todo o mundo até o dia de hoje.
Segundo o cálculo de Broughton, Daniel prossegue a história sagrada desde a primeira tomada de surpresa de Jerusalém pela Babel caldeia, quando ele próprio foi levado cativo, até a destruição final da cidade por Roma, a Babel mística, pois suas predições alcançam esse ponto, Daniel 9:27.
As fábulas de Susana e de Bel e o Dragão, em ambas as quais Daniel figura como personagem, são histórias apócrifas às quais, a nosso ver, não temos razão para dar crédito. Elas nunca foram encontradas no hebraico nem no caldeu, mas apenas no grego, e nunca foram admitidas pela igreja judaica.
Algumas das narrativas e profecias deste livro são datadas do fim da monarquia caldeia, e outras, tanto narrativas quanto profecias, do começo da monarquia persa.
Mas tanto o sonho de Nabucodonosor, que Daniel interpretou, quanto as próprias visões de Daniel apontam para as monarquias grega e romana e, de modo muito particular, para as aflições dos judeus sob Antíoco, para as quais lhes seria muito útil se prepararem.
Da mesma forma, ao fixar o tempo exato da vinda do Messias, ele foi útil a todos os que esperavam a consolação de Israel e é útil a nós para confirmar nossa fé de que este é aquele que havia de vir e de que não devemos esperar nenhum outro.
Este capítulo nos dá um relato mais particular do começo da vida de Daniel, de sua origem e educação, do que temos a respeito de qualquer outro profeta. Isaías, Jeremias e Ezequiel começaram imediatamente com visões divinas.
Daniel, porém, começou pelo estudo do conhecimento humano e depois foi honrado com visões divinas. Deus empregou tamanha variedade de métodos para formar homens para o serviço de sua igreja.
Temos aqui: I. O primeiro cativeiro de Jeoaquim (v. 1, 2), no qual Daniel, com outros da descendência real, foi levado à Babilônia. II. A escolha de Daniel e de alguns outros jovens para serem instruídos na literatura caldeia, a fim de que pudessem servir ao governo, e a provisão feita para eles, vv. 3-7.
III. Sua piedosa recusa de comer a porção da comida do rei e sua decisão de viver de legumes e água, o que, depois da prova, o chefe dos eunucos lhes permitiu fazer, ao constatar que lhes fazia muito bem, vv. 8-16. IV. Seu extraordinário progresso, acima de todos os companheiros, em sabedoria e conhecimento, vv. 17-21.
Versículos 1 a 7
O Cerco de Jerusalém. (a.C. 606.)
Temos nestes versículos um relato:
I. Da primeira investida de Nabucodonosor, rei da Babilônia, no primeiro ano de seu reinado, contra Judá e Jerusalém, no terceiro ano do reinado de Jeoaquim, e de seu êxito nessa expedição (v. 1, 2). Ele cercou Jerusalém, logo se tornou senhor dela, prendeu o rei, levou consigo quem e o que quis e então deixou Jeoaquim reinar como seu tributário.
Jeoaquim assim reinou por cerca de oito anos mais, mas depois se rebelou, e isso foi sua ruína. Ora, a partir desse primeiro cativeiro, segundo a maioria dos intérpretes, devem ser contados os setenta anos, embora Jerusalém só tenha sido destruída e o cativeiro completado cerca de dezenove anos depois.
Naquele primeiro ano Daniel foi levado à Babilônia e ali permaneceu durante todos os setenta anos (veja o v. 21). Nesse período, todas as nações serviriam a Nabucodonosor, a seu filho e ao filho de seu filho, Jeremias 27:7.
Esse único profeta, portanto, viu no decorrer de sua própria vida a ascensão, o reinado e a ruína daquela monarquia. Assim, foi res unius ætatis, o assunto de uma única época; tão curta é a vida dos reinos da terra, mas o reino dos céus é eterno. Os justos, que os veem criar raízes, verão sua queda, Jó 5:3; Provérbios 29:16.
O sr. Broughton observa a proporção dos períodos no governo de Deus desde a saída do Egito: dali até a entrada em Canaã, quarenta anos; dali até a divisão da terra, sete anos; dali até o primeiro ano de Samuel, em quem começou a profecia, sete jubileus; dali até esse primeiro ano do cativeiro, sete grupos de setenta anos, 490 anos (dez jubileus).
Dali até o retorno, um grupo de setenta; dali até a morte de Cristo, mais sete grupos de setenta; dali até a destruição de Jerusalém, quarenta anos.
II. Do aproveitamento que ele fez desse êxito. Ele não destruiu a cidade nem o reino, mas fez o que cumpria exatamente a primeira ameaça de dano por meio da Babilônia. Fora anunciado a Ezequias, por mostrar seus tesouros aos embaixadores do rei da Babilônia (Isaías 39:6, 7), que os tesouros e os filhos seriam levados embora.
Se eles tivessem sido humilhados e reformados por isso, até aí iria o poder e o êxito do rei da Babilônia, mas não mais longe. Se os juízos menores realizam a obra, Deus não envia maiores; caso contrário, aquece a fornalha sete vezes mais. Vejamos o que foi feito nessa ocasião.
- Os utensílios do santuário foram levados embora, parte deles, v. 2. Eles confiavam tolamente que o templo os defenderia, embora continuassem em sua iniquidade. Agora, para lhes mostrar a vaidade dessa confiança, o templo foi o primeiro a ser saqueado.
Muitos utensílios santos que costumavam ser empregados no serviço de Deus foram levados pelo rei da Babilônia, provavelmente os mais valiosos. Ele os trouxe, como troféus de vitória, para a casa de seu deus, a quem, com devoção cega, deu louvor por seu êxito; e, tendo dedicado esses utensílios a seu deus como sinal de gratidão, pô-los no tesouro de seu templo.
Veja a justiça de Deus: seu povo introduziu imagens de outros deuses em seu templo; agora ele permite que os utensílios do templo sejam levados aos tesouros daqueles outros deuses. Repare: quando os homens profanam os utensílios do santuário com seus pecados, é justo que Deus os profane por meio de seus juízos.
É provável que os tesouros da casa do rei tenham sido roubados, como fora predito. Mas se faz menção específica da retirada dos utensílios do santuário porque veremos mais tarde que sua profanação completou a medida da iniquidade dos caldeus, Daniel 5:3.
Observe, porém, que só uma parte deles foi levada nessa ocasião; alguns ainda lhes foram deixados como prova, para ver se seguiriam o caminho certo a fim de impedir que o restante fosse levado. Veja Jeremias 27:18.
- As crianças e os jovens, sobretudo os de linhagem nobre ou real, de boa aparência e promissores, dotados de boas aptidões naturais, foram levados embora. Assim a iniquidade dos pais foi visitada sobre os filhos. Nabucodonosor os levou: (1.) Como troféus, para serem exibidos como prova e exaltação de seu êxito.
(2.) Como reféns da fidelidade dos pais em sua própria terra, os quais teriam interesse em portar-se bem para que seus filhos fossem melhor tratados. (3.) Como semente para servi-lo. Ele os levou para prepará-los para empregos e cargos sob seu governo.
Talvez o fizesse por uma inexplicável preferência, frequente entre os poderosos, por ser atendido por estrangeiros, ainda que fossem negros, em vez de pessoas de sua própria nação. Ou talvez soubesse que não havia entre seus caldeus jovens tão inteligentes, vivazes e engenhosos quanto os que abundavam entre a juventude de Israel.
Se assim foi, isso honrava muito a nação judaica, dotada de talento incomum acima de outros povos, fruto da bênção. Mas era vergonhoso que um povo com tanta inteligência tivesse tão pouca sabedoria e graça. Ora, observe:
[1.] As instruções que o rei da Babilônia deu para a escolha desses jovens, v. 4. Não deveriam escolher os que tivessem deformidade física, mas jovens belos e de boa aparência, cujo rosto indicasse engenho e bom temperamento. Isso, porém, não bastava.
Deveriam ser instruídos em toda sabedoria, hábeis ou versados no conhecimento e conhecedores da ciência, jovens de compreensão rápida e aguda, capazes de apresentar prontamente um relato inteligente de seu próprio país e do conhecimento em que até então haviam sido formados.
Ele escolheu jovens porque seriam maleáveis e dóceis, esqueceriam seu próprio povo e se integrariam aos caldeus. Tinha em vista o que planejava para eles: precisavam ser capazes de servir no palácio do rei, não só para atender à sua pessoa real, mas também para dirigir os assuntos de seu governo.
Esse é um exemplo da sagacidade desse monarca em ascensão, ainda no início de seu reinado, e era um bom presságio de sua prosperidade o fato de cuidar da formação de uma sucessão de pessoas aptas ao serviço público. Ele não agiu como Assuero, que mandou escolher jovens mulheres para o serviço de seu governo.
É do interesse dos príncipes empregar homens sábios sob sua autoridade; portanto, é sábio da parte deles cuidar de encontrar e formar tais homens. É uma miséria deste mundo que tantos dos que são aptos para os cargos públicos permaneçam enterrados na obscuridade e tantos inaptos sejam elevados a eles.
[2.] O cuidado que teve com eles. Primeiro, com sua educação. Ordenou que lhes ensinassem o conhecimento e a língua dos caldeus. Supõe-se que eram jovens sábios e conhecedores, mas ainda assim precisavam receber mais instrução. Dê instruções ao sábio e ele crescerá em conhecimento.
Repare: os que desejam fazer o bem no mundo quando crescerem precisam aprender enquanto são jovens. Essa é a idade de aprender; se esse tempo for perdido, dificilmente será recuperado. Não parece que Nabucodonosor pretendesse que aprendessem as artes ilícitas praticadas entre os caldeus, a magia e a adivinhação; se pretendesse, Daniel e seus companheiros não se maculariam com elas.
Mais ainda: não vemos que ele tenha ordenado que lhes ensinassem a religião dos caldeus. Isso mostra que, naquele tempo, não era fanático; se os homens fossem hábeis, fiéis e aptos para seus negócios, pouco lhe importava a religião que professassem, desde que tivessem alguma.
Deveriam ser instruídos na língua e nas leis do país, na história, na filosofia e na matemática, nas artes da agricultura, da guerra e da navegação, em conhecimentos que os habilitassem a servir sua geração. Repare: proporcionar boa educação aos jovens é prestar verdadeiro serviço ao público.
Segundo, com seu sustento. Proveu-lhes, por três anos, não apenas o necessário, mas iguarias que os animassem nos estudos. Recebiam diariamente uma porção da comida do rei e do vinho que ele bebia, v. 5. Isso demonstrava sua generosidade e humanidade.
Embora fossem cativos, ele considerou sua origem e condição, seu ânimo e talento, tratou-os com honra e procurou tornar-lhes fácil o cativeiro. Deve-se respeito aos que nasceram e foram criados em boa condição quando caem em dificuldades. Uma educação generosa deve ser acompanhada de um sustento generoso.
III. Um relato particular de Daniel e seus companheiros. Eles eram dos filhos de Judá, a tribo real, e provavelmente da casa de Davi, que se tornara uma família numerosa. Deus dissera a Ezequias que alguns dos filhos que dele descenderiam seriam levados e feitos eunucos, ou camareiros, no palácio do rei da Babilônia.
O chefe dos eunucos mudou os nomes de Daniel e de seus companheiros, em parte para mostrar sua autoridade sobre eles e sua sujeição a ele, e em parte como sinal de que haviam sido naturalizados e feitos caldeus.
Seus nomes hebraicos, recebidos na circuncisão, continham algo de Deus, ou de Javé: Daniel, Deus é meu Juiz; Hananias, a graça do Senhor; Misael, aquele que é o Deus forte; Azarias, o Senhor é uma ajuda. Para fazê-los esquecer o Deus de seus pais, o guia de sua juventude, deram-lhes nomes que evocavam a idolatria caldeia.
Beltessazar significa guardião dos tesouros ocultos de Bel; Sadraque, a inspiração do sol, a quem os caldeus adoravam; Mesaque, da deusa Saque, nome sob o qual Vênus era adorada; Abede-Nego, o servo do fogo resplandecente, que eles também adoravam.
Assim, embora não os quisessem forçar a abandonar a religião de seus pais pela de seus conquistadores, fizeram o que puderam, por meios suaves, para afastá-los imperceptivelmente da primeira e incutir-lhes a segunda.
Veja, porém, como foram confortavelmente providos: embora sofressem pelos pecados de seus pais, foram elevados por seus próprios méritos, e a terra de seu cativeiro lhes foi mais confortável do que sua terra natal teria sido naquele tempo.
Versículos 8 a 16
O Favor Demonstrado a Daniel; a Fidelidade de Daniel à Própria Consciência. (a.C. 606.)
Observamos aqui, com muita satisfação:
I. Que Daniel era estimado pelo chefe dos eunucos (v. 9), assim como José o era pelo carcereiro; o chefe dos eunucos tinha terno afeto por Daniel. Sem dúvida, Daniel o merecia e se recomendava por seu engenho e pela doçura de seu temperamento (era muito amado, Daniel 9:23).
Ainda assim, diz-se aqui que foi Deus quem o fez achar favor diante do chefe dos eunucos, pois nem todos são acolhidos conforme seus méritos. Repare: a influência que julgamos conquistar para nós mesmos devemos reconhecer como dom de Deus e atribuir-lhe a glória por ela.
Se alguém goza de favor, foi Deus quem o fez encontrar favor; é por meio dele que encontra boa consideração. Aqui se verificou novamente aquela palavra (Salmos 106:46): “Fez com que deles se compadecessem todos os que os levaram cativos”. Saibam os jovens que o caminho para ser estimado é ser dócil e cumpridor do dever.
II. Que Daniel ainda permanecia firme em sua religião. Haviam mudado seu nome, mas não podiam mudar sua natureza. Qualquer que fosse o nome pelo qual quisessem chamá-lo, ele ainda conservava o espírito de um verdadeiro israelita.
Aplicava-se aos livros com tanto empenho quanto qualquer um deles e se esforçava para dominar o conhecimento e a língua dos caldeus. Mas estava decidido a não se macular com a porção da comida do rei; não tocaria nela nem no vinho que o rei bebia, v. 8.
Tendo comunicado seu propósito, com suas razões, aos companheiros, eles concordaram com a mesma resolução, como se vê no v. 11. Isso não veio de mau humor, irritação ou espírito de contradição, mas de um princípio de consciência. Talvez não fosse, em si, ilícito para eles comer da comida do rei ou beber de seu vinho. Porém:
- Tinham escrúpulos quanto à comida, por receio de que fosse pecaminosa. Às vezes lhes seriam servidos alimentos expressamente proibidos por sua lei, como carne de porco; ou temiam que tivessem sido oferecidos em sacrifício a um ídolo ou abençoados em nome de um ídolo.
Os judeus se distinguiam muito das outras nações por seus alimentos (Levítico 11:45, 46). Esses jovens piedosos, estando em terra estrangeira, consideravam-se obrigados a manter a honra de pertencer a um povo separado. Embora não pudessem conservar sua dignidade como príncipes, não a perderiam como israelitas, pois era essa que mais valorizavam.
Repare: quando o povo de Deus está na Babilônia, precisa ter cuidado especial para não participar dos pecados dela. A Providência parecia pôr aquela comida diante deles; como cativos, precisavam comer o que conseguissem e não deviam desagradar a seus senhores. Contudo, se o mandamento a proibisse, teriam de obedecer a ele.
Embora a Providência diga: “Mata e come”, a consciência diz: De modo nenhum, Senhor, porque nada comum ou impuro entrou em minha boca.
- Vigiavam a si mesmos, com receio de que, ainda que aquilo não fosse pecaminoso em si, se tornasse ocasião de pecado para eles. Temiam que, ao satisfazerem seus apetites com aquelas iguarias, se tornassem pecaminosos, entregues ao prazer e apaixonados pelos deleites da Babilônia.
Haviam aprendido a oração de Davi: “Não me deixes comer de suas iguarias” (Salmos 141:4), e o preceito de Salomão: “Não cobices as iguarias, pois são comida enganosa” (Provérbios 23:3). De acordo com isso, tomaram sua resolução.
Repare: é muito louvável em todos, sobretudo nos jovens, estar morto para os deleites dos sentidos, não cobiçá-los nem apreciá-los, mas encará-los com indiferença. Os que desejam destacar-se em sabedoria e piedade precisam aprender cedo a manter o corpo sob domínio e sujeitá-lo.
- Seja como for, acharam que não era ocasião para isso, agora que Jerusalém estava em aflição e eles próprios, em cativeiro. Não tinham ânimo para beber vinho em taças, tão aflitos estavam pela aflição de José. Embora tivessem sangue real nas veias, não achavam apropriado ter iguarias reais na boca quando haviam sido assim abatidos.
Repare: convém que nos humilhemos sob providências humilhantes. “Não me chamem Noemi; chamem-me Mara.” Veja o benefício da aflição: pelo relato que Jeremias faz dos príncipes e dos grandes homens que estavam então em Jerusalém, vê-se que eram muito corruptos e perversos e se maculavam com coisas oferecidas a ídolos.
Enquanto isso, esses jovens senhores que estavam em cativeiro não se maculariam, nem mesmo com sua porção da comida do rei. Quão melhor é a situação dos que conservam sua integridade nas profundezas da aflição do que a dos que conservam sua iniquidade nas alturas da prosperidade!
Observe: o grande mal que Daniel evitava era macular-se com a contaminação do pecado. É disso que devemos ter mais medo do que de qualquer tribulação exterior. Daniel, tendo tomado essa resolução, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se macular.
Não pediu apenas para não ser compelido a fazê-lo, mas também para não ser tentado: que a isca não fosse posta diante dele, que não visse a porção da comida do rei destinada a ele nem olhasse para o vinho quando estivesse vermelho. É mais fácil manter a tentação à distância do que deixá-la chegar perto e então ser obrigado a pôr uma faca na própria garganta.
Repare: não há maneira melhor de aproveitar nossa influência junto àqueles cujo favor encontramos do que usá-la para nos manter longe do pecado.
III. Que Deus de modo maravilhoso o apoiou nisso. Quando Daniel pediu que não lhe servissem da comida nem do vinho do rei, o chefe dos eunucos objetou que, se ele e seus companheiros não fossem encontrados em condição tão boa quanto a dos demais, correria o risco de provocar a ira do rei e perder a cabeça, v. 10.
Daniel, para convencê-lo de que não haveria perigo de qualquer consequência ruim, pediu que a questão fosse posta à prova.
Dirigiu-se então ao funcionário subordinado, Melzar, ou despenseiro: “Ponha-nos à prova durante dez dias; nesse período, dê-nos apenas legumes para comer, apenas ervas e frutas, ou ervilhas torradas ou lentilhas, e somente água para beber. Veja como nos saímos com essa dieta e proceda de acordo com o resultado”, v. 13.
As pessoas não acreditam nos benefícios da abstinência e de uma dieta frugal, nem em quanto ela contribui para a saúde do corpo, a menos que a experimentem. A prova foi então realizada. Daniel e seus companheiros viveram dez dias de legumes e água, alimento austero para jovens de origem e educação elevadas, contra o qual seria mais de esperar que reclamassem do que pedissem.
Ao fim dos dez dias, porém, foram comparados com os outros jovens e encontrados mais belos e mais robustos, com aparência mais saudável e melhor cor, do que todos os que comiam da porção da comida do rei, v. 15.
Isso foi em parte efeito natural de sua temperança, mas deve ser atribuído à bênção especial de Deus, que faz o pouco render muito, e uma refeição de ervas ser melhor do que um boi cevado. Daí se vê que o homem não vive só de pão; legumes e água serão o alimento mais nutritivo se Deus assim ordenar.
Veja o que significa manter-nos puros da contaminação do pecado: é o caminho para ter o consolo e a satisfação que serão saúde para o umbigo e medula para os ossos, enquanto os prazeres do pecado são podridão para os ossos.
IV. Que seu superior o apoiou. O despenseiro não os obrigou a comer contra a consciência, mas, conforme pediram, deu-lhes legumes e água (v. 16). Eles desfrutaram dessa comida e temos razão para pensar que ninguém invejou o prazer que tiveram com ela.
Aqui está um grande exemplo de temperança e contentamento com coisas modestas. Como disse Epicuro: “Aquele que vive segundo a natureza nunca será pobre, mas aquele que vive segundo a opinião nunca será rico”. A extraordinária abstinência desses jovens nos dias de sua juventude contribuiu para prepará-los:
Para seus serviços notáveis. Desse modo, mantiveram a mente clara e sem névoas, apta à contemplação, e pouparam muito tempo e pensamento para as melhores ocupações. Assim também evitaram as doenças que tornam os homens incapazes dos afazeres da idade madura e que nascem dos excessos da juventude.
Para seus sofrimentos notáveis. Aqueles que assim se habituaram às agruras e levaram uma vida de renúncia e mortificação puderam enfrentar com mais facilidade a fornalha ardente e a cova dos leões, em vez de pecar contra Deus.
Versículos 17 a 21
A Sabedoria de Daniel e Seus Companheiros. (a.C. 606.)
A respeito de Daniel e seus companheiros, temos aqui:
I. Seu grande progresso no conhecimento, v. 17. Eram muito sóbrios e diligentes e estudavam com afinco. Podemos supor que seus mestres, ao perceberem sua capacidade incomum, dedicaram-lhes muito esforço. Mas, depois de tudo, suas realizações são atribuídas somente a Deus.
Foi ele quem lhes deu conhecimento e habilidade em toda forma de aprendizado e sabedoria, pois todo dom bom e perfeito vem do alto, do Pai das luzes. É o Senhor nosso Deus quem dá aos homens poder para obter essa riqueza; só aquele que formou a mente a provê de recursos. O grande conhecimento que Deus deu a esses quatro jovens foi:
Uma compensação por suas perdas. Por causa da iniquidade dos pais, foram privados das honras e dos prazeres que teriam acompanhado sua origem nobre. Mas, para compensá-los por isso, Deus, ao lhes dar conhecimento, deu-lhes honras e prazeres melhores do que aqueles de que haviam sido privados.
Uma recompensa por sua integridade. Permaneceram fiéis à sua religião até em seus menores aspectos e nem sequer quiseram macular-se com a comida ou o vinho do rei; tornaram-se, na prática, nazireus. Deus então os recompensou com destaque no conhecimento, pois ele dá ao homem que lhe agrada sabedoria, conhecimento e, com eles, alegria, Eclesiastes 2:26.
A Daniel deu porção dobrada: ele entendia de visões e sonhos. Sabia interpretar sonhos, como José, não por regras de uma arte, tais como as que os intérpretes de sonhos alegam ensinar, mas pela perspicácia e sabedoria divinas que Deus lhe deu.
Mais ainda: foi dotado de espírito profético, que o habilitou a ter comunhão com Deus e a receber comunicações das coisas divinas em sonhos e visões, Números 12:6. Em conformidade com esse dom dado a Daniel, nós o encontramos, ao longo deste livro, ocupado com sonhos e visões, interpretando-os ou recebendo-os.
Pois, assim como cada um recebeu um dom, também terá oportunidade e deverá ter disposição para ministrá-lo, 1 Pedro 4:10.
II. Sua grande aceitação diante do rei. Depois de três anos dedicados à educação (provavelmente já tinham alguma maturidade quando chegaram, talvez cerca de vinte anos), foram apresentados ao rei com os demais de sua turma, v. 18. O próprio rei os examinou e conversou com eles, v. 19.
Podia fazê-lo, pois ele mesmo era homem de capacidade e conhecimento; de outro modo não teria chegado a ser tão grande. E queria fazê-lo, pois é sábio que os príncipes, ao escolher as pessoas a empregar, vejam com os próprios olhos, exerçam o próprio juízo e não confiem demais no que outros lhes dizem.
O rei os examinou não tanto nas línguas, nas regras da oratória ou da poesia, mas em todas as questões de sabedoria e entendimento, nas regras da prudência e da verdadeira política. Investigou seu juízo a respeito da condução correta da vida humana e dos negócios públicos. A pergunta não era “Eram engenhosos?”, mas “Eram sábios?”.
E não só constatou que superavam os jovens candidatos a cargos de sua turma, como verificou que tinham mais entendimento do que os antigos, mais do que todos os seus mestres, Salmos 119:99, 100.
Longe de favorecer seus conterrâneos, os mais velhos ou os que partilhavam sua religião e já tinham reputação firmada, o rei reconheceu livremente que, depois de examiná-los, achara aqueles pobres jovens judeus cativos dez vezes mais sábios e melhores do que todos os magos de todo o seu reino, v. 20.
Logo percebeu algo extraordinário nesses jovens e, para sua surpreendente satisfação, logo percebeu que um pouco de sua verdadeira teologia era preferível a muita adivinhação à qual estava acostumado. Que é a palha comparada com o trigo? Que são as varas dos magos comparadas com a de Arão? Não havia comparação entre elas.
Esses quatro jovens estudantes eram melhores, dez vezes melhores, do que todos os velhos praticantes juntos que havia em todo o reino, e podemos estar certos de que não eram poucos. Deus lançou esse desprezo sobre o orgulho dos caldeus e concedeu essa honra à condição humilde de seu próprio povo.
Assim fez com que não apenas esses homens, mas também o restante de sua nação por causa deles, fossem mais respeitados na terra de seu cativeiro. Por fim, depois de dado esse juízo a respeito deles, permaneceram diante do rei (v. 19): serviam na sala de recepção e até na sala do conselho, pois ver a face do rei é uma perífrase para membro do conselho privado, Ester 1:14.
Isso confirma a observação de Salomão: Você vê um homem diligente em seus negócios, sóbrio e humilde? Ele permanecerá diante dos reis; não permanecerá diante de homens comuns. A diligência é o caminho para alcançar um cargo. Não nos é dito por quanto tempo os outros três permaneceram na corte.
Daniel, por sua vez, permaneceu até o primeiro ano de Ciro (v. 21), embora nem sempre desfrutasse do mesmo favor e da mesma reputação. Ele viveu e profetizou depois do primeiro ano de Ciro, mas esse ano é mencionado para indicar que viveu para ver seu povo libertado do cativeiro e o retorno dele à própria terra.
Repare: às vezes Deus concede aos seus servos que choram com Sião em suas tristezas a graça de viverem para ver tempos melhores para a igreja do que os que viram no início de sua vida, e de partilhar suas alegrias.